You are on page 1of 24

CIDADANIA DIREITOS SOCIAIS, CIVIS E POLTICOS

NORBERT ELIAS (1897-1990)

Impossibilidade de uma sociedade de bem-estar e felicidade individual e ausncia de conflitos...

Mais de 2 mil trabalhadores foram resgatados da escravido em 2012. Ao todo, foram 255 aes de combate ao trabalho escravo no campo e nas cidades. 14/05/2013 Portal Brasil

Brasil o nico pas da Amrica Latina que atua na formao de ces-guia. A ao ser reforada por meio do Plano Viver sem Limite, que planeja a implantao, at 2014, de mais seis Centros de treinamentos de Ces-Guia. Portal Brasil

Mutiro de Cidadania oferece servios gratuitos no Centro de SP. Populao pode receber atendimento mdico e odontolgico. Retirada de documentos pode ser feita ainda na noite deste sbado.

CIDADANIA ANTIGUIDADE CLSSICA


Na Grcia, a polis era entendida, ao mesmo tempo, como cidade e como comunidade poltica. Nas cidadesestados gregas, eram os prprios membros das comunidades polticas que estabeleciam suas leis e escolhiam seus governantes. A cidadania se concretizava a partir da participao ativa na vida e nas decises da cidade. A ideia de Direitos Naturais surgiu na Grcia Antiga, com a crena na existncia de um "direito natural permanente e eternamente vlido, independente de legislao. Em Roma cidado era aquele que gozava de direitos e deveres e tinha participao dentro da cidade.

CIDADANIA IDADE MDIA Direito Natural se vincula, na Idade Mdia, vontade de Deus. A Igreja pregava uma forma ideal de sociedade, na qual reinaria um Direito Natural Absoluto, em que todos os homens seriam iguais e possuiriam todas as coisas em comum, no havendo governo dos homens sobre homens ou domnio de amos sobre escravos. Essa ideia de igualdade ficou muito distante da realidade, pois s era considerado cidado aquele que detinha riquezas e poder, ou seja, apenas estamentos restritos, ligados ao clero e nobreza

SCULO DAS LUZES


Ideia de cidadania ligada concepo de superar a condio de sdito. O cidado entendido como um indivduo livre e no apenas como um ente da comunidade poltica. Estabeleceram-se os Direitos Individuais originais e mais elementares: os direitos igualdade, liberdade, propriedade. Estes eram os direitos que se faziam imprescindveis, naquela fase histrica, para uma burguesia emergente.

DECLARAO DE DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADO (ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE FRANCESA, 1789)

ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS (ONU) 1945


DECLARAO UNIVERSAL DIREITOS HUMANOS 1948 DOS

DIREITOS CIVIS (direitos necessrios liberdade individual)

Consiste na garantia da liberdade religiosa e de pensamento, o direito de ir e vir, o direito propriedade, liberdade contratual, principalmente a de escolher o trabalho, e finalmente, justia, que deveria salvaguardar todos os direitos anteriores.

DIREITOS POLTICOS (participao na sociedade e no governo)

Refere-se aos direitos eleitorais (possibilidade de votar e ser votado) o direito de livre associao (partidos, sindicatos, etc.) e o direito de protestar. Os direitos polticos comearam a ser reivindicados j no sculo XVIII , mas foram conquistados efetivamente, na maioria dos pases, somente no sculo XX.

DIREITOS SOCIAIS
Refere-se ao direito educao bsica, sade, programas habitacionais, transporte coletivo, previdncia, lazer, acesso ao sistema judicirio, etc. De uma forma geral, Somente no sculo XX esses direitos foram reconhecidos como direitos do cidado.

CIDADANIA: CONCEITO EM CONSTANTE CONSTRUO

Hoje temos ainda outros tipos de direitos, relacionados modernidade, surgidos no final do sculo XX e inicio do sculo XXI, como o direito dos consumidores, dos idosos, dos adolescentes, das crianas, dos deficientes, dos homossexuais, das minorias tnicas, dos animais, da natureza (meio ambiente), etc.

CIDADANIA: MITO OU REALIDADE?

