You are on page 1of 2

EU ou MIM, TU ou TI?

_ Era para mim estudar? _ No! Mim no estuda. Quem estuda sou eu. _ Ento, era para eu estudar? Sim, assim est certo! Grande confuso, no mesmo? A gramtica exige que s se usem os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, ela, ns, vs, eles, elas) quando funcionarem como sujeito de um verbo no infinitivo (nome do verbo, flexionado ou no) . Era para eu sair mais cedo hoje

Obs. O sujeito de sair o pronome eu.


Ateno! Quando regidos por preposio os pronomes ele, ela, ns, vs, eles, elas, so, tambm, pronomes oblquos, e por esta razo possvel dizer-se: Envie esta carta para ele., Chegaram coisas para ns. Os pronomes oblquos tnicos (mim, ti, si, ele, ela, ns, vs, eles, elas), que s se usam com preposio, funcionam como complemento e no como sujeito do verbo. Foi fcil, para mim, conseguir o emprego

Obs. Conseguir

o emprego complemento. Observe a inverso:

sujeito

do

verbo ser (Foi) e

pronome mim

simplesmente

Conseguir o emprego foi fcil para mim.

Para mim, foi fcil consequir o emprego


Ento o segredo est em analisar sintaticamente a orao. Caso o pronome funcione como sujeito, usase EU ou TU e, em caso contrrio, regidos por preposio, usa-se MIM ou TI no papel de complemento. Entre mim e ti tudo acabou. No h mais nada entre mim e ela. Tudo est acabado para mim. Deixaram tudo para mim. Estas frutas so para ti. Difcil, no ? Para facilitar as coisas pode-se generalizar e dizer que todas as vezes em que nas frases ocorrerem verbos no infinitivo (a primeira pessoa do singular igual ao nome do verbo) usa-se EU ou TU antes desse verbo (geralmente os verbos que denotem uma ao, como Fazer, Conferir, Ler, Contar, Gastare at Dormir). Exemplos: Este livro para eu ler! Manda-me o dinheiro para eu conferir! Comprei o jornal para tu leres! Cante para eu dormir! Observe que impossvel fazer-se a inverso das frases:

Para eu ler este livro . Para eu dormir cante. Para eu conferir o dinheiro manda-me. Excetuam-se deste caso os verbos de ligao (Ser, Estar, Parecer, Ficar, Permanecer, Continuar), e os demais verbos, como Aceitar, Entender, Custar, Bastar, Restar Faltar, antes dos quais, quando ocorrem na frase, usa se MIMou TI. Exemplos: Foi difcil, para mim, aceitar a situao. Basta, para mim, estar ao teu lado Custou, para mim, entender a matria difcil, para ti, fazer amizade Neste caso no h dificuldade em fazer a inverso: Aceitar a situao foi difcil para mim Estar ao teu lado basta para mim Para facilitar ainda mais, quando se conjugam os verbos, usam-se os pronomes pessoais do caso reto eu, tu, ele, ns, vs, eles , no mesmo? Eu fao, Tu fazes, etc. Ento como se justificaria usar Para mim fazer, pois, afinal, onde est o mim entre oeu, tu, ele?
Fontes: Novo Dicionrio Aurlio; Gramtica da Lngua Portuguesa Pasquale e Ulisses; Gramtica da Lngua Portuguesa Domingos Paschoal Cegalla.

You might also like