You are on page 1of 22

1

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Curso de Filosofia


Histria da Filosofia VI - Contempornea I

A GENEALOGIA DA MORAL
FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE

Geraldo Natanael de Lima

Orientador: Prof Valrio Hillesheim

... o sacerdote judeu vai se opor aos seus inimigos e dominadores por um ato de vingana estritamente espiritual, uma transmutao dos valores que implode a equao aristocrtica entre bom, nobre, poderoso, belo, feliz, amado por Deus. O discurso do sacerdote ser mais ou menos assim: os miserveis so os nicos bons, os nobres e poderosos sero perpetuamente maus, cruis, avarentos, insaciveis, eternamente rprobos, malditos, condenados. Esse discurso do sacerdote, nascendo do dio e sendo apresentado por Nietzsche como um ato de vingana puramente espiritual, remete ao ressentimento. Carlos Moura, 2005:145

Salvador-Ba Novembro de 2005

SUMRIO

1- Introduo................................................................................................................... 03

2- Prefcio da Genealogia da Moral............................................................................... 04

3- Primeiro ensaio - "Bem e mal" - "Bom e mau".......................................................... 05

4- Segundo ensaio - A "falta", a m conscincia e o que nos afigura............................ 09

5- Terceiro ensaio - Qual o fim de todo o ideal asctico?............................................ 13

6- Bibliografia................................................................................................................. 22

1- Introduo.
Esta resenha foi elaborada com base no livro de Friedrich Nietzsche 1, A Genealogia da Moral, que foi utilizado como pilar fundamental do nosso trabalho, auxiliado por comentadores e outros livros que se encontram na bibliografia relacionada no fim deste trabalho. Como nota de rodap elaboramos uma breve biografia dos filsofos e personalidades importantes da humanidade e alguns termos que foram mencionadas nesta resenha cujo objetivo proporcionar de uma maneira didtica informaes bsicas aos interessados. Este estudo uma produo livre, fruto de argumentos desenvolvidos durante a pesquisa realizada. Como afirmou o editor deste livro, Nietzsche inaugurou um novo modo de fazer filosofia. A busca do ser e da verdade foi substituda, sem nenhuma cerimnia, pela defesa da beleza e da alegria (Florido: 2005). Carlos Moura2 escreveu em uma nota de rodap que Nietzsche solicitou prudncia quando algum quiser caracteriz-lo, pois ainda no foi descrito: ... com o ttulo de psiclogo, nem com o de escritor (mesmo com o de poeta), nem com o de descobridor de um novo tipo de pessimismo (um pessimismo dionisaco), nascido dos fortes, que se d o prazer de carregar nos seu chifres o problema da existncia); nem como imoralista (at hoje a mais rica forma de integridade intelectual), que deve tratar a moral como iluso, depois que ela mesma tornou-se instinto e inevitabilidade) (Nietzsche a Carl Fuchs, 29 de julho de 1888, apud Carlos Moura, 2005:X). Carlos Moura continua sua investigao e afirma que para Nietzsche, a genealogia como se fosse uma histria sem metafsica, que no busca essncias, mas
1

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), filsofo alemo, sempre foi excelente aluno e queria ser pastor protestante como seu pai e seus avs. Morto o pai e o irmo, cresceu na companhia da me, da irm, de duas tias e da av (Florido: 2005). Inquieto, amante das artes e crtico, estudou Filosofia e Teologia, mas se formou em Filologia se dedicando a leitura de Schopenhauer e encaminhando-se para o atesmo. Rompeu com Richard Wagner que era cristo e continuava a defender os valores tradicionais. Nietzsche transmutou-se, passando a ser contra a moral tradicional e a metafsica, defendendo a unio da filosofia com a vida. Lou Salom recusou sua proposta de casamento e aos 39 anos ele voltou a viver com sua famlia, perdendo a razo devido paralisia progressiva, provavelmente de origem sifiltica, a molstia progrediu lentamente at a apatia e a agonia (Ferez & Chau, 1999:9). 2 Carlos Alberto Ribeiro de Moura professor de histria da filosofia contempornea no Departamento de Filosofia da FFLCH da Universidade de So Paulo e pesquisador do CNPq. Foi professor colaborador do Departamento de Filosofia do IFCH da Universidade Estadual de Campinas e professor convidado do Departamento de Filosofia da Universit de Provence, Aix-en-Provence, Frana. Publicou Crtica da Razo na Fenomenologia (Edusp/Nova Stella) e Racionalidade e Crise (Discurso Editorial/Editora UFPR). O livro Nietzsche: Civilizao e Cultura teve origem em um curso oferecido aos estudantes do Departamento de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP.

composta por uma sucesso de fatos que no so eternos. No livro Genealogia da Moral Nietzsche indica que com crescimento da idia do Deus cristo aumentou o sentimento de dever e de obrigao. Somente com o trunfo completo do atesmo que a humanidade poder se libertar, sendo que renunciar ao dever reencontrar o querer, redescobrir o lugar privilegiado do conceito de vontade (Ibidem, 02). A origem dos valores morais nasce como um conjunto de jogos de dominao (Ibidem, 116), no tendo uma origem sublime ou metafsica, logo no tem caracterstica de uma verdade absoluta ou eterna. a luta entre senhor e escravo que para Nietzsche o senhor reconhece a si mesmo, enquanto o escravo, para reconhecerse, precisa passar antes pela mediao de seu oposto, o senhor (Ibidem, 123). Carlos Moura vai mais longe e afirma que: ... a relao que Nietzsche estabelece entre senhor e escravo nunca se confundir com sua homnima hegeliana, ali na Fenomenologia do esprito. O senhor hegeliano traz as marcas do escravo de Nietzsche, enquanto ele uma conscincia que est em relao consigo mesmo apenas pela mediao de seu outro. A dialtica do senhor e do escravo consistir essencialmente em mostrar que o senhor se revela em sua verdade como o escravo do escravo, o escravo como o senhor do senhor (Ibidem). Este trabalho ter como objetivo, a elaborao de um texto atravs de uma anlise filosfica, representando a verdade, que foi construda atravs de uma reflexo do visto e re-significado, respeitando atravs da metodologia cientfica, o que foi escrito pelo nosso filsofo.

2- Prefcio da Genealogia da Moral.


Nietzsche inicia o prefcio afirmando que os humanos so investigadores do conhecimento, porm desconhecem a si mesmos. Foi assim que na infncia se espantou com a questo sobre a origem da idia do bem e do mal e na sua adolescncia elaborou uma soluo atribuindo a Deus a paternidade do mal. J adulto transformou esta origem em uma outra viso sobre esta mesma questo: ... o bem e o mal? E que valor tm em si mesmos? Foram ou no favorveis ao desenvolvimento da humanidade? So um sintoma funesto de empobrecimento vital, de degenerao? Ou indicam, pelo contrrio, a plenitude, fora e vontade de viver, o valor, a confiana no futuro da vida?(Ibidem, XI)

Nietzsche ressalta que sua questo inicial foi se modificando indo parar na problemtica do valor da moral3. Nesse instante ele realiza uma crtica ao seu estimado mestre Schopenhauer4 que considerava como valores substanciais o altrusmo, a compaixo, a renncia, a abnegao, sendo que estes valores negam a vida. Nietzsche afirma que: ... compreendia que esta moral de compaixo, a qual ainda aos filsofos infectava, era o sintoma mais perigoso da nossa civilizao europia, o sintoma do seu regresso ao budismo, a um budismo europeu, ao niilismo! (Ibidem, XIII). Nietzsche acredita que o homem bom e a vida agradvel tm o risco de tornar a vida mais mesquinha e mais baixa. Ele finaliza este prefcio citando a sua obra Zaratustra alertando-nos para a necessidade de buscarmos entender e decifrar os aforismos vendados, utilizando a tcnica de ruminar como os bois, ruminando as palavras e as leituras dignas de arte.

