You are on page 1of 24

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

Dezembro/2010

Processo Seletivo Simplificado para Classificao de Integrantes das Classes de Docentes do Quadro do Magistrio

Atuao Aulas - Sries Finais / Ensino Fundamental e Ensino Mdio Histria


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 2200, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 80 questes, numeradas de 1 a 80.

Formao Bsica Formao Especfica

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas definitivas com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo; mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


FORMAO BSICA 1. A ideia de autonomia de professores tem sido muito comum nos discursos pedaggicos; no entanto, seu emprego nem sempre reflete uma clareza quanto ao seu significado. Para Contreras (2002), a autonomia no um chamado autocomplacncia, nem tampouco ao individualismo competitivo, mas a convico de que um desenvolvimento mais educativo dos professores e das escolas vir do processo democrtico da educao, isto , da tentativa de (A) (B) (C) (D) (E) obter maior capacidade de intervir nas decises polticas relacionadas escola. construir uma autonomia democrtica tendo em vista o local e o universal. obter cada vez mais espaos de independncia e menos controle burocrtico. construir uma autonomia profissional juntamente com a autonomia social. reinvidicar menos interveno das famlias e da sociedade nas prticas escolares.

2.

Para Tardif (2002), o saber dos professores traz em si mesmo as marcas de seu trabalho e esse saber no somente utilizado como um meio no trabalho, mas produzido e modelado no e pelo trabalho. Trata-se, portanto, de um trabalho (A) (B) (C) (D) (E) complexo, que envolve determinados saberes e habilidades que so aprendidos pelos professores, primeiro, na formao inicial e, depois, na formao continuada. pedaggico, que envolve um conjunto de saberes, habilidades, competncias e atitudes plurais e temporais aprendidos no processo de formao inicial. multidimensional, que incorpora elementos relativos identidade pessoal e profissional do professor, sua situao socioprofissional, ao seu trabalho dirio na escola e na sala de aula. profissional, que incorpora um saber social que atemporal embora reflexivo, em que o trabalhador se relaciona com o conhecimento que seu principal objeto de trabalho. multifacetado, que agrega as relaes entre os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores das cincias da educao e os saberes mobilizados pelas prticas do ensino.

3.

Perrenoud (2000) prope um inventrio das competncias que contribuem para orientar a prtica docente e as formaes iniciais e contnuas. Para o autor, a noo de competncia designar uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situao. Administrar a progresso das aprendizagens uma das famlias de competncia reconhecida como prioritria no exerccio da docncia que mobiliza competncias mais especficas como, por exemplo:

I. II. III. IV. V.

conceber e administrar situaes-problema ajustadas ao nvel e s possibilidades dos alunos. desenvolver a cooperao entre os alunos e certas formas simples de ensino mtuo. observar e avaliar os alunos em situaes de aprendizagem numa perspectiva formativa. fazer balanos peridicos do processo realizado e tomar decises de progresso. envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I, III e IV. I, III e V. II e IV. II e V.

4.

Para Coll e Martn (2006), numa concepo construtivista a avaliao tem uma funo reguladora no processo de ensino e aprendizagem que implica conhecer o que cada um dos alunos j sabe, sabe fazer e , e o que pode chegar a saber, saber fazer ou ser, e como aprend-lo. Nesse processo, cabe ao professor (A) (B) (C) (D) (E) conhecer como os alunos aprendem ao longo do processo de ensino-aprendizagem para atribuir notas ou conceitos que retratem o desempenho do grupo e os resultados obtidos. identificar as necessidades de cada aluno, incentiv-los a realizar o esforo que lhes permita continuar progredindo e comunicar famlia os resultados finais. confiar e demonstrar confiana no esforo dos alunos, devolvendo-lhes a avaliao de seu prprio progresso por meio de conceitos que retratem seu desempenho. desenvolver uma atuao na aula em que as atividades e os prprios contedos de trabalho se adequaro constantemente, tendo como referncia o planejamento. informar aos alunos os critrios e os instrumentos utilizados para avali-los e observar, ao final do processo, os fatores que interferiram no desempenho da turma.
SECSP-Formao Bsica2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


5. Para Vasconcellos (2003), a preocupao fundamental no que diz respeito aos instrumentos de avaliao, buscando superar a nfase seletiva, referente (A) (B) (C) (D) (E) 6. necessidade de articular os instrumentos com os contedos ensinados e aprendidos. necessidade de construir instrumentos que auxiliem a aprendizagem dos alunos. mudana de postura em relao s finalidades da educao e da avaliao. importncia de cobrir uma amostra significativa de todos os contedos ensinados. necessidade de usar uma linguagem compreensvel, para salientar o que se deseja.

Bullying pode ser descrito como um tipo de intimidao (A) (B) (C) (D) (E) direta e indireta, envolvendo um variado leque de agresses. pontual, exclusiva do espao escolar. acidental, para chamar a ateno do agredido. planejada, mas sem envolvimento de violncia fsica. frequente, usado, sobretudo, por alunos imaturos ou inseguros.

7.

Currculo pode ser entendido como a referncia bsica para que se possa (A) (B) (C) (D) (E) indicar quais so os conhecimentos verdadeiros, distinguindo-os daqueles que no precisam ser repassados s novas geraes. nortear a ao docente, no sentido de divulgar as informaes mais teis e precisas aos alunos. comprometer os professores com um ensino rico e variado, imprescindvel constituio de sociedades igualitrias. arrolar a lista de informaes a serem preservadas no tempo e no espao, na medida em que adquiram carter universal. ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela sociedade ao longo do tempo.

8.

As linguagens, prioridades na concepo da Proposta Curricular do Estado de So Paulo, so entendidas como formas de (A) (B) (C) (D) (E) dominar os conceitos cientficos e tecnolgicos. valorar o real e fazer escolhas adequadas. compreenso e ao sobre o mundo. representao simblica, como o desenho e o jogo. pensar as relaes sociais de maneira no ideolgica.

9.

Competncias e habilidades precisam ser desenvolvidas na escola, uma vez que so elas que permitem aos alunos (A) (B) (C) (D) (E) alocar significado s suas vidas, orientando-os na escolha de rumos de ao compatveis com suas metas. enfrentar problemas e agir de modo coerente diante das mltiplas possibilidades de soluo. valorizar a vida escolar, aquilatando os aspectos curriculares, as qualidades dos docentes, a riqueza da interao entre pares. aprender a se comprometer com a tomada de deciso e com as aes capazes de impulsionar a prpria vida e os rumos da nao. distinguir o certo do errado, adotando um ponto de vista tico, no qual se busque igualdade, liberdade e justia para todos.

10.

No texto Gesto do conflito escolar: da classificao dos conflitos aos modelos de mediao (2007), lvaro Chrispino defende a tese de que a causa primordial da violncia escolar tem relao com (A) as mudanas sociais que afetam as relaes de poder na escola, uma vez que os dispositivos utilizados na cultura escolar que garantiam a autoridade pedaggica e a manuteno da ordem no so mais adequados para assegurar a autoridade pedaggica. a formao dos professores, especialmente a inicial, que no prepara o docente para compreender as manifestaes e causas dos conflitos, bem como no fornece ferramentas para a resoluo de conflitos no contexto da sala de aula e da escola. a ausncia de uma gesto democrtica, quando a direo no desenvolve um trabalho cooperativo e a equipe escolar no v o conflito como algo que deva ser investigado, compreendido e mediado. as famlias dos alunos, que no tm cumprido com o seu papel de garantir a formao moral, os bons costumes, os bons modos de crianas e jovens tidos como essenciais ao convvio social e ao processo de ensino-aprendizagem. a massificao da educao, pois a escola passou a reunir no mesmo espao alunos com diferentes vivncias, expectativas, valores, culturas e hbitos que so causadores de conflito que, quando no trabalhados, provocam manifestao de violncia.

(B)

(C) (D) (E)

11.

