You are on page 1of 20

PROCESSO PENAL - AS SUAS FASES

1) INQURITO: Fase obrigatria de investigao que se inicia sempre que h notcia da prtica de um crime

2)

INSTRUO: Fase facultativa requerida pelo arguido ou pelo assistente (nunca pelo MP)

Actos de instruo: actos de investigao e de recolha de provas ordenados pelo juiz, com vista a fundamentar a deciso instrutria. Debate instrutrio: diligncia com interveno do MP, arguido e assistente, que visa permitir uma discusso perante o juiz sobre a existncia de indcios suficientes para submeter o arguido a julgamento. Deciso instrutria: deciso proferida pelo juiz aps o encerramento da instruo. Despacho de pronncia: deciso instrutria que decide avanar com o processo para julgamento, porquanto foram recolhidos indcios suficientes de se terem verificado os pressupostos de que depende a aplicao ao arguido de uma pena.

Despacho de no pronncia: deciso instrutria que decide no avanar com o processo para julgamento, dado que no foram recolhidos indcios suficientes de se terem verificado os pressupostos de que depende a aplicao ao arguido de uma pena.

3)

JULGAMENTO

Fim: aqui ser produzida prova, ser apreciada e debatida a matria de facto apresentada, sendo depois discutida a questo jurdica e finalmente proferida uma deciso (sentena no caso de tribunal singular; acrdo no caso de tribunal colectivo ou de jri). A audincia pblica: regra geral, os locais onde se realizam as audincias de julgamento devem estar abertos ao pblico em geral, bem como as audincias podem ser relatadas publicamente, mesmo pelos rgos de comunicao social. A audincia contraditria: significa a oportunidade que dada a todo o sujeito processual de intervir no decurso do processo, apresentando as suas razes e podendo contestar as razes dos outros sujeitos.

4) RECURSOS (fase eventual)

Recurso ordinrio: pressupe que a deciso recorrida ainda no transitou em julgado, isto , que ainda susceptvel de recurso.O recorrente (quem recorre) necessita de ter legitimidade, estar em tempo (prazo) e a deciso ser susceptvel de recurso (admissibilidade). Recurso extraordinrio: destina-se a reparar uma grave injustia cometida atravs de uma deciso judicial j transitada em julgado.

5) EXECUO DAS PENAS

INQURITO O que o inqurito? R: Primeira fase do processo penal, onde se faz a investigao e recolha de provas sobre a existncia de um crime e as pessoas que o praticaram; a direco do inqurito pertence ao Ministrio Pblico auxiliado pelas polcias. Qual a durao mxima do inqurito? R: Em regra, o Ministrio Pblico encerra o inqurito, arquivando-o ou deduzindo acusao, nos prazos mximos de seis meses, se houver arguidos presos ou sob obrigao de permanncia na habitao, ou de oito meses, se os no houver. O que um crime? R: Comportamento voluntrio do qual resulta a violao de normas penais - contidas no Cdigo Penal ou em legislao avulsa - que visam proteger e salvaguardar os bens jurdicos fundamentais sobrevivncia da sociedade, como por exemplo, a vida, a integridade fsica e o direito de propriedade. O que significa notcia do crime? R: Informao de que foi praticado um crime; para que o Ministrio Pblico possa iniciar o processo penal necessria esta informao que pode ser obtida por modos diversos: por conhecimento prprio, por intermdio dos rgos de polcia criminal ou atravs de denncia. O que um auto de notcia? R: Documento elaborado pelos juzes, magistrados do Ministrio Pblico ou pelas polcias, sempre que tenham presenciado qualquer crime de denncia obrigatria; d incio a um processo de investigao. O que so autoridades judicirias? R: So autoridades judicirias o juiz, o juiz de instruo e o Ministrio Pblico O que se entende por Ministrio Pblico? R: Entidade, formada por um corpo de magistrados, que exerce a aco penal: recebe as denncias e as queixas, dirige o inqurito, elabora a acusao, arquiva e interpe recursos. Em que consiste um crime pblico? R: Crime cujo processo de investigao se inicia independentemente da vontade da vtima do crime; pode ser denunciado por terceiros e no exige que seja a vtima a apresentar a queixa pessoalmente. O que se entende por crime semi-publico? R: Crime cujo processo de investigao se inicia apenas aps a apresentao de queixa pela vtima do crime. O que um crime particular? R: Crime em que, para alm do exerccio do direito de queixa, necessrio que o titular do direito se constitua assistente, sem o que a aco penal no pode prosseguir.

