You are on page 1of 4

Proteo Radiologia

A proteo radiolgica consiste em proteger os indivduos dos efeitos nocivos decorrentes do contato com radiaes de qualquer origem.

Tipos De Radiaes
Existem basicamente dois tipos de radiaes: Emisso de raios e emisso de partculas. Raios X Raios Gama (Y) Os raios x possuem sua origem dentro de uma ampola, cujo interior em posies opostas encontram-se instalados um anodo (+) e um catodo (-). Os raios (Y) possuem origem nuclear.

Biombos e Barreiras
O comando de unidades geradoras deve estar colocado a uma distncia mnima de 1,5m da fonte de radiao dispersa. Vidros plumbferos Os vidros com misturas de sais de chumbo devem ter equivalncia de 1mm Pb. Avental plumbferos Na impossibilidade de realizar o exame protegido (a) pelo biombo, utilizar o avental de preferencia a uma distancia de 1,5m da fonte. Espessura varia de 0,25 mm 0,5 mm PB. Luvas plumbferas A utilizao das luvas plumbferas est limitada imobilizao e posicionamento do paciente, mas sempre fora do campo de radiao primria. Saiotes plumbferos So utilizados perante o uso de aparelhos de radioscopia para minimizar os raios dispersos. No caso de pacientes, no protege contra a radiao primria, espessura de 0,5 mm PB. Protetores especficos culos plumbferos

culos de proteo frontal e lateral, com misturas de sais de chumbo devem ter equivalncia de 0,75mm de chumbo. Protetor gonodal A proteo de rea mais comum a proteo gonadal, usada para proteger os rgos reprodutivos da irradiao quando esto dentro ou prximo do feixe primrio. Protetor de tireoide O protetor de tireide usado em conjunto com um avental de raios-X. Algumas coisas a considerar na escolha de um escudo protetor de tireide seria a cobertura, conforto e peso. O chumbo apenas um dos vrios materiais que podem proteger contra a radiao. Desde escudos chumbo pode ser pesado, muitos profissionais de sade optam por considerar uma blindagem de chumbo

Proteo ambiental
Blindagem A blindagem deve ser em todas as paredes e teto. Se em pavimento superior, o piso dever ser blindado. Exausto O ar dos recintos radioativos deve ser constantemente renovado por meio de exausto. A eliminao dever ocorrer em ambiente aberto e fora da construo.

Proteo do paciente

Proteo direta Filtro na janela do tubo, limitadores de campo (cones, cilindros e diafragmas colimadores), saiotes plumbferos e (DFO) inferior a 30 cm. Proteo indireta Realizao da calibragem peridica, minimizao da repetio dos exames, manuteno do sistema de processamento.

Gestantes

O exame radiogrfico pode ser realizado durante a gravidez, avaliando os riscos e benefcios para o paciente, respeitando as normas de proteo, o tempo de exposio e o perodo de gestao. As gestaes e possveis gestaes exigem considerao especial para todas as mulheres em idade de procriao em virtude da evidncia de que o embrio em desenvolvimento particularmente sensvel radiao. Esta preocupao particularmente crtica durante os dois primeiros meses de gravidez quando o feto mais sensvel exposio radiao, e a me geralmente no est ciente da gravidez. Portanto, devido preocupao com possveis gestaes de mulheres em idade frtil, a regra dos dez dias foi recomendada pela CIRP (Comisso Internacional de Rdio Proteo). Regra dos Dez Dias: Esta regra afirma que todos os exames radiolgicos da pelve e da parte inferior do abdome devem ser marcados durante os primeiros dez dias aps o incio da menstruao. Este o perodo em que se tem maior certeza de no haver gravidez. A exceo a esta regra seria se o mdico consideraque melhor que a paciente seja submetida a este exame mesmo aps este perodo de dez dias, com os possveis riscos. Em grandes departamentos no prtico, ou mesmo impossvel, certificar se de que todos os exames sejam marcados seguindo esta regra dos dez dias. Entretanto, cartazes ou letreiros devem ser colocados nas salas de exame e de espera, lembrando paciente que deve informar algum sobre sua certeza ou possibilidade de gravidez. Se a regra dos dez dias no pode ser sempre seguida para possveis gestaes, importante utilizar todas aquelas prticas de proteo radiolgica, principalmente a colimao cuidadosa e a proteo das gnadas. Nas gestaes conhecidas, os exames a seguir resultam em maiores doses para o feto e podem exigir confirmao do mdico solicitante e do radiologista quanto indicao do exame: Coluna lombar Pelve Sacro e cccix Fmur proximal e quadril Urografia intravenosa (UIV) Vescula biliar Procedimentos fluoroscpicos (abdome) Tomografia computadorizada (abdome)

Limitadores Do Feixe De Raios X

Quando executamos um exame de raios x, necessitamos centralizar (focalizar) o feixe sobre uma determinada rea de interesse, para no expor o paciente a uma dose demasiada de radiao e sem proveito para o diagnstico. Com esse objetivo, o equipamento dispe de alguns dispositivos que possuem essa funo: so conhecidos como limitadores do feixe de radiao. Eles visam diminuir a dose no paciente e eliminar tanto quanto possvel a radiao secundria, melhorando com isso a qualidade da imagem. Existem trs tipos bsicos de limitadores: Diafragmas; Cones e Colimadores. Diafragmas

Os diafragmas so limitadores de feixe simples, constitudos de uma placa metlica, em geral chumbo ou alumnio, com um furo no centro, postos a frente da janela da ampola por onde saem os ftons. A eles se podem adicionar cones ou cilindros de chumbo, tornando o feixe circular, para irradiar pequenas regies. Os furos no necessariamente precisam ser redondos (embora os mais comuns), podendo ser feitos recorte quadrados, elpticos, meio crculo, etc. Seu manuseio mais crtico por que pode provocar folgas, quando ancorados (associados) no cabeote. A sua utilizao mais acentuada na mamografia, principalmente para delimitao de reas expostas, j que o mamgrafo no possui caixa de colimao. Cones e Cilindros Outro tipo de limitador de feixe muito utilizado pelo tcnico o cilindro de alumnio. s vezes, em forma de cone, o cilindro tem funo de reduzir drasticamente a rea irradiada sobre o paciente. Este dispositivo diminui a dose no paciente e reduz muito a radiao espalhada, o que resulta numa imagem radiografia mais ntida. Em equipamentos mamo grficos, o cone sempre utilizado, reduzindo a dose na regio torcica do paciente. Os cones tambm representam uma proteo adicional para o tcnico ou pessoa que tenha que ficar prxima do paciente durante a realizao do exame. Colimadores o tipo de limitador de feixe mais usado e so feitos de placas de chumbo que se posicionam de forma que possuam um movimento horizontal. Possui algumas vantagens em relao aos referidos anteriormente: permitem regulagem do tamanho e forma do campo (quadrada ou retangular); com o auxilio de feixe luminoso possvel visualizar a configurao do campo. Essas lminas so duplas, para evitar o que se chama de efeito penumbra, que consiste de uma irradiao fora dos limites do campo, devido passagens dos raios no perpendiculares ao plano de incidncia do feixe primrio. O campo a ser irradiado limitado por um feixe de luz que coincide com rea de abrangncia do mesmo. Isto se obtm com a colocao de um espelho prximo sada do feixe, associado a uma lmpada. Como o espelho transparente ao feixe de radiao, no obstrui sua passagem.

You might also like