You are on page 1of 92

1

ecnologia da

nformao e

omunicao

Professora Dr. Maria do Socorro Beltro Macieira Professora Ms. Ana Maria Gouveia C. Aguilar

FUNDAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDNIA PR-REITORIA DE GRADUAO


CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA E NOVAS TECNOLOGIAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS LNGUA PORTUGUESA MDULO: I DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO I

PROFESSORAS AUTORAS: Dr. Maria do Socorro Beltro Macieira Ms. Ana Maria Gouveia Aguilar

Rondnia 2007

FUNDAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDNIA


CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA E NOVAS TECNOLOGIAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Oi Pessoal!

Eu sou Maria do Socorro Beltro Macieira, professora do Departamento de Letras Vernculas da UNIR. Depois do magistrio de segundo grau, me graduei em Letras: Lngua Portuguesa e Lingstica pela Universidade Federal da Paraba-UFPB. Fiz outros cursos de Graduao e algumas

Especializaes, mas fui a 1 discente a obter o grau de Doutora em Letras, na UFPB, na rea de Lngua Portuguesa e Lingstica. Como linha de pesquisa de doutoramento, a Anlise de Discurso enfocando os discursos miditicos nos levou ao desenvolvimento de Projetos como o LAR-UNIR (Laboratrio de Redao da UNIR); como o ALCONCID-UNIR (Alfabetizao para consolidao da Cidadania) e como a Srie Registrando Passos -UNIR que tm como resultado pesquisas e produes de objetos didticos em multimdias. Agora, o novo desafio: esta disciplina! Saibam que a preparamos com muito esmero, afinal, ela resultado de muito trabalho de pesquisa e extenso realizado nesses anos de produo docente. Acreditamos que vocs se sairo muito bem, j que TIC Tecnologia da Informao e Comunicao - um tema muito discutido ultimamente. Esperamos realmente contribuir com este processo, aprendendo a aprender e aprendendo a ensinar, cada vez mais, de forma prazerosa.
Socorro Beltro

Ol, cursista. Vamos nos apresentar?

Sou a professora Ana Maria Aguilar, graduada em Letras Portugus e suas respectivas Literaturas pela UNIR/RO, sou bacharel em Teologia (IBE/RJ) e cursei o Mestrado em Teoria da Literatura (UNESP). Atualmente, sou professora de Lngua Portuguesa, Literatura e Lingustica do Departamento de Lnguas Vernculas da UNIR e, neste momento, estou como Coordenadora do Centro de Estudos da Linguagem (CEL/UNIR). Tambm atuo como (co) autora de mdulos de ensino e docente do curso de graduao em Letras Portugus a distncia

(CEADT/UNIR/UAB). Sendo assim, quero, com muita alegria, dar as boas-vindas disciplina. Lembre-se que a sua dedicao e participao nas discusses e atividades, bem como sua interao com tutores e demais cursistas, so fundamentais para vivenciarmos uma prtica pedaggica de qualidade. Agora, vamos comear nossos estudos e eu desejo sucesso para todos.

Ana Maria Aguilar

... s se pode falar de frmulas especficas, de esteretipos no discurso da vida cotidiana quando existem formas de vida em comum relativamente regularizadas, reforadas pelo uso e pelas circunstncias . (Bakhtin Marxismo e filosofia da linguagem, 1997).

CONHECENDO O COMPONENTE CURRICULAR

Apresentao

Oi Pessoal!

com grande alegria que o Centro de Educao a Distncia e Novas Tecnologias - CEADT - traz at voc o primeiro Mdulo do Curso de Letras Portugus na Modalidade Educao a Distancia EAD, sob a responsabilidade da Fundao Universidade Federal de Rondnia UNIR. Este um curso especialmente dedicado graduao e tem como objetivo formar profissionais que lidem criticamente com as diversas formas de linguagem, especialmente a verbal, multimiditica, no contexto oral e escrito da lngua materna. Na Disciplina Tecnologias da Informao e Comunicao I, neste primeiro Mdulo, tanto abordamos questes fundamentais a respeito da modalidade de ensino de educao a distncia e ambientes virtuais, como trabalhamos uma viso ampla de tecnologias de informao e comunicao; partindo desse embasamento terico, apresentamos interativas para o conceitos e caractersticas de mdias como ferramentas processo ensino-aprendizagem. A continuao deste

conhecimento se dar, no segundo Mdulo, com a segunda parte desta disciplina

(Tecnologias da Informao e Comunicao II) na qual o aprofundamento destas discusses oferecer ainda maiores subsdios formao profissional. Destacamos o papel preponderante deste componente curricular em virtude de que ser o elo de interdisciplinaridade entre as disciplinas que comporo o conjunto dos Mdulos I e II, ou seja, ela que servir de base para as demais disciplinas, j que trata de ferramentas interativas e multimdias para aprendizagem de linguagens, e mais ainda em se tratando de um curso a distncia. Dividimos o contedo da disciplina em trs unidades. Na primeira, tratamos da Educao a Distncia de uma forma mais ampla, mais geral, j que teremos outras disciplinas complementares. Na segunda unidade, o enfoque para tecnologias e mdias como instrumentos facilitadores de aprendizagem de linguagens, e, finalmente, na terceira unidade, o conhecimento voltado para as novas concepes de educao e os ambientes virtuais de aprendizagem, ou seja, a importncia, tanto dos paradigmas de tericos, como do uso da plataforma para a Educao a Distncia. Para que todos esses objetivos sejam alcanados, providenciamos o acompanhamento interativo, em relaes interpessoais, entre professores, tutores, equipe pedaggica e demais servios de apoio. Atravs de leituras, pesquisas, consultas a dicionrios e discusses, estamos certas de que seu aprendizado nesta disciplina ser timo. O Mapa Conceitual, que apresentamos a seguir, tem o objetivo de facilitar a visualizao da distribuio do contedo a ser desenvolvido nas unidades e em suas subunidades. No nos deteremos muito nesta apresentao porque, como voc ver, cada unidade e subunidades tero suas prprias apresentaes. Partindo da visualizao do mapa, acreditamos que voc perceber facilmente os caminhos que vamos percorrer neste componente curricular: aprofundar nossos

conhecimentos sobre as novas tecnologias da informao e comunicao como recursos para o processo ensino-aprendizagem. Ento? Vamos l!

MAPA CONCEITUAL TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO I

EAD: Conceitos e Caractersticas da EAD UNIDADE I Educao a Distncia NTIC: Uso de multimeios na Educao.

NTIC: Conceitos e Contribuies UNIDADE II Novas Tecnologias e Mdias O uso das NTIC: Mdias para a Educao.

Novas Teorias: Novos paradigmas de Educao UNIDADE III Ambientes Virtuais: Novas Concepes de Educao

Ambientes Virtuais e Recursos educacionais na Web

2 METODOLOGIA DE TRABALHO

Como voc j viu, nossa disciplina est dividida em trs unidades, cada uma das quais subdividida em duas subunidades. Em cada unidade, disponibilizamos vrias atividades, todas auto-explicativas, por isso, facilmente, voc saber como proceder; lembre-se que ainda pode contar com todo suporte para realiz-las. Tambm no esquea que toda a aprendizagem desta disciplina serve de embasamento para as demais, j que os cones e a organizao tericometodolgica seguem o padro do CEADT-UNIR. Apresentamos um demonstrativo dos cones (placas, plaquinhas, plaquetas, como queiram!) que aparecem para as atividades e avaliaes que desenvolvemos de acordo com as Unidades:

a) E-mail

Esta placa dispensa comentrios! O e-mail atualmente uma ferramenta de comunicao poderosssima! Alm de super-rpida, grtis! Seu correio eletrnico 24 horas todos os dias do ano! Quando ela aparecer, j sabe, tem algum enviando ou esperando uma mensagem!

b) Trabalho em Grupo

Esta plaqueta tambm bem fcil de ser reconhecida, no? Ela surge sempre que nos dada a oportunidade de compartilhar atividades com nossos colegas. Pode aparecer sugerindo trabalhos on-line ou off-line, ou seja, para serem executados na internet ou em encontros presenciais.

c) Chat

Voc gosta de conversar? Pois muito bem, este o lugar! Chat uma sala de bate-papo on-line, sempre que aparecer esta placa, todos esto convidados a fofocar!!!! No bom sentido, claro! O Chat estabelece uma conexo entre dois ou mais usurios na rede, permitindo uma conversao em tempo real. Em EAD, pode-se permitir, por exemplo, discusses entre alunos e professores.

d) Biblioteca

Este cone aparece quando o professor sugere o registro de produes textuais, pesquisas, vdeos, fotografias, ou filmagens que foram construdos a partir de atividades que devam ser compartilhadas com outros usurios do curso. Nesse caso, os trabalhos digitalizados so postados na unidade Biblioteca da Plataforma, e sero comentadoscorrigidos e arquivados nas pastas virtuais dos alunos.

e) Frum

Frum significa espao para a discusso. Voc sempre ter este espao garantido! Quando solicitado por professores, ou mesmo quando

10

combinado pela turma, cria-se na plataforma um espao para os usurios registrarem sua opinio sobre determinado tema. O Frum permite que os usurios tenham acesso aos textos uns dos outros, garantindo, assim, uma maior interao; embora no seja necessria a participao simultnea de todos os envolvidos no processo ensino/aprendizagem.

f) udio

O cone do udio representa alguma atividade audvel, ou seja, atividades de linguagem, atravs dos sons, para a produo de textos e hipertextos. Os trabalhos com udio no so exclusivamente via plataforma, podem ser usadas vrias outras mdias.

g) Vdeo

Sempre que o professor indica um filme, uma propaganda ou qualquer outro tipo de vdeo para complementar aprofundar um contedo, voc vai ver esta plaqueta! Ah! No esquea que, como o udio, o vdeo no se prende apenas internet, mas a vrias outras modalidades miditicas como cinema e TV, por exemplo.

11

h) Encontro Presencial

O Encontro Presencial o momento propiciador de uma interao ainda maior entre professores, tutores a distncia, tutores presenciais, coordenador de Plo e os alunos. So eventos marcados antecipadamente para determinados objetivos: atividades de pesquisa, de extenso, aulas, avaliaes e outras atividades didtico-pedaggicas em que se fizerem necessrios os encontros.

Essas ltimas placas so cones que se referem apenas ao material impresso, isso quer dizer que no so placas de comandos como as anteriores, mas so para avisar, lembrar, alertar e, principalmente, aumentar o contato entre ns!

a) Coruja

Este foi o cone escolhido para representar o Curso de Letras a Distncia. A coruja aparecer, ou abrindo apresentaes, ou em caixas de dilogos, como o que vemos a seguir, para auxiliar na interatividade de textos explicativos.

b) Caixa de Dilogo

12

CAIXA DE DILOGO Sempre que houver uma informao importante ou complementar, voc ver esta caixinha! Fique atento!

c) Lembrete

A Plaqueta Lembrete por si j fala! Sempre aparece quando algo importante no pode ser esquecido, ento, olho vivo!

d) Ateno

ATENO! Ou voc faz uma parada, ou voc perde a parada! radical!!!!

13

3 AVALIAO

A avaliao da disciplina ser realizada levando-se em considerao a leitura dos textos sugeridos e o desenvolvimento das atividades propostas: anotaes e questionamentos levantados no seu Dirio de bordo, no Frum, na Biblioteca, no Chat, leituras de textos e hipertextos, udios, vdeos e demais ferramentas disponibilizadas para o seu aprendizado. Vale lembrar que alm destes recursos, h indicaes bibliogrficas e webgrficas que o auxiliaro a ampliar seus conhecimentos sobre os temas enfocados nessa disciplina. Sua dedicao aos estudos e s leituras indicadas, sua participao nas atividades propostas e sua interao sero subsdios fundamentais para construirmos, juntos, um curso pautado na qualidade do processo ensinoaprendizagem. Ento, vamos l?

UNIDADE I

15

EDUCAO A DISTNCIA

O Novo no est no que dito, mas no acontecimento de sua volta. (Foucault - A Ordem do Discurso,1996).

Apresentao Passamos a apresentar para vocs a Unidade I de nossa disciplina, ela trata sobre Educao a Distncia e est constituda de duas subunidades: a) Subunidade I: Conceitos e Caractersticas da EAD b) Subunidade II: NTIC: Uso de Multimeio na Educao. Os contedos abordados na subunidade I tm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o significado de Educar a Distncia, desde as mais remotas pocas at aos nossos dias. Com os contedos constituintes da subunidade II, a nossa meta , no somente apresentar as tecnologias e mdias que podem ser utilizadas para a educao, bem como demonstrar a possibilidade de se criar vnculos de interatividade e interao, desenvolvendo relaes interpessoais atravs destes novos instrumentos tecnolgicos nas comunidades de aprendentes. Refletiremos juntos sobre as mudanas nos processos de comunicao e em como essas influenciam a construo do conhecimento da humanidade. Esto prontos para viajar por este tema?

16

V A M O S

A O

T R A B A L H O ?

