You are on page 1of 21

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA


Evoluo da administrao pblica no Brasil aps 1930; Reformas administrativas; A nova Gesto Pblica (GesPblica)

PROFESSOR ESTEVO AGUIAR


EMAIL: estevaogabrielsa@homail.com

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA (EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL APS 1930; REFORMAS ADMINISTRATIVAS; A NOVA GESTO PBLICA)
1. EVOLUO DA ADMINISTRAO PBLICA NO BRASIL APS 1930 A evoluo da administrao pblica em nosso pas passou por trs modelos diferentes: a administrao patrimonialista, a administrao burocrtica e a administrao gerencial. Essas modalidades surgiram sucessivamente ao longo do tempo, e no podemos afirmar que elas tenham sido definitivamente abandonadas.

1.1 Administrao Pblica Patrimonialista Na administrao pblica patrimonialista, prpria dos Estados absolutistas europeus do sculo XVIII, o aparelho do Estado a extenso do prprio poder do governante e os seus funcionrios so considerados como membros da nobreza. O patrimnio do Estado confunde-se com o patrimnio do soberano e os cargos so tidos como prebendas (ocupaes bastante lucrativas e de pouco trabalho). A corrupo e o nepotismo so inerentes a esse tipo de administrao.

1.2 Administrao Pblica Burocrtica A administrao pblica burocrtica surge para combater a corrupo e o nepotismo do modelo anterior. So princpios inerentes a este tipo de administrao a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a ideia de carreira pblica e a profissionalizao do servidor, consubstanciando a ideia de poder racional-legal. Os controles administrativos funcionam previamente, para evitar a corrupo. Existe uma desconfiana prvia dos administradores pblicos e dos cidados que procuram o Estado com seus pleitos. So sempre necessrios, por esta razo, controles rgidos em todos os processos, como na admisso de pessoal, nas contrataes do Poder Pblico e no atendimento s necessidades da populao. A administrao burocrtica, embora possua o grande mrito de ser efetiva no controle dos abusos, corre o risco de transformar o controle a ela inerente em um verdadeiro fim do Estado, e no um simples meio para atingir seus objetivos. Com 2

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

isso, a mquina administrativa volta-se para si mesmo, perdendo a noo de sua misso bsica, que servir sociedade. O seu grande problema, portanto, a possibilidade de se tornar ineficiente, autorreferente e incapaz de atender adequadamente os anseios dos cidados.

1.3 Administrao Pblica Gerencial Este modelo faz parte do paradigma ps-burocrtico, pois se apresenta como soluo para os problemas da burocracia. Prioriza-se a eficincia da Administrao, o aumento da qualidade dos servios e a reduo dos custos. Busca-se desenvolver uma cultura gerencial nas organizaes, com nfase nos resultados, e aumentar a governana do Estado, isto , a sua capacidade de gerenciar com efetividade. O cidado passa a ser visto com outros olhos, tornando-se pea essencial para o correto desempenho da atividade pblica, por ser considerado seu principal beneficirio, o cliente dos servios prestados pelo Estado. A administrao gerencial constitui um avano, mas sem romper em definitivo com a administrao burocrtica, pois no nega todos os seus mtodos e princpios. Na verdade, o gerencialismo apoia-se na burocracia, conservando seus preceitos bsicos, como a admisso de pessoal segundo critrios rgidos, a meritocracia na carreira pblica, as avaliaes de desempenho, o aperfeioamento profissional e um sistema de remunerao estruturado. A diferena reside na maneira como feito o controle, que passa a concentrar-se nos resultados, no mais nos processos em si, procurando-se, ainda, garantir a autonomia do servidor para atingir tais resultados, que sero verificados posteriormente. Aceita-se tambm uma maior participao da sociedade civil na prestao de servios que no sejam exclusivos de Estado. So as chamadas entidades paraestatais, que compem o terceiro setor, composto por entidades da sociedade civil de fins pblicos e no lucrativos, como as organizaes sociais e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIPs). Este setor passa a coexistir com o primeiro setor, que o Estado, e com o segundo setor, que o mercado. Na administrao gerencial, a noo de interesse pblico diferente da que existe no modelo burocrtico. A burocracia v o interesse pblico como o interesse do prprio Estado. A administrao pblica gerencial nega essa viso, identificando

