You are on page 1of 32

Comisso Europeia Direco-Geral da Agricultura

A agricultura biolgica

Guia da regulamentao comunitria

Encontram-se disponveis vrias outras informaes sobre a Unio Europeia na Internet, atravs do servidor Europa (http://europa.eu.int) Luxemburgo: Servio das Publicaes Ociais das Comunidades Europeias, 2001 Autores da publicao: Gwnaelle Le Guillou e Albrik Scharp. Os textos da presente publicao no comprometem a Comisso. ISBN 92-894-0367-5 Comunidades Europeias, 2000 Reproduo autorizada mediante indicao da fonte Printed in Belgium IMPRESSO EM PAPEL RECICLADO.

ndice
Introduo 3

Origem, desenvolvimento e denio da agricultura biolgica

A regulamentao comunitria

10

Alguns elementos de reexo sobre a evoluo da regulamentao

24

Anexos Anexo A Anexos tcnicos do Regulamento (CEE) n. 2092/91 Anexo B Lista dos pases cujos produtos de origem agrcola biolgica so importados na Unio Europeia Anexo C As diferentes verses do logotipo comunitrio

26

A agricultura biolgica 1

A agricultura biolgico no dealbar do terceiro milnio

Em 27 e 28 de Maio de 1999, realizou-se em Baden (ustria) uma conferncia sobre "A Agricultura Biolgica na Unio Europeia - Perspectivas para o Sculo XXI", organizada pelo Governo austraco e pela Comisso. No decurso dessa conferncia, vericou-se que o nmero de hectares cultivados segundo os mtodos da agricultura biolgica, ou em converso para este tipo de agricultura, aumentou de cerca de 900 000 hectares, em 1993, para cerca de 2,9 milhes de hectares, em 1998. Foi reconhecido o facto de que este tipo de agricultura possuir um potencial de crescimento que pode faz-la progredir dos actuais 2% de superfcie para 5% a 10%, em mdia, da agricultura europeia, em 2005. Exceptuados os efeitos da regulamentao () e as medidas comunitrias de apoio nanceiro tomadas a favor das prticas agrcolas favorveis ao ambiente, esta evoluo parece resultar, em especial, de um aumento do interesse dos consumidores e dos produtores por uma agricultura particularmente respeitadora do ambiente.

(Extrado de A situao da agricultura na Unio Europeia - Relatrio 1999 - COM (2000) 485 nal, de 26 de Julho de 2000).

2 I ntroduo

Introduo

Em Junho de 1991, o Conselho adoptou o Regulamento (CEE) n. 2092/91 relativo ao modo de produo biolgico de produtos agrcolas e sua indicao nos produtos agrcolas e nos gneros alimentcios. Este regulamento foi completado por diversas vezes, nomeadamente em 1999, quando o Conselho incluiu a pecuria biolgica no seu mbito de aplicao. Esta regulamentao constitua uma iniciativa inscrita no mbito da reforma da poltica agrcola comum, que, originalmente, tinha por objectivo aumentar a produtividade agrcola, a fim de obter um elevado nvel de auto-sucincia alimentar na Comunidade Europeia. Dado que tal objectivo havia, em larga medida, sido alcanado no nal dos anos 80, esta poltica adoptou outros objectivos, como a promoo dos produtos de qualidade e a integrao da proteco do ambiente na agricultura. Estes dois objectivos proporcionaram importantes potencialidades de desenvolvimento para o sector da agricultura biolgica, at ento com uma expresso marginal.

Desde a entrada em vigor desta regulamentao, em 1992, contam-se por dezenas de milhares as exploraes agrcolas que se converteram a este modo de produo agrcola, tendncia que se dever manter nos prximos anos. Paralelamente, o interesse dos consumidores e do comrcio pelos produtos da agricultura biolgica aumentou signicativamente. Com a adopo do Regulamento (CEE) n. 2092/91, o Conselho decidiu da criao de um enquadramento comunitrio que determina, com rigor, as exigncias a satisfazer para que um produto agrcola ou um gnero alimentcio possa ostentar a referncia ao modo de produo biolgico. Trata-se de uma regulamentao bastante complexa, que dene no s um modo de produo para os vegetais e os animais, mas tambm regras para a rotulagem, a transformao, a inspeco e o comrcio dos produtos da agricultura biolgica no interior da Comunidade, bem como para a importao destes produtos a partir de pases terceiros. A presente brochura especialmente destinada a todos aqueles que, por interesse pessoal ou necessidade profissional, pretendem obter uma informao de base sobre o desenvolvimento da agricultura biolgica e a sua normalizao na Unio Europeia, no mbito da regulamentao supracitada1.

1 A presente brochura no abrange as medidas comunitrias de apoio nanceiro agricultura de que a agricultura biolgica pode beneciar em determinadas condies.

A agricultura biolgica 3

Origem e desenvolvimento da agricultura biolgica e da sua normalizao


Desenvolvimento da agricultura biolgica
Durante os anos cinquenta, o principal objectivo da agricultura era satisfazer, graas a um substancial aumento da produtividade agrcola, as necessidades imediatas de alimentos e aumentar o grau de auto-sucincia da Comunidade Europeia. , portanto, compreensvel que, neste contexto, a agricultura biolgica no tenha sido, inicialmente, muito bem acolhida. No final dos anos sessenta e, sobretudo, nos anos setenta, assistiu-se a uma importante tomada de conscincia ao nvel da proteco do ambiente, a que a agricultura biolgica podia dar uma resposta adequada. Foram criadas novas associaes que reuniam produtores, consumidores e outras pessoas interessadas no ambiente e numa vida mais estreitamente ligada natureza. Estas organizaes elaboraram os seus prprios cadernos de especicaes, com as regras de produo a observar. Contudo, nos anos oitenta que a agricultura biolgica ganha um verdadeiro impulso, com este modo de produo e o interesse dos consumidores pelos produtos assim obtidos a desenvolver-se, no s na maior parte dos pases europeus, mas tambm noutros pases, como os Estados Unidos, o Canad, a Austrlia e o Japo. Assiste-se, neste perodo, a um importante aumento do nmero de produtores e ao lanamento de iniciativas no domnio da transformao e da comercializao de produtos biolgicos. Este contexto favorvel ao desenvolvimento da agricultura biolgica decorre, em larga medida, da vontade expressa dos consumidores de obter produtos sos e mais compatveis com o ambiente. Paralelamente, os servios administrativos oficiais vo reconhecendo, pouco a pouco, a agricultura biolgica, integrando-a nos seus temas de investigao e dotando-se de legislao especca para o sector (na ustria, em Frana e na

Origem e desenvolvimento da agricultura biolgica e da sua normalizao


Origem da emergncia de um novo tipo de produo agrcola: as diferentes correntes de pensamento
A agricultura biolgica constitui a concluso de uma srie de reexes e o resultado do desenvolvimento de vrios mtodos de produo agrcola alternativos, praticados, desde o incio do sculo, essencialmente no norte da Europa. Neste contexto, importa mencionar trs correntes de pensamento: A agricultura biodinmica, surgida na Alemanha e impulsionada por Rudolf Steiner; A agricultura orgnica (organic farming), surgida em Inglaterra a partir das teses desenvolvidas por Sir Howard no seu Testamento Agrcola (1940); A agricultura biolgica, desenvolvida, na Sua, por Hans Peter Rusch e H. Muller. Estes diferentes movimentos, na origem de alguns dos termos protegidos pela regulamentao comunitria, consideravam fundamental, com algumas cambiantes, o vnculo entre a agricultura e a natureza, bem como o respeito dos equilbrios naturais, e distanciavam-se de uma abordagem mais dirigista da agricultura, que procura maximizar os rendimentos atravs de mltiplas intervenes, com diversas categorias de produtos de sntese. Apesar da existncia e do vigor destas correntes de pensamento, a agricultura biolgica manteve-se durante muito tempo embrionria na Europa.