A Proposta Curricular do Estado de So Paulo para os nveis de Ensino Fundamental II e Mdio tem como princpios centrais a escola que aprende, o currculo como espao de cultura, as competncias como eixo de aprendizagem, a prioridade da competncia de leitura e de escrita, a articulao das competncias para aprender e a contextualizao no mundo do trabalho. Em relao ao princpio a escola que aprende, correto afirmar que a (A) (B) (C) (D) (E) capacidade de aprender ter que ser trabalhada especialmente com os alunos por meio da reflexo. vantagem de ser uma escola que aprende a legitimao do conhecimento dos profissionais do ensino. tecnologia nem sempre facilita a viabilizao das prticas ideais, de aes visando o trabalho coletivo. formao de uma comunidade aprendente deve ter como ponto de partida o trabalho colaborativo. escola que aprende precisa contar com recursos para promover mediaes e resoluo de conflitos. 3

SECSP-Formao Bsica2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


12. No Caderno do Gestor, volume 3, de 2009, destaca-se a importncia das reunies finais de conselhos de classe e srie para a reflexo sobre o que de fato aconteceu durante o ano e para a projeo das aes para o prximo ano. Diferentes da Hora de Trabalho Pedaggico Coletivo (HTPC), os conselhos de classe e srie (A) (B) (C) (D) (E) precisam identificar a situao de cada aluno para definir os que prosseguiro na srie subsequente. tm que oferecer condies para que os alunos tenham garantida a promoo automtica. precisam refletir sobre o seu papel com vistas a identificar os responsveis pelo fracasso dos alunos. tm que avaliar se a escola atingiu bons resultados e encaminhar os casos mais crticos para recuperao final. tm status prprio que lhes confere o poder decisrio de interferir na Proposta Pedaggica da escola.

13.

Vivemos numa sociedade dinmica. A partir desta constatao, Andy Hargreaves, na obra O ensino na sociedade do conhecimento: educao na era da insegurana (2004), examina o significado da sociedade do conhecimento, sua importncia e seu sentido para os professores de hoje. Nesse livro, o autor fala em escola total e professor total, ambiente e profissional voltados para a cultura cooperativa, na qual (A) (B) (C) (D) (E) a interdependncia forma o cerne das relaes entre professores, fazendo com que cada um se sinta parte do grupo e de um trabalho em equipe. o professor deve desenvolver capacidades para inovao, flexibilidade e o compromisso com a transformao, essenciais prosperidade econmica. o isolamento profissional deve ser combatido e cada professor deve se responsabilizar em desenvolver suas capacidades de inovao. a escola deve combater muitos dos imensos problemas criados pelas sociedades do conhecimento e deve estar a servio da criatividade. o trabalho coletivo fundamental para a noo de sociedade aprendente que poder compor ou no uma sociedade de aprendizagem.

14.

A Instruo CENP no 1/2010, de 11 de janeiro de 2010, que dispe sobre estudos de recuperao aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio, nas escolas da rede pblica estadual de ensino, estabelece as competncias e atribuies dos docentes responsveis pela recuperao. NO de responsabilidade do professor (A) (B) (C) (D) (E) realizar uma avaliao diagnstica dos alunos encaminhados para recuperao, com vistas a um maior detalhamento das dificuldades apresentadas preliminarmente pelo professor da classe. oferecer atendimento individualizado de estudos de recuperao paralela para atender s dificuldades/necessidades indicadas pelas famlias dos alunos. encaminhar, ao final do perodo em que o aluno esteve submetido a estudos de recuperao, os resultados alcanados. cuidar dos registros das atividades desenvolvidas com os alunos, em especial, apresentando relatrio circunstanciado quando de se tratar de atendimento individualizado. utilizar estratgias diversificadas propondo as atividades a serem vivenciadas pelos alunos, sugeridas no material de apoio, como tambm usar os materiais disponveis na Sala Ambiente de Informtica da escola.

15.

Duas meninas, da mesma turma, saram muito entusiasmadas da aula, conversavam sobre o que estavam aprendendo e foram questionadas por colegas de outra turma sobre o motivo de tanto entusiasmo. Eles queriam saber como eram as aulas dessa tal professora Luiza que era muito elogiada pelos alunos. As duas foram logo contando: A aula dela muito gostosa porque todo mundo tem o mesmo direito de participar e falar, dar opinies; no fica assim, de deixar os alunos meio isolados, pelo contrrio. E a outra menina complementa: E na hora de explicar ela explica de um jeito que no tem jeito de no entender. Quando ela est explicando, ela est conversando com os alunos e ela pede muito a opinio da classe inteira. um jeito muito fcil de aprender. O encontro cotidiano entre professores e alunos em sala de aula envolve um conjunto de fatores necessrios para facilitar a aprendizagem. No caso da professora Luiza, as alunas colocam em destaque a sua habilidade em (A) (B) (C) (D) (E) estabelecer os vnculos entre os novos contedos e os conhecimentos prvios e determinar o que deve constituir o ponto de partida das aulas. promover o trabalho independente por meio de situaes em que possam se atualizar e utilizar autonomamente os conhecimentos construdos. criar oportunidades para os alunos expressarem suas prprias ideias e selecionar os aspectos relevantes e os que devem ser descartados. gerar um ambiente em que seja possvel que os estudantes se abram, faam perguntas, e aproveitar, quando possvel, as contribuies dos alunos. contar com as contribuies e os conhecimentos dos alunos, estabelecer um ambiente favorvel, alm de criar uma rede comunicativa na aula.
SECSP-Formao Bsica2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


16. De acordo com Jacques Delors, a educao ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Essa perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar (A) (B) (C) (D) (E) as reformas educativas, ou seja, tanto a elaborao de programas como a definio de novas polticas pedaggicas. os professores, ou seja, a definio de suas metas nos planos de aula e tambm a dos processos de avaliao. as comunidades em que as escolas esto inseridas, para que possam reivindicar o cumprimento de tais princpios. as equipes gestoras, para que ofeream uma educao democrtica, voltada para o desenvolvimento de todos os alunos. a diviso tradicional dos tempos e espaos, para que eles possam corresponder s exigncias do mundo contemporneo.

17.

O conceito de educao ao longo da vida ultrapassa a distino bem conhecida entre educao inicial e educao permanente e, segundo Delors, aproxima-se de outro conceito frequentemente proposto, que o da (A) (B) (C) (D) (E) articulao teoria e prtica. otimizao das potencialidades. comunidade global. sociedade educativa. relao de complementaridade.

18.

Refletir a respeito da produo de conhecimento do aluno, buscando encaminh-lo superao, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ao avaliativa (A) (B) (C) (D) (E) contnua. mediadora. cientfica. supervisora. tradicional.

19.

Segundo Hoffmann (2001), existem quatro dimenses que envolvem o processo avaliativo. A primeira dimenso se refere ao contexto sociocultural do aluno, a segunda aos saberes significativos e a terceira s questes epistemolgicas do aprender. A quarta dimenso diz respeito (A) (B) (C) (D) (E) s atividades interativas. s disciplinas curriculares. ao cenrio educativo/avaliativo. gnese do conhecimento. ao compromisso social do docente.

20.

Instituda pela Lei Complementar n 1.078, de 17 de dezembro de 2008, a Bonificao por Resultados a ser paga aos servidores em efetivo exerccio na Secretaria da Educao, decorrente do cumprimento de metas previamente estabelecidas, visa (A) (B) (C) (D) (E) melhoria e ao aprimoramento da qualidade do ensino pblico. ao favorecimento aos profissionais que se destacam na escola. premiao dos professores qualificados profissionalmente. ao incentivo aos servidores com maior tempo de servio. avaliao do trabalho desempenhado pelos servidores. 5

SECSP-Formao Bsica2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


FORMAO ESPECFICA 21. O passado , por definio, um dado que nada mais modificar. Mas o conhecimento do passado uma coisa em progresso, que incessantemente se transforma e aperfeioa.
(Marc Bloch. Apologia da Histria ou o Ofcio de Historiador. Trad. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.75)

Assinale a alternativa que expressa a viso do autor sobre o passado. (A) (B) (C) (D) (E) A Histria a cincia que se apoia em fatos, grandes nomes e heris. O passado o objeto da cincia e a Histria a cincia do passado remoto. O passado pode ser modificado atravs da escolha de documentos estudados. Os temas do presente condicionam e delimitam o retorno, possvel, ao passado. A Histria define o passado como um dado rgido, que no se altera ou modifica.