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

este interesse com o dos cidados, passando os integrantes da sociedade a serem vistos como clientes dos servios pblicos. Atualmente, o modelo gerencial na Administrao Pblica vem cada vez mais se consolidando, com a mudana de estruturas organizacionais, o estabelecimento de metas a alcanar, a reduo da mquina estatal, a descentralizao dos servios pblicos, a criao das agncias reguladoras para zelar pela adequada prestao dos servios etc. O novo modelo prope-se a promover o aumento da qualidade e da eficincia dos servios oferecidos pelo Poder Pblico aos seus clientes: os cidados. Na administrao pblica gerencial a estratgia volta-se: para a definio precisa dos objetivos que o administrador pblico dever atingir em sua unidade, para a garantia de autonomia do administrador na gesto dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados disposio para que possa atingir os objetivos contratados, e para o controle ou cobrana posterior dos resultados.

A administrao pblica gerencial v o cidado como contribuinte de impostos e como cliente dos seus servios. Os resultados da ao do Estado so considerados bons no porque os processos administrativos esto controlados e so seguros, como quer a administrao pblica burocrtica, mas porque as necessidades do cidado-cliente esto sendo atendidas.

RESUMINDO: O paradigma gerencial contemporneo, fundamentado nos princpios da confiana e da descentralizao da deciso, exige formas flexveis de gesto, horizontalizao de estruturas, descentralizao de funes, incentivos

criatividade. Contrape-se ideologia do formalismo e do rigor tcnico da burocracia tradicional. avaliao sistemtica, recompensa pelo desempenho, e capacitao permanente, que j eram caractersticas da boa administrao burocrtica, acrescentam-se os princpios da orientao para o cidado-cliente, do controle por resultados, e da competio administrada.

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

Como isso cai na prova???


01.(CESPE/TCE-AC/2007) No plano administrativo, a administrao pblica burocrtica surgiu no sculo XVIII, com o incio do Iluminismo europeu. a Administrao pblica patrimonialista que surgiu no sc. XVIII, baseado nos modelos europeus. Gabarito: Errado.

02.(CESPE/TCE-AC/2007) A administrao pblica evoluiu por meio de trs modelos bsicos: assistencialista, burocrtico e gerencial. Os modelos basilares da Administrao Pblica so: patrimonialista, burocrtico e gerencial. Gabarito: Errado.

03.(CESPE/TCE-AC/2007) A administrao pblica burocrtica surgiu para se combaterem a corrupo e o nepotismo patrimonialista. Perfeito! Esse foi o principal objetivo do modelo burocrtico. Gabarito: Certo.

04.(CESPE/TCE-AC/2007) A administrao pblica gerencial, apesar de representar uma evoluo em relao ao modelo burocrtico, foi apenas uma transio de mtodos e tcnicas gerenciais, sem representar, de fato, uma nova viso do Estado e da administrao pblica. A administrao pblica gerencial veio propor mais eficincia maquina estatal. Contrapondo muitos pontos da gesto burocrtica, veio principalmente trazer uma nova viso do cidado, como cliente do Estado. Gabarito: Errado.

05.(CESPE/TCE-AC/2007) Na administrao pblica gerencial, a estratgia volta-se para a definio dos objetivos que o administrador pblico deve atingir em sua unidade, para a garantia da autonomia na gesto de recursos humanos, materiais e financeiros e para o controle e a cobrana a posteriori de resultados. Na administrao pblica gerencial, a principal diferena reside na maneira de como feito o controle, que passa a concentrar-se nos resultados, no mais nos processos em si, procurando-se, ainda, garantir a autonomia do servidor para atingir tais resultados, que sero verificados posteriormente. Gabarito: Certo.

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

06.(CESPE/TCE-AC/2007) O modelo burocrtico tradicional, privilegiado pelo sistema de direito administrativo brasileiro, facilita a transparncia administrativa e promove, desse modo, o controle social. O modelo que facilita o controle social o gerencial. Gabarito: Errado.

07.(CESPE/TCE-AC/2007) Aumentar a governana do Estado significa aumentar sua capacidade administrativa de gerenciar com efetividade e eficincia, voltando-se a ao dos servios do Estado para o atendimento ao cidado. Definio perfeita de governana. Gabarito: Certo.

08.(CESPE/AFPS/2003) Tendo em vista a soluo de problemas da administrao pblica brasileira, correto enfatizar alguns princpios, como a focalizao da ao no cidado, a flexibilizao administrativa, o controle social e a valorizao do servidor. A partir do modelo gerencial, o cidado passou a ser tratado com outros olhos. Agora, ele o cliente da administrao, aquele a ser servido. Alm disso, esse novo modelo vem contrapor a rigidez da burocracia, flexibilizando a gesto, e oportunizando um maior controle e a valorizao do pessoal. Gabarito: Certo.