3- Primeiro ensaio Bem e mal Bom e mau.


No prefcio da obra A Genealogia da Moral traduzida para o portugus pela Editora Moraes, os editores consideram que o primeiro ensaio consiste na Psicologia do Cristianismo e faz a seguinte sntese afirmando que Nietzsche elabora: ... uma nova exposio da diferena entre a moral dos senhores e a moral dos escravos e mostra como a moral dos senhores se subdivide numa moral guerreira e numa sacerdotal. O guerreiro detm as virtudes do corpo; o sacerdote inventa o esprito... Os sacerdotes so os senhores destronados, que mobilizam contra os guerreiros todos os fracos, todos aqueles que sofrem. Nietsche v nos judeus o povo sacerdotal, a encarnao da sublevao dos senhores. (Editores, Nietzsche, 1985: V).

Moral: este conceito est ligado para Nietzsche aos valores que foram criados pelos humanos e tiveram origem em um determinado momento e lugar. A genealogia tem a funo de identificar esta origem, pois somente assim poderemos conhecer quais os interesses particulares a moral est vinculada e poderemos question-la, libertando-nos e transmutando-a com valores realmente ligados vida e ao homem. 4 Arthur Schopenhauer (1788-1860), filsofo alemo irracionalista e romntico. Foi o filsofo que mais influenciou Nietzsche. Conhecido por seu pessimismo entendia o Budismo como uma confirmao dessa viso, fazendo com que Nietzsche criticasse o Budismo como uma doutrina que, insatisfeita com as mazelas do mundo, requer a automortificao em nome de uma moral artificial. Acredito que Nietzsche se inspira no conceito de vontade de Schopenhauer para criar a vontade de potncia. Para Maria Lucia Cacciola (USP), a vontade para Schopenhauer um querer viver contnuo, que afirma a vida e est escrito na morte que a musa da filosofia. A vontade u ma sucesso de desejos repetitivos que traz contnua dor e momentos de prazer que a ausncia de sofrimento. Sua metafsica imanente, pois recusa o absoluto e acredita que o querer viver do corpo tem primazia sobre o intelecto e est na parte mais ntima do corpo, quem sabe, no inconsciente.

Nietzsche afirmou assim, que foram os judeus atravs do seu dio ilimitado, inverteram a lgica aristocrtica dos valores. Eles transformaram o bom que era considerado dos nobres, poderosos, belos, afortunados, amados por Deus em um novo conceito que passa a pertencer aos miserveis, impotentes, humildes, pobres, os que sofrem, os necessitados, os enfermos, os doentes. Esta a sublevao dos escravos e o comeo do cristianismo, que para Nietzsche a moral dos escravos, um sistema de valores, no uma dogmtica, uma revelao divina (Ibidem). Nietzsche inicia o primeiro ensaio da A Genealogia da Moral afirmando, que os psiclogos ingleses buscaram construir uma histria das origens da moral pondo em evidncia a parte vergonhosa do nosso mundo interior (Ibidem, 1). Para nosso autor necessrio entendermos a origem do conceito bom para que possamos compreender a origem da moral. A origem da anttese entre bom e mau foi determinada pela raa dominadora e conquistadora dos loiros arianos (Ibidem, 6), em oposio a uma raa inferior, com cabelos negros. No latim a palavra malus significava negro e designava o homem plebeu de cor morena, de cabelos pretos e que foram dominados. A palavra bonus seria o homem guerreiro que constitua a bondade de um homem da Roma antiga e que correspondia ao homem bom, nobre, puro, de cabelos loiros, pertencente raa celta e ariana. Primitivamente a palavra bom no significava altrusmo ou estava ligado til como afirmou Herbert Spencer5. Nietzsche verificou que o sentido da palavra bom remete a idia de distinto, nobre em contraposio palavra mau, ruim que na sua origem designava aquilo que estava ligado vulgar, plebeu, pobre. A filologia mostrou que a origem do juzo bom no est no suposto beneficirio da ao, mas no prprio nobre, ao considerar-se a si mesmo, sem meno a qualquer utilidade (Moura, 2005:122). O valor bom surgiu assim, no movimento de auto-afirmao dos valores dos nobres. Somente aps a guerra dos Trinta Anos (1618-1648) entre catlicos e protestantes, iniciada na Alemanha e que foi transformada em uma luta europia que as palavras bom e mau assumiram definitivamente os novos significados e os valores atuais.

Herbert Spencer (1820-1903), filsofo ingls e um dos representantes do positivismo. Para Spencer, a filosofia deve ser muito precisa quanto evoluo e deve esclarecer, com base nela, os mais variados problemas. Acreditava tambm que a evoluo um princpio universal que opera sempre.

O valor e significado do bom para os fracos e escravos no tinha um significado de auto-afirmao, pois surgiu como uma reao aos dominadores, uma inverso de valores dos nobres. Os ressentidos atribuem a palavra mal aos fortes e ricos. Esta inverso dos valores originais ocorreu inicialmente com a vingana dos judeus, dos antigos escravos, aos seus dominadores atravs dos sacerdotes malignos e impotentes. As classes sacerdotais converteram os valores morais polticos em religiosos como forma de no serem questionados, pois a verdade divina estava acima da verdade dos homens. Com os judeus, h mais de vinte sculos de histria atrs, ocorreu a emancipao dos escravos na moral e a moralizao dos costumes e hoje acreditamos que esta a verdade, pois eles triunfaram completamente. Nosso filsofo vai mais longe e afirma que: Os judeus, com uma lgica formidvel, atiraram por terra a aristocrtica equao dos valores bom, nobre, poderoso, formoso, feliz, amado de Deus. E, com o encarniamento do dio afirmaram: S os desgraados so bons; os pobres, os impotentes, os pequenos, so os bons; os que sofrem, os necessitados, os enfermos, so os piedosos, so os benditos de Deus; s a eles pertencer a bem-aventurana; pelo contrrio, vs, que sois nobres e poderosos, sereis por toda a eternidade os maus, os cruis, os cobiosos, os insaciveis, os mpios, os rprobos, os malditos, os condenados...( Nietzsche, 1985: 9). Com Jesus Cristo6 ocorreu a consolidao da vingana judaica, pois o dio dos judeus aos dominadores foi transformado em amor na sua forma mais sublime, porm contendo os mesmos fins, ou seja, a conquista e a seduo. Jesus levou aos pobres, aos enfermos e aos pecadores a bem-aventurana e a vitria (Ibidem, 10). Jesus conseguiu adaptar e transmitir os valores judaicos aos outros povos e foi legitimado atravs da rejeio do seu prprio povo judeu e consagrado atravs da sua crucificao, derramando o seu prprio sangue, o sangue do cordeiro de Deus para a salvao da humanidade. Estes fatos histricos conseguiram transformar os ideais ascticos em ideais nobres. Nietzsche cita um eplogo que um democrata realizou sobre estas idias, acredito que o criticando:
6

Jesus Cristo (c. 6-4 a.C.-30 d.C.), fundador da religio crist, nasceu em Belm. Os cristos acreditam que Ele o filho de Deus e para a maioria das entidades crists o prprio Deus, enviado a Terra para salvar a humanidade. O nome Jesus, em hebraico, significa Salvador, ou auxlio do Senhor. Seus discpulos o chamavam de Messias, ou o ungido do Senhor. O nome Cristo vem do grego christos, que significa o ungido. Maom, o fundador do isl, via em Jesus um grande profeta e adotou muitas de Suas idias. Os princpios democrticos de igualdade, responsabilidade e cuidado com os desvalidos devem muito s lies de Jesus sobre amor e fraternidade.

