You are on page 1of 70

Tabela de Evoluo da Doena (TED) Exerccios Prticos

IAH AC TED, exerccios prticos

IAH 2009

Como j se explicou anteriormente (IAH AC introduo homotoxicologia), a tabela de evoluo da doena TED um instrumento que permite avaliar a evoluo do estado patolgico do paciente. A doena no um fenmeno esttico, mas dinmico que freqentemente deriva da soma de um processo gentico do paciente com o ambiente que o rodeia. O principal desencadeante da doena a homotoxina e sua condio intoxicante. Nisso no s importante a presena da homotoxina, mas tambm sua influncia nos sistemas do prprio organismo. Deve-se ter em conta a localizao da homotoxina, suas interaes bioqumicas com sistemas reguladores do organismo e sua influncia na transmisso de mensageiros (mediadores) e, o que mais importante, no funcionamento celular. Se existem microorganismos, fica evidente determinar qual a homotoxina desencadeante. Difcil detectar a homotoxina quando os testes analticos so negativos e a explorao clnica (os sintomas) e a histria so as nicas referncias. Pelo tipo de sintomas clnicos possvel classificar o processo na TED e tirar concluses teraputicas, embora as homotoxinas se desconheam. Para isso se utiliza a rvore de decises. Outros testes conhecidos na medicina complementar poderiam ajudar a confirmar os resultados diagnsticos do enfoque homotxico do paciente.

A TED

IAH 2009

O objetivo deste curso saber situar o estado atual do paciente dentro da TED a partir da histria clnica, dos dados clnicos atuais, a rvore de decises e a interpretao homotoxicolgica de tudo isso. Devemos ter em mente que a situao atual freqentemente j deriva de uma evoluo na tabela e que nosso tratamento tambm dar lugar a outra a evoluo. O essencial e a direo do movimento nos dois eixos da tabela. Aqui devemos poder reconhecer se aparece uma evoluo para a doena ou uma evoluo para a sade. As interpretaes falsas da evoluo motivaro na maioria das vezes medidas teraputicas falsas, qui nocivas para paciente a longo prazo.

Evoluo da doena

IAH 2009

Evoluo da doena A progresso da doena no tempo, produzindo um movimento de uma fase do lado esquerdo a uma fase do lado direito na TED, denomina-se evoluo da doena. Para paciente, isso supe uma piora de sua situao, pois as homotoxinas tendem a uma fase de depsito e, passando possivelmente de extra celulares a intra-celulares, em lugar de serem processadas e eliminadas. Novamente queremos destacar o fato de que o crucial no a posio topogrfica da homotoxina, mas o efeito que produz. Na evoluo de uma doena, os efeitos da intoxicao se movem pela tabela de esquerda direita e de acima abaixo. A evoluo da doena pode levar a estados crnicos. Aps esta evoluo pode haver um tratamento supressor. Quando uma a afeco agudas tratada de maneira supressora, as homotoxinas podem se condensar na matriz extra celular. Ao final de um tempo, as toxinas podem perturbar os processos de regulao interativos na MEC, penetrar na clula ou alterar o funcionamento celular de fora e interferir na comunicao da clula com a matriz ou com outras clulas, o que produziria patologia celular e inclusive genotoxicidade, o que levaria ao cncer. Se, por exemplo, se suprime um eczema (por exemplo, mediante uma pomada de corticosterides aplicada de maneira local), as homotoxinas que produzem o eczema-o eczema a defesa biologicamente efetiva contra as homotoxinas expressadas na pele-sero transportadas pelo organismo at um canal alternativo de eliminao. Isso poderia efetuar-se mediante o SBRB, a circulao sangunea ou o sistema linftico. Se estas homotoxinas se depositam nas clulas bronquiais com inteno de serem eliminadas pela via respiratria, afetaro o aparelho respiratrio, podendo causar, por exemplo, asma brnquica. A evoluo da doena pode durar dcadas. Isso significa que entre duas fases da doena pode haver anos de aparente sade. assim que as fases de depsito passam quase sempre desapercebidas. Muitas doenas aparentemente inocentes, como a gripe, as doenas virais da infncia, o herpes labial, etc., so mais graves em termos homotoxicolgicos do que as doenas inflamatrias agudas, aparentemente srias, da medicina acadmica, como a artrite, a nefrite ou a inflamao purulenta da bexiga. O primeiro grupo , depois de tudo, viral e atravessa imediatamente a parede celular, causando uma intoxicao intra-celular que traz um risco muito real de danos irreparveis. No segundo grupo esto todas as fases da inflamao, que podem ser acompanhadas de dor e parecer mais graves, mas nas quais a intoxicao tem lugar entre as clulas. As estruturas intra-celulares no correm perigo a menos que haja complicaes.

Evoluo para a sade

IAH 2009

Evoluo para a sade Os processos que vo da direita esquerda na tabela de evoluo da doena se denominam evolues para a sade. O termo anterior era vicariao regressiva. Esse termo foi eliminado porque sua etimologia nada disse sobre o que, em essncia, ocorre no organismo. A evoluo para a sade se produz nos organismos em recuperao e s tem um propsito: a eliminao. O paciente ao que nos referimos antes, com asma brnquica e que no tem tido crises h certo tempo, mas que apresenta um eczema, est evoluindo para a sade. As homotoxinas afloram superfcie de tecidos mais profundos. O homotoxicolgo tentar tratar o eczema de forma bioteraputica, de maneira que se estimulem localmente os mecanismos de defesa da MEC e aos homotoxinas se inativem e sejam eliminadas. A evoluo para a sade nem sempre mais agradvel do que a afeco presente para o doente. A artrite mais dolorosa do que a artrose; o eczema visvel e a asma nem sempre o ; a diarria que segue uma constipao crnica pode ser uma beno em termos homotoxicolgicos, mas um inferno para paciente. Assim, essencial dar ao paciente o suficiente apoio, motiv-lo e explicar porque so to importantes as fases de reao e eliminao. Em qualquer caso, o tratamento supressor dos sintomas devido a uma evoluo para a sade est totalmente contra-indicado, pelas razes j expostas. Precisamos respaldar bioterapeuticamente os mecanismos do organismo, no tratar de suprimi-los. Este ltimo possivelmente significaria que estaramos atuando contra os mecanismos de defesa intencionados do prprio organismo, algo que deve ser evitado a todo custo.

rvore de decises
Como se situa o paciente na tabela de evoluo da doena Qual sua evoluo Que consequncias tem para o plano de tratamento

IAH 2009

A rvore de decises um instrumento que nos ajuda a definir a situao atual do paciente na tabela. Partimos da explorao fsica do paciente, e adicionamos a informao que obtemos dos sinais e sintomas do paciente, seus antecedentes e o resultado da rvore de decises para definir a situao do paciente e as conseqncias do plano de tratamento (segundo os trs pilares da terapia de homotxica, se necessrio, e a escolha do tipo correto de medicamentos que se deve utilizar).

rvore de decises

Riscos

Caractersticas da fase

Terapia

IAH 2009

Primeiro temos que observar os riscos que apresenta o paciente, compara-los com as caractersticas das fases na tabela de evoluo da doena e extrair as concluses pertinentes para estruturar nosso tratamento. Nem todas as fases se tratam do mesmo modo. Comeamos por analisar o pior caso, comparamos os traos e achados com as caractersticas da fase, situamos o paciente na tabela e conclumos o plano de tratamento.