4 Origem e desenvolvimento da agricultura biolgica e da sua norm alizao

Dinamarca, por exemplo). Alguns Estados-Membros concedem, alis, subsdios, nacionais e regionais, para este tipo de agricultura. Apesar destes esforos, a agricultura biolgica levanta, nesta poca, algumas dvidas aos consumidores: com efeito, nem o prprio conceito de agricultura biolgica nem as restries que ele implica so muito claros.

Essa confuso decorre, essencialmente, da coexistncia de vrias escolas e losoas, da falta de harmonizao das terminologias utilizadas, da heterognea apresentao dos produtos e da amlgama entre produtos biolgicos, produtos de qualidade, produtos naturais, etc.. Por outro lado, a utilizao fraudulenta das indicaes relativas a este modo de produo torna a situao ainda mais confusa.

1988 1993 1998 1999 (Estimativa) Taxa de crescimento anual (1988-1998) em %

Nmero de exploraes certicadas como biolgicas ou em converso

50 000

46,9

40 000

3 500 28,8 3 000

20,9 10,4

30 000

2 500 2 000 1 500 42,9 14,9 9,0 101,7 45,3 1 000 500 0 13,0 10,5 35,0 45,2

20 000

44,3

12,8

10 000

EL

FIN

DK IRL

NL

UK

Fonte: Nicolas Lampkin, Welsh Institute of Rural Studies, University of Wales

A agricultura biolgica 5

Reconhecimento ocial e regulamentao da agricultura biolgica na Unio Europeia


Neste contexto, a adopo de um enquadramento regulamentar para a agricultura biolgica imps-se como a nica forma de lhe permitir posicionar-se, de forma credvel, no mercado de nicho que constituem os produtos de qualidade. Em consequncia, no incio dos anos noventa, a Comunidade Europeia adoptou um enquadramento legislativo para os produtos biolgicos o Regulamento (CEE) n. 2092/91. Nos anos seguintes, este movimento de reconhecimento ocial da agricultura biolgica alargou-se a diversos outros pases, tendo sido acompanhado de iniciativas a nvel internacional. Por outro lado, o Regulamento (CEE) n. 2078/922 abre novas possibilidades de apoio nanceiro, de que a agricultura biolgica, pelas suas caractersticas, pode beneciar.

Por outro lado, em Junho de 1999, a Comisso do Codex Alimentarius3 adoptou directrizes relativas produo, transformao, rotulagem e comercializao dos alimentos produzidos biologicamente. Estas directrizes estabelecem os princpios da produo biolgica ao nvel da explorao agrcola, da preparao, da armazenagem, do transporte, da rotulagem e da comercializao dos produtos vegetais, e devem permitir que os pases membros elaborem a sua prpria regulamentao, com base nestes princpios, de modo a ter em conta especificidades nacionais. Em breve sero adoptadas directrizes no domnio da produo biolgica de produtos de origem animal. Aps 1999, a FAO4 adoptou igualmente um programa de trabalho no domnio da agricultura biolgica, que visa, essencialmente, o desenvolvimento da agricultura biolgica nos pases em desenvolvimento.

O reconhecimento internacional da agricultura biolgica


A IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements Federao Internacional dos Movimentos de Agricultura Biolgica) adoptou, em Novembro de 1998, Cadernos de Especicaes-Quadro da Agricultura Biolgica e da Transformao. Criada em 1972, esta federao rene organizaes de todo o mundo implicadas na produo, certificao, investigao, formao e promoo da agricultura biolgica. Os cadernos de especicaes que adoptou no so vinculativos, mas constituem, seguramente, pistas de reflexo, na medida em que sintetizam o estado actual dos mtodos de produo e de transformao de produtos biolgicos. Alm disso, esta organizao criou um grupo regional Unio Europeia, para manter um dilogo com a Comisso Europeia acerca do desenvolvimento da agricultura biolgica.

2 Regulamento (CEE) n. 2078/92 do Conselho, de 30 de Junho de 1992, relativo a mtodos de produo agrcola compatveis com as exigncias da proteco do ambiente e preservao do espao natural (JO n. L 215 de 30.7.1992, p. 85). Revogado pelo Regulamento (CE) n. 1257/99 do Conselho, de 17 de Maio de 1999, relativo ao apoio do Fundo Europeu de Orientao e de Garantia Agrcola (FEOGA) ao desenvolvimento rural e que altera e revoga determinados regulamentos (JO n. 160 de 26.6.1999, p. 80). Ver igualmente a nota n. 1. 3 Os trabalhos da Comisso do Codex Alimentarius tm por objectivo a instituio, a nvel mundial, do Codex Alimentarius (ou cdigo alimentar), que contm normas, cdigos de utilizao, directrizes e recomendaes adoptados no mbito do programa misto FAO/OMS para os gneros alimentcios, a m de garantir a segurana dos alimentos e a lealdade das transaces comerciais neste domnio. 4 FAO, Organizao das Naes Unidas para a Alimentao e a Agricultura.

6 Origem e desenvolvimento da agricultura biolgica e da sua norm alizao

Aces de regulamentao em alguns pases no exterior da Unio Europeia


A Islndia, a Noruega e o Liechtenstein adoptaram, no mbito do Espao Econmico Europeu, legislaes decalcadas da legislao comunitria e participam, na qualidade de observadores, nos trabalhos de gesto ao nvel da Comisso Europeia.

Alm disso, e dada a necessidade de assumir o acervo comunitrio aquando da adeso, os pases candidatos adeso Unio Europeia (pases da Europa Central e Oriental, Chipre, Malta e Turquia) j iniciaram um processo de adopo de legislao especca para a agricultura biolgica, prxima da regulamentao comunitria. Por outro lado, a Argentina, a Austrlia, o Canad, os Estados Unidos, Israel, o Japo e a Sua, entre outros pases, j adoptaram ou esto em vias de adoptar legislao especca para a agricultura biolgica.

Nmero de hectares certicados como biolgicos ou em converso

1988 1993 1998 1999 (Estimativa) Taxa de crescimento anual 62,4 (1988-1998) em %

1 000 000

62,8

800 000

150 000

35,2

120 000 600 000 27,5 400 000 71,3 46,6 14,1 48,0 60 000 44,8 30 000 28,8 81,6 6,5 B DK EL IRL L NL P FIN 15,4 57,3 90 000

200 000

37,4

0 D E F I S UK

Fonte: Nicolas Lampkin, Welsh Institute of Rural Studies, University of Wales

A agricultura biolgica 7

Denio do conceito de agricultura biolgica


Para a denio do conceito de agricultura biolgica, conveniente reportarmo-nos denio elaborada pelo Codex Alimentarius, com base em contribuies de especialistas de todo o mundo. O Codex considera a agricultura biolgica um sistema global de produo agrcola (vegetal e animal) que privilegia as prticas de gesto em relao ao recurso a factores de produo de origem externa. Nesta ptica, os mtodos culturais, biolgicos e mecnicos so preferidos aos produtos qumicos de sntese.

De acordo com as directrizes do Codex, a agricultura biolgica deve contribuir para a realizao dos seguintes objectivos5: aumentar a diversidade biolgica em todo o sistema; aumentar a actividade biolgica dos solos; manter, a longo prazo, a fertilidade dos solos; reciclar os resduos de origem vegetal e animal, a m de restituir terra os elementos nutritivos e, desta forma, reduzir ao mnimo a utilizao de recursos no renovveis; apoiar os sistemas agrcolas organizados localmente em recursos renovveis; promover a boa utilizao dos solos, da gua e do ar, e reduzir ao mnimo todas as formas de poluio provocadas pelas prticas culturais e de produo animal; manipular os produtos agrcolas tendo em ateno, nomeadamente, os mtodos de transformao, a fim de preservar, em todos os estdios, a integridade biolgica e as qualidades essenciais do produto; ser adoptada, numa explorao existente, aps um perodo de converso cuja durao deve ser determinada por factores especficos explorao, como, por exemplo, o historial da terra e os tipos de cultura e de produo animal a realizar.

