You are on page 1of 13

A TRAJETRIA DA ARTE SURREALISTA

Risolete Maria Hellmann*

Resumo: O movimento de vanguarda denominado Surrealismo surgiu em 1924, com a publicao do Manifeste de Surralisme, por Andr Breton. Por ser um perodo de psguerra, a arte surrealista surge em meio crise de valores e a necessidade de introspeco humana. Na primeira fase, influenciado pela psicanlise freudiana, o movimento oferece a utopia do sonho, prope a restaurao dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artstica. A livre associao, a anlise dos sonhos, a escrita automtica e a colagem tornam-se procedimentos bsicos na literatura, na pintura, escultura, assim como no cinema. Na dcada de 1930, j se percebe uma adeso da arte ao materialismo marxista, conscientizao poltica, bem como o declnio do movimento que, mesmo com a difuso provocada em diversos pases, se efetiva aps a segunda guerra mundial. Palavras-chave: Surrealismo, literatura, pintura, cinema.

JOURNEY OF SURREALISTIC ART


Abstract: The avant-garde movement, Surrealism, emerged in 1924 with the publication of the Manifeste de Surralisme, written by Andre Breton. Because it was a post-war period, Surrealistic art emerged amid a crisis of values and the need for human insight. In the first phase of Surrealism, influenced by Freudian psychoanalysis, the genre offers the dream utopia, proposing the restoration of human feeling and instinct as a starting point for a new artistic language. Free association, dream analysis, automatic writing and collage become the basic procedures in literature, painting, sculpture and cinema. During the nineteen thirties, an adhesion to Surrealism can be seen in Marxist materialism and political awareness. With all the confusion of war in many countries, it is said that Surrealism effectively declined after World War II. Keywords: Surrealism, literature, painting, cinema.

A vida s parecia digna de ser vivida quando se dissolvia a fronteira entre o sono e a viglia, permitindo a passagem em massa de figuras ondulantes, e a linguagem s parecia autntica quando som e a imagem, e a imagem e o som, se interpenetravam, com exatido automtica, de forma to feliz que no sobrava a mnima fresta para inserir a pequena moeda a que chamamos sentido. Walter Benjamin

dessa forma que Walter Benjamin se refere, em 1929, aos primeiros tempos do surrealismo quando os criadores desse movimento de vanguarda viviam experincias inovadoras na arte bem na fronteira entre o sonho e verossmil, na refrao de um universo repleto de imprecises e a representao de mistrios sem soluo, desprendidos de qualquer
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

119

A trajetria da arte surrealista

forma de controle da razo, embriagados pela iluminao profana ou pelos xtases religiosos. Para melhor entender a arte produzida pelas diversas vanguardas europeias no incio do sculo XX, h que se rever o contexto em que viviam poetas, crticos, artistas plsticos, escultores e dramaturgos. Que arte restava criar depois da destruio, da guerra devastadora, do culto ao nada por nada? Recolagem do mundo destroado recorrendo a desperdcios e objetos inteis do quotidiano para agrup-los segundo um imaginrio de extrema delicadeza e sensibilidade, como fizeram os cubistas? Espetculos escandalosos e provocatrios, sesses culturais repletas de banalidades, perversidade sexual e indiferena contra a solenidade, mas de feio antinacionalista e antibelicista, como os praticados no Cabaret Voltaire pelos dadastas? No h dvida de que [...] estilhaos da bomba alteraram para sempre a face da arte (ADES, 2000, p. 111). Alm disso, as transformaes sociais, polticas e cientficas, do incio do sculo XX, criaram a necessidade de se pensar o homem em outros parmetros. No perodo entre guerras, a ruptura com a tradio foi assumida por praticamente todos os movimentos de vanguarda, os quais, concomitantemente, se dedicaram a construir formas de expresso artstica prprias. Nas palavras de GOMES (1995, p. 15), o surrealismo surge, pois, dentro desse perodo conturbado, dentro de uma crise de valores que propiciar o aparecimento das vanguardas, como manifestao mxima da angstia humana levada exasperao e como revolta anrquica contra esse estado de coisas. Entre as vanguardas artsticas surgidas no incio do sculo XX, ele foi, como disse Benjamin (1985, p. 21), o ltimo instantneo da inteligncia europeia [...] em meio ao tdio da Europa de aps-guerra e pelos ltimos regatos da decadncia francesa. Historicamente, o marco do nascimento do surrealismo a publicao do Manifeste de Surralisme, assinado por Andr Breton, e do primeiro nmero da Rvolution Surraliste em 1924. Na sua primeira fase, fortemente influenciado pela psicanlise freudiana, oferece a utopia do sonho e prope a restaurao dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artstica. A livre associao, a anlise dos sonhos e a escrita automtica tornam-se procedimentos bsicos dos surrealistas. O prprio Breton (1924 apud TELES, 1973, p. 143) define em seu primeiro manifesto o surrealismo como:
Automatismo psquico puro pelo qual se prope exprimir, seja verbalmente, seja por escrito, seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausncia de todo controle exercido pela razo, fora de toda preocupao esttica ou moral (BRETON, 1924 apud TELES, 1973, p. 143).
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

