You are on page 1of 8

Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro

XLIV CONCURSO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA DE CARREIRA

CADERNO DE PROVA
SEGUNDA ETAPA PROVA DISCURSIVA 02/12/2012
1

TODAS AS RESPOSTAS DEVERO SER FUNDAMENTADAS, UTILIZADOS APENAS OS ESPAOS RESPECTIVOS.

DIREITO CIVIL 1 QUESTO (VALOR 0,40): Julio, profissional liberal com renda e futuro incertos, celebrou contrato de seguro de vida em que indicou seus dois filhos como beneficirios. Seis meses aps firmar o contrato, e desgostoso com a descoberta de grave molstia, resolveu suicidar-se, para desespero de todos. Est a seguradora obrigada a pagar o seguro? Responda apontando os dispositivos legais eventualmente aplicveis. 2 QUESTO (VALOR 0,40): Um nibus da empresa Urbanil trafegava pela Avenida Lucio Costa, quando uma van, avanando o sinal, colidiu violentamente em sua lateral. No acidente, feriram-se quatro passageiros do nibus, alm do motorista da van e dois de seus respectivos passageiros. Discorra sobre a responsabilidade da empresa Urbanil em face de cada um dos feridos, a includos seus passageiros, o motorista da Van e os passageiros da mesma. DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 QUESTO (VALOR 0,40): Tcio props ao de cobrana em face de Caio afirmando ter-lhe emprestado R$ 5.000,00 em dinheiro, importncia que, segundo o acordo, j deveria ter sido paga. Do episdio no houve testemunhas, mas fato que a contestao reconhece o emprstimo, ressaltando, porm, que conforme combinado o pagamento somente deveria ocorrer dentro de seis meses. Em rplica nega veementemente o autor esta verso, garantindo que o vencimento ocorreu em dia anterior propositura da ao. Ademais, seria nus do ru a prova do fato por ele alegado. Intimado para prestar depoimento pessoal, reiterou o ru, na respectiva audincia, o que j constava de sua defesa: devedor, mas no est obrigado a pagar naquele momento. No havendo outras provas nos autos, como voc julgaria a causa? Responda indicando os dispositivos legais pertinentes. 2 QUESTO (VALOR 0,40): Caio era proprietrio de certo lote de terreno em Terespolis. Sem ir ao local com frequncia, foi surpreendido com a constatao de que terceiro, falsificando seus documentos, logrou alienar o imvel a Simplcio, que nele chegou a erguer uma pequena casa de dois cmodos. Imediatamente procurou um advogado, que props em face do adquirente ao reivindicatria, distribuda em 3/6/2012. Citado em 15/10/2012, sustentou o ru preliminar de ilegitimidade passiva, vez que o imvel fora revendido no dia 23/8/2012 a Tcio, a quem transferiu a posse na mesma data. Decida a preliminar justificadamente, indicando os fundamentos legais pertinentes, se houver.

DIREITO DO CONSUMIDOR 1 QUESTO (VALOR 0,40): Maria, modesta costureira do interior, adquire da empresa fabricante uma mquina de costura, para a realizao de trabalho em prol de sua sobrevivncia e de sua famlia. Pode Maria ser considerada consumidora, para o fim de aplicao, em seu favor, das normas do CDC em demanda ajuizada em face da referida empresa? Responda, fundamentadamente, abordando, brevemente, as teorias acerca do conceito de consumidor. 2 QUESTO (VALOR 0,40): Jos, interessado em comprar aparelho de telefonia celular, consulta o site ESCAMBOLIVRE.COM, onde descobre o produto que deseja, anunciado por terceiro. Adquire, ento, o aparelho, atravs do referido site, pagando o respectivo preo, mais o frete, com carto de crdito. Decorrido em muito o prazo previsto, o produto no entregue. Jos, apesar de insistentes tentativas, no consegue nenhum contato com o vendedor atravs dos meios de comunicao fornecidos. Percebendo que foi vtima de fraude praticada pelo suposto vendedor, Jos ajuza ao em face da empresa mantenedora do site ESCAMBOLIVRE.COM. A empresa, em sua contestao, argumenta que no pode ser responsabilizada civilmente, por ser mera intermediria do negcio. Observa que o site indica, claramente, em texto constante dos Termos e Condies Gerais de Uso do site, que a responsabilidade exclusiva dos particulares que l anunciam seus produtos. Pergunta-se: A empresa mantenedora do site pode ser responsabilizada civilmente pelos danos sofridos por Jos? Responda fundamentadamente.

DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE 1 QUESTO (VALOR 0,40): Em uma Comarca de juzo nico, o Promotor de Justia, preocupado com muitos menores que perambulam e bebem pelas ruas noite, requereu ao Juiz de Direito a expedio de portaria visando ao recolhimento de crianas e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsveis, aps as 22 horas, ou na companhia de adultos que estejam consumindo bebidas alcolicas. Como o candidato decidiria tal pleito luz do Estatuto da Criana e do Adolescente? 2 QUESTO (VALOR 0,40): possvel o restabelecimento do poder familiar, perdido por deciso judicial?

DIREITO PENAL 1 QUESTO (VALOR 0,40): JOO e JOS, maiores de 18 anos e com plena capacidade de entendimento e de determinao em face de comportamentos ilcitos, ajustaram a prtica de crime patrimonial, tendo, para tanto, JOO adquirido legalmente uma arma de fogo. Caminhando, ambos, por via pblica, observaram a aproximao de Carlos e Pedro, que conversavam descontraidamente, ocasio em que JOO direcionou o revlver para Carlos e Pedro, determinando que no esboassem qualquer reao, seno atiraria. Inertes, as vtimas assistem JOS subtrair do bolso da camisa de Carlos um aparelho de telefonia mvel (celular), repassando-o, imediatamente, a JOO e guardando consigo a carteira contendo dinheiro e documentos subtrada do bolso da cala de Pedro. Neste momento, JOO percebeu a aproximao de uma viatura policial e ps-se a correr, logrando fugir na posse do celular 3

de Carlos. JOS no teve chance de fuga, sendo detido em flagrante e, em seu poder, recuperado integralmente o bem subtrado de Pedro. Como JOS no identificou o seu comparsa para as autoridades, somente ele veio a ser denunciado pelo Ministrio Pblico como incurso nas sanes do art. 157, 2, incisos I e II, do Cdigo Penal, na forma do art. 70 do mesmo diploma legal. Regularmente processado, o feito chega fase da audincia de instruo e julgamento, tendo o rgo ministerial, em alegaes orais, pugnando pela condenao de JOS nos exatos termos em que denunciado. Por sua vez, a defesa tcnica de JOS sustentou: a) Que o ru, muito embora no tenha negado o fato imputado na denncia, deve ser condenado por crime de furto e no por crime de roubo, haja vista que no portava a arma de fogo e nem dirigiu palavras ameaadoras s vtimas, limitando-se a pegar os bens. b) Caso venha a ser condenado por crime de roubo, que seja afastada a causa especial de aumento de pena prevista no inciso I do 2 do art. 157 do CP, porquanto a arma empregada para ameaar as vtimas no foi apreendida, no se podendo afirmar que possusse capacidade lesiva, tendo em vista que no foi periciada. c) Mesmo que se reconhea as duas causas especiais de aumento de pena descritas na denncia, o aumento dever ser pela frao mnima, ou seja, 1/3 (um tero). d) Finalmente, que JOS cometeu um nico crime, no cabendo falar em concurso formal de delitos. Na condio de juiz e considerando os aspectos doutrinrios e, notadamente, os precedentes jurisprudenciais dos colendos Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justia sobre as questes aventadas pelas partes, como as enfrentaria? 2 QUESTO (VALOR 0,40): No caso de o julgador utilizar para fixao da pena base em condenao pelo crime do art. 33 da Lei n 11343/2006, a quantidade e natureza do(s) entorpecente(s) apreendido(s), poder, tambm, considerar tais aspectos ou fatores para, se for o caso e as condies do agente criminoso o permitirem, valorar o grau de reduo da pena nos termos do pargrafo 4 do referido dispositivo legal? DIREITO PROCESSUAL PENAL 1 QUESTO (VALOR 0,40): Crime de leso corporal simples ocorrido em 20.01.2008. A denncia foi recebida em 16.01.2012, sendo determinada a citao do acusado para responder acusao no prazo legal. Na resposta a defesa alegou uma excludente de ilicitude. Em 15.02.2012, o juiz, no acatando esta tese defensiva, designou audincia de instruo e julgamento. A defesa atravessou petio requerendo a extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva, ao argumento de que deve ocorrer um novo recebimento da pea exordial. Assiste-lhe razo? 2 QUESTO (VALOR 0,40): Aps citado o acusado por edital, o juiz suspendeu o processo e o curso da prescrio. A defesa requereu fosse afastada a suspenso do lapso prescricional ao argumento de que o art. 396, do CPP, em seu pargrafo nico, teria revogado tacitamente o art. 366. Assiste-lhe razo?