Como apurar se determinado crime pblico, semi-pblico ou particular? R: Deve atender-se letra da lei: quando esta nada diz, o crime em apreo pblico; quando se preceitua que o procedimento criminal depende de queixa estamos perante um crime semi-pblico; quando a lei refere que o procedimento criminal depende de queixa e de acusao particular, o crime particular. Qual o significado de vtima? R: Pessoa que, em consequncia de acto ou omisso violadora das leis penais em vigor, sofreu um atentado sua integridade fsica ou mental, um sofrimento de ordem moral ou uma perda material; o conceito de vtima abrange tambm a famlia prxima ou as pessoas a cargo da vtima directa e as pessoas que tenham sofrido um prejuzo ao intervirem para prestar assistncia s vtimas em situao de carncia ou para impedir a vitimao. Sou vtima de crime. Com que qualidade/estatuto poderei ir a julgamento? R: Das duas uma: ou como testemunha indicada pelo Ministrio Pblico ou como assistente se assim se constituir no decurso do processo. O que o ofendido? R: a vtima nos crimes pblicos. O que o queixoso? R: aquele que exerce o direito de queixa, tratando-se de um crime semi-pblico ou particular. O que significa ser assistente? R: a vtima (ofendido/queixoso) do crime e actua como colaborador do Ministrio Pblico competindolhe, designadamente: intervir no inqurito e na instruo (ex.: oferecendo provas) e recorrer das decises que o afectem. O que necessrio para a constituio como assistente? R: A constituio como assistente implica o pagamento de taxa de justia e a constituio de advogado, sem prejuzo da concesso do benefcio do apoio judicirio. Fui vtima de um crime. O que posso fazer? R: Pode denunciar o crime de que foi vtima em qualquer esquadra de polcia, nos servios do Ministrio Pblico ou por via electrnica. A denncia no necessita de ser apresentada por escrito, nem carece da interveno de advogado. Estando em causa crimes dependentes de queixa (crimes semi-pblicos e particulares), a mesma tem de ser apresentada no prazo de 6 meses a contar da data em que o titular da queixa tiver conhecimento do facto e dos seus autores, sob pena de extino daquele direito. Tem de ser a vtima a apresentar a denncia? R: Essa exigncia apenas se verifica no mbito dos crimes semi-pblicos e particulares. Relativamente aos crimes pblicos, alm da prpria vtima, pode ser um terceiro a apresentar a denncia. No que respeita aos crimes particulares necessria, alm da apresentao da queixa, a constituio como assistente, o que implica o pagamento de taxa de justia e a constituio de advogado, sem prejuzo da concesso do benefcio do apoio judicirio.

O que a denncia? R: Forma de comunicao do crime s autoridades judicirias; pode ser obrigatria ou facultativa. Quando que a denncia obrigatria? R: Este dever de comunicao recai sobre as entidades policiais (quanto a todos os crimes pblicos) e sobre os funcionrios pblicos, demais agentes do Estado e gestores pblicos (relativamente aos crimes pblicos de que tomem conhecimento no mbito das suas funes). E facultativa? R: A comunicao no obrigatria para as demais pessoas no referidas na pergunta anterior e tambm relativamente aos crimes de que os funcionrios pblicos, agentes do Estado e gestores pblicos tenham conhecimento fora das suas funes. Em que consiste a queixa electrnica? R: Trata-se de um sistema destinado a facilitar a apresentao Guarda Nacional Republicana, Polcia de Segurana Pblica e ao Servio de Estrangeiros e Fronteiras de queixas e denncias por via electrnica quanto a determinados tipos de crimes pblicos e semi-pblicos: ofensa integridade fsica simples; violncia domstica, maus tratos, trfico de pessoas, lenocnio, furto, roubo; dano; burla, burla a trabalho ou emprego; extorso; danificao ou subtraco de documento e notao tcnica; danos contra a natureza; uso de documentao de identificao ou viagem alheio; poluio; auxlio imigrao ilegal; angariao de mo-de-obra ilegal e casamento de convenincia. Para crimes no abrangidos pelo Sistema Queixa Electrnica, o cidado dever continuar a dirigir-se ou a contactar a autoridade policial mais prxima. Apresentei queixa mas agora pretendo desistir da mesma. possvel? R: Estando em causa crimes semi-pblicos e particulares, a desistncia da queixa admissvel at ser proferida sentena e desde que no haja oposio do arguido; a desistncia impede que a queixa seja renovada. O que um suspeito? R: Pessoa sobre a qual recai a suspeita de ter praticado um crime e que pode vir a ser constituda como arguida. O que o arguido? R: Pessoa sobre a qual recaem suspeitas fundadas de ter praticado um crime e a quem assegurado o exerccio de direitos e deveres processuais aps ter assumido essa qualidade. Em que circunstncias podem as autoridades policiais pedir a identificao de um cidado? R: Os rgos de polcia criminal podem proceder identificao de qualquer pessoa encontrada em lugar pblico, aberto ao pblico ou sujeito a vigilncia policial, sempre que sobre ela recaiam fundadas suspeitas da prtica de crimes, da pendncia de processo de extradio ou de expulso, de que tenha penetrado ou permanea irregularmente no territrio nacional ou de haver contra si mandado de deteno. Na impossibilidade de identificao, os rgos de polcia criminal podem conduzir o suspeito ao posto policial mais prximo e obrig-lo a permanecer ali pelo tempo estritamente indispensvel identificao, em caso algum superior a seis horas. Ser sempre facultada ao identificando a possibilidade de contactar com pessoa da sua confiana.