09.(CESPE/TCE-AC/2007) O regime jurdico de direito pblico encontra-se fundado nos princpios da prevalncia do interesse pblico sobre o privado e o da indisponibilidade desse interesse pblico. No entanto, de acordo com uma concepo moderna do direito administrativo, de cunho gerencial, no se pode afirmar que o interesse pblico se confunde com o do Estado. No modelo gerencial, o cidado o maior beneficirio pelo desempenho da atividade pblica, por isso o interesse maior do Estado servi-lo. Assim, os interesses do cidado no se confundem com os do Estado, como havia no modelo burocrtico. Gabarito: Certo.

10.(CESPE/JUIZ FEDERAL 5 REGIO/2006) Segundo o plano diretor da reforma administrativa do Estado, o chamado terceiro setor aquele em que a atuao do Estado ocorre de forma simultnea com entidades organizadas da sociedade civil, criando-se um espao pblico, mas no estatal, cuja forma de administrao do tipo burocrtica. 6

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

As entidades do terceiro setor, paraestatais, da sociedade civil, surgem somente no modelo da administrao gerencial. Gabarito: Errado.

11.(CESPE/ANATEL/2006) O modelo de administrao propugnado pela reforma administrativa de cunho gerencial. As reformas administrativas comearam com o modelo de administrao gerencial. Gabarito: Certo.

12.(CESPE/SENADO/2002) ntido no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado uma viso evolucionista a partir da sucesso histrica de diferentes formas de administrao pblica: patrimonial, burocrtica e gerencial. exatamente essa a evoluo das formas de administrao pblica. Gabarito: Certo.

13.(CESPE/SENADO/2002) Uma das caractersticas do patrimonialismo a apropriao de ativos e interesses pblicos por particulares. No patrimonialismo o interesse maior a ser defendido era do soberano e de seus aliados, apropriando-se dos recursos do Estado. Neste modelo clara a existncia de corrupo e nepotismo. Gabarito: Certo.

14.(CESPE/STJ/2004) A centralizao do processo de tomada de deciso, o rgido controle sobre o desempenho e o foco em resultados so algumas das caractersticas do paradigma ps-burocrtico. No gerencialismo, paradigma ps-burocrtico, comea-se o processo de descentralizao da administrao pblica, com a criao de entidades paraestatais, por exemplo, alm do controle de desempenho e a eficincia. Gabarito: Errado.

2. REFORMAS ADMINISTRATIVAS Essas reformas surgiram entre o modelo de administrao pblica burocrtica at a sua consolidao com a criao do modelo gerencial.

2.1 A Reforma do DASP No Brasil, o modelo de administrao burocrtica surge a partir de 1930. Surge no quadro da acelerao da industrializao brasileira, em que o Estado 7

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

assume papel decisivo, intervindo consideravelmente no setor produtivo de bens e servios. A partir da reforma empreendida no governo Vargas, a administrao pblica sofre um processo de racionalizao que se traduziu no surgimento das primeiras carreiras burocrticas e na tentativa de adoo do concurso como forma de acesso ao servio pblico. A implantao da administrao pblica burocrtica uma consequncia clara da emergncia de um capitalismo moderno no pas. Com o objetivo de realizar a modernizao administrativa, foi criado o Departamento Administrativo do Servio Pblico DASP, em 1936. De forma mais precisa, o que foi criado em 1936, foi o Conselho Federal do Servio Pblico Civil; que s em 1938 foi substitudo pelo DASP. Entretanto, j em 1938, temos um primeiro sinal de administrao pblica gerencial, com a criao da primeira autarquia. Surgia ento a ideia de que os servios pblicos na a dministrao indireta deveriam ser descentralizados e no obedecer a todos os requisitos burocrticos da administrao direta ou central. A primeira tentativa de reforma gerencial da administrao pblica brasileira, entretanto, ir acontecer no final dos anos 60, atravs do Decreto-Lei 200, de 1967. Nos primrdios, a administrao pblica sofre a influncia da teoria da administrao cientfica de Taylor, tendendo racionalizao mediante a simplificao, padronizao e aquisio racional de materiais, reviso de estruturas e aplicao de mtodos na definio de procedimentos. Registra-se que, neste perodo, foi instituda a funo oramentria enquanto atividade formal e permanentemente vinculada ao planejamento. Naquela poca, em virtude da desconfiana total que havia no servidor pblico, o modelo burocrtico revelava-se ser o mais adaptado. Com isso, Vargas almejava basicamente trs coisas: criar uma estrutura administrativa organizada e uniforme, estabelecer uma poltica de pessoal com base no mrito e acabar com o nepotismo e corrupo existentes. Originalmente, o DASP tinha trs objetivos: Centralizar a administrao pblica nas mos do Governo Federal. Criar uma poltica de gesto de recursos humanos Promover uma racionalizao dos mtodos e procedimentos

