You are on page 1of 22

Administrao Estratgica Mudanas de Estratgia

Aula 05 B
Prof. Vagner Antonino Nogueira

Objetivos:
Analisar os modelos de mudana de estratgia.

e investir no poder ilimitado de nossa criatividade, e analisar a concorrncia so condies bsicas para no sermos engolidos por nossos adversrios.

Acreditar

Resistncia as mudanas
Somos pouco adaptveis s mudanas.
No cremos que as mudanas sejam permanentes em nossas vidas. No novo ambiente de negcios desse milnio, as mudanas no s acontecem como so vertiginosas. Logo, os mais lentos sufocam-se com a transio. Isso configura, dentro da administrao, essa mesma tendncia psicolgica. Logo, quase todos os administradores de empresa que desfrutam de sucesso transitrio presumem que o dia seguinte ser mais ou menos igual ao anterior.

FILME: A fuga das galinhas


Vamos ver uma cena de um filme que se relaciona com esse contedo.

Curva S
Um dos parmetros para a anlise e gesto das empresas bemsucedidas a curva de crescimento ou curva S, assim definida por Richard Foster. A curva S um grfico da relao entre o esforo monetrio despendido para melhorar um produto ou um mtodo e os resultados obtidos como retorno desse investimento. Quando os resultados so delineados, geralmente, o que aparece uma linha sinuosa em forma de S, alongada para a direita no topo e para a esquerda na base.

MODELO DE CURVA S

Segundo Foster, no incio desse processo, a resposta aos investimentos feitos lenta. A seguir quando obtido o conhecimento necessrio para progredir , ocorre uma acelerao violenta na curva. No final desse processo, a resposta aos investimentos volta a ser lenta, tornando qualquer progresso muito caro. A curva S possui duas fases Fase I e Fase II.

FASE I - ASCENDENTE No movimento inicial da curva S denominado Fase I , a curva apresenta: Alto nvel de atividades criativas. Busca de padro de atendimento ao mercado. Freqente e fcil comunicao. Baixo ndice de polticas, procedimentos e regulamentos. Indefinio de responsabilidades. Limitao de capital. Construo de prottipos. Papel fundamental do lder.

Foster adverte que, quando a tecnologia est comeando a se aproximar da parte ngreme da curva S, os ganhos podem ser significativos.

Modelo de fase I - ascendente

O domnio da tcnica da curva do S demonstra que nem tudo bom senso na cincia da administrao.

Descontinuidade tecnolgica necessidade de mudana


Em geral, as empresas consideram que os novos produtos os de segunda gerao exigiro grandes recursos com pouco progresso, j que pela matemtica das curvas S iniciantes uma vez que surja a primeira fenda no mercado, a enchente no pode estar longe. Contudo, no custar tanto, uma vez que o primeiro produto absorveu muito dos custos iniciais. Muitas vezes, uma realocao de recursos aparentemente, no contrria aos interesses da empresa que ir representar uma vantagem estratgica no que Foster denomina quarta era de gerenciamento da tecnologia.

Cont.

As curvas S identificam mudanas prximas a se refletirem sobre a obsolescncia dos produtos. Foster chama de descontinuidades tecnolgicas os perodos de mudanas de um grupo de produtos ou mtodos para outro e acredita que essas curvas possam ser utilizadas para antecipar problemas administrativos.

FASE II- MOMENTO DE ATENO

O desempenho de determinada empresa, em um mercado competitivo, demonstra o esforo por ela despendido no sentido de solucionar problemas, permitindo-nos observar padres de sucesso e fracasso no percebidos de outro modo.

A curva S explica os retornos decrescentes sucessos decrescentes obtidos na vida de produtos e mtodos, possibilitando-nos prever os perodos de tempo em que alcanaro o mais alto desempenho.

CONT.

Foster aponta como caractersticas da fase II:


A padronizao dos processos operacionais. O esforo concentrado na melhoria e a expanso dos padres desenvolvidos na fase I. O rpido crescimento. A comunicao e os procedimentos mais formalizados. A sensao constante de crescimento.

As ameaas.

Modelo de fase II momento de ateno

Principais riscos e armadilhas


Percebemos que:

A concorrncia responsvel por gerar produtos melhores e mais baratos; O ciclo tecnolgico cada vez mais curto; O meio ambiente, por sua vez, mutvel, exigente e ambguo.

Gerenciamento das descontinuidades - ateno as mudanas

Foster acredita que as curvas S forneam um gerenciamento estratgico das descontinuidades, pois: no incio da curva, a empresa precisa significativamente, antes de obter resultados. esforar-se,

uma vez passada a fase do aprendizado, a empresa comea a ter com muito pouco esforo um expressivo progresso. Essa fase dura, geralmente, alguns anos. certa altura, a empresa comea a se aproximar dos limites da tecnologia e a perder flego.

As curvas S vm quase sempre em pares. A divergncia entre o par de curvas S representa uma descontinuidade o ponto em que uma tecnologia deve substituir a outra. O incremento da pesquisa e do desenvolvimento tecnolgico produz descontinuidades estratgicas. No entanto, por questes oramentrias e financeiras, as empresas so tmidas na aceitao de mudanas, preferindo proteger o rentvel negcio antigo, e protelar os custos da pesquisa e do desenvolvimento de novos produtos.
Nesse momento, o concorrente ganha vantagem estratgica, provocando a descontinuidade.

Para refletir um pouco mais sobre questes relacionadas ao contedo das aulas j vistas, assista a uma cena do filme Na Roda a Fortuna.

Informaes Na dcada de 1930, Maria Elena, usando contrastes de cores esmaecidas, muitas vezes em tons de cinza e branco, tornou-se conhecida pela sua obra abstrata, mesmo que, s vezes, faa experincias com formas definidas.

Para refletir Apesar dos vrios quadrados, retngulos e losangos em cores plidas formarem este quadro, conseguimos perceber um tabuleiro de xadrez se destacando por meio de diferenas sutis de organizao e cor de algumas formas. Ao fixarmos um pouco mais o olhar, podemos notar ainda umas peas do jogo que parecem estar esquecidas. A partir dessa constatao, procure refletir sobre: ao primeiro contato, para onde o nosso olhar converge mesmo parecendo um cenrio confuso?; a artista est nos convidando a jogar ou ela j desistiu do jogo?; a estratgia usada por Maria Elena, no que diz respeito ao destaque de seu tabuleiro, teve xito? Caso contrrio, teria um outro caminho a ser escolhido?

Para refletir Ao ler o texto de Amyr Klink navegador brasileiro , reflita sobre a importncia do planejamento nos negcios e nas aventuras humanas. Fonte KLINK, Amyr. O caminho certo. In: ___________. Cem dias entre cu e mar. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1992.

You might also like