17

Unidade I Subunidade I Conceitos e Caractersticas da EAD

Caractersticas da Educao a Distncia A Educao a distncia, antigamente, usava, predominantemente, textos impressos, contudo, atualmente, com uma ampla variedade de outros meios e recursos educativos, como rdio e televiso, em circuito aberto ou fechado, exibindo vdeos e udios, e, com isso produzindo vdeo-textos, e com, especialmente, microcomputadores gerando os hipertextos, a EAD integrou esses diversos meios para conquistar objetivos instrucionais. , portanto, esse conjunto de mdias integradas que constitui o denominado "enfoque multimeio que servir de ferramenta para auxiliar o processo ensino-aprendizagem. Desde os primrdios, a comunicao sempre teve processos a distncia e, como toda comunicao , em sua base, transformadora de conhecimento, logo, tambm educativa. Os homens sempre procuram desenvolver meios que diminuam distncias; entre esses, as cartas de Plato e as epstolas de So Paulo s igrejas so os mais citados como processos de Educao a Distncia. Dando um salto enorme na histria, chegando ao sculo passado, observamos o surgir e o mesclar de trs tipos de tecnologias de comunicao: a de impresso, a de registro por udio e vdeo e as que veiculam em Internet - NET. Hoje, juntamente com o cenrio de um mundo globalizado, a educao a distncia um processo de ensinar/aprender atravs destas tecnologias; no momento em que o "mundo se torna menor" que o desafio de educar se torna um processo cada vez maior de gestar e criar uma civilizao alimentada pelas transformaes tecnolgicas. Agora, mais do que nunca, cresce a importncia de profissionais da informao, do conhecimento, principalmente ligados educao, 1

18

visto que esta sempre foi um pilar para as transformaes sociais, principalmente nestes tempos de descontinuidade e surgimento de novos paradigmas, ou seja, novas possibilidades modelos no somente de aprender, mas, de aprender a aprender, aprender a ensinar, enfim, de estar no mundo. Neste novo paradigma, a educao precisa sair de um modelo hegemnico de aprendizagens "intelectuais", entendendo esse modelo como o tradicional que se arrastou por tantas dcadas, e o pior que so geralmente modelos mal copiados. Voc concorda que precisamos buscar um dilogo aberto onde o novo aprender/ensinar seja visto, entre ensinantes e aprendentes, como um processo reflexivo de construir-se e de construir a educao como um todo? Ns acreditamos. Cremos tambm que a esse novo processo corresponde a obrigao de se trabalhar a conscincia de uma educao coletiva cidad que, neste mundo complexo, atue como uma bssola. Foi pensando assim que a UNESCO recomendou quatro fundamentos para a educao: a) Aprender a aprender adquirir instrumentos que possibilitem a compreenso; b) Aprender a fazer adquirir competncias e aptides para o trabalho; c) Aprender a ser adquirir a capacidade de se desenvolver enquanto pessoa (corpo / mente / responsabilidade / espiritualidade) e; d) Aprender a cooperar adquirir habilidades cooperativas para o desenvolvimento de tarefas grupais. Acreditamos que a Educao a distncia, como uma forma sistematicamente organizada de auto-aprendizagem, em que apresentado ao aprendente, metodologicamente, um material para estudo e um tempo para o cumprimento de "tarefas" sem o contato presencial do ensinante, leva-o a uma responsabilidade muito maior, visto que no h como negociar ou renegociar a apresentao da produo cientfica. Nessa modalidade de ensino, todos os contedos trabalhados formam um conjunto de conhecimentos baseados no pluralismo de idias e no desenvolvimento de sujeitos crticos; seu mtodo de compartilhar o conhecimento leva tambm ao processo ensino-aprendizagem, uma preocupao maior com a elaborao de materiais (leituras, indicaes bibliogrficas, exerccios, avaliaes e autoavaliaes) cujos objetivos e prticas didticas tm que ser claros, j que se constituem como guias de estudo para outros textos. Para que se obtenha xito nessa elaborada tarefa, torna-se necessrio que os 1

19

materiais sejam preparados multi e interdisciplinarmente por equipes que, tendo a conscincia de que o centro do processo de ensino, mais que nunca, o estudante, incorporem aos instrumentos pedaggicos tcnicas de auto-instruo. Reconhecida a centralidade no aprendente, os professores de educao a distncia devem planejar a elaborao dos contedos a partir da experincia individual do aluno e da cultura em que este est inserido. A tarefa seria mapear o conjunto de pensamentosaes palavrasexpresses, enfim, conjunto lingusticocultural que compe as Formaes Discursivas e Sociais, para ajustar o "foco" e, assim, oferecer vrias alternativas sobre as problematizaes, possibilitando a formao de um pensamento crtico e analtico tanto para a construo de aprendentes e ensinantes, como para a transformao da escola em um espao crtico e analtico. Dessa forma, o ato de acessar a Internet para se integrar a uma aprendizagem a distncia extrapolaria a simples dimenso de uma ao tecnolgica e fundamentaria a atitude de uma nova conscincia de educao. Aps a leitura desse texto base, gostaramos que voc anotasse suas reflexes e as registrasse no dirio de bordo, conforme orientaes do professor presencial.

VAMOS REFLETIR JUNTOS ? Liea os textos a seguir para um melhor embasamento terico

Gostaramos que voc pensasse um pouco mais sobre a importncia da Educao a Distncia; vamos trabalhar sob uma perspectiva poltico-histrica? 1

20

Lembre-se que os textos, aqui apresentados, so sucintos, por isso devem ser complementados com outras pesquisas para, assim, ampliar a compreenso de Ensino a Distncia.

Os Caminhos da EAD no Brasil

De forma geral, refletir sobre os caminhos da Educao no Brasil no tarefa das mais fceis, e, em se tratando de EAD, ainda mais difcil, visto que esta modalidade ainda , de muitos, desconhecida. Um dos principais fatores para a implantao e desenvolvimento da EAD no Brasil a peculiaridade que nossa Escola, desde muito, enfrentava: professor, do ensino fundamental e mdio do setor pblico, atuando em sala de aula sem possuir curso superior. Em vista a essa realidade, o Ministrio da Educao definiu as bases legais para a modalidade de educao a distncia atravs da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996), regulamentada pelo Decreto n. 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05 (que revogou o Decreto n. 2.494,de 10 de fevereiro de 1998, e o Decreto n. 2.561 de 27 de abril de 1998), e ainda pela normatizao da Portaria Ministerial n. 4.361 de 2004 revogadora da Portaria Ministerial n. 301 de 07 de abril de 1998. O objetivo do Governo Federal era que, at 2006, nenhum professor continuasse em sala de aula, nas Escolas pblicas, sem possuir a devida qualificao legal. Para o MEC, alm dessa realidade, justificam a EAD, mais dois outros fatores: primeiro, o de existir no Brasil um dficit de 235 mil professores de matemtica, fsica, qumica e biologia. No caso da fsica, por exemplo, enquanto no ltimo ano se formaram 7,2 mil pessoas, havia vagas para empregar 23,5 mil 2

21

professores no setor; em segundo lugar, est a crena de que esses professores, treinados pela educao a distncia, podero se tornar multiplicadores e instrumentos de ampliao da incluso digital, considerada fundamental para o crescimento da modalidade. Isso porque eles podero passar informaes sobre tecnologia e computadores. Sabemos que, de forma tradicional, com ensino presencial, seria muito difcil formar uma quantidade to grande de professores, j que na sala presencial se tem, normalmente, entre 35 a 40 alunos e, na educao a distncia, esse nmero, no mnimo, se quadruplica. Atualmente, temos 33 instituies no pas liberadas pelo MEC para ministrar 51 cursos superiores de graduao a distncia. Para os cursos de ps-graduao e para os sequenciais so mais de 65 instituies, trabalhando em vrias reas, atingindo cerca de 84 mil alunos. Voltando questo da qualificao profissional dos professores "leigos", deve-se salientar que, segundo dados do MEC, desses 51 cursos, 45 tm como objetivo a complementao da formao desses docentes. A despeito da experincia da UnB, onde cerca de 700 alunos j passaram pelo curso de Pedagogia a distncia que, de acordo com divulgao da prpria Instituio, todas as pessoas atendidas so professores leigos, moradores do Distrito Federal, selecionadas a partir de uma parceria com o governo do Estado. A prxima licenciatura a ser promovida ser em Biologia, j aprovada desde o dia 24 de agosto do ano corrente. Em conjunto com outras 35 instituies pblicas federais, estaduais e municipais, no total, sero criadas 17.585 vagas em cursos de graduao nas reas de pedagogia, matemtica, biologia, fsica e qumica; como proposta da prpria modalidade a distncia, esses benefcios chegaro a outros estados, atingindo um nmero bem maior de pessoas. A Educao a distncia no se restringe a graduao apenas; os cursos de mestrado, doutorado e especializao foram disciplinados pelo Captulo V do Decreto n. 5.622/05 e pela Resoluo n. 01, da Cmara de Ensino Superior - CES, do Conselho Nacional de Educao - CNE, em 3 de abril de 2001. O 1, do artigo 80 da Lei n. 9.394, determina que os cursos de ps-graduao stricto sensu (mestrado e doutorado), a distncia sejam oferecidos exclusivamente por instituies credenciadas pelo Governo Federal e que fiquem includas a exigncia de provas presencias, bem como defesa presencial de monografia ou trabalho de concluso de 2

22

curso. As muitas exigncias do MEC e a dificuldade com a incluso digital, por grande parte da populao brasileira, dificultam o ensino a distncia. Estamos conscientes de que ainda "engatinhamos" frente a esse novo paradigma produtor de aprendizagem, contudo, acreditamos que algo muito valioso recuperado com este modelo: a produo individualizada, agora on-line. Precisamos vencer os grandes obstculos que nos separam. Segundo Bill Gates, em seu livro A Estrada do futuro, A educao o grande nivelador da sociedade, e toda melhoria na educao uma grande contribuio para equalizar as oportunidades (1995, p. 316), precisamos ento vencer as desigualdades sociais e culturais para equilibrar as oportunidades e, assim, estabelecer critrios justos de educao, de fato, para todos em nosso pas. Propomos que voc escreva um texto refletindo sobre o que acabou de ler e envie para o ambiente virtual.

Agora voc pode ir Plataforma e registrar suas reflexes, em caso de dvidas, consulte seus tutores.

23

Desafios da EAD A reflexo sobre processos de comunicao e processos educativos nos leva a vrios questionamentos, mas entre todos nos deteremos sobre o papel da comunicao no processo ensino-aprendizagem, isto , sobre a necessidade de uma boa comunicao, mais ainda sobre o uso de novas tecnologias de comunicao utilizadas como ferramentas para a EAD. Precisamos buscar a conscincia de que Educao a Distncia, como proposta de ensino-aprendizagem, nos conduz a pensar um novo modelo de comunicao, capaz de fundamentar e instrumentalizar novas estratgias didticas a partir de estudos e experincias comunicacionais, tanto tericas como prticas, a fim de que surjam novos modelos de comunicao, nos quais um "emissor" no apenas transmita mensagens, mas promova processos em que o dilogo e a interao sejam o alvo, concretizando, assim, algumas das principais caractersticas da EAD que so os processos dialgicos e interativos. Mais do que nunca, hoje, a comunicao se concretiza por diversos meios, e podem ser utilizados vrios recursos de multimdias, deixando, assim, de ser de natureza unicamente lingustica, ligada simplesmente ao texto em linguagem verbal, para assumir uma natureza semitica em que os smbolos, gestos, imagens, sons, fotos, vdeos e movimentos so elementos possveis de serem utilizados pelos especialistas em recursos didticos, a fim de garantir, tanto a melhoria da aprendizagem como a qualidade das relaes interativas entre mquina, professor, aluno e processo ensino-aprendizagem. Na subunidade seguinte, trataremos mais amide sobre diversas mdias. A elaborao do material didtico, em um sistema EAD, deve focalizar-se no 2

24

aluno, j que sua motivao um fator crtico para sucesso, sendo a aprendizagem um reflexo da capacidade de construir o conhecimento a partir das informaes e no das respostas pr-concebidas. O Material deve ser capaz de transmitir informaes; sugerir idias e estratgias de aprendizado; auxiliar o aluno na conexo do contedo do curso com seu conhecimento prvio; gerenciar mtodos, procedimentos e tarefas; auxiliar em dvidas tcnicas quanto ao sistema EAD utilizado; incentivar o aprendizado colaborativo e a socializao dos alunos e, tambm, possibilitar um "feedback" do processo ensino-aprendizagem. As metodologias para alcanar esses pressupostos so as mais diversificadas possveis, tais como: a transmisso das informaes, seja por apresentaes do tipo "slide show", seja por utilizao de udio e vdeo (streaming ou download), acesso a tutoriais e lies, jogos, modelos de simulaes, chats com o professor, fruns de discusses, etc., possibilitando, assim, a criao de experincias de aprendizagem muito proveitosa. Sabemos quo grandes so os desafios da EAD, contudo, notamos no campo educacional uma convergncia de paradigmas que apontam para um

aprimoramento, cada vez maior, do ensino a distncia, j que novas e diversificadas formas de aprender incluem um uso muito mais intensificado das TIC. Nossa desdobrada ateno para no perdermos o foco: os alunos,

pessoas reais, embora ocultos por ID's, login's e senhas, por isso a grande preocupao com a construo de relaes interpessoais fortalecidas para que os aprendentes saibam que suas dvidas ainda so respondidas manualmente e no por softwares automatizados; outra de nossas grandes preocupaes garantir que o tempo e o espao interfiram minimamente nessas relaes. Conseguindo garantir um maior percentual de interatividade interao, enquanto educadores, nosso papel o de atuar como um consultor, um guia, um promovedor de recursos que viabilizem os conhecimentos, que possam capacitar o cidado concepo de comunicao e educao como meios de emancipao.

