You are on page 1of 27

Riolando Azzi

A Concepo da Ordem Social segundo D. Antnio de Macedo Costa, Bispo do Par (1860-1890)

INTRODUO

Somente em perodo mui recente teve incio a valorizao dos pronunciamentos pastorais de membros da hierarquia catlica como siglificativos em termos de expresso do pensamento brasileiro. Mesmo assim, apenas o cardeal Sebastio Leme, arcebispo do Rio de Janeiro ie 1921 a 1942, e D. Romualdo Antnio de Seixas, arcebispo da Bahia ie 1827 a 1860, j mereceram algumas referncias especiais. ^ Em estudo anterior, procuramos valorizar o pensamento de D. Ronualdo, estudando sua concepo de ordem social. ^ \o lado do arcebispo da Bahia, merece ainda destaque durante o jerodo imperial D. Antnio de Macedo Costa, bispo do Par, cujo pensamento bastante significativo na anlise das relaes entre Igrea e Estado. a realidade, sua indicao para o episcopado fora feita ao imperador ). Pedro II pelo prprio D. Romualdo. Alis, o incio da atuao de ). Macedo Costa coincide justamente com a morte do arcebispo da Jahia, do qual ele de certo modo um continuador na liderana do piscopado brasileiro. 97

Nascido em Maragogipe, provncia da Bahia, a 7 de agosto de 1830, D. Macedo Costa completou seus estudos eclesisticos na Frana, no seminrio de So Sulpcio, seguindo posteriormente para Roma, onde se doutorou em direito eclesistico. Ao voltar ao Brasil, com trinta anos de idade, recebeu a nomeao para bispo do Par, tomando posse d a diocese a 10 de agosto de 1861. Durante as trs dcadas em que esteve frente da diocese, D. Macedo Costa interessou-se por todas as questes mais destacadas referentes rea eclesistica. A ele se deve o fortalecimento do movimento de reforma catlica, promovido pelo episcopado, visando substituir o antigo modelo de Igreja-Cristandade pelo novo modelo de Igreja-Hierrquica. ^ A orientao bsica do seu governo episcopal foi implantar em sua diocese e no Brasil todo essa concepo da Igreja como sociedade perfeita, preconizada pelo Concilio Tridentino, com suas caractersticas romanas e clericais. * Para isso procurou lutar continuamente em defesa da autonomia e da liberdade de ao dos bispos na rea religiosa e pastoral. Esforou-se por mudar a tradicional imagem dos prelados, considerados altos funcionrios a servio do governo, pelo conceito de membros da hierarquia eclesistica, cuja autoridade advinha diretamente do Sumo Pontfice. = Reafirmou continuamente a vinculao da Igreja do Brasil com a Santa S. Como bispo do Par esteve em Roma diversas vezes: a primeira em 1867, por ocasio das festas centenrias da morte de So Pedro. Voltou em seguida em 1869, para participar do Concilio Vaticano I, onde foi o prelado brasileiro que mais se destacou.

1. Sobre a importncia da Pastoral de 1916 do Cardeal Leme vide VILAA, Antnio Carlos, O pensamento catlico no Brasil, R 1975, Zahar Editores, pp. 78-86. Sobre o pensamento de D. Romualdo A. de Seixas ver as referncias de PAIM, Antnio, O estudo do pensamento filosfico brasileiro, Rio de Janeiro 1979, Tem Brasileiro, pp. 49-50. 2. Vide Azzi, Riolando, A defesa da ordem social segundo D. Romualdo A. de Seixas, arcebispo a Bahia (1827-1860), in Sntese, 1979, n. 16, pp. 131-153. 3. Vide Azzi, Riolando, D. Macedo Costa e a reforma da Igreja do Brasil, in REB, 1975, set., pp. 683-701. 4. Vide Azzi, Riolando, O movimento de reforma catlica durante o sculo XIX, in REB, 1974, set., pp. 646-662. 5. Vide Azzi, Riolando, D. Romualdo Seixas e D. Macedo Costa: dois propugnadores da liberdade da Igreja no sculo pa sado, in Revista de Cultura Vozes, 1974, n. 6, pp. 53-57. 6. Vide R u B E R T , Arlindo, Os bispos do Brasil no Concilio Vaticano I (1869-1870), in REB, 1969, pp. 109 ss.

98

Esteve uma terceira vez em Roma em 1877, presidindo a peregrinao brasileira em homenagem aos 50 anos de sacerdcio de Pio IX. Nomeado arcebispo da Bahia em 1890, voltou ainda uma vez a Roma nesse mesmo ano para tratar de assuntos atinentes reorganizao da Igreja do Brasil. Na defesa dos direitos da Igreja, assumiu posio declarada ao lado de D. Vital de Oliveira, bispo de Pernambuco, na condenao das irmandades influenciadas pela maonaria, donde teve origem o conflito entre Igreja e Estado conhecido como Questo Religiosa. Posteriormente foi tambm D. Macedo Costa o prelado que acompanhou de perto a mudana de governo em 1889, mantendo nessa oportunidade correspondncia epistolar e encontros pessoais com Rui Barbosa, a fim de tratar da defesa dos direitos eclesisticos. ^ Aps o decreto de separao entre Igreja e Estado, elaborou a primeira pastoral coletiva do episcopado brasileiro, publicado a 19 de maro de 1890. J arcebispo da Bahia, presidiu a primeira reunio do episcopado brasileiro em agosto de 1890. Faleceu em Barbacena, para onde se retirara por motivos de sade, em princpios do ano seguinte. D. Antnio de Macedo Costa inegavelmente uma das figuras mais destacadas do episcopado brasileiro. Neste estudo queremos nos deter especificamente na anlise da concepo de ordem social segundo o bispo do Par. Esta anlise importante, pois evidencia a posio nitidamente conservadora assumida pelo episcopado brasileiro durante o periodo imperial. Na mente do prelado, alis, uma das fimes bsicas da religio era justamente a manuteno da ordem social estabelecida.
1. A RELIGIO, FUNDAMENTO DA ORDEM SOCIAL

Uma das idias mais incutidas por D. Macedo Costa em seus escritos a afirmao de que a religio constitui o fundamento da ordem social. Segundo o bispo do Par, no possvel conceber a vigncia da ordem estabelecida se no se leva em conta o valor da religio na vida da sociedade. 7. Vide Azzi, Riolando, D. Antnio de Macedo Costa e a posio da Igreja no Brasil diante do advento da Repblica em 1889, in Sntese, 1976, jul-ago., pp. 45-69.

99

A argumentao do prelado se desenvolve em duas principais linhas de pensamento. Em primeiro lugar, procura D. Macedo Costa evidenciar o papel preponderante ocupado pela f catlica na formao da sociedade colonial luso-brasileira. E m segundo lugar o bispo preocupa-se em demonstrar que, alm desse aspecto histrico, o catolicismo continua ainda a ser um dos elementos constitutivos da organizao social brasileira.