Em que consiste a deteno? R: uma privao da liberdade por um perodo muito curto, com diversos fins: para, no prazo mximo de quarenta e oito horas, o detido ser submetido a julgamento ou ser presente ao juiz competente para interrogatrio judicial ou aplicao de uma medida de coaco; ou para assegurar a presena imediata do detido perante o juiz em acto processual. O que o habeas corpus? R: Meio de reaco processual contra uma deteno ou priso ilegais, com carcter de urgncia. O que so rgos de polcia criminal? R: Entidades que cooperam com as autoridades judicirias na investigao criminal e so: Polcia Judiciria (PJ), Polcia de Segurana Pblica (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Servio de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Em que consistem as medidas de coaco? R: Meios que diminuem a liberdade processual dos arguidos e que se destinam a tornar eficaz o processo penal, so: termo de identidade e residncia; cauo; obrigao de apresentao peridica; suspenso do exerccio de funes, de profisso e de direitos; proibio de permanncia, de ausncia e contactos; obrigao de permanncia na habitao e priso preventiva. Tais medidas, com excepo da primeira, s podem ser aplicadas por juiz. Em que se traduz o termo de identidade e residncia (TIR)? R: a menos grave das medidas de coaco podendo ser aplicada pelo juiz, pelo Ministrio Pblico e pelas polcias; de aplicao obrigatria, sempre que algum for constitudo como arguido, e consiste, para alm da identificao do arguido e da indicao da sua residncia, em o arguido ficar obrigado a comparecer perante as autoridades sempre que a lei o obrigar ou para tal for notificado; o arguido fica igualmente obrigado a no mudar de residncia nem dela se ausentar por mais de cinco dias sem comunicar a nova residncia ou o lugar onde possa ser encontrado. Em que consiste a cauo? R: A cauo, enquanto medida de coaco, consiste no depsito, penhor, hipoteca ou fiana, bancria ou no, do montante que for fixado e pode ser aplicada pelo tribunal em processo penal a arguido da prtica de crime punvel com pena de priso. O que a obrigao de permanncia na habitao? R: uma medida de coaco que se traduz no dever de o arguido no se ausentar, ou de no se ausentar sem autorizao, da habitao prpria ou de outra em que de momento resida.

Em que consiste a vigilncia electrnica? R: Trata-se da utilizao de meios tcnicos de controlo distncia - as chamadas pulseiras electrnicas para assegurar a fiscalizao do cumprimento da medida de coaco obrigao de permanncia na habitao.

O que a priso preventiva?

R: a mais grave das medidas de coaco aplicveis ao suspeito da prtica de crime, s sendo aplicvel quando forem inadequadas ou insuficientes todas as outras medidas de coaco.

Qual o prazo mximo da priso preventiva? R: Em regra, a priso preventiva extingue-se quando, desde o seu incio, tiverem decorrido: quatro meses sem que tenha sido deduzida acusao; oito meses sem que, havendo lugar a instruo, tenha sido proferida deciso instrutria; um ano e dois meses sem que tenha havido condenao em 1 instncia; um ano e seis meses sem que tenha havido condenao com trnsito em julgado. Como ofendido sou informado da libertao do arguido preso preventivamente? R: Quando considerar que a libertao do arguido pode criar perigo para o ofendido, o tribunal informa-o da data em que a libertao ter lugar.

Fui notificado para ser inquirido como testemunha no mbito de um inqurito. Pode-me ser aplicada alguma medida de coaco? R: No. As medidas de coaco apenas podem ser aplicadas aos suspeitos da prtica do crime previamente constitudos como arguidos.

Em que consiste a acusao? R: uma forma de encerramento do inqurito criminal que se traduz pela submisso do arguido a julgamento pela prtica de determinados crimes; em regra, realizada pelo Ministrio Pblico (MP), mas tambm pode ser levada a cabo pelo assistente quando estiverem em causa crimes particulares.

O que o arquivamento? R: Outra forma de encerramento do inqurito e que se traduz na no submisso do arguido a julgamento, dado que no foram recolhidos indcios suficientes sobre a prtica de um crime por certo(s) agente(s).