22.

(...) Os nomes dizem respeito, apesar de tudo, s realidades de uma influncia forte demais para permitir um dia descrever uma sociedade sem que seja feito um largo emprego das palavras, devidamente explicadas e interpretadas. (...) Estimar que a nomenclatura dos documentos possa bastar completamente para fixar a nossa era seria o mesmo, em suma, que admitir que nos fornecem a anlise toda pronta. A Histria, nesse caso, no teria muito a fazer.
(Marc Bloch. Apologia da Histria ou o Ofcio de Historiador. Trad. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.142)

Para Marc Bloch, o historiador deve conduzir sua anlise histrica com o auxlio (A) de um vocabulrio uniforme, estabelecido como fonte precisa, indiscutvel e verdadeira, das condies sociais e polticas de uma poca, objeto de seu estudo. da palavra escrita, que vale mais por sua etimologia do que pelo uso que se faz dela, e que representa o testemunho material da sociedade a ser pesquisada. da lingustica que lhe possibilitar averiguar que as instituies essencialmente idnticas, nas sociedades fragmentadas, so designadas por termos semelhantes. das cincias naturais, que criaram signos para designar vocbulos inventados, para dar nomes aos atos, s crenas e aos diversos aspectos da vida humana em sociedade. de uma dupla linguagem, a da poca estudada, o que lhe permite evitar o anacronismo, mas tambm a do aparato verbal e conceitual da disciplina histrica atual.

(B)

(C)

(D)

(E)

23.

Era junho de 1940, no mesmo dia, se bem me lembro, da entrada dos alemes em Paris. No jardim normando, onde nosso estado-maior, privado de tropas, exercitava sua ociosidade, remoamos as causas do desastre: possvel acreditar que a histria nos tenha enganado?, murmurou um de ns.
(Marc Bloch. Apologia da Histria ou o Ofcio de Historiador. Trad. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p.42-43)

O autor refere-se (A) ao ataque fulminante Frana, promovido pelos exrcitos coligados, a fim de redefinir as fronteiras entre as naes do continente e reestabelecer o equilbrio de foras entre elas. invaso da Frana pelo exrcito nazista, que conduziu assinatura de um armistcio franco-alemo que dividiu a Frana em duas partes: zona ocupada e zona livre, colaboracionista. imobilidade das tropas francesas, provocada pela surpresa do ataque do exrcito austraco, imbudo do sentimento de conquista do espao vital, tomado em guerras anteriores. reao blica dos estados desenvolvidos, atingidos pelas propostas civilizatrias dos franceses, justificadas por seu avano tcnico, cientfico e blico no continente europeu. ao declnio da Repblica francesa, enfraquecida pelas lutas internas, entre os normandos e os defensores da democracia, que sucumbiu ao exrcito inimigo em franca expanso territorial.
SECSP-At.Aulas-Histria

(B)

(C)

(D)

(E) 6

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


24. H duas espcies de imaginao a que o historiador pode recorrer: a que consiste em animar o que est morto nos documentos e faz parte do trabalho histrico, pois que este mostra e explica as aes dos homens. desejvel encontrar esta capacidade de imaginao que torna o passado concreto tal como Georges Duby desejava encontrar talento literrio no historiador. Mas ainda mais desejvel, pois necessrio que o historiador revele essa outra forma de imaginao, a imaginao cientfica, que, pelo contrrio, se manifesta pelo poder de abstrao.
(Jacques Le Goff. Histria e Memria. Trad. Campinas: Editora Unicamp, 2003, p.40)

Para Jacques Le Goff, o historiador deve (A) (B) (C) (D) (E) trabalhar os documentos com a mesma imaginao que o matemtico nos seus clculos ou o fsico e o qumico nas suas experincias. banir as singularidades como objeto do seu trabalho para realizar uma pesquisa cientfica fiel verdade dos acontecimentos estudados. reduzir a histria a uma narrao, a um conto fundamentalmente de ordem pedaggica, para demonstrar o seu talento literrio. explicar, em um discurso narrativo em prosa, as implicaes ideolgicas e polticas dos acontecimentos investigados. reivindicar, para o seu trabalho de pesquisador, o carter de arte literria, colocada sob a cauo imperiosa do real.

25.

O historiador deve respeitar o tempo que, sob diversas formas, a condio da histria e que deve fazer corresponder seus quadros de explicao cronolgica durao do vivido. Datar e ser sempre uma das tarefas fundamentais do historiador, mas deve fazer-se acompanhar de outra manipulao necessria da durao a periodizao , para que a datao se torne historicamente pensvel.
(Jacques Le Goff. Histria e Memria. Trad. Campinas: Editora Unicamp, 2003, p.47)

Para o autor, sendo a Histria o estudo (A) (B) (C) (D) (E) do tempo cronolgico linear, homogneo e neutro, as datas concretizam, para os historiadores, os documentos. das mudanas significativas, a periodizao um importante instrumento de intelegibilidade dessas mudanas. das obras de indivduos ou grupos, o tempo utilizado para realizar a idia de progresso tcnico e cientfico alcanado. de recolhas de atos solenes, reunidas por ordem cronolgica, a data tem o objetivo de indicar o carter memorvel do tempo. do decorrer do tempo dos homens e das sociedades, a ordem cronolgica garante a veracidade dos fatos expostos pelo historiador.

Ateno:

Utilize o texto e o conhecimento histrico para responder s questes de nmeros 26 e 27.

(...) A Revoluo Francesa, durante treze anos, o fascismo italiano, durante vinte e um, impuseram na Frana e na Itlia duas eras que sublinhavam a vontade de uma renovao fundamental. Todavia, enquanto, no primeiro caso, no obstante um recurso muitas vezes inconsciente a dados franceses, existia a aspirao ou, em todo caso, a esperana de fundar uma era para todos os povos, a era fascista, ao contrrio, fechava-se no mais estrito nacionalismo.
(Jacques Le Goff. Histria e Memria. Trad. Campinas: Editora Unicamp, 2003, p.514)

26.

O texto faz referncia a um perodo da Frana revolucionria em que a Conveno, alm de estabelecer o calendrio republicano, em substituio ao calendrio gregoriano, permitiu (A) (B) (C) (D) (E) a tomada do poder poltico pela nobreza, que organizou o Estado de modo a favorecer seus interesses, superando os entraves impostos pelo mercantilismo. o aumento dos tributos cobrados s trs ordens sociais, a fim de salvar a economia francesa, refm do crescimento desenfreado da dvida externa. a elaborao de uma nova Constituio, que estabelecia o sufrgio universal, garantia o direito insurreio, alimento e trabalho para todos os cidados. a dissoluo da Assembleia Nacional Constituinte, com maioria de membros da alta burguesia, que defendia a manuteno da monarquia constitucional. o comprometimento do rei com a nova Constituio que abolia os privilgios fiscais e concedia aos parlamentares a regularizao dos impostos. 7

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


27. Movimento da direita radical transformado em poderosa fora organizada, o fascismo conquistou o poder (A) (B) (C) (D) (E) pela revoluo social, influenciada pelo movimento revolucionrio bolchevique. pelo controle econmico, dos camisas negras, dos postos de abastecimento. pelo discurso de um partido poltico, marcado pelo revanchismo nacionalista. pela constituio de uma fora paramilitar, em defesa da guerra mundial. pela iniciativa do velho regime; portanto, de uma forma constitucional.

28.