25

Voc fundamental neste processo! Rena seu grupo, promova um debate e logo aps converse com seu tutor para encaminhar as sugesto de um chat, que tal?

ATIVIDADE PARA AUTO-AVALIAO I

Chegamos ao final da primeira subunidade, gostaramos de propor uma atividade de auto-avaliao. Sugerimos que voc anote os pontos que ficaram claros e os que ainda precisam de um reforo para melhorar a sua aprendizagem. Aps as anotaes, seria interessante compartilhar seu sucesso com os colegas, no acha? Combinem com o professor presencial e bom bate-papo!

ALGUMAS DICAS!

Voc acabou de fazer vrias leituras, reflexes e anotaes, agora, procure desenvolver as seguintes atividades, buscando avaliar a compreenso que voc teve do estudo realizado:

a) releia o texto base; b) releia suas anotaes; c) eu sei que muitas palavras novas surgiram para voc; ento, pense se ainda h alguma que voc no compreendeu no texto, especialmente as palavras mais tcnicas; faa uma busca no dicionrio. bom que voc consulte um 2

26

dicionrio de Informtica. Voc tambm pode pesquisar na web.

EAD Nosso DESAFIO!

Participe do Chat! D sua contribuio.

Agora que voc tirou suas dvidas, procure elaborar um pequeno texto, sintetizando o contedo desta unidade. Isso o ajudar muito a fazer uma auto-avaliao. Conforme orientaes do professor presencial, registre sua avaliao encaminhando-a Biblioteca.

Temos certeza de que voc foi muito bem! Parabns!

27

Unidade I

28

Subunidade II NTIC: Uso de Multimeio na Educao.

TIC e Mdia: construo de novos paradigmas educacionais Na primeira subunidade, trabalhamos noes gerais de EAD como proposta de ensino-aprendizagem. Sugerimos reflexes sobre este novo paradigma de educao no qual o aluno o foco, e sua motivao o elemento preponderante para o sucesso. Partindo desse pressuposto, vimos a extrema necessidade de construo de materiais didticos e metodologias inovadoras e diversificadas como desafios para concretizao deste novo paradigma terico-prtico de ensinar e aprender. A subunidade II nos levar a refletir sobre o conceito de tecnologia e sobre as contribuies que os meios tecnolgicos de informao e de comunicao tm oferecido para a sociedade. Vamos entrar no mundo das principais teorias no campo das cincias da comunicao em sua interface com a tecnologia. Vamos explorar parte desses contedos e comear a conhecer como funcionam os diferentes recursos da tecnologia educacional. Vamos l? Para incio de conversa, o que tecnologia? Quais tecnologias voc utiliza em seu dia a dia? Voc sabe o que TIC? Pensar em complexos artefatos

tecnolgicos o que geralmente acontece quando ouvimos falar em tecnologia. Esquecemos que diversas tecnologias esto incorporadas ao nosso cotidiano. Podemos citar como exemplos simples: canetas, lpis, talheres, culos,

termmetros, etc. Enfim, so muitos os questionamentos sobre esse assunto, mas vale lembrar que o foco de nossas atividades o debate sobre as tecnologias 2

29

integradas na educao. Utilizar eficientemente a tecnologia de informao e comunicao na aprendizagem pode trazer vantagens pedaggicas, mas necessrio conhecermos como as tecnologias de informao se encontram associadas com as tecnologias da comunicao aplicadas no ensino. Vamos, ento, conversar um pouco sobre como as tecnologias representam uma ferramenta cada vez mais importante para a educao? Esse debate sobre as relaes das tecnologias de informao e comunicao na educao fundamental para a nossa sociedade, pois os avanos cientficos e tecnolgicos tm acelerado muitas mudanas no mundo, e est comprovado que todos esses avanos esto relacionados pelas novas mdias e tecnologias. Precisamos conhecer como lidar com essas transformaes, pois, juntamente com as transformaes sociais e econmicas, esses avanos tecnolgicos revolucionam as formas como nos comunicamos e nos relacionamos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor. Tecnologia um vocbulo que vem do grego tekhno (de tkhn, 'arte',) eloga (de lgos, ou 'linguagem, proposio'). um termo usado para atividades de domnio humano, com base no conhecimento, utilizao de um processo e/ou ferramentas e que pode realizar mudanas aos meios atravs do auxlio competncia natural, proporcionando, dessa forma, as chamadas revolues tecnolgicas, que, desde os primrdios dos tempos, colaboram com o

aprimoramento das atividades humanas. Uma das formas de entendermos o que tecnologia v-la como artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criao, conhecimento sobre uma tcnica. Segundo Evans e Nation (apud BELLONI 2003), tecnologia uma forma de conhecimento, e para o estudioso Linard (apud BELLONI 2003, p. 53), um conjunto de discursos, prticas, valores e efeitos sociais ligados a uma tcnica particular num campo particular. A fuso das tecnologias da informtica e as tecnologias relativas s telecomunicaes e mdia eletrnica deram origem ao que 2

30

hoje conhecemos por tecnologias de informao e comunicao, as TIC. A terminologia TIC (Tecnologias de Informao e Comunicao), especificamente, envolve a aquisio, o armazenamento, o processamento e a distribuio da informao por meios eletrnicos e digitais, como:

a- rdio

b- televiso

c- telefone

d- computadores

e- outros.

importante destacar que as TIC e as NTIC (Novas Tecnologias de Informao e Comunicao) hoje atuam como um importante recurso para o desenvolvimento social, porque alm de produzirem vantagens econmicas, tm possibilitado a transmisso e generalizao de experincias e conhecimentos entre diferentes pessoas, regies e ambientes.

Pense um pouco sobre seu dia de hoje: Usou alguma mdia? Alguma tecnologia?

Compartilhe com seus colegas suas experincias com as mdias e as tecnologias utilizadas nesta semana. Aproveite para trocar idias (por email) sobre o uso das mdias para a educao, e depois... Vamos ao frum?

31

Como deve ser o uso educativo das NTIC?

Segundo Dieuzeide, um dos maiores especialistas mundiais no assunto, para compreendermos o papel das TIC ou NTIC Novas Tecnologias de Informao e Comunicao na educao preciso consider-las como ferramentas pedaggicas, deixando de lado, nesta anlise, seus usos como meios de circulao de informao geral ou administrativa nos sistemas educacionais.
A abordagem pela ferramenta nos levar a examinar essencialmente como estas tcnicas so suscetveis serem postas a servio dos objetivos maiores estabelecidos pela instituio educativa (DIEUZEIDE apud BELONNI, 2003, p. 60).

A integrao das TIC na educao j no uma opo, essas tecnologias j fazem parte da vida das pessoas e esto transformando todas as dimenses da vida social e econmica. Nesse sentido, cabe educao integr-las e tirar vantagens de suas potencialidades comunicacionais e pedaggicas.

As

ferramentas

pedaggicas

permitem

aperfeioar

o 3

32

processo de ensino e aprendizagem. As TIC ou NTIC cumpriro a sua funo otimizadora do processo de ensino-aprendizagem se incorporadas ao processo de ensino, de uma maneira racional, em funo das necessidades dos destinatrios, das exigncias expressivas de cada meio e de suas possibilidades didticas. A integrao de meios tecnolgicos na escola no deve ser vista ou aplicada como um modismo, visto que a introduo de novas tecnologias na educao deve estar orientada para a melhoria da qualidade e da eficcia do sistema e priorizar os objetivos educacionais, e no as caractersticas tcnicas. Sabemos que enorme a influncia dessas ferramentas intelectuais na sociedade, por isso chamamos sua ateno para trs precaues que devem orientar o uso educativo das NTIC (BELLONI, 2003, p. 61):

Assegurar a qualidade pedaggica e tcnica dos cursos de EAD.

Uso educativo das NTIC: precaues de princpios

A utilizao das NTIC no deve resultado de uma adeso ao modismo.

ser

Fazer a diferena entre informao e conhecimento: a educao no um sistema de mquinas de comunicar informao - Os aprendentes devem apropriar-se do conhecimento e utiliz-lo em outras situaes.

Sob essa perspectiva, saber utilizar as NTIC uma das competncias mais importantes e indispensveis concepo e realizao de qualquer curso presencial e/ou virtual. Dessa forma, em EAD, como na educao em geral, o uso de meios tecnolgicos deve ocorrer de forma duplamente integrada: qualidade tanto tcnica quanto didtico-pedaggica.

33

Esse o desafio para os sistemas responsveis pelo ensino, nos quais a EAD vem se tornando um setor cada vez mais importante, oferecendo grandes contribuies para o processo ensino-aprendizado que busca ser eficaz.

possvel acreditarmos que os avanos e a utilizao adequada das TIC na educao podero revolucionar a pedagogia do sculo XXI, assim como a mquina de Gutemberg revolucionou a educao a partir do sculo XV? Partindo desse questionamento, escreva um texto e registre-o na Plataforma. Se precisar, pea orientao aos tutores.

O que so Mdias?

Vrias formas de linguagem foram criadas para que as pessoas se expressassem de diferentes maneiras. A comunicao entre as pessoas tanto pode ocorrer de modo direto como pode ser mediada por outros instrumentos e/ou artefatos (tecnologias). A comunicao humana, realizada por meio de variadas linguagens constitudas de signos orais, textuais, grficos, imagticos, sonoros, entre outros, deu origem a vrias tecnologias que hoje conhecemos por MDIAS. De certa forma, ao preparar suas aulas e os materiais que vai utilizar em 3

34

aulas da modalidade presencial, o professor mediatiza. Embora, nessa modalidade, o meio mais importante seja a linguagem verbal direta, essa prtica comum de preparao de aulas na modalidade presencial significa que mediatizar o ensino no uma competncia totalmente nova. O que novo o grande elenco de mdias disponveis hoje no mercado, principalmente para a modalidade a distncia. Mediatizar significa ento codificar as mensagens pedaggicas, traduzindoas sob diversas formas, segundo o meio tcnico escolhido (por exemplo, um documento impresso, um programa informtico didtico, ou um videogame), respeitando as caractersticas tcnicas e as peculiaridades do meio tcnico (BLANDIN, 1990, p.90). Assim, as mdias passam a configurar novas maneiras para os indivduos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expresso, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo. Mdia , ento, um vasto e complexo sistema de expresso e de comunicao. A palavra mdia literalmente o plural de meio.

Na atualidade, mdias uma terminologia usada para suporte de difuso e veiculao da informao (rdio, televiso, jornal) e para gerar informao (mquina fotogrfica e filmadora).

A mdia tambm organizada pela maneira como uma informao transformada e disseminada (mdia impressa, mdia eletrnica, mdia digital...), alm do seu aparato fsico ou tecnolgico empregado no registro de informaes (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs). Estudaremos com mais profundidade, ao longo do curso, as diferentes mdias e como elas vo sendo ou podem ser incorporadas educao.

35

O uso intensivo e integrado das tecnologias miditicas na sociedade certamente provocar mudanas profundas nos modos de ensinar e na prpria forma de pensar e agir dos professores e alunos. Esse o tema para a discusso, aproveite! D a sua contribuio!

36

Como deve ser o uso educativo das mdias?

Para responder a essa questo, precisamos concordar que a nossa relao com a informao foi influenciada pelo advento das TIC. As informaes esto por toda parte e so transmitidas por diversos meios de comunicao. A democratizao do conhecimento e da informao conquistou um novo e amplo espao dentro e fora da escola, que deixou de ser o nico ambiente onde os conhecimentos podiam ser adquiridos ou compartilhados pelas pessoas. Sem dvida, o desenvolvimento das tecnologias da informao e

comunicao constitui um dos fatores-chave para compreender e explicar as transformaes econmicas, sociais, polticas e culturais das trs ltimas dcadas. Vale lembrar que a integrao das novas tecnologias da informao e da comunicao no mbito educacional ganha particular relevo, pois certas concepes sobre a reforma no sistema educacional atribuem incorporao dessas tecnologias um efeito determinante na melhora da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Sabemos que a integrao das TIC no campo do ensino tem consequncias tanto para a prtica docente como para os processos de aprendizagem. Por isso, precisamos refletir um pouco sobre a utilizao da microeletrnica e das telecomunicaes para produzir, armazenar, processar, recuperar e transmitir informaes. A questo-chave passa a ser como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essas informaes, de forma a internaliz-las na forma de conhecimento, e, 3

37

principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar esse conhecimento de forma independente e responsvel. Afinal, estamos vivendo uma nova era, novos tempos com novas mudanas. Logo, precisamos conversar sobre os desafios que estas mudanas tecnolgicas colocam para o ensino. A educao, em relao a essa nova era, deve considerar o uso das TIC em diferentes situaes de aprendizagem e buscar estabelecer critrios de escolha das tcnicas mais apropriadas a cada situao, lutando contra o modismo focado na inveno tcnica e lembrando que a introduo de uma inovao tecnolgica na educao deve estar orientada para uma melhoria da qualidade e da eficcia do sistema e priorizar os objetivos educacionais, sem esquecer, no entanto, a enorme influncia global destas ferramentas intelectuais na sociedade. Estamos na era digital. Observamos que, com a crescente importncia de comunicao texto udio-visual e do acesso e utilizao de informaes em todos os campos de atuao dos indivduos, novas formas de combinao de aparatos tecnolgicos foram viabilizadas, bem como surgiram novas nomenclaturas para referenciar: as novas formas de comunicao; as novas formas de aquisio, armazenamento, processamento, produo e distribuio de informao. Muitas dessas nomenclaturas, utilizadas em contextos anteriores era da informtica, foram redimensionadas e retornaram com novo vigor. Essa configurao das novas e antigas terminologias precisa ser conhecida para possibilitar uma maior interao entre as pessoas, pois essa nova nomenclatura parte importante da era da informtica. O fornecimento de informaes, praticamente em todo lugar e sob forma verbal e sonora, impressa ou em vdeo , possibilitado pelas inovaes tecnolgicas de telecomunicaes e de informao. Nesse sentido, com o surgimento dos primeiros meios audiovisuais (rdio, televiso, vdeo, etc.) at o desenvolvimento dos novos meios tecnolgicos, se inicia um discurso no qual se considera imprescindvel a modernizao da escola. Essa perspectiva considera que a incorporao das novas 3