Em que consiste a suspenso provisria do processo? R: a possibilidade de encerramento do processo respeitante a crimes pouco graves pela simples submisso a regras de comportamento ou injunes durante um determinado perodo de tempo; pressupe o acordo da vtima.

Sou assistente e fui notificado do arquivamento do inqurito. O que posso fazer? R: O assistente, obrigatoriamente assistido por advogado, pode requerer a abertura da instruo, fazendo assim intervir um juiz de instruo que vai fiscalizar o acerto da deciso de arquivamento.

O que o processo comum? R: a forma normal de processo, sempre que no seja aplicvel uma forma especial.

Em que consiste o processo abreviado? R: uma das formas especiais de processo penal, que pode ser a seguida se o Ministrio Pblico o requerer, quando o crime seja punvel com pena de multa ou com pena de priso no superior a 5 anos e houver provas simples e evidentes de que resultem indcios suficientes de se ter verificado o crime e de quem foi o seu agente.

O que o processo sumrio? R: uma forma especial de processo penal, simplificada, destinada a julgar pessoas que tenham sido detidas em flagrante delito e caso se trate de crimes a que, em regra, no seja aplicvel pena superior a 5 anos de priso e o julgamento possa ser realizado no prazo de quarenta e oito horas aps a deteno.

O que o processo sumarssimo? R: Outra forma especial de processo penal, a aplicar em casos em que o crime seja punvel com pena de priso no superior a 5 anos ou s com pena de multa, se o Ministrio Pblico entender que deve ser concretamente aplicada pena ou medida de segurana no privativas da liberdade e assim o requerer; necessrio que haja concordncia com o pedido por parte de juiz, arguido e, se o crime for particular, tambm do assistente. Em que consiste a noo de flagrante delito? R: o momento em que o agente surpreendido a cometer um crime que est a ser praticado, que acabou de o ser, ou o caso em que o agente for, logo aps o crime, perseguido por qualquer pessoa ou encontrado com objectos ou sinais que mostrem claramente que acabou de o cometer ou nele participou

O que o segredo de justia? R: O segredo de justia significa que aquilo que consta do processo no pode ser divulgado nem o pblico pode assistir aos actos processuais. Porm, a regra a de que o processo pblico em todas as suas fases, quer relativamente aos sujeitos processuais (publicidade interna) quer para o pblico em geral (publicidade externa) o que implica: assistncia pelo pblico realizao dos actos processuais; narrao dos actos processuais pelos meios de comunicao social e consulta do processo e obteno de cpias e certides de quaisquer partes dele. Pode contudo o Juiz de Instruo, a requerimento do arguido, assistente ou ofendido e ouvido o Ministrio Pblico, restringir a publicidade externa, determinando a sujeio do processo, durante a fase de inqurito, a segredo de justia. Nestes casos em que tiver sido determinado o segredo de justia pode o Ministrio Pblico, durante o inqurito, opor-se consulta de auto, obteno de certido e/ou informao por sujeitos processuais. A violao do segredo de justia constitui crime.

O que significa oficiosamente?

R: Significa que as diligncias ou decises so levadas a cabo no processo por iniciativa da autoridade judiciria.

Em que consistem as frias judiciais? R: So os perodos de frias nos tribunais que decorrem de 22 de Dezembro a 3 de Janeiro, de domingo de Ramos segunda-feira de Pscoa e de 1 a 31 de Agosto; os actos processuais no so efectuados em frias judiciais, a no ser, entre outros, os actos processuais relativos a arguidos detidos ou presos, ou indispensveis garantia da liberdade das pessoas.

INSTRUO

Em que consiste a instruo? R: uma fase no obrigatria do processo penal que tem lugar entre o inqurito e o julgamento; tem como fim verificar se a acusao ou o arquivamento se justificavam com as provas recolhidas ou por apreciar.

Qual a durao mxima da instruo? R: Em regra, o juiz encerra a instruo nos prazos mximos de dois meses, se houver arguidos presos ou sob obrigao de permanncia na habitao, ou de quatro meses, se os no houver.

O que o juiz de instruo criminal? R: Juiz a quem incumbe a direco da instruo e que na fase de inqurito intervm para defesa dos direitos fundamentais das pessoas.

O que so actos de instruo? R: So actos de investigao e de recolha de provas ordenados pelo juiz, com vista a fundamentar a deciso instrutria

Em que consiste o debate instrutrio? R: Diligncia com interveno do Ministrio Pblico, arguido e assistente, que visa permitir uma discusso perante o juiz sobre a existncia de indcios suficientes para submeter o arguido a julgamento.