120

A trajetria da arte surrealista

A arte surrealista parece emergir da necessidade de uma viso totalmente introspectiva de si mesmo, do ponto onde a razo humana se liberta de qualquer forma de controle e o homem recupera seus instintos primrios. Para os surrealistas, existe outra realidade, to real e lgica como a exterior, que a dos sonhos, da fantasia, dos jogos espontneos do inconsciente que podem ser alcanados por meio de procedimentos que liberam o potencial imaginativo e criativo do subconsciente: automatismo, associaes livres, hipnoses, colagens, etc. Benjamin (1985, p. 32) afirma que os surrealistas dispem do conceito de liberdade de modo que liquidam [...] o fossilizado ideal de liberdade dos moralistas e humanistas, porque sabem que a liberdade, que s pode ser adquirida nesse mundo com mil sacrifcios, quer ser desfrutada, enquanto dure, em toda sua plenitude e sem qualquer clculo pragmtico. Como esttica, o surrealismo quis ir alm da reproduo da realidade externa que imperava at o momento, do niilismo dadasta, do desespero futurista e exalta a liberdade mxima como o faz Breton:
S o que me exalta ainda a nica palavra, liberdade. Eu a considero apropriada para manter, indefinidamente, o velho fanatismo humano. Atende, sem dvida, minha nica aspirao legtima. Entre tantos infortnios por ns herdados, deve-se admitir que a maior liberdade de esprito nos foi concedida. Devemos cuidar de no fazer mau uso dela. Reduzir a imaginao servido, fosse mesmo o caso de ganhar o que vulgarmente se chama a felicidade, rejeitar o que haja, no fundo de si, de suprema justia (BRETON, 1924 apud TELES, 1973, p. 127).

A ideia de liberar a imaginao criativa traz consigo o propsito utpico (comum a todos os movimentos vanguardistas) de encontrar um homem novo em uma sociedade nova. Radicalizando suas propostas de liberdade, anti-convencionalismo e anti-tradio dos valores da cultura ocidental, contrapondo-se ao utilitarismo crescente, aos meios de produo, massificao imposta pelo capitalismo e condio desumana do homem explorado, o surrealismo se coloca como esttica da redeno. Nesse sentido, como afirma Gomes (1995, p. 16) [...] o surrealismo prospectivo ao buscar reativar o tempo, para afirmar a esperana, o desejo. Como ltima das vanguardas europeias, o surrealismo, na sua origem, estabelece relaes de similaridade com suas antecessoras, ao mesmo tempo em que cria uma face incomparvel. Gomes (1995) diz que o surrealismo ainda mantm uma relao com o romantismo, mas ao avesso, pois o culto interioridade e o senso do mistrio, usados como fuga da realidade externa neste, carregam, naquele, um mpeto
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

