You are on page 1of 15

FRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO IX CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO

MODALIDADE DO TRABALHO: Comunicao Cientfica GRUPO DE PESQUISA: Produo Laboratorial Eletrnicos

O resgate da tica no fotojornalismo: a banalizao das imagens nos meios de comunicao

Erivam Morais de Oliveira1 erivam.oliveira@gmail.com erivam.oliveira@ufv.br

Resumo A fotografia comeou a ser usada pelos jornais dirios em 1904 com um atraso de mais de vinte anos em relao s revistas ilustradas. Quase um sculo aps essa publicao e da genial frase - Embora as fotografias no possam mentir, os mentirosos podem fotografar, proferida por Lewis Hine, fotgrafo americano que denunciou a explorao do trabalho infantil em seu pas, o contedo dessa afirmao perpetua no dia-a-dia do fotojornalismo mundial acompanhado de problemas ticos nas edies, cortes, manipulaes e adulteraes inclusive montagens nos meios jornalsticos, mas nunca com tanta frequncia como agora, resultados dos avanos tecnolgicos, onde essa prtica torna-se mais fcil e comum, interferindo na credibilidade e destruindo a memria do sculo XXI.

Palavras-chave: fotojornalismo; tica; manipulao; mercado; memria; social

Viosa//2010
1 Graduado em Jornalismo; Especialista em Teoria da Comunicao Social - Csper Lbero e mestre em Cincias da Comunicao pela USP com a dissertao e documentrio em vdeo: Hrcules Florence: Pioneiro da fotografia no Brasil (2003). Atualmente professor e pesquisador do Dpt Comunicao da UFV, vice-coordenador do curso de Jornalismo e Coordenador dos Laboratrios de Comunicao. autor de vrios artigos e do livro Fotojornalismo - Uma viagem entre o analgico e o digital (2009).

Introduo A fotografia comeou a ser usada pelos jornais dirios em 1904, com a publicao de uma foto no jornal ingls, Daily Mirror com um atraso de mais de vinte anos em relao s revistas ilustradas, que j publicavam fotografias desde a dcada de 1880. Essa entrada da fotografia no jornalismo dirio proporcionou uma mudana significativa na forma do pblico se relacionar com a informao; por meio da valorizao do que visto. O aumento da demanda por imagens promoveu o estabelecimento da profisso do fotgrafo de imprensa, procurada por muitos a ponto de a revista Collier's, em 1913 afirmar: "hoje em dia o fotgrafo que escreve a histria. O jornalista s coloca o rtulo" (LACAYO e RUSSEL, 1990, p.31. Cit. SOUZA, 2000, p. 702). Quase um sculo aps a entrada da fotografia no jornalismo dirio e da genial frase - Embora as fotografias no possam mentir, os mentirosos podem fotografar, proferida por Lewis Hine, fotgrafo americano que denunciou a explorao do trabalho infantil em seu pas, o contedo da afirmao est presente no dia-a-dia do fotojornalismo mundial, juntamente com os problemas ticos de adulterao de imagem. Os acontecimentos recentes, envolvendo imagens manipuladas, revelam o srio problema que a falta de tica e de escrpulos pode acarretar na veracidade das informaes jornalsticas, descaracterizando o contexto real da imagem, tornando-a mais atraente e sedutora ao pblico. Como no caso das imagens realizadas pelo fotgrafo Brian Walski do jornal americano Los Angeles Times, que mostram um fuzil apontado para um pai com uma criana no Iraque, resultado de fuso e manipulao em programa de tratamento de imagem, ou ainda, das fotografias do bombardeio de Beirute, no Lbano, produzidas por Adnan Haij, fotgrafo da principal agncia de notcias britnica, nas quais a fumaa da fotografia original ampliada, para criar mais impacto na informao.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma histria critica do fotojornalismo ocidental. Chapec: Grifos; Florianpolis: Letras Contemporneas, 2000.