1.1. A religio na formao da sociedade

brasileira

O primeiro aspecto enfatizado por D. Macedo Costa a afirmao de que a f catlica um dos elementos bsicos na formao da sociedade brasileira. Segundo ele, desde o incio da colonizao, o catolicismo foi um dos aspectos relevantes na organizao social da vida brasileira. Querer, portanto, prescindir da religio catlica dentro da ordem social estabelecida significa de certo modo querer negar o prprio passado histrico do Brasil. Num estudo apologtico pubhcado em 1864 a respeito das Ordens Religiosas o prelado assim se expressava: "O Brasil terra catlica. Suas origens so catlicas. Foi o catolicismo que abriu as vias do progresso s hordas brbaras, que ungiu ainda no bero a civilizao brasileira, e que deu o nome a este grande imprio acolhendo-o sombra da Cruz. Foi a idia crist, personificada nos missionrios, nos padres, na hierarquia do Catolicismo, que lanou nestas regies abenoadas os^ primeiros grmens do progresso, domando a ferocidade do ndio, lutando pela liberdade dele, pondo um dique s cobias invasoras, fecimdando com suores e sangue estas pacficas conquistas, que aqui, como em toda a parte, tinham por fim dilatar a f e o imprio". Neste tpico, o bispo reflete a concepo catlica triunfalista que marcou profundamente os estudos histricos na anlise da ao evangelizadora e edi^catva da Igreja durante o perodo colonial. Ao mesmo tempo, porm, o bispo alude vinculao da hierarquia catlica com o prprio projeto colonizador lusitano, to bem ex8. As Ordens Religiosas julgadas por escritores protestantes: breve resposta em favor dessas Ordens pelo bispo do Par, Belm, 1864, p. VIII.

100

pressa nos versos de Cames. A moderna historiografia tem demonstrado as limitaes dessa atuao eclesistica subordinada aos interesses polticos e econmicos da metrpole. O prelado conclui em seguida: "A civilizao brasileira , pois, essencialmente catlica; tir-la desta linha desgarr-la; mais que isto, destru-la. No se pode fazer tal soluo de continuidade na vida de um povo sem assassin-lo moral como historicamente", D. Macedo Costa categrico em afirmar o carter essencialmente catlico da civilizao brasileira. No obstante, este um tema que hoje se presta a debates, dado o carter impositivo com que a religio foi transmitida durante o perodo colonial. De fato a f catlica no era uma livre opo, mas uma imposio mantida sob o rigoroso controle poltico e eclesistico." A religio catlica, exclusiva e obrigatria nos trs primeiros sculos de histria brasileira, perdurou como a religio do Estado a partir da Independncia do Brasil em 1822. Olvidando esse carter de exclusividade e obrigatoriedade vigente no perodo colonial, o bispo do Par passa a enfatizar, em outro documento, que a oficializao da religio durante o Imprio era apenas decorrncia natural da formao catlica do povo brasileiro. Eis como ele apresenta a sua argumentao: "O fato de ser no Brasil a Religio Catlica a Religio do Estado no pode ser considerado como um odioso privilgio. Esse fato, como tantos outros mais que todos os outros , que constituem a fisionomia, o modo de ser, a entidade prpria da nossa nao, derivou como conseqncia natural das tradies, dos costumes, da prpria constituio tnica de nosa raa". 12 inegvel a influncia social do catolicismo lusitano no Brasil, sobretudo a nvel popiar. Convm ressaltar, porm, que esse catolicismo do povo, aberto influncia sincrtica das religies afro-brasileiras, no se ajusta perfeitamente imagem da religio pro9. Vide HooRNAERT, Eduardo, Histria da Igreja no Brasil, Petrpolis, Vozes, 1977, tomo II, pp. 30-41. 10. As Ordens Religiosas julgadas por escritores protestantes: breve resposta em favor dessas Ordens pelo bispo do Par, Belm, 1864, pp. VIII-IX. 11. Vide Azzi, Riolando, Evangelizao e presena junto ao povo. Aspectos da histria do Brasil, in Religio e Catolicismo do Povo, So Paulo, Editora Ave Maria, pp. 39-48. 12. A liberdade de cultos; representao Assemblia Geral Legislativa pelo bispo do Par, Rio de Janeiro, 1888, pp. 5-6.

101

posta pelo mesmo prelado como "personificada nos padres, nos missionrios, na hierarquia do catolicismo". Os recentes estudos sobre o catolicismo popular no Brasil tm ressaltado suas discrepncias com relao ao catolicismo oficial propugnado pela hierarquia, A importncia da f como elemento de coeso social ainda ressaltada pelo prelado nos seguintes termos: "A nacionalidade portuguesa, ilustrada por tantos feitos gloriosos infiltrou-se no Brasil, emanao sua, com a unidade da lngua, a unidade da religio a lngua de Cames, a religio catUca, dois poderosos elementos pode-se dizer nicos, que estamparam na nascente colnia, esparsa em vastssimo territrio, aquele cunho de admirvel coeso, de homogeneidade de grandeza que preanunciaram num futuro prximo o desabrochar de um florescente Imprio". Coerente com as premissas de seu discurso, D. Macedo Costa acrescenta: "Achando a Religio Catlica j estabelecida, como Religio do povo brasileiro, amada, praticada por ele, enlaada do modo mais ntimo ao seu teor de vida... o legislador constituinte no podia deixar de levar em conta esse poderoso elemento de organizao social". 1* Na realidade, no foi apenas o amor que levou o povo a praticar a f nos primeiros sculos de histria brasileira. Foi tambm o medo, como ressalta Eduardo Hoornaert, escrevendo: "O catolicismo brasileiro do perodo portugus era uma religio obrigatria, e no podia deixar de ser, pois protestantismo sig ficava adeso Holanda ou Inglaterra, judasmo significava aliana com comerciantes do norte, feitiaria significava rejeio do sistema colonial em nome da religio ancestral indgena ou africana. J Manuel da Nbrega achou que o medo era necessrio na catequese dos indgenas: Talvez por medo se convertero mais depressa do que o no faro por amor". E Hoornaert conclui: "Este condicionamento pelo medo marcou geralmente a instituio eclesistica no Brasil, e formou, pois, a cristandade."

13. Vide o volume especial Religio e Catolicismo do Povo, So Paulo, Editora Ave Maria, 1977. 14. A liberdade de cultos; representao Assemblia Ge Legislativa pelo bispo do Par, Rio de Janeiro, 1888, pp. 5-6. 15. HOORNAERT, Eduardo, Histria da Igreja no Brasil, Petrpolis, Vozes, 1977, tomo II, pp. 407-408.

102

Como se pode observar, a viso otimista de D. Macedo Costa a respeito do papel histrico do catolicismo no Brasil deve ser melhor matizada e analisada dentro do contexto da poca.

1.2. A religio, elemento constitutivo

da vida social

No , porm, apenas sob o aspecto histrico que a religio importante para a sociedade brasileira. Segundo D. Macedo Costa, a f tambm um dos elementos constitutivos da prpria vida e organizao social. Dai a importncia da educao moral e religiosa na vida do povo. Somente mediante a educao crist se pode esperar a manuteno da ordem social no povo brasileiro. Se essa educao for descurada, abre-se a brecha para a subverso da ordem constituda. Esses princpios so expressos pelo bispo do Par no discurso proferido no ato da inaugurao da Sociedade promotora da instruo pblica, na cidade de Belm, a 24 de setembro de 1871. "No basta, pois, instruir o povo, seno que mister ser a instruo que se lhe d, slida e verdadeira. evidente que se se d ao povo uma instruo manca, defeituosa, desproporcionada s condies de sua vida, se se lhe enche a cabea de vs quimeras, de sonhos irrealizveis, desgostando-o da vida positiva de trabalhos a que se entrega; se, por mais forte razo, se imbui a inteligncia popular de falsos princpios, de noes inexatas sobre a moral, sobre a religio, este povo, sem princpios fixos, flutuando ao capricho de doutrinas errneas e subversivas, no ter vnculo sacral bastante poderoso para uni-lo e conserv-lo, e depois de figurar um instante na cena da histria como uma aglomerao aventurosa, desaparecer cambaleando n o meio de tristes runas." i A f catlica, portanto, constitui o vnculo sagrado da coeso, da ordem social. A moral catlica ensina o povo a contentar-se com a situao em que vive, sem aspirar a mudanas de estrutura no pas. Sem f, sem religio, a sociedade se desagrega, se deteriora, e caminha para o caos. Esses conceitos so tambm enfatizados pelo prelado paraense na carta pastoral em que publica as Constituies Dogmticas do Concilio Vaticano I. 16. Discurso recitado por S. Exa. Revma. o Sr. Bispo do Par no ato solene de inaugurao da Sociedade promotora da instruo pblica, no dia 24 de setembro de 1871, Belm do Par, p. 7.

