You are on page 1of 2

Poemas para cantar

Introduo Nesta sequncia de atividades, alm de ampliar seu repertrio musical, as crianas podem conhecer um pouco mais sobre a cano, uma composio normalmente curta, que combina melodia com poesia. Objetivos - Ampliar o repertrio musical das crianas - Aprender a ouvir/apreciar msicas diversas - Conhecer alguns poemas ou obras literrias musicadas Ano 1 ano Contedos especficos Escuta musical Repertrio musical Poesia Canes Tempo estimado Um semestre Material necessrio Voc vai precisar de alguns livros e de um aparelho de som. Para a realizao desta sequncia, sugerimos algumas obras musicais com as caractersticas pedidas pela atividade: CDs: A Arca de No - volumes 1 e 2 (poemas de Vincius de Moraes), Universal; De Paes para Filhos, de Paulo Bi (poemas de Jos Paulo Paes), MCD Records; Quero Passear, do Grupo Rumo, Palavra Cantada; Canes dos Direitos das Crianas, diversos artistas, Movieplay.

Desenvolvimento das atividades Ouvir canes em roda Na primeira atividade, leve o aparelho de som e apresente para a classe o que escutaro juntos. Conte s crianas que algumas das canes que vo ser ouvidas foram originalmente escritas como poesia. Esse o caso, por exemplo, das faixas que compem o CD A Arca de No, cujas letras so de Vincius de Moraes, que s ganharam o acompanhamento da msica muito tempo depois de terem sido criadas. Leia os poemas, textos ou letras das canes antes e tambm depois de ouvir a msica. Procure deixar ao alcance das crianas, os livros em que esto os poemas ou textos musicados, para que eles sejam manuseados aps a roda de leitura e msica, e tambm em outros momentos do dia.

Ao fim de um perodo, todos devem saber cantar as msicas aprendidas, e podem cantar com a gravao. Faa com que a atividade de escutar canes e poemas musicados seja um momento especial: crie uma aconchegante roda de msica, na prpria sala de convvio dirio, e realize esse encontro, por exemplo, duas ou trs vezes por semana. Depois de conhecidas, as msicas passaro a fazer parte do repertrio das crianas, e podero ser tocadas e ouvidas em outros momentos do dia. Avaliao Quando a atividade envolve msica, importante que o professor no compare as aprendizagens, mas que consiga observar as caractersticas de cada criana dentro do grupo. Ao escutar uma cano, elas no manifestam seu prazer e seu interesse da mesma maneira. Nem todas danam ou batem palmas; algumas preferem se manter atentas, apenas escutando, o que no significa no gostar do que ouvem. importante que o professor reconhea as manifestaes de prazer e desprazer de seus alunos diante da msica. Ele pode organizar rodas de apreciao musical, em que todos conversaro sobre suas msicas preferidas, sobre porque gostam ou no de determinada obra. Com isso em mente, podem ser bons critrios de observao: - As crianas incorporaram canes apresentadas na roda de msica ao seu repertrio? Cantam-nas espontaneamente? - As crianas se interessaram em procurar e localizar os poemas/letras de canes nos livros? - As crianas pedem, em outros momentos do dia, para que o professor toque as canes que escutaram na roda de msica?

You might also like