3 Edies, cortes e manipulaes inclusive montagens (estas mais raras) - sempre ocorreram nos meios jornalsticos, mas nunca com tanta frequncia como agora. Esses fatos devem servir de alerta para que o respeito aos leitores e aos fotografados seja preservado, pois, com o avano tecnolgico, essa prtica torna-se mais fcil e comum, podendo interferir na credibilidade das imagens, destruindo a memria fotogrfica do sculo XXI. Essas interferncias intencionais ou no nas imagens so mais comuns do que se pode imaginar, afirma o professor Nelson Chinalia.
A construo visual da notcia passa pela inteno e posicionamento do jornalista da imagem e pela ideologia pela qual essa imagem ser construda utilizada e distribuda. A imagem produzida leva ainda consigo a carga subjetiva de seu produtor. Desde a escolha da objetiva pelo fotojornalista, o ponto de vista em relao ao fato, o enquadramento, at mesmo zona de nitidez da imagem revelam as intenes de que a produz ou quem a veicula3.

Para muitos profissionais da imagem, fotografar eternizar o momento que poder ser contemplado por futuras geraes. Alguns atribuem ao fotojornalismo a documentao absoluta da verdade e a reproduo exata da realidade, afirmaes essas, que so questionadas por Roland Barthes logo nas primeiras pginas do livro A Cmara Clara. De acordo com o pesquisador francs, somente para um olhar desatento, a fotografia ter nica e absolutamente este papel, mas, para um olhar observador deve-se questionar a prpria existncia da fotografia e discutir sua importncia como aparelho reprodutor de ideologia. A fotografia nos ensina um cdigo visual, transformado e ampliado de acordo com nossos conceitos culturais e de observao, construindo-se dessa forma uma cultura visual, embasada na tica e na esttica. O registro fotogrfico sinaliza a existncia de determinados cenrios socioculturais, econmicos e poltico, podendo-se refletir esta ou aquela ideologia.

3 CHINALIA, Nelson Sebastio. Fotojornalismo: A manipulao visual da notcia. Artigo apresentado no I Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, realizado na Universidade de Sorocaba, interior de So Paulo, organizado pelo FNPJ Frum Nacional de Professores de Jornalismo, 2005.

4 O fotojornalista e pesquisador Douglas Mansur acredita que:

A histria precisa ser compreendida e no somente conhecida. A documentao fotogrfica armazena de maneira estruturada os acontecimentos, o que permite resgat-los, interpret-los e alicerar a construo da memria coletiva. Devemos ainda considerar que somente por meio das geraes que a memria coletiva se fixa s culturas, se comunicam os valores, as crenas e o sentido histrico dos fatos4.

Para compreendermos o conceito apresentado por Mansur, necessitamos entender que a fotografia tambm um instrumento pedaggico de conscientizao da realidade na qual vivemos, uma forma de perceber os erros e os avanos do passado com o importante papel na construo da memria coletiva. Principalmente quando herdamos da histria contempornea o conturbado modelo de sociedade, onde no se tem mais razes para se segurar, em virtude do processo de globalizao com as suas dramticas consequncias econmicas e socioculturais podendo significar prosperidade plena para uns e a misria absoluta para muitos. Segundo Roland Barthes, a fotografia faz um registro histrico do momento, de instante que no poder ser reproduzido novamente, levando-se em considerao a poca, os costumes e as tradies que ficam eternizados no instante fotografado. , por isso, nica e de carter documental 5. Portanto, talvez a verdadeira busca do real, atribuda muitas vezes, erroneamente, fotografia, passe pelos educadores e fotojornalistas, que tm a responsabilidade de estimular a reflexo e a lapidao da conscincia daqueles que iro registrar nosso cotidiano por meio de imagens fotogrficas, seja ele um profissional ou um amador, alertando para a importncia da tica e do correto armazenamento das imagens e suas responsabilidades com a memria do sculo XXI.

4 MANSUR, Douglas Amparo. O Futuro da documentao fotogrfica na era digital. Artigo apresentado no I Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, realizado na Universidade de Sorocaba, interior de So Paulo, organizado pelo FNPJ Frum Nacional de Professores de Jornalismo, 2005. 5 BARTHES, Roland. A Cmera Clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. p. 1330.

