You are on page 1of 5

Garcez, Luclia Helena do Carmo. (2008) Tcnica de redao o que preciso saber para bem escrever. 2 edio/2tiragem.

m. So Paulo: Martins Fontes.


150 pp. ISBN: 85-336-2038-1

Resenhado por Joana M. Eleutrio UnB Braslia.


Setembro 16, 2008 Escrevo para tentar entender o que penso sobre as coisas. Martha Medeiros J na introduo do livro Tcnica de Redao, a professora Luclia Garcez, enfatiza a importncia da atividade de produo de textos para a vida escolar e profissional. A autora nos fala sobre o quadro bastante desalentador observado em seu cotidiano docente em relao postura e s atitudes de alunos, e mesmo de adultos j formados, frente escrita, ou ao fundamental exerccio de produo de textos. Esse quadro mostrava-lhe uma situao muito diferente de qualquer idealizao do trabalho com a escrita na escola. Isso preocupou a educadora Luclia Garcez e transformou-se na principal motivao para que ela decidisse escrever esse livro. E a autora assim define a produo de textos:
A produo de textos uma forma de reorganizao do pensamento e do interior da pessoa. A escrita no apenas uma oportunidade para que a pessoa mostre, comunique o que sabe, mas tambm para que descubra o que , o que pensa, o que quer e o que acredita (p.9).

Luclia Garcez, partindo de sua experincia como pessoa que escreve, acredita que para ensinar a escrever necessrio viver intensamente o desafio da prpria escrita. Creio que algo semelhante paixo, que defendo como fundamental ao processo de escrever e, principalmente, ao processo de ensinar a escrever. E a autora nos confidencia na introduo do livro: a interao verbal e as relaes coletivas e sociais constitutivas do jogo da linguagem, como elementos fundamentais que se conjugam na construo da lngua, exercem sobre mim um fascnio que d sentido existncia. De maneira semelhante e, seguramente, em contextos muito diferentes, sinto-me inexoravelmente apaixonada pelo tema. Desde meu segundo ano do antigo curso primrio, isso foi ficando claro para mim, na

http://edrev.asu.edu/reviews/revp66

medida que eu experimentava a sensao de ser mais sujeito, a cada pequena redao que eu fazia. Naquele espao, sentia-me verdadeiramente dona do meu pensamento e da minha voz, onde eu sofria o menor grau de interferncia do adulto em minha maneira de ver e de dizer o mundo que me cercava. Assim, aventurar-me na leitura da Tcnica de Redao de Garcez foi um desafio extremamente prazeroso. E, passear pelos oito captulos do livro foi uma viagem enriquecedora e gratificante. Como na contra-capa do livro, eu assinaria em baixo das palavras de Lgia Cademartori e afirmaria que Tcnica de Redao tem presena marcada, pelas suas peculariedades, entre os livros que tratam do assunto. Desvelando os mitos relacionados ao ato de escrever e focalizando a redao a partir do sujeito que a escreve, Luclia Garcez prope a mudana de atitude do eventual leitor de seu livro em relao escrita. Ao desconstruir idias equivocadas de que escrever bem requer talento (que de poucos), a autora mostra-nos que um texto de boa qualidade pressupe muito exerccio e reflexo e, conseqentemente, a necessria intimidade com a linguagem. Pelo menos para as necessidades prticas, o que ela nos diz textualmente. Traduzindo conceitos to complexos para a linguagem informal e em um tom de cativante conversa sobre o universo lingstico, como tambm nos diz Cademartori, a autora leva o leitor que percorre os captulos de seu livro, a conhecer a natureza e as exigncias da escrita e, naturalmente, a pratic-la de forma mais enriquecedora e lcida . Inicialmente, desconstruindo alguns mitos freqentes e devastadores em relao escrita e defendendo o rduo e fundamental trabalho, incompatvel com a preguia, a autora nos traz o poema O lutador de Carlos Drummond de Andrade, como o modelo de escritor, que apesar de famoso e talentoso, tambm enfrentava dificuldades na hora de escrever: Escrever bem o resultado de um percurso constitudo de muita prtica, muita reflexo e de muita leitura (p. 6). Em um tpico especial, a autora ainda nos diz que: Escrever uma prtica que se articula com a leitura, porque pela leitura que assimilamos as estruturas prprias da lngua escrita (p. 6). Nesse captulo dos mitos, a autora nos traz algumas afirmaes sobre o que e sobre a importncia da prtica da escrita no exerccio das prticas sociais do nosso atual mundo moderno. Luclia Garcez, em uma palestra no ano de 1999 no Centro de Informaes e Biblioteca de Educao (CIBEC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), j defendia a democratizao do direito leitura, no apenas como correspondncia entre sons e letras, mas como forma real de conhecimento, interpretao e compreenso do mundo e do ser humano (Garcez,1999). Quase dez anos depois em seu atualssimo Redao Tcnica , a autora vem nos dizer que: ....a leitura imprescindvel para que o redator chegue a apresentar um bom desempenho,
pois ela oferece oportunidades de contato intenso com as infinitas possibilidades da lngua, com os diversos gneros e tipos de texto e com as informaes e idias que circulam no nosso universo (p.10).