Podemos acrescentar uma outra maneira de entender os direitos que nos ajuda a distinguir aquilo que diz a lei e aquilo que praticado no dia-a-dia. So dois tipos, a cidadania: FORMAL e REAL ou SUBSTANTIVA

CIDADANIA FORMAL refere-se maneira como a cidadania est descrita formalmente na lei, nas constituies nacionais, a garantia que o indivduo tem para lutar legalmente por seus direitos.

CIDADANIA REAL refere-se maneira como a cidadania vivida na prtica, no dia-a-dia. Atravs dela podemos ver que nem todos os seres humanos so iguais socialmente, e que a sociedade se estrutura de forma desigual, sendo que alguns grupos sofrem os mais diversos tipos de necessidades e preconceitos.

CIDADANIA E DEMOCRACIA
A partir da Constituio de 1988, novos instrumentos foram colocados disposio daqueles que lutam por um Pas cidado. Enquanto consumidor, o brasileiro ganhou uma lei em sua defesa o CDC; temos um novo Cdigo de Trnsito; um novo Cdigo Civil. Novas ONGs que desenvolvem funes importantssimas, como defesa do meio ambiente. A mdia, apesar dos seus tropeos, tem tido um papel relevante em favor da cidadania. E muitas outras conquistas a partir da Nova Carta. Ao Cidadania Contra a Misria e pela Vida, Movimento pela tica na Poltica. Ao dos caras-pintadas, movimento espontneo de jovens que contribuiu para o impeachment do presidente Collor. A Ao Popular, Ao Civil Pblica, Mandado de Injuno, Instituio do Ministrio Pblico, importante instrumento na defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. http://www.pgr.mpf.gov.br

OUVIDORIA-GERAL DA UNIO
A Ouvidoria-Geral da Unio recebe reclamaes sobre falhas administrativas ou fornecimento de servio pblico, sempre que estiverem relacionadas a aes de agentes pblicos,rgos e entidades do Poder Executivo Federal. responsvel por examinar e encaminhar mensagens a respeito de atrasos evitveis, desobedincia aos procedimentos estabelecidos, ofensa ou descortesia, decises no fundamentadas, respostas incompletas ou fora do prazo legal estabelecido, alm de sugestes para o aprimoramento da prestao de servios pblicos, elogios e denncias de irregularidades.

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS


A Secretaria Especial dos Direitos Humanos, criada pela Lei n 10.683, de 28 de maio de 2003, o rgo da Presidncia da Repblica que trata da articulao e implementao de polticas pblicas voltadas para a promoo e proteo dos direitos humanos. Medida provisria assinada pelo presidente da Repblica no dia 25 de maro de 2010 transforma a secretaria em rgo essencial da Presidncia, e ela passa a ser denominada Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica. Ministra Maria do Rosrio Telefone: (55 61) 2025.3106 / 2025.3536 Fax: (55 61) 2025.9414 E-mail: direitoshumanos@sdh.gov.br

OUVIDORIA-GERAL DA CIDADANIA
A Ouvidoria-Geral da Cidadania um rgo de assistncia direta e imediata da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica. Recebe crticas, denncias, reclamaes e sugestes a respeito de fatos e aes que desrespeitam os direitos da criana, do adolescente, da pessoa com deficincia, do idoso e de outros grupos sociais mais vulnerveis.

DIREITOS HUMANOS E RELAES INTERNACIONAIS


Brasil est inserido nos sistemas internacionais tanto o global, da ONU (Organizao das Naes Unidas), como o regional, da OEA (Organizao dos Estados Americanos) - de promoo e proteo dos direitos humanos. Os principais tratados internacionais foram ratificados a partir da redemocratizao do Pas, na dcada de 1990, e a poltica externa brasileira de direitos humanos conquistou maior credibilidade por parte da comunidade internacional. O Brasil foi um dos pases com maior nmero de votos na eleio dos membros do recm-criado Conselho de Direitos Humanos.. Tribunal Penal Internacional Comisso e a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

REFERNCIAS PARA APROFUNDAMENTO

http://www.justica.sp.gov.br/novo_site/ http://www.prr4.mpf.gov.br/site/index.php? option=com_content&view=article&id=174


http://www.brasil.gov.br/para/servicos/defe sa-do-consumidor/ouvidoria

You might also like