O que a deciso instrutria? R: a deciso tomada pelo juiz de instruo criminal (JIC) no final da fase processual da instruo, podendo configurar a forma de despacho de pronncia ou no pronncia.

Em que consiste o despacho de pronncia? R: a deciso instrutria que decide avanar com o processo para julgamento, porquanto foram recolhidos indcios suficientes de se terem verificado os pressupostos de que depende a aplicao ao arguido de uma pena.

O que o despacho de no pronncia? R: a deciso proferida pelo juiz, quando termina a instruo, pronunciando-se no sentido que o arguido no deve ser submetido a julgamento, dado que no foram recolhidos indcios suficientes de se terem verificado os pressupostos de que depende a aplicao ao arguido de uma pena.

A deciso instrutria foi de no pronncia, Como pode o assistente reagir? R: O assistente pode interpor recurso daquela deciso para um tribunal superior, o qual poder vir a revogar essa deciso e decidir fazer avanar o processo para julgamento.

JULGAMENTO / RECURSOS

O que o julgamento? R: a fase do processo penal em que produzida a prova, geralmente em audincia pblica e, a final, proferida sentena, condenatria ou absolutria.

O que o juiz? R: o titular do rgo de soberania Tribunal, ou seja, aquele que tem o poder de julgar, de aplicar o Direito ao caso concreto; o mesmo que magistrado judicial.

O que so os tribunais? R: So rgos de soberania que administram a justia, isto , rgos de autoridade com a funo de resoluo de litgios.

Em que consiste o tribunal singular? R: o tribunal constitudo apenas por um juiz que julga os processos respeitantes aos crimes menos graves (pena de priso igual ou inferior a cinco anos).

O que o tribunal colectivo? R: o tribunal constitudo por trs juzes que julga os processos respeitantes aos crimes mais graves (pena de priso superior a cinco anos).

O que o tribunal do jri? R: o tribunal constitudo por trs juzes de carreira e quatro jurados.

O que um jurado? R: o cidado escolhido para o tribunal do jri. Ter que estar inscrito no recenseamento eleitoral, ter idade inferior a 65 anos, escolaridade obrigatria, ausncia de anomalia fsica ou psquica que torne impossvel o bom desempenho do cargo, pleno gozo dos direitos civis e polticos e no estar preso ou detido nem em situao de contumcia.

Como se efectua a seleco dos jurados? R: A seleco dos jurados efectua-se atravs de duplo sorteio, o qual se processa a partir dos cadernos de recenseamento eleitoral e compreende as seguintes fases: sorteio de pr-seleco dos jurados; inqurito para determinao dos requisitos de capacidade; sorteio de seleco dos jurados; audincia de apuramento e despacho de designao. O desempenho da funo de jurado constitui servio pblico obrigatrio, sendo a sua recusa injustificada punida como crime de desobedincia qualificada.

Em que consiste a contumcia? R: a situao do arguido que no se consegue notificar ou deter para intervir em julgamento e que leva adopo de um conjunto de medidas tendentes a pression-lo a comparecer perante as autoridades (ex.: proibio de pedir certos documentos como o bilhete de identidade ou a carta de conduo).

O que o defensor? R: o advogado do arguido que, por escolha do interessado ou nomeao oficiosa, faz valer os direitos daquele perante as autoridades judicirias.

O que o defensor oficioso? R: o advogado designado pela autoridade judiciria (magistrado do Ministrio Pblico ou juiz) para defender o arguido; a designao pode ser feita oficiosamente ou a requerimento.

O que se entende por procurao? R: o acto pelo qual algum confere a outra pessoa poderes para actuar em seu nome; se for conferido a advogado chama-se procurao forense.

O que se entende por prova? R: So elementos de vria natureza que tm por funo a demonstrao da realidade dos factos (ex.: documentos, testemunhas, percias)

O que se entende por notificao? R: o meio utilizado para chamar as pessoas a tribunal ou para lhes comunicar certos factos (assuntos).

O que uma testemunha? R: Pessoa que convocada para ser ouvida em tribunal, sob juramento, acerca de factos de que possua conhecimento directo.

Quais so os deveres da testemunha? R: Os mais importantes so: apresentar-se, no dia, hora e local devidos, autoridade que o convocou; obedecer s indicaes que lhe forem dadas quanto forma de prestar depoimento e responder com verdade s perguntas que lhe forem colocadas (sob pena de incorrer em responsabilidade criminal).

Posso visitar o tribunal e respectiva sala de audincias, antes do dia designado para depor como testemunha? R: Pode e deve efectuar tal visita dado que essa circunstncia lhe permitir ambientar-se atmosfera dos tribunais. Porm, no esquecer que certas audincias de julgamento podem no ser pblicas naqueles casos em que o tribunal decidir a excluso ou a restrio da publicidade.