121

A trajetria da arte surrealista

revolucionrio. Teles (1973, p. 122), por sua vez, afirma um paralelo bastante evidente entre o surrealismo e o expressionismo, pois ambas [...] buscavam a emancipao total do homem, o homem fora da lgica, da razo, da inteligncia crtica, fora da famlia, da ptria, da moral e da religio o homem livre de suas relaes psicolgicas e culturais. Para alcanar essa emancipao foi necessrio recorrer ao ocultismo, magia, embriaguez profana das drogas, s alucinaes, ao delrio, loucura para encontrar o homem primitivo ainda no afetado pelo contexto social degradado. Alm disso, ambas revalorizam o passado: [...] os alemes viam em Novalis e Hlderlin os seus precursores; os surrealistas redescobriam escritores como Sade, Nerval, Baudelaire, Rimbaud, Mallarm e Lautramont, buscando ao mesmo tempo apoio filosfico em Freud e no marxismo (TELES, 1973, p. 122). O simbolista Nerval, ao integrar a realidade e o sonho, antecipa o que viria a ser a sntese do surrealismo que no nega o real exterior, mas o substitui pelo sonho. Ou melhor, Breton (1924 apud TELES, 1973, p. 137) diz crer [...] na resoluo futura desses dois estados, aparentemente contraditrios, tais sejam o sonho e a realidade, em uma espcie de realidade-absoluta, de super-realidade [...]. J Lautramont privilegiava a vida instintiva e a selvageria ao enaltecer o mundo do inconsciente assim como fizeram os surrealistas posteriores. Mesmo que alguns pontos de contato possam ser assinalados com o futurismo de Marinetti, com o dadasmo que os surrealistas mais se identificam. Os dadastas visavam modificar atitudes pr-concebidas diante do mundo e esse princpio foi adotado por Andr Breton. Do movimento Dad tambm foram herdados o niilismo, a criao espontnea e a recuperao dos instintos primrios do homem. Na verdade, essa vanguarda a expresso do absoluto niilismo provocado pelo descontentamento gerado pelas consequncias da guerra. Ades descreve o dadasmo como:
Um estado de esprito transformado pela guerra de descontentamento em nusea. Esta nusea foi dirigida contra a sociedade responsvel pelos estragos da guerra e contra a arte e a filosofia, que apareceram to impregnados do racionalismo burgus, a ponto de se tornarem incapazes de criar novas formas (ADES, 2000, p. 12).

Por pretenderem escapar da tirania do gosto, eles criticavam a arte existente, dessacralizavam os artistas e negavam o estatuto de arte s suas produes. Um poema, por exemplo, era, para eles, um produto do mero acaso e fruto do trabalho racional do poeta. De acordo com Gomes (1995, p. 20), os dadastas utilizavam colagens, [...] ou mesmo neologismos despidos de sentido, que lembram meros rudos ou ainda gritos tribais, para exprimir o primitivismo, o comear do zero. nesse sentido que
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