5 Directrizes em matria de produo, rotulagem e comercializao dos alimentos obtidos atravs da agricultura biolgica, Comisso do Codex Alimentarius, CAC/GL 32.1999, Ponto 7.

8 Origem e desenvolvimento da agricultura biolgica e da sua norm alizao

A produo animal no mbito da agricultura biolgica assenta, por seu turno, no princpio de uma estreita ligao entre os animais e as terras agrcolas. Essa necessidade de um vnculo com o solo exige que os animais tenham bastante acesso a reas exteriores de exerccio e que a alimentao que lhes dada seja no s biolgica, mas, preferencialmente, obtida na prpria explorao. Alis, esta parte da agricultura biolgica est enquadrada por rigorosas disposies relativas ao bem-estar dos animais e aos cuidados veterinrios. Sejam quais forem os produtos, vegetais ou animais, os objectivos da produo biolgica so os mesmos: utilizao de prticas restritivas do ponto de vista da proteco do ambiente, ocupao mais harmoniosa do espao rural, respeito do bem-estar dos animais, obteno de produtos de alta qualidade. Para que estes objectivos dificilmente quantificveis tivessem contornos mais concretos, susceptveis de tornar a agricultura biolgica especca em relao agricultura convencional, impunha-se a codicao das prticas aceitveis. Essa codicao foi realizada, inicialmente, em cadernos de especicaes privados e, em seguida, em regulamentaes ou directrizes ociais, a nvel nacional ou internacional.

A agricultura biolgica 9

A regulamentao comunitria

O Regulamento (CEE) n. 2092/91


O Regulamento (CEE) n. 2092/91 do Conselho, de 24 de Junho de 1991, relativo ao modo de produo biolgico de produtos agrcolas e sua indicao nos produtos agrcolas e nos gneros alimentcios, constitui, simultaneamente, o resultados das diligncias com vista ao reconhecimento regulamentar da agricultura biolgica em alguns Estados-Membros e a armao da vontade de claricar, aos olhos dos consumidores, a noo de agricultura biolgica, numa tentativa de pr termo, nomeadamente, s inmeras fraudes que se vericavam. Com efeito, o regulamento xa regras comuns aplicveis produo comunitria de produtos biolgicos de origem vegetal. Essas regras foram completadas pela primeira vez pelo Conselho em 1992, depois em 1995, quando foi prevista a possibilidade de desenvolver um logotipo para o sector da agricultura biolgica e foram denidas vrias regras tcnicas, respeitantes, nomeadamente, rotulagem e ao regime de importao. Posteriormente, a Comisso adoptou diversos regulamentos que actualizaram ou completaram os anexos tcnicos do Regulamento (CEE) n. 2092/91. Em 1999, o Conselho adoptou o Regulamento (CE) n. 1804/1999, de 19 de Julho de 1999, que estabelece as regras comunitrias relativas produo de produtos biolgicos de origem animal, cando assim completo o enquadramento regulamentar deste modo de produo, com a legislao comunitria a abranger a produo vegetal e a produo animal. O regulamento do Conselho mandata ainda a Comisso para adoptar normas de execuo e, nomeadamente, alterar, se for caso disso, os anexos tcnicos do regulamento. Este mandato permite manter as disposies do regulamento actualizadas em relao evoluo tcnica

e cientca e realidade do mercado dos produtos da agricultura biolgica. Por ltimo, a criao de um logotipo comunitrio para os produtos da agricultura biolgica, em Maro de 2000, veio reforar, simultaneamente, a proteco dos produtos biolgicos contra as fraudes e a valorizao destes produtos, tanto vegetais como animais.

A agricultura biolgica, elemento da poltica de qualidade


O enquadramento regulamentar institudo pela Comunidade Europeia para a produo biolgica vegetal e animal inscreve-se no contexto mais geral da poltica de qualidade dos produtos agrcolas. Lanada no incio dos anos 90, esta poltica responde a uma crescente procura de produtos especcos por parte dos consumidores, perante a normalizao crescente dos produtos convencionais. Os produtores cujos produtos satisfazem as condies impostas pela regulamentao europeia passaram a ter a possibilidade de optar pela qualidade, o que lhes permite uma maior valorizao dos seus produtos. Os produtos em causa podem, com efeito, beneficiar, consoante o vnculo que mantm com a rea geogrca de produo e que pretendem valorizar, de duas indicaes: a denominao de origem protegida e a indicao geogrca protegida. Podem igualmente beneciar de um certicado de especicidade (com a meno especialidade tradicional garantida), que indica que os produtos so elaborados segundo mtodos tradicionais. A criao destes regimes de proteco permite, simultaneamente, abrir uma via economicamente rentvel para exploraes afectadas, em regra geral, por importantes

1 0 A regulamentao comunitria

desvantagens estruturais e oferecer aos consumidores produtos realmente especcos 6. A agricultura biolgica inscreve-se igualmente nessa nova poltica, sem deixar de manter a sua especificidade, uma vez que o seu principal objectivo a proteco e a preservao do ambiente.

Alm disso, aquando da adopo do Regulamento (CE) n. 1804/1999, essa proteco foi alargada aos derivados habituais destes termos (tais como, bio, eco, etc.) e aos seus diminutivos, sozinhos ou em combinao8.

Aplicabilidade das regras respeitantes aos produtos convencionais


Independentemente do previsto no Regulamento (CEE) n. 2092/91, so aplicveis as regras respeitantes aos produtos convencionais. Em consequncia, as regras previstas no Regulamento (CEE) n. 2092/91 podem ser mais, mas nunca menos, rigorosas do que as previstas na regulamentao comunitria geral aplicvel agricultura convencional e aos produtos destinados alimentao humana. Deste modo, so aplicveis as disposies gerais que regem a produo, a preparao, a comercializao, a rotulagem e o controlo dos produtos agrcolas e dos gneros alimentcios convencionais9, sobretudo as regras em matria de segurana dos produtos para a sade humana.

mbito de aplicao do regulamento


O Regulamento (CEE) n. 2092/91 do Conselho aplicvel aos produtos vegetais e animais no transformados, aos produtos agrcolas transformados destinados alimentao humana e aos alimentos para animais7 cuja rotulagem, publicidade e documentos comerciais ostentem as indicaes utilizadas em cada Estado-Membro para sugerir ao comprador que o produto em causa foi obtido segundo o modo de produo biolgico denido no regulamento. As regras definidas na regulamentao (por exemplo, em matria de inspeco, ver Inspeco infra) s so, portanto, obrigatrias se o produtor pretender que os seus produtos ostentem as indicaes referidas. Num primeiro tempo, o Conselho definiu, para cada lngua, o termo considerado mais caracterstico para o modo de produo denido no regulamento e que beneficia da proteco conferida pelo regulamento. Os termos adoptados foram os seguintes: em espanhol: ecolgico em dinamarqus: kologisk em alemo: kologisch, biologisch em grego: em ingls: organic em francs: biologique em italiano: biologico em neerlands: biologisch em portugus: biolgico em nlands: luonnonmukainen em sueco: ekologisk

6 Regulamento (CEE) n. 2081/92 do Conselho, de 14 de Julho de 1992, relativo proteco das indicaes geogrcas e denominaes de origem dos produtos agrcolas e dos gneros alimentcios; JO n. L 208 de 24.7.1992, p. 1. Regulamento (CEE) n. 2082/92 do Conselho, de 14 de Julho de 1992, relativo aos certicados de especicidade dos produtos agrcolas e dos gneros alimentcios; JO n. L 208 de 24.7.1992, p. 9. 7 Artigo 1 do Regulamento (CEE) n. 2092/91 do Conselho, de 24 de Junho de 1991, relativo ao modo de produo biolgico de produtos agrcolas e sua indicao nos produtos agrcolas e nos gneros alimentcios; JO n. L 198 de 22.7.1991, p. 1. 8 Artigo 2 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 9 Artigo 3 do Regulamento (CEE) n. 2092/91.