... o povo que venceu; os escravos, o populacho, o rebanho, chamai-lhe como quiserdes, se aos judeus que se deve, nunca povo algum teve misso histrica mais brilhante. Foram abolidos os amos, triunfou a moral do povo. Se disserdes que foi um veneno, foi um veneno salutar... A Igreja repugnanos, mas no o seu veneno (Ibidem, 11). Com a moral dos senhores, anteriormente o homem europeu era feliz, poderoso, temido, venerado, altivo e sublime. Com a vitria da moral dos escravos, as virtudes crists o transformaram em um ser medocre prudente, inofensivo, indiferente, fraco e altrusta. Foi estabelecida assim uma moral utilitria, em que a compaixo, a humildade e amabilidades so qualidades teis para tornar mais leve o peso da existncia (Moura, 2005:118). A justia e vingana passaram a ser responsabilidade de Deus sendo que a humildade e submisso pertencem aos miserveis que passaram por provaes esperando a felicidade eterna. Nietzsche afirma que os fracos querem ser algum dia os fortes; o seu reino chegar um dia; e so to humildes que lhe chamam reino de Deus (Nietzsche, 1985:20). Roma via no judeu um ser convicto de dio contra o gnero humano (Ibidem, 22), e os judeus, Jesus, Pedro7, Paulo8 e Maria9 venceram Roma com a sua moral. Os seus ideais, venceram a ltima nobreza poltica com a Revoluo Francesa. Napoleo10 com o seu ideal aristocrtico e sntese do sobre-humano tambm foi derrotado.

So Pedro (xx-67 d.C.), pescador e um dos doze Apstolos de Jesus Cristo, nasceu em Betsaida, Israel. Seu apelido Pedro dado por Jesus significa em grego, Pedra, simbolizando a fundao da Igreja. Intrpido pregador do Evangelho tornou-se lder da primeira comunidade, foi martirizado em uma das perseguies aos cristos, sendo crucificado de cabea para baixo a seu prprio pedido, por no se julgar digno de morrer como o Senhor Jesus. 8 So Paulo (5-67 d.C.), de incio, um perseguidor dos primeiros cristos. Aps uma profunda revelao de Cristo quando se dirigia a Damasco, mudou seu nome para Paulo e tornou-se o pregador mais ardente de Sua mensagem no Mundo Ocidental. De perseguidor a perseguido, sofreu muito pela f e foi coroado com o martrio, sofrendo morte por decapitao. 9 Virgem Maria (c.22 a.C.-50 d.C.), me de Jesus Cristo, mulher humilde do povo hebreu, casou-se com Jos que pertencente tribo de Jud e descendente do Rei David, passando a morar em Nazar, uma aldeia da Galilia, da qual saiu para submeter-se ao recenseamento em Belm, por ser esta, terra de seu esposo. Na poca de Herodes, deu luz um filho, Jesus. Devido tirania do rei Herodes, Deus deu ordem a seu esposo mandando que fossem primeiro para o Egito e depois procurando refgio em Nazar. Segundo as escrituras, Maria era a virgem e neste estado gerou o Salvador Jesus Cristo. 10 Napoleo Bonaparte (1769-1821), dirigente e Imperador da Frana a partir de 1799 at 1814. Napoleo tornou-se uma figura importante no cenrio poltico mundial da poca conquistando grande parte do continente europeu. Seu sucesso atribudo ao seu talento como estrategista, e para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glria depois de vencidas as batalhas, alm de seu esprito de liderana.

Nietzsche termina este ensaio realizando uma reflexo sobre o papel da filosofia e dos filsofos, com relao aos valores, afirmando que: Todas as cincias devem preparar ao filsofo a sua tarefa, que consiste em resolver o problema da avaliao, em determinar a hierarquia dos valores (Ibidem, 25).

4- Segundo ensaio A falta, a m conscincia e o que nos afigura.


Os editores de A Genealogia da Moral afirmam que neste ensaio, Nietzsche realiza uma Psicologia da Conscincia Moral em que os instintos de crueldade que contempla o mal fazem parte da natureza humana, sendo que a conscincia no mais do que o instinto da crueldade impedido de se exteriorizar e que por isso se interioriza (Ibidem, VI). Logo, os instintos perversos impossibilitados de se exteriorizar pela moral e costumes da civilizao humana, maltrataram o homem a si prprio e este desesperado tornou-se o inventor da m conscincia. Nietzsche comea este ensaio afirmando que o homem um animal necessariamente esquecido (Ibidem, 28), pois o esquecimento uma fora criada pelo humano pela vontade ativa de guardarmos impresses, da possibilidade de continuidade do gozo, do querer, ou seja, uma memria de vontade. O homem tambm est ligado ao futuro como uma promessa (Ibidem, 29). A origem desta responsabilidade est na moralizao dos costumes que foi um longo trabalho que ele realizou sobre si mesmo e foi estudado no primeiro ensaio. Entretanto o indivduo soberano o indivduo livre da moralidade dos costumes, o indivduo autnomo e supermoral (Ibidem), independente, com vontade prpria, o homem soberano chama-se a sua conscincia (Ibidem, 30). Nietzsche neste momento introduz a pr-histria do homem e a sua mnemotcnica que consistia no ensinamento e na criao de uma memria, uma recordao necessria para seu povo fixar certas idias e afirma que quando: ... o homem julgava necessrio criar uma memria, uma recordao, no era sem suplcios, sem martrios e sacrifcios cruentos; os mais espantosos holocaustos e os compromissos mais horrveis (como o sacrifcio do primognito), as mutilaes mais repugnantes (como a castrao), os rituais mais cruis de todos os cultos religiosos (porque todas as religies foram em ltima anlise sistemas de crueldade), tudo isto tem a sua origem naquele instinto que soube descobrir na dor o auxlio mais poderoso da memria (Ibidem, 31).