Dano cromossmico, clulas atpicas, malignidade se manifesta

H malignidade H pr-malignidade

Sim: Tratar GFP, GFM; GFC, GFRO

NO

Destruio tissular

H degenerao

Sim: Tratar GFP, GFM; GFC, GFRO

NO Dano enzimtico, dano funcional, exacerbaes com perodos de normalidade

Transtorno funcional em um tecido

Sim: Tratar GFP, GFM; GFC, GFRO

IAH 2009

Na rvore de decises partimos do pior caso e vamos at o melhor. Primeiro observamos, de um ponto de vista puramente acadmico, se h alguma leso maligna ou pr-maligna. A nvel celular, isso significa a presena de dano cromossmico ou de clulas atpicas. Se for assim, estaremos na fase de desdiferenciao e o tratamento consistir nos trs pilares completos da homotoxicologia, que so: 1 drenagem e desintoxicao, 2 imunomodulao e 3 suporte celular e orgnico. Estes trs pilares se completam com medicamentos que contm grupos de medicamentos de plantas (GPP), grupos de medicamentos minerais (GPM), grupos de medicamentos com catalisadores (GPC) e grupos de medicamentos de rgos (GPOR). Se no h nenhum cncer, descemos pela rvore at a fase seguinte e vemos se h degenerao. Clinicamente encontraremos destruio tissular. Se for assim, nos encontramos na fase de degenerao e de novo necessitaremos dos trs pilares, j que, alm de tratar a MEC, o sistema defensivo precisa recobrar sua capacidade reguladora, e o suporte celular e orgnico dever compensar o dano celular. Se tampouco houver degenerao, buscaremos alguma perturbao funcional tissular. Poderamos descobrir danos enzimticos, danos funcionais e exacerbaes com perodos de normalidade. Se for este o caso, o paciente est na fase de impregnao e ter de utilizar os trs pilares do tratamento homotoxicolgico no protocolo teraputico.

Tecidos agrupados em massas anmalas beningas ou substncias agrupadas em um depsito

H depsito

Sim: Tratar GFP, GFM

NO Sim: Tratar GFP, GFM NO Maior secreo de un processo fisiolgico normal na presena de uma homotoxina Sim: Tratar GFP, GFM

Processo inflamatrio, processo isolado

H inflamao aguda

Maior excreo de lquidos e neurotransmisores

IAH 2009

Se no houver dano nem enzimtico nem tissular, buscaremos se h depsito. Clinicamente poderamos encontrar tecidos agrupados formando massas benignas anmalas ou substncias que tenham formado depsitos. Se for assim, o paciente est na fase de depsito e tem que ser tratado com os dois primeiros pilares (drenagem e desintoxicao por um lado e imuno-modulao por outro). No se empregam os grupos de organopreparados nem de catalisadores. Se no h depsito, buscamos uma inflamao aguda. Clinicamente deveramos encontrar um processo inflamatrio isolado. Se for assim, o paciente estar na fase de inflamao. Tambm aqui se necessita dos dois primeiros pilares do tratamento homotoxicolgico. Se no h inflamao, mas vemos uma maior excreo de lquidos, neurotransmissores ou outras substncias do prprio organismo, o paciente se encontra na fase de excreo. Neste caso servir principalmente o primeiro pilar do tratamento homotoxicolgico (a drenagem deveria bastar para apoiar paciente). Em alguns casos poderia interessar a imuno-modulao para acelerar o processo de limpeza e evitar recidivas.

Exerccios prticos parta situar o paciente na TED

IAH 2009

Nos slides seguintes faremos alguns exerccios com a tabela de evoluo da doena. Compararemos o diagnstico clnico (os sintomas) com as caractersticas de cada fase e situaremos o paciente. Seria boa idia utilizar a apresentao IAH AC Introduo homotoxicologia para encontrar as caractersticas das fases da Ted. A doena e os dados clnicos se encontram no slide; a determinao e a soluo esto no texto situado abaixo do slide. Tentem resolver o caso e comprovem depois se a sua lgica correta no texto acompanhante.

Exerccio prtico de posicionamento na TED Amigdalite aguda

IAH 2009

10

Clinicamente vemos todas as caractersticas de uma inflamao: enrijecimento, dor, inchao, calor e perda de funo do tecido afetado (deglutir, comer, etc). Os sintomas so agudos e no recorrentes passado um perodo de latncia. No uma hipertrofia amigdalina, mas uma clara manifestao de resistncia local: uma inflamao pura a nvel linfodrmico, pois a amgdala faz parte do sistema linftico. A amigdalite aguda corresponde fase de inflamao.

10

Exerccio prtico de posicionamento na TED Artrose

IAH 2009

11

A artrose a degenerao crnica da cartilagem articular . com o tempo, as metaloproteinases danificam a superfcie cartilaginosa. As clulas sinoviais poderiam no funcionar bem e produzir menos cido hialurnico. Os condrcitos poderiam ser menos numerosos e encontrar-se deficitrios para gerar estrutura cartilaginosa (para reparar o dano). No nos deve confundir o fato de que a artrose reativada tenha sintomas inflamatrios, o que deve ser contemplado como uma tentativa do organismo de evoluir para a sade mediante a inflamao (que secundria). Ento falaramos de artrite sobre uma artrose. Os principais pontos so a degenerao do tecido (a cartilagem e inclusive o osso subcondral na fase 4), a reparao deficiente por parte de clulas sinoviais e condrcitos, a presena de homotoxinas endgenas (metaloproteinases, fragmentos de cartilagem desprendidas...) e a cronicidade. Se o tempo passa, o processo piora de forma espontnea e a reao do organismo tenta compensar, mais que regular, o problema. Definitivamente, o paciente est do lado direito da diviso de regulao/ compensao, apresenta disfuno/ dano e intra-celular e mostra a perda de tecido. A artrose est na fase de degenerao a nvel cavodrmico.

11

Exerccio prtico de posicionamento na TED Doena de Crohn

IAH 2009

12

A doena de Crohn cursa com intensos sintomas inflamatrios, sobretudo na endoscopia. H dor (de dor dilacerante a fortes retortijones), enrijecimento e tumefao. A sensao de calor pode ser substituda por outra de queimao. Embora s vezes apresente perodos de latncia entre dois episdios inflamatrios graves (o que provavelmente indique uma fase de impregnao), no devemos esquecer que a doena de Crohn um processo auto-imune no qual as prprias defesas do organismo atuam contra os prprios tecidos (neste caso no tubo digestivo). O que vemos cronicidade, degenerao e perda de tecidos. H morte celular (pela destruio e eliminao das clulas por uma imunidade celular deficiente). A doena de Crohn apresenta um antgeno Leucocitrio humano especfico, o HLA B27, que tambm aparece na doena de Bechterev e na psorase. Assim, as trs variantes da mesma doena podem aparecer na TED. A psorase no ectodermo, a doena de Crohn no endodermo e a doena de Bechterev (espondilite anquilosante) no mesodermo. Na prtica vemos s vezes como uma a doena de Crohn evolui (evoluo da doena) at uma doena de Bechterev. De fato, as trs doenas mencionadas so fases de degenerao em distintos tecidos e camadas embrionrias. A doena de Crohn uma fase de degenerao a nvel endodrmico, mucodrmico e digestivo.