A agricultura biolgica 1 1

Regras relativas produo biolgica nas exploraes agrcolas


Produo vegetal
As regras de base do modo de produo biolgico aplicveis aos produtos vegetais so enunciadas na Parte A do Anexo I do regulamento. Assim, deve procurar-se manter ou melhorar a fertilidade e a actividade biolgica dos solos atravs da utilizao de fertilizantes verdes, do cultivo de leguminosas e de plantas com um sistema radicular profundo, no mbito de um programa de rotao anual10. Esta aco pode ser completada pela incorporao de estrume animal proveniente da produo biolgica de animais, dentro dos limites xados na Parte B do Anexo I (170 kg de azoto por hectare e por ano) e de matrias orgnicas de compostagem ou no, produzidas em exploraes que respeitem o modo de produo biolgico. Quando estes meios se revelarem insuficientes para assegurar uma nutrio adequada dos vegetais ou a correco dos solos, so necessrias medidas complementares. Contudo, s podem ser utilizados os fertilizantes orgnicos ou minerais enumerados na Parte A do Anexo II do regulamento, que inclui, essencialmente, minerais naturais pouco solveis e no obtidos por sntese qumica. Por ltimo, podem ainda ser utilizados para melhorar o estado geral do solo ou a disponibilidade de nutrientes no solo ou nas culturas preparados de microrganismos, no geneticamente modificados, desde que a necessidade de tal utilizao tenha sido reconhecida pelo Estado-Membro em causa.

A proteco das plantas contra os parasitas e as doenas, bem como a eliminao de ervas daninhas, devem ser efectuadas de forma a evitar ao mximo a utilizao de produtos tossanitrios. Desde logo, a proteco dos vegetais deve ser assegurada, em primeiro lugar, pela escolha de espcies e variedades naturalmente resistentes, por programas de rotao das culturas, por processos mecnicos de cultura, pelo combate s infestantes por meio do fogo e pela proteco dos inimigos naturais dos parasitas (por exemplo, sebes, ninhos, etc.)11. Est, contudo, previsto que, em caso de perigo imediato para a cultura, possam, em determinadas condies, ser utilizados os produtos fitossanitrios enumerados na Parte B do Anexo II do regulamento. Essa lista autoriza a utilizao de quatro categorias de produtos: determinados produtos de origem animal ou vegetal, produtos base de microrganismos, determinadas substncias obrigatoriamente utilizadas nas armadilhas ou distribuidores e, por ltimo, outras substncias utilizadas na agricultura biolgica j antes da adopo do Regulamento (CEE) n. 2092/91.

10 Parte A, ponto 2, do Anexo I do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 11 Parte A, ponto 3, do Anexo I do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 12 Parte A, ponto 1, do Anexo I do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 13 Parte A, ponto 4, do Anexo I do Regulamento (CEE) n. 2092/91.

1 2 A regulamentao comunitria

O perodo mnimo de transio em caso de passagem da agricultura convencional para a agricultura biolgica de 2 anos (antes da sementeira) para as culturas anuais e de 3 anos (antes da primeira colheita) para as culturas perenes, com excepo dos prados. Esse perodo pode ser prolongado ou encurtado em funo dos antecedentes culturais. As condies para que o perodo de converso seja prolongado ou encurtado so denidas pelos Estados-Membros12.

Por ltimo, o Anexo I do regulamento precisa que a colheita dos vegetais que cresam espontaneamente nas zonas naturais, orestas e zonas agrcolas equiparada a um mtodo de produo biolgico, desde que as terras em causa no tenham recebido, durante trs anos, produtos proibidos na agricultura biolgica e que a colheita no afecte a estabilidade do habitat natural e a sobrevivncia das espcies13.

Evoluo da superfcie mdia das exploraes biolgicas em relao totalidade das exploraes

28 26 24 22 20 18 16 14 12 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 est

superfcie mdia das exploraes biolgicas Linear (superfcie mdia das exploraes biolgicas)
Fonte: Lampkin, 1999 - Eurostat

A agricultura biolgica 1 3

Produo animal
A Parte B do Anexo I do Regulamento (CEE) n. 2092/91, tal como alterado, em 19 de Julho de 1999, pelo Regulamento (CE) n. 1804/99, fixa as regras mnimas relativas produo biolgica animal. Os Estados-Membros podem adoptar, ao abrigo do artigo 12 do Regulamento (CEE) n. 2092/91, regras mais rigorosas para os animais e produtos animais produzidos no seu territrio. De acordo com os princpios gerais aplicveis produo animal biolgica14, deve ser respeitado o princpio da complementaridade entre solo e animais. Fica, portanto, excluda a produo sem terra ('production hors sol')15. O vnculo ao solo implica igualmente que os animais tenham acesso a reas ao ar livre e que a densidade de animais por hectare seja limitada16. O reconhecimento de um princpio de separao obriga ainda a que todos os animais de uma mesma unidade de produo sejam criados de acordo com as regras de produo biolgica17. S so aceites derrogaes se forem fornecidas garantias sucientes de que no possvel qualquer confuso entre produo biolgica e produo convencional. A Parte B do Anexo I do Regulamento (CEE) n. 2092/91 fixa ainda regras relativas ao perodo de converso e origem dos efectivos18. H dois tipos de perodos de converso de dois tipos: a converso das terras agrcolas destinadas produo animal e a converso do modo de produo dos animais. Aquando da constituio do efectivo, deve ser prestada especial ateno escolha das raas, de modo a que estas se adaptem o melhor possvel ao meio e sejam resistentes a determinadas doenas. Os animais devem ainda provir de exploraes que respeitem as regras da agricultura biolgica, devendo, durante toda a sua vida, ser criados de acordo com as regras de produo biolgica. Foram igualmente adoptadas prescries relativas alimentao dos animais19. Esta alimentao deve ter sido obtida segundo o modo de produo biolgica e, de preferncia, na prpria explorao. A alimentao natural

ocupa um lugar de destaque. Deste modo, todos os mamferos devem ser alimentados com leite natural durante um perodo mnimo xado no Anexo I do regulamento. Foram igualmente definidas regras precisas para a composio da rao diria e as matrias-primas e outras substncias utilizadas nos alimentos dos animais. Quanto aos princpios aplicveis prolaxia e assistncia veterinria20, conferida prioridade preveno. As medidas a tomar, para alm da escolha das raas adequadas, incidem na utilizao de prticas de produo animal susceptveis de reforar a resistncia dos animais, na utilizao de uma alimentao adequada e de qualidade, e na manuteno de uma densidade de animais adequada. Contudo, se estas medidas se revelarem insuficientes para evitar a ocorrncia de uma doena, certos tratamentos mais naturais (como os tratamentos toteraputicos e homeopticos) devem ser privilegiados em relao aos antibiticos e aos medicamentos veterinrios alopticos, susceptveis de deixar resduos nos produtos. Estes ltimos tipos de tratamento podem, todavia, ser prescritos em certas condies, se se revelarem indispensveis para curar o animal. Por ltimo, estritamente proibida a utilizao de substncias destinadas a estimular o crescimento (como as hormonas) ou a controlar a reproduo.

14 Parte B, ponto 1, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 15 Parte B, ponto 1,2, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 16 Parte B, ponto 1,4, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 17 Parte B, ponto 1,5, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 18 Parte B, pontos 2 e 3, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 19 Parte B, ponto 4, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 20 Parte B, ponto 5, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99.

1 4 A regulamentao comunitria

O regulamento fornece ainda prescries relativas ao bem-estar dos animais21: certas prticas, tais como o corte da cauda ou de dentes, o corte de bicos e o corte de chifres, esto sujeitas a autorizao, que s pode ser dada por razes de segurana, higiene, sade ou bemestar dos animais. Em princpio, proibido manter os animais amarrados, e as condies de alojamento devem, de modo geral, responder s necessidades siolgicas e etolgicas dos animais. Para o efeito, so estipuladas normas muito precisas sobre as caractersticas que os edifcios de alojamento devem apresentar. Por ltimo, os animais devem ser transportados de modo a que o seu bem-estar seja sempre respeitado e a que o stress seja reduzido ao mnimo22.