administrativos at ento utilizados. No que diz respeito administrao dos recursos humanos, o DASP representou a tentativa de formao da burocracia nos moldes weberianos, que foi 8

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

baseada no princpio da meritocracia, como j dito. Entretanto, embora tenham sido valorizados instrumentos importantes poca, tais como o instituto do concurso pblico e do treinamento, no se chegou a adotar consistentemente uma poltica de recursos humanos que respondesse s necessidades do Estado. O patrimonialismo contra o qual a administrao pblica burocrtica se instalara , embora em processo de transformao, mantinha ainda sua prpria fora no quadro poltico brasileiro. O coronelismo dava lugar ao clientelismo e ao fisiologismo, que so uma das prticas mais nocivas e condenadas no mundo poltico, pois se baseia na compra e venda de apoio poltico em troca da violao dos princpios ticos e morais do cidado. Ainda comum vermos esse tipo de corrupo em todo o Brasil atualmente, no perodo das eleies. O DASP marca o incio da criao de estatutos e normas para as reas fundamentais da administrao pblica, nas trs esferas abaixo: Administrao de materiais; Administrao de Pessoal; e Administrao Financeira.

A normatizao da administrao de material foi realizada com a criao da Comisso Permanente de Padronizao em 1930 e da Comisso Permanente de Compras em 1931. Infelizmente o DASP no funcionou em toda a sua plenitude, devido a aspectos polticos e ao distanciamento entre planejamento e ao; na verdade, o DASP no se traduziu no elo esperado, transformando-se em um mero rgo tcnico, terico. Em termos prticos sua maior colaborao foi na implantao do sistema burocrtico de administrao, tambm conhecido como burocracia. O DASP foi extinto em 1986, dando lugar Secretaria de Administrao Pblica da Presidncia da Repblica (SEDAP), que, em janeiro de 1989, foi extinta, sendo incorporada Secretaria do Planejamento da Presidncia da Repblica. Em maro de 1990, foi criada a Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica (SAF), que, entre abril e dezembro de 1992, foi incorporada ao Ministrio do Trabalho. Em Janeiro de 1995, com o incio do Governo do Fernando Henrique Cardoso, a SAF transformou-se em Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado MARE.

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

Como isso cai na prova???


15.(CESPE/ANCINE/2012) A criao do Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP) foi o primeiro movimento de reforma administrativa do pas. Como visto, o DASP foi criado, em 1936, com o objetivo de realizar a modernizao administrativa no pas. Gabarito: Certo.

16.(CESPE/TRE-ES/2012) A instituio, em 1936, do Departamento de Administrao do Servio Pblico (DASP) teve como objetivo principal suprimir o modelo patrimonialista de gesto. O DASP veio para implantar o modelo de administrao burocrtica, nos moldes de Marx Weber, a fim de anular o modelo patrimonialista, e reformular a Administrao Pblica. Gabarito: Certo.

17.(CESPE/STJ/2004) A criao do Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP) foi uma importante iniciativa no processo de modernizao do setor pblico no Brasil, inserindo no setor pblico o esprito gerencial e fazendo que a burocracia fosse repensada, tendo em vista o cliente e a qualidade na prestao dos servios pblicos. O esprito gerencial e a adoo de um modelo com foco no cliente (gerencialismo) surgiu bem depois da criao do DASP. Na verdade, este rgo foi criado para auxiliar na implantao da burocracia, do sistema de mrito, do profissionalismo, da formalidade das comunicaes, etc. Infelizmente no funcionou de modo adequado, uma vez que o modelo de Weber no chegou a funcionar completamente, e se isso tivesse acontecido, as caractersticas patrimonialistas teriam acabado. Gabarito: Errado.