122

A trajetria da arte surrealista

os surrealistas, por sua vez, se diferenciaram dos seus antecessores, pois esses procuraram superar o niilismo e resgatar o homem com promessas utpicas de redeno, ao tentar restaurar seus sentimentos e seus instintos como ponto de partida para uma nova linguagem artstica, bem como pensaram uma forma eficaz de ao para modificar a realidade. Assim, assumem uma atitude revolucionria diante das incertezas polticas, econmicas e sociais do perodo entre guerras. Enquanto os dadastas propunham apenas a destruio, os surrealistas tentavam ultrapassar essa atitude propondo uma nova sociedade, organizada em outras bases. As obras surrealistas refletem o momento de tenso entre guerras, o sucateamento da cultura, o consumismo doentio, o crescente utilitarismo, mas lanam o olhar para o futuro e assumem um estado de revoluo permanente. Por essa razo, de acordo com Gomes (1995, p. 22), o surrealismo um movimento contraditrio, pois a afirmao do Nada e fundao de formas culturais novas. Benjamin (1985, p. 32) diz que a tarefa mais autntica dos surrealistas foi [...] mobilizar para a revoluo as energias da embriaguez. E atravs da mencionada revista Rvolution Surraliste que Breton, juntamente com outros poetas e filsofos, fazem a aproximao da poesia s artes visuais por comum exaltao da mxima espontaneidade criativa e irracionalidade onrica, com a correspondncia imediata entre o inconsciente e a ao, potica ou pictrica sem qualquer controle da conscincia sobre os resultados obtidos, numa espcie de cegueira executiva. Blanchot (1997, p. 89) diz que a escrita automtica foi a descoberta central dos surrealistas, pois [...] uma mquina de guerra contra a reflexo e a linguagem. Ao buscar, por exemplo, a expresso dos sentimentos fora do controle da conscincia desse sentimento, intui que este pode tornar-se uma linguagem sem a interposio das palavras entre homem que sente/escreve e esse mesmo sentimento. Dessa forma, teria uma relao imediata, sem intermedirio, com a expresso mais prxima desse sentimento. Mesmo no tendo nenhuma preocupao com o mtodo, tiram do discurso o direito de significar, mas promovem a linguagem categoria de sujeito:
Que as construes racionais sejam rejeitadas, que as significaes universais desapaream, isso quer dizer que a linguagem no deve ser utilizada, que no deve servir para expressar, que livre, a prpria liberdade. Quando os surrealistas falam em liberar as palavras, trat-las no apenas como auxiliares, uma verdadeira reivindicao social o que tm em vista. Existem homens e uma classe de homens que outros usam como instrumentos e elementos de troca: nos dois casos, a liberdade, a possibilidade de o homem ser sujeito, diretamente questionada (BLANCHOT, 1997, p. 93).
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

123

A trajetria da arte surrealista

A linguagem no s perde sua funo utilitria, servil, mas ganha a liberdade. As palavras, por sua vez, ganham autonomia, no dependem mais das coisas que expressam, tm vida prpria: brincam, tem suas exigncias e nos dominam. Tambm pela criao da escrita automtica os surrealistas podem ser compreendidos como revolucionrios, pois alcanaram consequncias literrias brilhantes. Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias e textos deste movimento so marcados pela livre associao de ideias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e ideias do inconsciente. O poeta Paul luard, autor de Capital da Dor e Andr Breton, autor de O Amor Louco, Nadja e Os Vasos Comunicantes, so representantes da literatura surrealista. Benjamin (1985, p. 22) diz que [...] o domnio da literatura foi explodido por dentro, na medida em que um grupo de homens levou a vida literria at os limites extremos do possvel. Ainda segundo Benjamin (1985, p. 24), Nadja de Breton um livro de portas batentes, entreabertas nos corredores e [...] viver numa casa de vidro uma virtude revolucionria por excelncia. Tambm isso embriaguez, um exibicionismo moral, que nos extremamente necessrio. Nadja consegue converter, se no em ao, pelo menos em experincia revolucionria a tristeza sentida em viagens de trem nas tardes desoladas nos bairros proletrios das grandes cidades. Explodem nesse momento poderosas foras atmosfricas ocultas nessas coisas. Quanto poesia de Paul luard, Banchot (1997, p. 92) a considera essencialmente surrealista, pois, nas palavras dele,
[...] poesia dessa vida imediata que o surrealismo sentiu e exaltou, no poesia transparente, mas poesia da transparncia, to incompreensvel e obscura para os seres que vivem no mundo comum quanto o mais absoluto hermetismo.[...] uma verdadeira poesia do Cogito (BANCHOT, 1997, p. 92).