10

O ascetismo11 nasceu e se criou neste domnio e o rigor das leis penais que permitiram manter presentes na memria destes escravos das paixes e dos desejos algumas exigncias primitivas da vida social (Ibidem). Nietzsche cita alguns castigos realizados na sociedade pacfica alem para fixar a memria e faz-la encontrar a razo tais como: ... a roda (inveno germnica), o suplcio da forca, o esmagamento sob os ps dos cavalos, o emprego do azeite ou do vinho para cozer o condenado (isto ainda no sculo XIV e no sculo XV), o arrancar os peitos, o expor o malfeitor untado de mel sob um sol ardente s picadas das moscas (Ibidem, 32). Estes castigos ou aparatos da m conscincia foram estabelecidos pela conscincia da falta, que teve sua origem na idia da dvida material. A idia de justia de que o criminoso merece o castigo porque teria podido proceder de outro modo, realmente, uma forma muito tardia e requintada do juzo (Ibidem, 33), pois durante o maior perodo da histria da humanidade no se castigava o malfeitor porque o julgava responsvel pelo seu ato, nem sequer se admitia que s o culpado devia ser castigado (Ibidem). Anteriormente a lei da equivalncia ou da compensao do sofrimento era o que predominava, como por exemplo, o devedor dava como garantia da sua honradez no caso de no pagar a dvida, uma indenizao com alguma coisa que possua como a sua mulher, sua liberdade, uma parte do corpo ou at com a sua vida. A maldade desinteressada era o fazer sofrer por parte do devedor que compensava ao credor as suas dvidas atravs de um prazer macabro. Foi assim que nasceu e desenvolveu o doentio moralismo que ensinou o homem a envergonhar-se de todos os seus instintos (Ibidem, 37). Na atualidade este deleite da crueldade foi transformado na compaixo trgica, na nostalgia da cruz. Este mecanismo de redeno, entretanto sofreu uma modificao no momento em que falta um sentimento da dor e est presente a falta de significao. Para justificar esta dor oculta e o prprio mal, foi necessrio inventar deuses e criaturas intermdias (Ibidem, 38), logo: Todo o mal est justificado desde que um Deus se compraz em olhar para ele (Ibidem). Contrapondo a este conceito,

11

Ascetismo (asceta + ismo) a prtica da ascese, ou seja, o exerccio prtico que leva efetiva realizao da virtude e plenitude da vida moral, desvalorizando os aspectos corpreos e sensveis do homem. Para Nietzsche, a ausncia e negao da vontade de potncia, do querer viver e est para alm da filosofia, ou seja, encontrado em toda religio.

11

Espinoza12 volta o mundo ao estado de inocncia em que se encontrava antes da inveno da m conscincia (Ibidem, 50). O conceito moderno de justia foi aprimorado atravs da m xima de que tudo tem seu preo, tudo pode ser pago (Ibidem, 39), sendo que este cnon moral da justia determinou uma equidade e uma objetividade, possibilitando um melhor entendimento entre as pessoas e uma melhor possibilidade de compromisso em seguir as leis morais. Estas regras possibilitaram a vida das pessoas em sociedade, a criao das cidades, e a possibilidade da convivncia em paz, pois caso se viole as leis, a comunidade far com que o credor pague sua dvida. Nietzsche ento acrescenta que: O castigo simplesmente a imagem, a mmica da conduta normal a respeito do inimigo detestado, desarmado e abatido, que perdeu todo o direito no s proteo, mas tambm piedade; o grito de guerra, o triunfo do vae vctis em toda a sua inexorvel crueldade. Isto explica como a prpria guerra e os sacrifcios guerreiros revestiram todas as formas sob as quais aparece o castigo na histria (Ibidem, 40). Somente com a instituio da lei que nasceu a questo de justia ou injustia, pois falar de justias e injustias em si mesmas, no tem sentido (Ibidem, 43). Os limites so dados pela sociedade e at do ponto de vista biolgico, as condies de vida so caracterizadas pelas restries da vontade. Geralmente a origem de uma coisa distinta da sua finalidade, como ocorreu com o castigo e a punio. Como afirmou Nietzsche, toda a histria de qualquer coisa, de qualquer costume, pode ser uma cadeia no interrompida de interpretaes e de aplicaes sempre novas, cujas causas talvez no estejam ligadas entre si (Ibidem, 45). A histria no tem necessariamente uma progresso lgica ou tem um fim. A noo de progresso para Nietzsche est relacionada a vontade de poder 13 e se

12

Baruch de Espinosa (1632-1677), filsofo holands, proveniente de uma famlia judaica, foi um dos grandes racionalistas da filosofia moderna. Em 1656, foi excomungado da comunidade judaica, pois defendia o pantesmo, ou seja, que Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade. Esta formulao uma soluo panpsquica que historicamente remete ao problema da Mente-corpo e conhecida como o monismo neutro. Espinoza acreditava profundamente no determinismo e propunha que absolutamente tudo o que acontece, ocorre atravs da operao da necessidade. 13 Vontade de poder ou potncia: o princpio afirmativo da vida s h vontade na vida, mas esta vontade no querer viver, em verdade ela vontade de dominar... A vida... tende sensao de um mximo de potncia, ela essencialmente o esforo em direo a mais potncia, sua realidade mais ntima, mais profunda, o querer (Nietzsche, apud Hilton & Danilo, 1996:272). O poder em questo no consiste necessariamente no domnio sobre os outros, j que pode ser atingido na atividade criativa, estando associado confiana em si mesmo e independncia (Blackburn, 1997:407). Para Scarlett Marton (USP), como se fosse uma vontade orgnica em que todo o corpo quer viver, um aspecto primrio, sem escolhas, que se manifesta quando encontra obstculos e resistncias. Tem um carter de precedncia, de primazia, porm no visa o extermnio ou aniquilao dos outros.

12

torna mais clara quando ele afirma que a importncia dum processo mede-se pela magnitude dos sacrifcios que requer; a humanidade em massa sacrificada nas aras dos mais fortes, eis um progresso (Ibidem). O castigo tem muitas finalidades, entretanto o castigo propicia ao castigado um aumento de fora e resistncia. A origem da m conscincia surgiu quando o homem teve de renunciar a todos os seus nobres instintos com a consolidao da vida em comunidade e na paz. Sobre uma enorme fora repressora da sociedade, foi necessrio ocorrer a interiorizao do homem e a conteno dos instintos, nascendo assim a noo do que se chama de alma. Por falta de resistncia e de inimigos exteriores voltou -se contra o homem interior e a ira e a crueldade foi dirigida para quem possua estes instintos, nascendo o conflito e a m conscincia. A Genealogia da Moral foi publicada em 1887, porm isto me faz lembrar de Freud14 quando elabora em 1923 em O ego e o id construindo a noo de uma luta do Id (instintos bsicos) contra o Eu e Supereu (juiz ou censor fruto da sociedade e cultura que atua sobre o Eu). Freud vai buscar o termo Id ou das Es (isso, aquilo) em Georg Groddeck15 e cita o precedente de Nietzsche, que designaria assim ... o que h de no pessoal e, por assim dizer, de necessrio por natureza do nosso ser. Nietzsche afirma ento, que os deuses da Grcia possuam uma imagem reflexa dos homens nobres e orgulhosos em que o animal humano se sentia divinizado e no se despedaava a si mesmo cheio de furor (Ibidem, 59). Os gregos serviam-se dos seus deuses para se imunizarem contra todas as veleidades da m conscincia, para gozar pacificamente da sua liberdade (Ibidem). O advento do Deus cristo foi a

14

Sigmund Freud (1856-1939), psicanalista e mdico neurologista austraco, recebeu uma educao judaica no tradicionalista e aberta filosofia do Iluminismo. Foi influenciado por Schopenhauer, entretanto buscou criar inicialmente uma psicologia cientfica sem influncia religiosa o que resultou na fundao da psicanlise. Ele interessou-se, inicialmente, pela histeria e, tendo como mtodo a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente, pulses, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz abandonando a hipnose em favor da associao livre. Estes elementos tornaram-se bases da Psicanlise. Freud, alm de ter sido um grande cientista e escritor, possui o ttulo, assim como Darwin e Coprnico, de ter realizado uma revoluo no mbito humano: a idia de que somos movidos pelo inconsciente. Foi perseguido pelo nazismo e morreu em Londres. 15 Walter Georg Groddeck (1866-1934), mdico apreciador da literatura e das artes, Groddeck era filho do mdico, Karl Groddeck, cujos escritos impressionaram Nietzsche. Groddeck j praticava a psicanlise desde o ano de 1895 e o seu conhecimento a respeito do trabalho de Freud s se deu em 1911. Passou a comunicar-se com Freud, dizendo-se seu discpulo, o que prova a sua humildade. Trocou com ele uma correspondncia de cerca de 80 cartas, onde discutiam, principalmente, a questo relativa ao "Isso" (o Inconsciente), na terminologia de Groddeck, mas que Freud preferiu denominar de "Id". Os dois mantiveram algumas briguinhas e Freud acusou Groddeck de ser "um mstico". Groddeck concebia o "Isso" com amplitude, ao contrrio de Freud que o restringia. Freud reconheceu que encarava o "Isso" em "camadas relativamente superficiais" ao passo que Groddeck atingia as regies mais abissais do Inconsciente, sendo esta teoria a mais correta das duas.

