You are on page 1of 1

Tendo em vista a heterogeneidade da sociedade onde se percebe e observa todas as caractersticas prprias de cada um que a compe, decidimos analisar

o grupo que constitui a escola, lugar onde so repassadas as instrues necessrias para a construo de um espao ideal e de pessoas melhores. Para atender a construo desta sociedade, a escola teve que formular adaptaes que a tornasse um ambiente exemplar, da surgiu concepo de escola inclusiva, um novo ambiente com paradigmas a serem superados, tanto pelos profissionais nela inseridos, quanto pelos prprios alunos, entre eles os includos. Diante desta afirmativa objetivamos verificar como isto tem se concretizado nas escolas de ensino fundamental da cidade de Muria-MG.
METODOLOGIA:

Por se tratar de um tema que no se manifesta de forma clara e precisa, optamos em realizar uma pesquisa qualitativa visando observar a imagem da incluso entre alunos do ensino fundamental. O levantamento das informaes foi feito com questionrios utilizados em entrevistas com alunos, professores e demais profissionais do ambiente escolar.
RESULTADOS:

A insero de portadores de necessidades especiais (PNEs) em um meio sem preparao para receb-los pode criar situaes desconfortveis, tanto para os includos, quanto para as pessoas que com eles se relacionam. E este desconforto tambm se verifica em relao aos profissionais responsveis pelas instituies escolares de Muria, os quais tm de lidar com algo to novo. Percebemos que muito tem sido feito em prol dos PNEs no mbito escolar, existindo instituies onde a incluso j pratica h algum tempo. Tambm foi verificada claramente uma grande disposio por parte dos profissionais para se prepararem para a prtica inclusiva. As necessidades especiais mais observadas dentro das escolas inclusivas so as auditivas, mltiplas, fsico-motoras, distrbios de comportamento e as dificuldades de aprendizagem, mas na maioria das escolas no existem profissionais com capacitao necessria para atendimentos adequados e de qualidade. Alm disso, observamos que a escola obrigada a assumir a concepo de escola inclusiva por imposio dos que as criam e ditam as regras e as direes das escolas obedecem sem receber repasse de qualquer tipo de material, planejamento e/ou orientao para tal realizao.
CONCLUSES:

A falta de capacitao de professores e de pessoal tcnico contribui para tornar o espao escolar um local ainda desfavorvel construo de um modelo de escola inclusiva. Observamos que h necessidade de introduzir o processo de incluso nas instituies de ensino de Muria-MG, e para que isto acontea, devemos entender e conviver com as diferenas, aceitando as especificidades que faz cada humano ser nico em sua essncia, sabendo se colocar no lugar do outro sem ter consigo conceitos pr-estabelecidos. Depois, trabalhar no sentido de conscientizar os segmentos da sociedade que o ideal no pode ser construdo sem que haja o material prprio para a construo e um planejamento detalhado dessa construo. Para tanto precisamos de sustentabilidade governamental e no de propagandas enganosas que nos fazem acreditar que a educao um processo igualitrio e que a escola para todos.

You might also like