You are on page 1of 4

Opinio: Quem o Trio Celestial segundo Ellen White e o Livro da Sabedoria?

Parte antitrinitariana do Texto de Ellen: O Pai toda a plenitude da Divindade corporalmente, e invisvel aos olhos mortais. O Filho toda a plenitude da divindade manifestada. A palavra de Deus declara que Ele a expressa imagem de Sua pessoa. Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. A se manifesta a personalidade do Pai. O consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Cu o Esprito em toda a plenitude da divindade, tornando manifesto o poder da graa divina a todos quantos recebem e crem em Cristo como um Salvador pessoal. REPARE QUE O ESPRITO NO A PLENITUDE DA DIVINDADE, MAS ELE VEM EM TODA A PLENITUDE. PARTE ADULTERADA H trs pessoas vivas pertencentes trindade* celeste; em nome destes trs grandes poderes o Pai, o Filho e o Esprito Santo os que recebem a Cristo por f viva so batizados, e esses poderes cooperaro com os sditos obedientes do Cu em seus esforos para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Serie B. N.7, pgs. 62 e 63 (1905). Evangelismo, pgs. 614, 615. * Ellen White nunca usou a palavra Trindade, mas Trio. TEXTO ORIGINAL:

Existem as trs personalidades vivas no trio celestial nas quais cada alma arrependida dos seus pecados recebendo a Cristo por meio de f viva por eles so batizados. Veja a foto da pgina manuscrita de Ellen White http://www.arquivoxiasd.com/evang3.htm

Chegamos a Concluso de que existem 3 personalidades vivas na divindade. Mas ser que 3 personalidades sinnimo de 3 pessoas?

Adulterao 2 Texto Adulterado: p. 669 O Desejado de Todas as Naes. (p.644 edio da CASA) O Esprito Santo o representante de Cristo, mas despido da personalidade da humanidade, e independente dela. Impedido pela humanidade, Cristo no poderia estar pessoalmente em todo lugar. Ento era para o interesse deles que Ele deveria ir para o Pai, e enviar o Esprito para ser Seu sucessor na terra. No poderiam ter alguma vantagem por causa de sua localizao ou seu contato pessoal com Cristo. Pelo Esprito o Salvador estaria acessvel para todos. Neste sentido Ele estaria mais prximo deles do que se Ele no tivesse ascendido s alturas. Texto Original: Impedido pela humanidade, Cristo no poderia estar em todos os lugares pessoalmente, ento foi para vantagem deles (os discpulos) que Ele deveria deix-los, ir para o Pai, e enviar o Esprito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Esprito Santo Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Esprito, como o Onipresente. Mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome [embora no seja visto por vs],* esse vos ensinar todas as coisas e vos far lembrar de tudo o que vos tenho dito [Joo 14:26]. Mas eu vos digo a verdade; convm-vos que eu v, porque, se eu no for, o Consolador no vir para vs outros; se, porm, eu for, eu vo-lo enviarei [Joo 16:7]. * Essa frase foi adicionada por Ellen White e tb no se encontra no adulterado Veja a foto do documento original http://www.arquivoxiasd.com/dtn.htm

AGORA PODEMOS VER QUEM O TRIO CELESTIAL 1- Deus Todo Poderoso

2- Jesus Cristo (personalidade humana, restrita ao Santurio celestial) 3- Jesus Cristo (personalidade divina, despido da humanidade, sua mente onipresente) + Mente onipresente do Pai = Esprito Santo.