18.(CESPE/MDS/2006) A reforma administrativa empreendida pelo DASP, na dcada de 30 do sculo passado, foi inovadora por no estar alinhada aos princpios da administrao cientfica presentes na literatura mundial da poca. A reforma burocrtica promovida pelo DASP estava fortemente baseada na administrao cientfica de Taylor. A administrao cientfica e o modelo burocrtico de Weber tinham em comum a nfase na racionalizao dos procedimentos. Gabarito: Errado. 10

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

19.(CESPE/INMETRO/2009) A reforma administrativa realizada na Era Vargas, a partir da criao do Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP), teve como caracterstica marcante o fortalecimento das atividades fim do Estado em detrimento das atividades meio, ou seja, aquelas relacionadas administrao em geral. Como vimos, o DASP atuou na administrao de materiais, de pessoal e financeira, ou seja nas atividades administrativas do Estado, isto , em suas funes meio. As atividades fim do Estado so as polticas pblicas de educao, sade, desenvolvimento. Gabarito: Errado.

2.2 Programa Nacional de Desburocratizao O Programa Nacional de Desburocratizao, lanado em 1979, pelo Ministro Hlio Beltro, foi uma proposta poltica que visava, atravs da administrao pblica, retirar o usurio da condio colonial de sdito para investi-lo na de cidado, destinatrio de toda a atividade do Estado. A reforma iniciada pelo Decreto-Lei 200 foi uma tentativa de superao da rigidez burocrtica, podendo ser considerada como um primeiro momento da administrao gerencial no Brasil. Toda a nfase foi dada descentralizao mediante a autonomia da administrao indireta, a partir do pressuposto da rigidez da administrao direta e da maior eficincia da administrao descentralizada. O decreto-lei promoveu a transferncia das atividades de produo de bens e servios para autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista, consagrando e racionalizando uma situao que j se delineava na prtica. Instituram-se como princpios de racionalidade administrativa o planejamento e o oramento, a descentralizao e o controle dos resultados. Nas unidades descentralizadas foram utilizados empregados celetistas, submetidos ao regime privado de contratao de trabalho. O momento era de grande expanso das empresas estatais e das fundaes. Atravs da flexibilizao de sua administrao buscava-se uma maior eficincia nas atividades econmicas do Estado, e se fortalecia a aliana poltica entre a alta burocracia estatal, civil e militar, e a classe empresarial. O Decreto-Lei 200 teve, entretanto, duas consequncias inesperadas e indesejveis. De um lado, ao permitir a contratao de empregados sem concurso 11

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

pblico, facilitou a sobrevivncia de prticas patrimonialistas e fisiolgicas. De outro lado, ao no se preocupar com mudanas no mbito da administrao direta, que foi vista pejorativamente como burocrtica ou rgida, deixou de realizar concursos e de desenvolver carreiras de altos administradores. O ncleo estratgico do Estado foi enfraquecido indevidamente atravs de uma estratgia oportunista do regime militar, que, ao invs de se preocupar com a formao de administradores pblicos de alto nvel selecionados atravs de concursos pblicos, preferiu contratar os escales superiores da administrao atravs das empresas estatais. Desta maneira, a reforma administrativa embutida no Decreto-Lei 200 ficou pela metade e fracassou. A crise poltica do regime militar, que se inicia j em meados dos anos 70, agrava ainda mais a situao da administrao pblica, medida que a burocracia estatal identificada com o sistema autoritrio em pleno processo de degenerao. Aps esse estgio, a Administrao Pblica sofreu sua principal

reformulao, com o advento da Administrao Pblica Gerencial, decorrente da reforma do aparelho do Estado em meados da dcada de 90, onde se procurou privilegiar o atendimento s necessidades do cidado-cliente e o foco nos resultados (no lugar de foco nos procedimentos). O modelo gerencial foi aperfeioado, significativamente, em 2005, com a criao do recente modelo da GesPblica.

3. GESPBLICA O Governo Federal, na perspectiva atual, tem a competncia de imprimir gesto pblica um cunho empreendedor, orientado para resultados e que atenda s demandas da sociedade quanto aos servios prestados pelas organizaes pblicas, desenvolvendo aes direcionadas a atender as expectativas dos cidados. Para tanto, utiliza-se do modelo da GesPblica. O GesPblica foi criado em 23 de fevereiro de 2005, por meio da publicao do Decreto n 5.378, resultado da fuso do Programa da Qualidade no Servio Pblico e do Programa Nacional de Desburocratizao. Sua finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos servios pblicos prestados aos cidados e para o aumento da competitividade do pas mediante a melhoria contnua da gesto. O Programa dispe de consolidado conhecimento sobre gesto pblica, construdo a partir de modelos nacionais e internacionais de avaliao da gesto e dos fundamentos constituintes da natureza pblica de nossos rgos e entidades ao 12

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

mesmo tempo em que orienta os cidados e os agentes pblicos para o exerccio prtico de uma administrao participativa, transparente, orientada para resultados e voltada para responder s demandas sociais.