Narrar as histrias do Brasil e do Mundo juntas seria uma forma de acompanhar a insero do Brasil num mundo e mercados amplamente globalizados. Uma tentativa de justificar e entender historicamente a participao do Brasil nas teias das relaes estabelecidas entre os pases. Na era da globalizao, o Brasil teria que ser visto como nao complementar de um mundo capitalista ainda maior. A Histria Integrada tentaria, assim, entender essa incorporao; seria a chance de esclarecer os motivos e as origens do caminho que o Brasil fez e faz para tornar-se parte integrante de um todo.
(Marcos Vinicius de Morais. Histria Integrada. In: Pinsky, Carla Bassanezi (Org.) Novos temas nas aulas de histria. So Paulo: Contexto, 2009, p.206)

De acordo com o autor, a prtica de ensino de Histria Integrada est muito distante do projeto original devido ao fato de que nesse modelo (A) ensina-se aos alunos que o Brasil dependente dos fatos e acontecimentos da Europa, ou seja, a teoria da eterna dependncia, em que as determinaes externas so mais importantes do que as internas. apresenta-se uma histria em que os contedos e fatos, dispostos independentes da ordem cronolgica, se integram e interagem, seguindo critrios apropriados histria nacional brasileira. considera-se o aluno como pblico-alvo e combate o excesso de memorizao, iniciando a formao de uma imaginada unidade nacional brasileira a partir de inspiraes da histria europia, da qual o Brasil faz parte. oficializa-se o projeto de assegurar um lugar ao Brasil na civilizao ocidental e crist colocando a histria nacional como determinante da histria da humanidade civilizada, ou seja, da histria da Europa. projeta-se na sala de aula um Brasil, sujeito de sua prpria histria, fortalecendo a ideia de que as tenses e contradies internas desempenham um papel fundamental na construo da nao brasileira.

(B)

(C)

(D)

(E)

29.

Segundo Marcos Vincius de Morais, em artigo do livro organizado por Pinsky (2009), na habilidade de trabalhar de modo mais complexo os temas e contedos que reside a Histria Integrada. Assim, ao estudar o projeto de catequese dos jesutas na Amrica Portuguesa as teias dos acontecimentos se entrelaam (A) expanso muulmana, que permitiu o contato cultural e comercial entre Oriente e Ocidente e o desenvolvimento da Amrica. Reforma religiosa, que significou a elaborao de doutrinas crists mais adequadas s atividades e aos interesses burgueses. ao Conclio de Clermont, fundamental para a ortodoxia da Igreja e para definir o projeto de evangelizao de novas terras descobertas. ao Edito de Milo, que concedeu liberdade de culto a todas as pessoas e definiu a centralizao administrativa da Igreja Catlica. guerra de sucesso ao trono espanhol que impulsionou a colonizao da Amrica e a converso, em massa, da populao indgena.

(B)

(C)

(D)

(E)

30.

Os colonizadores do Novo Mundo (...) instituram a prtica de identificar e descrever minuciosamente as riquezas naturais dos ambientes geogrficos conquistados e propagaram os estudos dos recursos naturais para fins comerciais.
(Carlos Renato Carola. Meio Ambiente. In: Carla B. Pinsky (org.) Novos temas nas aulas de histria. So Paulo: Contexto, 2009, p.190)

A partir do texto pode-se afirmar que a produo desse acervo documental, no mbito da administrao da Amrica Portuguesa, (A) (B) (C) (D) (E) 8 critica a interveno do homem no mundo que o cercava. relaciona-se interao do homem com seu meio ambiente. insere-se na lgica do pensamento marxista, dominante neste perodo. resulta das crenas de que o homem controla todas as foras naturais. faz parte da lgica do sistema colonial e da mentalidade mercantilista.
SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


31. tarefa da Histria da Cincia e Tecnologia reconstruir a produo dos conhecimentos cientficos como atividade humana, discutir como tal atividade cresce, desenvolve-se, expande-se e influenciada pelos seres humanos e suas aspiraes, sejam elas materiais, intelectuais ou mesmo espirituais. Ao mesmo tempo, ao longo de todo o processo histrico, so claras as influncias da C&T no curso dos acontecimentos e na dinmica das diferentes sociedades. Tem-se, de fato, uma rica dialtica entre sociedades, cincias e tecnologias ao longo da histria.(...) As histrias da C&T so, assim, parte integral das histrias de nossas sociedades, em seus diferentes tempos e lugares.
(Silvia Figuera. Cincia e Tecnologia. In: Carla B. Pinsky (Org.) Novos temas nas aulas de Histria. So Paulo, Contexto, 2009, p.159-160)

Em uma aula de Histria, em que o contedo a ser desenvolvido a Revolta da Vacina, para que esta seja estudada de uma forma abrangente, o professor pode recorrer C&T, o que lhe permitir explicitar o papel (A) (B) (C) (D) da Biologia para o estudo das deficincias genticas que justificavam as desigualdades sociais, geradoras da rebelio. da Qumica, determinante no emprego de gases txicos pelo governo, para combater os revoltosos nas ruas da Capital. da Matemtica com relao ao mundo real, o que permitiu ao poder constitudo, debelar os movimentos populares. decisivo das pesquisas cientficas em Bacteriologia, integrantes dos projetos dos governos republicanos no incio do sculo XX. determinante da Higiene e da Medicina, o que contribuiu para o declnio da taxa de mortalidade com a imunizao da populao pobre.

(E)

32.

verdade que a globalizao afeta cada quilmetro quadrado da superfcie terrestre, aumentando a presso sobre as culturas tradicionais e sobre as regies. A compresso do espao-tempo que a globalizao produz tem o efeito de tornar cada canto do mundo muito parecido com os demais (...). Mas tambm verdade que ela faz isso de maneira desigual. Os impactos da globalizao no desencadeiam processos iguais no Brasil e na China, no interior mineiro ou na metrpole paulista.
(Marcos Lobato Martins. Histria Regional. In: Carla B. Pinsky (Org.) Novos temas nas aulas de histria. So Paulo, 2009, p.138)

Partindo das consideraes descritas no texto, o autor afirma que (A) (B) (C) (D) (E) os impactos da globalizao desencadeiam processos diferenciados nas vrias regies do planeta. a homogeneizao globalizante elimina o legado do passado e as relaes sociais do cotidiano. os efeitos da globalizao levam a autonomia s regies, caracterstica dos tempos pr-modernos. a globalizao assume a mesma colorao sobre a superfcie do planeta e elimina os espaos locais. o processo de globalizao se faz de maneira uniforme nos espaos, livre das peculiaridades regionais.

33.

O imperialismo pode ser definido como uma tendncia poltica que pretendia expandir o domnio territorial, cultural e econmico da Europa sobre o resto do mundo no sculo XIX, justificado atravs da comprovao histrica do adiantado nvel de desenvolvimento civilizacional dos europeus perante os outros povos do planeta. Hoje, tal justificativa considerada pela maioria esmagadora dos historiadores como algo totalmente equivocado e fora de propsito. (...) Porm, na poca, at o chamado refinamento dos hbitos mesa e a sofisticao dos pratos franceses serviram para justificar a atuao francesa na frica.
(Fbio Pestana Ramos. Alimentao. In: Carla B. Pinsky (Org.) Novos temas nas aulas de histria. So Paulo: Contexto, 2009, p.101102)

Com base no texto e no conhecimento histrico correto afirmar que a dominao europia oitocentista teve como motor (A) (B) (C) (D) (E) a exigncia de novos territrios pela expresso comercial mercantilista que, dominada pela lgica europia de acumulao primitiva de capitais, precisava submeter todos os povos de alm-mar. a necessidade da expanso do sistema capitalista por meio da busca por novas terras produtoras de matria-prima para as indstrias e de mercados consumidores dos produtos manufaturados na Europa. o domnio de regies de clima desfavorvel agricultura, propcias instalao de indstria de bens de capital e produtoras de manufaturados necessrios ao abastecimento do mercado consumidor afroeuropeu. a difuso da civilizao europia, imbuda do ideal de desenvolver culturalmente os povos africanos, que no se preocupavam com a apresentao esttica e possuam hbitos alimentares rudimentares e primitivos. o interesse em controlar os portos africanos para abastecer o mercado de escravos, altamente rentvel na poca, ao mesmo tempo que permitia populao negra o contato com o mundo civilizado europeu. 9

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


34. E ser um gnero de fronteira, interdisciplinar, uma das caractersticas que tornam a biografia um instrumento que oferece possibilidades para a sala de aula. A outra o seu dilogo com o cotidiano e com o generalizado interesse pela vida privada, que reside em todos ns.
(Kalina Vanderlei Silva. Biografias. In: Carla B. Pinsky (Org.) Novos temas nas aulas de histria. So Paulo, Contexto, 2009, p.13)

Segundo a autora, o trabalho com biografias na sala de aula se justifica na atualidade, na medida em que exerce um forte apelo sobre o pblico leigo, ao mesmo tempo que se apresenta como (A) ferramenta da Histria Social quando todos os outros recursos utilizados tornaram-se inteis para a compreenso dos fatos histricos. anlise das mentalidades no contexto da histria estrutural que indica as camadas dominantes como foco principal da cincia social. meio facilitador da discusso histrica ao despertar a curiosidade dos alunos porque fornece nomes e faces aos processos histricos. elemento de culto aos heris ao resgatar a historiografia positivista do sculo XIX, voltada para os feitos dos grandes homens. fundamento da teoria marxista, uma narrativa de fico que destaca os grandes homens, testemunhas privilegiadas do seu tempo.