No dia do julgamento, e como testemunha, posso fazer-me acompanhar por familiares e amigos? R: Sim, mas enquanto permanecer na sala reservada s testemunhas e outros participantes processuais, ter que estar afastada daqueles acompanhantes; o mesmo sucede enquanto decorrer a inquirio.

Aquando da prestao de depoimento, os acompanhantes aguardaro no exterior da sala de audincias ou, se assim o desejarem, assistem ao depoimento nos lugares reservados ao pblico.

Como testemunha estou obrigada a dar a morada da minha residncia para efeitos de notificaes? R: A testemunha no obrigada a dar a morada da sua residncia, podendo optar por indicar o seu local de trabalho ou outro domiclio de modo a evitar eventuais constrangimentos ou retaliaes.

J fui ouvido, na qualidade de testemunha, em sede de inqurito. Terei, mesmo assim, que depor em julgamento? R: Sim. Com efeito, no valem em julgamento quaisquer provas que no tiverem sido produzidas ou examinadas em audincia.

Sou testemunha e terei que faltar a uma audincia de julgamento. O que pode acontecer? R: Se a falta for no justificada pode acarretar o pagamento de uma quantia, o pagamento das despesas ocasionadas pela sua no comparncia e a deteno pelo tempo indispensvel realizao da diligncia. Se o motivo da no comparncia lhe no imputvel a lei exige que sejam cumpridas determinadas formalidades para que a falta possa ser justificada: a impossibilidade de comparecimento deve ser comunicada com cinco dias de antecedncia, se for previsvel, e no dia e hora designados para a prtica do acto, se for imprevisvel; se for alegada doena, o faltoso ter que apresentar atestado mdico especificando a impossibilidade ou grave inconvenincia no comparecimento e o tempo provvel de durao do impedimento.

No podendo estar presente no dia e hora designados para testemunhar, posso incumbir outra pessoa de ir por mim a tribunal? R: No. O depoimento um acto pessoal que no pode, em caso algum, ser feito por intermdio de procurador.

Compareci em julgamento na qualidade de testemunha. Tenho direito a alguma compensao pelas despesas realizadas em virtude da deslocao ao tribunal? R: As testemunhas tm direito, mediante requerimento, ao pagamento de uma quantia a ttulo de compensao por cada deslocao a tribunal e que ser fixada de acordo com a distncia percorrida pela testemunha e o tempo que esta for forada a despender.

Tenho em meu poder objectos e documentos que reputo como importantes. O que fazer em julgamento? R: Se a testemunha apresentar algum objecto ou documento que puder servir a prova, o tribunal faz referncia da sua apresentao e junta-os ao processo ou guarda-os devidamente.

Aps prestar depoimento a testemunha pode abandonar o tribunal? R: As testemunhas, bem como os peritos, o assistente e as partes civis, s podem abandonar o local da audincia por ordem ou com autorizao do juiz. A autorizao negada sempre que houver razes para acreditar que a presena pode ser til descoberta da verdade.

Depois de prestar depoimento, sa do tribunal. Porm, gostava de saber a deciso do julgamento. Como proceder? R: Qualquer pessoa que nisso revelar interesse legtimo pode pedir que seja admitida a consultar processo e que lhe seja fornecida, sua custa, cpia ou certido. Sobre o pedido decide a autoridade judiciria que tiver proferido a ltima deciso no processo. Em que consiste o rol de testemunhas? R: a relao de pessoas que a parte indica para serem ouvidas no processo.

O que um perito? R: a pessoa com especiais conhecimentos tcnicos, cientficos ou artsticos, nomeada pelo tribunal para observar ou apreciar determinados factos e relativamente a eles emitir uma concluso.

Em que consiste a teleconferncia? R: uma forma de prestao de declaraes no tribunal do declarante sem necessidade de deslocao ao tribunal onde pende o processo; no dia designado para a inquirio, as testemunhas, a ouvir por teleconferncia, comparecem no tribunal da rea da sua residncia mas a partir desse momento a inquirio ser efectuada perante o tribunal onde corre o processo.

Recebi uma notificao para, na qualidade de assistente, prestar declaraes em julgamento. Sou obrigado a falar com verdade? R: O assistente est obrigado a falar com verdade, sob pena de incorrer em responsabilidade criminal.

O arguido pode mentir? R: O arguido apenas est obrigado a responder com verdade s perguntas que lhe forem colocadas quanto sua identificao pessoal; quanto ao mais, o arguido pode remeter-se ao silncio e at faltar verdade sem qualquer sano legal.

Em que consistem as alegaes orais?