Como isso cai na prova???


20.(CESPE/IBAMA/2012) O programa nacional de gesto pblica (GESPBLICA), cuja implantao ocorreu na dcada de 90 do sculo passado, tem como finalidade melhorar a gesto e os servios com rea de atuao interna e foco em tcnicas e ferramentas. O GesPblica foi implantado em 2005, a fim de desburocratizar a Administrao Pblica, melhorar a qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado, com foco em resultados. Gabarito: Errado.

21.(CESPE/TER-RJ/2012) O modelo de excelncia em gesto pblica no adota o critrio resultados, haja vista ser o interesse pblico o seu foco principal. Como visto, o foco principal deste novo modelo de gesto o resultado, com vistas a atender melhor os cidados. Cuidado com os no na hora de responder a prova. Gabarito: Errado.

3.1 Modelo de Excelncia em Gesto Pblica (MEGP) As organizaes pblicas que aderem ao GesPblica tm como referncia o Modelo de Excelncia em Gesto Pblica MEGP, que foi concebido a partir da premissa de que a administrao pblica tem que ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes sua natureza pblica. Busca-se a adoo de prticas em gesto com a finalidade de levar as organizaes pblicas brasileiras a padres elevados de desempenho e de excelncia em gesto. Os fundamentos de excelncia gerencial so: Pensamento sistmico; Aprendizado organizacional; Cultura da Inovao; Liderana e constncia de propsitos; Orientao por processos e informaes; Viso de Futuro; 13

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

Gerao de Valor; Comprometimento com as pessoas; Foco no cidado e na sociedade; Desenvolvimento de parcerias; Responsabilidade social; Controle Social; e Gesto participativa

Os princpios e fundamentos da GesPblica so, portanto: a sustentao do Modelo de Excelncia em Gesto Pblica; e os Princpios constitucionais da administrao pblica LIMPE.

Como isso cai na prova???


22.(CESPE/ANP/2013) O modelo de excelncia em gesto pblica uma poltica formulada a partir da premissa de que uma organizao pblica deve ser excelente, nos mesmos moldes aplicados na iniciativa privada. A iniciativa privada almeja o lucro e v o consumidor como cliente, j a administrao pblica v o consumidor como cidado, no visando o lucro. Gabarito: Errado.

23.(CESPE/ANS/2013) Caso resolva adotar o modelo do GESPBLICA e o da Fundao Nacional da Qualidade, a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) ter como princpio comum a busca da gerao de valor. Como visto acima, um dos fundamentos da excelncia em gesto a gerao de valor, a qual busca aprimorar relaes de qualidade e assegurar o desenvolvimento da organizao. Ao agir desta forma a organizao enfatiza o acompanhamento dos resultados em relao s suas finalidades e s suas metas. Gabarito: Certo.

24.(CESPE/ANP/2013) responsabilidade do GesPblica, por meio do comit gestor, entre outros aspectos, mobilizar os rgos e entidades da administrao pblica para a melhoria da gesto e para a desburocratizao.

14

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

Na redao do Decreto que institui programa, diz que: o GesPblica, por meio do Comit Gestor, dever: mobilizar os rgos e entidades da administrao pblica para a melhoria da gesto e para a desburocratizao (art. 3). Gabarito: Certo.

25.(CESPE/ANAC/2012) O GesPblica tem como principal referncia o modelo de excelncia em gesto pblica (MEGP) e os fundamentos

contemporneos de boa gesto, como, por exemplo, gesto baseada em processos e informaes, valorizao das pessoas e viso de futuro. Conforme vimos, o modelo fundamental da GesPblica, alm dos princpios constitucionais, o MEGP, e, alm de outros, tem como fundamentos: orientao por processos e informaes; viso de futuro; e comprometimento com as pessoas. Gabarito: Certo.

26.(CESPE/EBC/2011) Entre as principais propostas de melhoria da gesto pblica, nos dias atuais, incluem-se a profissionalizao da gesto de pessoas; a melhoria da integrao entre planejamento e oramento; a padronizao dos procedimentos e legislaes; e a preveno e combate corrupo. Essas caractersticas so do modelo burocrtico. A nova gesto pblica vem para despadronizar, flexibilizar, os procedimentos. Gabarito: Errado.