Observao: Embora os 7 livros apcrifos da Biblia Catlica no sejam livres de erros doutrinrios, certas passagens deles so inspiradas. necessrio ter discernimento espiritual e estar firmado na rocha de 66 livros para poder analisar o que presta e o que no presta. Exemplo: II Macabeus captulo 2 indica que o profeta Jeremias mandou esconder nuna caverna a arca da aliana e tal fato atestado pela tradio judaica e Ellen White. Citao de Ellen White:
"Ento eu vi a Palavra de Deus, pura e inalterada, e que somos responsveis pelo modo como recebemos a verdade proclamada dessa Palavra. Vi que ela tinha sido um martelo para quebrar o corao duro em pedaos, e um fogo para consumir a impureza do metal fundido e o lato, de modo que o corao possa ser puro e santo. Vi que os apcrifos eram o livro escondido, e que os sbios destes ltimos dias devem entend-los. Vi que a Bblia era o Livro padro, que nos julgar no ltimo dia. Vi que o cu seria muito barato, e que nada era to precioso que no pudesse ser sacrificado por Jesus, e que devemos abrir mo de tudo para entrar no reino" ( Manuscript Releases , vol 16, p. 34).

O Livro de sabedoria fala do Filho de Deus e do Esprito. E talvez tenha a melhor descrio da Biblia toda, do que seria o Esprito Santo O Livro de Sabedoria fala o seguinte do Filho de Deus: Sabedoria 9:2,4,9: Com tua sabedoria formaste o homem...Concede-me a Sabedoria que est entronizada do teu lado...Contigo est a sabedoria, que conhece as tuas obras e que estava presente quando criaste o mundo. E fala o seguinte do Esprito do Filho Sabe 7:22-30: Na sabedoria h um esprito inteligente, santo, nico, multiplo, sutil, movel, penetrante, imaculado, lcido, invulnervel, amigo do bem, agudo, livre, benfico, amigo dos homens, estvel, seguro, sereno, que tudo pode e tudo abrange, que penetra todos os espritos inteligentes, puros e sutilssimos. A sabedoria mais agil que qualquer movimento, atravessando e penetrando tudo, por causa de sua pureza. A sabedoria a exalao do poder de Deus, emanao purssima da glria do onipotente, e por isso, nada de contaminado nela se infiltra. Ela reflexo da luz eterna, espelho ntido da atividade de Deus e imagem de sua bondade. Embora seja nica, ela tudo pode. Permanece sempre a mesma, mas renova tudo, e entrando nas almas santas, atraves das geraes, forma os amigos de Deus e os profetas.De fato, Deus ama aqueles que convivem com a sabedoria. Ela mais bela que o sol e supera todas as constelaes de astros. Comparada luz do dia ela sai ganhando, pois a luz cede lugar a noite, mas contra a sabedoria o mal no prevalece. ......... Pontos a considerar do texto acima: 1) Em JESUS (sabedoria) h um esprito santo. 2) Este esprito mltiplo: so os 7 olhos do cordeiro. Por causa de sua onipresena est em todos os lugares ao mesmo tempo. 3) Ele penetrante. Entra nos amigos de Deus e nos profetas, lhes formando e purificando a mente e corao.

4) Ele sutil igual uma pomba. Se agredido se afasta. Pode se entristecer. 5) Ele mvel. Ellen White confirmava que ele caminhava pelos colgios adventistas. 6) Ele tudo abrange. onipresente. 7) Ele penetra todos os espritos (seres) inteligentes e puros. extremamente forte nos seres no cados. 8) Ela agil, rpida e tudo penetra. Podemos lembrar de Jesus comparando o esprito com o vento. 9) Ela o sopro de Deus 10) Ela a luz que vem de Deus. Sua glria. Ellen White diz que no batismo o rosto de Jesus foi iluminado pela gloria que veio do trono. 11) Ela o reflexo da luz eterna. 12) Ela a atividade de Deus. Sua manifestao visvel. Como podemos ver o Esprito no uma pessoa de carne e osso. Nem alguem limitado a um lugar. No um ser humano como Jesus, embora seja ele mesmo. So seus olhos que tudo vem e pode transformar mentes e coraes, modificar a natureza das coisas. Um Turbilho de fora o Esprito de Deus. Mas que age de forma sutil. O Senhor se encontra na calmaria e no na tempestade. Ele benigno, compassivo e demora para se irar. Esta "fora de seu brao", no entanto, age de forma to sutil a ponto de no nos obrigar a nada. (O Autor pede para no ser identificado.)

Fonte: http://www.adventistas.com/janeiro2007/opiniao_triocelestial.htm

You might also like