You are on page 1of 10

PRODUO DE MUDAS DE CAFEEIRO EM TUBETES ASSOCIADA A DIFERENTES FORMAS DE APLICAO DE FERTILIZANTES

EMERSON LUIZ BARBIZAN1 REGINA MARIA QUINTO LANA2 FERNANDO CAMPOS MENDONA2 BENJAMIM DE MELO2 CARLOS MACHADO DOS SANTOS 2 ALEX FABIANY MENDES 3
RESUMO Verificaram-se os efeitos de diferentes formas de aplicao de fertilizantes sobre o desenvolvimento de mudas de cafeeiro (Coffea arabica L., cv. Mundo Novo) produzidas em tubetes de 120 ml. O experimento foi conduzido sob delineamento experimental de blocos casualizados com parcelas subdivididas e quatro repeties; cada subparcela foi constituda de 30 plantas, sendo 12 na parte til. Nas parcelas, testou-se a aplicao de fertilizantes via fertirrigao (Com e Sem) e, nas subparcelas, a aplicao de cinco doses do fertilizante de liberao lenta osmocote (0 g/L; 2,73 g/L; 5,45 g/L, 8,18 g/L e 10,91 g/L). As caractersticas avaliadas foram: altura de plantas, dimetro de caule, nmero de pares de folhas, matria seca de razes e parte area, volume de razes e rea foliar. Concluiu-se que a fertirrigao pode ser usada para complementar a adubao inicial no substrato, no caso de subdosagem de osmocote. O fertilizante de liberao lenta teve efeito positivo sobre o desenvolvimento e a qualidade das mudas. O mximo desenvolvimento da parte area das mudas deu-se na faixa de 7,7 a 9,1 g/L do fertilizante de liberao lenta. A dose para mximo desenvolvimento de razes foi de 6,8 g/L.

TERMOS PARA INDEXAO: Caf, mudas, tubetes, fertilizao, Coffea arabica.

COFFEE TREE SEEDLING PRODUCTION IN SMALL CONTAINERS ASSOCIATED TO DIFFERENT KINDS OF FERTILIZER APPLICATION
SUMMARY The effects of different kinds of fertilizer application on the development of coffee seedlings (Coffea arabica L., cv. Mundo Novo), grown in small plastic containers (120 ml), was studied. The experiment was carried out under a randomized blocks, split plot experimental design, with four repetitions. Each subplot had a total of 30 plants and 12 plants in the useful part of the subplot. The use of fertigation in the plots (with and without) and the application of five levels of the slowrelease fertilizer osmocote (0 g/L; 2.73 g/L; 5.45 g/L, 8.18 g/L and 10.1 g/L) in the subplots were tested. The characteristics evaluated were: plant height, stem diameter, number of pairs of definitive leaves, root and above-ground dry matter, root volume, and leaf area. It is concluded that fertigation can be used to overcome the deficiencies of the initial fertilization (mixed in the substrate) in the case of an uncomplete osmocote fertilization. The slow release fertilizer had a positive effect over coffee seedling development and quality. Maximum seedling development was reached with osmocote levels between 7,7 and 9,1 g/L, and the highest root development at the level of 6,8 g/L.

INDEX TERMS: Coffee crop, seedlings, small plastic containers, and fertilization, Coffea arabica .

1. Graduando, Agronomia- ICIAG/UFU Universidade Federal de Uberlndia, Av. Amazonas s/n, Bl. 2E, Caixa Postal 593, 38400-902, Uberlndia, MG. 2. Professores do Instituto de Cincias Agrrias/UFU.

1472
3. Engenheiro Agrnomo, Eucatex Agro.