DIREITO CONSTITUCIONAL 1 QUESTO (VALOR 0,40): O advogado de ru condenado e cumprindo pena por crime hediondo requereu ao Juiz da Vara de Execues Penais competente, o benefcio de progresso de regime, instruindo o pedido com o decidido pelo STF, que reconheceu a inconstitucionalidade do 1 do artigo 2o da Lei 8.072/1990, que proibia a progresso de regime de cumprimento de pena naqueles crimes. Ouvido o MP, opinou o mesmo pelo indeferimento do requerimento, com base no art. 52, X, da Constituio Federal, vez que o Senado Federal no havia, at a presente data, determinado a suspenso daquele texto de lei reconhecido como inconstitucional. Considerando que o STF, realmente e pelo decidido no HC 82959/SP (publicado no DJU de 1.9.2006) decidiu pela inconstitucionalidade deste artigo da lei de crimes hediondos, como consta do pedido, como voc decidiria este requerimento? 2 QUESTO (VALOR 0,40): Seria correto afirmar que as smulas vinculantes (art. 103-A, da Constituio Federal/88) s podem ter origem ao longo do processo de controle concentrado de constitucionalidade da lei pelo STF? Justifique. DIREITO ELEITORAL 1 QUESTO (VALOR 0,40): Parecer do Tribunal de Contas do Estado, no sentido da rejeio das contas de prefeito municipal, gera a inelegibilidade prevista no art. 1, I, g, da Lei Complementar n 64, de 18/05/1990? E deciso do Tribunal de Contas da Unio, tambm rejeitando contas de prefeito municipal? Lei complementar n 64, de 18 de maio de 1990, com a redao dada pela Lei Complementar n 135, de 4 de junho de 2010 Art. 1. So inelegveis: I - para qualquer cargo: .................................................................... g) os que tiverem suas contas relativas ao exerccio de cargos ou funes pblicas rejeitadas por irregularidade insanvel que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por deciso irrecorrvel do rgo competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judicirio, para as eleies que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da deciso, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituio Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem excluso de mandatrios que houverem agido nessa condio; DIREITO EMPRESARIAL 1 QUESTO (VALOR 0,40): A Representaes de Papis Ltda, com sede nesta cidade, notificada por B Celulose S/A, dando conta da extino do contrato firmado entre as partes, em maio de 1988, que vigorava por prazo indeterminado. Na oportunidade, foi esclarecido que a partir do recebimento da referida notificao, novos negcios em nome da notificante, no poderiam ser realizados, pois esta passaria a operar diretamente com os clientes os respectivos pedidos. Inconformada, A prope ao em face de B, onde sustenta que fez grandes investimentos no interesse desta ltima, no deu causa extino do contrato, cujos negcios dele oriundos representavam 80% do seu faturamento, no tendo sido observado o prazo legal para que a 5

notificao pudesse surtir o efeito pretendido. Alm disso, a cessao abrupta da atividade desenvolvida acarretara danos materiais e morais que pretendia ver indenizados. O candidato dever esclarecer a disciplina legal a ser adotada, comentando as peculiaridades do contrato e o alegado direito indenizao. 2 QUESTO (VALOR 0,40): Pedro emitiu em favor de Joo, em garantia de emprstimo, uma nota promissria em branco, sendo ajuizada, em 10 de abril de 2011, uma execuo por ttulo extrajudicial para cobrana do valor de R$ 30.000,00, nela indicado. Contratou um advogado para defend-lo, tendo este ltimo, ao examinar os autos em cartrio, verificado que o ttulo continha duas datas de vencimento, a saber: 1 de abril de 2008 e 10 de abril de 2008, sendo a data mais antiga, lanada a mo, no ttulo, seguida de parntesis dentro do qual constou, por extenso, - primeiro de abril de dois mil e oitoenquanto que a data mais recente fora lanada por meio mecnico, a exemplo das demais informaes constantes do ttulo, a saber, o valor e o nome do favorecido. O ttulo em questo pode ser exigido por via de execuo? qual o termo inicial da contagem do prazo prescricional ? possvel aplicar o artigo 126 do CPC?

DIREITO TRIBUTRIO 1 QUESTO (VALOR 0,40): Jos da Silva proprietrio de um imvel residencial na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em sua configurao original, dito imvel era de dois pavimentos, sendo certo que Jos sempre quitou o IPTU devido, lanado anualmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro, rigorosamente em dia. Em 2008, desejando ampliar a rea til do imvel, Jos construiu um 3 andar. A contruo foi precedida do regular pedido de licena de obras na prefeitura, das devidas comunicaes Secretaria de Urbanismo e demais providncias administrativas necessrias cientificar a administrao publica municipal acerca do aumento da rea til. Em 2011,novamente desejando ampliar a rea til do imvel, Jos construiu um 4 andar. Desta vez, no entanto, no deu entrada no pedido de licena de obras, tampouco fez qualquer comunicao aos rgos municipais competentes. Em 2012, Jos recebeu lanamentos complementares do IPTU de 2008 e 2011, referentes respectivamente, s reas dos 3 e 4 pavimentos. Na sua opinio, procede a reviso do lanamento? Responda fundamentadamente.