12

Exerccio prtico de posicionamento na TED Linfedema

IAH 2009

13

O linfedema pode ser agudo ou crnico, primrio ou secundrio. O que vemos na clnica uma tumefao macia por depsito de linfa (transporte linftico alterado). importante diferenci-lo da estase venosa. A estase venosa cursa tambm com tumefao, mas com mais tenso. Ao apert-la com dedo, a pele fica tensa de imediato na estase venosa. No linfedema observamos durante vrios segundos um depresso na pele onde se pressionou com o dedo. A tumefao no se deve a proliferao celular (tumor). A estase se deve ao lquido do prprio corpo. A drenagem da linfa est deteriorada (com obstruo ou no). A situao reversvel nos estgios 1 e 2, o qual o objetivo do nosso tratamento. O linfedema uma fase de depsito mesodrmica, mesenquimatosa e linfodrmica. H uma acumulao ou estase de substncias que em condies normais haveriam drenado. As inflamaes que se vem no linfedema so secundrias estase do lquido e s homotoxinas que este contm.

13

Exerccio prtico de posicionamento na TED


Hipersalivao

IAH 2009

14

A hipersalivao um aumento da secreo de saliva sem sinais de inflamao e nenhum outro sintoma clnico. Pode ser primria ou secundria. Embora no seja totalmente saudvel, a situao clnica do paciente no requer tratamento. Na maioria dos casos de hipersalivao, o sintoma desaparece por si s ao final de horas ou dias. A hipersalivao uma fase de excreo ectodrmica e orodrmica.

14

Exerccio prtico de posicionamento na TED


Rinite polnica

IAH 2009

15

A rinite polnica uma forma de rinite alrgica. Dependendo do desencadeante, geralmente estacional e est mediada pelos linfcitos TH-2 e a IgE. Como em todas as reaes alrgicas, os sintomas clnicos aparecem com a presena do alrgeno no organismo. A rinite polnica tem todas as caractersticas de uma via inflamatria, mas existem grandes diferenas com a inflamao aguda: - existem perodos de latncia em que no se observam os sintomas (existem menos alrgenos ou nenhum) - a reao defensiva no proporcional ao perigo que supe a homotoxina (reao inapropriada ou exagerada) - h tendncia ao agravamento espontnea com cada nova exposio - h tendncia a generalizao dos alrgenos desencadeantes Em virtude da tendncia para compensar (e no regular), dos perodos de latncia e da cronicidade, a rinite polnica uma fase de impregnao ectodrmica e orodrmica.

15

Exerccio prtico de posicionamento na TED


Linfoma no hodgkiniano

IAH 2009

16

O linfoma no hodgkiniano (LNH) um cncer do tecido linfide. s vezes se denomina simplesmente linfoma. Embora clinicamente haja tumefao e poderia se pensar em uma fase de depsito, o motivo deste inchao aqui de enorme importncia. No LNH, as clulas linfide se dividem sem controle, formando um tumor maligno. Os linfcitos citolticos naturais no podem eliminar estas clulas malignas que crescem rapidamente. Uma clula cancerosa uma clula que perdeu suas caractersticas tissulares e se faz onipotente. De fato, uma clula cancerosa o oposto de uma clula diferenciada. Por isso, falamos de clulas desdiferenciadas. Todos os cnceres esto na fase de desdiferenciao; tambm o linfoma. A caracterstica principal o crescimento celular novo e incontrolado. O linfoma no hodgkiniano uma fase de desdiferenciao mesodrmi, mesenquimato e linfodrmica.

16

Exerccio prtico de posicionamento na TED


Tofos gotosos

IAH 2009

17

Os tofos gotosos constituem um dos sinais clnicos da gota. Os tofos so depsitos de cido rico, fundamentalmente com clcio, geralmente nas articulaes pequenas (dedos nas mos e dos ps). Embora possa alcanar uma grande expresso nestes tofos, a inflamao secundria e est principalmente dirigida a eliminar o depsito. De fato, podemos afirmar que inflamao dos tofos uma tentativa de evoluo para a sade por parte do organismo. Em si mesmos, os tofos gotosos so depsitos moleculares puros de cristais de cido rico unidos principalmente ao clcio, por isso devem ser considerados como um depsito de homotoxinas endgenas. Nos estgios precoces, estes tofos so reversveis. Os tofos gotosos so fases de depsito mesodrmico, mesenquimatoso e cavodrmico.

17

Exerccio prtico de posicionamento na TED


Verrugas

IAH 2009

18

As verrugas so causadas pela infeco do vrus do papiloma humano. A causa , pois, um vrus, que deve ser considerado uma homotoxina exgena. Uma das principais caractersticas das infeces virais que o vrus muda a codificao intra-celular da clula anfitri. Portanto, devemos considerar o vrus sempre como uma intoxicao intra-celular, o que situa as verrugas na TED a direita da diviso de regulao/ compensao. As verrugas aparecem fundamentalmente enquanto a defesa contra o vrus permanece debilitada. Por outro lado, um vrus debilitado e um sistema defensivo mais forte ou potencializado permitiro eliminar a homotoxina (o vrus) e voltar quase ao estado de sade (ausncia de verrugas). Em muitos pacientes observamos o vrus em estado latente, o que causa as verrugas recorrentes. Por isso, a crioterapia e a eliminao cirrgica das verrugas no supem um tratamento causal, pois a recidiva depende uma unicamente da atividade do prprio vrus, no do nmero de clulas das verrugas! Dada a origem viral e os freqentes perodos de latncia entre recidivas, as verrugas so fases de impregnao e ectodrmica e epidrmica.

18

Exerccio prtico de posicionamento na TED


Cistos ovarianos

IAH 2009

19

Um cisto ovariano qualquer acumulao de lquido dentro do foram ovrio. Alguns, os chamados cistos funcionais, fazem parte do processo normal da menstruao. Qualquer folculo ovariano que seja maior do que 2 cm receber o nome de cisto ovariano. Pela definio anterior sabemos que se trata de uma acumulao ou armazenamento de lquidos em um ponto que no deveria ter. O depsito de lquido e o tamanho do cisto podem ser to grandes que comeam a alterar o funcionamento normal do tecido circundante. O lquido armazenado poderia ser considerado uma homotoxina endgenaa. O depsito extra celular e se encontra na matriz e como uma Bolsa dgua. Este depsito pode desaparecer por si s (o que freqente). Isto o situa esquerda da TED. Como um depsito, sem inflamao (inicialmente) nem hiperexcreo, trata-se de uma fase de depsito. Os cistos ovarianos so fases de depsito mesodrmico e germinodrmico (feminina). Imagem: Ovrio Cisto folicular