Regras relativas transformao de produtos agrcolas biolgicos em gneros alimentcios


As regras relativas transformao so enunciadas no artigo 5 em articulao com o Anexo VI do regulamento. A regulamentao comunitria estabelece um equilbrio entre a procura de produtos to naturais quanto possvel por parte dos consumidores e a necessidade de ter em conta, simultaneamente, a necessidade de uma gama sucientemente vasta de gneros alimentcios apresentados sob a denominao de biolgico e as limitaes tecnolgicas inerentes actividade de transformao. O Regulamento (CEE) n. 2092/91 limita fortemente, mas no exclui totalmente, os ingredientes de origem no agrcola (aditivos, aromatizantes, gua, sal, preparados base de microrganismos e minerais)25, bem como os auxiliares tecnolgicos26, indispensveis preparao de gneros alimentcios a partir de produtos agrcolas de origem biolgica. A lista dos produtos autorizados na transformao de produtos biolgicos consta das Partes A e B do Anexo VI do Regulamento (CEE) n. 2092/91. Para alm destas restries, o artigo 5 probe o recurso a organismos geneticamente modicados e a tratamentos ionizantes. Alm disso, e a m de evitar qualquer risco de fraude, proibida a utilizao concomitante do mesmo tipo de ingrediente obtido pelo modo de produo biolgica e pelo modo de produo convencional27.

O caso especco da apicultura


O Regulamento (CEE) n. 2092/91 igualmente aplicvel apicultura. Contudo, como esta produo muito especca, as regras de produo foram estabelecidas separadamente, na Parte C do Anexo I. possvel destacar dois princpios especcos: Em matria de produo apcola, o perodo de converso de apenas um ano23; A localizao dos apirios deve obedecer a uma srie de regras. Deste modo, as fontes de nctar e de plen disponveis num raio de trs quilmetros em redor da localizao do apirio devem ser constitudas essencialmente por culturas que respeitem o modo de produo biolgico ou culturas submetidas a tratamentos de baixo impacto ambiental. Alm disso, os apirios devem estar suficientemente distantes de quaisquer fontes de produo no agrcola susceptveis de causar contaminao (como, por exemplo, centros urbanos, aterros sanitrios, incineradores de lixos, etc.)24. Os Estados-Membros podem proibir a produo de mel biolgico em determinadas regies ou em determinadas zonas que no satisfaam estas condies.

21 Parte B, ponto 6.2, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 22 Parte B, ponto 6.2, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 23 Parte C, ponto 2, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 24 Parte C, ponto 4, do Anexo I do Regulamento (CE) n.1804/99. 25 Parte A do Anexo VI do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 26 Parte B do Anexo VI do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 27 N. 10 do artigo 5 do Regulamento (CEE) n. 2092/91.

A agricultura biolgica 1 5

Por ltimo, a utilizao de ingredientes agrcolas de origem convencional est limitada a determinadas percentagens e ao caso de o ingrediente em causa no se encontrar disponvel produzido por um mtodo de produo biolgico. Estes ingredientes esto enumerados na Parte C do Anexo VI, mas os Estados-Membros podem conceder autorizaes nacionais28.

Rotulagem e logotipo comunitrio para a agricultura biolgica


Rotulagem
A rotulagem, tal como a publicidade, s pode fazer referncia ao modo de produo biolgico se for claramente indicado que se trata de um modo de produo agrcola. O produto em causa deve estar em conformidade com o disposto no Regulamento (CEE) n. 2092/91. Por ltimo, o operador deve ter sido sujeito s medidas de controlo previstas no regulamento, devendo ser indicados o nome e/ou o nmero de cdigo do organismo certicador29. A regulamentao tem em conta o teor do produto em ingredientes de origem agrcola biolgica para determinar em que medida pode ser feita referncia ao modo de produo biolgico. Deste modo, a rotulagem e a publicidade de um gnero alimentcio30 s podem conter, na denominao de venda, referncias ao modo de produo biolgica se o produto contiver pelo menos 95% de ingredientes obtidos pelo modo de produo biolgico. Assim, os produtos podem conter at 5% de ingredientes produzidos de modo convencional, desde que se trate de produtos no disponveis (certos frutos exticos, por exemplo) ou disponveis em quantidade insuficiente no mercado comunitrio de produtos biolgicos. A lista dos ingredientes autorizados consta da Parte C do Anexo VI do Regulamento (CEE) n. 2092/91.

Os produtos que contenham 70 a 95% de ingredientes obtidos pelo modo de produo biolgico podem beneciar de uma meno a este modo de produo na lista de ingredientes, mas no na denominao de venda31. s indicaes relativas ao modo de produo biolgico constantes da lista de ingredientes no pode ser conferido maior destaque do que s outras indicaes da lista de ingredientes. A percentagem de ingredientes obtidos pelo modo de produo biolgico deve obrigatoriamente ser indicada. No caso de produtos que contenham menos de 70% de ingredientes de origem agrcola biolgica, no pode ser feita qualquer referncia ao modo de produo biolgico nem na rotulagem nem na publicidade do produto. Entretanto, a regulamentao comunitria prev a possibilidade de mencionar o perodo de converso32. Com efeito, podem ser apostas, nos produtos de origem vegetal que respeitem as prescries do Regulamento (CEE) n. 2092/91 e relativamente aos quais o operador se tenha submetido s medidas de controlo, indicaes respeitantes converso para o modo de produo biolgica produto em converso para a agricultura biolgica. Contudo, para tal as parcelas em causa devem estar em converso h pelo menos doze meses. Alm disso, as indicaes no devem ser susceptveis de confundir os consumidores. A possibilidade de fazer referncia ao perodo de converso tem por objectivo ajudar os

28 Artigo 3 do Regulamento (CEE) n. 207/93 da Comisso, de 29 de Janeiro de 1993, que estabelece o contedo do anexo VI do Regulamento (CEE) n. 2092/91 relativo ao modo de produo biolgico de produtos agrcolas e sua indicao nos produtos agrcolas e nos gneros alimentcios e estatui normas de execuo do preceito do n. 4 do seu artigo 5; JO n. L 25 de 2.2.1993, p. 5-10. 29 N.s 1, 3 e 5A do artigo 5 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 30 N. 3, alneas a) e b), do artigo 5 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 31 N. 5A, alnea a), do artigo 5 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 32 N. 5 do artigo 5 do Regulamento n. 2092/91.

1 6 A regulamentao comunitria

produtores na sua fase de transio para o modo de produo biolgico, perodo geralmente marcado por importantes investimentos, permitindo-lhes, nomeadamente, valorizar a sua produo aps o primeiro ano.

O Regulamento (CE) n. 331/2000 estipula as condies de apresentao e de utilizao do logotipo comunitrio. O logotipo aposto deve ser conforme aos modelos constantes do anexo do regulamento. Por ltimo, o logotipo comunitrio e as indicaes inerentes devem ser utilizados de acordo com as regras de reproduo tcnica enunciadas no manual grco.