(B)

(C)

(D)

(E)

35.

No nazismo, o ideal de superioridade racial de determinados seres humanos sobre outros era simbolizado pelo homem viril, ariano e nrdico. O Estado totalitrio nazista, associado a diversos smbolos de masculinidade, procurava controlar a sexualidade das mulheres. Ele adotava uma poltica natalista para as alems (para obter mais e mais soldados) e uma outra, de extermnio, para as mulheres que considerava de raa inferior. Estas eram submetidas a atrocidades como a esterilizao compulsria e o assassinato em massa. O domnio nazista nos apresenta um exemplo bastante ntido da utilizao de concepes de gnero para legitimar relaes de poder.
(Carla B. Pinsky. Gnero. In: Carla B. Pinsky (Org.) Novos temas nas aulas de Histria. So Paulo: Contexto, 2009, p.37)

O texto remete a um perodo da histria em que o papel da mulher era a de (A) (B) (C) (D) (E) procriar, ensinar os valores fundamentais da nao, reservando-se aos trabalhos domsticos. estimular a pesquisa dos bilogos e cientistas, obtendo os meios de previso do sexo das crianas. divulgar a f nazista, arquitetada pelo partido no poder, estabelecendo uma nova ordem burguesa. realizar um trabalho classificado de utilidade pblica, considerando que eram responsveis pela poltica. compreender e transmitir o cientificismo biolgico, atrelando a cincia conquista do espao vital.

36.

A Escola Metdica se constitui de um conjunto de historiadores fortemente marcados pela derrota na guerra franco-prussiana de 1870 e pela pesquisa histrica alem, fatores que muito influenciaram o pensamento histrico na Frana no contexto da III Repblica (1870-1940). A derrota do exrcito francs marca, alm de um trauma na histria do pas, uma ruptura na historiografia do perodo, conferindo nao no s a necessidade de uma segunda origem, que suplantasse o fracasso militar, mas tambm a de novas formas de representar a histria nacional, fundando ou refundando identidades. A influncia do pensamento histrico alemo est no fato de muitos dos principais historiadores franceses do perodo terem realizado seus estudos na Alemanha.
(Pedro P. A. Funari; Glaydson Jos da Silva. Teoria da Histria. So Paulo: Brasiliense, 2008, p.34)

O conhecimento histrico e o texto permitem afirmar que os metdicos (A) romperam com os textos e com os fatos, relacionando o exerccio do historiador ao domnio de novas tcnicas de pesquisa. defenderam a premissa de que a Histria tem na revoluo sua fora motriz e nas bases materiais o seu principal fundamento. desenvolveram uma historiografia voltada para a histria nacional, cuja preocupao maior o ideal de identidade da nao. levantaram documentos oficiais para provar que os acontecimentos se realizam nas esferas coletivas da sociedade. criticaram seus predecessores pela ausncia da imparcialidade na leitura das interpretaes escritas que investigaram.
SECSP-At.Aulas-Histria

(B)

(C)

(D) (E) 10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


37. Um professor utilizou um grfico, elaborado pelo economista Paul Singer, para comparar a distribuio de renda no Brasil em 1960 e em 1970.
Distribuio da Renda no Brasil: 1960-1970 1960 (em cruzeiros de 1953) % da renda per capita renda total 11,7 8.350 15,6 2.780 27,2 1.295 27,8 662 17,7 253 1970 (em cruzeiros de 1953) % da renda per capita renda total 17,8 17.700 18,5 4.590 26,9 1.780 23,1 768 13,7 272 Aumento em % da renda per capita 112,0 65,0 37,5 16,0 7,5

Classe A B C D E

A comparao da renda, identificada no grfico, permitiu ao professor discutir com os alunos que, durante o regime militar brasileiro, (A) (B) (C) (D) (E) 38. as condies de vida da populao mais pobre melhoraram com o investimento do governo na rea da sade pblica. o crescimento econmico do pas gerou a ampliao da renda bruta dos trabalhadores das indstrias nacionais. o milagre econmico desdobrou-se em distribuio da renda, ampliando o poder de compra dos assalariados. a concentrao da renda nacional tornou-se mais intensa, acentuando, no pas, as desigualdades sociais. os gastos pblicos foram contidos para distribuir populao pobre e miservel a renda nacional.

A histria social nunca pode ser mais uma especializao, como a histria econmica ou outras hifenizadas, porque seu tema no pode ser isolado. (...) O historiador das idias pode (por sua conta e risco) no dar a mnima para a economia, e o historiador econmico no dar a mnima para Shakespeare, mas o historiador social que negligencia um dos dois no ir muito longe).
(Eric Hobsbawm. Sobre Histria. Trad. So Paulo, Cia. das Letras, 1998, p.87. Citado em BRASIL, MEC/INEP.ENCCEJA. Histria e geografia, cincias humanas e suas tecnologias: livro do professor ensino fundamental e mdio. Braslia: MEC/INEP, 2002, p.40)

O historiador Eric Hobsbawm pontua que os estudos ligados histria social implicam necessariamente em anlises interdisciplinares porque (A) (B) (C) (D) (E) os laos se fortalecem, entre as cincias naturais, que dependem da economia para elaborar os dados estatsticos inerentes aos avanos tcnicos do processo desencadeado pela globalizao. a acumulao de todos os tipos de eventos que aconteceram no passado define a histria, que, para compreender o social, deve separar as idias escritas do seu contexto humano. a compreenso das sociedades requer perspectivas abrangentes da vivncia social, incluindo as diferentes relaes que os grupos estabelecem entre si e com a natureza. os modelos disponveis de economia e literatura, associados construo de modelos retrgrados, devem ser aplicados para se escrever a histria da sociedade inglesa. os acontecimentos do passado ficam mais visveis se o historiador procurar as fontes documentais escritas ou iconogrficas, e dar, assim, a sua contribuio para a sociedade.

39.

Observe a litogravura.

D. Joo VI. Partida do Prncipe Regente de Portugal para o Brasil em 1807. (In. Boris Fausto. Histria do Brasil. So Paulo: EDUSP, 2008, p. 121)

A litogravura aborda um tema importante para a histria do Brasil, pois o pas, com a transferncia da Corte portuguesa, (A) (B) (C) (D) (E) foi elevado categoria de Reino Unido a Portugal. concedeu o ttulo de imperador ao regente luso. conquistou a autonomia poltica e econmica. ratificou a poltica monopolista metropolitana. tornou-se sede da Monarquia portuguesa. 11

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


40. Um professor, ao discutir com seus alunos sobre o sistema eleitoral na histria recente do Brasil, apresentou um organograma, comparando a eleio presidencial no perodo de 1945-1961 com a de 1964-1973, conforme abaixo.
1945-64 Presidente 1964-73 Presidente

Eleitores

Senadores Deputados Federais

Eleitores

O professor, ao propor a comparao apresentada no organograma, pretendeu que os alunos entendessem que, durante o regime militar, houve mudana no sistema eleitoral, pois (A) (B) (C) (D) (E) ampliou-se o nmero de eleitores permitindo o voto aos cidados maiores de 16 anos, independente de condio social. legitimou-se o controle poltico do Congresso Nacional atravs das eleies diretas para o Executivo. garantiu-se a direta participao popular em todas as instncias do processo eleitoral brasileiro. institucionalizou-se o processo de eleio indireta para a presidncia da Repblica. possibilitou-se a escolha de candidatos por distritos, democratizando o sistema eleitoral.