INTRODUO A produo de mudas bem desenvolvidas e de boa qualidade fator primordial para o cafeeiro, pois condiciona uma carga gentica adequada e essencial ao sucesso da cult ura. Recipientes adequados ao desenvolvimento devem apresentar volume suficiente para o crescimento das mudas, alm de proteger as razes contra desidratao e danos mecnicos. Tambm devem proporcionar condies f avorveis ao desenvolvimento do sistema radicular e facilidade de manejo no viveiro, no transporte e no plantio (Campinhos Jnior & Ikemori, 1983). Alm disso, muito importante a influncia do recipiente sobre o enovelamento de razes na fase de viveiro, que continua na fase de campo e pode baixar a estabilidade das futuras rvores. No sistema usual de produo de mudas de cafeeiro, utilizam-se saquinhos plsticos e um substrato composto por 70% de solo e 30% de esterco bovino, enriquecido com adubos qumicos. Es se sistema apresenta alto custo de transporte, longa permanncia em viveiro, baixo rendimento de plantio, consumo elevado de substrato, riscos de contaminao das mudas por patgenos e crescimento de plantas daninhas na fase de viveiro (Guimares et al., 1998). A produo de mudas em tubetes sob telados facilita o isolamento do viveiro em relao a insetos, protege contra nematides e doenas de solo, facilita o controle de pragas e doenas da parte area, preserva a integridade do sistema radicular no viveiro e melhora as condies de trabalho dos operrios (tubetes suspensos do solo) (Lima, 1986; Vichiato, 1996). Alm disso, o uso de tubetes na cafeicultura reduz o perodo de viveiro, antecipa o plantio no campo, diminui o uso de substrato, evita plantas d aninhas, dispensa o expurgo do substrato e elimina problemas de "peo torto" e enovelamento de razes (Tubaldini, 1997; Gu imares et al., 1998). Substrato a mistura de materiais usada no desenvolvimento de mudas, sustentando e fornecendo nutrientes planta. Pode ser de origem vegetal, animal ou mineral, sendo constitudo por uma parte slida (partculas minerais e orgnicas) e pelo espao poroso, que ocupado por gua ou ar. O desenvolvimento do sistema radicular influenciado pela aerao do substrato, que depende da composio de suas partculas. O substrato exerce influncia significativa sobre a arquitetura do sistema radicular e o estado nutricional das plantas (Spurr & Barnes, 1973, citados por Guimares et al., 1998).

Um substrato ideal aquele que satisfaz as exigncias qumicas e fsicas das mudas, fornecendo um teor adequado de nutrientes ao seu desenvolvimento. Deve apresentar composio uniforme, baixa densidade, grande porosidade, alta CTC, boa reteno de gua, iseno de pragas, patgenos e sementes, ser abundante, operacionalizvel e economicamente vivel. Vrios materiais tm sido usados na produo de mudas em tubetes, is oladamente ou em misturas, destacando-se: vermiculita, esterco bovino, moinha de carvo, serragem, bagao de cana, accula e casca de pnus, casca de eucalipto compostada, casca de arroz calcinada, hmus de minhoca e turfa (Campinhos Junior et al., 1984; Gu imares et al., 1998). Considera-se inadequado o uso de materiais de origem mineral (argila e areia) para a produo de mudas em tubetes, em razo do peso e desagregao do substrato, e por no serem estreis (Campinhos Jnior & Ikemori, 1983). Os macronutrientes primrios (N, P e K) geralmente so adicionados ao substrato na forma slida, mas podem ser fornecidos na forma lquida (fertirrigao) (Landis et al., 1989). Os macronutrientes secundrios (Ca, Mg e S) esto presentes em muitas formulaes comerciais. Geralmente o Ca e o Mg so fornecidos pela aplicao de calcrio calctico e dolomtico, e o enxofre fornecido em pequenas quantidades, pela decomposio de matria orgnica, gua de rios, chuva e aplicao de vrios tipos de defensivos agrcolas (Califrnia Fertilizer Association, 1985, citado por Landis et al., 1989). Nos substratos comerciais para mudas, i mprescindvel o fornecimento dos micronutrientes (B, Cu, Zn, Fe, Mn e Mo). O balano dos micronutrientes indispensvel, pois o excesso de um pode interferir na disponibilidade de outro (Landis et al., 1989). A complementao do substrato com nutrientes para mudas em tubetes geralmente feita com adubos de liberao lenta, visando a reduzir problemas de excesso de solubilidade e perdas por lixiviao de nutrientes. Osmocote, Nutricote e uria revestida com enxofre so alguns exemplos desse tipo de fertilizantes (Landis et al., 1989). Para complementar as necessidades das mudas de cafeeiro em tubetes, pode-se complementar a aplicao de nutrientes por meio da fertirrigao. uma tcnica promissora, mas ainda pouco investigada na produo de mudas em tubetes, necessitando-se verificar sua viabilidade tcnica e econmica na produo de mudas de cafeeiro.

Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

1473 Objetivou-se com este trabalho determinar a dose mais adequada de um fertilizante de liberao lenta (Osmocote) para a produo de mudas de cafeeiro e a eficincia da complementao da adubao atravs da gua de irrigao, com reduo da adubao via substrato. MATERIAL E MTODOS A rea experimental situou-se no municpio de Araguari MG, em um viveiro com cobertura de sombrite preto (sombreamento de 50%). As parcelas foram distribudas em uma bancada de produo de mudas, composta de tela de arame ondulado para suporte de tubetes, com e 1,30 m de largura e instalada a uma altura de 1,0 m do solo. As mudas de cafeeiro cultivar Mundo Novo IAC 379/19 foram produzidas em tubetes de polietileno preto com volume de 120 ml, previamente esterilizados com uma soluo de hipoclorito de sdio a 0,4%. O substrato utilizado foi o Plantmax Caf . O experimento foi conduzido em delineamento experimental de blocos casualizados com parcelas subdivididas e quatro repeties. Cada sub-parcela foi constituda por 30 plantas, sendo teis as 12 plantas centrais. Nas parcelas foi avaliada a fertirrigao, cujos tratamentos foram: - Parcela (C): com fertirrigao em 14 aplicaes de freqncia semanal, a partir do 1o par de folhas definitivas, utilizando-se um regador. As fontes de nutrientes foram produtos hidrossolveis NPK 09-45-15, 15-00-00 e 20-05-30, utilizados alternadamente nas doses de 1,5 g/L, 1,0 g/L e 1,0 g/L, respectivamente, em aplicaes semanais de 2,2 litros de soluo por parcela (Eucatex-Agro, 1998 Comunicao pessoal). - Parcela (S): Sem fertirrigao. Nas subparcelas, foi avaliado o uso do fertilizante de liberao lenta (Osmocote 15-09-12), nas doses 0; 2,73; 5,45;8,18 e 10,91 g/L, que correspondem a 0, 150, 300, 450 e 600 g por saco de 55 L de substrato. As sementes foram pr-germinadas em germinador de areia e repicadas para os tubetes na fase de "orelha de ona", colocando-se uma muda em cada tubete. Semp re que necessrio, a irrigao foi feita trs vezes ao dia, da instalao avaliao final. Verificam-se no Quadro 1 a precipitao pluviomtrica ocorrida durante o experimento e as datas de sua ocorrncia. Os valores foram considerados no controle da irrigao. Os tratos culturais e fitossanitrios foram feitos de acordo com a necessidade e so apresentados no Quadro 2, juntamente com o perodo de ocorrncia medido em dias aps a repicagem (DAR), que foi feita no dia 21 de agosto. O experimento teve durao de 146 dias, do plantio das sementes no germinador de areia ao fim (40 dias at a repicagem, mais 106 dias).

QUADRO 1 Precipitao pluviomtrica (mm) no decorrer do perodo experimental aps a repicagem (DAR) (106 dias, entre 21/08 e 05/12/1.998). DAR Precip. 34 38 35 10 48 6 50 28 52 5 56 29 57 31 66 12 70 30 71 20 72 15 73 05 75 12 76 13 80 5 85 52 95 30 98 20

QUADRO 2 Tratos culturais realizados no experimento. Dias aps a repicagem Trato cultural

0 21 38 38 55 68

Repicagem das mudas Controle de bicho-mineiro Controle de bicho-mineiro Adubao foliar Aplicao de inseticida e fungicida Aplicao de inseticida e fungicida
Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

1474

69
As avaliaes foram feitas aos 106 DAR, quando mais de 50% das mudas estavam no estdio de plantio no campo (quatro pares de folhas). Foram avaliadas as caractersticas: altura de plantas (AP, cm), dimetro de caule na altura do colo (DC, cm), nmero de pares de folhas (NPF), rea foliar (AF, cm2), matria seca de razes (MSR, g) e parte area (MSPA, g) e volume de razes (VR, cm3). Observa-se que o volume de razes foi medido mergulhando-se o sistema radicular em copo de becker com gua e anotando-se a diferena de volume antes e aps o mergulho. Os resultados obtidos foram submetidos anlise de varincia para verificao de diferenas significativas entre si e, posteriormente, analisados por meio de teste de comparao de mdias (Tukey) e por regresso polinomial. RESULTADOS E DISCUSSO Na Tabela 1 encontram-se os resultados da anlise de varincia das caractersticas avaliadas. De acordo com a anlise de varincia, o uso da fertirrigao teve efeito significativo sobre AP (1% de probabilidade), NPF, MSPA e AF em AP (5% de probabilidade). Houve efeito significativo do fertilizante de libe-