103

Segundo ele, um dos pontos-chaves da assemblia ecumnica o: justamente a condenao do maior dos males da sociedade mo derna, ou seja, do naturalismo, que constitui em ltima anlise a negao da divindade. Em seguida, caracteriza a essncia do naturalismo nos seguintes termos: "Negao de Deus na ordem social, procurando-se governar os povos e torn-los felizes, fazendo-se completa abstrao do elemento sobrenatural, da religio revelada por Deus... Negao de Deus na ordem da familia, que se busca constituir fora da religio, pelo casamento civil, para mais facilmente escapar-se santidade do vnculo conjugai... Negao de Deus na conscincia do indivduo, a que diz-se: livre: podes satisfazer a todas as tuas paixes, saciar todos os teus apetites". O mal do mimdo moderno, portanto, o esprito laicista e liberal, que rompe com a idia de imia sociedade estabelecida dentro dos parmetros de uma ordem sacralizada pela Igreja. O bispo conclui, pois, o seu raciocnio com estas palavras: "No se nega tal ou tal dogma: vai-se raiz de todos; nega-se o sobrenatural... O homem livre e s de si depende; o homem sua prpria lei; o homem seu prprio Deus; as leis naturais so as nicas que o obrigam; e a todo aquele que lhe pretende ligar a conscincia em nome de outra lei, de uma lei positiva revelada por Deus, deve ele responder: No te conheo, s um impostor. Deste naturalismo mpio, como de fonte envenenada, esto brotando todos os horrendos males que devastam e assolam a sociedade moderna", D. Macedo Costa, portanto, retoma e assume para si a posio antiliberal da Igreja Catlica no sculo XIX, mantida especialmente no longo pontificado de Pio IX. Thoms Bruneau assim analisa a atuao desse pontfice: "Pio IX considerado o mais famoso porta-voz do ultramontanismo, porque exigiu a centralizao da Igreja em questo de doutrina e de governo eclesistico. Ele tambm enfatizou o papel-chave da Igreja no mundo como intrprete da vontade de Deus.

17. Carta pastoral do Exmo. e Revmo. Bispo do Par publi cando as Constituies dogmticas do Sacrossanto Concilio G do Vaticano, So Lus do Maranho, 1871, pp. 14-15.

104

o 'Syllabus' de Erros codificou a viso que tinha esse papa da Igreja, do mundo e dos erros de seu tempo. sua publicao em 1864, os liberais em todo o mundo reagiram com espanto e com escrnio".' Na viso do episcopado brasileiro, porm, o esprito catlico antiliberal deveria constituir lun dos eixos da sociedade brasileira. Mas o que ainda mais importante ressaltar que essa mentalidade antiliberal servia tambm de ponto de partida para reforar a colaborao da Igreja do Brasil com o governo monrquico, de tendncia conservadora e autoritria.
2. A IGREJA, FIEL COLABORADORA DO ESTADO

Pressuposta e estabelecida a importncia da religio como elemento de coeso social, procura D. Macedo Costa enfatizar o papel da hierarquia catlica como colaboradora do Estado n a manuteno da ordem social. Um dos pr-requisitos para essa colaborao, segundo D. Macedo Costa, a autonomia da Igreja na esfera dos negcios eclesisticos. J o arcebispo da Bahia, D. Romualdo Seixas, enfocara com bastante insistncia a necessidade da liberdade de ao da Igreja. D. Macedo Costa prossegue na mesma linha, defendendo com muito mais ardor a autonomia eclesistica da rea religiosa. Todavia, essa autonomia de ao devia coadunar-se perfeitamente, na mente dos dois prelados, com a colaborao que a hierarquia catlica oferecia ao Estado para a manuteno da ordem social. Mesmo quando a questo dos limites entre o poder temporal e o espiritual chegou a provocar atritos entre a Igreja e o Estado, provocando a chamada Questo Religiosa, a mentalidade dominante entre os catlicos era a de que se tratava de um episdio espordico, que de forma alguma devia alterar a tradicional harmonia existente entre os dois poderes. Eis como o jornal A Boa Nova da diocese do Par se expressa a 3 de julho de 1875, por ocasio da formao do novo ministrio presidido por Caxias: " uma suma injustia atribuir aos ilustres bispos presos, bem como imprensa catlica, o propsito de alterar a harmonia que 18. BRUNEAU, Thomas, O catolicismo brasileiro em poca de transio, So Paulo, Edies Loyola, p. 58.

105

deve existir entre a Igreja e o Estado, harmonia necessria paz e prosperidade do Imprio. O que queremos manter a pureza da f e dos direitos imprescindveis da S Apostlica fundada em Roma. Salvem-se os princpios catlicos, e encontrar-nos- o poder civil sditos dedicados, e auxiliando-o na medida de nossas foras. Portanto, com a cessao da perseguio religiosa, ser atualmente possvel um acordo harmonioso e satisfatrio, que por termo a uma luta no s estril para o progresso natural do pais, mas ainda de funestssimas conseqncias sociais e polticas".' Distinguir, portanto, a rea de atuao dos dois poderes, mas sem romper a mtua colaborao existente entre Igreja e Estado era a meta da hierarquia catlica durante a poca imperial.

2.1. Distino entre os dois

poderes

Um dos aspectos mais ressaltados por D. Macedo Costa em seus escritos a necessidade de distino entre os dois poderes, o eclesistico e o civil. O bispo quer superar a situao de dependncia em que a Igreja permaneceu durante todo o perodo colonial, para apresent-la como um poder que recebe a sua legitimao da Santa S. Inspirado na concepo tridentina, o prelado destaca a existncia de duas esferas de atuao: a ordem material, abrangendo os aspectos polticos e scio-econmicos, da competncia exclusiva do Estado; e a ordem espiritual, ou religiosa, vinculada diretamente ao poder eclesistico. Num estudo publicado em 1866, sobre a residncia dos bispos, escreve o prelado do Par: "Queremos, enfim, a regra luminosa do Evangelho: a Deus o que de Deus, a Csar o que de Csar! Nesta regra est a distino, a independncia dos dois poderes, est a ordem, est a liberdade, est a verdadeira liberdade, no a falsa, que no passa de um vu de maldades..." 20 A distino entre falsa e verdadeira liberdade evidencia mais uma vez a posio antiliberal de D. Macedo Costa, fiel seguidor das orientaes do "Syllabus", de Pio IX.

19. A Boa Nova, 3 de julho de 1875. n. 52, p. 1. 20. A residncia dos bispos; as suspenses extrajudiciais e os recursos Coroa. Questes cannicas pelo bispo do Par, P 1866, p. 45.