13

expresso mais alta do divino e produziu no homem o maior sentimento de obrigao e culpa pelos seus pecados. O triunfo do atesmo dever libertar a humanidade de todo o sentimento de obrigao com respeito sua causa prima (Ibidem, 57), sendo o atesmo uma espcie de segunda inocncia da humanidade. Ele finaliza este ensaio aclamando a Zaratustra, o mpio, o vencedor do nada, o antiniilista, que ressuscitar a realidade redimindo-a da maldio do idealismo e do grande tdio do niilismo16.

5- Terceiro ensaio Qual o fim de todo o ideal asctico?


... este horror da felicidade e da beleza; este desejo de fugir de tudo o que aparncia, mudana, dever, morte, esforo, desejo mesmo, tudo isso significa (...) vontade de aniquilamento, hostilidade vida, recusa em admitir as condies fundamentais da prpria vida. Nietzsche, apud Florido, 2005:223. Os editores da Genealogia da Moral afirmam que no terceiro ensaio, Nietzsche realiza uma Psicologia do Sacerdote em que predomina os ideais ascticos, sendo o ascetismo um meio de vida fraco, doente, de autodisciplina, em que se economizam foras para manter a existncia. Para poder sobreviver os fracos devem renunciar s paixes e emoes. Os sacerdotes funcionam como: ... falso mdico e falso salvador, que acaba mantendo no seu sofrimento a vida que sofre, a vida miservel e medocre. neste sentido que ele cura a ferida da tal vida sofredora, envenenando-a ao mesmo tempo. O sacerdote o homem que muda a direo do seu prprio ressentimento. assim que o homem no pode limitar-se a vegetar, precisa cultivar ideais acima de si prprio, precisa ver luzirem estrelas acima da sua cabea. (Ibidem, VI) Ento a moral tradicional e a falsa religiosidade ajudam a vontade de poder a se entregar aos ideais ascticos. O ideal asctico tem uma estratgia de desnaturalizao,
16

Niilismo: Nietzsche emprega este termo para qualificar sua oposio radical aos valores morais tradicionais e s tradicionais crenas metafsicas (Abbagnano, 2000:712). Ele buscou assim designar o resultado da decadncia europia, a runa dos valores tradicionais consagrados na civilizao ocidental do sculo XIX. Caracteriza-se pela descrena em um futuro ou destino glorioso da civilizao, opondo-se, portanto idia de progresso; e pela afirmao da morte de Deus, negando a crena em um absoluto, fundamento metafsico de todos os valores ticos, estticos e sociais da tradio. O niilismo nietzschiano deve, no entanto, levar a novos valores que sejam afirmativos da vida, da vontade humana, superando os princpios metafsicos tradicionais e a moral do rebanho do cristianismo e situando -se para alm do bem e do mal (Hilton & Danilo, 1996:196).

14

uma negao da vontade. A vontade de nada caracterizada como medo felicidade e a hostilidade vida, logo todo ideal asctico existente era um ideal contrrio natureza, contrrio vida, porm integrante prpria natureza humana. Nietzsche prope repensar toda a tradio e a moral existente e transvalorizar17 os valores, abenoando tudo que era amaldioado, e a amaldioando tudo que bendito (Ibidem, VII). Somente assim que poderemos aproximar o homem da sua verdadeira realidade e transformar o ideal na prpria vida. Nietzsche inicia o terceiro ensaio levantando a questo de qual a tendncia de todo o ideal asctico e responde que no ideal asctico do homem, resulta o carter essencial da vontade humana, o seu horror ao vcuo; necessita de finalidade, e prefere querer o nada antes de no querer (Ibidem, 64). Ele critica Ricardo Wagner18 que na sua velhice presta uma homenagem castidade e elogia Lutero19 por ter lutado pela sexualidade conciliando-a com a sua escolha evanglica e afirma que a obra Parsifal de Wagner talvez seja: ... o produto de um dio feroz contra a cincia, o esprito e a sensualidade, um antema contra os sentidos e contra o esprito, uma apostasia ao ideal de um cristianismo enfermio e obscurantista, uma negao de si mesmo, uma destruio da sua prpria arte, que tendia para espiritualizao e sensualizao suprema (Ibidem, 66). Nietzsche, entretanto afirma que devemos separar o artista da sua obra e no tom-lo to a srio (Ibidem), pois somente o artista perfeito e completo est separado para sempre da realidade (Ibidem, 67). Wagner procurou no fim da sua vida, em 1862 o niilismo de Schopenhauer para ajud-lo na defesa do ideal asctico.

17

Transvalorizar ou transmutar os valores: visa criar novos valores compatveis com a vida, a terra, o homem. Fugindo dos ideais ascticos, afirmando a vida, o aqui, o agora neste eterno retorno do mesmo, pois o homem humano, demasiadamente humano. 18 Wilhelm Richard Wagner (1813-1883), msico e compositor alemo inspira a fase inicial de Nietzsche principalmente com Tristo e Isolda. Como padrinho musical, influenciou tambm na construo do pensamento alemo que junto com Nietzsche e Heidegger foi inspirao para a construo da ideologia Nazista. 19 Martinho Lutero (1483-1546), telogo alemo e pai da Reforma Protestante. Monge agostinho, Lutero foi descobrindo que para ganhar o amor e o perdo de Deus ningum precisava castigar-se ou fazer boas obras, mas somente ter f em Deus. Decidiu tornar pblicas essas idias e elaborou 95 teses e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliao interna da Igreja, pois acreditava que a Igreja precisava ser renovada a partir do Evangelho. Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do contedo dessas teses e elas espalharam-se pela Europa. Excomungado e cassado, Lutero manteve suas convices. Em 1530 os lderes protestantes escreveram a "Confisso de Augsburgo", resumindo os elementos fundamentais do luteranismo. Finalmente, em 1555, o Imperador reconheceu que havia duas diferentes confisses na Alemanha: a Catlica e a Luterana. Lutero traduziu a bblia para o alemo e casou-se com a freira Katharine Von Bora e teve vrios filhos.