5 As edies e armazenamento da imagem A fotografia digital apresenta novos desafios que teremos de solucionar para preservao da memria do sculo XXI, uma vez que as imagens fotografadas em coberturas jornalsticas passam pela edio do fotgrafo, e tambm pela do editor de fotografia, que ir selecionar as imagens que julgar mais adequadas linha editorial do veculo. Muitos desses editores selecionam poucas fotografias para compor o banco de imagens de seus arquivos, apagando as fotografias excedentes, por falta de espao para armazenamento desse material. O excesso de edio em campo e na redao preocupa a todos que usa a fotografia como ferramenta de pesquisa e documentao. O professor portugus Jorge Pedro Sousa realizou estudos sobre o assunto e acredita que:

... alterao digital de fotografias jornalsticas, que apesar de as novas tecnologias trazerem vantagens incontestveis no que respeita qualidade da imagem, expressividade e capacidade de se vencer o tempo e o espao com maior rapidez e comodidade, as questes ligadas gerao e manipulao digital de imagens so talvez das mais relevantes para o fotojornalismo actual, especialmente no que diz respeito tica e deontologia profissionais. Inclusivamente, a tecnologia digital da imagem est a ter cada vez maior utilizao e provvel que venha a suplantar a fotografia tradicional, coisa que, possivelmente, afectar a nossa percepo do mundo, os processos de gerao de sentidos e, portanto, o processo de construo social da realidade6.

Temos consincia que a fotografia digital facilita o dia-a-dia do fotojornalismo com sua agilidade na captura da imagem, mas devemos ter como alerta suas limitaes para evitarmos problemas como o que envolveu recentemente os profissionais de um grande jornal esportivo do Rio de Janeiro, que tiveram de recorrer a sua redao em So Paulo, para obter uma fotografia do ex-rbitro de futebol Armando Marques, que tambm era, na poca, o diretor de arbitragem da CBF Confederao Brasileira de Futebol, com sede no Rio de
6 SOUSA, J.P.. A tolerncia dos fotojornalistas portugueses alterao digital de fotografias jornalsticas. Covilh - Portugal, BOCC. - Biblioteca On-line de Cincias da Comunicao Universidade da Beira Interior, 1998. http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php?html2=sousapedro-jorge-Alteracao-Fotografias.html - Acessado em 03/04/2008.

6 Janeiro. Esse deslize se deu porque todas as imagens fotografadas de Armando Marques haviam sido apagadas, no intuito de desocupar espao no disco virtual do arquivo do jornal. Esse fato nos deixa preocupadssimo com a histria recente do sculo XXI, pois se a falta de critrios para armazenamento das imagens permanecerem corre-se o risco de termos material suficiente para documentao dos sculos XIX e XX e nenhum material para ilustrar os acontecimentos do sculo XXI. Seria mesmo que voltar pr-histria. Outro assunto relevante que merece preocupao o incentivo ao envio de imagens aos jornais e revistas, por leitores; que por serem amadores, no tm o comprometimento jornalstico dos fatos e, portanto, nenhuma preocupao com a veracidade das imagens, podendo praticar alteraes, j que essa prtica comum entre os amadores, e essa interferncia ir facilitar a publicao das fotografias nos jornais. Os veculos de comunicao no garantem a publicao do material recebido, mas sorrateiramente exige do leitor, por meio do preenchimento dos termos de compromisso, a exclusividade, evitando dessa forma que esse material possa chegar a seu concorrente, obrigando dessa forma, o comprometimento do leitor com a linha editorial do veiculo. O leitor por sua vez, alm da exclusividade, acaba sendo obrigado a ceder os direitos autorais ao veculo, e muitos acabam caindo nessa arapuca montada pelos jornais, por causa da facilidade que tm em produzir imagens resultado do avano tecnolgico e do barateamento dos equipamentos. Portanto, faz-se necessrio discutir o papel do fotojornalista a partir do surgimento da fotografia digital e a regulamentao do recebimento de imagens pelos veculos de comunicao, uma vez que o acesso ao equipamento digital se torna cada dia mais comum em aparelhos celulares e agendas de bolso com cmeras fotogrficas acopladas, com timas resolues para captura de imagem. Basta nesse caso ao amador, a regulagem correta e a resoluo compatvel com as publicaes, para que qualquer cidado possa veicular seu material em noticirio escrito e televisivo, provocando uma falsa revoluo no jornalismo. Casos assim ocorreram recentemente no atentado terrorista de Madri, no terremoto na sia e recentemente no acidente de avio da TAM em So Paulo, quando imagens produzidas por leitores amadores chegaram s redaes e