106

Mais adiante, explicita melhor o seu pensamento nestes termos: "Primeiramente, sendo os dois poderes soberanos e independentes como todos proclamam e uma verdade de f, no se compreende como as decises de um, relativamente aos objetos de sua esfera, possam ser submetidos ao juzo e reviso do outro. Quem diria que a autoridade civil seria ainda hoje independente se a autoridade eclesistica se arrogasse o poder de revistar e declarar nulas as sentenas dos seus tribunais em matria civil? Do mesmo modo, como se concebe a Igreja independente, se a sentena dos bispos em matrias espirituais, como o exerccio das ordens, forem sujeitas ao contraste e juzo da autoridade civil?" Para o prelado, portanto, os problemas de natureza espiritual ou religiosa deveriam ser da competncia exclusiva da hierarquia eclesistica, enquanto ao Estado caberia a deciso sobre os demais problemas de natureza material e temporal. O prelado prossegue ainda seus esclarecimentos, afirmando: "Os dois poderes so essencialmente distintos: Jesus Cristo mesmo levantou a barreira que os separa: Dai a Deus o que de Deus, e a Csar o que de Csar, isto , as coisas espirituais aos ministros de Deus; as coisas temporais aos ministros de Csar. No se pode perturbar essas duas jurisdies, sem infringir o direito divino. Se se entrega a Csar o conhecimento e juzo das coisas espirituais, se do tribunal da Igreja se apela para os tribunais civis, a ordem essencial das coisas est perturbada, exercendo os magistrados seculares um poder que eles no tm, nem podem ter de modo algimi". E conclui, de forma incisiva: "Em toda organizao social se acham vrias jurisdies independentes que no poderiam invadir-se umas s outras sem profimda e geral perturbao", E m sntese, eis o pensamento do prelado: os problemas da alma ficam a cargo dos bispos, enquanto o Estado se ocupa daquilo que concerne aos interesses corporais dos sditos do Imprio. Ao clero caberia atuar no altar, no plpito e no confessionrio, orientando as almas dos fiis para a salvao eterna, deixando por conta do Estado a soluo dos problemas materiais decorrentes da vida e da organizao social. A distino entre os dois poderes apresentada como condio fundamental para que reine completa harmonia entre eles, consti21. Ibidem, p. 63.

107

tuindo, ao mesmo tempo, um dos pressupostos necessrios para a manuteno da ordem estabelecida. De fato, se os dois poderes que devem dirigir os destinos da sociedade no se entendem, se vivem em estado de conflito, a conseqncia lgica ser a abertura de uma brecha para as insurreies e a subverso da ordem social. Por isso, ao defender a autonomia da Igreja na questo dos seminrios, o prelado assim escreve ao ministro do Imprio, marqus de Olinda, em 1864: "V. Exa. afirma que o governo, graas a Deus, fiel s mximas da Igreja Catlica. Eu o sei, Exmo. Sr., sempre o reconheci, e justamente o que me faz esperar que ele far em breve desaparecer de nossa legislao essas lamentveis antinomias, harmonizando os direitos da soberania com a liberdade da Igreja; dois princpios que convm manter a todo custo, sob pena de tudo confundir-se, de perturbar-se tudo; sob pena de ser reduzida a ordem social a um caos medonho, criando-se ou uma teocracia absurda na Igreja que aniquilaria a ao prpria do poder secular, ou uma autocracia religiosa no Estado que absorveria a autonomia do poder espiritual. De ambas as partes abismos". Qualquer ingerncia de um poder na esfera do outro gera a desordem e a confuso. Da a necessidade de serem mantidas bem ntidas as balizas entre os dois poderes. O prelado acrescenta, portanto: "O meio de evit-los? O meio, todo o mundo compreende; s h um, lgica e racionalmente falando; extremar bem os limites dos dois poderes. Isto no s no interesse da Igreja, note V. Exa., mas no interesse dos povos, no interesse da liberdade, no interesse da civilizao". 22 Ao insistir na defesa dos direitos eclesisticos, o bispo do Par faz questo de ressaltar que, em ltima anlise, a Igreja deve ser prestigiada por constituir-se num dos fundamentos da ordem social estabelecida no Imprio brasileiro. Assim, ao assumir a defesa das antigas Ordens Religiosas, contra proposta apresentada na Cmara para supresso dos conventos e apropriao dos bens "de mo morta" por parte do governo, D. Macedo Costa declara:

22. Resposta o Exmo Sr. Bispo do Par, D. Antnio de M cedo Costa, ao Exmo. Ministro do Imprio acerca da Questo dos Seminrios, Par, 1864, pp. 9-10.

108

"Folgamos de esperar que esses catlicos to tristemente prevenidos, abriro enfim os olhos, e estudando melhor a histria e apreciando na sua verdadeira luz os fatos, reconhecero o seu prprio engano, e harmonizaro os seus sentimentos a tal respeito com os da Igreja Catlica, Apostlica, Romana, a que pertencem, e a que juraram aderir como a primeira base do nosso edifcio social". A nfase na liberdade da Igreja em sua ao pastoral no significa, porm, que ela esteja desvinculada dos interesses do Estado. Ela se professa sempre, nas questes atinentes ao governo temporal, fiel s diretrizes do Estado.

2.2. Fidelidade da Igreja ao Estado


A insistncia da hierarquia eclesistica em manter autonomia em sua esfera especifica de ao no significa, porm, de forma alguma, que a Igreja tenha a inteno de seguir um rumo diverso daquele trilhado pelo Estado. Na concepo de D. Macedo Costa, a liberdade de ao da Igreja deve ser conjugada com uma fidelidade irrestrita ao Estado, e mais especificamente, no caso do Brasil, ao governo imperial. Uma das preocupaes do prelado, portanto, defender-se das acusaes de que a Igreja, influenciada pela mentalidade ultramontana, esteja procurando fortalecer-se para mais facilmente dominar o poder temporal. A esse tipo de argumentao, D. Macedo Costa responde: "Pretenses ultramontanas! gritaro os adversrios. Invases do poder espiritual! Teocracia! Todas essas belas palavras ressoam bem sua frase e dispensam de refletir. O Governo, porm, reflete. O governo sabe que ns tanto no queremos teocracia, ou absoro do poder temporal no espiritual, que estamos clamando todos os dias pela distino deles! Que quando se quer confundi-los, somos ns e s ns que levantamos a barreira entre ambos, dizendo: Tendo mo, no confundi o que Deus separou!" E m seguida acrescenta estas expressivas palavras: "O Governo sabe onde esto seus verdadeiros, seus leais amigos; sabe que ns, bispos catlicos, nunca conspiramos nem conspiraremos contra a sua autoridade, e que, se reclamamos contra cer23. As Ordens Religiosas julgadas por escritores protestantes; breve resposta em favor dessas ordens pelo bispo do Par, Belm, 1864, pp. IXTX.

