You are on page 1of 3

Conhea algumas orientaes a ser seguidas, que propiciam a sade vocal, em especial aqueles que trabalham com a voz:

Manter a postura correta enquanto se trabalha com a voz, alinhando o eixo cabeapescoo e costas de forma relaxada. Realizar o aquecimento e desaquecimento vocal antes e aps os esforos vocais, atravs dos exerccios aprendidos nas sesses de Tcnica Vocal. Manter o aparelho fonador hidratado, bebendo uma mdia de 2 litros de gua por dia, em temperatura ambiente. Ter uma alimentao saudvel, rica em alimentos leves e de fcil digesto (frutas, legumes, vegetais, peixe, frango). Ingerir frutas ctricas ou o sumo destas frutas, que auxiliam a absoro do excesso de secrees bem como a ma que tem propriedades adstringentes. Fazer repouso vocal aps o uso intensivo da voz. Relaxar e trabalhar o controle emocional, atravs de tcnicas especficas etc. Praticar exerccio fsico regularmente, como natao, ciclismo, aerbica, etc. (respirao e alongamento dos msculos). Sempre que possvel, respirar pelo nariz. Aprender a ouvir a prpria qualidade vocal, de forma que reconhea o esforo vocal e as tenses desnecessrias e conseguir assim evit-las. Dormir 8 horas por noite e repousar nos perodos de maior trabalho vocal. Em caso de sintomas ou dificuldades a nvel vocal, consultar um Otorrinolaringologista ou um orientador de Tcnica Vocal. Alm de seguir tais orientaes, sugere-se que evite determinadas situaes: Evitar freqentar ambientes ruidosos, antes e depois do esforo vocal. Evitar a permanncia em ambientes refrigerados ou aquecidos por ar condicionado, devido retirar a umidade do ar destes ambientes. Evitar ambientes com poeiras, mofo ou cheiros fortes e irritantes.

Evitar tossir ou pigarrear, j que favorecem o atrito nas cordas vocais; optar por engolir saliva ou beber gua. Evitar usar a voz em excesso aps ingesto de grandes quantidades de aspirina, calmantes ou diurticos, devido ressecar a mucosa. Evitar alimentos pesados, muito condimentados ou gordurosos antes de deitar, evitando o refluxo gastroesofgico. Evitar tambm estes alimentos antes do esforo vocal. Evitar esforos vocais durante o perodo pr-menstrual, j que as alteraes hormonais facilitam o desenvolvimento de disfonias. Moderar o consumo de caf, ch preto e bebidas com gs, entre outras bebidas irritantes. Evitar o consumo de leite e derivados antes de intensa atividade vocal, pois aumentam a secreo de muco no trato vocal. Evitar as roupas apertadas junto ao pescoo e cintura (golas altas, cintos apertados, calas ou saias muito justas) e sapatos de salto alto. Evitar falar enquanto se faz exerccio fsico. Certas atitudes so consideradas extremamente proibidas, quando se refere a sade vocal. Conhea algumas delas: Proibido fumar, o cigarro inimigo de quem trabalha com a voz. Nunca fazer esforo vocal ou cantar quando no se apresentam boas condies de sade, principalmente estados gripais ou crises alrgicas. Nunca expor o aparelho fonador a choques trmicos, como mudanas bruscas da temperatura do ar e alimentos ou bebidas geladas ou muito quentes. Evitar locais poludos com fumaas. Nunca tomar medicamentos por conta prpria; o uso de pastilhas, sprays ou anestsicos sem orientao mdica pode agravar os sintomas e ter graves conseqncias em longo prazo. Evitar ingerir chs e infuses de efeito desconhecido, pois nem sempre resolvem o problema e podem acabar por irritar ou ressecar as mucosas. No utilizar o lcool ou qualquer outro tipo de drogas como desinibidores, pois ressecam e anestesiam a garganta, provocando abusos vocais.

Evitar gritar, falar muito alto ou sussurrar devido forar o atrito exagerado das cordas vocais. No trabalhar a voz ou ensaiar por mais de uma hora sem descanso, entre outros.

You might also like