7 consequentemente foram publicadas, muitas vezes sendo questionadas por pessoas diretamente ligadas aos fatos, por terem sido alteradas digitalmente. A banalizao que vivemos pela imagem exclusiva, nos remete a Villm Flusser que analisou em Filosofia da Caixa Preta, o comportamento do fotgrafo em relao a sua presa.

Quem observa os movimentos de um fotgrafo munido de um aparelho (ou um aparelho munido de fotgrafo) esta observando o movimento de caa. O antiqussimo gesto do caador paleoltico que persegue a caa na tundra7. Com a diferena que o fotgrafo na se movimento em pradaria aberta, mas na floresta densa da cultura. (FLUSSER, 1985, p.18)

A anlise de Vllem Flusser, para muitos parece exagero, mas a atitude do fotgrafo mencionada por ele pode ser encontrada, quase que diariamente na imprensa brasileira e mundial. Essa busca desenfreada pela imagem indita e de impacto, faz com que os profissionais de imprensa, muitas vezes se esqueam de que seu objetivo maior informar. Uma fotografia com dois autores A banalizao tanta que recentemente, surgiu uma polmica no episdio do incndio no Hospital de Clnicas em So Paulo, na vspera de Natal, com dois fotgrafos como autores da mesma imagem. Esse fato causou constrangimento em todos que buscam no fotojornalismo o instrumento da verdade e da tica, como percebemos no texto publicado no stio da ARFOC-SP Associao dos Reprteres Fotogrficos e Cinematogrficos do Estado de So Paulo, acessado em 06 de abril de 2008.
O que era apenas uma suspeita, agora fato e o fato uma fraude. A fotografia do incndio do Hospital das Clnicas, publicada na capa do jornal Folha de S. Paulo e na pgina interna do Jornal da Tarde do dia 26/12 era a mesma imagem. Os leitores e a Folha foram enganados, na medida em que a fotografia publicada com crdito de Oslaim Brito, na verdade de autoria de Alberto Takaoka, numa trama entre os dois.

Tundra: pantanal siberiano (N.Ed.).

8 A polmica foi levantada inicialmente no stio da ARFOC-SP, com o ttulo Uma foto e dois autores? em 02 de janeiro de 2008, onde solicitava-se esclarecimento aos supostos autores e aos jornais que publicaram as fotografias. A nota ainda afirmava ter documentos suficientes para comprovar que as fotos foram originadas da mesma cmara fotogrfica. Oslaim Brito, um dos autores, respondeu a trs correios eletrnicos, destinados ao presidente da ARFOC-SP, Rubens Chiri. No primeiro, Brito afirma que a fotografia era de sua autoria, contudo admite falta de tica.
... sabe estou processando o estado e jornal da tarde e como ainda est em andamento, no posso mandar o material em meu nome, a fiz um acordo com ele (Alberto Takaoka) e mandei no nome dele. Sei que falta de tica, mas foi em (sic) comum acordo.

A direo da Arfoc na busca de novos esclarecimentos cobrou detalhes do caso. Brito enviou um segundo e-mail, que transcrevo com algumas alteraes para facilitar o entendimento, pois original contm alguns erros de portugus e concordncia.
... gostaria de dar um basta neste assunto, inclusive no site da Arfoc, o ocorrido foi que o Alberto e eu estvamos no local e o material foi feito pelos dois. Ele me consultou, porque no queria mandar fotos de vitimas para os jornais. Em (sic) comum acordo falei para ele que poderia mandar o material com vitima em meu nome...