Ateno:

Com base no texto abaixo e no conhecimento histrico responda s questes de nmeros 41 a 43.

Nas ltimas duas dcadas, a Histria ensinada na escola fundamental passa por mudanas significativas. Estas transformaes efetivaram-se num contexto histrico marcado por dois momentos importantes da vida do pas. Primeiramente, nos anos psAI 5 de 1968, com forte represso poltica, quando as reformas foram impostas sociedade pelo governo centralizador e discricionrio, em meio a um crescimento econmico apoiado numa taxa muito alta de explorao do trabalho.(...) O segundo momento compreende o final dos anos 70 e os anos 80, perodo em que as reformas se processaram de forma tpica e gradualmente por presses dos movimentos sociais organizados em meio a uma crise econmica onde se combina inflao/recesso e ao significativo processo de organizao e mobilizao dos diferentes setores sociais.
(Selva Guimares Fonseca. Caminhos da Histria Ensinada. Campinas: Papirus, 2005, p.151)

41.

Constava do projeto educacional, elaborado e implementado pelo regime que o texto identifica, dentre outros, (A) (B) (C) (D) (E) a imposio do ensino de Educao Moral e Cvica, tornado obrigatrio como disciplina e prtica educativa em todos os nveis e graus de ensino. a discusso do currculo de 1 grau, visando desencadear na rede escolar um amplo debate sobre o ensino de Cincias Humanas. o resgate do papel da Histria no currculo, com o desenvolvimento do trabalho de pesquisa como reflexo, descoberta e elaborao. o rompimento com o papel reprodutivista da Histria, enfatizando a necessidade de produzir conhecimento histrico em o nvel de 1 grau. a introduo do ensino de Histria por meio de eixos temticos como forma de resgatar a multiplicidade de experincias dos sujeitos histricos.
o

42.

No segundo momento a que o texto se refere, o governo militar, em agosto de 1979, tirou da oposio uma de suas principais bandeiras e deu um passo importante na ampliao das liberdades pblicas, com a (A) (B) (C) (D) (E) criao da Central nica dos Trabalhadores (CUT). votao da emenda que introduzia as eleies diretas. aprovao da Lei de Anistia, que permitia a volta dos exilados polticos. permisso de oposio, aglutinada nos partidos polticos, MDB e ARENA. eliminao da Lei Falco, que restringia a campanha eleitoral no rdio e na TV.
SECSP-At.Aulas-Histria

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


43. A reforma de ensino imposta pelo governo do regime, a que o texto identifica, (A) (B) (C) (D) (E) considerava o ensino estratificado inconcilivel com o trabalho. enfatizava a educao humanstica na formao geral do educando. diferia do iderio e dos objetivos que nortearam a reforma universitria. priorizava a formao especfica para capacitar mo-de-obra para o trabalho. valorizava as escolas em condies de promover a integrao nacional.

44.

frica vive uma tripla condio restritiva: prisioneira de um passado inventado por outros, amarrada a um presente imposto pelo exterior e, ainda, refm de metas que lhe foram construdas por instituies internacionais que comandam a economia. A esses mal-entendidos se somou uma outra armadilha: a assimilao da identidade por razes de raa. (...) A afirmao afrocentrista sofre, afinal, do mesmo erro bsico do racismo branco: acreditar que os africanos so uma coisa simples, uma categoria uniforme, capaz de ser reduzida a uma cor de pele.
(Mia Couto. In: Leila Leite Hernandez. A frica na sala de aula: visita histria contempornea. So Paulo: Selo Negro, 2010, p.11)

A viso de Mia Couto pode ser associada ideia de que (A) a frica um continente homogneo e o seu passado explicvel atravs das tradies orais, devido ao fato de no ter produzido documentos escritos. o racismo se explica pela uniformidade poltica e cultural dos povos que vivem dispersos pelo territrio do continente africano, desde sua pr-histria. os pases africanos, ao mesmo tempo em que se libertaram da tutela colonial, conquistaram a independncia econmica interna e externamente. o endividamento e o aprofundamento da dependncia da ajuda financeira externa dos pases africanos resultaram da dominao europia. os sistemas econmicos, administrativos, polticos e sociais das antigas metrpoles foram eliminados no processo de descolonizao.

(B)

(C)

(D)

(E)

45.

No Qunia, em 1927, cerca de 50% da massa africana assalariada (...) trabalhava na agricultura do caf, milho, trigo e sisal, os principais produtos para a comercializao. Porm, o nmero de agricultores africanos declinou, enquanto as exploraes europias cresceram para cerca de 76%. As minas foram nacionalizadas pela administrao colonial e a remunerao dos trabalhadores africanos era muito baixa. Alis, por funo idntica os trabalhadores europeus recebiam um salrio muitas vezes maior que o dos africanos (...).O controle do trabalho do africano completava-se com a cobrana de impostos, obrigando os africanos a deixar sua terras e integrar-se no mercado de trabalho e na economia monetria.
(Leila Leite Hernandez. A frica na sala de aula: visita histria contempornea. So Paulo: Selo Negro, 2010, p.491)

O texto revela que as medidas tomadas pelos colonizadores, na explorao do territrio africano, geraram (A) a cobrana de impostos, tal como era feita na frica pr-colonial, e a valorizao do trabalho, com o declnio do nmero de agricultores africanos. a discriminao racial, fundada no preconceito de que o negro era inferior, e o processo de proletarizao do trabalho agrcola. a propriedade fundiria, africanos. concentrada nas reservas nativas, e a ocupao de reas livres pelos colonos brancos e

(B)

(C)

(D)

um sistema econmico nas reas rurais, que permitia o uso costumeiro da terra em comum, e a prtica da agricultura mista. o confisco de terras aos colonos brancos e a regulamentao do trabalho compulsrio nas propriedades agrcolas. 13

(E)

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


Ateno: Com base no texto abaixo e no conhecimento histrico responda s questes de nmeros 46 e 47. Esses primeiros imigrantes, tendo o seu olhar voltado para os Estados Unidos como modelo, fundaram a capital, Monrvia, ponto central, cercada de outras pequenas povoaes, todas localizadas na bordadura do Atlntico. Assim, os negros, sobretudo os repatriados dos Estados Unidos, tinham a convico de que o seu lugar no mundo estava assegurado. Sem subalternidade em relao ao continente europeu e pela renovao que poderiam imprimir na frica, a Libria passou a ser um elemento mtico e simblico de uma terra de africanos governada por africanos, integrada aos nacionalismos continentais. De 1822 at 1865, a populao da Libria era formada por milhes de afro-americanos.
(Leila Leite Hernandez. A frica na sala de aula: visita histria contempornea. So Paulo: Selo Negro, 2010, p.324)

46.

O texto e o conhecimento histrico permitem afirmar que a criao da Libria foi uma resposta dos Estados Unidos da Amrica (A) (B) (C) (D) (E) aos direitos de igualdade racial, defendidos pelos escravos que participaram da marcha para o oeste, ampliando as fronteiras do estado americano. aos estados europeus, que expandiam seus territrios no continente africano, em defesa da democracia, contrapondo-se prtica imperialista da poca. s reivindicaes por parte dos escravos negros, esperanosos em obter a liberdade como recompensa por sua participao na luta pela independncia. ao movimento dos escravos africanos, recapturados dos navios negreiros, pela Marinha norte-americana, em busca da garantia do direito a territrios livres. aos negros alforriados, durante a guerra dos sete anos, que estavam convencidos que a emigrao era a sada para fugir do racismo dos brancos.

47.

No perodo indicado no texto de Leila Leite Hernandez, o Brasil Imperial tomou medidas com relao ao trabalho escravo, entre elas a (A) (B) (C) (D) (E) extino do trfico de escravos e a punio aos infratores da lei. abolio da escravatura e a garantia de terras aos libertados. apreenso dos navios negreiros e o julgamento dos envolvidos. penalizao fuga de escravos e a doao de terras aos alforriados. regulamentao do trfico interprovincial e dos castigos corporais.

48.