38

tecnologias educao , por si mesma, determinante na melhora do ensino. Uma lista parcial de mdias novas inclui: computadores multimdia, CD-ROM, discos laser, aparelhos de fac-smile, bancos de dados portteis, livros eletrnicos, redes de videotextos, telefones, satlites de transmisso direta de televiso, etc. Dizard (2000), ao definir mdia de massa, destaca que a inovao mais importante a distribuio de produtos de voz, vdeo e impressos num canal eletrnico comum, muitas vezes em formatos interativos bidirecionais que do aos consumidores mais controle sobre quais servios recebem, quando obt-los e sob que forma. Ao contrrio, por exemplo, das mdias de massa tradicionais, como a televiso e o jornal, onde o indivduo tem um papel puramente passivo, de receptor da informao. Sob essa perspectiva, atualmente temos como desafios para a educao, a compreenso das diferentes formas de representao e de comunicao propiciadas pelas tecnologias disponveis na escola, bem como criar dinmicas que permitam estabelecer o dilogo entre as formas de linguagem das mdias. Portanto, necessrio estudar profundamente as novas tecnologias, pois so responsveis por vrias consequncias culturais e sociais. Nesse sentido, importante considerar que, alm de analisar cada mdia integrada s demais mdias disponveis em seu contexto espao-temporal, devemos entender que as velhas e novas mdias coexistem, assim como os meios de comunicao ora se integram e complementam, ora competem entre si. Para a EAD, como na educao em geral, o uso dos meios tcnicos deve ocorrer de forma duplamente integrada: quanto diversidade de meios e quanto abordagem interdisciplinar. 3

39

Enfim, podemos dizer que as NTIC so, fundamentalmente, para a Educao a distncia, suportes tecnolgicos que permitem a estocagem e a transmisso de informaes em quantidade, qualidade e velocidade inditas na histria da humanidade. Isso posto, ter a compreenso do que so TIC mdias e de como utiliz-las como ferramentas para a aprendizagem ser uma das competncias mais importantes e indispensveis compreenso do papel dos ensinantes, no apenas na EAD, mas em todos os demais processos que envolvam o ato de educar.

VAMOS TRABALHAR JUNTOS? Faa uma releitura dos conceitos apresentados. Faa suas reflexes de aprendizagem. Discuta com os amigos on-line. Releia o texto base. Releia suas anotaes. No esquea: faa uma busca no dicionrio, consulte um de Informtica tambm. Voc tambm pode pesquisar na web. Escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema e poste na Biblioteca - Plataforma. Qualquer dificuldade, grite: TUTOR!!!!!

Temos certeza de que voc foi muito bem! Parabns!

40

SETZER,

W.

Tecnologias

na

educao.

Disponvel

em:

<http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/estadao-281104.html>. <http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/ TVeViolencia.html>. LIMA, C. L.; MABILDE, A. Alfabetizao, aprendizagem e informtica. Disponvel
em: <http://www.cinted.ufrgs.br/renote/mar2004/artigos/26alfabetizacao_aprendizagem.p df>.

MORAN, J. M. Desafios da televiso e do vdeo escola. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafio.htm>.

41

UNIDADE II

42

NOVAS TECNOLOGIAS E MDIAS

(...) A verdadeira substncia da lngua no constituda por um sistema abstrato de formas lingsticas nem pela enunciao monolgica isolada, nem pelo ato psicofisiolgico de sua produo, mas pelo fenmeno social da interao verbal realizada atravs da enunciao. (Bakhtin Marxismo e filosofia da linguagem, 1997.).

Apresentao

Vocs lembram do Mapa Conceitual? Pois , a Unidade II, denominada Novas Tecnologias e Mdias, est constituda de duas subunidades: a) Subunidade I - NTIC: Conceitos Contribuies b) Subunidade II - O uso das NTIC: Mdias para a Educao. Os primeiros contedos, abordados na subunidade I, tm por finalidade o aprofundamento do conhecimento sobre o significado das tecnologias, mesmo as mais remotas, para os processos de comunicao que, por sua vez, transforma todo o conhecimento humano e, consequentemente, o modo humano de construir e construir-se culturalmente. Seguindo nessa direo, ento traamos uma rota que nos levou reflexo sobre o avano tecnolgico desde os remotos sinais de fumaa internet. Com os contedos constituintes da subunidade II, o nosso objetivo , no somente demonstrar, atravs de mtodos tericos e prticos, os diversos usos das novas tecnologias na educao, como tambm demonstrar a possibilidade de se criar outros objetos de aprendizagem, de acordo com a realidade histrico-cultural 4

43

de determinada comunidade de aprendentes. Alm desses contedos, e no menos importante claro, lembre que vamos dar uma olhadinha em udios e vdeos que, como recursos miditicos de aprendizagem, podem estimul-lo produo de seus prprios objetos de aprendizagem. Aceita o desafio?

44

Unidade II Subunidade I

Os conceitos e as contribuies das Novas Tecnologias de Comunicao

Teorias da Educao e Tecnologias

Neste momento, antes de pensarmos nos conceitos e contribuies das TIC, queremos refletir, junto com voc, sobre os processos de aprender e de ensinar sob novas perspectivas educacionais. O mundo globalizado aponta para a construo de uma civilizao que, convivendo com as Tecnologias de Informao e Comunicao, enfrentar novas perspectivas educacionais e, com essas, novos conceitos para conhecimento, aprendizagem e ensino. Voc sabe que estamos vivenciando o tempo ureo da "sociedade do conhecimento", expresso utilizada para resumir a importncia crescente do papel da cincia tecnolgica em nossos dias; contudo, se acirra ainda mais a necessidade de compartilhar este conhecimento de forma humana e democrtica, a fim de que seu brilho "ureo" no sirva para ofuscar, ainda mais, uma parte da sociedade que j vive margem. preciso desenvolver competncias que gerem desenvolvimento justo e igualitrio neste contexto. Devemos sempre lembrar que as concepes conceituais para tecnologia, conhecimento, ensino, aprendizagem e comunicao so relativas e dependem dos embasamentos tericos e dos aspectos geo-histricos e culturais que as sustentam. Vamos ento, com bastante ateno, fazer uma viagem rpida pelas principais, e mais recentes, teorias da educao. Vamos conhecer algumas? 4

45

De Jean Piaget, absorvemos o conceito de aprendizagem como a possibilidade de interpretar a realidade, de construir significados e, ao mesmo tempo, de permitir a construo de novas possibilidades de ao e de conhecimento. Dessa maneira, o aprendente, ao interagir, constri representaes significativas e, segundo uma lgica internalizada, constri, aproxima ou transforma o conhecimento. A esse processo Piaget chamou de erros construtivos, base da Teoria Construtivista. A Teoria Scio-Interacionista, que deu nfase construo social da escola e ao significado socialmente construdo dos contedos escolares em diferentes momentos histricos, explicita a necessidade de significao, no processo de construo do conhecimento, reforada pela idia da problematizao do real da Histria, do real do sujeito. Foi com Vygotsky que se passou a refletir sobre o desenvolvimento da criana interligado a fatores afetivos, motivacionais e relacionais, construdos na sua histria pessoal e coletiva, iniciando-se a fase em que o centro da aprendizagem passa a ser o aluno, nfase dada para as atividades desenvolvidas pelos alunos, sob a orientao do professor. A partir de ento, a atitude de ensinar passa a ter um carter dinmico, complexo, em situaes concretas, em diversos espaos e com mltiplos objetivos educacionais. O processo de ensino passa a ser um comprometimento entre escola, comunidade e sociedade para a construo de prticas didticas determinadas e determinantes. Lembremos que o ato de aprender tambm sofre transformaes, hoje, aprender passa a ser a construo continua do pensamento a servio da ao transformadora; aprender significa assimilar o objeto a esquemas mentais, cada vez mais complexos. Sabemos que, talvez, nomes como Jean Piaget, Vygotsky e at mesmo Gardner sejam NOVIDADES; para um melhor aproveitamento, sugerimos que voc faa uma pesquisa no www.google.com.br e tambm d uma olhada na Tabela 1 Teorias de Aprendizagem. Essas novas concepes tm seu incio na dcada de 70 quando Howard Gardner estabelece que INTELIGNCIA a capacidade de resolver problemas, de qualquer forma ou espcie, e que, portanto, um sujeito no possui uma nica inteligncia, como algo fechado e imutvel, mas sim mltiplas inteligncias que podem, e devem, ser exploradas no processo ensino-aprendizagem. Para ele so sete as inteligncias: lgico-matemtica, lingstica, musical, espacial, corporal4

46

cinestsica, interpessoal e intrapessoal. Voc sabia isto? No incio dos anos oitenta, surge a Aprendizagem Cooperativa que uma forma especfica de aprendizagem colaborativa em que os estudantes trabalham em pequenos grupos, de 2 a 4 elementos, face a face, numa atividade estruturada, sendo avaliados tanto individualmente quanto coletivamente. As atividades cooperativas e colaborativas podem ter diferentes objetivos do domnio de habilidades bsicas ao pensamento abstrato; utilizam a investigao de problemas significativos e reais e baseiam-se tambm na teorizao sobre as mltiplas inteligncias de Howard Gardner e sobre a inteligncia coletiva de Pierre Levi. Para esses referenciais tericos, aprender significa somar foras

desenvolvendo vrias habilidades de comunicao e anlise crtica, trocando saberes, enfim, lidando e resolvendo conflitos. A Aprendizagem Colaborativa, que uma tcnica consensual ou preferencial de educadores ambientais, encontra fundamentos nas teorias dos sistemas vivos de Maturana e Varela e na Teoria Sistmico-Ciberntica. No se assustem! Esses nomes e suas respectivas teorias estaro melhor detalhados na UNIDADE III Olhe, sabemos que poderamos ainda continuar buscando bases tericas para mais conceituaes sobre o conhecimento e sua construo, sobre tecnologias de comunicao e ainda sobre a influncia desses aspectos sobre os processos de ensino e aprendizagem, porm, todo texto deve ter seu ponto "quase final", o deste apenas o depoimento sobre a expectativa de que as novas TIC sejam mediadoras teis para a integrao de populaes excludas pelas distncias, seja geogrfica, cultural ou social.

Voc lembra que Frum significa lugar para a discusso e que combinamos a garantia deste espao? sua vez de falar, o professor

presencial marcar. Entre no frum e participe dando sua opinio sobre o texto introdutrio que acabamos de ler.

47

TIC e Historicidade

Os conceitos de Tecnologias da Informao e Comunicao devem se arraigar em princpios ideolgicos considerando como bases a historicidade e a espacialidade. Voc pode at estar se perguntando por qu? Lembre-se que as necessidades de interao humana, mesmo as mais bsicas, sempre nos levaram a encontrar meios que possibilitassem nossa satisfao de nos relacionarmos com o outro. O que so esses meios? So exatamente as tecnologias de informao e comunicao. Rapidamente, e sem nenhuma pretenso de, neste momento, nos aprofundar na historicidade, lembremos de alguns remotos meios que os homens utilizaram para se comunicar e, com eles, construir e se constituir sujeitos da cultura de seu tempo. Os sinais de fumaa e os sons produzidos por tambores eram utilizados por civilizaes antigas para a transmisso de mensagens. Lembra das pinturas rupestres (aqueles super antigos desenhos nas pedras) e dos hierglifos (antigos escritos em papiros)? Voc concorda que essas formas to antigas tambm so verdadeiros relatos de fatos acontecimentos marcantes para aquela gerao? Ainda primitivamente, a orientao pelos astros, o surgimento da matemtica, da bssola, da escrita; as Cartas do apostolo Paulo! Estes, e tantos outros so avanos tecnolgicos que contriburam significativamente para a mudana nas comunicaes e, consequentemente, na maneira do homem pensar e agir. Vamos dar um pulo enorme desses tempos remotos para o tempo da informtica e tecer algumas consideraes sobre a importncia do computador e da internet como ferramentas facilitadoras ao ensino e aprendizagem. Lembre que 4