Neste ponto do livro, Luclia Garcez nos traz uma reflexo sobre o atual valor social da escrita, que muito pertinente com sua postura diante do ensino redacional e da sua prtica cotidiana.
A escrita muito necessria no mundo moderno, uma vez que as prticas sociais que estruturam as nossas organizaes contemporneas so mediadas por textos escritos. Dependemos da escrita para existir efetivamente e atuar no mundo (p.10).

Desta maneira, a autora vai ajudando-nos a construir um outro olhar sobre o nosso prprio processo de produo de textos. Buscando o caminho do meio, Luclia equilibra seu texto para atender os gostos e as necessidades de cada tipo de leitor. Assim, para quem se preocupa com a argumentao textual coerente, coesa e bem fundamentada, a autora nos traz reflexes e informaes que nos lembram o maravilhoso livro Redao Inquieta, de

Tcnica de Redao

Gustavo Bernardo (1988). J para os que preferem as regras e mesmo as famosas dicas, ela o faz com maestria e competncia no ficando nada a dever aos mais tradicionais manuais de redao ou mesmo a best-sellers, como os de Dad Squarisi, que recentemente lanou o livro Escrever Melhor - Guia para Passar os Textos a Limpo, em parceria com Arlete Salvador. Assim, Luclia Garcez nos ajuda a distinguir a diferena entre os diversos gneros e tipos textuais, trazendo-nos alguns roteiros e propostas de exerccios redacionais, sugerindo o uso de estratgias tpicas para o trabalho pessoal e individual com a redao. muito interessante e pertinente a observao que a autora faz sobre a leitura no sentido freiriano: Envolve especificamente elementos da linguagem, mas tambm os da experincia de vida dos indivduos (p. 23).Tudo isso nos autoriza a afirmar que, como disse Paulo Freire (2001): a leitura de mundo realmente precede a leitura do texto escrito.
O processo de aprendizagem na alfabetizao de adultos est envolvido com a prtica de ler e de interpretar o que lem, de escrever, de contar, de aumentar os conhecimentos que j tm, o de conhecer o que ainda no conheceu, para melhor interpretar o que conhece na realidade (Freire, 2001, p. 48).

O alfabetizando de qualquer idade passa por um processo semelhante e que fundamental para o seu sucesso nesse empreendimento to especfico. Inicialmente, antes de o conduzirmos na aventura de decifrar os smbolos e os sentidos da escrita, ele precisa ser bem alfabetizado no processo de leitura de mundo. Podemos observar que se os adultos, que vo atuar como alfabetizadores , mas que no passaram por semelhante processo ainda meninos, no estaro aptos para ajudar seus discpulos a darem o necessrio e fundamental salto, da leitura de mundo para a leitura da palavra. E os seus alfabetizandos tambm tero muitas dificuldades e falhas no processo de leitura e decodificao dos smbolos e signos, que a escrita e a vida lhe apresentarem. Portanto, uma pessoa com tal defasagem, no estar pronta para iniciar-se no processo de leitura da escrita, ou seja, para ser alfabetizada no contexto da educao formal da escola, que representar para ela um desafio quase intransponvel. A escola e os professores devero estar preparados para ajudar esse tipo de aluno a dar o necessrio e imprescindvel passo inicial para o processo de produo de seus textos. O grande desafio, portanto, transformao dos estudantes em verdadeiros leitores e, portanto, tambm em verdadeiros sujeitos de suas redaes. O livro, como j foi dito, composto de oito captulos: Os mitos que cercam o ato de escrever; Como escrevemos; A qualidade da Leitura; Da leitura para a escrita; Decises preliminares sobre o texto a produzir; A ordem das idias; O entrelaamento das idias e A reescrita de textos. Sem se descuidar de nos chamar a ateno para a importncia dos elementos textuais que caracterizam um texto de qualidade, Luclia tem uma maneira especial de nos trazer as famosas dicas de redao. Afinal, o exerccio que ela prope a cada leitor que ele esteja interessado em melhorar a prpria redao, visando transform-los em redatores competentes e, fundamentalmente, em sujeitos da prpria fala. A autora extremamente cuidadosa ao nos apresentar suas dicas, como no exemplo do quadro a seguir, cujo foco a ortografia:

Leia muito, namore as palavras. Leia prestando ateno na grafia. Soletre, separe as slabas das palavras novas. Faa palavras cruzadas nas horas vagas. Consulte o dicionrio sempre que tiver dvida. Pea a algum professor para diagnosticar suas dificuldades. Focalize sua ateno nos pontos em que ainda tem problema. Duvide sempre da grafia das slabas complexas. (Garcez, 2008, p.139)

http://edrev.asu.edu/reviews/revp66

Assim, no ltimo captulo A reescrita de textos, Luclia Garcez aborda pontos importantes, trazendo-nos as correspondentes dicas. E nesse captulo, com a discusso de aspectos to variados, podemos a passar a limpo o nosso texto porque vamos encontrar desde a questo da impessoalizao at regras de pontuao. No final do livro, Luclia Garcez nos traz uma espcie de posfcio, em uma Carta ao Leitor, quando ela nos diz que espera ter alcanado os objetivos de seu livro. Acredito que isso tenha acontecido. Porm, dentre outras coisas, a autora enfatiza: E preciso lembrar que o trabalho com a leitura e a escrita ininterrupto, vai continuar pela vida afora. O que significa que voc continuar crescendo sempre (p.143). E a, eu acrescentaria: o texto tambm continua crescendo, mesmo quando o autor o finaliza, porque as mltiplas leituras de leitores to diversos iro ampliando-lhe os sentidos e a significao. Como costumo dizer, nada do que eu escrevo tem uma verso final. Mas o tempo e o contexto exigem que, em certo momento, o nosso texto seja considerado como tal. Assim, concluo minha resenha, deixando em aberto muitos aspectos importantes do livro que ainda poderiam ou deveriam ser abordados. Com certeza, trata-se de um livro imprescindvel para professores que trabalham com redao e linguagem, em toda e qualquer disciplina. Vale conferir, portanto. Referncias:
Bernardo, Gustavo. (1988) Redao Inquieta. Rio de Janeiro: Globo. Garcez, Luclia (1999) Palestra no Centro de Informaes e Biblioteca de Educao (CIBEC),

do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Disponvel em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/138/138 Acesso em 23/06/2008. Squarisi, Dad & Salvador, Arlete (2008) Escrever Melhor - Guia Para Passar Os Textos A Limpo. So
Paulo: Contexto.. Freire, Paulo (2001) A importncia do ato de ler. So Paulo: Cortez..

Sobre a autora do livro: Luclia Garcez, professora, escritora e pesquisadora, mestre em Literatura pela UnB, doutora em Lingstica Aplicada pela PUC-SP, ex-coordenadora do programa Praler, Fundaescola-MEC, e autora do livro A Escrita e o Outro, dentre outros. Embora seja professora aposentada do Departamento de Lingstica, Lnguas Clssicas e Verncula do Instituto de Letras da Universidade de Braslia (UnB), ainda atua nos cursos de ps-graduao da Universidade. Sobre a autora da Resenha: Joana M. Eleutrio, atualmente no nono semestre, graduanda do Curso Letras/Portugus/UnB e estagiria da Embrapa Informao Tecnolgica como Revisora de textos do Projeto Agrofuturo. ainda autora do projeto colaborativo Overmundo (www.overmundo.com.br), onde tem ensaios, resenhas, contos e poesias publicadas. joaneleuterio@yahoo.com **** Resenhas Educativas/ Education Review publica resenhas de livros recm-lanados na Educao, abrangendo o conhecimento e a prtica em sua totalidade. Todas as informaes so avaliadas pelos editores: Editor para Espanhol e Portugus Gustavo E. Fischman Arizona State University Editor Geral (ingls) Gene V Glass

Tcnica de Redao

Arizona State University Editora de Resenhas Breves (ingls) Kate Corby Michigan State University As resenhas so arquivadas e sua publicao divulgada por meio da listserv (EDREV). Education Review um signatrio da Budapest Open Access Initiative.

You might also like