109

tas medidas, porque nelas vemos um perigo para o mesmo governo, para a sociedade civil, tanto quanto para a religio". A posio da hierarquia catlica, portanto, sempre ao lado da autoridade poltica. A defesa dos direitos eclesisticos de forma alguma pressupe ruptura com o governo ou infidelidade ao Trono. Por essa razo o prelado faz questo de concluir nestes termos: "Fiel ao juramento que prestamos, como bispo catlico, assim como aos sentimentos de profunda dedicao e lealdade que nos animam para com o governo de nosso pais, falaremos sempre como sucessor dos apstolos, que indignamente somos, a linguagem franca da verdade.. . " 2 * Em ltima anlise, pois, os limites dessa verdade em assuntos referentes esfera temporal so estabelecidos pela prpria moldura do regime monrquico. No j citado documento dirigido ao marqus de Olinda, datado de 16 de janeiro de 1864, em que defende a autonomia dos bispos nas questes atinentes organizao e direo dos seminrios eclesisticos, o bispo do Par conclui afirmando: "Julgo ter cumprido um dever do meu ministrio falando com respeitosa franqueza e liberdade ao governo de meu pais. Os sentimentos que nutro para com ele so os da mais profunda dedicao e perfeita lealdade. Jamais nos lbios de um bispo se achar a palavra amarga do dio e da revolta. Nos dias de perigo ns estaremos fiis at o fim ao culto da segunda majestade como ao da primeira". A divindade era a primeira majestade, o imperador a segimda. Por isso o bispo acrescenta: "Sempre obedeceremos aos poderes do mundo, no que no for contrrio nossa conscincia. Daremos tanto mais fielmente a Csar o que de Csar, quanto comearemos a dar a Deus o que de Deus. So estes os nossos sentimentos". 23 A fidelidade dos bispos ao governo significa, portanto, fideUdade ao regime monrquico.

24. A residncia dos bispos; as suspenses extrajudiciais e os recursos Coroa. Questes cannicas pelo bispo do Par, Pa 1866, pp. 45-47. 25. Resposta do Exmo. Sr. Bispo do Par, D. Antnio de Ma cedo Costa, ao Exmo. Ministro do Imprio acerca da Questo dos Seminrios, Par, 1864, pp. 17-18.

110

Embora a Igreja se declare indiferente a qualquer forma de governo, na prtica os bispos se manifestam concretamente a favor da monarquia ao longo do sculo XIX. Em estudo anterior, ficou bem evidenciada a posio de D. Romualdo Seixas a esse respeito. Tambm nos escritos de D. Macedo encontram-se referncias explcitas em favor do governo monrquico. O prelado, por exemplo, acusa a maonaria de ter conspirado contra o regime autoritrio de D. Pedro I como um crime contra a religio e contra a ptria. Eis suas palavras: "Assim declara-se a prpria maonaria, promotora principal da guerra acintosa e sistemtica, feita desde 1825 a 1831, ao Sr. D. Pedro I, fundador do Imprio, guerra que obrigou esse monarca a descer do trono e a retirar-se para a Europa, deixando seu augusto Filho ainda no bero, e o Brasil entregue aos azares de uma longa regncia, sendo verdadeiro milagre, devido principalmente aos cuidados da divina providncia, e depois boa ndole do povo brasileiro, e a sua adeso aos princpios monrquicos, que os esforos do maonismo no tivessem conseguido dividir ento o Imprio, plantando nele o sistema de repblica". 2 Mesmo nos ltimos anos do Segundo Reinado, quando j ecoavam fortemente as vozes republicanas, D. Macedo Costa continua a proclamar sua fidelidade ao Trono. Assim, pois, na representao feita Assemblia Geral Legislativa a respeito da liberdade de cultos, em data de 20 de agosto de 1888, ele faz a apologia de D. Pedro II e da princesa Isabel neste tpico: "Se o Imprio de Santa Cruz tivesse que enveredar-se, o que eu no creio, pelos caminhos da Revoluo e de todas as reformas aventurosas, ento, humilde bispo, cansado de longas lutas e trabalhos, s me restaria uma coisa: curvar minha cabea encarnecida diante de Deus... Mas n o . . . Deus salvar o Brasil". E prossegue com estas enfticas palavras: "Quando o vejo justamente orgulhoso de ter sua frente um monarca que o mundo admira por seu alto saber e extremada bondade, e, ao lado dele, um Anjo cheio de f, de dedicao e de 26. Instruo sobre a maonaria; consideraes sobre o aspecto moral, religioso e social pelo Exmo. Bispo do Par, Belm do Par, 1873, pp. 107-108.

2.3. Defesa do Trono

imperial

111

amor, a quem todos rodeiam da mais profunda venerao; quando vejo este Brasil, agora mesmo engrandecido, louvado e apresentado como exemplo a todas as naes do universo pelo grande e imortal pontfice Leo XIII, por ter-se libertado do vergonhoso labeu da escravido... eu sado o Brasil livre e prspero pela justia, pela religio, pelo acrisolado patriotismo de seus filhos, e tomando o posto glorioso que de direito lhe compete entre os outros povos das duas Amricas".-'? Alis, a idia do prelado sobre a instituio da sociedade nitidamente oposta concepo democrtica proposta por Rousseau em seu Contrato Social. Para o bispo, o poder no deriva do povo, mas diretamente de Deus. No o poder que se apoia no povo, mas a sociedade civil que tem sua razo de ser no poder. Por isso ele afirma: "Uma sociedade qualquer tem o seu fundamento no poder central, na suprema autoridade que a dirige, organiza-a e d-lhe a forma que a constitui tal. Qual o fundamento, a base desta sociedade poltica que se chama Brasil? , sem dvida, o governo central, que tem por misso conchegar as diversas partes deste grande todo social, e dirigi-las harmonicamente para o fim comum, a prosperidade nacional. Tirai esse governo, esse poder central, seja ele qual for; a sociedade poltica desmorona-se; cessa de existir o edifcio nacional brasileiro". 2 Tambm os principais peridicos catlicos defendem durante o perodo imperial o governo monrquico e centralizador. No dia 8 de setembro de 1875, o jornal a Boa Nova da diocese do Par, rememorando a data da Independncia, publicava um editorial do qual destacamos o seguinte tpico: "Amamos a liberdade, mas a liberdade na ordem, sem a qual no h paz nem sossego pblico... Sem religio a verdadeira liberdade torna-se impossvel, e por isso que no dia 7 de setembro saudmos e proclamamos a liberdade catlica, a lnica que nos pode salvar, salvando a liberdade civil".

27. A liberdade de cultos; representao Assemblia Geral Legislativa pelo bispo do Par, Rio de Janeiro, 1888, pp. 59-60. 28. Carta Pastoral do Exmo. Bispo do Par D. Antnio de Macedo Costa, explicando aos seus diocesanos a razo do atual conflito. Rio, 1874, p. 17.

112

E em seguida os relatores acrescentam estas expressivas palavras: "Saudmos tambm a monarquia, mas a monarquia qual est consagrada na nossa constituio; a monarquia crist, respeitadora dos direitos e preceitos divinos. Desta monarquia somos amigos, a amaremos e defenderemos sempre, porque devemos amar e defender a paz e a ordem que ela nos garante". 2 A Igreja Catlica, portanto, se declarava ao lado do Trono, para garantir e manter a ordem social.
3. A F CATLICA, ELEMENTO DE COESO SOCIAL

Segundo o pensamento de D. Macedo Costa, a f catlica no apenas um elemento integrante da sociedade brasileira; constitui tambm um aspecto dinmico da prpria ordem social. Quanto mais cresce o prestgio da Igreja, quanto mais aumenta sua influncia na sociedade, maior coeso e fora adquire a ordem estabelecida. Por outro lado, quando a Igreja diminui sua influncia na vida pblica, a estabilidade social corre risco de ser abalada. Em outras palavras: defendendo princpios conservadores, a Igreja ajuda a manter o regime imperial e as instituies polticas e sociais nas quais ele se assenta. Pelo contrrio, os que defendem ideais liberais, como o caso tpico da maonaria, querem apenas abalar as estruturas da ordem social vigente e conduzir o pas para a desordem e a anarquia. O jornal A Boa Nova expressa claramente essas idias no editorial de 9 de outubro de 1875, nos seguintes termos: "O partido catlico defende a Constituio que cercou a religio catlica de todo o prestgio, constituiu-a Religio do Estado, obrigando a todos os altos funcionrios a mant-la, guard-la e defend-la. .. O partido conservador, arvorando outrora a sagrada bandeira Trono e Altar, deveria ser o aliado natural da Igreja". E aps ressaltar que no passado nem sempre os conservadores defenderam os interesses da Igreja, os redatores acrescentam: "Atualmente h um vnculo de unio entre o partido catlico e o partido conservador... Os dois exrcitos conservador e catlico so aliados para combater a revoluo e a anarquia, representadas entre ns pelo Liberal do Par... 29. A Boa Nova, 8 de setembro de 1875, n. 71, p. 1.

