You are on page 1of 12

O QUE 5S?

Publicade em Sexta, 25 Maio 2012 12:53 | | | Acessos: 79387

5S o nome de uma filosofia de qualidade originria no Japo alguns anos aps a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fbricas e desorganizao estrutural sofrida naquela poca. O 5S no se limita arrumao da rea, mas envolve tambm a reduo do tempo de procura de objetos, padronizao de locais de armazenagem, reduo de desperdcios, motivao dos colaboradores e trabalho em equipe. O 5S um passo fundamental para elevar a organizao a um nvel superior de qualidade. O nome 5S uma referncia a cinco palavras originrias do idioma japons e que comeam com a letra "S". Japons Seiri Seiton Seiso Seiketsu Portugus

Senso de Utilizao Senso de Ordenao Senso de Limpeza Senso de Sade Senso de Shitshuke Autodisciplina Alguns autores utilizam-se de outras tradues, mas o resultado no muito diferente. o caso do senso de sade, tambm conhecido como senso de higiene e o senso de autodisciplina, tambm conhecido como senso de disciplina

1 - SENSO DE UTILIZAO
Publicade em Sexta, 25 Maio 2012 11:54 | | | Acessos: 19776

Separar o que til do intil, mantendo somente o necessrio e na quantidade certa!


Verificar tudo que existe em seu local de trabalho; Classificar os objetos entre teis e inteis; Encaminhar objetos inteis para local determinado, a rea de Descarte; Os objetos considerados "lixo" devem ser depositados em recipientes adequados; Recomenda-se realizar este trabalho em equipe, para no haver risco de jogar fora algo importante!

Reduz a necessidade de espao e estoque; Reduz o desperdcio; Reduz do tempo de procura de objetos e informaes; Evita compras em duplicidade; Evita vencimento de prazos de validade; Melhora o aproveitamento dos recursos disponveis; Reduz custos.

2 - SENSO DE ORDENAO
| | Acessos: 15138

Publicade em Sexta, 25 Maio 2012 11:55 |

Definir um nico lugar para armazenagem de cada material e identific-lo.


Definir um local nico, exclusivo e adequado para cada material; Identificar o local de cada material, quando aplicvel; Padronizar a nomenclatura, adotando nomes, cores e procedimentos padres em toda a empresa; Cada objeto aps o seu uso deve ser colocado em seu devido lugar.

importante localizar objetos e informaes no menor tempo possvel!

Reduz o tempo de procura; Facilita a localizao de objetos e informaes; Diminui o cansao fsico na procura de objetos e informaes; Melhora no fluxo de pessoas e materiais; Melhora no aspecto visual do ambiente; Aumenta a segurana no trabalho.

3 - SENSO DE LIMPEZA
Publicade em Sexta, 25 Maio 2012 11:57 | | | Acessos: 13540

Limpar, buscando eliminar as fontes de sujeira.


Limpar tudo: ferramentas, equipamentos, mesas, bancadas, arquivos, armrios, etc. A conservao da limpeza dos locais e objetos de uso comum de responsabilidade de todos; Cada um deve ser o responsvel pela limpeza do seu ambiente de trabalho; Aps o uso, limpar ferramentas, equipamentos, mesas, etc. Os focos da sujeira devem ser eliminados e no contornados; Se necessrio, providenciar a manuteno ou limpeza especializada.

Tipos de Limpeza: A limpeza uma tima oportunidade para realizar inspeo no equipamento. Confira os tipos de limpeza: Superficial Este tipo de limpeza no evita as pequenas falhas nem proporciona a manuteno das condies bsicas dos equipamentos, instalaes e ambientes. Normalmente esta limpeza feita de maneira incorreta e sem compromisso, no possibilitando que a pessoa conhea seu equipamento, instalaes e ambiente. Poucos so os utenslios de limpeza empregados, s vezes utilizado ar comprimido, o que em vez de limpar, espalha e esconde a poeira/sujeira nas frestas e orifcios do equipamento e instalaes.

Limpeza de Aparncia a limpeza realizada apenas nas partes externas do equipamento, setor e instalaes, deixando-os aparentemente limpos. Tambm este tipo de limpeza no evita as pequenas paradas/falhas. Mas j se tem uma noo das fontes que possam gerar a sujeira, como vazamentos, os quais so tomadas medidas paliativas, tais como bandejamento ou recipientes de coleta, que posteriormente, devero ser eliminadas com a extino desses vazamentos. Os utenslios de limpeza empregados esto mais prximos do que seria necessrio, como por exemplo, pincis, panos, escovas, raspadores, desengraxantes e solventes. Podemos dizer que nessa fase, o funcionrio tem um contato mais prximo do equipamento, facilitando o aprendizado dos pontos de maior concentrao de sujeira. A periodicidade desta limpeza praticamente diria, afim de se evitar os acmulos.

Limpeza Detalhada Com esta limpeza, a pessoa passa a conhecer melhor seu equipamento e setor, pois, alm do uso dos utenslios de limpeza citados anteriormente, utiliza tambm as ferramentas adequadas para proceder a desmontagem de componentes e chegar no interior das mquinas. Essa desmontagem possibilita a verificao dos desgastes, folgas, desapertos, vazamentos que geram sujeira, rachaduras e deformaes. Alm de limpar, so tomadas aes de reparo das anomalias encontradas, bem como medidas que bloqueiam o

ressurgimento dessas anomalias. Procedimentos padronizados para a realizao da limpeza e reparos, so gerados com intuito de facilitar estas tarefas, principalmente para locais onde o acesso difcil. J a freqncia deste tipo de limpeza, torna-se mais espaado, tendo em vista, o tempo necessrio para realiz - la, podendo ser semanal.

Ambiente de trabalho saudvel e agradvel; Mudana nos comportamentos e hbitos; Boa apresentao aos visitantes e clientes; Reduo dos ndices de acidentes de trabalho; Preveno de incndio; Maior durabilidade dos equipamentos; Reduo/eliminao de desperdcios.

4 - SENSO DE SADE
Publicade em Sexta, 25 Maio 2012 12:44 | | | Acessos: 11447

Cuidar da sade fsica e mental.


Buscar constantemente a conservao das condies fsicas e de sade; Manter e melhorar os procedimentos operacionais e de segurana; Manter e melhor as reas comuns: refeitrios, sanitrios e vestirios; Adotar uniforme limpo e bem conservado.

Local de trabalho agradvel; Aumenta a satisfao pessoal; Colaboradores saudveis e bem dispostos; Reduz acidentes e doenas; Melhora a imagem dos funcionrios; Melhora a imagem da organizao perante os visitantes e clientes.

5 - SENSO DE AUTODISCIPLINA
Publicade em Sexta, 25 Maio 2012 11:58 | | | Acessos: 11320

Cumprir as normas e os padres ticos e morais da organizao.


Transformar o 5S em uma rotina diria; Utilizar de maneira racional a comunicao visual / procedimentos com linguagens simples; Promover reunies peridicas com os colaboradores, para tratar do programa 5s; Descobrir as causas de comportamento inadequado afim de elimina-las; Respeitar os colegas e a hierarquia da empresa; Incentivar a dedicao e adeso, para obter o comprometimento de todos os funcionrios da empresa; Educar os novos funcionrios de acordo com os princpios do 5S; Promover a melhoria contnua no ambiente de trabalho;

Consolidao do 5S; Melhoria contnua da organizao e das pessoas; Esprito de equipe (sinergia); Elimina controles desnecessrios; Auto-inspeo e auto-controle; Evita perdas oriundas de processos no padronizados; Aumenta a previsibilidade dos processos.

You might also like