48

outras mdias sero exploradas na segunda parte desta disciplina, isto , na Tecnologia da Informao e Comunicao II. Vamos ao computador? Ao considerar a aplicao do computador na Educao, ou qualquer outro produto tecnolgico, preciso ter claro, e em destaque, que a aprendizagem, a aquisio de um conhecimento novo, melhor se d com o engajamento pessoal do aprendiz, j que nenhuma mquina pode colocar conhecimento em uma pessoa... concorda? A mquina pode e deve ser usada para ampliar as condies do aprendiz de descobrir e desenvolver suas prprias potencialidades caracterizando-se como uma ferramenta, e o seu uso adequado, como um recurso didtico. Qualquer componente que se queira inserir na educao exige que se tenha conhecimento de sua aplicabilidade, isto , se est apropriado, tanto para o uso pedaggicometodolgico, como est condizente com a realidade scio-cultural daquela comunidade. Partindo dessas reflexes, voc acredita que possvel pensar o uso do computador/Internet, e/ou outras tecnologias, como instrumentos tecnolgicos que podem potencializar as possibilidades de aprender? Nessa era da informao, o computador, ao ser inserido na economia e na sociedade, mais do que todas as outras inovaes tecnolgicas, provocou uma avalanche de mudanas como nunca se viu na histria das civilizaes. Em nenhuma outra poca houve tantas inovaes em to pouco tempo. Muitas invenes causaram impacto em relao ao passado, mas, a diferena que fez a diferena foi o uso dos computadores, principalmente em rede. As novas tecnologias, alm de alterarem o ritmo em vrios setores da vida cotidiana, trouxeram ganhos incrveis em termos de rapidez e eficincia na comunicao, organizao, armazenamento e recuperao de informaes. Diversas atividades humanas so realizadas com mais rapidez e eficcia, distncias fsicas so superadas, pois a mdia eletrnica possibilita a informao circular em tempo real. Tudo parece avanar em ritmo mais rpido, as redes de computadores disponibilizam para a Educao a possibilidade de novas opes de espao e de tempo que antes no existiam na prtica pedaggica; contudo essas opes ainda no esto plenamente exploradas, pois percebe-se uma inrcia em se querer manter 4

49

nos caminhos j conhecidos. preciso buscar as novas possibilidades de interao, mestre-aluno, nessas novas opes de espao-tempo. Faamos juntos outra reflexo importante sobre a Internet que com relao aos contedos. Sabemos que contedos teis e aplicveis ao processo de aprendizagem existem aos milhares na Web, mas, como encontr-los, se com ferramentas de busca somente possvel filtrar assuntos por palavras-chave, mas no por relevncia, nvel do aluno, formato de mdia, e outros parmetros? Devemos deixar claro que isso no deficincia da Internet, j que no foi projetada, inicialmente com fins educacionais e, mesmo assim, se tornou um poderoso meio de comunicao e de distribuio de informao. Cabe aos educadores realizar pesquisas e passar informaes de sites educacionais aos seus alunos. Voc concorda que, como facilitadora de acesso informao, a Net potencializa novas oportunidades para aprender? Como exemplo, podemos citar alguns recursos (difceis de criar no papel ou de uso no convencional em sala de aula) que so facilmente disponibilizados em um ambiente on-line. Por exemplo: a) um estudante de lnguas pode escutar um udio, um clipe sobre assuntos de seu interesse; b) um instrutor encontra, on-line, um caso de estudo interessante e adequado para seus alunos e disponibiliza o endereo da pgina web no grupo de discusso da classe e prepara uma tarefa a ser desenvolvida por seus alunos; c) slides, simulaes, bancos de dados, listas de discusso, Pod casting e outros recursos, so encontrados facilmente! Todas essas so ferramentas que podem viabilizar uma aprendizagem mais fcil.

O uso de toda essa novidade tecnolgica deve nos fazer refletir no s sobre a aquisio do conhecimento, mas, e, sobretudo, de sua disseminao e arquivo, j que o avano, cada vez mais rpido da aplicao das descobertas da cincia na sociedade, onde as ltimas inovaes suplantam e 4

50

substituem as anteriores, tem, como efeito colateral, a diminuio do perodo de vida til de qualquer conhecimento que tenha relao com tecnologia.

Para refletir: Aps essa leitura, como voc conceitua TIC? Ento anote: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Agora, voc pode ir Plataforma, na Biblioteca, e registrar suas reflexes sobre a importncia do computador entre as TIC.

51

Unidade II Subunidade II O uso das NTIC: Mdias para a Educao.

As novas TIC como agentes de transformao

Voc est lembrado que combinamos dar um pulo enorme e entrar na era da informtica? No que NTIC sejam resumidas ao computador e internet, ao contrrio, as mdias impressas e udio-visual tm um papel preponderante, em nosso tempo, como agentes formadores transformadores da cultura; lembre-se que vamos trabalh-los no prximo Modulo (TIC II). Ento? Podemos voltar reflexo sobre o uso do computador para a educao? Ainda comum ouvir a afirmao de que o computador moderniza e facilita a educao. Ser que uma ferramenta, por si s, pode transformar uma atividade? Ser que, simplesmente, por se usar uma caneta de modelo mais novo, pode-se melhorar o contedo de um texto? Esse o velho mito de ver no "novo" a "soluo salvadora". Com as mudanas, cada vez mais rpidas, na nossa sociedade moderna, s vezes difcil manter as coisas nas suas devidas propores. Uma ferramenta um objeto criado pelo homem para intermediar ou amplificar uma ao humana. O que torna a ferramenta apenas uma parte dos recursos a serem empregados ao se pretender atingir um objetivo. Ao considerar a aplicao do computador na Educao, ou qualquer outro produto tecnolgico, preciso ter claro, e em destaque, que a aprendizagem, a aquisio de um conhecimento novo, necessita do engajamento pessoal do aprendiz, pois nenhuma mquina pode colocar conhecimento em uma pessoa. Ela 5

52

pode ser usada para ampliar as condies do aprendiz de descobrir e desenvolver suas prprias potencialidades. Por esse motivo, caracterizar uma ferramenta em si, em vez de o seu uso adequado, como um recurso didtico, uma impropriedade. Qualquer componente que se queira inserir na educao exige que se tenha um prvio conhecimento de sua aplicabilidade; assim, deve-se definir o que apropriado no seu emprego em termos de contedo, metodologia e objetivos. de suma importncia lembrar que o contedo de cada disciplina tem caractersticas prprias que exigem solues especficas. Voc concorda que possvel pensar no uso do computador como um instrumento tecnolgico que, se usado adequadamente, pode potencializar as possibilidades do aprender? Faa suas anotaes: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

53

O computador: um instrumento que potencializa as possibilidades do aprender.

Nesta era da informao, o computador, ao ser inserido na economia e na sociedade, mais do que todas as outras inovaes tecnolgicas provocaram uma avalanche de mudanas como nunca se viu na histria das civilizaes. Em nenhuma outra poca houve tantas inovaes em to pouco tempo. Muitas invenes causaram impacto em relao ao passado. Mas a diferena que fez a diferena foi o uso dos computadores. Em todas as reas onde aconteceu um salto tecnolgico, em evidncia ou na retaguarda, estava o seu uso. As novas tecnologias alteram o ritmo em vrios setores da vida cotidiana. Trouxeram ganhos incrveis em termos de rapidez e eficincia na comunicao, organizao, armazenamento e recuperao de informaes. Diversas atividades humanas so realizadas com mais rapidez e eficcia, distncias fsicas so superadas, a mdia eletrnica possibilita a informao circular em tempo real. Tudo parece avanar em ritmo mais rpido. Mas, transmitir uma informao bem diferente de saber se o outro, o recebedor da informao, a compreendeu. A despeito das tentativas, no se tem conseguido acelerar mecanicamente, de forma padronizada, o tempo de aprendizagem. Esse um processo de construo que tem uma durao prpria a cada indivduo e que exige seu engajamento. Essa uma particularidade essencial da educao: ensinar no igual a repassar informaes, e aprender exige uma adaptao e reconstruo das informaes recebidas, comparadas e examinadas com os conhecimentos j 5

54

consolidados de uma forma no-linear, no-sequencial e em um ritmo varivel de indivduo para indivduo. Este um desafio que a tecnologia no pode resolver de modo mecnico. preciso trabalhar mais na busca de uma maior compreenso do fenmeno humano da aprendizagem e de como as mudanas que as novas tecnologias trazem s atividades humanas podem ser incorporadas em um modelo educacional. O grande diferencial, que as redes de computadores colocam para a Educao, o de possibilitar novas opes de espao e de tempo que antes no existiam na prtica pedaggica; sabemos, porm, que essas opes ainda no esto plenamente exploradas. comum haver certo temor em se trilhar novos caminhos, , geralmente, prefervel mantermo-nos em caminhos j conhecidos. Reflita! Voc j pensou sobre as novas possibilidades de interao entre mestre-aluno via internet? Como essas novas opes de espao-tempo podem trazer resultados benficos? Essa resposta deve ser fruto da construo de uma educao compartilhada entre os sujeitos produtores do conhecimento. No que se refere Educao, a Internet consegue ser o paraso e o inferno ao mesmo tempo. Contedos que podem ser teis e aplicveis no processo de aprendizagem existem aos milhares na web. Navegando, possvel filtrar assuntos por palavras-chave, por relevncia, nvel do conhecimento, formato de mdia, e outros parmetros. A Internet um poderoso meio de comunicao e de distribuio da informao, e mesmo no tendo sido projetada, no seu incio, com finalidade educacional, uma facilitadora de acesso informao, um meio potencializador de novas oportunidades para aprender.

Ensinar no igual a repassar informaes, e aprender exige uma adaptao e reconstruo das informaes recebidas, comparadas e 5

55

examinadas com os conhecimentos j consolidados, de uma forma no-linear, nosequencial e em um ritmo varivel de indivduo para indivduo.

Antes de passarmos para o contedo seguinte, vamos conversar um pouco sobre essas questes? O que se pode depreender, hoje, por ensinar, aprender, TIC, uso da internet... Vale a pena dar uma paradinha, no?

J sabe! No v esquecer! Voc pode reunir um grupo de colegas para um debate prvio e, em seguida... Vamos trocar idias! O Professor ministrante pode combinar um batepapo virtual.

56

Conceitos iniciais sobre Objetos de aprendizagem

Preparado para continuar? Vamos iniciar uma viagem ao mundo dos objetos de aprendizagem! Primeiro, gostaramos de saber o que voc pensa a respeito, para isso, faa um pequeno resumo e, aps anotar em seu caderno, guarde-o para apresent-lo em nosso Encontro Presencial. Para definirmos, de forma bem simples, objetos de aprendizagem podemos dizer que estes so as ferramentas utilizadas pelo ensinante para transmitir um ensinamento ao aprendente; entre as variaes dos objetos de aprendizagem, podemos enumerar desde o apagador, livros didticos, cartaz, uma foto, ou qualquer outro recurso que possa ser usado como ferramenta para a transmisso de uma mensagem, de um ensinamento. No caso dos recursos digitais, que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos, so capazes de formar um ambiente de aprendizado rico e flexvel, podendo reduzir o tempo de construo ou desenvolvimento de um aplicativo, diminuir a necessidade de instrutores especialistas e at mesmo diminuir os custos com a compra de materiais prfabricados que, na maioria das vezes, no atendem s necessidades. Esses objetos de aprendizagem podem ser usados como recursos simples ou combinados para formar uma unidade de instruo maior. Podem tambm ser usados em um determinado contexto e depois reutilizados em contextos similares. Por exemplo, recursos on-line produzidos para estudantes de Letras podem, com alguma remontagem, ser ajustados para estudantes de Pedagogia. Um professor, para ilustrar uma aula, pode obter na Internet imagens, vdeos e outros objetos que estimularo muito mais a aprendizagem.

57

Voc compreendeu que, no exemplo dado, as imagens, ao serem combinadas com textos e mais algum elemento que possa causar uma reflexo no aluno, podem ser consideradas como objetos de aprendizagem.

Caractersticas para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem a) Em primeiro lugar, todo objeto de aprendizagem deve ter: um objetivo educacional claramente definido, sua aplicao no restrita a um nico contexto e, principalmente, um elemento que estimule a reflexo do estudante. b) Instrutores e aprendizes devem encontrar facilmente os recursos digitais para a gerao do objeto. c) Objetos digitais podem ser armazenados em banco de dados, que tambm so conhecidos como repositrios. Essa caracterstica tem um particular benefcio em termos de recuperao. Os repositrios asseguram que o usurio pode encontrar contedos com padres em termos de nvel, qualidade e formato. d) Objetos de aprendizagem devem ser projetados para serem teis sem causar problemas de atualizao de hardware ou de software. Devem seguir os padres j consolidados e amplamente conhecidos e usados para no causar dificuldades ao usurio. Idealmente, so criados para uso independente de plataforma, navegador de Internet ou software, e maximizado para uso em ambiente web. e) Recursos on-line ou objetos de aprendizagem podem ser criados em qualquer mdia ou formato: applet Java; animao flash; vdeo ou udio clipe; foto; apresentao PowerPoint; website. f) Objetos de aprendizagem podem variar muito de tamanho. Um objeto pode ser uma simples fotografia sobre um monumento histrico (pode ser usada 5

58

para enriquecer um aprendizado: fatos histricos, arquitetura de poca, mtodo de fotografia, etc.). Essa fotografia pode ser incorporada em uma pgina web ou numa apresentao PowerPoint para aulas sobre histria da cidade, histria da poca, histria do personagem, arquitetura ou fotografia. g) Uma imagem, referida no exemplo, para ser considerada um objeto de aprendizagem, precisa ter as caractersticas de identificao, localizao, autor, data, etc., a que denominamos de referenciao. h) Um udio ou um vdeo sozinho, ou com outros aplicativos, pode constituir ou compor um objeto de aprendizagem, desde que devidamente referenciados, com objetivo claro de aplicabilidade e estmulo aprendizagem. Creio que deu pra comear a perceber a importncia de um objeto de aprendizagem. Agora, voc j pode pensar naquele desafio lanado, lembra? Voc pode se preparar para fabricar o seu prprio objeto! Talvez voc ainda no tenha total segurana para essa proposta, no se preocupe! Tudo ainda muito novo para todos, pelo menos no nosso pas! Vale lembrar que estamos juntos nessa! Temos a confiana de que j vencemos alguns degraus, estamos em um curso a distncia! Precisamos buscar a conscincia de que Educao a Distncia, como proposta de ensino-aprendizagem, nos conduz a pensar um novo modelo de comunicao capaz de fundamentar e instrumentalizar novas estratgias didticas a partir de estudos e experincias comunicacionais, tanto tericas como prticas, a fim de que surjam novos modelos de comunicao, nos quais um "emissor" no apenas transmita mensagens, mas promova processos dialgicos interativos.