113

Os partidos podem hoje exprimir-se assim: Catolicismo versus Liberalismo Constituio versus Revoluo Tome cada qual a bandeira que lhe compete".

O partido liberal e seu peridico passam a ser considerados, portanto, como o portador de idias revolucionrias, enquanto os catlicos so convidados a cerrar fileiras ao lado do partido conservador para manter o regime monrquico.

3.1. A religio, propulsora

da ordem social

A f catlica no exerce apenas a funo de preservar a ordem; a religio, atravs dos seus ensinamentos morais, apresenta-se como um elemento que dinamiza a prpria ordem social. de acordo com esses princpios que D. Macedo Costa, diante da perspectiva do Terceiro Reinado, aconselha o governo a que fortalea a religio no Imprio, com garantia de restaurao dos valores tradicionais, abalados pelas idias liberais. Eis um tpico do discurso pronunciado pelo prelado a 28 de setembro de 1888, por ocasio da entrega da Rosa de Ouro Princesa Isabel: "Abolimos o cativeiro material. Foi muito; mas isto foi apenas o comeo; removemos um estorvo e nada mais. Cumpre, agora, abolir o cativeiro moral; necessrio resgatar as almas de tudo quanto baixo, vergonhoso, degradante. Restaurar moral e religiosamente o Brasil! Esta a obra das obras; a obra essencial, a obra fundamental, sobre que repousa a estabilidade do Trono e o futuro da nossa sociedade". Continua a seguir exprimindo os seguintes conceitos, bastante significativos: "Senhores, ns atravessamos uma hora perturbada e cheia de tristezas; assistimos a desfalecimentos deplorveis; h uma tendncia para destruir as tradies do passado, sob o pretexto de preparar mais auspicioso porvir... Pois bem, eu vos digo com toda a autoridade do meu sagrado ministrio, que no meio das oscilaes, das vicissitudes dos tempos 30. A Boa Nova, 9 de outubro de 1875, n. 80, p. 1.

114

e dos homens, no meio dos desmoronamentos e ruinas de que est cheia a histria, h uma coisa que permanece, uma coisa firme, consistente, que vigora, que tem vida, que se pode contar para o futuro; a religio de Jesus Cristo, ensinada pela Igreja Catlica, h dezoito sculos, com assistncia do Espirito do mesmo Cristo. A est a fora que restaura, a est a fora que salva, que adianta seguramente os povos no caminho do verdadeiro progresso e que tem por ponto de partida o Evangelho". E conclui: "Vs que tendes nos ombros as tremendas responsabilidades do poder, sabei que no podeis governar ss o Brasil; no podeis prescindir do auxlio da religio. A fora material da autoridade pblica apenas atinge o corpo quando atinge! preciso uma fora superior, sobrenatural, que penetre at s almas, que chegue at o fundo das conscincias para l depor os grmens fecundos da honra e da virtude. Precisais de f! Com ela tudo se conservar, tudo florescer, tudo prosperar". O prelado, portanto, apela para o governo no sentido de que apoie e prestigie sempre mais a ao da Igreja, pois isso redundar em, ltima anlise, em seu prprio interesse. Conceitos anlogos ele j expressara em 1876 ao Conselheiro Jos Bento da Cunha e Figueiredo, ministro do Imprio, com estas palavras: "D o governo a mo ao episcopado para a reforma do clero. Erga-se, enfim, do abatimento em que tem jazido.,. Ento se dilatar por todas as camadas sociais a salutar influncia da religio; florescer entre ns a Igreja de Jesus Cristo, com preciosas vantagens para o Estado... E toda a sociedade brasileira, reorganizando-se, e tomando novo vigor, novo lustre, abenoar este fecundo impulso dado pelo sbio e catlico governo de S. Majestade civilizao de nossa cara ptria". ^2 Segundo D. Macedo Costa, urgia, pois, uma mais estreita colaborao entre Igreja e Estado, com a finalidade de preservar e dinamizar os tradicionais valores da sociedade. 31. Leo XIII e o Brasil. Discurso proferido pelo bispo do Par a 28 de setembro de 1888, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1946, p. 25. 32. Resposta do bispo do Par ao Exmo. Ministro do Imprio sobre o Provimento de Parquias, Belm, 1876, pp. 28-29.

115

3.2. Enfraquecimento da f

da ordem social pelo desprest

Na medida em que a Igreja se fortalece no Imprio, os valores da sociedade so restaurados. Mas o inverso tambm verdadeiro, na opinio do bispo do Par; quanto mais a Igreja desprestigiada, mais se enfraquecem os vnculos da ordem estabelecida. Por isso, na polmica contra a maonaria a respeito das irmandades, D. Macedo Costa, em data de 30 de maio de 1873, exorta o imperador para que no receba o recurso feito pelas irmandades manicas contra o interdito lanado pelo bispo de Pernambuco. Escreve ele: "Senhor, quando a seita, tomando a si a direo de instituies to santas, as desvia completamente do fim para que foram estabelecidas, transformando-lhes a ndole, de modo a fazer delas, em vez de auxiliares, focos de oposio contra a Igreja; quando a seita promove os atos horrendos de selvageria e impiedade, que perturbaram ultimamente Pernambuco, e encheram de horror e consternao todos os coraes brasileiros e catlicos, o Conselho de Estado no acolher tais recursos, nem dar razo a tais ir. mandades, desautorando os bispos catlicos". E conclui: "No, Senhor, isso no possvel. O governo compreender pelo contrrio a necessidade de reagir contra essa espantosa onda de desmoralizao que se levanta no s contra a autoridade religiosa, seno contra a civil, e apoiando a Religio, cooperar para a conservao da boa ordem e paz do Imprio. Deus guarde a Vossa Majestade Imperial por muitos anos como o Brasil h mister", O desprestgio da autoridade religiosa, por conseguinte, gera crise na prpria organizao social. Na carta pastoral em que publica o jubileu de 1875 em sua diocese, o bispo afirma categoricamente que a desagregao social motivada por falta de adequada instruo religiosa. Eis suas palavras: "No menos certo que h um progresso na desmoralizao devido falta mais completa de educao religiosa... Autoridade

33. Memria dirigida a Sua Majestade o Imperador pe Exmo. Bispo o Par acerca do recurso interposto para o governo civil por parte de algumas irmandades suspensas das funes religiosas, Belm do Par, 1873, pp. 31-32.

