You are on page 1of 3

Lixo industrial e lixo domstico

1. O lixo domstico apenas uma pequena parte de todo o lixo produzido. A indstria responsvel por grande quantidade de lixo sobras de carvo mineral, refugos da indstria metalrgica, lixo qumico e gs e fumaa lanados pelas chamins das fbricas.

2. As sociedades desenvolvidas precisam da indstria para produzir energia e bens que mantenham seu estilo de vida. As atividades industriais abrangem processamento de alimentos, minerao, produo petroqumica e de plstico, metais e produtos qumicos, papel e celulose, e a manufatura de bens de consumo, como a televiso. Por sua vez, a indstria necessita de matria-prima, como o ferro, a gua e a madeira, para a produo desses bens. Esses processos de manufatura produzem lixo, que pode ser inofensivo ou txico.

3. Altas chamins de usinas termeltricas lanam dixido de enxofre, que pode pairar no ar acima das plantaes.

4. O lixo txico pode causar grandes danos natureza e aos homens, principalmente se for produzido em grandes quantidades.

5. Cerca de 10 a 20% do lixo industrial pode ser perigoso ao homem e aos ecossistemas. Inclui produtos qumicos, como o cianureto; pesticidas, como o DDT; solventes; asbestos e metais, como o mercrio e o cdmio. A indstria elimina lixo por vrios processos. Alguns produtos, principalmente os slidos, so amontoados em depsitos, enquanto que o lixo lquido , geralmente, despejado nos rios e mares, de uma ou de outra forma,

6. Certos lixos perigosos so jogados no meio ambiente, precisamente por serem to danosos. No se sabe como lidar com eles com segurana e espera-se que o ambiente absorva as substncias txicas. Porm, essa no uma soluo segura para o problema. Muitos metais e produtos qumicos no so naturais, nem biodegradveis. Em conseqncia, quanto mais se enterra lixo, mais os ciclos naturais so ameaados, e o ambiente se torna poludo. Desde os anos 50, o lixo qumico e txico tem causado desastres cada vez mais freqentes e srios.

7. Atualmente, h mais de 7 milhes de produtos qumicos conhecidos, e a cada ano outros milhares so descobertos. Isso dificulta, cada vez mais, o tratamento efetivo do lixo.

8. Vivemos numa sociedade que consome, ou usa, muitos recursos. a chamada "sociedade de consumo", existente nos paises capitalistas. Esses pases desenvolveram um estilo de vida que exige muitos produtos, como carros, televisores, mveis, refrigeradores, livros e cosmticos. Esse estilo de vida consome muitos recursos naturais.

9. Mas nem sempre foi assim. Durante a Segunda Guerra Mundial, os materiais e recursos eram escassos, porque os sistemas de comrcio no funcionavam ou no podiam funcionar. Os pases tiveram de racionar alimentos e outros produtos, como o petrleo, e o povo foi encorajado a conservar e reciclar materiais. Por exemplo, muitas mulheres reutilizavam o tecido de antigas roupas para confeccionar novas.

10. 11. Depois da Segunda Guerra Mundial, a populao do mundo aumentou consideravelmente. As cidades cresceram porque houve uma tendncia urbanizao: a populao rural deixou o campo em busca da vida na cidade. Esse aumento de populao urbana exigiu um aumento no abastecimento de alimentos e bens nas cidades. As pessoas desejam ter uma boa alimentao e artigos de luxo, como freezers e videocassetes. Usam e depois

se desfazem de grande quantidade desses materiais, principalmente embalagens. Na cidade, os sistemas naturais de reciclagem no funcionam adequadamente. H uma enorme quantidade de lixo que os sobrecarrega. 12. Observe o que voc joga fora todos os dias. Latas de bebidas, saquinhos de adoante, restos de comida, papis e garrafas so apenas alguns dos itens que podemos encontrar numa lata de lixo comum. Voc pode achar que tudo isso refugo, mas eles so aproveitveis papel, vidro, plstico, metal. Grande parte do contedo de uma lata de lixo formada por embalagens. O papelo, o papel e os recipientes plsticos que envolvem um produto so desenhados para torn-lo mais atraente ao comprador, mas no passam de pacotes descartveis. Papel e carto constituem dois teros do lixo das residncias. 13. Mas a embalagem no apenas decorativa. Algumas so necessrias para conservar o alimento limpo e livre de contaminao. Alm disso, muitas esto sendo feitas com produtos reciclados. Por exemplo, o papelo feito com papel reciclado. Outro mtodo para a destinao do lixo a incinerao ou queima, que gera energia como subproduto, mas que pode poluir o ar. 14. O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a ltima pesquisa de saneamento bsico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas dirias. Do total de resduos descartados em residncias e indstrias, apenas 4.300 toneladas, ou aproximadamente 2% do total, so destinadas coleta seletiva. Quase 50 mil toneladas de resduos so despejados todos os dias em lixes a cu aberto, o que representa um risco sade e ao ambiente. By Renan Donha

You might also like