Hoje, como a comunicao se concretiza por diversos meios, podendo ser utilizados vrios recursos de multimdias, ela deixa de ser de natureza unicamente lingustica para assumir uma natureza semitica. So muitos os elementos (sons, imagens, fotos, vdeos, movimentos) possveis para serem utilizados pelos especialistas em recursos didticos, para garantir a qualidade da relao entre professor, aluno e ensino-aprendizagem. 5

59

V a m o s

e n t o

n a v e g a r...

V is ite o s s ite s - R e p o s it r io s :
w w w . m e r lo t . o r g w w w .e o e .o r g w w w . r iv e d . p r o in f o . m e c . g o v . b r w w w . s o c o r r o b e lt r a o . u n ir. b r

importante dar-se conta de que na sociedade moderna, "a pedagogia das certezas est sendo substituda por uma pedagogia do problema", em que o saber pr-fixado cede lugar busca da informao para a construo contnua do conhecimento. Vamos apresentar dois objetos de aprendizagem com estmulo produo dos que sero construdos no Curso. Estamos tentando auxili-los na busca prazerosa da descoberta. Este o papel do professor: mostrar ao aluno que ele pode descobrir.

O udio Sons da floresta, que consiste na caracterizao de um ambiente atravs de recursos sonoros, foi produzido pela Prof. Dr. Socorro Beltro para o curso de Mdias para a Educao (MEC UNIR - E-proinfo).

O professor ministrante indicar um vdeo da Web que voc deve assistir e fazer seus comentrios, depois de suas reflexes sobre a 5

60

possibilidade de se utilizar um vdeo como objeto de aprendizagem. Sugira alguns: ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Estamos terminando, quer dizer, chegando ao ponto quase final desta Unidade! A seguir, voc encontra um texto para leitura complementar que tambm nos preparar para o Encontro Presencial que j deve estar agendado pelo professor ministrante.

Linguagem, Ideologia e poder no processo udio-visual.

A linguagem audiovisual, na atual sociedade, enquanto mecanismo de transmisso ideolgica e manifestao de poder, revela-se no apenas como um objeto de estudo, mas sim como uma necessidade para a formao de indivduos reflexivos. Nesse contexto, partimos do pressuposto que a linguagem, a palavra em si, vem carregada de significaes, expressa as diversas relaes historicamente construdas, "arena" de conflitos, persuases, compreenses, etc. Assim, medida que for sendo construda a reflexo da linguagem na perspectiva da totalidade, estar sendo perseguida a compreenso da mesma enquanto formadora de conscincia de indivduos. Pretendemos, por meio desta pesquisa, evidenciar o 6

61

carter ideolgico presente nas mensagens audiovisuais e mais especificamente na linguagem televisiva. Imagens e sons tm, cada vez mais educado crianas, jovens e adultos, formando, assim, a sua inteligibilidade e sua compreenso do mundo. Com vistas a compreender o carter ideolgico da realidade nas interaes sociais, estaremos nos reportando a Bakhtin o qual afirma:
Na realidade, no so palavras o que ns pronunciamos ou escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou ms, importantes ou triviais, agradveis ou desagradveis (...). A palavra est sempre carregada de um contedo ou de um sentido ideolgico ou vivencial (BAKHTIN, 1997, p. 95).

Entendemos que a linguagem televisiva fornece relaes do mundo externo para o sujeito que dele se apropria socialmente, ideologicamente, histrica e culturalmente. A televiso refletiria um movimento dinmico, exterior ao sujeito, participando ativamente da construo de sua conscincia atravs de textos mensagens organizadas. importante assinalar ainda que a linguagem mediadora da interiorizao de contedos determinados histrica e culturalmente, permitindo que esses, organizados, determinem a natureza social dos seres humanos e, consequentemente, determinem sua natureza psicolgica. A TV fornece elementos que contribuem para a construo da subjetividade dos indivduos, para os processos ideolgicos que so componentes desta subjetividade e para os valores da rede do universo de significaes. Como meio de comunicao de alcance nacional, a televiso, mesmo quando no procurou exercer essa funo educativa e normativa, introduziu novos elementos bastante importantes no falar nacional. Segundo a linguista Telma Domingues da Silva, antes do rdio e da TV, no se falava em lngua oral culta nos estudos lingusticos. A lngua oral era ento somente objeto de descrio lingustica, ou seja, a lingustica no normativa como a gramtica, no vai dizer o que est certo ou errado. A prpria descrio lingustica, porm, voltando-se para as diferenas de fala enquanto, digamos, 'dialetos socialmente diferenciveis, vai, em um segundo momento, distinguir tambm na lngua oral padres mais ou menos prximos aos padres normativos da escrita. Esse movimento metodolgico nos estudos lingusticos acompanha, vamos dizer, a difuso dos meios eletrnicos de comunicao, tornando-se, nesse sentido, um instrumento de tratamento dessa 6

62

formalizao do oral atravs da mdia. Estaria sendo buscado, assim, a imagem de uma lngua oral culta, conceito que se produziu a partir de alguns dos estudos lingusticos. Tendo em perspectiva principalmente o telejornalismo, a pesquisadora afirma que a televiso inscreve a sua enunciao no imaginrio, que marcada por um jogo entre familiaridade, e intimidade. A presena (imagem) do locutor diariamente produz familiaridade e a presena da televiso como eletrodomstico produz intimidade. Da a mdia procura por uma imagem 'mais coloquial' da lngua, como parte dessa familiaridade e intimidade, que ela busca produzir na sua enunciao para o pblico brasileiro. O texto produzido para ser lido pelo locutor jornalstico diferente da linguagem escrita, um texto para ser falado, tem-se "a imagem da lngua oral em jogo". Ao mesmo tempo em que a enunciao deve parecer coloquial, informal, deve ser tambm correta, formando uma oralidade culta. A imagem do que correto, e do que no , resulta, pois, de uma diferena entre a fala de algum que foi escolarizado e de algum que no o foi. Segundo linguistas e pesquisadores da comunicao, a influncia da imprensa televisiva teria sido to grande que, ao ser vista pela imprensa escrita como concorrente, fez com que os jornais e revistas procurassem aproximar-se dos efeitos da televiso. Da surgiria o aumento do uso de fotos (maiores, em maior quantidade, e at coloridas), o uso de grficos explicativos e, principalmente, a tentativa de adotar uma linguagem escrita mais simples, aproximando-se do coloquial, por parte da imprensa escrita.

com muita alegria que vamos realizar o nosso to esperado encontro!

63

Unidade III AMBIENTES VIRTUAIS: Novas Concepes de Educao

Suponho que em toda sociedade a produo do discurso ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuda por certo nmero de procedimentos que tm por funo conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento. (Foucault - A Ordem do Discurso,1996).

Apresentao

Voc deve estar lembrado que o Mapa Conceitual mostra a Unidade III dividida em duas subunidades: c) Subunidade I Novas Teorias: Novos paradigmas de Educao. d) Subunidade II Ambientes Virtuais e Recursos Educacionais na Web. Como voc pode ver pelos ttulos das subunidades, os contedos desenvolvidos nesta unidade tm por fim dois objetivos primordiais: a) apresentar (aos que por acaso ainda no conheam) os tericos mais modernos que subsidiam nosso trabalho nos servindo como referencial terico-metodolgico para fonte de pesquisa; b) ajudar (para os que ainda necessitam) na compreenso do que seja um ambiente virtual de aprendizagem e do que significa ambiente virtual como um recurso da Web que pode nos ajudar como ferramentas nos processos de ensinar e de aprender. Voc j deve ter concludo que o meio a ser mais explorado neste captulo o computador, j que ele o veculo dos ambientes virtuais de aprendizagem que, por sua vez, influenciam nas concepes de educao via Internet. Em primeiro lugar, faremos uma mostra panormica dos referenciais 6

64

tericos que sustentam novos paradigmas de aprendizagem neste terceiro milnio. Focando para o paradigma da Aprendizagem Ciberntico-Sistmica, nos

centraremos em tericos como: Humberto Maturana, Niklas Luhmann, Howard Gardner e Pierre Lvy, uma vez que so esses autores alguns dos que pensam o conhecimento como criaes reciprocamente construdas entre todos os seres vivos em um processo de aprender que dura a vida inteira. Em consequncia do primeiro lugar, o segundo uma reflexo sobre a noo do uso do computador enquanto mdia educacional. Por fim, demonstraremos, de forma generalizada e no aprofundada, os principais Ambientes Virtuais da WEB no Brasil de hoje, pois, amanh, surgiro muitos outros porque a rede cresce sem parar! Sobre o ambiente Moodle, daremos mais alguns detalhes, em virtude de ser ele o que vamos visitar muito! No se preocupe, no queremos sobrecarreg-lo com demasiadas informaes. Temos muitos outros mdulos pela frente! A seguir, voc ver que colocamos uma tabela para retratar a evoluao das Teorias de Aprendizagem. Nosso objetivo ajud-lo a situar-se nesse processo histrico e principalmente analisar a teoria que estamos vivenciando hoje.

P re p a ra d o s?

V a m o s

c o m e a r

n o s s a

e n t o v ia g e m ?

65
TABELA 1 TEORIAS DE APRENDIZAGEM TEORIA Tericos Behaviorista Guthrie, Hull, Pavlov, Skinner, Thorndike, Tolman, Watson >Mudana de comportamento Cognitivista Ausubel, Bruner, Gagne, Koffka, Kholer, Lewin, Piaget >Processo mental interno (memria, percepo, insight, processamento de informao) >Estruturao cognitiva interna Humanista Maslow, Rogers Aprendizagem Social Bandura, Rotter Construtivista Dewey, Piaget, von Glasersfeld, Vygotsky, Candy, Lave, Rogoff >Construo de significado a partir da experincia pessoal, social e histrica Ciberntico-Sistmica Humberto Maturana, Niklas Luhmann, Howard Gardner e Pierre Lvy >Reconstruo de conhecimentos na interao dialtica (conversao) com o outro

Viso do processo de aprendizag em Lcus da aprendizag em

>Ato pessoal direcionado realizao do potencial individual >Necessidades afetivas e cognitivas

>Observao e interao com os outros no contexto social

>Estmulo oriundo do ambiente externo

>Interao entre pessoa, comportamento e meio-ambiente >Propiciar novos papis e comportamentos

>Construo interna da realidade pelo indivduo

Finalidade da educao

>Produzir mudana comportamental na direo desejada >Organizar o ambiente de aprendizagem para promover a resposta desejada > Objetivos comportamentais > Ensino baseado na competncia > Treinamento e desenvolvimento de habilidades

>Desenvolve capacidades e habilidades para aprender melhor >Estruturar o contedo da atividade de aprendizagem >Desenvolvimento cognitivo Inteligncia, aprendizagem e memria como funo da idade > Aprender a aprender

>Auto-realizao e autonomia pessoal

>Construir conhecimento

Papel docente

>Facilitar o desenvolvimento da pessoa plena

>Modelar e orientar novos papis e comportamentos

>Facilitar e negociar significados com o aprendiz

>Intersubjetividade >interao criativa e reciprocamente constitutiva entre os seres vivos e seus nichos vitais >Processo de xito crescente num meio determinado via ativao contnua da capacidade adaptativa/evolutiva >Criao e manuteno de uma ecologia cognitiva onde possam emergir experincias de aprendizagem > Sociedade aprendente > Aprender a vida inteira > Epistemologia evolucionria > TIC: Tecnologia de Informao e Comunicao > Teoria da Aprendizagem Colaborativa ou Cooperativa > Teoria das Mltiplas Inteligncias > Hipertexto

Palavraschave

> Andragogia > Aprendizagem auto-dirigida

> Socializao > Papis sociais >Mentorar >Tutorar > Locus de controle

> Aprendizagem experiencial > auto-dirigida > Comunidade de aprendizes > Transformao de perspectivas > Prtica reflexiva

66

Aps a leitura do texto de apresentao e da anlise da Tabela 1, gostaramos que voc anotasse as principais transformaes que o processo histrico causou na educao, principalmente sobre dois aspectos: a) Finalidade da educao. b) Papel do docente

Escreva um texto crtico sobre as concluses a que voc chegou, anote em seu Dirio de Bordo, certamente seu tutor a distncia o encaminhar para as apreciaes do Professor.

O tutor a distncia agendar a data do Frum para a troca de idias, com certeza sua opinio contar muito! At l!

67

Unidade III Subunidade I Novas Teorias: Novos paradigmas de Educao

Estudar a Distncia estudar sozinho?