19

Exerccio prtico de posicionamento na TED


Cistite aguda

IAH 2009

20

A cistite aguda uma inflamao da parede interna (a mucosa) da bexiga urinria. Os sintomas so a necessidade freqente de um urinar, freqentemente com emisso de pouca urina, e uma dor queimante durante e depois da mico na bexiga e na uretra. A citoscopia mostra uma bexiga inflamada, vermelha e tumefacta. Em alguns casos pode haver febre. Embora possa ser isolada, a inflamao na bexiga pode ascender de forma retrgrada at produzir uma sndrome de nefrite, que mais grave. A cistite uma inflamao freqente, mais comum em mulheres do que em homens. O desencadeante da inflamao podem ser os microorganismos. Aparecem todas as caractersticas da inflamao aguda e no h depsito nem dano intra-celular. Portanto, a cistite aguda uma fase de inflamao endodrmica, mucodrmica e urogenital. Imagem: Bexiga

20

Exerccios prticos sobre a evoluo da doena e da evoluo para a sade

IAH 2009

O reconhecimento das evolues da doena e na histria do paciente e sua localizao na TED so importantes para o tratamento anti-homotxico. Os planos de tratamento podem ter em conta a evoluo da afeco do paciente e temos de saber se existem Velhas doenas que possam reaparecer durante a evoluo para a sade. Pode-se evitar este reaparecimento se incluirmos os medicamentos adequados no plano de tratamento. Os exerccios seguintes servem para reconhecer a evoluo da doena e a evoluo para a sade na histria do paciente.

21

Caso 1: Linfadenopata inguinal benigna


Paciente: 29 anos, mulher, casada, modo de vida normal Apresentao: 4 -5 gnglios linfticos inguinais inchados, bilateralmente nenhum outro dado relevante na histria clnica os descobriu uns 8 meses atrs, recidivas a cada 1 ou 2
meses diagnosticados no hospital como benignos mas de etiologia desconhecida Diagnstico: Linfadenopata inguinal benigna (causa desconhecida)

IAH 2009

22

Caso: Nos enviaram uma mulher de 29 anos com um o diagnstico de linfadenopatia inguinal benigna bilateral de origem desconhecida. Histria clnica: Aproximadamente oito meses antes, a paciente havia notado um aumento gradual (durante 5-6 dias) deu uns gnglios pequenos (como ela mesma descreveu) em ambas as zonas inguinais. A paciente refere que os gnglios eram quase uniformes e no produziam grandes problemas, nem pele enrijecida, febre ou outros sintomas. Foi ao mdico da famlia que a enviou a um centro especializado para sua avaliao. Depois de vrios testes diagnsticos, inclusive uma bipsia, se excluiu o cncer e se suspeitou de algo de origem infeccioso que no se identificou. Mulher aparentemente s, casada e me de dois filhos (2 e 6 anos), sem antecedentes pessoais nem familiares de cncer ou linfadenopatia. Vida familiar e modo de vida aparentemente normais. Ao fazer uma reviso detalhada da anamnese, a nica conexo possvel era que a paciente recordava de haver usado um desodorante em barra (no recorda o nome) todos os dias durante vrios meses antes de aparecerem os gnglios.

22

Tratamento aloptico
Tratamento: (ciclo de 2 semanas em recidivas) Antibiticos de amplo espectro AINE Resultados: Certa reduo somente no incio Continuaram as recidivas (a medicao prescrita teve um
efeito escasso ou nulo)

IAH 2009

23

A paciente foi para casa depois de ser receitado antibiticos e um AINE. Com o tratamento prescrito de observou certa melhora, mas os gnglios linfticos no recuperaram de tudo o tamanho normal. Teve recidivas peridicas a cada ms e meio, mais ou menos, e sem relao com os ciclos menstruais. A paciente repetiu o tratamento prescrito, mas os efeitos no foram nunca constantes, embora s vezes conseguisse reduzir o tamanho e o mal-estar. A paciente estava cansada de tomar antibiticos e queria experimentar outra coisa.

23

Enfoque bioteraputico
(Excluir um proceso maligno sempre obrigatrio, legal e tico)

Fase TED: Depsito, tecido linfodrmico Justificativa teraputica: Sintomtico Desintoxicao e drenagem Imuno-modulao Quais medicamentos? Lymphomyosot: por seu tropismo especfico pelo tecido
linfoide Apis: efeito antiedematoso Traumeel: modula como um antiinflamatrio que aporta uma regulao fisiolgica da inflamao que acaba com a cura natural

IAH 2009

24

Depsito: - Fase da matriz Esquerda da diviso regulao / compensao Explicao do tratamento: aportar um estmulo fisiolgico ao tecido linftico para que reaja s homotoxinas ou as movesse para sua drenagem pelos rgos desintoxicadores. Reduzir o edema estimulando a drenagem. Modulas uma reao inflamatria que tenda at o processo natural de cura.

24

Terapia antihomotxica
Lymphomyosot em gotas + Apis-Homaccord em gotas
+ Traumeel em gotas 8-10 gotas de cada 3x/dia durante 4-5 semanas + Traumeel em pomada aplicaes locais 4x/da

Resultados: 2 semanas: reduo do inchao em 50% 4 semanas: quase totalmente normal Recidivas aos 4 e 10 meses (mesmo tratamento) Ao final de 2 anos, sem recidivas
IAH 2009 25

Como j se havia excludo o cncer, tentou-se uma estratgia homotoxicolgica com a inteno de estimular ou restabelecer o filtrado / drenagem fisiolgico dos gnglios linfticos implicados com uma simples prescrio de 4-5 semanas: Traumeel pomada (4 aplicaes locais ao dia) *prestou-se ateno especial s manhs antes de levantar-se e s noites ao ir para a cama, momentos em que havia que aplicar a pomada com massagem suave durante uns minutos em cada lado e com manobras (que se ensinaram paciente) que facilitaram a drenagem linftica em direo ao fluxo fisiolgico da linfa.

25

Caso 2: Neuropata do trigmeo


Paciente: Mulher de 58 anos que padece neuropata do trigmeo crnica durao de cerca de 3 anos 2-3 crises ao ms Diagnstico: A RM mostrou uma asa vascular moderadamente dilatada Compresso do NT a nvel da sada do crnio

IAH 2009

26

Caso: Uma mulher de 58 anos com neuralgia episdica de trigmeo esquerdo foi remetida por seu mdico a um acupunturista (o a qualquer alternativa que funcionasse) para no aumentar a dose de Neurontin (preocupava os efeitos secundrios), o que a paciente pedia constantemente. Histria clnica: Uns 3 anos antes, enquanto navegada com uns amigos em uma fria manh de outubro, a paciente recordava vividamente a apario de uma estranha dor de cabea que aumentava pouco a pouco ao longo do dia, mas sobretudo a noite, tornando-se intolervel e acompanhada de hiperestesia do couro cabeludo do lado esquerdo enquanto surgia um pequeno gnglio macio atrs da cabea, esquerda da base do crnio. A dor cedeu pouco a pouco de madrugada, mas o gnglio se manteve por vrias semanas. No dia seguinte procurou seu mdico, que no podia explicar o ocorrido, mas pediu uma RM.