3.1.1 Representao grfica do MEGP

15

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

3.2 Instrumentos para Avaliao da Gesto Pblica Avaliar a gesto de uma organizao pblica significa verificar o grau de aderncia de seus processos gerenciais em relao ao Modelo da GesPblica. Nessa avaliao so identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organizao. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relao modelo e que, portanto, devem ser objeto das aes de aperfeioamento. Assim, o processo de avaliao complementado pelo planejamento da melhoria da gesto. Quando realizada de forma sistemtica, a avaliao da gesto funciona como uma oportunidade de aprendizado sobre a prpria organizao e tambm como instrumento de internalizao dos princpios e prticas da excelncia em gesto pblica. Cada organizao conduz o seu processo de avaliao, utilizando os Instrumentos para Avaliao da Gesto Pblica de 1000 Pontos, de 500 Pontos ou de 250 Pontos, dependendo da experincia da organizao em avaliao da gesto e do nvel de gesto atingido em avaliaes anteriores. Esse processo de avaliao aplicvel a todas as organizaes pblicas que desejam avaliar seus sistemas de gesto. Quando se tratar da primeira avaliao recomendvel a utilizao do Instrumento para Avaliao da Gesto de 250 Pontos. Quando a organizao avaliar que o seu sistema de gesto atingiu um grau de maturidade em relao ao Modelo da Excelncia da Gesto Pblica ela poder optar por participar do processo de reconhecimento e premiao excelncia do Prmio Nacional da Gesto Pblica.

Como isso cai na prova???


27.(CESPE/ANATEL/2012) No programa de autoavaliao continuada do GESPBLICA, cada organizao conduz o seu prprio processo de avaliao mediante trs instrumentos de avaliao da gesto pblica de 1.000 pontos, 500 pontos ou de 250 pontos , que devem ser utilizados de acordo com a experincia de cada organizao. Conforme visto acima, cada organizao conduz o seu processo de avaliao, utilizando os Instrumentos para Avaliao da Gesto Pblica de 1000, 16

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

500 ou 250 Pontos, dependendo da experincia da organizao em avaliao da gesto e do nvel de gesto atingido em avaliaes anteriores. Gabarito: Certo.

3.3 Processos As aes do Programa se desenvolvem, principalmente, no espao em que a organizao pblica se relaciona diretamente com o cidado, seja na condio de prestadora de servios, seja na condio de executora da ao do estado e esto desdobradas em trs processos Avaliao da Gesto; Simplificao de Processos e Gesto do Atendimento. No processo Gesto do Atendimento, o instrumento mais conhecido a Carta de Servios. A Carta de Servios resgata algumas aes desenvolvidas pelas organizaes pblicas no Projeto Padres de Qualidade do Atendimento ao Cidado, com uma nova formatao e metodologia de aplicao. Ao divulgar a Carta de Servios a organizao ir facilitar e ampliar o acesso do cidado aos seus servios e estimular sua participao no monitoramento do setor pblico, induzindoo ao controle social e promovendo a melhoria da qualidade do atendimento prestado. Dessa maneira, o relacionamento entre o cidado e a organizao se dar de forma transparente, pois, ela estar permitindo que a sociedade fiscalize e controle seus servios por meio da avaliao peridica.

Como isso cai na prova???


28.(CESPE/ANTT/2013) Uma das ferramentas propostas pelo programa GesPblica foi a divulgao, pelos rgos pertencentes administrao pblica, da Carta de Servios ao Cidado, que tem por objetivos facilitar e ampliar o acesso do cidado aos seus servios e estimular a sua participao no monitoramento do setor pblico, induzindo-o ao controle social e promovendo a melhoria da qualidade do atendimento prestado. No processo de elaborao da Carta de Servios, os rgos pblicos descrevem e informam aos cidados quais os servios prestados por eles, como acessar e obter esses servios e quais so os compromissos e os padres com o atendimento estabelecidos. Especificam os padres de qualidade relativos a prioridades de atendimento, tempo de espera, prazos para o cumprimento dos

17

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

servios, mecanismos de comunicao com os usurios e, procedimentos para reclamaes e sugestes. Gabarito: Certo.

