You are on page 1of 5

Portugus

Prof. Ivany Pedroso www.alessandroferraz.com.br

Fundao Vunesp Questes de mltipla escolha; Grau de dificuldade mdio e em algumas vezes, fcil e difcil.

Ortografia oficial. Acentuao grfica. importante que as regras bsicas sejam revistas, mas no s a teoria, pois um modo de elas serem fixadas a feitura constante de exerccios de prova. Principalmente de provas j feitas pela organizadora do concurso. Importante: absolutamente necessrio seja observado no edital se a referncia liga-se nova ou antiga ortografia. A nova ortografia deve ser pedida a partir de 2015.

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. 1 - A substituio de substantivos por pronomes pessoais do caso oblquo, diferena entre pronome oblquo tono e pronome oblquo tnico. 2 - O emprego de formas de tratamento, principalmente quanto forma verbal usada (singular ou plural), quando do seu emprego. Por exemplo: Vossa Excelncia , Vossas Excelncias so... 3 - Quando posicion-los ( prclise, mesclise ou nclise). As dicas de como us-los nas diferentes posies e o que as determina.

Emprego de tempos e modos verbais. 1 - Conhecer a distino entre os modos verbais, os tempos que compem cada um deles e quando estabelecer relao entre o seu uso adequado. Lembre-se de que conjugar verbos nem sempre condio bsica para distinguir entre a correlao coerente entre eles.

Concordncia nominal e verbal. No caso da concordncia nominal estabelecer relao entre: substantivos de gneros diferentes que vo combinar-se com o adjetivo. J no caso de haver concordncia verbal, saber identificar os vrios tipos de sujeito, pois ser feita combinao entre o sujeito ( tipos) e o verbo ( singular e plural). importante notar que se no houver sujeito por falta de opo o verbo dever ficar no singular ( postura padro).

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-41720123

Portugus

Prof. Ivany Pedroso www.alessandroferraz.com.br

Regncia nominal e verbal. Tanto na regncia verbal quanto na nominal, o importante e conhecer a transitividade verbal e seus complementos ( O.D, O.I.) quanto perceber que o substantivo, o adjetivo ou o advrbio quando transitivos vo pedir uma complementao que deve vir acompanhada de preposio.

Ocorrncia de crase. Ter como base o fato de que o sinal grave indicativo da crase somente ocorre levando-se em conta o fato de o verbo pedir a preposio A e o substantivo ser feminino.

Pontuao. Reconhecer os casos em que as vrgulas so obrigatrias ( entre os perodos ou nos perodos); sua obrigatoriedade a fim de evitar duplo sentido e o fato de elas indicarem informao no obrigatria para o sentido total e claro da orao.

Redao Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas, procurando-se o sentido total e coeso do perodo: comeo, meio e final. bsico o fato de que deve haver um bom conhecimento gramatical para que o certo e o errado seja visualizado.

Inteleco de texto. Juno entre o dito pelo texto ( suas idias) e o que foi compreendido pelo leitor. Para que isso ocorra fundamental conhecer: gramtica, lgica de idias, objetividade de informao e conhecimento vocabular adequado. Importante tambm conhecer as conjunes quanto ao uso e sua significao.

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-41720123

Portugus

Prof. Ivany Pedroso www.alessandroferraz.com.br

(VUNESP DCTA Assistente em C&T 2013) - Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 06. Celular vira fura-trnsito em So Paulo Em uma cidade com tantos problemas no trnsito como SoPaulo, a indstria de apps os aplicativos para celulares e tablets encontrou terreno frtil para se desenvolver. Aplicativos lanados recentemente ajudam o motorista a escapar de alagamentos, a desviar de congestionamentos e at a saber onde h vagas para estacionar. Um dos mais famosos o Waze. Criado em Israel, uma mistura de rede social com GPS, em que motoristas compartilham as condies do trnsito e pontos crticos de congestionamento. Uri Levine, fundador e presidente do Waze, diz que a idia surgiu em suas frias de 2007, ao viajar com amigos. Ele foi o ltimo a sair, ligou para saber como estava o trnsito e evitou engarrafamentos. Situao semelhante ocorreu em So Paulo, na temporada de chuvas de 2010. Noel Rocha trabalhava no centro e precisava passar pelo tnel do Anhangaba famoso pelos alagamentos. Preso no trnsito, ele queria saber se o tnel estava fechado. Tentei, pelo celular, o site do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergncias), mas achei muito complicado. Foi a que teve a ideia de criar o Alaga SP, aplicativo que mostra os alagamentos ativos em So Paulo a partir de informaes da prefeitura. Alm do Waze e do Alaga SP, destacam-se o Moovit que oferece informaes sobre o transporte pblico (nibus, trens etc.) , o Maplink que mostra rotas, condies de trnsito e exibe imagens dos principais corredores atravs de um sistema de coleta de informaes prprio e o Apontador Rodovirio, que traa rotas e mostra a localizao de pedgios com seus preos. (Andr Monteiro, Folha de S.Paulo, 10.03.2013. Adaptado),