15

Schopenhauer utilizou a concepo kantiana da esttica em que introduziu o elemento espectador no conceito de beleza, meditando sobre a arte em vez de estudar o problema esttico baseando-se na experincia do artista (Ibidem, 69). Para Kant20 a beleza o que agrada desinteressadamente e para Stendhal 21 a beleza uma promessa de felicidade. Parece-me que Nietzsche defende o conceito de Stendhal, pois acreditava que Schopenhauer fez mal em apoiar-se na definio de Kant, posto que lhe agrade a beleza precisamente por um interesse muito pessoal: pelo interesse de se libertar da sua tortura e suplcio (Ibidem, 71). Schopenhauer acreditava que a contemplao esttica era uma maneira de libertar-se da vontade e reagir contra o interesse sexual. Poderamos nos libertar da vontade atravs da representao. Nietzsche ento afirma que a sua clera foi para ele, o mesmo que para os cnicos da Antiguidade, um blsamo, um descaso, o seu remdio contra o tdio, a sua felicidade (Ibidem) e acrescenta: Schopenhauer, que tratou a sexualidade como inimigo pessoal (e tambm mulher, esse instrumento diablico), necessitava de inimigos para estar de bom humor; no esqueamos que mostrava certa predileo pelas palavras de clera, de dio e de blis; que teria cado enfermo, teria sido pessimista (realmente no o era por muito que o desejasse) sem os seus inimigos, sem Hegel, sem a mulher, sem a sensualidade, sem a vontade de viver e de continuar nesse mundo (Ibidem). Para Nietzsche o filsofo tem horror ao casamento e constata que todos os grandes filsofos (Herclito22, Plato23, Descartes24, Espinoza, Leibniz25, Kant,

20

Immanuel Kant (1724-1804), filsofo prussiano, seu criticismo influenciou no iluminismo, no romantismo e no idealismo alemo de Hegel (e posterior Marx). No nvel da epistemologia realizou uma sntese entre o Racionalismo continental (de Descartes e Leibniz, onde impera a forma de raciocnio dedutivo), e a tradio emprica inglesa (de Hume, Locke e Berkeley, que valoriza a induo). Kant disse que Hume o despertou de um "sono dogmtico". Formulou a concepo do idealismo transcendental em que todos ns trazemos formas e conceitos inatos para a experincia crua do mundo. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceitual que dominou a vida intelectual do sculo XX. Kant tambm conhecido pela sua filosofia moral. 21 Henri Beyle Stendhal (1783-1842), novelista francs, acompanhou o exrcito napolenico e relatou as viagens a Roma, Npoles e Florena. Suas obras de fico mais conhecidas so O vermelho e o negro (1830), que tem como heri Julien Sorel, jovem arrivista e ambicioso, tido como um dos personagens literrios mais fascinantes de todos os tempos. A complexidade psicolgica de seus personagens e suas anlises sociais influenciam toda a literatura francesa posterior. O estilo de Stendhal, ao invs do excesso de ornamentos que caracterizava o romantismo, predominante na poca, valoriza o perfil psicolgico dos personagens, a interpretao de seus atos, sentimentos e paixes. 22 Herclito de feso (c.544-484 a.C.), filsofo grego, recebeu o cognome de "pai da dialtica", problematiza a questo do devir. Recebeu a alcunha de "obscuro", pois desprezava a plebe, recusou-se a participar da poltica (que era essencial aos gregos), tinha desprezo pelos poetas, filsofos e pela religio. Escreveu o livro, Sobre a Natureza com um estilo prximo a sentenas oraculares.

16

Schopenhauer) no foram casados, com exceo de Scrates26. Os filhos so considerados obstculos ao esprito livre. O local escolhido para o seu retiro deve ser desrtico, pois tem uma profunda averso ao mundo e bastante solitrio. O ideal asctico contempla a pobreza, humildade e a castidade. Nietzsche descreve a vida asctica da seguinte forma: A vida asctica uma flagrante contradio; nela domina um ressentimento sem par, um instinto no satisfeito, uma ambio que queria apoderar-se da prpria vida, das suas condies mais profundas, mais fortes e mais fundamentais; emprega-se grande fora para secar o manancial da fora, e at se v o olhar rancoroso e mau do asceta voltar-se contra a prosperidade fisiolgica, contra a beleza, contra a alegria, enquanto pelo contrrio, procurar com o maior gozo a doena, a porcaria, a dor, o dano voluntrio, a mutilao, as mortificaes, o sacrifcio de si prprio e tudo quanto degenerado (Ibidem, 81). Para Nietzsche, o filsofo necessita de descanso, tranqilidade, nobreza e silncio. Evita coisas com grande luminosidade e ruidosas como a glria, os prncipes e as mulheres. O filsofo humilde, no gosta de ser perturbado com amizades, inimizades ou do papel de mrtir. Procura a verdade e sua falta de paternidade compensada com seu prprio nome, que lhe dar uma pequena imortalidade. Nietzsche afirmou que o ascetismo serviu de amparo filosofia (Ibidem, 76). Todas as coisas boas foram em outro tempo ms, pois a realidade da vida uma constante mudana. Ele acreditava que a filosofia foi iniciada suportada pelos ideais
23

Plato (Aristocles) (428-347a. C.), filsofo grego, no incio discpulo do filsofo Crtilo, que seguia o pensamento de Herclito de feso. Ainda em sua juventude, Plato encontrou Scrates e a influncia desse filsofo foi determinante para o conjunto do seu pensamento. Em 387 a.C., funda em Atenas sua prpria escola filosfica: a Academia. Seu mais famoso discpulo foi o filsofo Aristteles. 24 Ren Descartes (1596-1650), filsofo, fsico e matemtico francs. Chamado o fundador da filosofia e da matemtica moderna. Iniciou a formao do Racionalismo continental. O grande cisma teria incio com Hegel, que partiu da posio de Kant onde havia j alguns sinais de Idealismo, mas ainda uma base racional que no se desviava muito da tradio emprica Inglesa. 25 Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), filsofo alemo, cientista, matemtico, diplomata e bibliotecrio. Juntamente com Newton, creditado o desenvolvimento do clculo moderno. Influenciado pelo mecanicismo de Descartes, que mais tarde refutou, associou a filosofia matemtica e criticou o materialismo moderno. Apesar disso, era um racionalista que como o de Zeno, chegava ao paradoxo. Usando a teoria da causalidade, Leibniz explica a existncia de Deus. Diz que Deus no faz nada ao acaso e supremamente bom. O ponto principal do seu pensamento, a teoria das mnadas (unidade em grego) que um conceito neoplatnico, que foi retomado anteriormente por Giordano Bruno. Leibniz chama de entelquia e mnada a substncia tomada como coisa em si, tendo em si sua determinao e finalidade. 26 Scrates (469-399 a.C.), filsofo grego, era filho de um escultor e de uma parteira. Seguiu, durante algum tempo, a profisso paterna e aprendeu msica, gramtica e literatura a partir da obra de Homero. Atenas tinha um governo democrtico, exercido pelos que usufruam os direitos de cidadania. Participou da vida da cidade, dominada pela demagogia dos que sabiam falar bem. Atravs do seu mtodo de investigao introspectiva, a Maiutica, a arte de interrogar e buscar a verdade. Acusado de introduzir novos deuses em Atenas e de corromper a juventude foi condenado pela cidade. Morreu tomando cicuta.

