You are on page 1of 6

A msica surge no nosso dia-a-dia , muitas vezes sem notarmos a sua presena. Por fontes sonoras humanizadas e naturais.

Humanizadas: produzidas pelo homem; como por exemplo, msica de um bar, de um filme, de um concerto, etc. Naturais: como por exemplo, o som do vento, da chuva, de uma porta, de um carro etc. A msica (do grego - musik tchne, a arte das musas) uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silncio seguindo uma pr-organizao ao longo do tempo. considerada por diversos autores como uma prtica cultural e humana. Atualmente no se conhece nenhuma civilizao ou agrupamento que no possua manifestaes musicais prprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a msica pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal funo. A criao, o estilo, o significado e at mesmo a definio de msica variam de acordo com a cultura e o contexto social. A msica vai desde composies fortemente organizadas (e a sua recriao do seu estilo), msica improvisada at formas aleatrias. A musica pode ser dividida em gneros e subgneros musicais. Dentro das "artes", a msica pode ser classificada como uma arte de representao, uma arte sublime, uma arte de espectculo.

Msica clssica ou msica erudita o nome dado principal variedade de msica produzida ou enraizada nas tradies da msica secular e litrgica ocidental, que abrange um perodo amplo que vai aproximadamente do sculo IX at ao presente, e segue as regras preestabelecidas no decorrer da histria da msica. As normas centrais desta tradio foram codificadas entre 1550 e 1900, intervalo de tempo conhecido como o perodo da prtica comum. Segundo o dicionrio Grove de msica, msica erudita msica que fruto da sabedoria e do estudo e no das prticas folclricas e populares. O termo aplicado a toda a uma variedade de msicas de diferentes culturas, e que usado para indicar qualquer msica que no pertena s tradies folclricas ou populares. Talvez a caracterstica mais saliente da msica erudita durante o sculo XX seja o uso cada vez mais frequente da dissonncia ( em msica dissonncia a qualidade dos sons parecerem instveis). Diversos compositores continuaram a trabalhar em formas derivadas do sculo XIX, incluindo Edward Elgar e o romanticismo de Rachmaninoff. Entretanto, a msica moderna tornou-se cada vez mais proeminente e relevante; entre os primeiros modernistas esto Bartk, Stravinsky e Ives. Os impressionistas procuraram novas texturas e abandonaram as formas tradicionais, enquanto mantendo progresses harmnicas mais tradicionais. Nomes incluem Debussy e Ravel. Debussy inclusive cita que "(...) O sculo do avio merece a sua prpria msica". Outros como Francis Poulenc e os compositores conhecidos como Grupo dos Seis escreveram msica em oposio as ideias impressionistas e romnticas da poca. Compositores como Milhaud e Gershwin combinaram a msica erudita como o jazz. Alguns compositores foram capazes de trabalhar em ambos os gneros, como George Gershwin e Leonard
2

Bernstein. Outros, como Shostakovich, Prokofiev, Hindemith, Boulez e Villa-Lobos expandiram a paleta erudita para incluir elementos mais dissonantes sem chegar ao extremo do dodecafonismo e do serialismo. Arnold Schoenberg uma das figuras mais significativas nesse perodo. Seus primeiros trabalhos ainda seguem a linha do romanticismo, influenciado por Richard Wagner e Gustav Mahler (Neighbour, 2001), mas trabalhos posteriores abandonaram a estrutura tonal em favor da atonalidade. Na poca, ele desenvolveu o dodecafonismo a fim de substituir a organizao tonal tradicional. O dodecafonismo foi posteriormente adaptado por outros compositores para controlar aspectos da msica alm da Altura, como a durao e a dinmica, criando o serialismo integral.

Uma caracterstica da msica foi a separao da audincia em tradicional e de vanguarda, com vrias figuras proeminentes de um mundo sendo menosprezadas ou at mesmo no aceitas em outro. Vrias das tcnicas pioneiras de compositores eruditos de vanguarda do perodo aparecem posteriormente na msica popular atravs de artistas de rock das dcadas de 1960 e 1970 e da msica electrnica, alm das trilhas sonoras para grandes audincias.

De todas as manifestaes artsticas do sculo XX, a msica erudita se provou a mais difcil e hostil ao homem comum. Ao abandonarem as regras da harmonia e abraarem a dissonncia e o rudo, seus praticantes mais extremos no afrontaram apenas convenes culturais, mas tambm a prpria biologia: o ouvido humano um rgo programado para interpretar como agresso e aspereza tudo o que fuja a uma zona de conforto. Por isso, mais ainda do que apreciar poemas ou pinturas vanguardistas, ouvir a msica de Arnold Schoemberg, Pierre Boulez ou John Adams, para citar compositores nascidos em diferentes dcadas e pases, um hbito que s se adquire com algum esforo.

You might also like