26

Tratamento aloptico
Neurontin (gabapentina) 300 mg 3x/da Teve que aumentar ultimamente para 400 mg 3x/da Interveno do mdico O preocupa os efeitos secundrios de Neurontin

IAH 2009

27

Diagnosticaram uma neuralgia do trigmeo e prescreveram Neurontin (gabapentina), 300mg 3 vezes ao dia. Ultimamente haviam aumentado a dose a 400mg, mas a paciente seguia solicitando novos aumentos. O mdico (amigo da famlia), preocupado pelos efeitos secundrios, estava aberto a outras solues e enviou a paciente a meu consultrio. Embora no dia da consulta estivesse sol e calor, a paciente chegou com um leno protegendo o rosto e o pescoo para evitar qualquer corrente que pudesse desencadear um ataque. A paciente refere que, recentemente, at escovar os dentes tem sido um problema, temendo iniciar outra crise e, que sempre tem tomado a medicao pontualmente. Havia ouvido falar de acupuntura e desejava comprovar se poderia ser til para sua doena.

27

Estratgias teraputicas possveis


Cirrgica: decompresso vascular (risco elevado de maior
dano) Frmacos alopticos: poderia contribuir para bloquear sensaes dolorosas Acupuntura: poderia ajudar a desensibiliar o nervo Terapia neural: poderia ajudar a previnir a gerao de potenciais de ao Homeopatia: poderia ajudar a controlar a percepo de dor Homotoxicologia: poderia ajudar a abordar diretamente a fisiopatologia Alguma conibao dos anteriores?

IAH 2009

28

Possveis estratgias teraputicas Cirurgia: os riscos so demasiadamente altos e no estava indicado nesta paciente (ainda). Aloptico: receitar Neurontin, 300mg 3 x ao dia (gabapentina = anticonvulsivante de mecanismo de ao desconhecido, mas que ajuda a controlar a dor, sobretudo no princpio; efeitos txicos preocupantes). Medicina tradicional chinesa: a acupuntura pode servir para manter os sintomas controlados, mas requer ir a consultas durante muito tempo, o que faz o paciente e relutar a aceitar . Terapia Neural: s vezes d bons resultados, mas os anestsicos locais s podem reduzir a gerao de potenciais de ao e no tem outro efeito sobre os nervos e os vasos sanguneos. Homotoxicologia: a nica disciplina que oferece medicamentos com tropismo direto sobre os tecidos afetados. Os melhores resultados: uma combinao das teorias e prticas mencionadas.

28

Estratgia bioteraputica
Fase TED: Impregnao, hemodrmica / neurodrmica Fisiopatologa:
Compatvel sobretudo com a hiperexcitao dos nervos sensitivos aferentes e posterior gerao de potenciais de ao ectpicos paroxsticos, secundrios a compresso vascular (princpios de medicina interna de Harrison)

Explicao teraputica:
A estratgia bioteraputica trataria de influenciar na dilatao vascular reduzir a irritao / o traumatismo nervoso reduzir ao mnimo a gerao de potenciais de ao

IAH 2009

Pelo bem do paciente devemos focar sempre em todas as direes para poder proporcionar o que espera de ns: que o cure, embora tenhamos que recorrer a disciplinas que nos seja pouco familiares.

29

Injees bio-meso-teraputicas
Protocolo A (facial lado afetado)

Medicamentos: Procana al 3% (1 ml) 1 vial de Spigelon Materiais e mtodo: Misturar os contedos em uma s seringa de 5 ml Usar agulhas de mesoterapia (menos dor = 4 mm x 27 g) Injetar um volume pequeno da mistura no mesodermo em
pontos concretos Pontos de injeo: Orifcio mentoniano Acupuntos faciais: BL-2, St-2, St-6, St-7 Frequncia: semanas 1 e 2 , 2x/semana
IAH 2009 30

Protocolo A (facial): semanas 1 e 2 (2 x /sem) FACE: injees mesoteraputicas (s.c. com mesoagulha de 4mm x 27 g) com uma mistura de: Procana a 3% (1mL) 1 ampola de Spigelon (1,1 mL) (total de lquido = 2,2 ml para injetar em 5 pontos) Pontos de injeo: (no lado afetado esquerdo da face desta paciente) BL-2, St-2, St-6, St-7 Agulhamento mentoniano

30

Injees bio-meso-teraputicas
Protocolo B (acupuntos gerais corporais)

Medicamentos: 1 ampola de Silicia-Injeel 1 ampola de Funiculus umbilicus suis-Injeel Materiais e mtodo: Misturar ambas ampolas em uma seringa de 5 ml Usar agulhas de mesoterapia (menos dor = 4 mm x 27 g) Injetar um volume pequeno da mistura no mesodermo em
pontos concretos Pontos de injeo: St-25, St-36 (bilateralmente) Frequncia: ADICIONAR ao Protocolo A (facial) nas semanas 3 e 4, 2 x/sem.; assim, nas semanas 3 e 4, hacer Protocolo A + Protocolo B

IAH 2009

31

Protocolo B (outros acupuntos do corpo) * Adicionar ao Protocolo A (face) Silicia-Injeel + Funiculus umbilicus suis-Injeel (Como mesoterapia, bilateralmente em St-36 e St-25, acupuntos que na MCT classicamente representam os pontos principais do fortalecimento constitucional) Na realidade, a aplicao de moxa nestes quatro pontos antes dos meses frios do inverno tem servido na China de Vacinao durante sculos para fortalecer o sistema imune. Portanto: nas semanas 3 e 4 (2x/sem) Protocolo A (face) + Protocolo B (outros pontos do corpo)

31

Terapia domiciliar
Terapia a longo prazo: 8-10 gotas de cada 3x/dia (ciclos de 2 meses com 1 semana
de descanso)

Gotas de Arnica-Heel Gotas de Gelsemium-Homaccord Gotas de Aesculus compositum Gotas de Lymphomyosot Em caso de crise iminente ou durante uma crise: Adicionar comprimidos de Spigelon (sublinguais, cada 15
minutos durante at 2 horas)
IAH 2009 32

No tratamento domiciliar se incluem tambm todos os frmacos que a paciente possa estar tomando

32

Manuteno
Na consulta: Cada 2-3 meses, repetir Protocolo A + B (1 sesso/sem.
durante 4 semanas) Em casa: Continuar a terapia domiciliar, 1 semana de descanso ao ms Resultados Ao final de 1 ms a paciente pde reduzir a dose de Neurontin Em poucos meses reduziu a frequncia das crises Depois de 1 ano j no tomava a medicao convencional Nos 2 anos seguintes teve 2-3 recidivas tolerveis

IAH 2007 2009

33

Manuteno: Ciclo de 4 semanas: 1 tratamento / semana (protocolo A+B) cada 2-3 meses Casa: segue-se com a medicao, com 1 semana de descanso ao ms - em poucos meses havia diminudo a freqncia das crises (de 3-4 / ms para 1-2 / ms) e sua intensidade. - ao final de 1 ano se retiraram gradualmente os frmacos da paciente - ao final de 2 anos, a paciente j havia praticamente deixado de considerar um problema, mas seguia fielmente com suas 4-5 visitas anuais e seus medicamentos (neste perodo teve 2-3 recidivas tolerveis).

33

Exerccos prticos sobre o plano de tratamento anti-homotxico


Caso 3: Caso com linfoma residual

IAH 2009

Aps situar o paciente e na TED e determinar o tipo de evoluo (se pode sinalizar) h que se desenhar um plano de tratamento. Para a escolha de medicamentos referimos ao leitor a apresentao IAH AC O plano de tratamento.