Sabemos que voc tem o manual do aluno e as orientaes dos tutores para ajud-lo; contudo, antes de iniciarmos, de fato, nossa temtica, convidamos a um refrescar de memria sobre a estrutura disponibilizada para o curso e os comportamentos que, ao se tornarem hbitos, lhe ajudaro em um melhor rendimento instrucional. Vamos l? Por partes, claro! Atitudes a) Reserve um espao adequado e um tempo fixo para seus estudos. b) Fixe um plano de estudo priorizando os contedos mais complexos. c) Forme grupos de estudo, dois pensam melhor que um! d) Crie um bom relacionamento com seus colegas, professores, tutores e demais envolvidos. e) Tenha uma frequncia virtual constante, no somente para cumprir os prazos das atividades propostas, como para estar conectado!

Apoio humano a) Professor conteudista e presencial 6

68

b) Tutoria Presencial e a Distncia c) Equipe pedaggica d) Coordenador de plo e) Tcnico em Informtica f) Bibliotecrio g) Auxiliar para Secretaria Infra-estrutura a) Laboratrio Pedaggico (de ensino, extenso e pesquisa) b) Laboratrio de informtica c) Biblioteca Eadteca d) Recursos tecnolgicos compatveis com os cursos que sero ofertados e) Secretaria f) Sala de coordenao g) Sala de aula h) Sala de reunies i) j) Sala de tutoria Sala de videoconferncia

k) Recursos humanos.

Meios de interao para a aprendizagem a) Sala de aula para encontros presenciais b) Sala de vdeo-conferncia c) Ambiente Virtual: aula on-line, e-mail, frum, Chat, sites de busca pesquisa, Podcast, Pasta individual para o seu dirio de bordo (Portflio), vdeos, udios, etc. d) Telefones, fax e e-mails das instituies para contato com os professores, tutores e coordenadores e) Material impresso com dilogo didtico f) Encarte de material em CD e ou DVD g) Material didtico disponvel na Web 6

69

Depois desse refrescar de memria, vamos trabalhar as principais bases tericas dos autores que referendam as concepes da Teoria da Educao Ciberntico-Sistmica? No se preocupe com estas novidades! Lembre, voc sempre ter com quem contar para uma assistncia metodolgica e pedaggica com relao interatividade com as ferramentas virtuais e aos contedos.

EDUCAR
CONHECER ENSINAR APRENDER

70

Novas Teorias - Educar: Aprendendo a aprender e a ensinar

Novos tempos, novos comportamentos, novas formas de aprender a aprender e de aprender a ensinar! Cremos que voc j deve ter feito uma crtica sobre essas modificaes na educao e nas relaes sociais. Nossos conceitos de temporalidade e, principalmente, de espacialidade precisam ser revistos. Neste texto, apresentaremos, brevemente, o pensamento dos principais autores

contemporneos que fundamentam a Teoria da Aprendizagem CibernticoSistmica (conforme tabela 1). Comecemos com Humberto Maturana, bilogo chileno, que, em seus pensamentos, associa o fenmeno do conhecimento construo da linguagem. Para ele, o conhecimento uma construo da linguagem e esta, por sua vez, construda nas relaes emocionais do ser humano; logo, viver-conhecer esto diretamente relacionados com as prprias organizaes das nossas relaes. O conhecimento emerge das relaes humanas, e a criao recriao dos espaos relacionais entre todos os animais (racionais e irracionais) e as mquinas se formatam no sistema social, e este social deve ser por ns entendido como domnio de condutas relacionais fundadas na emoo. Partindo desse pressuposto, fica fcil fazermos, assim, a relao entre emoo e ao educativa, voc concorda? Depois de lanada esta sementinha, pedimos que voc d uma olhada na net, procure no site www.wikpedia.com.br, os autores que trabalharemos a seguir neste captulo. Percebeu? que tal registrar aqui suas principais reflexes? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 7

71

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Apresentamos Niklas Luhmann que, alm de ser um dos principais representantes da sociologia alem, contribui fortemente para a fundamentao terica da corrente que acredita no uso das TIC como elemento de transformao da educao via comunicao tecnologia, j que em sua teoria o elemento central a comunicao e a sociedade integrando um sistema abrangente. O autor define um sistema como um ambiente complexo cuja diviso a fronteira entre ele mesmo (o sistema) e o ambiente: um exterior, infinitamente complexo, e um interior. O Interior do sistema uma zona de reduo de complexidade: a comunicao, no interior do sistema, opera selecionando apenas uma quantidade limitada de informao disponvel no exterior, usando como critrio o sentido; o sentido que opera toda a sistematizao do pensamento, ou seja, o pensamento sistmico constitui os homens e as sociedades. Vamos anotar as principais reflexes? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Howard Gardner psiclogo e professor da Harvard Graduate School of Education e, nos ltimos doze anos, dedicou-se ao estudo de uma teoria que ele chamou de "inteligncias mltiplas", construda a partir da comparao entre testes de QI e desempenho, e que focaliza o homem e sua relao com os diversos sistemas simblicos, como a escrita e as imagens. Afirma que os testes de Q.I., a teoria piagetiana e a teoria cognitivista abordam a questo da aprendizagem humana dando um peso maior aos processos lgico e lingustico e ignoram a importncia da criatividade e da simbolizao nos processos de ensino e 7

72

aprendizagem. Os estudos mostram a existncia de diferentes modalidades de organizao neural para o ato de conhecer aprender e, obviamente, processar e armazenar informaes; esses estudos so de grande relevncia para a definio de inteligncia nos nossos dias. Gardner define sete inteligncias que atuam de forma harmoniosa e sistmica. Com base nesta linha de anlise, Howard Gardner estabelece ento que a INTELIGNCIA a capacidade de resolver problemas, de qualquer forma ou espcie, e que um sujeito no possui uma nica inteligncia, como algo fechado e imutvel, mas Mltiplas Inteligncias que podem e devem ser estimuladas e desenvolvidas, de tal forma a resolver qualquer problema. So elas: TEORIA DAS MLTIPLAS INTELIGNCIAS
Inteligncia Lingustica - Capacidade que um sujeito tem de se comunicar muito bem verbalmente ou por escrito, caracterstica esta notada nos polticos, oradores, escritores, poetas

Inteligncia Lgico-matemtica - Capacidade que um sujeito tem de lidar bem com os nmeros, clculos e com a lgica de forma geral.

Inteligncia Musical - Capacidade que tem um sujeito de ler, escrever e interpretar uma msica, ou at mesmo de comunicar-se por ela.

Inteligncia Espacial - Capacidade que um sujeito possui de visualizar, entender no plano algo de carter espacial. Como um arquiteto que desenha uma planta de um prdio de 40 andares, com seus respectivos detalhes internos e externos, ou ainda um navegador que se localiza num mapa de navegao.

73

Inteligncia Corporal Sinestsica - Capacidade que um sujeito possui de, com o seu corpo e o movimento provocado por ele, resolver um problema, fato este constatado nos atletas principalmente.

Inteligncia interpessoal - Capacidade que um sujeito tem de comunicar-se e relacionar-se muito bem com um grupo, entendendo a individualizao de cada membro, de tal maneira a conduzi-los, se necessrio, a um determinado objetivo.

Inteligncia intrapessoal - Capacidade que um sujeito tem de conhecer a si prprio, reconhecendo desta forma suas limitaes e desta forma encontrar caminhos e mecanismos para romper suas barreiras.

Mais

duas

inteligncias

se

encontram

em

fase

de

desenvolvimento mais avanada: A Inteligncia Natural e a Emocional. Em maior destaque, propaga-se a Inteligncia Emocional, que est diretamente relacionada s Inteligncias Pessoais (interpessoal e intrapessoal); tal destaque deve-se, em parte, por causa das campanhas de marketing executadas para venderem esta idia como "Inteligncia salvadora" de todos os problemas intra e interpessoais que, consequentemente, resolveriam os scio-econmicos da sociedade. Em virtude de as idias de Howard Gardner ser uma das principais bases da 7

74

Teoria Ciberntico-Sistmica (que adotamos), gostaramos de lhe propor um desafio: Desenvolva uma atividade lingustica jogo ou dinmica na qual possa ser desenvolvido um contedo relacionado leitura ou produo textual. Aps a realizao, relate aqui a experincia. Desenvolva sua criatividade! Boa Sorte! ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

O ltimo terico que lhes apresentaremos Pierre Lvy. Filsofo da informao, estuda as interaes entre a Internet e a sociedade e defende que os computadores interligados em redes mundiais podem favorecer o surgimento de uma inteligencia coletiva. Para Lvy, a Internet popularizou o espao de publicao, ou seja, atualmente h muito mais liberdade de publicao de textos e hipertextos (crnicas, ensaios, livros, udios, vdeos, etc.), pois que diminuiu o controle institucional que exercia uma espcie de filtragem entre autores e leitores consumidores. Hoje, quase todo mundo pode publicar textos sem precisar, por exemplo, de editoras ou redaes de jornais. H uma rede se formando, a cada minuto, com a adeso de novas pessoas e novos computadores que se conectam aumentando o ciberespao. Todas essas novidades nas telecomunicaes e na informtica nos levam a novas maneiras de pensar e de conviver; de nos construir e de construirmos novos sistemas relacionais, voc no acha? Lvy afirma que a comunicao interativa e coletiva a principal atrao do ciberespao, e que a Internet um instrumento de desenvolvimento social. A Net d a possibilidade de compartilhar uma memria, uma percepo e, assim, viver uma aprendizagem coletiva onde o conhecimento a troca entre os grupos. Colocamos uma figura representativa de uma pequena parte da rede mundial de computadores: A rvore do Hyperlink

75

Terminamos a subunidade I; ento, gostou? Agora voc j est mais familiarizado com alguns nomes de autores e termos que usaremos frequentemente. Para encerrar, gostaramos de registrar que foi Pierre Lvy o descobridor do Cdigo HTML que utilizado para a descrio de webpages e um dos principais responsveis pela popularizao da Internet, visto que torna a navegao pela rede mundial de computadores extremamente amigvel aos usurios. Voc sabia? Legal no ? Na prxima subunidade, trataremos da importncia do computador e dos ambientes virtuais. Lembramos que a abordagem no to aprofundada, j que esta disciplina de nivelamento, ou seja, tem como um dos principais objetivos dirimir as diferenas entre o conhecer dos aprendentes e, dessa forma, contribuir para uma maior homogeneidade de aquisio de contedos e aprendizagens referentes s TIC.

Gostaria de fazer umas anotaes sobre as principais reflexes? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 7

76

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Ento? Precisamos compartilhar idias? Que tal aproveitarmos as pesquisas on-line que foram feitas sobre os autores e anotar as concluses a que chegamos? Sugerimos que as anotaes se transformem em uma listagem das principais contribuies dos autores estudados para a construo dos atuais processos de aprender a aprender e de aprender a ensinar. Rena toda a coleta da pesquisa e escreva um texto dissertativo-argumentativo. Poste na Plataforma. Se voc sentir alguma dificuldade em executar esta tarefa, lembre-se: TUTOR!

77

Unidade III Subunidade II Ambientes Virtuais e Recursos Educacionais na Web.

Internet: Conhecimento & Educao

Antes de falarmos diretamente sobre os ambientes virtuais e seus recursos, vamos refletir um pouco sobre alguns pr-requisitos bsicos? Um desses requisitos mais bsico o advento da escrita, visto que no nada difcil pensar na facilidade de interao que essa trouxe para as pessoas; foi a partir dela que se tornou possvel um registro mais duradouro da oralidade, contudo, seu alcance, hoje, se tornou pequeno em relao aos meios de comunicao de massa. O advento da internet agrupou tanto a possibilidade de registro, como a ampliao da troca de informao, pelo amplo alcance a usurios, sem fronteiras geogrficas. Assim, atualmente, vivenciamos a universalizao circular, contnua e interativa do conhecimento. Como se todos esses fatores j no fossem extremamente imprescindveis nossa construo de humanidade, a internet vem quebrando o regime totalitrio, centralizado, monopolizado pelas classes dominantes. Embora haja empresas de monoplio de programas e equipamentos, seria uma criancice reduzir a REDE INTERNET s marcas das tais empresas. Voc sabe que a net , talvez, a nica coisa que existe no planeta que no poderia ser parada por nenhum poder polticoeconmico, e por qu? Porque virtual. Vamos pensar este conceito? Qual o seu primeiro impulso quando voc pensa na palavra VIRTUAL? Lvy faz uma analogia com a semente, ele diz que "o problema da semente..." 7

78

" fazer brotar uma rvore. ... A semente um problema mesmo que no seja somente isso. Isto significa que ela "conhece" exatamente a forma da rvore que expandir sua folhagem acima dela."(LVYl,1999). Isso significa dizer que, embora a semente seja somente uma semente, ela uma rvore, ja que nisto que se transformar em seu futuro. Percebeu? A semente uma rvore virtual! Ento, nosso primeiro impulso de pensar em virtual como algo desprovido de realidade errneo, o correto pensar: virtual real mesmo ainda nao sendo atual. Vamos ao caso de uma pesquisa, no mesmo site on-line, entre dois amigos: um no Brasil e o outro no Japo; lembre-se que eles esto dos lados opostos do globo terrestre, com um fuso horrio de 12 horas de diferena. Responda: em que lugar se encontra a informao, no Brasil ou no Japo? E em que tempo, no horrio brasileiro ou no japons? Ser que d pra ns respondermos? assim que se d a veiculao da informao na Net: um texto, um vdeo, uma msica ou qualquer outro arquivo on-line pode ser acessado em qualquer lugar e em qualquer tempo (desde que hospedado em um Portal Plataforma Ambiente); a rede estar transmitindo conhecimento, portanto, informando, ensinando e educando! Por isso, nosso olhar para as Plataformas ou Ambientes Virtuais volta-se para eles enquanto ferramenta para a educao, entendendo esta em seu mais amplo conceito que compreende desde a busca, em um site, por uma receita de bolo at a pesquisa dos mais complexos conhecimentos... sim, porque na Net, se pode navegar por guas rasas ou profundas! Ento, podemos concluir que, de acordo com os referenciais tericos que adotamos (e j os apresentamos), educar um processo contnuo que transforma desde as primeiras e mais simples atitudes aos mais complexos embasamentos que comporo as formaes discursivas, sociais e ideolgicas dos sujeitos em sociedade. Foi a partir desse pressuposto, sob essa perspectiva que resolvemos apresentar, em linhas gerais, os principais sites brasileiros. Lembre-se que j dissemos ser esta uma disciplina de introduo! Somente com relao ao MOODLE que nos deteremos mais, j que ele o ambiente de aprendizagem que estaremos utilizando durante o curso. Como j dissemos anteriormente, estudar a distncia significa repensar 7

79

mudanas nos comportamentos e criar hbitos para novos paradigmas de aprender a aprender e aprender a ensinar.