Um exemplo tpico de um texto surrealista o provrbio de Paul luard: Elefantes so contagiosos. Desprovidos de sentido lgico, os textos surrealistas surgiam de um puro ato de criao, ou seja, o escritor deixava fluir qualquer palavra que lhe viesse mente consciente e a considerava inviolvel. Eles no alteravam o que escreviam para no interferir no ato da criao e liberar sua sensao de liberdade interna. O que se prioriza no ato da criao literria o encontro do homem consigo mesmo, o aprofundamento da vida onde a linguagem se confunde com o puro momento da conscincia. Mas essa atitude no pode ser confundida com alienao, pelo contrrio, quando o poeta reivindica uma liberdade absoluta [...] rejeita qualquer controle, dono dos seus meios, tanto livre em relao
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

124

A trajetria da arte surrealista

tradio literria como indiferente s exigncias da moral, da religio e mesmo da leitura. Ora, essa liberdade resulta no seguinte: o surrealismo servio da revoluo (BLANCHOT, 1997, p. 99). Uma literatura livre, numa sociedade que no o , , antes de tudo, engajada. Para Benjamin (1985, p. 26), os surrealistas trocam [...] o olhar histrico sobre o passado por um olhar poltico. Outros escritores, poetas, artistas plsticos, fotgrafos e cineastas, alm dos j citados, os quais se reuniram em torno dos trabalhos de Andr Breton e da Revista Rvolution Surraliste, esto: Louis Aragon, Philippe Soupault, Robert Desnos, Max Ernst, Paul Klee, Andr Masson, Joan Mir, Jean Arp, Francis Picabia, Pablo Picasso, Yves Tanguy, Ren Magritte, Salvador Dali, Marcel Duchamp, Man Ray e Luis Buuel, alguns deles sados do movimento Dad. A nfase na poeticidade, considerada uma das principais caractersticas do surrealismo, migrou da literatura para a pintura e a escultura, nas quais as imagens melhor descreviam aspectos do subconsciente. De fato, a pintura metafsica de Giogio De Chirico antecipou o movimento com sua angstia existencial, representada numa atmosfera surreal. Sua obra remete necessidade de sonho, de mistrio e de erotismo, prpria do surrealismo. Na tela Song of Love, diversos elementos nos remetem ao que foi promulgado posteriormente:

Fonte: http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2007/01/de-chirico-giorgio-urrealismo.html.

Figura 1: De Chirico, Giorgio. The Song of Love June-July 1914.

A incorporao de elementos presentes nas naturezas mortas como luvas, bolas remetem ideia de deslocamento e irrealidade, ao carter enigmtico e o sentido onrico. Outras obras tambm apresentam manequins annimos, sem rosto, enigmticos que parecem simbolizar a estranheza humana diante do ambiente clssico projetado na arquitetura. Os surrealistas tambm pretenderam explorar a fora criativa do
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

125

A trajetria da arte surrealista

subconsciente, valorizaram um antirracionalismo, a livre associao de pensamentos e os ambientes onricos. Mas o alto grau de beleza esttica que os trabalhos possuam parece produzir um paradoxo se relacionado ao princpio do automatismo psquico puro e da expresso do acaso sem interferncia do consciente, como j foi explicado anteriormente. A tela The Dangerous Liaison, produzida por Ren Magritte, em1926, leva o espectador ao raciocnio, interpretao, assim como toda sua obra.

Figura 2: Magritte, Ren. The Dangerous Liaison, 1926.


Fonte: http://www.google.com.br/images.