Padronizao das mudas


rao lenta, influenciando significativamente todas as caractersticas estudadas (1% de probabilidade). Para as caractersticas AP e NPF, houve efeito interativo significativo entre fertirrigao e doses de fertilizante de liberao lenta, de forma que as anlises foram feitas considerando-se essa interao. Com base nos resultados, foram feitas as anlises qualitativas e quantitativas de efeitos dos tratamentos de fertirrigao e doses do fertilizante de liberao lenta, respectivamente. Fertirrigao As caractersticas que apresentaram diferenas significativas (teste F) em relao aos tratamentos de fertirrigao, sem interao com doses do fertilizante de liberao lenta, foram a matria seca da parte area e a rea foliar. Na Tabela 2 so apresentados os resultados do teste de comparao de mdias para ambos. A fertirrigao proporcionou resultados superiores, com efeito positivo sobre a parte area das mudas, mas no houve efeito significativo sobre o sistema radicular, provavelmente em razo da quantidade de nitrognio presente nas formulaes utilizadas na fertirrigao.

TABELA 1 Resultados da anlise de varincia das caractersticas avaliadas 1. Fator de G.L. Variao
Blocos Fertirrigao Resduo (A) Parcelas Doses Osmocote Fert. x Doses Resduo (B) Total C.V. A (%) C.V. B (%) 3 1 3 7 4 4 24 39 0,69 3,69 1,38 4,24 1,31 7,02 8,548 9,889 3,35 8,75 10,91 15,47 2,87 7,54

Quadrados Mdios AP
9,35 220,89** 3,56 10292,89** 87,82 * 21,62
n.s.

DC
0,021 0,014 n.s. 0,008 1,868** 0,044 n.s. 0,017
n.s.

NPF
0,10 * 0,23 * 0,01 4,56** 0,25** 0,06

MSR
0,1057 0,0006 n.s. 0,1000 2,9238** 0,0689 n.s. 0,0268
n.s.

MSPA
0,19 1,75 * 0,14 45,09** 0,29 n.s. 0,19
n.s.

VR
10,24 0,31 n.s. 11,97 208,08** 5,51 n.s. 4,81
n.s.

AF
208,39 n.s. 782,61 * 45,02 24676,59** 109,93 n.s. 61,91

1 Altura de plantas (AP), dimetro de caule (DC), nmero de pares de folhas (NPF), matria seca de razes (MSR), matria seca da parte area (MSPA), volume de razes (VR) e rea foliar (AF). ** - Teste F significativo a 1% de probabilidade * - Resultado do teste F significativo a 5% de probabilidade Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

1475 N.S. - Teste F, resultado no significativo Fertilizante de liberao lenta As figuras 3 a 7 apresentam as regresses polinomiais para DC, MSR, MSPA, VR e AF em relao aos tratamentos de doses do fertilizante de liberao lenta. A utilizao desse fertilizante teve efeito quadrtico sobre todas as caractersticas citadas, conforme possvel observar nas figuras. O dimetro do caule aumentou com a aplicao do fertilizante de liberao lenta at um mximo de 3,46 mm, que correspondeu dose de 7,7 g/L. Nas Figuras 4 e 5 tm-se as regresses polinomiais para matria seca de razes e de parte area, respectivamente, em funo da dose do fertilizante de liberao lenta. Os mximos valores de matria seca de razes e de parte area foram 0,36 e 1,17 g/planta para as doses de 6,8 e 8,7 g/L, respectivamente. Na Figura 6 apresentada a regresso polinomial para volume de razes (VR) em funo da dose do fertilizante de liberao lenta. O mximo valor de VR (3,11 cm3/planta) foi obtido com a dose de 6,8 g/L.