R: Exposio que cada uma das partes - Ministrio Pblico e advogados do assistente, do arguido e das partes civis - tem direito a fazer aps a produo de prova. O que se entende por in dubio pro reo? R: um princpio fundamental no nosso Processo Penal, que decorre da presuno constitucional de inocncia e consiste em: na dvida, o tribunal decide em favor do arguido (absolvio, no agravao, atenuao, etc.).

O que a sentena? R: a deciso do tribunal singular, o qual constitudo por um juiz. O que um acrdo? R: a deciso de um tribunal constitudo por mais de um juiz; o mesmo que aresto.

Em que consiste a pena? R: a sano aplicvel em Direito Penal; as penas principais podem ser de priso ou multa O que a pena de priso? R: A pena de priso uma pena principal que consiste na privao da liberdade do condenado a cumprir em estabelecimento prisional

Qual a durao da pena de priso? R: A pena de priso tem, em regra, a durao mnima de um ms e a durao mxima de vinte anos; o limite mximo da pena de priso de vinte e cinco anos nos casos previstos na lei, ex.: homicdio qualificado.

O que a pena de multa? R: A pena de multa uma pena principal, de natureza pecuniria, fixada em dias, entre 10 e 360, correspondendo a cada dia uma sano econmica entre 5 e 500, consoante a si tuao econmica do condenado e os seus encargos pessoais.

O que pode fazer o condenado em pena de multa que tenha dificuldades econmicas? R: Sempre que a situao econmica e financeira do condenado o justificar, o tribunal pode autorizar o pagamento da multa dentro de um prazo que no exceda um ano, ou permitir o pagamento em prestaes, no podendo a ltima delas ir alm dos dois anos subsequentes data do trnsito em julgado da condenao; a falta de pagamento de uma das prestaes importa o vencimento de todas, ou seja, obriga ao pagamento de todo o montante ainda por liquidar.

O que uma acta? R: o documento em que se descreve e regista o que se passou durante determinado acto praticado no processo penal, como por exemplo, a audincia de julgamento.

O arguido foi condenado pela prtica de mais de um crime. Aplicam-se tantas penas quantos os crimes praticados? R: No. O arguido condenado numa nica pena cujos limites so assim determinados: o limite mximo da pena igual soma das penas aplicadas, sem ultrapassar 25 anos, e o limite mnimo igual mais elevada das penas aplicadas.

No final do julgamento, foi proferida sentena a absolver o arguido; sendo assistente, o que posso fazer? R: Se o assistente, assistido por advogado, reputar a deciso como errada, pode interpor recurso para um tribunal superior.

Em que consiste a suspenso da execuo da pena de priso? R: Sempre que ao arguido for aplicada pena de priso at cinco anos, pode o tribunal- atendendo personalidade do arguido, s condies da sua vida, sua conduta anterior e posterior ao crime e s circunstncias deste- interromper temporariamente a execuo da pena de priso; o perodo de suspenso tem durao igual da pena de priso determinada na sentena.

O tribunal pode subordinar a suspenso da execuo da pena de priso ao cumprimento pelo condenado de deveres e regras de conduta? R: Sim. Tais deveres podem consistir, nomeadamente, em pagar dentro de centro prazo, a indemnizao devida ao lesado ou entregar a instituies, pblicas ou privadas, de solidariedade social ou ao Estado, uma contribuio monetria; quanto s regras de conduta podem estas consistir em residir em determinado lugar, frequentar certos programas ou actividades ou cumprir determinadas obrigaes; a suspenso da execuo da pena de priso revogada se o condenado desrespeitar os deveres ou regras de condutas, bem como, se cometer crime pelo qual venha a ser condenado.

O que sucede se a suspenso da execuo da pena de priso for revogada? R: A revogao determina o cumprimento da pena de priso fixada na sentena.

O que um recurso?

R: o modo de reaco contra uma deciso judicial tida como errada e que se traduz na interveno de um tribunal superior (Tribunal da Relao ou Supremo Tribunal de Justia).

Em que consiste o recurso ordinrio? R: o recurso que pressupe que a deciso recorrida ainda no transitou em julgado, isto , que ainda susceptvel de recurso. O recorrente (quem recorre) necessita de ter legitimidade, estar em tempo (prazo) e a deciso ser recorrvel (admissibilidade).

O que se entende por recurso extraordinrio? R: o recurso que se destina a reparar uma grave injustia cometida atravs de uma deciso judicial j transitada em julgado; se surtir o efeito pretendido, o julgamento ser repetido.

O recurso interposto pelo arguido pode agravar a pena aplicada? R: No. Na verdade, a lei probe o tribunal de recurso de alterar a deciso para pior; mas no se encontra vedada a possibilidade de alterar para melhor, isto , em benefcio do recorrente/arguido.