A imagem no espelho enigmtica. A perspectiva alterada no espelho, por trs da qual uma jovem nua pode ver-se, desperta a curiosidade e a imaginao do espectador sobre o que ele no pode ver. O que visvel pode ser invisvel e vice-versa. Ao mesmo tempo ele espera ver-se refletido nesse espelho e no a imagem que o espelho no pode refletir naquela posio. Luz e sombra, o visvel e o invisvel deixam de ser antagnicas para se tornarem complementares. A nudez feminina remete tanto ao erotismo, quanto ao que somos essencialmente, vida na sua origem sem as vestes sociais que nos identificam contextualmente. Outro nome relevante tanto na escultura quanto nas artes plsticas o do espanhol Joan Mir. Suas telas expressavam imagens fantsticas e imaginosas resultantes do automatismo de quem deixava seus pincis se movimentarem livremente sobre a tela, misturando formas, objetos e ambientes desprovidos de sentido. O Carnaval do Arlequim uma de suas obras mais conhecidas na pintura.
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

126

A trajetria da arte surrealista

Fonte: http://bethccruz.blogspot.com/2009/01/joan-mir-surrealismo-constelaes-de-amor.html.

Figura 3: Mir, Joan. O Carnaval de Arlequim. 1924-1925.

As cores fortes aparecem em vrias de suas telas, mas os smbolos remetem fantasia, ao funcionamento real do pensamento como disse Breton em seu manifesto. Vrios outros artistas plsticos e escultores merecem ser conhecidos entre os surrealistas. Os principais temas e imagens, alguns obsessivamente trabalhados por eles, so: o sexo e o erotismo; o corpo, suas mutilaes e metamorfoses; o manequim e a boneca; a violncia, a dor e a loucura; as civilizaes primitivas; e o mundo da mquina. A escrita e a pintura automticas, enquanto procedimentos e mtodos, foram muito utilizadas por vrios artistas, como forma de driblar o consciente e deixar emergir livremente imagens e impulsos primitivos. Por premncia de tempo, passo a falar ainda um pouco sobre outra manifestao surrealista: o cinema. Os cineastas tambm quebraram com o tradicionalismo cinematogrfico. Demonstram uma despreocupao total com o enredo e com a histria do filme. Os ideais da burguesia so combatidos e os desejos no racionais afloram. Dois filmes representativos deste gnero do cinema so Um Co Andaluz (1928) e A idade do ouro (1930) de Luiz Buuel em parceria com Salvador Dal. No entanto, durante a produo do segundo, Buuel e Dal se desentendem com o aparecimento de Gala luard, com quem Buuel briga e Dal se apaixona e casa. Buuel acaba o roteiro, roda o filme sem dar crdito ao ex-amigo. Pela densidade do pensamento, os filmes de Buuel estimulam a imaginao e promovem a perquirio de suas iluminaes profanas (BENJAMIN, 1985). J no curta metragem, Um Co Andaluz, a imagtica surrealista, totalmente sem sentido lgico, se faz presente numa sequncia de cenas como: uma navalha cortando o globo ocular de uma mulher, burros podres dentro de um piano de cordas, mos cortadas, entre outras. Mas no primeiro longa metragem, A idade do ouro, que a potica surrealista de Buuel desponta, alargando a realidade pela escavao dos pontos obscuros
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