(VUNESP DCTA Assistente em C&T 2013) - Os aplicativos mencionados no texto tm, em comum, a finalidade de: (A) oferecer aos usurios opes para contornarem os problemas no trnsito. (B) substituir os rgos pblicos na fiscalizao do trfego de veculos. (C) auxiliar os pedestres e acabar com os atropelamentos nas grandes cidades. (D) orientar os motoristas que desconhecem as principais leis de trnsito. (E) reduzir o nmero de carros por habitante na cidade de So Paulo. (VUNESP DCTA Assistente em C&T 2013) - Leia o primeiro pargrafo: Em uma cidade com tantos problemas no trnsito como So Paulo, a indstria de apps os aplicativos para celulares e tablets encontrou terreno frtil para se desenvolver. A expresso terreno frtil pode ser substituda, sem alterao da mensagem, por A) necessidade restrita. B) cenrio conturbado. C) condies propcias. D) ferramentas exticas. E) momento contraditrio.

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-41720123

Portugus

Prof. Ivany Pedroso www.alessandroferraz.com.br

(VUNESP DCTA Assistente em C&T 2013) - Observe a passagem do terceiro pargrafo: Criado em Israel, uma mistura de rede social com GPS, em que motoristas compartilham as condies do trnsito e pontos crticos de congestionamento. O termo crticos, em destaque, empregado com o sentido de: A) distintos. B) provisrios. C) sugestivos. D) problemticos. E) analticos. (VUNESP DCTA Assistente em C&T 2013) - Considerando as regras de regncia verbal, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase, de acordo com a norma-padro da lngua. Noel Rocha desejava certificar-se que o tnel Anhangaba no estava interditado: A) a B) em C) sobre D) com E) de

(VUNESP DCTA Assistente em C&T 2013) - Assinale a alternativa em que a concordncia est de acordo com a norma-padro da lngua: A) Muitos motoristas, em So Paulo, dirige falando ao celular. B) Equipamentos como o celular devem ser evitado por muitos fatores. C) Todos os anos, aplicado milhares de multas pelo uso do celular ao volante. D) Motoristas em todo o pas j tiveram suas habilitaes suspensas devido ao uso do celular. E) As multas e os pontos na habilitao so recursos que, de modo geral, reduz o nmero de infraes.

(VUNESP DCTA Assistente em C&T 2013) - Assinale a alternativa em que a frase O Alaga SP mostra os alagamentos ativos a partir de informaes da prefeitura. est corretamente reescrita, no que se refere s regras de pontuao do portugus padro. A) O Alaga SP mostra a partir de informaes da prefeitura, os alagamentos ativos. B) O Alaga SP mostra, a partir de informaes da prefeitura os alagamentos ativos. C) O Alaga SP a partir de informaes da prefeitura, mostra os alagamentos ativos. D) O Alaga SP, a partir de informaes da prefeitura mostra os alagamentos ativos. E) A partir de informaes da prefeitura, o Alaga SP mostra os alagamentos ativos.

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-41720123

Portugus

Prof. Ivany Pedroso www.alessandroferraz.com.br

(TJ/Campinas Guarulhos Escrevente Judicirio Fev/2011 Vunesp) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das frases. _____________ situaes insustentveis do lixo na capital. Esse problema chega ___________ autoridades que devero tomar _____________ providncias cabveis. A) As as as B) H s as C) H as s D) s as s E) As hs as

Ncleo de Estudos Alessandro Ferraz Praa da Repblica 76/80 Repblica So Paulo - SP - Tel. 11-3129-4356 ou 11-41720123

You might also like