34

Caso clnico
Sra. TP, mulher de 60 anos Diagnstico: linfoma inopervel em situao inacessvel (atrs
da veia cava inferior na zona heptica) S metstases linfticas intrabdominais Recibeu 3 ciclos de quimioterapia con proteo intratecal Tomava doses altas de corticosterides

IAH 2009

35

A paciente era uma mulher relativamente vital com um tumor inopervel com crescimento lento. Apesar da quimioterapia o tumor no diminua e crescia lentamente. Era inopervel devido a sua localizao anatmica. Deve-se observar que nunca a desintoxicaram depois da quimioterapia

35

Caso clnico
Procurou por mim 6 meses depois da ltima quimioterapia Estava em remisso; o tumor havia crescido muito pouco na
TC e o oncologista a tinha em observao

IAH 2009

36

A paciente estava relativamente bem e tinha uma boa dynamis, por isso se podia manipular intensivamente a regulao. Isto nem sempre ocorre em outros casos de cncer, onde o paciente aparece com freqncia debilitado e a regulao deve ser um processo lento.

36

Perfil da paciente e antecedentes de interesse Casada, 2 filhos Muito pontual Cresceu em uma granja agrcola Brincava em campos que eram pulverizados Teve muito poucas doenas infantis Se vacinava contra a gripe todos os anos at que um ano ficou
muito doente pela vacina Vivia em uma zona con muita radiao EMF Dormia com muitos aparelhos eletrnicos na alcoba

IAH 2009

37

Na histria cabe observar trs coisas: 1. Perfeccionista. Isso cria uma constante situao de estresse com secreo de cortisol. Isso produz rigidez TH-2 com o tempo e causa disfuno da imunidade celular, fatores que predispe ao cncer. 2. As escassas infeces infantis O sistema imune treinado mediante infeces banais agudas; a pergunta : ser privarmos o sistema imune do desenvolvimento de doenas infantis, no estaremos na realidade aumentando o risco de doenas situadas direita da diviso de regulao / compensao e, portanto, de DIC (dficit imunitrio celular) e de auto-imunidade? Os pacientes com cncer raramente contraem infeces banais agudas e se vem freqentemente aprisionados pela rigidez TH-2, como se observa na rigidez reguladora. 3. A grande carga qumica adquirida por pesticidas

37

Evoluo da doena na TED


Desdiferenciao

Linfodrmica

IAH 2009

38

Esta doena est, pois, na fase de desdiferenciao na camada de tecido linfodrmico. Trata-se de uma fase celular que precisa de uma regulao intensiva. Afortunadamente, isso era possvel nesta paciente.

38

Planificao do tratamento: desdiferenciao, linfodrmica


Desdiferenciao

Desintoxicao + e drenagem Linfodrmica

Imunomodulao

Regulao orgnica

GFP + GFM + GFC

+ GFRO

IAH 2009

39

Ao fazer o plano de tratamento seguiremos o algoritmo de que falamos anteriormente. Como j sabemos que a paciente est na fase de desdiferenciao, teremos que utilizar a todos os grupos farmacolgicos, alm dos trs pilares.

39

Linfoma residual
Bsico
Medicamento bsico

Engystol 1 ms, 3 semanas de descanso e outro ms

+
Desintoxicao

Suporte da regulao
Imuno-modulao

Desintoxicao avanada Tonsilla compositum

Ativao celular Regulao orgnica

Ubichinon compositum

IAH 2009

40

Engystol um bom medicamento bsico neste caso. Estimula o estado TH-1 e o enxofre aporta reatividade. Usa-se com intervalos em forma de comprimidos (1-3 v/d) No slide seguinte falaremos da desintoxicao avanada e bsica. Tonsilla um medicamento especialmente bom para este caso, pois refora o sistema imune e o sistema glandular. Tambm regula a glndula suparrenal. um imuno-modulador e um medicamento tissular. O catalisador de escolha neste caso Ubichinon comp. Contm uma srie de medicamentos antineoplsicos como o conium, que especialmente importante nesta paciente. Possui tambm um efeito limpador profundo. Os outros dois catalisadores se incorporam nos modelos de desintoxicao.

40

Desintoxicao e Drenagem bsicos

Desintoxicao e Drenagem avanados


Hepar compositum

Figado Rins Matriz Clula

Nux vomicaHomaccord Berberis-Homaccord Galium-Heel Coenzyme compositum Usar 12 semanas

Solidago compositum Thyreoidea compositum Glyoxal compositum Usar primero 6 semanas; depois os bsicos 12 semanas Mucosa compositum

Mucosa

Lymphomyosot

IAH 2009

41

Para que o organismo se livre das toxinas temos que fazer duas coisas: apoiar os rgos que metabolismo substncias nocivas, sustentar a funo dos rgos que armazenam toxinas, como a matriz, e por ltimo estimular a eliminao nestes rgos. importante ter em mente que, quando as toxinas armazenadas se liberam, freqentemente no completaram seu metabolismo, por isso que ainda necessitam tornar-se hidrossolveis no fgado antes de poder ser excretadas pelos rins e outros rgos. Se as toxinas armazenadas se liberam muito depressa e de uma s vez, o fgado e os demais rgos metabolizadores e de eliminao se encontraro sobrecarregados para ou no funcionaro bem, as toxinas liberadas se difundiro at o sangue, mas no podero ser excretadas. Circularo assim pela corrente sangunea at que encontrem um compartimento cuja concentrao seja menor do que a hemtica e se difundiro. O importante que, desta maneira, as toxinas viajam simplesmente de um ponto A a um ponto B. Isso no tanto problema nas pessoas ss ou nos pacientes com toxicidade leve, mas para os doentes com toxicidade grave poderia ter conseqncias graves, como a entrada de metais pesados no crebro, de onde extremamente difcil retir-los. Sobretudo nos pacientes com rgos de eliminao que no funcionam bem o que se encontram assoberbados pela doena ou outras toxinas (como ocorre nos doentes submetidos a quimioterapia), necessrio ter isto em mente. Nesses pacientes temos que apoiar primeiro os rgos de desintoxicao e eliminao antes de passar a drenar os tecidos. Tambm importante observar que o processo de desintoxicao e drenagem suponha uma grande carga para o organismo, por isso que nos pacientes muito delicados e enfermos a desintoxicao deve ser realizada de forma tardia, quando o doente j tenha recebido outros medicamentos para dar suporte ao organismo. A desintoxicao e a drenagem tambm precisam de energia, por isso que normalmente se adicionam catalisadores aos programas de desintoxicao mais drsticos. Ademais, tambm intervm na desintoxicao celular.