Vamos nos divertir? Faa uma busca na Eadteca e escolha uma msica no formato mp3, baixe o arquivo em sua pasta e depois envie para seus colegas. Esta experincia vai gerar um arquivo razovel de msicas que poder ser compartilhado e disponibilizado para todos. Experincias compartilhadas do muito mais alegrias!

80

As Plataformas e seus recursos

Plataforma, em seu conceito mais simples, significa espao de sustentao. No caso da Web, o que voc pensa que uma plataforma sustenta? Como se sustenta algo virtual? Quem e o que exatamente compem este algo? No so questes intrigantes? Vamos conversar? Muito bem, em primeiro plano, vamos tratar, em linhas gerais, do QUEM. O grande atrativo para as pessoas comporem esta rede a idia de se sentirem sujeitos multifacetados e, ao mesmo tempo, annimos (j que no so obrigatrios dados e fotos verdadeiras). Isso quer dizer que se sentem livres de senhores juizes como editores e crticos, por exemplo. O principio norteador que qualquer um de ns pode publicar seus trabalhos e realizar o sonho, para muitos, de ser autor. Em segundo plano, vem o QUE, que chamado de Provedor, Portal, Plataforma ou Ambiente de Aprendizagem, conforme for sua configurao, tamanho (em bits) ou destinao. Esse espao virtual funciona como se fosse um hotel, ou seja, o lugar que hospeda os sites (tambm chamados pginas da web websites webpages homepage); todas estas designaes so similares e podem ser traduzidas como Sistemas pelos quais voc se conecta Rede, lhe oferecendo diversas ferramentas de interao. Se tivssemos que escolher palavras-chave para qualific-los, diramos que suas principais funes so: integrar, gerar, compartilhar, divulgar, gerenciar, comercializar, informar e divertir, que se totalizam na palavra aprendizagem. Essas 8

81

funes so interativas no somente entre os usurios, mas tambm entre os prprios provedores. Vamos apresentar para vocs breves informaes sobre

alguns dos sites mais visitados no Brasil, mais uma vez lembramos que, quando tratarmos do moodle, daremos dicas mais detalhadas de como navegar: SITES FERRAMENTAS INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM

GOOGLE : www.google.com.br Ferramentas: Pesquisa Busca (em vrios idiomas), Guarda pginas da Ueb, Correio eletrnico G-mail, You tube, Orkut, Msn

Funes: Integrar, compartilhar, divulgar, gerenciar, gerar, comercializar, informar e divertir.

YAHOO: www.yahoo.com.br

Ferramentas: Pesquisa Busca (Yahoo! Cad?), Correio eletrnico Yahoo Mail, Servios de informao (shopping: compra e venda) empregos encontros notcias, Msicas, Links patrocinados, Listo OESP,Sites pessoais e Y! Internacional Funes: Integrar, compartilhar, divulgar, gerenciar, gerar, comercializar, informar e divertir.

TERRA: www.terra.com.br

Ferramentas: Pesquisa Busca, Correio eletrnico Terra Mail,Informaes Gerais (culturais, sociais, comerciais, etc.), Repositrio de fotos, Blog, Antivrus e firewall, Celular, Central do assistente, Disco virtual, Empresas, Fotolog, 8

82

Hospedagem de sites, Voip, Wi-fi, etc

Funes: Integrar, compartilhar, divulgar, gerenciar, gerar, comercializar, informar e divertir.

IG: www.ig.com.br

Ferramentas: Pesquisa Busca, Site de livre comrcio, Correio eletrnico IG Mail, Informaes Gerais (culturais, sociais, comerciais, etc.), Repositrio de fotos, Fotolog revelao, Servios de informao (shopping: compra e venda) empregos encontros notcias, Msicas vdeos, Antivrus e firewall, Celular, Central do assistente, Empresas, Hospedagem de sites, Wi-fi, Escritrio on-line, etc.

Funes: Integrar, compartilhar, divulgar, gerenciar, gerar, comercializar, informar e divertir.

MOODLE

83

Endereo: www.moodlebrasil.net Ferramentas: Plataforma Educativa suporte para Cursos a distncia, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos. Site Repositrio Ferramenta pedaggica Ambiente Colaborativo de

Aprendizagem que permite a concepo, administrao e desenvolvimento de aes de apoio ao processo ensinoaprendizagem. Funes: Integrar, compartilhar, divulgar, gerar, gerenciar, divertir e informar.

Em um Portal de Ensino/SITE, esto disponveis vrios servios didticopedaggicos e, principalmente, garantia de interatividade entre os usurios. Quando j se aluno de um curso, possvel a consulta de notas, impresso de boletos, acompanhamento do rendimento escolar, cadastro de dados pessoais, aula on-line e 8

84

outros recursos que garantem a qualidade do ensino a Distncia. Como havamos prometido vamos dar umas dicas gerais de navegao e, em seguida, tratar especificamente do Eproinfo. 1. Acesso ao Ambiente Certifique-se de que seu micro est conectado. Disponha do endereo do site que voc quer visitar. Localize nas barras bordas da pgina os tipos de informaes disponveis Escolha o que voc quer conhecer. Bom aprendizado!

2. Cadastro Criao de e-mail (usurio e senha).

3. Navegao Arquivo e Publicao Crie rotinas de estudo. Visite sites interessante e pesquise MUITO. Partilhe informaes: participe de chats fruns. Crie um banco de dados para arquivar as pesquisas interessantes (artigos, imagens, sons, vdeos, etc.). Garanta a qualidade de seu trabalho e garantir o espao para a publicao.

D e p o is d e s ta s in fo r m a e s , q u e ta l v is ita r o s s ite s a p r e s e n t a d o s?

85

Mande um e-mail, contendo um presente para todos os colegas de curso como recordao de sua viagem aos sites: msica, foto, vdeo, notcia, mensagem, etc. Voc decide sobre o que seus colegas achariam mais legal!

Algumas instrues de acesso e uso

Quem ainda no fez curso a distncia h de se perguntar: Como uma sala de aula virtual? Como o professor ministra uma disciplina on-line? Como enviar trabalhos e receber notas? So perguntas comuns e que, com o tempo voc vai ver que tudo muito simples, no h nenhum bicho-de-sete-cabeas. Vamos ver? 1 Acesso a) Endereo: www.moodlebrasil.netrecebe b) Cadastro: a equipe de informtica e os administradores do MOODLE na UNIR so responsveis pelo cadastro (usurio e senha) on-line. No se preocupe, voc recebe tudo por e-mail.

86

Caso voc queira mudar qualquer dado de seu cadastro, v ao item Dados Cadastrais e digite seu nome de usurio e senha; vai abrir uma janela com o formulrio, s preencher. Se quiser incluir sua foto, v ao campo Cadastrar foto. Ficou de jeitinho que voc queria? V ao link Alterar, pronto!

2 Cadastro A Plataforma Eproinfo envia por e-mail o nome de usurio que voc vai ter e a sua senha. Caso voc esquea, s ir ao link Esqueceu a senha?, colocar o n. de seu CPF e clicar; quando seu nome aparecer, clique em cima dele e pronto! Sua senha ser enviada automaticamente para o seu e-mail; 3 Recursos Didtico-pedaggicos Chat Frum Biblioteca Material do aluno Material do professor Notcias Agenda

A seguir, colocamos um grfico para tornar mais visvel os conceitos que trabalhamos; sugerimos que, a partir dele, voc possa escrever um texto como o seguinte tema: Plataforma Virtual pode ser um recurso para a educao? .

87

88

GRFICO: PLATAFORMA: Conhecimento & Educao

PLATAFORMA

COMUNIDADE ENSINANTE

CONHECIMENTO EDUCAO

COMUNIDADE APRENDENTE

Grfico: Dr. Maria do Socorro Beltro Macieira

89

Poste o texto que foi feito no ambiente de aprendizagem.

Tambm estamos deixando a indicao de nosso site para que voc possa conhecer nossa proposta de pesquisas e trabalharmos um pouco melhor.

SOCORRO BELTRO

Endereo: www.socorrobeltrao.unir.br Ferramenta Conceitual: Site pessoal e Repositrio de objetos de aprendizagem.

90

Ferramenta pedaggica de acesso s informaes sobre nossos Projetos de pesquisa e extenso, A objetos de aprendizagem construdos, podcast, fotos, comentrios e contatos.

Funes: Integrar, compartilhar, divulgar, gerar, divertir e informar.

Estamos concluindo, junto com o contedo desta unidade, a primeira parte do que nos propomos quando elaboramos o programa do componente curricular Tecnologias da Informao e Comunicao I e II. Como em qualquer construo, tambm para erguer nosso Curso com qualidade, precisamos de bases slidas. O conhecimento se acumula e se aprofunda, por isso, a segunda parte de nosso estudo, a TIC II, que uma mescla das principais mdias utilizveis para a educao, tem seu embasamento prvio na TIC I.

No decorrer deste componente curricular, no usamos esta plaqueta, pois, como conteudistas, no podemos determinar o momento para o Encontro Presencial, deixamos a critrio do Professor Ministrante. Bom encontro para todos e fiquem certos de que ns continuaremos torcendo por vocs, contem sempre conosco!

Abraos fraternos!

Socorro Beltro

91

REFERNCIAS: ALMEIDA, M. E. B. O Computador na escola: contextualizando a formao de professores. So Paulo, 2000. Tese (Doutorado Programa de Ps Graduao em Educao: Currculo) - Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. Trad. Maria Ermanita G. G. Pereira. So Paulo: Martins Fontes, 1992. _____. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. So Paulo: Hucitec, 1997. BELLONI. M. L. Educao a Distncia. Campinas: Autores Associados, 2003. CAPRA, F. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1992. ______. Pertencendo ao universo. So Paulo: Cultrix, 1995. DIZARD, W. A nova mdia: a comunicao de massa na era da informao; tra. Edmond Jorge. 2.ed. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2000. FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. So Paulo: tica, 1988. FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1987. _____ . A ordem do discurso. So Paulo: Loyola, 1996. _____ . O que um autor. Lisboa: Veja / Passagens, 1992.

GARDNER, H. Estruturas da mente. So Paulo: Artes Mdicas, 2005. ______. Inteligncias Mltiplas: A teoria na Prtica. So Paulo: Artes Mdicas, 2004. GARDNER, H.; KORNHABER, M. L.; WAKE, W.. Inteligncia Mltiplas Perspectivas. So Paulo: Artmed, 2000.

LVY, P. Tecnologias da inteligncia. So Paulo: Editora 34, 1993. ______. Cibercultura. So Paulo: Editora. 34, 1999. ______. As tecnologias da inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. ______. As rvores de conhecimentos. So Paulo: Escuta, 1995. ______. O que o virtual? So Paulo: Editora 34, 1996. LUCENA, I. T. de. Fiando as tramas do texto. Joo Pessoa: Editora Universitria / UFPB, 2004. 9

92

MACIEIRA, M. do S. B. Na ordem dos discursos: um sujeito autor. 2004. Tese (Doutoramento) Universidade Federal da Paraba. MATURANA, R. H. Emoes e linguagem na educao e na poltica. So Paulo: Editora da UFMG, 1998. ______. Cognio, cincia e vida cotidiana. So Paulo: Editora UFMG, 2001. MATURANA, R. H.; VARELA, F. A rvore do conhecimento. So Paulo: Editorial Psy, 1995. MOREIRA, I. Geografia Nova O espao do Homem. tica, 1991 MORIN, E. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez, 2000. ______. A Cabea Bem Feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. So Paulo: Editora Bertran, 1998. OLIVEIRA, R. Informtica Educativa. So Paulo: Editora Papirus, 1997. ORLANDI, E. O. Discurso e Leitura. So Paulo: Cortez, 1993. ______. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, So Paulo: Pontes, 1987. PAIS, L. C. Educao escolar e as tecnologias da informtica. So Paulo: Editora Autntica, 2002. PCHEUX, M. Anlise automtica do discurso. Campinas, So Paulo: Educamp, 1993. _____. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997. POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. So Paulo: Martins Fontes, 1988. POZO, J. I. Aprendizes e mestres - a nova cultura da aprendizagem. So Paulo: Editora Artmed, 2002. SANCHO, J. M. (org.). Para uma tecnologia educacional. Artmed, 1998. So Paulo: Editora

SMOLE, K. C.S. Inteligncias Mltiplas: um novo olhar para a Educao. So Paulo: Editora Artmed, 2003.

You might also like