No mesmo e-mail, Brito admite ter enviado as fotografias para agncias Folha e Futura Press, o que torna o caso ainda mais grave, pois as duas agncias utilizaram o material com crdito errado de Oslaim Brito. No terceiro e ltimo e-mail, Brito deixa claro que no o autor das fotos.

bem vamos l..., tnhamos material idntico no dia. A foto dele, porem em (sic) comum acordo me passou o direito de imagem para eu poder mandar para agencias s quais j mando fotos, porque o mesmo no queria mandar fotos de vitimas para o estado. Depois que eu j tinha mandado o material para a Folha, o mesmo pegou as cpias dele, que tinha cedido para mim e mandou para o Fotoreprter...

Dessa forma veio a pblico a fragilidade e a falta de preparo para lidarmos com assuntos que envolvem o fotojornalismo nacional. A direo Arfoc solicitou esclarecimentos aos outros envolvidos, como Juca Varella, mentor do fotoreprter e editor de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo Jornal da Tarde; Gustavo Roth, subeditor da Folha de S. Paulo, que fez o fechamento da edio da publicao das imagens e Alberto Takaoka, autor verdadeiro das imagens que as enviou para o Fotoreprter. O editor do grupo Estado Juca Varella e o sub-editor da Folha, Roth, enviaram relatrios e fotografias que comprovam a fraude. Os dados da cmara, apontam tecnicamente que as imagens foram feitas pela mesma cmera. Varella afirmou que recebeu as fotografias de Alberto Takaoka atravs do projeto Fotoreprter, que recebe imagens de leitores de fatos jornalsticos. J Roth, recebeu imagens de Oslaim Brito via Folhapress, agncia da qual Brito parceiro. Tanto Takaoka, quanto Brito no tm vnculo direto com os jornais envolvidos. Takaoka, por no ser profissional regulamentado, preferiu o silncio junto Arfoc. Contudo em depoimento dado ao ombudsman do jornal Folha de S. Paulo, Mrio Magalhes, relatou o incidente em artigo publicado no dia 13/01, onde d a sua verso para os fatos.
Por e-mail, Takaoka narrou que estava no HC pelas 22h30. Na manh seguinte, acompanhava a mulher, internada em outro hospital. Brito teria surgido e se "oferecido para enviar as fotos mdia". "Em contrapartida, ele me pediu que lhe cedesse as vantagens de algumas imagens que seriam enviadas exclusivamente" a outra publicao. "Mostrei as imagens que eu iria utilizar e o deixei enviando-as de meu notebook. Takaoka no nega ter topado que fotos suas ancorassem crdito alheio. O condenvel, seria Brito exagerar.

Embora os fatos tenham sido elucidados, o assunto foi levado ao conhecimento dos associados da Arfoc em assembleia ordinria, na qual o reprter fotogrfico Oslaim Brito, foi descredenciado da Associao e dever ainda responder junto comisso de tica do Sindicato dos Jornalistas do Estado de So Paulo. J em relao ao colaborador do fotoreprter do Estado, no poder ser feito nada, uma vez que ele no tem vnculo algum com a Arfoc ou o Sindicato do Jornalistas.