A novidade da dcada de 1870 foi o surgimento de um movimento republicano conservador nas provncias, tendo como maior expresso o Partido Republicano Paulista (PRP), fundado em 1873. (...) O republicanismo paulista se diferenciava do existente no Rio de Janeiro pela maior nfase dada idia de federao, pelo menor interesse na defesa das liberdades civis e polticas.
(Boris Fausto. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 1995, p.228)

Com base no texto e no conhecimento histrico, pode-se afirmar que os republicanos de So Paulo defendiam a (A) (B) (C) (D) (E) Ateno: monarquia constitucional. centralizao do Estado. autonomia das provncias. abolio da escravatura. repblica parlamentarista. O texto abaixo refere-se s questes de nmeros 49 e 50.

O Estado getulista promoveu o capitalismo nacional, tendo dois suportes: no aparelho de Estado, as Foras Armadas; na sociedade, uma aliana entre a burguesia industrial e setores da classe trabalhadora urbana.
(Boris Fausto. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 1995, p.327)

49.

O texto e o conhecimento histrico permitem afirmar que um novo tipo de Estado nasceu aps 1930 porque (A) (B) (C) (D) (E) os vitoriosos de 1930 compunham um quadro homogneo do ponto de vista social, defendo a reforma no sistema poltico brasileiro. o empresariado industrial brasileiro passou a ter na pessoa do presidente da repblica o seu representante nos negcios com o exterior. os liberais ocuparam majoritariamente as cadeiras no Congresso Nacional, adotando os princpios do Estado liberal na forma de legislar. os tenentes, em pleno acordo com as altas patentes das foras armadas, reformularam o Estado, associando-se classe dos oligarcas. os trabalhadores urbanos receberam leis de proteo, entre as quais, o limite de oito horas na jornada normal de trabalho e a concesso de frias.
SECSP-At.Aulas-Histria

14

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


50. O Estado que nasceu aps 1930, segundo Boris Fausto, distingue-se do Estado Oligrquico que o precedeu, em razo de que (A) (B) (C) (D) (E) as decises econmico-financeiras e as de natureza poltica e social foram descentralizadas pelo poder federal. o Exrcito adquiriu o importante papel de garantir a ordem interna e o estado promoveu gradativamente a industrializao. a aliana das classes sociais deveu-se incorporao dos grandes proprietrios rurais ao projeto do empresariado industrial. a atuao econmica, voltada para a promoo da pecuria na regio sul, foi apoiada pelos diversos setores da sociedade. a sociedade civil passou a participar ativamente do planejamento das polticas nacional-desenvolvimentistas adotadas no Pas.

51.

Segundo Marina de Mello e Souza (2007), algumas sociedades africanas formaram grandes reinos, como o Egito, o Mali, Songai etc., outras eram agrupamentos muito pequenos de pessoas que caavam e coletavam o que a natureza oferecia ou plantavam o suficiente para o sustento da famlia e do grupo, mas, todas, das mais simples s mais complexas, se organizaram a partir (A) (B) (C) (D) (E) de uma capital, na qual morava um chefe responsvel pela administrao da justia, da defesa do reino e da distribuio da riqueza produzida pelos trabalhadores e escravos. de confederaes de aldeias, que envolviam grupos de pessoas de vrias origens africanas, em que os chefes religiosos possuam autoridade absoluta sobre os outros chefes. da fidelidade ao chefe e das relaes de parentesco em que o chefe de famlia, cercado de seus dependentes e agregados, era o ncleo bsico de organizao. de grupos nmades, compostos tanto de pastores do deserto quanto de coletores e caadores das florestas, que se reuniram em torno de um chefe considerado heroi. da instalao de um conselho de chefes em que o chefe de cada grupo, reunido com seus auxiliares conselheiros, era o sustentculo da estrutura da sociedade. Considere o texto e a figura para responder s questes de nmeros 52 e 53. (...) os portugueses foram os pioneiros entre os europeus no contato com povos da frica ocidental e central. Alm de

Ateno:

chegar ao ouro e encontrar outro caminho para as ndias, ainda queriam cumprir sua misso de propagadora do cristianismo. Naquela poca, tambm na Europa era na religio que as pessoas buscavam a explicao das coisas, e os reis eram amados e respeitados acreditando todos que haviam sido escolhidos por Deus para ocuparem tal posio (...).

Adoo de elementos do catolicismo pelos chefes da regio do Congo e de Angola foi tomada como uma vitria do trabalho de catequese junto aos africanos. (Marina de Mello e Souza. frica e Brasil africano. So Paulo: tica, 2006, p. 50-51)

52.

O texto e da imagem permitem afirmar que o reino de Portugal, ao conquistar os mares e atingir um grande poder imperial em torno de 1500, (A) (B) (C) (D) (E) justificou o direito de se apossar de terras e subordinar populaes com o argumento de estar levando a mensagem de Cristo e a salvao eterna para todos os povos conquistados. contribuiu para o desenvolvimento cultural dos diferentes povos africanos por meio do trabalho de catequese dos missionrios jesutas que preservavam as crenas e valores dos nativos. realizou um grande servio aos africanos ao impedir a converso dos povos primitivos do continente ao islamismo e levar a crena religiosa da existncia de um nico Deus aos africanos. tinha como meta propagar as idias iluministas praticadas na Europa Ocidental, como meio de desmistificar as crenas primitivas da existncia de vrios deuses dos povos africanos. consolidou a organizao social e poltica das sociedades africanas com a introduo da idia de que os povos podem ser salvos se agregados em torno da crena monotesta. 15

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


53. Na evoluo histrica europeia, a relao entre poder poltico e crena religiosa, a que o texto faz referncia, pode ser associada (A) (B) (C) (D) (E) s bases religiosas do Estado feudal, durante o perodo Medieval. aos argumentos para a descentralizao poltica, na Idade Mdia. s teorias justificadoras do Estado absolutista, na Idade Moderna. aos fundamentos limitadores do poder dos reis, na Era Moderna. s caractersticas de governos prprias da Era Contempornea.

54.

Os ganhos com o comrcio de gente eram altos e serviam para enriquecer muitas pessoas que se dedicavam a ele. Tanto europeus como africanos, pois o fornecimento de escravos era garantido principalmente pela ao dos chefes africanos. Estes promoviam guerras e ataques s aldeias, ditavam regras do comrcio, reservavam para si os melhores negcios e ainda cobravam taxas e presentes para quem quisesse ancorar, transitar e comerciar em suas terras.
(Marina de Mello e Souza. frica e Brasil africano. So Paulo: tica, 2006, p.66)

O texto permite concluir que o trfico de escravos, ao aumentar o nmero de guerras e fortalecer os chefes guerreiros no continente africano, (A) favoreceu a unificao poltica das aldeias e dos reinos africanos, na medida em que os escravos passaram a ser utilizados nos exrcitos dos chefes guerreiros.

(B)

contribuiu para a organizao poltica da sociedade, na qual os estrangeiros capturados passaram a comandar rebelies nos reinos e escravizar as pessoas.

(C)

impediu que a presena de povos europeus nas aldeias e reinos modificasse os valores e costumes de diversas sociedades africanas, espalhadas no continente.

(D)

influiu na histria dos reinos que com ele se envolveram, sendo uns superados por outros, conforme mudavam as zonas de apresamento e as rotas de comrcio.

(E)

desestimulou os interesses europeus na regio para a comercializao de escravo e matrias-primas usadas na incipiente mas crescente industrializao europeia.

55.

Palmares, que se espalhava por terras cheias de palmeiras, era composto por um conjunto de aldeias subordinadas a uma delas, onde estava o principal chefe. Cada aldeia tinha o seu chefe, que fazia parte do conselho, que governava todos.
(Marina de Mello e Souza. frica e Brasil africano. So Paulo: tica, 2006, p. 98)

O texto permite afirmar que o Quilombo de Palmares (A) tinha um governo fundamentado na participao da populao nas decises polticas, semelhante ao existente nas civilizaes do norte da frica.

(B)

possua uma estrutura poltica que era comum na frica centro-ocidental, onde confederaes de aldeia formavam provncias, que formavam reinos.

(C)

desfrutava de uma estrutura poltica que fazia a distribuio espacial do poder poltico, conforme se verificava nos reinos do sul da frica subsaariana.