O logotipo e a indicao de controlo


O Regulamento (CEE) n. 2092/91, tal como alterado pelo Conselho em 199533, previa a possibilidade de a Comisso Europeia desenvolver um logotipo especco para o modo de produo biolgico, bem como uma indicao de controlo, para explicitar que o produto em causa foi submetido ao regime de controlo. Em Maro de 2000, o Regulamento (CE) n. 331/2000 da Comisso deniu o logotipo em causa, cujo objectivo consiste em aumentar a credibilidade dos produtos biolgicos aos olhos dos consumidores e facilitar a sua identicao no mercado. O logotipo no obrigatrio. Por conseguinte, os produtores podem utiliz-lo, a ttulo voluntrio, desde que os seus produtos satisfaam as condies da sua utilizao. O logotipo e a indicao de controlo s podem ser apostos em determinados produtos abrangidos pelo Regulamento (CEE) n. 2092/91, nomeadamente aqueles que satisfaam as condies seguintes34: contenham pelo menos 95% de ingredientes produzidos pelo modo biolgico, tenham sido submetidos, ao longo de todo o processo de produo e de preparao, ao regime de controlo previsto no regulamento; isto signica que os operadores responsveis pela produo agrcola, a transformao, o acondicionamento e a rotulagem dos produtos esto sujeitos a este regime de inspeco, sejam vendidos directamente em embalagens seladas ou colocados no mercado como gneros alimentcios pr-embalados, ostentem, no rtulo, o nome e/ou a designao da firma do produtor, preparador ou vendedor, bem como o nmero de cdigo do organismo de controlo.

33 Regulamento (CE) n. 1935/95 do Conselho, de 22 de Junho de 1995, que altera o Regulamento (CEE) n. 2092/91, relativo ao modo de produo biolgico de produtos agrcolas e sua indicao nos produtos agrcolas e nos gneros alimentcios; JO n. L 186 de 5.8.1995, p. 1-7. 34 Artigo 10 do Regulamento (CEE) n. 2092/91 e Regulamento (CE) n. 331/2000 da Comisso, de 17 de Dezembro de 1999, que altera o anexo V do Regulamento (CEE) n. 2092/91 do Conselho, relativo ao modo de produo biolgico de produtos agrcolas e sua indicao nos produtos agrcolas e nos gneros alimentcios; JO n. L 48 de 19.2.2000, p. 1.

A agricultura biolgica 1 7

Publicidade
O Regulamento (CEE) n. 2092/91 prev igualmente que a publicidade dos produtos da agricultura biolgica respeite determinadas condies35, a m de no pr em causa os esforos de transparncia desenvolvidos em matria de rotulagem dos produtos. Neste contexto, importa lembrar a Directiva 84/450/CEE do Conselho36, relativa publicidade enganosa e comparativa, que probe a publicidade susceptvel de induzir os consumidores em erro e de prejudicar a concorrncia. Esta directiva prev ainda que os Estados-Membros se dotem de meios adequados e ecazes para proibir este tipo de publicidade.

Inspeco
Atendendo importncia de assegurar um mximo de credibilidade ao sector da agricultura biolgica, o regulamento introduziu vrias medidas relativas inspeco dos operadores activos no sector.

Noticao prvia da actividade s autoridades competentes do Estado-Membro (artigo 8)


Os operadores que produzem, preparam ou importam de pases terceiros produtos obtidos pelo modo de produo biolgico devem noticar a sua actividade autoridade competente do Estado-Membro em que a exercem38. Essa noticao deve permitir identicar, nomeadamente, as parcelas cultivadas de acordo com o modo de produo biolgico e obter o compromisso explcito do operador de respeitar as disposies do regulamento, bem como o nome do organismo de controlo encarregado do controlo da explorao.

Livre circulao no interior da Comunidade Europeia


Todos os produtos que respeitem o disposto na regulamentao comunitria relativa agricultura biolgica podem, em conformidade com o princpio do mercado nico armado no Tratado de Roma, circular pelo territrio da Unio Europeia, quer tenham sido produzidos na Unio, quer tenham sido importados de pases terceiros. Isto significa que um Estado-Membro no pode, por razes que se prendam com o modo de produo biolgico e com a apresentao deste modo de produo na rotulagem ou na publicidade, proibir ou restringir a sua comercializao, se o produto em causa respeitar as condies enunciadas no regulamento em causa37.

Estabelecimento de um regime especco de controlo pelos Estados-Membros


O regulamento impe aos Estados-Membros o estabelecimento de um regime de controlo, operado por uma ou vrias autoridades pblicas e/ou por organismos privados aprovados39. Os Estados-Membros devem ainda designar uma autoridade responsvel pela concesso das aprovaes e pela superviso dos organismos privados de controlo aprovados, no caso de terem optado por este tipo de regime. Esta autoridade tem, nomeadamente, a obrigao de supervisionar os organismos de controlo, a m de se certicar da sua capacidade para proceder aos controlos previstos e de garantir a realidade e a objectividade dos controlos. Por outro lado, atravs dessa autoridade ou do sistema de acreditao, os Estados-Membros certificam-se da conformidade dos organismos privados com a norma EN 45011 (ou ISO 65). Esta norma, definida pela Organizao Comum Europeia de Normalizao (CEN), enuncia as exigncias a satisfazer pelos organismos de certicao para garantir que as suas certicaes sejam efectuadas de forma slida e credvel.

1 8 A regulamentao comunitria

Medidas de controlo
Os operadores que, no mbito de uma actividade comercial, produzam, preparem ou importem produtos agrcolas ou gneros alimentcios que reram o modo de produo biolgico devem submeter-se ao regime especco de controlo instaurado pelo Estado-Membro. O regime de controlo objecto de disposies pormenorizadas mnimas, constantes, nomeadamente, do Anexo III do Regulamento (CEE) n. 2092/91. Medidas de controlo aplicveis aos agricultores 40 O sistema de controlo prev a obrigao de o agricultor e o organismo de controlo elaborarem uma descrio pormenorizada da unidade. Essa descrio deve, nomeadamente, permitir identicar os locais de produo e de armazenagem, as zonas de colheita, os planos de estrumao e, eventualmente, os locais em que se realizam determinadas operaes de transformao e/ou de acondicionamento. Devem ainda ser descritas as medidas tomadas para garantir o respeito da regulamentao comunitria. Aps a elaborao da descrio, o produtor deve comunicar anualmente ao organismo o seu programa de produo de produtos vegetais, discriminado por parcelas.

Os produtores devem manter uma contabilidade pormenorizada, a m de permitir uma rastreabilidade ptima dos produtos. No caso da produo de produtos biolgicos de origem animal, os produtores devem ainda comprometer-se a manter um registo que fornea uma viso integral do sistema de gesto do efectivo. Destes registos da explorao pecuria devem constar as entradas e sadas de animais, por espcie, as eventuais perdas de animais, a alimentao e os tratamentos veterinrios utilizados. No caso de uma produo biolgica e uma produo convencional coexistirem numa mesma explorao agrcola, o produtor em causa deve separar, de forma inequvoca, as parcelas e os locais de armazenagem para cada tipo de produo. No permitida a cultura/criao, segundo modos diferentes, de variedades idnticas de vegetais ou de raas idnticas de animais na mesma explorao. O controlo realizado pelo organismo incide em toda a explorao, incluindo os locais destinados produo de produtos convencionais.

35 N.s 1, 3, 5 e 5A do artigo 5 e n. 2 do artigo 10 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 36 Directiva 97/55/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 6 Outubro de 1997 que altera a Directiva 84/450/CEE do Conselho, de 10 de Setembro de 1984, relativa publicidade enganosa e comparativa; JO n. L 250 de 19.9.1984, p. 17-20. 37 Artigo 12 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 38 Artigo 8 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 39 Artigo 9 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. 40 Parte A do Anexo III do Regulamento (CEE) n. 2092/91.

A agricultura biolgica 1 9

O organismo de controlo deve efectuar, no mnimo, uma inspeco anual no local em cada explorao. Esta inspeco pode ser completada por inspeces inopinadas. Por ocasio destes controlos, o organismo verica o respeito da regulamentao, procedendo, se for caso disso, a colheitas para determinar a eventual utilizao de produtos proibidos. Medidas de controlo aplicveis s unidades de preparao de gneros alimentcios a partir de produtos biolgicos41 As unidades de transformao e de acondicionamento de produtos biolgicos devem obedecer aos mesmos princpios de identicao, acompanhamento e contabilidade. O princpio da separao dos locais de transformao, armazenagem e acondicionamento imposto igualmente aos operadores que procedem manipulao de produtos de origem biolgica e de produtos de origem convencional. Medidas de controlo aplicveis aos importadores de produtos obtidos pelo modo de produo biolgico42 A regulamentao aplicvel ao controlo dos importadores tem igualmente por objectivo assegurar a vigilncia dos movimentos dos produtos importados de pases terceiros, ao nvel dos lotes, exigindo, nomeadamente, a identificao completa dos produtos (por quantidade, natureza, origem). As informaes relativas ao transporte e ao destinatrio dos produtos devem ser colocadas disposio do organismo de controlo.