10

Out-Brazil O desrespeito s leis e s instituies no Brasil parecem no ter fim. Em outra denncia publicada no portal da Arfoc-SP, questionada a fotografia produzida pelo reprter fotogrfico Maurcio Lima para a agncia internacional de notcias France Press e publicada na edio do jornal O Globo em 15 de setembro de 2007. Nela a imagem foi alterada, prejudicando o contexto da informao. Segundo Rubens Chiri, presidente da Aforc, alm do fato ferir a extinta Lei de Imprensa, nmero 5.250 de 09 de fevereiro de 1967, em vigor na poca da publicao, que proibia em seu artigo 65, que: As empresas estrangeiras autorizadas a funcionar no Pas no podero distribuir notcias nacionais em qualquer parte do territrio brasileiro, sob pena de cancelamento da autorizao por ato do Ministro da Justia e Negcios Interiores. Chiri afirma que o jornal O Globo cometeu dois erros lamentveis: o primeiro por descontextualizar a imagem dando a ela outra interpretao e o segundo, por violar uma lei federal (Out Brazil) que impedia a utilizao pelos jornais brasileiros de fotografias produzidas no Brasil pelas agncias de notcias internacionais. Certamente, se a lei Out Brazil fosse cumprida, o primeiro problema no teria sido ocasionado, pelo menos com a foto de Maurcio Lima. Na foto original, Maurcio retratou uma cena composta por trs operadores da BM&F, Bolsa Mercantil de Futuros. J na edio de O Globo, aparece apenas um dos operadores, isoladamente. Em outra oportunidade, segundo Maurcio, ocorreu o mesmo problema de edio de foto em O Globo. O profissional que j havia sido informado de que, em havendo reincidncia, perderia o direito de fotografar na BM&F, recebeu um telefonema de um assistente do diretor de comunicao informando-o de que estaria proibido de atuar nas dependncias da bolsa, por causa da fotografia publicada, o que no deixa de ser um absurdo e um autoritarismo digno do regime militar, por parte da direo da B&MF. Posteriormente o mal entendido foi desfeito e a BM&F reconheceu que o problema no partiu do reprter fotogrfico e sim da edio da foto pelo jornal

11 O Globo, que retalhou a fotografia tirando completamente o sentido original da imagem. Embora a extinta Lei determinasse que as agncias no podiam distribuir material produzido no Brasil a veculos brasileiros, a mesma Lei nunca foi respeitada, porque no previa qualquer tipo de punio aos infratores, contribuindo dessa forma para o descumprimento da Lei e favorecendo a utilizao de imagens, constantemente, pelos veculos de comunicao brasileiros. So incontveis as argumentaes que questionam as agncias de notcias de diferentes pontos de vista, que vo desde a denncia como instrumento de monopolizao da informao e do estrangulamento do mercado de trabalho, como descaracterizao do noticirio do interior, at como instrumento de achatamento salarial e desemprego. Os veculos brasileiros argumentavam que essa Lei era da poca do regime militar, e, portanto tanto arbitrria. Ainda afirmavam que as agncias internacionais empregam fotojornalistas brasileiros e por isso, essa Lei deveria ser revogada. Vale ressalta que o lobby das empresas de comunicao funcionou e que o STF Supremo Tribunal Federal acabou revogando a Lei 5.250, beneficiando mais uma vez os empresrios brasileiros e prejudicando a classe trabalhadora. Devemos destacar que vrios pases adotam lei semelhante para proteger o mercado jornalstico, restringindo a distribuio de notcias pelas as agncias internacionais, evitando o que ocorre no Brasil, onde os jornais e revistas publicam imagens e texto de agncias internacionais de fatos, muitas vezes ocorridos na cidade sede do veculo. Os problemas com a distribuio de imagens pelas agncias de notcias intencionais e o excesso de manipulao na imagem, so fatores que preocupam os fotojornalistas. Para o professor Ari Vicentini, especialista em direito autoral.
A lista de truques, encenaes e manipulaes na histria do fotojornalismo so to grandes e to antigas que j, em 1938, a National Press Photografers dos Estados Unidos, lanou um manifesto exigindo compromisso tico de credibilidade de seus associados. Historicamente, a manipulao fotogrfica muito mais analgica que digital8.
VICENTINI, Ari. A inquisio digital. Artigo apresentado no I Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, realizado na Universidade de Sorocaba, interior de So Paulo, organizado pelo FNPJ Frum Nacional de Professores de Jornalismo, 2005.
8

12

Mas essa lgica dever ser superada nos prximos anos, pois a facilidade em alterar uma imagem com os programas de tratamento de imagens bem superior. Vicentini relembra alguns paradigmas que podero ajudar a entender a preocupao com a manipulao.