116

sem crdito e sem respeito, liberdade sem freio e sem garantias; todos os vnculos sociais afrouxados; desgosto e descrena gerais; atropelo dos direitos divinos e humanos... enfim, decadncia espantosa, tudo sobredourado com um vu esplndido que se chama civilizao moderna, e que melhor se podia chamar civilizao pag. Tal o abismo para que estamos caminhando". Este antema contra a civilizao moderna que caminha para a runa um eco do prprio magistrio pontifcio de Pio IX. Segundo a doutrina da Igreja, nesse perodo, na origem de todas as desordens sociais estava a falta de f. O prelado acrescenta portanto: "O remdio? O remdio, filhos diletssimos, o remdio eficaz, o remdio nico o que indica Pio IX: o remdio a religio, e a f... H na religio de Jesus Cristo energias sublimes para regenerar os povos, polir e santificar os costumes, fortalecer e amenizar as relaes sociais; h remdios soberanos para livrar-nos de todos os males que nos afligem", Na perspectiva eclesistica daquele tempo, os liberais e os maons eram os que mais contribuam para o desprestgio da religio e para o enfraquecimento da ordem social.

3.3. A maonaria, rgo de desagregao

social

Nas primeiras dcadas do sculo XIX foi muito grande a participao do clero brasileiro nas lutas pela independncia. Esses clrigos se encontram em vrios movimentos revolucionrios, e muitos deles filiam-se maonaria, que se constitui ento numa das sociedades secretas mais abertas s idias liberais, Na realidade, a maonaria contribuiu em toda a Europa para a queda das monarquias absolutas, apregoando os novos ideais de liberdade e participao social. Aliada tradicional dos governos monrquicos, cuja autoridade divina dos reis prestigia, a Igreja Catlica foi freqentemente envolvida nos ataques dirigidos contra o Antigo Regime. 34. Carta pastoral do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo do Par e Amazonas, publicando o Jubileu em sua diocese, no ano de 1875, Belm, 1875, pp. 16-17. 35. Vide BARBOSA, Francisco de Assis, Sntese histrica, i n O clero no parlamento brasileiro. Rio de Janeiro, Fundao Casa Rui Barbosa, 1978, pp. 11-30 (1. volume).

117

Em conseqncia disso, a partir das primeiras dcadas do sculo XIX, a Santa S passou a assumir uma posio nitidamente antiliberal, sobrevindo conseqentemente a condenao da maonaria nos docmnentos pontifcios. Fiis ao magistrio da Igreja, os bispos do Brasil passam tambm ao combate aberto contra as lojas manicas, que segundo eles, constituam um forte instrumento de desagregao social. Na instruo pastoral sobre a maonaria, datada de 1873, D. Macedo Costa escreve: "Suponha-se que chegam realmente os pases catlicos extremidade de porem os seus destinos nas mos da maonaria. Quem no v os enormes convenientes que teriam que experimentar os povos cristos em tal estado de coisas?... O que seria sobretudo o ensino pblico entregue maonaria? No veramos logo realizadas por toda a parte as to decantadas escolas livres, isto , escolas em que no se ensina religio algiima, conforme um dos planos mais acariciados da seita? E o que sair, enfim, grande Deus, dessas escolas sem religio, dessas escolas em que no se ensina o temor do Senhor... seno uma gerao de incrdulos, de homens pervertidos, sem conscincia, sem princpios, indceis a toda autoridade; enfim, uma gerao de revolucionrios, que se levantaro mais cedo ou mais tarde, contra a ordem estabelecida, se assim julgarem necessrio para saciarem suas cobias insensatas". O bispo reconhece na maonaria uma poderosa fora de mudana social, e, por isso, denuncia suas atividades afirmando: "Mas no s o maonismo um elemento de desorganizao social nos pases onde chega a tomar incremento: lun poderosssimo instrumento de revoluo... a abrir fossos profundos debaixo dos tronos e das monarquias. Sim, irmos e filhos muito amados, com razo, um dos nossos venerveis predecessores, o Sr. D. Manuel de Almeida, em sua carta pastoral de 30 de setembro de 1815, de acordo com os sumos pontfices, denunciou a todos os seus diocesanos o sistema de pedreiros livres, como o mais pernicioso aos soberanos". Aliada declarada do Trono, a hierarqma catlica do Brasil se coloca frontalmente contra a atuao manica. Depreciando a autoridade sagrada dos reis, pregando um novo pacto social, a maonaria significa o caminho aberto para a revoluo de cunho sociahsta. o que pensa D. Macedo Costa, o qual declara explicitamente:

118

"A maonaria no tem feito s revoluo, ela a Revoluo mesma. Ela a desorganizao social reduzida a sistema: o socialismo! a negao da autoridade! O que foi a grande Revoluo, a Revoluo por excelncia, comeada em 1789, seno a maonaria em ao?... Sim, amados filhos, aquela espantosa revoluo, que nos aparece desgrenhada sobre o cadafalso, com um machado gotejando sangue nas mos, teve por patronos e promotores os principais maons, que, alis, manicos... Esta mentirosa divisa que se v por todas as paredes: liberdade, igualdade, fraternidade evidentemente a divisa d a seita". '8 Em sntese, para a hierarquia catlica a maonaria reza a expresso das idias liberais no Brasil, idias j repudiadas solenemente pelo magistrio da Igreja. Diante do avano progressivo das idias liberais, s a Igreja podia ainda opor uma barreira eficaz.

3.4. A religio como freio social


Sentindo o abalo do regime monrquico e das instituies a ele vinculadas, o bispo do Par insiste mais uma vez na importncia da f catlica. Esta, segundo ele, constitui a nica fora capaz de pr um freio ao movimento revolucionrio e anrquico que progressivamente se afirma no pas. Ao discursar em Belm a respeito da instruo pblica, D. Macedo Costa afirma: "Fora do cristianismo, fora da ao das idias crists ressurge o paganismo com suas paixes desenfreadas; e as paixes so o primeiro elemento de desimio entre os homens. O cristianismo que os modera, que condena os erros que as desencadeiam, fez a verdadeira obra de pacificao geral, e unindo a tolerncia das pessoas intolerncia salutar das doutrinas, assegura ao menos em principio... a supremacia da verdade sobre as inteligncias". A fora do catolicismo, est no seu carter de intransigncia antiliberal, n a defesa d a ortodoxia contra o erro. E o prelado acrescenta: 36. Instruo sobre a maonaria. Consideraes sobre o aspecto moral, religioso e social pelo Exmo. Bispo do Par, Belm do Par, 1873, pp. 97-99; 107-108; 113-115.

119

" justo,... tal ordem imutvel. No se pode transtorn-la sem tudo subverter, sem negar o cristianismo todo inteiro... Chamar, pois, o povo, para a prtica sria do Cristianismo, estabelecer a conformidade universal sobre a sua verdadeira base: dar vitalidade vigorosssima existncia poltica e social desse povo; criar nele uma multido de famlias regulares, onde, no remanso de inocentes prazeres, se conservaro as tradies sagradas da moral e da religio; tornar cada cidado um homem probo, honesto, incapaz de qualquer ao indigna, e apto a todos os generosos cometimentos". Em outras palavras: a f crist, pelo vnculo de conscincia, faz com que todas as pessoas se mantenham fielmente dentro dos quadros da ordem estabelecida. Por isso o bispo do Par conclui enfaticamente: "Tratemos, pois, tratemos de realizar, quanto antes, uma mudana completa no nosso sistema de ensino, fazendo que a instruo pblica seja crist, verdadeira, profundamente crist. preciso faz-lo sob pena de ver a nossa sociedade abismar-se como tantas outras, no golfo da anarquia e da mais espantosa desordem"." Na mente do prelado, a obrigatoriedade do ensino religioso, bem como a obrigatoriedade da prtica da f catlica, constituem os dois basties para a preservao dos valores morais na sociedade. Ao falar sobre o projeto de liberdade de cultos na Assemblia Geral Legislativa D. Macedo Costa assim se expressava, denimciando os riscos de uma legislao desse tipo: "A religio se enlaa pelo ntimo, vs o sabeis, com a vida e fortuna das naes. Enquanto o indiferentismo que a procura matar nas almas, existe no meio de um povo como simples fato, o mal conhecido como mal e por isso mesmo remedivel! Aprovado e consagrado por lei, proposto como direito, como ideal de perfeio social pelo poder pblico, no h mais diques que represem a torrente devastadora, e tudo inclinar para irremedivel runa". E m outra passagem citando a obra de Moreno, Ensaio sobre a soberania do papa, o bispo volta a enfatizar esses mesmos aspectos, com estas palavras:

37. Discurso recitado por S. Exa. Revma. o Sr. Bispo do Par em 24 de setembro de 1871, Belm do Par, 1873, p. 19. 38. A liberdade de cultos; representao Assemblia G Legislativa pelo bispo do Par, Rio de Janeiro, 1888, p. 58.