Na Figura 7 verifica-se o resultado da regresso polinomial para a rea foliar (AF) em funo da dose do fertilizante de liberao lenta. Segundo o resultado da regresso, a mxima rea foliar ser de 149,8 cm2 e pode ser obtida aplicando-se 9,1 g/L do fertilizante de liberao lenta. Efeito interativo Fertirrigao x Doses do fertilizante de liberao lenta Os resultados do teste de Tukey relativos s caractersticas altura de plantas (AP) e nmero de pares de folhas (NPF), em interao com as doses do fertilizante de liberao lenta, encontram-se na Tabela 3. Observa-se que nas duas menores doses do fertilizante de liberao lenta (0 g/L e 2,73 g/L) houve efeito significativo e positivo da utilizao de fertirrigao. O mesmo no foi verificado a partir da dose intermediria (5,45 g/L), evidenciando-se o efeito de fertilizao contnua do fertilizante de liberao lenta.

TABELA 2 Mdias de matria seca da parte area (MSPA) e rea foliar (AF) de mudas de cafeeiro em tubetes, em 1 relao aos tratamentos de fertirrigao . Fertirrigao Com Sem MSPA (g) 5,26 a 4,85 b AF (cm2) 108,85 a 99,99 b

1-Nas colunas as mdias seguidas da mesma letra no diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
4,0

Mximo DC = 3,46
3,5 Diametro do caule (mm) 3,0 2,5 2,0 1,5 1,0 0,5 0,0 0 2 4 6 Doses Osmocote (g/L) DC Obs. DC Est. 8 10 12 DC = 2,2877 + 0,3065 Osm - 0,02 Osm2 R2 = 0,9487

Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

1476 FIGURA 3 Dimetro do caule (DC) em funo da dose do fertilizante de liberao lenta.

Matria Seca de Razes (g/planta)

0,40 0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 0 2 4

Mx. MSR = 0,36 g/planta

MSR = 0,1183 + 0,0721 Osm - 0,0053 Osm R = 0,9150


2

6 8 Doses Osmocote (g/L)

10

12

MSR Obs.

MSR Est.

FIGURA 4 Matria seca de razes (MSR) em funo da dose do fertilizante de liberao lenta.

Matria Seca Parte Area (g/planta)

1,4 Mx. MSPA = 1,17 g/planta 1,2 1,0 0,8 0,6 0,4 0,2 0,0 0 2 4 6 8 Dose Osmocote (g/L) 10 12
MSPA = 0,2086 + 0,2187 Osm - 0,0125 Osm R = 0,9930
2 2

MSPA Obs.

MSPA Est.

FIGURA 5 Matria seca de parte area (MSPA) em funo da dose do fertilizante de liberao lenta

Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

1477

3,5 Volume de razes (cm /planta) 3,0 2,5 2,0 1,5 1,0 0,5 0,0 0 2

Mx. VR = 3,11 cm

VR = 1,0368 + 0,6125 Osm - 0,0451 Osm2 R = 0,9182


2

4 6 8 Dose Osmocote (g/L)

10

12

VR Obs.

VR Est.

FIGURA 6 Volume de razes (VR) em funo da dose de Osmocote


160 rea Foliar (cm /planta) 140 120 100 80 60 40 20 0 0 2 4 6 8 Dose Osmocote (g/L) 10 12 AF = 16,324 + 29,368 Osm - 1,6154 Osm R = 0,9949
2 2

Mx. AF = 149,8 cm

AF Obs. FIGURA 7 rea foliar (AF) em funo da dose de Osmocote

AF Est.

TABELA 3 Altura de plantas e nmero de pares de folhas de mudas de cafeeiro em tubetes, em funo das doses de fertilizante de liberao lenta e utilizao de fertirrigao1. Doses (Formulao 15-09-12) (g/L) Zero 2,73 5,45 8,18 10,91 Altura de plantas (mm) Com 70,025 a 129,925 a 146,400 a 143,450 a 152,925 a Sem 59.425 b 118,225 b 146,125 a 147,250 a 148,200 a Nmero de Pares de Folhas Com 2,478 a 3,603 a 3,770 a 3,853 a 3,978 a Sem 1,850 b 3,228 b 3,958 a 4,040 a 3,835 a

Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

1478 1-Na horizontal, mdias seguidas da mesma letra no diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Nas figuras 8 e 9 observa-se a comparao dos mos valores de altura de plantas foram 155,1 mm com ferresultados da interao entre doses do fertilizante de litirrigao e 154,7 mm sem fertirrigao, obtidos com as berao lenta e fertirrigao, em forma de regresso polidoses de 8,3 e 8,2 g/L de fertilizante de liberao lenta. nomial, para AP e NPF, respectivamente. Em ambas as Na Figura 9 tm-se os resultados do experimento figuras, observa-se um efeito significativo da fertirriga- para NPF. o apenas nas menores doses do fertilizante de liberaDa mesma forma que as demais caractersticas, o lenta, passando a ser praticamente insignificante a obtiveram-se as doses do fertilizante de liberao lenta partir da concentrao de 4 g/L, a partir da qual a fertirripara maximizar os resultados. Os valores mximos de gao tornou-se desnecessria. Tal como nos casos anNPF foram 4,01 e 4,14 pares/planta (com e sem fertirrigateriores, determinou-se a dose do fertilizante de liberao o), e foram obtidos com as doses de 8,4 e 7,9 g/L do lenta para mxima AP, com e sem fertirrigao. Os mxifertilizante de liberao lenta, respectivamente.

200 180 160 Altura de Plantas (mm) 140 120 100 80 60 40 20 0 0


Dados Obs.(COM)

APCOM = 75,483 + 19,179 Osm -1,1551 Osm R = 0,9316


2

APSEM = 62,163 + 22,504 Osm - 1,3683 Osm R = 0,9826


2

6 Dose Osmocote (g/L)

10
Estimativa (SEM)

12

Dados Obs.(SEM)

Estimativa (COM)

FIGURA 8 Altura de plantas em relao dose do fertilizante de liberao lenta, com (C) e sem (S) fertirrigao.

5
NPFCOM = 2,5878 + 0,3377 Osm - 0,02 Osm R = 0,9271
2

No. Pares de Folhas (cm)

NPF SEM =1,8805 + 0,5748 Osm - 0,0366 Osm R = 0,9956


2

0 0 2 4 6 8 Dose Osmocote (g/L)


SEM Obs. COM Est.

10

12

COM Obs.

SEM Est.

FIGURA 9 Nmero de pares de folhas em relao dose de fertilizante de liberao lenta, com (C) e sem (S) fertirrigao.

Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

1479 Discusso geral sobre a maximizao das caractersticas estudadas sumos na obteno de plantas mais vigorosas e livres de problemas fitossanitrios. necessrio que os experimentos com mudas de cafeeiro em tubetes sejam tambm avaliados quanto ao comportamento dos diferentes tratamentos no campo.