Discorrer sobre a possibilidade de se permitir o uso de manipulaes em fotografias jornalsticas soa como heresia, mas a questo no pode ser tratada sob a retrica fundamentalista da no manipulao a qualquer preo, muito menos por uma adoo total da cartilha da imagem digital9.

A reportagem fotogrfica composta de imagens que se sucedem no tempo, portanto no podemos atribu-lhes juzo de valor, j que os acontecimentos esto em seu desenrolar. Quando se apagam imagens sem o total conhecimento dos acontecimentos, pode-se estar apagando as imagens mais importantes. Vicentini ainda faz reflexes a respeito da utilizao de filmes pelo fotojornalista e a utilizao do equipamento digital.

O uso do filme fotogrfico de certa forma impunha aos fotgrafos a guarda de tudo o que haviam fotografado. No mundo digital esta escolha entre apagar e preservar passou a ser uma opo, perigosa verdade, mas que ajuda a criar uma conscincia de que a manuteno e preservao das fotografias uma necessidade que vai alm do ato de fotografar10.

Esse excesso de edio nas imagens apontada por Vicentini vem preocupando a todos que usam a fotografia como ferramenta de pesquisa e documentao, porque as imagens digitais podem ser facilmente apagadas, o que no ocorria com os negativos.

10

Idem, citao anterior. VICENTINI, Ari. A inquisio digital. Artigo apresentado no I Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, realizado na Universidade de Sorocaba, interior de So Paulo, organizado pelo FNPJ Frum Nacional de Professores de Jornalismo, 2005.

13 O pesquisador Douglas Mansur tambm analisa essa prtica que se tornou to comum entre os profissionais da fotografia, com muita preocupao.
... a inquietao na era digital, nos leva a refletir e questionar os modelos aplicados nos armazenamentos das imagens que documentaram e fixaram os momentos da historia. Se olharmos os arquivos dos grandes jornais s 20% das imagens so armazenadas das pautas realizadas no dia a dia. Nos sindicatos, associaes, movimentos sociais, sindicais e religiosas a inquietao e maior onde percebemos que a febre de maquinas digitais recheiam de ansiedade e vontade de todos fotografarem, da esta o nosso desafio de conscientizar da importncia de preparar as pessoas ou melhor de contratar profissionais para registrarem os momentos da trajetria tanto das entidades como dos momentos vividos11.

As reflexes e contribuies apresentadas neste artigo buscam encontrar um paralelo satisfatrio entre a imagem analgica e digital, entre o fiel objeto e o conhecimento objetivo de Flusser, o que nos leva a refletir e nos aponta como concluso a falta de objetividade como inerente a toda tentativa de reproduo, a toda compreenso humana (ou no). Portanto devemos buscar solues para resolvermos as questes ticas que envolvem a fotografia, e no s a digital, pois sabemos que a primeira manipulao surgiu com Hippolyte Bayard logo aps o anncio da descoberta de Daguerre. Se todos ns ficamos maravilhados com a frase de Lewis Hine quando afirma que Embora as fotografias no possam mentir, os mentirosos podem fotografar, no podemos esquecer-nos do pensamento do fotgrafo catalo Joan Fontcubuerta, que nos lembra: a fotografia mente sempre, importa saber o que podemos fazer com esta mentira (FONTCUBERTA, 1998). Resta-nos acreditar que existem pouco mentirosos por trs do visor das cmeras fotogrficas, nos computadores alterando as imagens ou mesmo nas redaes, fazendo as edies e orientando como aquela imagem ir se tornar mais sedutora, sem prejudicar a linha editorial do jornal. claro!!!

11

MANSUR, Douglas Amparo. O Futuro da documentao fotogrfica na era digital. Artigo apresentado no I Encontro Paulista de Professores de Jornalismo, realizado na Universidade de Sorocaba, interior de So Paulo, organizado pelo FNPJ Frum Nacional de Professores de Jornalismo, 2005.