Sanes aplicveis em caso de no respeito da regulamentao comunitria43 Quando observa uma irregularidade, o organismo de controlo manda proceder desclassificao dos lotes em causa, ou seja, os produtos em causa deixam de poder ser vendidos com a meno biolgico. Esta medida pode ser agravada em caso de infraco manifesta ou prolongada: com efeito, neste caso o operador em causa pode ser proibido de produzir ou comercializar produtos biolgicos durante um perodo a determinar pelo organismo de controlo. A aplicao destas medidas antecipadamente aceite pelos operadores submetidos a este regime de controlo, que assinam um contrato com o organismo em causa. A autoridade competente em cada Estado-Membro deve tomar conhecimento das irregularidades e/ou infraces observadas pelos organismos privados de controlo44. Regras relativas ao transporte Os produtos agrcolas que ostentem referncias ao modo de produo biolgico s podem ser transportados em embalagens ou contentores fechados de modo a impedir a substituio do seu contedo45.

2 0 A regulamentao comunitria

Outras medidas necessrias para impedir a utilizao fraudulenta das indicaes relativas ao modo de produo biolgico
O Regulamento (CEE) n. 2092/91 prev ainda a obrigao de os Estados-Membros adoptarem todas as medidas necessrias para evitar a utilizao fraudulenta das indicaes relativas ao modo de produo biolgico46. Esta disposio implica que as actividades de controlo desenvolvidas no mbito do regime especco de controlo sejam completadas, se necessrio, pela aco das autoridades pblicas de cada Estado-Membro.

Para poder avaliar a equivalncia, a Comisso procede a uma anlise aprofundada da regulamentao do pas terceiro em causa, no que respeita s regras aplicveis produo e eccia das medidas de controlo em vigor. Quando conclui pela equivalncia, a Comisso inscreve o pas terceiro numa lista de pases autorizados, o que implica que os produtos obtidos pelo modo de produo biolgico provenientes desses pases podem ser importados e circular livremente na Unio Europeia. Actualmente, constam dessa lista a Argentina, a Austrlia, a Repblica Checa, a Hungria, Israel e a Sua48. Ademais, os lotes importados devem ser acompanhados de um certicado de controlo, emitido pela autoridade ou organismo competente do pas terceiro, que ateste que o lote foi produzido de acordo com as regras de produo e de inspeco cuja equivalncia foi reconhecida49. Foi, no entanto, instaurado um sistema paralelo, a vigorar at 2005, que permite aos Estados-Membros emitir autorizaes de importao para lotes originrios de pases terceiros que no constam da lista comunitria estabelecida pela Comisso50. Neste caso, incumbe ao importador provar que os produtos em causa foram obtidos de acordo com regras de produo equivalentes s estabelecidas pela regulamentao comunitria e foram objecto de medidas de inspeco to eficazes

Regime de importao
A comercializao de produtos biolgicos provenientes de pases terceiros deve observar um processo de anlise da equivalncia das regras aplicadas nestes pases no domnio da agricultura biolgica47. As regras aplicadas no pas terceiro devem oferecer garantias equivalentes s da regulamentao comunitria. O objectivo desta exigncia o de garantir a credibilidade do mercado dos produtos biolgicos, bem como uma concorrncia leal entre produtores comunitrios e produtores de pases terceiros. Contudo, a anlise da equivalncia s se aplica no caso de os produtos em causa se destinarem a ser comercializados sob a designao de biolgicos.

41 42 43 44 45 46 47 48

49 50

Parte B do Anexo III do Regulamento (CEE) n. 2092/91. Parte C do Anexo III do Regulamento (CEE) n. 2092/91. N. 9 do artigo 9 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. N. 5, alnea c), do artigo 9 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. Parte A.1, ponto 8, Parte B, ponto 6, e Parte C, ponto 8, do Anexo III. N. 2 do artigo 10 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. N. 1 do artigo 11 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. Regulamento (CEE) n. 94/92 da Comisso, de 14 de Janeiro de 1992, que estatui as regras do regime de importao de pases terceiros previsto no Regulamento (CEE) n. 2092/91, relativo ao modo de produo biolgico de produtos agrcolas e sua indicao nos produtos agrcolas e nos gneros alimentcios; JO L 11 de 17.1.1992, p. 14-15. N. 1, alnea b), do artigo 11 do Regulamento (CEE) n. 2092/91. N. 6 do artigo 11 do Regulamento (CEE) n. 2092/91.

A agricultura biolgica 2 1

como as aplicveis aos produtos comunitrios. Em seguida, os Estados-Membros comunicam Comisso e aos demais Estados-Membros qual o pas terceiro e quais os produtos para que emitiu uma autorizao.

Este sistema especialmente importante para produes especcas, controladas a nvel regional ou local, provenientes de pases terceiros em que a produo biolgica no est enquadrada por legislao nacional ou generalizada totalidade dos produtos agrcolas (plantaes de caf ou de ch num determinado pas, por exemplo).

Repartio das terras biolgicas pelos diferentes Estados-Membros

1985 7 6 5 4 7

1998

1. F 2. D 3. UK 4. A 5. I 6. DK

45% 25% 6% 6% 5% 4%

1. I 2. D

27% 16% 12% 10% 9% 8%

3. A

5
2 2 4 3

4. E 5. S 6. F

7. Outros 9%

7. Outros 18%

Fonte: Lampkin, 1999

2 2 A regulamentao comunitria

Colaborao entre a Comisso e os Estados-Membros na aplicao do regulamento


A m de permitir uma aplicao uniforme do regulamento, os Estados-Membros colaboram estreitamente entre si e com a Comisso.

Informaes obrigatrias entre os Estados-Membros e a Comisso e relatrios peridicos


A fim de optimizar a colaborao entre os EstadosMembros e a Comisso, o regulamento prev o intercmbio sistemtico e regular de determinadas informaes. Nomeadamente, sempre que um Estado-Membro observe uma irregularidade relativa utilizao das indicaes respeitantes ao modo de produo biolgico ou do logotipo num produto proveniente de outro Estado-Membro, deve informar imediatamente o Estado-Membro que designou o organismo de controlo e a Comisso52. Os Estados-Membros devem informar anualmente a Comisso das medidas tomadas com vista execuo do regulamento. Designadamente, os Estados-Membros que tenham optado por um regime de inspeco com recurso a organismos privados devem apresentar anualmente a lista dos organismos de controlo aprovados, bem como um relatrio sobre a superviso desses organismos.

O Comit Permanente
Essa colaborao exercida, em primeiro lugar, no seio no Comit Permanente institudo pelo artigo 14 do regulamento. Este Comit, composto por representantes dos Estados-membros e presidido por um representante da Comisso, emite pareceres sobre os projectos apresentados pela Comisso, para regulamentos de aplicao ou de actualizao que a Comisso est mandatada para adoptar51. A Comisso s pode adoptar sozinha as medidas previstas se o parecer do Comit for favorvel. Se o parecer do Comit no for favorvel, o Conselho dever intervir para adoptar a medida em causa. Alm disso, o Comit, ou os grupos de trabalho que este constituir, discutem regularmente as questes levantadas no mbito da aplicao do regulamento.

51 ver ponto 1 supra. 52 N. 1 do artigo 10 A do Regulamento (CEE) n. 2092/91.