41

Concluso: princpios gerais de desintoxicao em doentes com cncer Deve ser un processo lento Combinado com mudanas do modo de vida (ver a parte 2) Procurar que las toxinas no deixem muito depressa a matriz Em todos os pacientes con cncer devemos supor que as
toxinas esto na clula Assim, dar suporte antes de drenar para restablecer a matriz e o sistema autorregulador (ver a parte 2)

IAH 2009

42

42

Curso
Ao final de umas 9 semanas de tratamento, a paciente sofreu
uma apendicite aguda Febre de 42 graus centgrados Cirurgia da apendicite Na TC abdominal, regresso quase total do tumor com calcificao ao final de 2 meses A paciente completou a desintoxicao e um ciclo de tratamento imuno-modulador; seguia em remisso ao final de dois anos de tratamento

IAH 2009

43

Isso realmente bom. A paciente estava preocupada que a doena estivesse reaparecido e esperou algumas horas antes de me chamar, porque teve uma febre prolongada. No passado, os mdicos usavam induzir em seus doentes de cncer o paludismo e a tuberculose para provocar febre, e com ela a reao da imunidade celular. Esta paciente obteve um resultado excelente, com remisso quase total do tumor. No vemos reaes to fortes em todos os casos em, mas, como se disse anteriormente, a paciente teria uma boa dynamis, o que fica confirmado pela reao.

43

Progresso para a sade na TED

Inflamao

Desdiferenciao

Linfodrmica

IAH 2009

44

Assim, comeou a evoluir para a sade seguindo uma linha horizontal nos mesmos tecidos. Outros pacientes se movem tambm no eixo vertical. No obstante, o importante que agora est regulando.

44

Planificao do tratamento aps a mudana da doena: inflamao, linfodrmica


Inflamao

Desintoxicao e drenagem Linfodrmica

Imunomodulao

GFP + GFM Traumeel y Lymphomyosot

IAH 2009

45

Durante o episdio agudo a apoiei com Traumeel e Lymphomyosot no hospital, depois da apendicectomia; quando se recuperou, continuamos com o padro dos trs pilares at complet-lo.

45

Caso: gastroenterologa

Caso com doena de Crohn

IAH 2009

46

Caso com doena de Crohn e hiperpermeabilidade digestiva


T.R., colegial de 15 anos de idade Diagnosticado com doena de Crohn 2 anos antes No momento do divrcio dos pais Agora vive h 6 meses com a me e 6 meses com o pai Sente-se infeliz Tem poucos amigos

IAH 2009

47

Este jovem teve a m sorte de contrair uma doena de Crohn sendo to jovem, pois ainda estava crescendo. Nesses casos, o problema social que se cria muito importante, alm de que o crescimento se detm pela cortisona. Estava, portanto, duplamente infeliz.

47

Histria clnica (cont.)


Tem uma dieta rica em "comida lixo" A me comprou-lhe um complexo de vitaminas e minerais, mas
no o toma Histria da infncia: Tomou muitos antibiticos por IVRA Vacinas segundo o protocolo Teve varicela Infncia infeliz, mudava de um colgio para outro Tratou vrios episdios de parasitas

IAH 2009

48

Ao examinar os fatores de risco destaca-se o seguinte: 1. Muitos antibiticos: risco de disbiose 2. Estresse constante: permeabilidade intestinal 3. Vacina contra o sarampo: h informaes de que pode produzir doena de Crohn em pessoas predispostas em etapas posteriores da vida

48

T.R.
Apresentao clnica: Ainda faz seis evacues aquosas e sanguinolentas ao dia
apesar de tomar corticosterides (orais e enema) Dor articular com algumas alteraes ungueais No tem rinitis No h comprometimento biliar Um episdio de obstruo que se tratou de maneira conservadora sem cirurgia

IAH 2009

49

O paciente apresenta vrios sinais de doena em outras partes, mas se devem m nutrio, no a manifestaes extra abdominais da doena Crohn. preocupante o nico episdio de obstruo, pois este tende a reaparecer.

49

Explorao clnica de importncia


O paciente estava clnicamente anmico Presso arterial entre baixa e normal, mas hipotenso
ortosttica Abdomen: ligeira distenso com dor com a palpao na fossa ilaca direita Crestas e fosas nas unhas Toxicidade matricial bvia com intensa dor com a palpao em: bao 6, fgado 3, rins 2

IAH 2009

50

Mostrava sinais de m nutrio e dficit. Este doente estava mais debilitado do que a paciente oncolgica anterior.

50

Analses de interesse
Hemograma Anemia ferropnica con Hb = 10 g/dl PCR = 38 Leuccitos dentro de limites normais

IAH 2009

51

Anemia ferropriva e uma PCR muito elevada, o que sinal de infeco. O valor normal inferior a 1.

51

Tratamento convencional
Corticosteroides, 30 mg por via oral e em enema, se for grave Tambm sulfasalazina, 600 mg 2 v/d Recebeu um ciclo de ciclosporina; teve que retir-la por
mielodepresso

IAH 2009

52

Apesar de um tratamento aloptico estrito da DII, ainda no havia alcanado a remisso. Os corticosterides orais so especialmente preocupantes nesta idade. Teve de suspender a quimioterapia devido aos efeitos secundrios.

52

Na colonoscopia
IAH 2009 53

A colonoscopia mostrou o tpico aspecto alinhavado da doena de Crohn e um intestino delgado muito inflamado. Imagem 5: Doena de Crohn

53

Meio digestivo
contedo luminal e pH

Bactrias

Imunidade: sobrecargas importantes

Barreiras

IAH 2009

54

As bactrias simbiticas exercem tambm uma funo muito especfica sobre a imunidade. Ao supor uma carga antignica de baixa intensidade, so capazes de induzir tambm os linfcito Th-3, alm de que tem muitas outras funes, especialmente a de contribuir com a sade da mucosa. O conceito de Sndrome do estresse mucoso reconhecido cada vez mais nos modernos textos de imunologia. Contribuem alm funo da barreira do tubo digestivo, formando uma barreira passiva, e aportam combustvel s clulas da mucosa para que possam manter fechada a unio inter.

54

IAH 2009

55

Dada a gravidade da sndrome deste paciente, realizou-se um CDSA . Este mostrou uma boa digesto, certa m absoro e uma intensa disbiose (ver o slide seguinte).

55

IAH 2009

56

O ndice de disbiose est demonstrado na tabela (parte inferior direita). O paciente estava gravemente infectado por bactrias patgenos, especialmente Proteus, Klebsiella, alm de Cndida.

56

IAH 2009

57

Dada a intensa desregulao, se fez tambm um perfil de aminocidos. As baixas concentraes de certos aminocidos refletem a sobrecarga do sistema regulador, no qual atuam como co-fatores, mecanismos reparadores e antioxidantes. Imagem: Valores, Valores encontrados, Limites plasmticos, Alto, Baixo cido asprtico, cido glutmico, Serina, Asparagina, Glicina, Glutamina, Taurina, Histidina, Treonina, Alanina, Arginina, Prolina, Alfa-aminobutrico, Tirosina, Valina, Metionina, Cistena, Isoleucina, Leucina, Fenilalanina, Triptfano, Ornitina, Lisina, Total, % Gly / Total L = B, H = A

57

IAH 2009

58

A maioria dos pacientes com doena de Crohn apresenta a sndrome de hiperpermeabilidade intestinal. Inclusive os familiares no afetados tm uma incidncia maior de hiperpermeabilidade digestiva. A mucosa aberta permite a entrada livre de partculas alimentares e toxinas. Cr-se que os pacientes com DII tambm tem uma alterao da resposta imunitria digestiva. Ao invs de uma resposta Th1 tolerante, organizam uma resposta Th1. Isso conduz a uma cascata de sucessos que se explicar mais a fundo na apresentao de gastroenterologia. O crculo vicioso crnico entre inflamao, dano tissular e mecanismos defeituosos de reparao conduz ao resultado tpico que vemos na doena de Crohn. Assim, um dos principais objetivos do tratamento para reparar o revestimento digestivo e restabelecer sua permeabilidade normal. Imagem: Partculas de alimentos, bactrias, CRF, AINE, gnglio linftico, corrente circulatria, lcool, bactrias probiticas, gua sem remover, camada mucosa, receptor de CRF e TRH, entercito, unio intercelular hermtica, fluxo de sangue ao fgado, barreira epitelial.