3.4 Modelo para Mensurao do Desempenho: a Cadeia de Valor e as seis dimenses do Desempenho (6Es) Existem mltiplos aspectos nas dimenses de esforo e do resultado que devem ser considerados em um modelo para a medio de desempenho. Nesse sentido, foi utilizado como metamodelo uma concepo de cadeia de valor que identifica seis dimenses do desempenho, permitindo que se identifique em cada dimenso distintos objetos de mensurao, oriente a modelagem de indicadores e permita a construo de painis de acompanhamento da gesto. O metamodelo preconiza assim regras bsicas para construo de modelos especficos de mensurao de desempenho, e permite s instituies (re) pensarem os seus conceitos de desempenho com base na metodologia da cadeia de valor, com alguns aprimoramentos. Cadeia de valor uma representao das atividades de uma organizao que permite uma melhor visualizao do valor ou do benefcio agregado no processo, sendo utilizada amplamente na definio dos resultados e impactos de organizaes. O modelo da Cadeia de Valor e os 6Es do Desempenho mensuram o que se deve realizar para se produzir um resultado significativo no futuro. Esse modelo constitui-se das dimenses de esforo e de resultado desdobradas em outras dimenses do desempenho. As dimenses de esforo so: Economicidade Execuo Excelncia

E as dimenses de resultado, portanto, so: Eficincia Eficcia Efetividade

A figura a seguir ilustra o metamodelo:

18

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

Como isso cai na prova???


29.(CESPE/ANATEL/2012) O modelo do GESPBLICA pressupe seis categorias bsicas de indicadores de desempenho: eficincia, eficcia, efetividade, economicidade, excelncia e execuo. Essas categorias so divididas em duas dimenses: a de resultado e a de esforo. Exatamente como vimos anteriormente, sendo as de resultado eficincia, eficcia e efetividade; e as de esforo economicidade, execuo e excelncia. Gabarito: Certo.

3.5 Participao A participao dos rgos e entidades da administrao pblica no GesPblica dar-se- mediante: Adeso: engajamento voluntrio do rgo ou entidade da

administrao pblica no alcance da finalidade do GesPblica, que, por meio da autoavaliao contnua, obtenha validao dos resultados da sua gesto; e Convocao: a assinatura por rgo ou entidade da administrao

pblica direta, autrquica ou fundacional, em decorrncia da legislao aplicvel, de contrato de gesto ou desempenho, ou o engajamento no GesPblica, por solicitao do Ministro de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto, em

19

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

decorrncia do exerccio de competncias vinculadas a programas prioritrios, definidos pelo Presidente da Repblica. Podero participar, voluntariamente, das aes do GesPblica: Pessoas: sua atuao voluntria considerada servio pblico

relevante, no remunerado e essencial; e Organizaes, pblicas ou privadas.

Como isso cai na prova???


30.(CESPE/ANP/2013) A participao dos rgos e entidades da administrao pblica no GesPblica dar-se- voluntariamente, sendo formalizada pela assinatura do contrato de gesto e do termo de compromisso. Como visto acima, a participao dos rgos da administrao direta e das entidades da administrao no GesPblica se d por adeso ou convocao. Gabarito: Errado.

3.6 Desafios Um dos grandes desafios da GesPblica a proposio de atitudes inovadoras que orientem a ao do Estado para resultados, tendo como foco as aes finalsticas direcionadas ao cidado. Simplificar a vida do cidado tem sido um tema de discusso forte na busca da melhoria da mquina pblica, porm, ainda requer a superao de alguns desafios. So eles: Elevar o padro dos servios prestados aos cidados - aumentar a

capacidade das organizaes pblicas para fornecerem os servios desejados pelos cidados. Estimular a participao dos cidados no processo de melhoria do

atendimento prestado pelas organizaes por meio da induo ao controle social tornar os cidados mais exigentes em relao aos servios pblicos a que tm direito. imperativo mobilizar e sensibilizar as organizaes pblicas para a melhoria da qualidade do atendimento prestado.

20

estevaogabrielsa@hotmail.com

NOES DE ADMINISTRAO

PROF. ESTEVO AGUIAR

Entretanto, a participao efetiva dos cidados na melhoria dos servios oferecidos pelo setor pblico tem se encontrado diluda, por causa de alguns fatores, tais como: A ausncia de eficientes e eficazes instrumentos institucionais de

controle direto por parte dos cidados sobre os administradores pblicos. A falta de informaes adequadas que facilitem o acesso do cidado

aos servios pblicos. O no reconhecimento do cidado como o principal beneficirio das

melhorias dos servios pblicos oferecidos.

21

estevaogabrielsa@hotmail.com

You might also like