A agricultura biolgica 2 3

Alguns elementos de reexo sobre a evoluo da regulamentao

Com o Regulamento (CEE) n. 2092/91, o sector da agricultura biolgica dotou-se de um instrumento que lhe permite armar a sua especicidade e obter a credibilidade necessria para se posicionar no mercado dos gneros alimentcios. Desde ento, registaram-se progressos signicativos, ao nvel tanto do sector da agricultura biolgica como da poltica agrcola comum. Estes progressos, como, alis, certas disposies temporrias (como, por exemplo, o n. 6 do artigo 11), impem que, em breve, seja empreendida uma reexo acerca da pertinncia da reviso de algumas disposies de base do regulamento. Desde 1991, a agricultura biolgica deixou de ser um sector marginal, confinado ao mercado local, para entrar no comrcio nacional, intracomunitrio e internacional, atravs, designadamente, da grande distribuio. As medidas de noticao e de controlo e as categorias de operadores que a elas esto sujeitas devem ser reequacionadas neste novo contexto.

Por outro lado, a agricultura convencional est, de alguns anos a esta parte, cada vez mais sujeita a regras estritas em matria de proteco do ambiente e de bemestar dos animais. Esta evoluo conduz a novas abordagens e novas metodologias, como as da agricultura integrada53. O sector da agricultura biolgica ter, pois, de posicionar-se em relao a estes novos desenvolvimentos e reconsiderar as regras de produo a aplicar para manter uma identidade especfica significativamente diferente da agricultura convencional.

53 A Organizao Internacional de Luta Biolgica e Integrada (OILB) desenvolveu a denio e as directivas tcnicas para a produo integrada. Sucintamente, a produo integrada denida como um sistema agrcola de produo de alimentos e de outros produtos de alta qualidade que utiliza recursos e mecanismos de regulao naturais para substituir substncias prejudiciais ao ambiente, assegurando uma agricultura vivel a longo prazo.

2 4 A lguns elementos de reflexo sobre a evoluo da regulam entao

Agricultura biolgica: uma maior densidade de emprego54


Em geral, as anlises demonstram que a agricultura biolgica requer um maior volume de trabalho. Segundo Padel e Lampkin55, o utilizao de mo-de-obra, medida quer em horas prestadas, quer em unidades de trabalho a tempo inteiro, , em regra geral, mais elevada nas exploraes biolgicas do que nas exploraes tradicionais equivalentes, pelo menos no Norte da Europa. No quadro seguinte, Padel e Lampkin comparam as necessidades de mo-de-obra, a preos constantes, com base em estatsticas agrcolas da OCDE. De um modo geral, a mo-de-obra ocupada, expressa em equivalente tempo inteiro (1 ETI = 2 200 horas), superior nas exploraes biolgicas. Os rendimentos do trabalho, medidos por ETI, so sempre superiores neste tipo de exploraes, excepto na Sua, onde so ligeiramente inferiores (-6%), apesar da sua importncia em valor absoluto (11% superiores aos da Alemanha, 55% superiores aos da Dinamarca). Outros estudos revelam que a agricultura biolgica requer mais mo-de-obra devido, principalmente, s tarefas manuais e mecnicas indispensveis s culturas. A preparao dos produtos para venda na explorao ou no mercado exige tambm mais trabalho nas exploraes biolgicas.

54 Fonte: Patrick Hau e Alain Joaris, Lagriculture biologique, (Eurostat). 55 Padel S., Lampkin N., 1994. Farm-level performance of Organic Farming Systems, em Lampkin N., Padel S. (eds): The economics of organic farming. An international perspective, CAB International, Wallingford.

Variveis biolgica Nmero de exploraes SAU (ha) Nmero de ETI Rendimentos do trabalho (em ECU/ETI) 36 28 1,75 8 527

Dinamarca (1988) tradicional 29 0,99 6 903 97 175 124 biolgica/ tradicional (%)

Alemanha (19921993) biolgica 101 35 1,75 11 909 tradicional 444 35 1,56 11 258 100 112 106 biolgica/ tradicional (%)

Sua (19891991) biolgica 34 15 2,45 13 191 tradicional 34 15 2,03 14 046 100 121 94 biolgica/ tradicional (%)

A agricultura biolgica 2 5

Anexos
Anexo A Anexos tcnicos do Regulamento (CEE) n. 2092/91
Anexo I. Princpios de produo biolgica nas exploraes
A.Vegetais e produtos vegetais B.Animais e produtos animais das seguintes espcies: bovinos (incluindo as espcies bubalus e bison), sunos, ovinos, caprinos, equdeos e aves de capoeira C.Apicultura e produtos da apicultura

Anexo IV. Dados da noticao da actividade autoridade competente Anexo V.


A.Indicao de conformidade com o regime de controlo B.Logotipo comunitrio e manual grco

Anexo II. Produtos que podem ser utilizados na agricultura biolgica


A.Fertilizantes e correctivos do solo B.Produtos tossanitrios C.Matrias-primas convencionais para a alimentao animal D.Aditivos para a alimentao animal, certas substncias utilizadas na alimentao dos animais (Directiva 82/471/CEE) e auxiliares tecnolgicos utilizados nos alimentos para animais E. Produtos autorizados para limpeza e desinfeco dos locais e instalaes de pecuria (por exemplo, equipamentos e utenslios) F. Outros produtos

Anexo VI. Transformao de produtos agrcolas obtidos pelo modo de produo biolgico e preparao de gneros alimentcios
A.Ingredientes de origem no agrcola autorizados B.Auxiliares tecnolgicos e outros produtos susceptveis de ser utilizados durante a transformao C.Ingredientes de origem agrcola convencional autorizados

Anexo VII.
Produo animal biolgica. Quadro de orientao relativo ao nmero de animais por hectare equivalente norma de estrumao de 170 kg de azoto por hectare

Anexo VIII.
Produo animal biolgica. Superfcies mnimas interiores e exteriores e outras caractersticas do alojamento para as diferentes espcies e tipos de produo

Anexo III. Exigncias mnimas de controlo e medidas de precauo previstas no mbito do regime de controlo a que se referem os artigos 8 e 9
A.Exploraes agrcolas B.Unidades de preparao (transformao, acondicionamento, rotulagem) C.Importadores de produtos obtidos pelo modo de produo biolgico

2 6 A nexos

Anexo B Lista dos pases cujos produtos de origem agrcola biolgica so importados na Unio Europeia
Processo previsto no n. 1 do artigo 11
Argentina Austrlia Hungria Israel Repblica Checa Sua

Processo previsto no n. 6 do artigo 11


frica do Sul Arbia Saudita Belize Birmnia Bolvia Bsnia - Herzegovina Brasil Bulgria Burquina Faso Cabo Verde Camares Canad Chile China Chipre Colmbia Comores Costa do Marm Costa Rica Crocia Cuba Egipto Equador Eslovquia Estados Unidos Etipia Filipinas Gabo Gmbia Gana Guatemala Guin Guiana Honduras ndia Indonsia Jamaica

Japo Jugoslvia Madagscar Malavi Marrocos Maurcia Mayotte Mxico Nambia Nepal Nicargua Nova Zelndia Papusia Nova Guin Paquisto Paraguai Peru Polnia Qunia Repblica Dominicana Repblica Checa Romnia Rssia Salvador Seicheles Srvia Sri Lanca Tailndia Togo Tonga Tunsia Turquia Uganda Ucrnia Uruguai Vanuatu Vietname Zmbia Zimbabu

A agricultura biolgica 2 7

Anexo C As diferentes verses do logotipo comunitrio

Comisso Europeia

A agricultura biolgica

Luxemburgo: Servio das Publicaes Ociais da Comunidades Europeias 2000 28 p. 21.0 x 29.7 cm ISBN 92-894-0367-5

3 KF-32-00-912-PT-C

Comisso Europeia Direco-Geral da Agricultura

SERVIO DAS PUBLICAES OFICIAIS DAS COMUNIDADES EUROPEIAS L 2985 Luxembourg

You might also like