17

ascticos, pois para representar o seu ideal, necessitava o filsofo crer no ideal asctico (Ibidem, 79), sendo que o sacerdote asctico mostrou-se sob a forma mais repugnante e tenebrosa, sob a forma de lagarta e nesta forma teve de comear o filsofo (Ibidem). O ideal asctico tem origem no instinto de preservao de uma vida que degenera e que procura de todas as maneiras se conservar, uma luta pela existncia com os instintos lutando com artifcios sempre renovados. O sacerdote asctico segundo Nietzsche : ... a incarnao (sic.) do desejo de sobrenatural; este desejo o seu fervor, a sua paixo, a sua fora, e esta fora que o acorrenta a este mundo, que o obriga a trabalhar procurando condies mais favorveis; esta fora conserva a vida dos defeituosos, dos extraviados, dos desgraados, dos enfermos; o passar de todo este rebanho. O sacerdote asctico, este aparente inimigo da vida, precisamente quem conserva e garante a vida (Ibidem, 83). O perigo para a humanidade o niilismo, a vontade do nada, o tdio e a compaixo. Os doentes tambm representam um grande perigo, pois junto com os desgraados, vencidos, impotentes e fracos minam a vida e envenenam e destroem a nossa confiana (Ibidem, 84). A mulher doente possui um refinamento para dominar, oprimir e tiranizar (Ibidem, 86). A mulher uma hiena (Ibidem). Os judeus e Eugnio Dhring27 alcanaram a vingana total quando conseguirem infundir na conscincia dos felizes a sua prpria misria; quando conseguirem que estes se envergonhem da sua felicidade e digam uns aos outros; Que vergonha sermos felizes em presena de tantas misrias! (Ibidem). Os fortes so de grande importncia, pois garantir o futuro da humanidade. Os doentes no podem fazer nada, logo fugi das proximidades dos manicmios e dos hospitais (Ibidem, 87). Vejam que ironia, Nietzsche ir morrer 13 anos mais tarde em um manicmio. Nietzsche acreditava que, quem deve dar apoio aos doentes deve ser o sacerdote asctico, o pastor e defensor do rebanho doente, pois para poder entender dos doentes necessrio que tambm seja doente. Entretanto deve ser forte de vontade para
27

Eugen Dhring (1833-1921), filsofo e terico socialista alemo. Em 1875, Dhring que era professor da Universidade de Berlim, publicou um livro que daria conta de uma teoria socialista e de um plano de reorganizao da sociedade. Uma tentativa de chamar a seu redor setores do movimento operrio para enfraquecimento do Partido Socialista da Alemanha, que vinha se tornando uma potncia. Engels escreveu uma srie de artigos com severas crticas, reunindo-os em um livro sob o ttulo "A subverso da Cincia pelo senhor Eugnio Dhring", publicado em 1878, conhecido como Anti Dhring.

18

possuir a confiana dos doentes e ser para eles um amparo, um escudo, um mestre, um tirano, um deus (Ibidem, 87). O sacerdote tambm tem a funo de mudar a direo do ressentimento. O doente geralmente busca a causa para a sua dor e para a sua doena e questiona: Algum deve ser a causa do meu mal-estar (Ibidem, 88). Eu sofro, algum tem a culpa (Ibidem, 89). Ento o pastor responde: verdade, minha ovelha; algum tem a culpa; mas s tu mesma; os teus pecados so a causa do teu mal... Isto muito atrevido, muito falso. Mas obtm-se um fim: mudar a direo do ressentimento (Ibidem). As religies tal e em particular no cristianismo tm como objetivo combater o cansao generalizado, aliviar a dor atravs do consolo. Os meios adotados para combater a dor tm sido reduzir a vida sua menor expresso e deix-la com um: ... nada de vontade, nada de desejo, nada de paixo, nada de sangue; no comer sal (higiene dos faquires); no amar; no odiar; no se perturbar; no se vingar; no se enriquecer; no trabalhar; mendigar; nada de mulheres, ou o menos possvel; quanto ao intelecto, o princpio de Pascal: preciso bestializarmo-nos. Resultado em linguagem moral; aniquilamento do eu, santificao; e em termos fisiolgicos: hipnotizao, hibernizao, mnimo de assimilao compatvel com a vida (Ibidem, 91). Nietsche reconhece um estado superior que o humano pode chegar, o estado em que chegou Santa Teresa28, exaltado e falso, porm que atende a vontade humana. um estado hipntico, de tranqilidade, o regresso bendito essncia das coisas, a redeno de todo o erro, a cincia, a verdade, o ser; a redeno de todo o fim, de todo o desejo, de toda a atividade; um estado para alm do bem e do mal (Ibidem, 92). Nietzsche cita uma concepo hindu, bramnica e bdica que afirma que: Tanto o bem como o mal diz o budista so obstculos; o homem domina um e outro... A ao e a omisso dizem os Vedas no causam no sbio dor alguma; o sbio sacode para longe de si o bem e o mal; nada perturba o seu reino; foi para alm do bem e do mal (Ibidem).

28

Santa Teresa dvila (1515-1582), freira catlica espanhola, considerada uma grande mstica da contemplao. Foi educada pelas irms Agostinianas, entrou para o Convento das Carmelitas Descalas, em vila. Teve vises e ouviu vozes. Fundou em 1567 o convento de So Jos em vila onde ela foi seguida por outras irms que desejavam uma vida mais rgida. Fundou 16 outros conventos e um monastrio para homens. Elaborou livros, cartas, sua autobiografia chamada "O caminho da Perfeio" e o seu livro "Castelo Interior" que se tornarem clssicos da teologia e literatura espiritual. Ela foi canonizada em 1622.

19

Este um sonho de uma unio mstica com Deus, uma fuso com o Brama, um sonho de salvao, um estado de esprito supremo que tambm foi defendido por Epicuro29 na Grcia antiga. Existe a mesma lgica do sentimento, em todas as religies positivas o nada chama-se Deus (Ibidem, 93). Para que o homem possa est ocupando totalmente o seu tempo, se esquecendo de si prprio, o sacerdote asctico emprega a bno do trabalho na luta contra a dor, na obedincia pontual e passiva desta atividade maquinal. Para os homens que ocupam as baixas camadas sociais foi elaborado um outro remdio do cristianismo que foi o amor ao prximo, com auxlio, benefcios e esmolas. Assim se desenvolve a vontade de mutualidade com a formao de uma sociedade de socorros mtuos e uma vontade de domnio e vontade de poder, assegurada pelo sacerdote asctico que busca a formao dos rebanhos e o crescimento da comunidade. O indivduo vive em funo de Deus e da comunidade religiosa desenvolvendo uma averso sua prpria pessoa (Ibidem, 95), pois os fortes aspiram a separar-se e os fracos a unir-se (Ibidem). Ento Nietzsche cita os meios inocentes que foram empregados pelos sacerdotes ascticos na luta contra a dor: ... a compreenso dos sentimentos vitais; a atividade mecnica; a pequena alegria, sobretudo a alegria do amor ao prximo; a organizao em rebanho; o sentimento do poder na comunidade, o tdio individual, substitudo pela satisfao de ver prosperar a comunidade (Ibidem). Os meios considerados criminosos por Nietzsche e empregados pelos sacerdotes ascticos foram a exaltao de sentimento, o sentimento das grandes paixes como a clera, o prazer, o temor, o dio, a esperana, o triunfo, a desesperao ou a crueldade (Ibidem, 97). Atravs de uma justificao religiosa os sacerdotes utilizam destes sentimentos para despertar o homem da sua larga tristeza, para o libertar da sua dor surda (Ibidem, 98). Entretanto os doentes ficam mais doentes (Ibidem), pois no combatem a doena, eles remediam a dor, porm combatem a depresso.

29

Epicuro de Samos (341-270 a.C.), filsofo grego, que acreditava que os tomos se encontram fortuitamente, o que garante a liberdade (se assim no fosse, tudo estaria sob o jugo da Natureza), fazendo com que possam ser explicados racionalmente. Ao compreender como opera a Natureza, o homem pode livrar-se do medo e das supersties que afligem o esprito. Entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro o prazer do sbio, entendido como quietude da mente e o domnio sobre as emoes, sobre si mesmo, satisfazendo uma necessidade ou aquieta a dor. O nico prazer o prazer do corpo (sade, etc.) e a funo principal da filosofia libertar o homem.