120

"Com efeito, como pondera um grave escritor da nossa Amrica, a potestade civil impotente para manter o Estado, sem o socorro da eclesistica; porque incapaz de formar de per si a moralidade dos homens, que o fundamento da sociedade; sociedade que no pode subsistir sem bons costumes, nem os bons costumes sem religio, nem a religio sem ministros, nem ministros sem autoridade. Mas esta autoridade desaparece e perde a sua ao se de divina se converte em humana, refundindo-se na autoridade os Prncipes ou Magistrados seculares. Ela cai em menospreo a par da religio, deslocada de seus eixos; e, quebrando este freio, que fora podem ter as leis civis para conter as paixes? A potestade secular, usurpando a eclesistica, mina, pois, a sua prpria; anula por este mesmo fato o que devia servir-Ihe de apoio, e destri o princpio mais eficaz de sua respeitabilidade. Abre por conseqncia o passo anarquia, inimiga da sociedade". ^ Em sntese: o nico freio vlido de que o Estado dispunha para manter a ordem social era a religio. Por consegmnte, no caso brasileiro, devia o Estado prestigiar ao mximo a f catlica e seus legtimos representantes, os bispos, que se constituam de. fensores do prprio Trono imperial. Para isso, como j fora afirmado anteriormente, devia o governo respeitar ao mximo a autonomia da ao espiritual dos prelados. Dessa forma, como colaboradores fiis do Trono, eles haveriam de trabalhar intensamente na manuteno dos valores tradicionais da sociedade. Enfraquecida, porm, a autoridade religiosa, ficava aberto o caminho para a desordem e a anarquia.
CONCLUSO

Durante as primeiras dcadas do sculo XIX foi intensa a participao do clero brasileiro nos movimentos em prol da independncia. Imbudos das idias liberais, muitos aspiravam a mudanas profundas da situao colonial; queriam um governo constitucional descentralizado, republicano, e no poucos apregoavam a abolio da escravatura. Ao invs disso, em 1822, o Brasil foi transformado em imprio, com um governo fortalecido pela instituio do poder moderador, e tendo como apoio scio-econmico a classe senhorial escravocrata. 39. A residncia dos bispos; as suspenses extrajudiciais e os recursos Coroa. Questes cannicas pelo bispo do Par, Par, i866, pp. 4547.

121

Muitos clrigos continuavam a reagir contra esse tipo de governo que no correspondia de modo algum aos projetos iniciais da independncia. Na Assemblia Constituinte de 1823, clrigos liberais manifestaram-se a favor da delimitao do poder imperial em nome da participao do povo. O governo decidiu fechar a assemblia e outorgar ele prprio a Constituio. Em 1824, eclode no Recife a Confederao do Equador, tendo como lder o carmelita frei do Amor Divino Caneca, em protesto contra a Constituio outorgada. Pouco depois o frade condenado morte pelo imperador D. Pedro I, to logo o movimento foi sufocado. Ao governo monrquico interessava portanto afastar quanto antes o clero da poltica, pois grande nmero de padres se opunha ao regime em nome das idias liberais. Enquanto uma parte significativa do clero brasileiro sentia-se solidria com as aspiraes do povo brasileiro, expressas atravs da pequena burguesia em formao, a hierarquia catlica continuava solidria ao regime monrquico, como se mantivera durante todo o perodo colonial. Por isso o governo imperial, sobretudo no reinado de D. Pedro II, procurou escolher cuidadosamente para o episcopado padres de mentalidade conservadora, visando assim por um dique mentalidade liberal do clero. Esses bispos, liderados por D. Antnio Vioso, bispo de Mariana, assumiram de fato a misso especfica da reforma do clero brasileiro; sua meta era fazer com que os sacerdotes se ocupassem exclusivamente dos assuntos espirituais, deixando a esfera temporal a cargo do governo. Nesse grupo de bispos reformadores se destacam D. Romualdo A. de Seixas, arcebispo da Bahia, e D. Antnio de Macedo Costa, bispo do Par. Quanto mais esses prelados procuram consolidar o movimento de reforma, mais sentem necessidade de apoio da Santa S. Desse modo progressivamente o eixo de apoio da hierarquia eclesistica passa do imperador para o papa. Na realidade, as metas da Igreja coincidiam em grande parte com as do Imprio, pois a Cria Romana mantinha nesse perodo uma posio tipicamente antiliberal. Apoiados na autoridade papal, os bispos sentem crescer seu poder espiritual, e preocupam-se em reafirmar sua autoridade jimto ao Imperador. J no se consideram mais como simples funcionrios eclesisticos, a servio do governo, como no perodo anterior.

122

mas, sim, como detentores de uma misso especfica na conduo dos destinos da Igreja do Brasil. Os bispos procuram, pois, passar de uma situao de dependncia para uma posio de poder paralelo ao lado do governo civil. No obstante, embora advogando para si plena liberdade de ao nos negcios espirituais, os bispos continuam ainda a declarar-se sditos fiis do Imprio e defensores do Trono e das instituies tradicionais. Dessa forma, ao mesmo tempo em que apregoam uma reforma dentro da Igreja, os prelados continuam a proclamar a necessidade de manuteno da ordem social estabelecida. Reformistas no mbito eclesistico, os bispos continuam conservadores com relao situao poltica e social do pas. Essa a posio claramente assumida por D. Antnio de Macedo Costa. ele um dos prelados que mais reafirma a independncia de ao da Igreja no Brasil, mas ao mesmo tempo continua a declarar solenemente a fidelidade da Igreja s instituies monrquicas. A atuao dos bispos junto ao clero foi eficaz. Progressivamente os clrigos foram afastados de qualquer participao poltica e aplicados exclusivamente s funes do culto e da pregao religiosa. Conforme a meta dos bispos, j no fim do Imprio o clero do Brasil apresentava-se com um carter de mais santidade e espiritualidade. No obstante, essa transformao do clero teve tambm um preo alto: criou progressivamente entre os clrigos uma mentalidade de alienao com relao aos problemas polticos e scio-econmicos do pas. A chamada absteno poltica traduziu-se, na prtica, na transformao do tradicional clero liberal num novo clero tipicamente conservador. Desse modo, enquanto nas primeiras dcadas do sculo passado padres e religiosos lutavam com freqncia pela transformao poltica e social do pas, durante as ltimas dcadas do Imprio os clrigos esto completamente ausentes dos movimentos em prol da abolio da escravatura, em favor do regime republicano e das conquistas liberais e democrticas. A Igreja, como um todo, continua defendendo o Trono e suas instituies tradicionais, j anacrnicas, em nome da ordem social estabelecida.

123

You might also like