14 Referncias bibliogrficas BARTHES, Roland. A Cmera Clara. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. BRARD, Pierre. Technologie des camras: manuel de l'assistant-oprateur. Paris: ditions techniques europennes, 1969. FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil, 1840-1900. Rio de Janeiro: Fundao Nacional de Arte, Fundao Nacional Pr-Memria, 1985. FLUSSER, Vilm. Filosofia da caixa preta Ensaio para uma futura filosofia da fotografia. So Paulo: Editora Hucitec, 1985. FONTCUBERTA, Joan. El Beso de Judas Fotografia y verdad. Barcelona, Editorial Gustavo Gili S.A, 1998. FRANCASTEL. Pierre: A Realidade figurativa. So Paulo, Editora Perspectiva, 1993. FREUND, Gisle. Fotografia e Sociedade. Lisboa: Vega, 1994. FREUND, Gisle. La fotografa como documento social. Barcelona: G. Gili, 1986. LEDO, Margarita. Documentalismo Fotogrfico Contemporneo. Salamanca, Xerais, 1995. LISTA, Giovanni. Futurismo e fotografia. Lista, Milano: Multhipla, 1979. MANSUR, Douglas Amparo. Focus: Movimento dos Sem Terrinha. So Paulo, Revista Cultura Vozes, n 91, encarte, Maro/Abril,1997. MANSUR, Douglas Amparo. Os Horizontes da Documentao Fotogrfica na construo da memria na Conquista da Terra Paran (Regio Centro-Oeste e Paraguai (Regio do Alto Paran). So Paulo- USP- 2004. Dissertao de mestrado. OLIVEIRA, E. M. O pioneiro da fotografia no Brasil. Covilh - Portugal, BOCC. - Biblioteca On-line de Cincias da Comunicao - Universidade da Beira Interior, http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-erivam-pioneirofotografia-brasil.pdf, 2007 acesso 27/11/2009. OLIVEIRA, E. M. Da fotografia analgica ascenso da fotografia digital. Covilh - Portugal, Biblioteca On Line de Cincias da Comunicao - Universidade da Beira Interior, http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveiraerivam-fotografia-analogica-fotografia-digital.pdf, 27/11/2009. 2006 acesso

15 OLIVEIRA, E. M. Da fotografia analgica ascenso da fotografia digital. So Paulo, Revista Communicare CIP Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Csper Lbero, v.5, p.159 - 165, 2005. OLIVEIRA, E. M. Hrcules Florence: Pioneiro da fotografia no Brasil. So Paulo, Dissertao de Mestrado ECA/USP, 2003. OLIVEIRA, Erivam Morais. VICENTINI, Ari. Fotojornalismo uma viagem entre o analgico e o digital. So Paulo, Cengage Learning, 189, 2009. SAMAIN, Etienne. O fotogrfico. So Paulo: Hucitec/CNPq, 1998. SANTOS, N. P. Teixeira dos. A fotografia e o direito do autor. So Paulo. Livraria e Editora Universitria de Direito, 1990. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21a ed. So Paulo: Cortez, 2000. SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. ______________. Sobre Fotografia. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. SANTOS, N. P. Teixeira dos. A fotografia e o direito do autor. So Paulo, Livraria e Editora Universitria de Direito, 1990. SOUSA, Jorge Pedro. Uma histria critica do fotojornalismo ocidental. Chapec: Grifos; Florianpolis: Letras Contemporneas, 2000. SOUSA, Jorge Pedro. A tolerancia dos fotojornalistas portugueses alterao digital de fotografias jornalsticas. Covilh - Portugal, Biblioteca On Line de Cincias da Comunicao - Universidade da Beira Interior, 1995. http://www.bocc.ubi.pt/ acesso 27/11/2009. TACCA, Fernando de. Imagens do Sagrado Entre Paris Match e o Cruzeiro. Campinas-SP, Editora Unicamp, Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2009. ________________. O feitio abstrato. Cadernos da Ps-graduao, Instituto de Artes, Unicamp, ano 3, volume 3, n 2, 1999; e Revista Eletrnica 27/11/2009. Studium: http://www.studium.iar.unicamp.br acesso

You might also like