127

A trajetria da arte surrealista

que a moral burguesa tenta encobrir. De forma lrica (sem ser confundido com o melodramtico) e feroz, faz crticas duras igreja, famlia, poltica, sociedade burguesa e seus valores, suas rgidas concepes a fim de destruir essas convenes sociais to arraigadas nas pessoas da poca. Com as imagens marcadas pela incompletude, o poder exercido pela religio, pela famlia, pela poltica e pela sociedade em geral se dessacraliza. Inicialmente, acompanhamos uma sequencia de planos convencionais que desdobra um despretensioso documentrio sobre escorpies. Em seguida, bandidos fracos e armados caminham entre penhascos pedregosos, onde arcebispos se transformam em esqueletos. Uma caravana de padres, militares, freiras, polticos (representantes de vrias esferas do poder vigente) chega para fundar a Roma imperial em um ambiente rido, mas a cerimnia interrompida por um casal que faz amor em pblico e depois separado. Ele levado preso por longas ruas at ser solto. Durante o trajeto, vrias cenas criam um clima fantasioso, no qual h uma oscilao entre a realidade verossmil e a onrica. A dimenso fantstica de uma segunda realidade se sobrepe dimenso factual quando a memorie involuntaire lhe despertada por meio de imagens (foto numa vitrine, cartaz de propaganda das meias, etc) que aparecem no trajeto que percorre e ele devaneia, confundindo o expectador que quer, que busca a logicidade do vivido. Usando tcnicas como a montagem relacional, ou seja, o choque de imagens de campos distintos, a quebra da casualidade, a quase indiferenciao entre o sonhado e o vivido e a insero de elementos estranhos narrativa, o cineasta intercala em meio histria amorosa dos possveis protagonistas, imagens bizarras, polissmicas fazendo do cinema um instrumento de poesia surreal. Como se o prprio olhar do cineasta desdobrasse o mundo em sua dimenso catica, ele insere situaes sem um mnimo de explicao racional, tais como: um homem a chutar um violino pela calada; uma jovem que encontra uma vaca deitada em seu leito; outro homem que carrega uma pedra na cabea; numa recepo burguesa, uma carruagem atravessa a sala conduzida por dois homens do povo em meio indiferena dos convidados de forma que no h possibilidade de lgica entre o que imaginrio e o que verossmil. Entre essas cenas parece continuar uma narrativa entre o casal de amantes. O erotismo tambm visvel e representado como algo totalmente desconfortante para o status quo da poca, tanto na cena, j citada, na qual o casal flagrado fazendo amor, como no momento em que eles se encontram em um parque, mas novamente so interrompidos por um telefonema e ela, sozinha, chupa os dedos de uma esttua, como quem sugere a masturbao. Nessa histria de amor louco jamais concretizado ele movido pelos impulsos sexuais, selvagens, quase msticos e exterioriza sua agressividade masculina em vrias cenas: chuta um cachorro na rua, espanca um mendigo, esbofeteia uma senhora
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

128

A trajetria da arte surrealista

(burguesa) em uma festa apenas porque esta acidentalmente derrama um pouco de bebida na sua roupa e no final, quando ela o abandona para se unir a um regente de orquestra, o anti-heri d vazo a sua fria jogando pela janela uma rvore em chamas, um bispo e uma girafa de madeira. A postura anticlerical de Buuel ainda enfatizada numa cena final, quando quatro sobreviventes do massacre causado por uma rebelio, aps 120 dias de orgia (trecho adaptado da histria do Marqus de Sade), so vistos saindo do Castelo de Sellinay (outra referncia a Sade) guiados pelo Duque de Blangis com uma indisfarvel aparncia de Jesus Cristo. Como para os surrealistas o inconsciente produz a matria prima, o cinema com seus variados recursos como a edio, a montagem, os efeitos, entre outros, pode produzir as imagens onricas e alucinantes, cheias de dureza, de corrosivo humor negro e de candura embriagante. No entanto, essa produo cinematogrfica, apesar de se valer dos mesmos princpios surrealistas propostos por Breton, se diferencia da produo literria e das artes plsticas, pois apresenta o carter artstico determinado pela reprodutibilidade como bem coloca Benjamim:
O filme [...] no produzido em um s jato e de forma nica com valor eterno [...], mas, sim, montado a partir de inmeras imagens isoladas e de sequncia de imagens entre as quais o montador exerce seu direito de escolha. Nesse sentido, o filme , pois, a mais perfectvel das obras de arte. [...] O processo de montagem arte no cinema, pois, alm das intervenes do produtor, diretor, operador, engenheiro de som e da iluminao no ato de uma filmagem, onde o ator representa diante desse grmio de especialistas, muitos trechos so filmados em mltiplas variantes [...] o montador procede seleo, escolhendo uma delas como quem proclama um recorde (BENJAMIM, 1985, p. 175).