58

Progresso da doena na TED

Degenerao

Endodrmica Mucodrmica Digestiva

IAH 2009

59

Na TED observamos um quadro em fase de degenerao na camada digestiva mucodrmica

59

Planificao do tratamento: degenerao, mucodrmica digestiva


Degenerao

Desintoxicao + e drenagem Endodrmica Mucodrmica Digestiva

Imunomodulao

Regulao + orgnica

GFP + GFM + GFC

+GFRO

IAH 2009

60

Estando a direita da diviso de regulao / compensao, esses pacientes precisam de uma estratgia integral mediante os trs pilares e ademais um tratamento de apoio.

60

Sintomtico Podophyllum compositum 10 gotas cada 15 minutos durante 2 horas (fase aguda); dpois, 3x ao dia 1 comprimido 3x ao dia

Diarrheel Regulador Week 1-6 Desintoxicao Hepar compositum Solidago compositum Thyreoidea compositum Coenzyme compositum Ubichinon compositum Mucosa compositum

1 ampola de cada 3x ao dia

Activao celular Suporte orgnico Semana 7-12 Desintoxicao e drenagem Ativao celular Suporte orgnico

1 ampola de cada 3x ao dia 1 ampola de cada 3x ao dia

Detox-Kit Glyoxal compositum Tonsilla compositum

30 gotas de cada em gua, Beber sorbos ao longo do dia 1 comprimido 2x por semana 1 ampola 3x por semana

IAH 2009

61

Os dois medicamentos bsicos, Podophyllum comp. e tambm Diarrheel, aliviaro as evacuaes aquosas sanguinolentas e reduziram os clicas e sangramento. Podem administrar-se em doses a curto prazo caso necessrio. Os trs pilares seguem a desintoxicao e a drenagem avanadas, seguidos pelos bsicos. O apoio orgnico e a imuno-modulao se realizaro com Mucosa compositum e depois com Tonsilla. Neste paciente, Tonsilla tambm era importante para apoiar a glndula suprarrenal depois de retirar a cortisona.

61

Suporte mucoso
Os quatro pilares de suporte mucoso Retirar todos os fatores nocivos
Alimentos Homotoxinas

Repor todos os fatores que precisa a mucosa


Nutrientes ENERGIA (catalisadores)

Reparar
Mucosa compositum, alimento funcional

Reinocular bactrias boas

IAH 2009

62

O conceito dos quatro R aporta um bom modelo com que restabelecer a permeabilidade digestiva.

62

Reanimao imunolgica
Aumentar a IC (TH1)
Tuberculinum Astralagus membranaceus Colostrum Reduzir as TH1 Traumeel Corticosterides Imuno-depresores Sulfasalazina

Aumentar as Th3 Probiticos Esteroles / esterolinas Medicamentos de microdoses (SLIT) Traumeel (tambm aumenta
Th2)

Organopreparados suis em
diluio

IAH 2009

63

A reanimao imunitria consistir neste caso em regular a via Th1 para baixo e a tolerncia Th-3 para cima No caso presente, a melhor forma de realiz-lo como organopreparados suis, como Mucosa compositum. H que se administrar por via oral para induzir tolerncia oral.

63

Retirar
Dieta de rotao mnima (cuidado com as dietas de eliminao) Tratamento antibacteriano Hydrastis canadensis Artemisia Juglans Alho

IAH 2009

64

Para eliminar as bactrias patgenas se empregou um modelo de antibiticos naturais. Deve-se ter presente que o Phytos deste modelo pode se txico a longo prazo, por isso no se deve usar mais do que trs semanas por vez.

64

Repor
Aminocidos, sobretudo glutamina Alimentos funcionais que tem tudo Inulina (FOS) Vitaminas e minerais

IAH 2009

65

A reposio de nutrientes especialmente importante. O aminocido glutamina uma das principais fontes energticas para as clulas da mucosa e de enorme importncia.

65

Reinocular
Probiticos Cepas vivas Cadeia de frio DDS, Rhasemosus, Bifidus Bulgaricus carece de propiedades imuno-moduladoras

IAH 2009

66

Os probiticos tm que estar vivos, pois necessitamos dos produtos de seu metabolismo. Algumas cepas so imunologicamente mais ativas que outras (ver a apresentao de gastroenterologia).

66

Curso
Forma retirados os corticosterides orais ao longo de 12
semanas, ao mesmo tempo que a regulao Aps a retirada se sentiu muito melhor O nimo melhorou Contraiu um resfriado comum com laringite depois de deixar a cortisona (demos Phosphor-Homaccord e Naso-Heel; ver mais adiente) As evacuaes diminuram a duas aquosas ao dia, sem sangue Teve uma recada durante um perodo de estresse

IAH 2009

67

O paciente e se regulou no tecido orodrmico e passou a uma fase inflamatria aguda. Sem dvida, um episdio assim provavelmente no baste para manter paciente esquerda da diviso de regulao / compensao, por isso se deve continuar o tratamento at observar mais fenmenos de regulao aguda.

67

Curso
Depois de 12 semanas se realizou outro ciclo de regulao Reduziu a sulfasalazina a 200 mg 2 v/d O paciente mudou para Londres. Perdi o contato, mas receibi
um e-mail de sua me para dizer-me que seguia bem. Foi encaminhado a um colega na Inglaterra

IAH 2009

68

s vezes, seus pacientes esto a direita da diviso de regulao / compensao, s conseguiremos reduzida a medicao supressora. Em um menino jovem como este, a sade deveria se normalizar ao tratar todos os sintomas concomitantes. Vale a pena, portanto, prosseguir o tratamento nesses pacientes, embora seja de forma intermitente, at conseguir a remisso completa. Em seu caso ser muito mais fcil, pois no toma cortisona, foram repostos os co-fatores da regulao (aminocidos, vitaminas, etc) e o tubo digestivo foi sensibilizado. Em algum momento o organismo recomea o processo regulador. O objetivo manipular o sistema para que passe esquerda da diviso regulao / compensao, at que possa faz-lo sozinho

68

Pregresso para a sade na TED

Inflamao Ectodrmica Orodrmica Endodrmica Mucodrmica Digestiva

Degenerao

IAH 2009

69

Na TED observamos um quadro em fase de degenerao na camada digestiva mucodrmica.

69

Planificao do tratamento: inflamao, orodrmica

Phosphor-Homaccord, Naso-Heel Endodrmica Mucodrmica Digestiva

GFP + GFM

IAH 2009

70

Este paciente j estava excretando e a laringite era leve. Tudo o que necessita nesta fase um tratamento de suporte. Aps este episdio, se volta aos trs pilares.

70

You might also like