You are on page 1of 10

p Nome: Professor: Turma: Data:

Prtica 8 - Compactadores e Empacotadores de Arquivos


1. Objetivo y Habilitar usurio a utilizar ferramentas de compactao de arquivos, auxiliando-o a gerenciar arquivos e espao em disco. 2. Recursos Necessrios y Equipamento com o sistema operacional Linux Mandriva free 2006 instalado ou similar.

3. Requisitos Necessrios y Ter conhecimentos bsicos do ambiente shell. 4. Compactao de Arquivos no Linux No ambiente Linux assim como Unix, ns dispomos de diversas ferramentas de compactao de arquivos, as quais esto presentes na maioria das distribuies comerciais, mas como no possvel saber quais esto presentes na sua distribuio e quais no esto, abordaremos aqui todas as existentes pelo menos no Mandriva, lhe permitindo avaliar as suas caractersticas. Ressaltamos que importante voc conhecer estas ferramentas, pois muitos pacotes disponveis na internet para update do sistema, encontram-se compactadas para efeito de download. 5. Arquivo de Trabalho Para efeito de exemplo e manipulao, utilizaremos o arquivo do Mandriva que o Manual interno de referncias tcnicas do usurio: Starter.pdf. A. Abra um novo terminal TTY no modo texto ( <Ctrl> + <ALT> + <F1> ) Obs.: Para efeito de material didtico, ns estaremos usando o ambiente grco que similar.

B. Copie o arquivo Starter.pdf para o seu diretrio de trabalho seguindo o endereo abaixo.

C. Feito isso, conrme a cpia do arquivo listando o contedo do diretrio.

D. Faa agora uma cpia do arquivo Starter.pdf para Starter2.pdf e Starter3.pdf.

6. Compactando Arquivos com o Comando gzip. O comando gzip usado para compactao e gunzip para descompactao de arquivos. Observe que arquivo original substitudo por um novo arquivo compactado com a extenso .gz, mantendo integralmente as suas caractersticas, tais como: proprietrio, permisses e datas de modicao. Sintaxe: gzip [opes] arquivos gunzip [opes] arquivos Opes: Listamos abaixo alguns parmetros que podem ser usados, lembrando que possvel usar mais de um ao mesmo tempo: c l v 1 9 Mantm o arquivo original; Lista o contedo de arquivos comprimidos; Exibe sada detalhada; Compresso rpida (ajustam a taxa de compactao/velocidade da compactao); Melhor compresso (ajustam a taxa de compactao/velocidade da compactao).
2

d descompacta um arquivo comprimido;

Maiores detalhes das muitas opes disponveis nos comandos gzip e gunzip podem ser obtidos com man gzip ou man unzip. Vamos trabalhar com o arquivo Starter2.pdf, mas inicialmente veja o tamanho em bytes do arquivo.

A. Compactando o arquivo Starter2.pdf.

B. Veja novamente o tamanho em bytes do arquivo, comparando com o original.

Note que o arquivo original foi substitudo por outro com a extenso .gz e ao mesmo tempo foi compactado em relao a outro arquivo idntico. A que concluso voc chega quanto compactao: __________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ C. Descompactando o arquivo Starter2.pdf.gz.

Observe que no foi necessrio atribuir a extenso .gz para efeito de descompactao.
3

D. Veja agora o contedo do seu diretrio de trabalho usando o comando ls -lah. A que concluso voc chega: _______________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

7. Compactando Arquivos com o Comando bzip2. O comando bzip2 (block-sorting le compressor) outro comando muito usado para compactao e por sua vez, bunzip2 para descompactao de arquivos. Observe que igualmente ao gzip, o arquivo original tambm substitudo por um novo arquivo compactado com extenso .bz2, mantendo todas as suas caractersticas originais. Sintaxe: bzip2 [opes] arquivos bunzip2 [opes] arquivos Opes: Listamos abaixo alguns parmetros que podem ser usados, lembrando que possvel usar mais de um ao mesmo tempo: c f l v r t 1 9 Descompacta o arquivo para sada padro; Fora a compactao, compactando at mesmo links; Lista o contedo de arquivos comprimidos; Exibe sada detalhada; Compacta diretrios e sub-diretrios; Testa o arquivo compactado pelo bzip2; Compresso rpida (ajustam a taxa de compactao/velocidade da compactao); Melhor compresso (ajustam a taxa de compactao/velocidade da compactao). d Descompacta um arquivo comprimido;

Maiores detalhes das muitas opes disponveis nos comandos bzip2 e bunzip2 podem ser obtidos com man bzip2 ou man bunzip2. Para efeito de analise continuaremos trabalhando com o arquivo Starter2.pdf. A. Compactando o arquivo Starter2.pdf.

B. Veja novamente o tamanho em bytes do arquivo, comparando com o original.

Note que o arquivo original foi igualmente, substitudo por outro com a extenso .bz2 como no uso do comando gzip e ao mesmo tempo, foi compactado em relao a outro arquivo idntico. C. Descompactando o arquivo Starter2.pdf.bz2.