O cinema surrealista de difcil interpretao uma vez que envolve enigmas simblicos, metforas desafiantes, provocando sempre dvidas no expectador. O faz refletir, pensar sobre os processos acerca do fazer artstico e do prprio conceito da obra cinematogrfica. Buuel parece cumprir o desejo de Breton quando afirma no Manifesto de 1924: Eu gostaria de dormir, para poder me entregar aos dormidores, como me entrego aos que leem, olhos bem abertos; para cessar de fazer prevalecer nesta matria o ritmo consciente de meu pensamento (BRETON, 1924 apud TELES, 1973, p. 140). E ns, os espectadores de seu filme, que estamos de olhos bem abertos, desempenhando o papel da memria, fazendo cortes, coordenando as transies, atribuindo sentidos ao que se quer sem sentido. Se numa primeira fase, com a publicao do Manifesto Surrealista,
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

129

A trajetria da arte surrealista

em 1924, o grupo de surrealistas parecia inebriado pela influncia da psicanlise freudiana, recluso numa torre de marfim em seus devaneios, indiferente realidade social, j na quinta edio da revista Rvolution Surraliste estava marcada a adeso do crculo em torno de Breton esquerda e sua conscientizao poltica. Em 1930 Breton publica o segundo Manifesto Surrealista, tambm assinado por Luis Buuel, Salvador Dal e Tristan Tzara (dadasta), [...] no qual e a partir do qual se verifica a preocupao com o materialismo marxista e a desagregao progressiva e cada vez mais grave do grupo surrealista [...] (TELES, 1973, p. 124). Nas dcadas seguintes o surrealismo se difundiu em vrios pases, mesmo com as divises internas e foram formados grupos surrealistas em diversos pases. Com a Segunda Guerra muitos surrealistas saram de Paris. Alguns deles foram para Nova York onde deram continuidade s suas atividades surrealistas, ajudando a plantar as sementes de movimentos americanos do ps-guerra, como o expressionismo abstrato e a arte pop. Alguns voltaram para Paris depois da Guerra, mas o surrealismo deixara de ser o movimento dominante em arte, embora no terminasse enquanto Breton estivesse vivo. Mesmo com declnio do surrealismo, as marcas desse movimento de vanguarda, que buscou alcanar a essncia humana em seu estado mais puro, sem contaminaes externas, continuam no sono das sementes capazes de gerar obras de arte relevantes. Nota
* Doutoranda em Teoria Literria na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora de pesquisa e professora efetiva do Instituto Federal de Santa Catarina, cmpus Florianpolis Continente. E-mail: risolete@gmail.com

Referncias ADES, Dawn. Dad e Sur realismo. In: Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura, v.1, So Paulo: Brasiliense, 1985. BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. BUUEL, Luis. A idade do ouro. Frana, 1930. (Produo flmica, drama, mudo, em preto e branco). DE CHIRICO, Giorgio. The Song of Love. 1914. Disponvel em: <http:// oseculoprodigioso.blogspot.com/2007/01/de-chirico-giorgio-surrealismo. html>. Acesso em: 10 jan. 2011. GOMES, lvaro Cardoso. A esttica surrealista. So Paulo: Atlas, 1995. MAGRITTE, Ren. The Dangerous Liaison, 1926. Disponvel em: <http:// www.google.com.br/images>. Acesso em 10 jan. 2011.
Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

130

A trajetria da arte surrealista

MIR, Joan. O Carnaval de Alerquim. 1924-1925. Disponvel em: <http:// bethccruz.blogspot.com/2009/01/joan-mir-surrealismo-constelaes-deamor.html>. Acesso em: 10 jan. 2011. TELES, Gilberto Mendona. Vanguarda europia e modernismo brasileiro. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1973. Recebido em: fevereiro de 2012. Aprovado em: maio de 2012.

Revista NUPEM, Campo Mouro, v. 4, n. 6, jan./jul. 2012

131

You might also like