O condenado pela prtica de um crime pode ser julgado outra vez pela prtica desse crime? R: No. Na verdade, nenhuma pessoa pode ser julgada duas vezes pela prtica do mesmo crime.

EXECUO DAS PENAS descontado na pena de priso, a cumprir pelo condenado, o perodo de priso preventiva? R: Sim. Na verdade descontado na pena de priso o perodo de priso preventiva, bem como os perodos de deteno e obrigao de permanncia na habitao.

A pena de priso pode ser substituda por outra pena? R: Sempre que a pena de priso aplicada for no superior a um ano pode ser substituda por pena de multa. Porm, se a multa no for paga, o condenado cumpre a pena de priso aplicada na sentena.

O condenado pode cumprir pena de priso na habitao? R: Se o condenado consentir, pode ser executada em regime de permanncia na habitao, com fiscalizao por meios tcnicos de controlo distncia, a pena de priso aplicada em limite no superior a um ano; este limite mximo pode ser de dois anos quando certas circunstncias de natureza pessoa ou familiar do condenado desaconselham a perda da liberdade em estabelecimento prisional, nomeadamente:

gravidez; idade inferior a 21 anos ou superior a 65 anos; doena ou deficincia graves; existncia de menor a seu cargo e existncia de familiar exclusivamente ao seu cuidado.

Em que consiste a priso por dias livres? R: A priso por dias livres consiste na privao da liberdade por perodos correspondentes a fins-desemana e tem aplicao no caso de a pena de priso aplicada possuir um limite mximo no superior a um ano e no deva ser substituda por pena de outra espcie. O que o regime de semi-deteno? R: O regime de semi-deteno traduz-se na privao da liberdade que permite ao condenado continuar a sua actividade profissional normal, a sua formao profissional ou os seus estudos, por via de sadas limitadas ao cumprimento das suas obrigaes e tem aplicao na situao em que a pena de priso aplicada no seja superior a um ano, nem cumprida em dias livres e se o condenado nisso consentir.

O que a prestao de trabalho a favor da comunidade? R: A prestao de trabalho a favor da comunidade consiste na prestao de servios gratuitos ao Estado, a outras pessoas colectivas de direito pblico ou a entidades privadas cujos fins o tribunal considere de interesse para a comunidade; este regime s tem cabimento se ao condenado dever ser aplicada pena de priso no superior a dois anos e aquele nisso consentir.

possvel a substituio da multa por trabalho? R: Sim. Com efeito, a pedido do condenado, pode o tribunal ordenar que a pena de multa fixada seja substituda por dias de trabalho em estabelecimentos, oficinas ou obras do Estado ou de outras pessoas colectivas de direito pblico, ou ainda de instituies particulares de solidariedade social.

Em que consiste a admoestao? R: A admoestao uma pena substitutiva da pena de multa e consiste numa solene censura oral feita ao arguido, em audincia, pelo tribunal, s tendo lugar se ao arguido dever ser aplicada pena de multa com o limite mximo de 240 dias, se o dano tiver sido reparado e o tribunal considerar que, por aquela via, se realizam de forma adequada e suficiente as finalidades da punio.

O que sucede se a multa no for paga? R: Se a multa no for paga h lugar substituio da pena de multa por priso, pelo tempo correspondente reduzido a dois teros, ainda que o crime no fosse punvel com priso, no se aplicando aqui o limite mnimo de um ms.

Sendo o arguido condenado em pena de priso ir cumprir a totalidade do tempo?

R: Por fora do instituto da liberdade condicional, o condenado a pena de priso superior a seis anos colocado em liberdade condicional logo que houver cumprido cinco sextos da pena. O tribunal coloca igualmente o condenado a priso em liberdade condicional quando se encontrar cumprida metade da pena e no mnimo seis meses, ou quando se encontrarem cumpridos dois teros da pena e no mnimo seis meses. A liberdade condicional depende sempre do consentimento do condenado.

A liberdade condicional de concesso obrigatria? R: No, envolve um processo que culmina num despacho do Tribunal de Execuo das Penas que defere ou nega a liberdade condicional, excepto quando cumpridos cinco sextos da pena.

O ofendido informado da libertao do condenado/preso? R: Quando considerar que a libertao do preso pode criar perigo para o ofendido, o tribunal informa-o da data em que a libertao ter lugar, tanto no caso de fim do cumprimento da pena de priso como para incio do perodo de liberdade condicional O ofendido igualmente informado da fuga do condenado/preso? R: O Ministrio Pblico comunica a fuga do preso ao Tribunal, que, se considerar que dela pode resultar perigo para o ofendido, o informa da ocorrncia.

You might also like