20

atravs do uso do pecado ou da m conscincia que o sacerdote asctico justifica ao doente a sua doena, isto s possvel atravs da crueldade interiorizada, representada pelo sentimento de culpa de uma contraveno moral. Neste momento Nietzsche afirma que: O homem doente, animal na jaula, perturbado, indeciso, ignorante de razes e de causas, procurando estas para seu consolo e procurando tambm remdios e narcticos, acabou por entender-se com algum que soubesse destas coisas, e o seu adivinho, o sacerdote asctico, deu-lhe a primeira indicao acerca da causa do seu mal: f-la procurar em si mesmo nalguma falta cometida no tempo passado; fez-lhe interpretar a sua dor como um castigo... Agora compreende o desgraado; agora est metido num lao; j no sabe sair; de doente converte-se em pecador... Desde ento houve uma nova doena no mundo: o pecado (Ibidem, 98). Nietzsche descreve o processo que atormenta o humano e o modo de operar do sacerdote asctico: a falta, a dor, o medo, o pecado, o instante de felicidade, a contrio, o torturador que se tortura a si prprio pela sua conscincia enferma, o castigo, o grito desesperado pela salvao, a interveno do sacerdote asctico, a disciplina, a abstinncia. No Antigo Testamento demonstra o encontro de um povo e o encontro de homens grande, coisas hericas e, sobretudo a inestimvel candidez de um corao forte (Ibidem, 101). No Novo Testamento criou-se a condio para que o sacerdote asctico corrompesse a sade da alma. A Igreja deixava fora das portas os rstico e os que no tinham boas formas. Ento surgiu Lutero com gostos rsticos querendo falar diretamente com o seu Deus... e consegui-o (Ibidem, 102). A cincia uma evoluo interna do ideal asctico. A cincia e o ideal asctico vivem no mesmo terreno, so ambos uma exagerao do valor da verdade, uma crena de que a verdade est superior crtica (Ibidem). Nietzsche acredita, porm que a vontade da verdade necessita de uma crtica; preciso pr em dvida o valor da verdade (Ibidem, 106). Por este motivo a cincia e os ideais ascticos necessitam ser combatidos. A arte mais oposta ao ideal asctico do que a cincia, pois santifica a mentira e a vontade do falso. Por este motivo, Plato foi contra Homero30 e contra a arte. A
30

Homero (c.750-713 a.C.), primeiro grande poeta grego, consagrou o gnero pico com as suas grandiosas obras: A Ilada e a Odissia. Acredita que ele era pobre, cego e viajante, e que a as duas obras picas foram baseadas em contos primitivos, logo so conglomerados de composies anteriores.

21

dialtica foi valorizada no lugar dos instintos, ocorreu um empobrecimento da energia vital, a supremacia dos caciques, o advento da democracia, os tribunais de arbitragem, a emancipao da mulher, a religio da dor e da compaixo so sintomas duma vida que declina (Ibidem, 107). O atesmo no contrrio ao ideal asctico, pois ele tambm uma vontade, um resto de ideal asctico, a sua forma mais severa, mais espiritualizada, mais esotrica, mais pura (Ibidem, 111). Somente os comediantes que so inimigos do ideal asctico. O ideal asctico foi a finalidade encontrada pelo homem para afirmar a sua existncia. O homem no conseguia justificar-se a si mesmo, pois existia uma imensa lacuna. O homem necessitava uma razo, uma finalidade para justificar a sua dor. O ideal asctico explicava a dor; enchia um imenso vcuo; fechava a porta ao niilismo (Ibidem, 113). Entretanto esta interpretao substitua a dor por uma dor mais profunda, mais ntima, justificada por uma falta, pelo pecado, porm acalentado pela finalidade. Nietzsche conclui a terceira parte e seu livro afirmando que o homem prefere a vontade do nada ao nada da vontade. Esta vontade de aniquilao uma hostilidade vida, porm era pelo menos uma vontade. Finalizo esta resenha citando Carlos Moura que realiza uma sntese do que Nietzsche acreditava ser os principais personagens para a formao da nossa civilizao ocidental: os filsofos, os sacerdotes e os escravos. Ele afirma que: O filsofo inventa um mundo da razo, onde a razo e as funes lgicas so adequadas, e daqui procede o mundo verdade; o homem religioso inventa um mundo divino, e assim nasce o mundo desnaturalizado, contra a natureza; o homem moral simula um mundo do livre-arbtrio, e daqui se origina o mundo bom, perfeito, justo. Esses trs mundo fictcios confluem em um nico outro mundo, eles so trs maneiras convergentes de negar o mundo do vir-a-ser. O mundo-verdade, o filsofo e a razo; o mundo divino, o sacerdote e a virtude; o mundo moral, o escravo e a felicidade; so esses trs mundos que se identificam na equao socrtica entre razo, virtude e felicidade. Para Nietzsche, a trplice aliana que forma a identidade constitutiva de nossa civilizao. O que significa reconhecer que a civilizao ocidental originalmente determinada pelo cristianismo, esta imensa conspirao contra o tipo superior de homem. Qual o valor dessa civilizao? A Genealogia da moral, enquanto anlise daquela trplice aliana, traz os elementos bsicos de uma crtica a nossa civilizao (2005: 157).

22

6- Bibliografia.
ABBAGNANO, Nicola..Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Martins Fontes, 2000. ABRO, Bernadette Siqueira. Histria da Filosofia, in Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1999. BLACKBURN, Simon. Dicionrio Oxford de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. CACCIOLA, Maria Lucia & MARTON, Scarlett. Vdeo de Curso Livre de Humanidade: Filosofia VIII Schopenhauer e Nietzsche. So Paulo: Cultura Marcas. CHTELET, Franois Chtelet. Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. FERRATER Mora, Jos. Dicionrio de Filosofia. So Paulo: Edies Loyola, 2000. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. O Dicionrio Aurlio Eletrnico-Sculo XXI. So Paulo: Lexikon Informtica e Editora Nova Fronteira, 1999. FLORIDO, Janice & CUNHA, Eliel (org.). Grandes Filsofos Biografias e Obras in Os Pensadores. So Paulo: Editora Nova Cultural, 2005. FONTES, Martins Editora. Site sobre o Livro de Carlos Moura:

http://www.martinsfontes.com.br/comunicados/lancamento.asp?isbn=853362087X. Acesso realizado em 13/11/05. HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. So Paulo: Martins Fontes, 2000. HILLESHEIM, Valrio. Anotaes de sala de aula da disciplina Histria da Filosofia VI- Contempornea. Salvador: UCSAL, 2005. JAPIASS, Hilton & MARCONDES, Danilo. Dicionrio Bsico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. MOURA Carlos A. R. Nietzsche: civilizao e cultura. So Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 2005. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A Genealogia da Moral. So Paulo: Editora Moraes, 1985. ______________. Vida e Obra (Olgria Chaim Ferez e Marilena de Souza Chau) e Nietzsche in Os Pensadores. So Paulo: Editora Nova Cultural, 1999. REZENDE, Antonio (org.). Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. WIKIPEDIA. Site sobre Bibliografias, http://pt.wikipedia.org. Acesso realizado em 07.11.2005.

You might also like