Os resultados obtidos esto em concordncia com Oliveira et al. (1995), que constataram a produo de mudas de melhor qualidade com a utilizao de um fertilizante de liberao lenta (formulao 17-09-13), anteciCONCLUSES pando em 40 dias a liberao de mudas com considervel economia de mo-de-obra. Andrade Neto (1998) tambm Doses crescentes do fertilizante de liberao lenobservou resultados superiores em m udas de cafeeiro ta (15-09-12) resultaram em melhor qualidade das mudas, com o uso de fertilizante de liberao lenta, em relao at as doses que maximizaram os resultados para parte aplicao de superfosfato simples e cloreto de potssio area (7,7 a 9,1 g/L) e sistema radicular (6,8 g/L). ao substrato. Como o desenvolvimento do sistema radicular, O mximo desenvolvimento da parte area (AP, de fundamental importncia para a implantao da lavouDC, NPF, MSPA e AF) ocorreu com a utilizao de doses ra cafeeira, recomenda-se que seja priorizado o equilbrio do fertilizante de liberao lenta entre 7,7 e 9,1 g/L, que entre a parte area e o sistema radicular no desenvolvicorrespondeu aplicao de 1,16 a 1,37 g/L de N, 0,69 a mento das mudas na fase de viveiro. 0,82 g/L de P2O5 e 0,92 g/L de K2O. O mximo crescimenA fertirrigao pode ser usada para complementar to do sistema radicular (MSR e VR) ocorreu com a dose a adubao inicial no substrato com menores doses do de 6,8 g/L, ou 1,02 g/L de N, 0,61 g/L de P2O5 e 0,82 g/L fertilizante de liberao lenta. As doses mais adequadas de K2O. Pode-se dizer que a dose mais recomendvel de de fertilizantes aplicados por meio da fertirrigao e por fertilizante de liberao lenta (15-09-12), a fim de se obter fontes de liberao lenta devero ser determinadas pela mudas com razes mais vigorosas e proporcionar uma anlise de custos. melhor relao entre matria seca de parte area e razes, que poder favorecer o seu desenvolvimento no campo, REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS foi de 6,8 g/L. Os resultados deste experimento foram superioANDRADE NETO, A. Avaliao de substratos alternares aos encontrados por Tubaldini (1997) para DC, AP, tivos e dois tipos de adubao para a produo de muMSPA e MSR, apesar de um perodo experimental menor das de cafeeiro (Coffea arabica L.) em tubetes. 1998. (146 dias) que o citado pelo autor (180 dias). Isso indica Tese (Mestrado em Fitotecnia) Universidade Federal uma melhor adequao da formulao utilizada para a de Lavras, Lavras. produo de mudas de cafeeiro neste experimento. No experimento de Tubaldini (1997), os resultados superioCAMPINHOS JUNIOR, E.; IKEMORI, Y. K. Introduo res aos deste experimento para NPF evidenciam o efeito de nova tcnica na produo de mudas de essncias flodo aumento da concentrao de nitrognio na formula- restais. Silvicultura, So Paulo, v. 8, n. 28, p. 226-228, o de liberao lenta. Pelos resultados de maximizao jan./fev. 1983. encontrados, sugerem o uso de doses menores que a reCAMPINHOS JUNIOR, E.; IKEMORI, Y. K.; MARTINS, comendao de fertilizante de liberao lenta dada pelo F. C. G. Determinao do meio de crescimento mais adeautor (9,1 g/L) para a formulao 18-05-09. Neste experiquado formao de mudas de Eucaliptus sp. e Pinus sp. mento, foi utilizada uma formulao 15-09-12 e, portanto, em recipientes plsticos rgidos. In: SIMPSIO a quantidade de nutrientes foi diferente. A dose recoINTERNACIONAL: MTODOS DE PRODUO E mendada pelo autor forneceu 1,64 g/L de N, 0,46 g/L de CONTROLE DE QUALIDADE DE SEMENTES E P2O5 e 0,82 g/L K2O, com maior dose de nitrognio do que neste experimento e conseqente maior crescimento MUDAS FLORESTAIS, 1984, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 1984. p. 350-365. da parte area das mudas. As maiores diferenas entre as duas formulaes so os t eores de nitrognio e fsforo. No presente experimento, procurou-se valorizar o de- GUIMARES, P. T. G.; ANDRADE NETO, A.; BELLINI JUNIOR, O.; ADO, W. A.; SILVA, E. M. A produo senvolvimento do sistema radicular, justificando a dose de mudas de cafeeiros em tubetes. Informe Agropecuideal e a formulao utilizada. rio, Belo Horizonte, v. 19, n. 193, p. 98-109, 1998. A tecnologia de produo de mudas de cafeeiro tem evoludo rapidamente, incorporando tcnicas e inCinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

1480 LANDIS, T. D.; TINUS, R. W.; MCDONALD, S. E.; BARNETT, J. P. Volume Four: Seedling Nutrition and Irrigation. In: USDA. The container tree nursery manual. Washington, 1989. 119 p. (Agriculture Handbook, 674). LIMA, J. E. O. Novas tcnicas de produo de mudas ctricas. Laranja, Cordeirpolis, v. 2, n. 7, p. 463-468, 1986. OLIVEIRA, P. S. R.; GUALBERTO, R.; FAVORETTO, A. J. Efeito do osmocote adicionado ao substrato plantmax na produo de mudas de caf em tubetes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 21., 1995, Caxambu. MAA-PROCAF, 1995. p. 70-72. Anais... Braslia:

TUBALDINI, T. M. Efeito de um formulado com liberao lenta de nutrientes na formao de mudas de cafeeiro em tubetes. 1997. 34 p. Monografia (Graduao em Agronomia) Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia. VICHIATO, M. Influenciada fertilizao do portaenxerto tangerina (Citrus reslini Host ex. Tan. cv. Clepatra) em tubetes, at a repicagem. 1996. 82 p. Dissertao (Mestrado em Fitotecnia) Universidade Federal de Lavras, Lavras.

Cinc. agrotec., Lavras. Edio Especial, p.1471-1480, dez., 2002

You might also like