2 QUESTO (VALOR 0,40): Recentemente o STF proclamou a inconstitucionalidade de inmeros benefcios fiscais institudos sem respaldo do CONFAZ. Na sua opinio, quais os efeitos concretos destas decises para os contribuintes que, individualmente, se valeram das normas estaduais, ento constitucionais, para estruturar seus negcios? Responda fundamentadamente, no deixando de abordar a questo do eventual cabimento de sanes.

DIREITO AMBIENTAL 1 QUESTO (VALOR 0,40): A gua um bem comum do povo e um recurso natural limitado e mensurado economicamente, mediante retribuio financeira que pode possibilitar, dentre outros, a recuperao dos investimentos necessrios a sua captao, conservao, recuperao de suas qualidades bsicas e distribuio. Com base nessas premissas fale sobre a captao de pouca quantidade de gua por particulares, em reas privadas, em poos artesianos e a possibilidade de cobrana diretamente pelo poder pblico ou por seus delegatrios. 2 QUESTO (VALOR 0,40): Consideram-se agrotxicos e afins: a) os produtos e agentes de processos fsicos, qumicos ou biolgicos, destinados ao uso nos setores de produo, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrcolas, nas pastagens, na proteo de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e tambm de ambientes urbanos, hdricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composio da flora ou da fauna, a fim de preserv-las da ao danosa de seres vivos considerados nocivos; b) substncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. Fale sobre o registro de agrotxico, abordando o conceito, competncia para o registro, avaliao tcnico-cientfica, rotulagem e impugnao.

DIREITO ADMINISTRATIVO 1 QUESTO (VALOR 0,40): Joo Manoel ingressa no servio pblico, aps aprovao em concurso, para os quadros de professor de nvel mdio do Estado. O Estatuto do Servidor do Estado, ao tempo da posse e exerccio das atividades por Joo Manoel, previa o adicional por tempo de servio, no equivalente a 5% dos vencimentos a cada trs anos de exerccio. Passados quatorze anos da posse de Joo Manoel, entra em vigor nova lei, regulando o tema, e estabelecendo adicional de 1% dos vencimentos a cada trs anos. O Estado continua aplicando a lei antiga para os servidores que ingressaram ao tempo desta, vindo, seis anos aps, a mudar sua orientao, aplicando a nova legislao para todos, respeitando apenas as incorporaes no tempo em que a lei antiga vigia. Inconformado, Joo Manoel ajuza demanda postulando o direito adquirido lei do tempo do ingresso, somada legtima expectativa de continuar percebendo o adicional naquela forma, diante da conduta do Estado. Sendo voc o juiz da causa, como decidiria?

2 QUESTO (VALOR 0,40): Aps a classificao das propostas para aquisio de 300 (trezentos) carros para a Polcia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, com a devida homologao, em licitao que teve curso sem incidentes, o Estado do Rio de Janeiro, na vspera de assinar o contrato de compra, recebe a doao de 300 (trezentos) carros, com igual padronagem, de montadora que aqui se instalou.Diante deste fato, o Estado revoga a licitao. Inconformada, a empresa vencedora ajuza ao objetivando a celebrao do contrato ou perdas e danos. Vindo os autos para voc sentenciar, ciente de que os interessados se manifestaram, incluindo o M.P., como decidiria? 7

NOES GERAIS DE DIREITO E FORMAO HUMANSTICA 1 QUESTO (VALOR 0,40): Jos, beneficirio de justia gratuita, intentou lide de obrigao de fazer e cobrana em face do Estado e do Municpio do Rio de Janeiro, postulando, por quadro de doena rara e degenerativa, o fornecimento dirio de medicamento importado ao custo unitrio de R$ 10.000,00 (dez mil reais), o nico eficaz, e de uso permanente. Nas contestaes, os entes pblicos alegaram falta de recursos, em paralelo grande massa de pessoas necessitadas em termos de sade. Voc, juiz(a), decida a questo, sem o rigor de forma processual. 2 QUESTO (VALOR 0,40): Discorra sobre a exploso de demandas, na realidade brasileira atual, no cotejo da Constituio Federal de 1988 e as medidas de mitigao do quadro.

BOA SORTE...

You might also like