A que concluso voc chega quanto utilizao desse comando bzip2 em relao ao gzip: ________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

8. Compactando Arquivos com o Comando tar. O comando tar um dos comandos mais usados para compactao e ele deriva do Unix. Seu nome origina-se de Tape ARchiving (tar tambm signica piche em ingls sugerindo a idia de um processo de aglutinao). Utilizando opes adequadas ele permite armazenar em um nico arquivo, um conjunto de arquivos e diretrios ao mesmo tempo. Sintaxe: tar [opes] arquivo [arquivo1 arquivo2 arquivo3...] Opes: Listamos abaixo alguns parmetros que podem ser usados nesse comando, lembrando que possvel usar mais de um ao mesmo tempo: c Cria um novo arquivo tar; M Cria, lista ou extrai um arquivo multivolume; p Mantm as permisses originais do(s) arquivo(s); r t v x z Acrescenta arquivos a um arquivo tar; Exibe o contedo de um arquivo tar; Exibe detalhes da operao; Extrai arquivos de um arquivo tar; Comprime o arquivo tar resultante com o gzip;
5

w Pede conrmao antes de cada ao;

Especica o arquivo tar a ser usado;

C Especica o diretrio dos arquivos a serem armazenados. Maiores detalhes das muitas opes disponveis nos comando tar podem ser obtidos com man tar. Para efeito de analise continuaremos ainda trabalhando com o arquivo Starter2.pdf. A. Compactando o arquivo Starter2.pdf.

B. Veja novamente o tamanho em bytes do arquivo, comparando com o original.

A que concluso voc chega quanto compactao: __________________________________________ __________________________________________________________________________________________ C. Vamos agora compactar simultaneamente os trs arquivos .pdf.

D. Veja agora o tamanho em bytes do arquivo compactado, comparando com o original.

A que concluso voc chega: _______________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ E. Liste o contedo do arquivo pdf.tar compactado como segue abaixo:

F. Apague agora todos os arquivos extenso .pdf de seu diretrio.

G. Descompacte do arquivo pdf.tar, apenas o arquivo Starter3.pdf no seu diretrio.

A que concluso voc chega: _______________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

9. Compactando Arquivos com o Comando zip. O comando zip outro comando bastante usado para compactao e deriva do antigo MS-DOS. Este comando usado para compactar arquivos, sendo que para efeito de descompactao, usamos simplesmente o comando complementar unzip e o arquivo gerado binriamente compatvel com o pkzip e Winzip. Sintaxe: zip [opes] arquivo_zip arquivos Opes: Listamos abaixo alguns parmetros que podem ser usados nesse comando, lembrando que possvel usar mais de um ao mesmo tempo: c Cria um novo arquivo tar; M Cria, lista ou extrai um arquivo multivolume; p Mantm as permisses originais do(s) arquivo(s); r t v x z f Acrescenta arquivos a um arquivo tar; Exibe o contedo de um arquivo tar; Exibe detalhes da operao; Extrai arquivos de um arquivo tar; Comprime o arquivo tar resultante com o gzip; Especica o arquivo tar a ser usado;

w Pede conrmao antes de cada ao;

C Especica o diretrio dos arquivos a serem armazenados. Maiores detalhes das muitas opes disponveis nos comandos zip e unzip e da compatibilidade com PKZIP / PKUNZIP podem ser obtidos com man zip ou man unzip. Para efeito de analise continuaremos ainda trabalhando com o arquivo Starter2.pdf. A. Compactando os arquivos Starter2.pdf e Starter3.pdf.

A que concluso voc chega quanto utilizao desse comando em relao aos anteriores desta prtica: __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

B. Veja agora o tamanho em bytes do arquivo compactado, comparando com o original.

A que concluso voc chega quanto utilizao desse comando em relao aos anteriores desta prtica sem a utilizao de qualquer parmetro: _______________________________________________ __________________________________________________________________________________________ C. Apague agora os arquivos Starter2.pdf e Starter3.pdf de seu diretrio.

D. Descompacte do arquivo pdf.tar, apenas o arquivo Starter3.pdf no seu diretrio.

E. Com base nos conhecimentos adquiridos nesta prtica, responda o questionrio: E.1. Qual(is) comando(s) permite(m) compactar vrios arquivos em um nico arquivo? __________________________________________________________________________________________ E.2. Qual o formato bsico do comando tar para listar o contedo de um arquivo .tar? __________________________________________________________________________________________
9

E.3. Qual dos compactadores apresentados permite maior taxa de compresso? __________________________________________________________________________________________ E.4. Podemos compactar um arquivo numa workstation e descompact-lo posteriormente num PC? Explique: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

CONCLUSO Qual a importncia da existncia de diversas ferramentas de compactao no Linux e no Unix? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

10

You might also like