You are on page 1of 2

Exerccios

1 (ENEM 2000) - Ferreira Gullar, um dos grandes poetas brasileiros da atualidade, autor de Bicho urbano, poema sobre a sua relao com as pequenas e grandes cidades. Bicho urbano Se disser que prefiro morar em Pirapemas ou em outra qualquer pequena cidade do pas estou mentindo ainda que l se possa de manh lavar o rosto no orvalho e o po preserve aquele branco sabor de alvorada. ..................................................................... A natureza me assusta. Com seus matos sombrios suas guas suas aves que so como aparies me assusta quase tanto quanto esse abismo de gases e de estrelas aberto sob minha cabea. (GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1991) Embora no opte por viver numa pequena cidade, o poeta reconhece elementos de valor no cotidiano das pequenas comunidades. Para expressar a relao do homem com alguns desses elementos, ele recorre sinestesia, construo de linguagem em que se mesclam impresses sensoriais diversas. Assinale a opo em que se observa esse recurso. (A) "e o po preserve aquele branco / sabor de alvorada." (B) "ainda que l se possa de manh / lavar o rosto no orvalho" (C) "A natureza me assusta. / Com seus matos sombrios suas guas" (D) "suas aves que so como aparies / me assusta quase tanto quanto" (E) "me assusta quase tanto quanto / esse abismo / de gases e de estrelas" 2 (ENEM 2001) - Oxmoro (ou paradoxo) uma construo textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudao de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de todos os oxmoros.

(B) "... a casa que ele fazia / Sendo a sua liberdade / Era a sua escravido." (C) "Naquela casa vazia/ Que ele mesmo levantara/ Um mundo novo nascia/ De que sequer suspeitava." (D) "... o operrio faz a coisa/ E a coisa faz o operrio." (E) "Ele, um humilde operrio/ Um operrio que sabia/ Exercer a profisso." MORAES, Vincius de. Antologia Potica. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. 3 (ENEM 2003) Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a: Cidade grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indstria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe to notria, prima-rica do Rio de Janeiro, que j tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade) (A) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se prpria linguagem. (B) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos. (C) ironia, que consiste em se dizer o contrrio do que se pensa, com inteno crtica. (D) denotao, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido prprio e objetivo. (E) prosopopia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida. 4 (ENEM 2009) - Oximoro, ou paradoxismo, uma figura de retrica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforam a expresso. (Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa). Considerando a definio apresentada, o fragmento potico da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retrica : (A) Dos dois contemplo/ rigor e fixidez./ Passado e sentimento/ me contemplam (p. 91). (B) De sol e lua/ De fogo e vento/ Te enlao (p. 101). (C) Areia, vou sorvendo/ A gua do teu rio (p. 93). (D) Ritualiza a matana/ de quem s te deu vida./ E me deixa viver/ nessa que morre (p. 62). (E) O bisturi e o verso./ Dois instrumentos/ entre as minhas mos (p. 95).
5 (UERJ 2011) - Leia o texto para responder a prxima questo. Os poemas Os poemas so pssaros que chegam no se sabe de onde e pousam no livro que ls. Quando fechas o livro, eles alam voo como de um alapo. Eles no tm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mos e partem. E olhas, ento, essas tuas mos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles j estava em ti (MRIO QUINTANA) O texto todo construdo por meio do emprego de uma figura de estilo. Essa figura denominada de: (A) elipse (B) metfora (C) metonmia

Folha de S. Paulo. 31 de julho de 2000. Nas alternativas abaixo, esto transcritos versos retirados do poema O operrio em construo. Pode-se afirmar que ocorre um oxmoro em (A) "Era ele que erguia casas / Onde antes s havia cho."

(D) personificao 6 (UERJ 2010) - Mas, recusando o colquio, desintegrou-se no ar constelado de problemas. O estranhamento provocado no verso sublinhado constitui um caso de: (A) pleonasmo (B) metonmia (C) hiprbole (D) metfora 7 (UERJ 2004) - A construo potica do discurso baseia-se frequentemente na utilizao de figuras de linguagem,como a metonmia. O poeta recorreu a esta figura em: (A) Ah, os rostos sentados (B) Os retratos em cor, na parede, (C) que exerceram () o manso ofcio (D) de fazer esperar com esperana. 8 (UERJ 2011) - Desde ento procuro descascar fatos, aqui sentado mesa da sala de jantar Na sentena acima, o processo metafrico se concentra no verbo descascar. No contexto, a metfora expressa em descascar tem o seguinte significado: (A) reduzir (B) denunciar (C) argumentar (D) compreender 9 (UERJ 2006) - As comparaes, ao destacarem semelhanas e diferenas entre elementos colocados lado a lado, funcionam como estratgias por meio das quais se ressaltam determinados pontos de vista. Uma comparao est indicada no seguinte fragmento: (A) Fazia calor no Rio, 40 graus e qualquer coisa, quase 41. (B) caso contrrio, o suor inundaria o meu cromo italiano. (C) e o meu sapato adquiriu um brilho de espelho custa do suor alheio. (D) deixei-lhe um troco generoso. 10 (UERJ 2012) - Mas temos esses pequenos osis - os poemas - contaminando o deserto da referencialidade. (l. 35) Na frase acima, o emprego das palavras osis e deserto configura uma superposio de figuras de linguagem, recurso frequente em textos artsticos. As figuras de linguagem superpostas na frase so: (A) metfora e anttese (B) ironia e metonmia (C) elipse e comparao (D) personificao e hiprbole 11 (VUNESP) - No trecho: "...do um jeito de mudar o mnimo para continuar mandando o mximo", a figura de linguagem presente chamada: a) metfora b) hiprbole c) hiprbato d) anfora e) anttese 12 (PUC - SP) - Nos trechos: "O pavo um arco-ris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilstico, temos, respectivamente: a) metfora e polissndeto; b) comparao e repetio; c) metonmia e aliterao; d) hiprbole e metfora; e) anfora e metfora.

13 (PUC - SP) - Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra l faltava nas estantes do major" e "...o essencial achar-se as palavras que o violo pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: a) prosopopia e hiprbole; b) hiprbole e metonmia; c) perfrase e hiprbole; d) metonmia e eufemismo; e) metonmia e prosopopia. 14 (Mack adapt.) - Nos versos abaixo uma figura se ergue garas ao conflito de duas vises antagnicas: Saio do hotel com quatro olhos, Dois do presente, Dois do passado. Essa figura de linguagem recebe o nome de: a) metonmia b) paradoxo c) hiprbole d) anttese e) hiprbato 15 - .Em Dizem que os cariocas somos pouco dados aos jardins pblicos h: a) pleonasmo b) hiprbato de pessoa c) silepse de gnero d) silepse de pessoa e) silepse de nmero 16 (FUVEST) - Identifique a figura de linguagem empregada nos versos destacados: No tempo de meu Pai, sob estes galhos, Como uma vela fnebre de cera, Chorei bilhes de vezes com a canseira De inexorabilssimos trabalhos! a) paradoxo b) prosopopeia c) metonmia d) metfora e) hiprbole 17 - No trecho: Tudo cura o tempo, tudo gasta, tudo digere. (Vieira) encontramos a figura de linguagem chamada: A) silepse de pessoa B) elipse C) anacoluto D) hiprbole E) anfora 18 - Sonhei que estava sonhando um sonho sonhado (Martinho da Vila) a figura de linguagem : A) polissndeto B) comparao C) metfora D) hiprbole E) pleonasmo

You might also like