(D)

impulsionava a expanso da colonizao para o interior nordestino por meio de uma organizao poltica, capaz de garantir a liberdade dos ex escravos.

(E) 16

liderava, atravs de uma organizao poltica em que o chefe superior possua ampla autoridade sobre os demais chefes, as aldeias de escravos fugidos.
SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


56. Considere a foto.

Cerimnia de candombl. Mdiuns danam em crculo antes da incorporao pelos orixs.


(Marina de Mello e Souza. frica e Brasil africano. So Paulo: tica, 2007, p. 132)

A cerimnia retratada na foto permite afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) a explorao comercial de manifestaes culturais afro-brasileiras responsvel pelo afastamento do ensino da histria cultural da frica nas escolas oficiais do sculo XIX. a ausncia de tcnica musical nas danas, nos rituais religiosos afro-brasileiros um indcio da inferioridade artstica e cultural dos povos que originalmente viviam na frica. os resqucios remanescentes da cultura africana no Brasil revelam o importante papel desempenhado pela cultura europia na sobrevivncia de grupos africanos no pas. as manifestaes culturais afro-brasileiras identificam a influncia europia nos povos africanos, enviados para trabalhar como escravo na produo de cana de acar no Brasil. a permanncia de traos culturais africanos nas manifestaes culturais afro-brasileiras um indicativo da resistncia dos negros escravido, mantida no pas at final do sculo XIX.

57.

Controlar o passado ajuda a dominar o presente, a legitimar tanto as dominaes como as rebeldias. Ora, so os poderosos dominantes Estados, Igrejas, partidos polticos ou interesses privados que possuem e financiam veculos de comunicao e aparelhos de reproduo, livros escolares e histrias em quadrinhos, filmes e programas de televiso. Cada vez mais entregam a cada um e a todos um passado uniforme. E surge a revolta entre aqueles cuja histria "proibida".
(Marc Ferro. A manipulao da Histria no ensino e nos meios de comunicao. So Paulo: IBRASA, 1983, p. 11)

A partir dessa observao, Marc Ferro faz uma anlise da elaborao do discurso histrico atravs de vrios pases, pocas e regimes, focalizando, principalmente, (A) (B) (C) (D) (E) 58. a Histria institucional que, para ele, tem a funo de glorificar a ptria e legitimar o Estado e a dominao. as novas tendncias da Histria que, para ele, contribuem para a criao de um esprito crtico sobre a sociedade. as teorias construtivistas que, para ele, mudam a imagem do passado medida que mudam a funo da Histria. a Histria cultural que, para ele, coloca o passado das sociedades como alvo do confronto entre culturas e etnias. o cotidiano da Histria que, para ele, promove uma relao reduzida entre o passado e o presente da sociedade.

(...) De Castela a Jaca, de Boicarente a Cceres, contam-se cerca de cinquenta cidades que ainda representam Moros y Christianos muitos sculos depois desses acontecimentos. Mais que qualquer outro lugar, a Histria, assim, encarna-se na vida das cidades espanholas. Ela motivo de festa. Sobre as duas mil e quinhentas a trs mil festas que constam no calendrio espanhol, a religio figura de longe no primeiro lugar, mas o trabalho e a vida diria do povo vm logo a seguir, com a Histria. Entre estas, Moros y Christianos, que marcaram a carne da Nao, esto em primeiro lugar. Mas outros grandes momentos da histria da Espanha tambm so reproduzidos, mais ou menos desfiguradas pelo tempo (...)
(Marc Ferro. A manipulao da Histria no Ensino e nos meios de comunicao. So Paulo: IBRASA, 1983, p.123)

Marc Ferro, ao analisar as manifestaes populares, descritas no texto, defende que, para a reelaborao da Histria, (A) (B) (C) (D) (E) os valores morais, as condies de trabalho e a tica, por meio de suas demonstraes como rituais, crenas religiosas e greves, necessitam ser estudadas como uma opo Histria Nova. os fatos polticos, os aspectos sociais, os artsticos e os cientficos, as tradies religiosas que formam a trama da histria da sociedade contempornea devem ser objeto de pesquisa da Histria. a memorizao de fatos referenciados no tempo e no espao, a cultura oral das sociedades, as formas de transmisso do saber parecem ser uma opo significativa Histria Tradicional. a memria coletiva, a memria das sociedades, por meio de suas manifestaes como as festas, as tradies populares, precisam ser pesquisadas como uma alternativa Histria Institucional. o contedo encarregado de veicular uma histria nacional, os instrumentos pedaggicos significativos na constituio de uma identidade nacional devem ser objeto de estudo da Histria. 17

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


Ateno: Utilize o texto para responder s questes de nmeros 59 e 60.

A fim de que as nossas idias penetrem nas escolas, observa o dr. Rust, nada melhor do que o cinema, (...) Ele deve oferecer aos alunos o entendimento dos problemas de hoje, o conhecimento do passado grandioso da Alemanha e a compreenso do III Reich.
(In. Marc Ferro. A manipulao da Histria no Ensino e nos meios de comunicao. So Paulo: IBRASA, 1983, p.125)

59.

O texto identifica um perodo da histria alem no qual o governo dedicou particular ateno ao cinema e transformou os filmes em um instrumento de (A) (B) (C) (D) (E) difuso dos ideais democrticos do povo germnicos, nas escolas. transmisso da ideologia nazista na educao da juventude alem. reafirmao dos ideais de igualdade do nazismo, aos jovens do pas. divulgao nas escolas de uma memria popular espontnea alem. ensino dos longos combates do povo alemo pela libertao do pas.

60.

Analise a charge.

Na charge assinada por Seth, as reunies familiares passaram a ocorrer em torno do rdio. No final dos anos de 1930, o horrio das 19 s 20 horas foi escolhido para a transmisso da Hora do Brasil, pois era o momento do dia em que a famlia se encontrava reunida. Adaptado de: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/sons_da_velha_metropole acesso em 04/11/2010

Com base no texto e na charge acima, possvel afirmar que, o governo brasileiro, da poca, transformou o rdio em instrumento de (A) (B) (C) (D) (E) 61. apoio ao Estado Novo e de divulgao dos valores nacionais. propaganda ufanista para impor a ideologia de nacionalidade. crtica violao dos direitos humanos praticada na Europa. integrao regional do pas e de difuso da cultura elitista. divulgao da real situao da sociedade no Estado Novo.

Os historiadores so pessoas perigosas; so capazes de desarrumar tudo. Devem ser dirigidos. Esta observao de Nikita Kruchev na poca da desestalinizao, em 1956 situa admiravelmente bem a posio da Histria na URSS. Em sua hora mais feliz, ficou sob vigilncia. A diferena em relao a outros regimes autoritrios no reside somente no fato de que a instncia que dirige o Partido e no o Estado, e sim no fato de o regime pretender encarnar o prprio movimento da Histria, instituindo-se em seu intrprete privilegiado.
(Marc Ferro. A manipulao da Histria no Ensino e nos meios de comunicao. So Paulo: IBRASA, 1983, p.143)

A posio do dirigente sovitico referido no texto no tem relao com os ensinamentos marxistas, na medida em que a anlise de Marx (A) (B) (C) (D) (E) 18 leva indicao e ao entendimento que a histria deve comear a analisar a importncia exercida pela classe operria no movimento da Histria. demonstra que a pesquisa e interpretao do passado depende da anlise Histria da revoluo proletria. dos acontecimentos, determinados pela

indica a reavaliao do passado e dos fatos histricos como nico meio capaz de impulsionar o processo de transio do capitalismo ao socialismo. comprova a necessidade sentida pelos revolucionrios de organizar o movimento da Histria, de ajud-la a cumprir sua inelutvel transformao. conduz identificao e ao reconhecimento do modo de produo como unidade determinante do processo de desenvolvimento histrico.
SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


Ateno: Utilize o texto para responder s questes de nmeros 62 a 64. (...) um estudo sobre alimentos, temtica considerada exclusiva da rea de Cincias, o ensino de Histria, ao tratar do tradicional processo de colonizao por intermdio da produo aucareira, pode inserir esse contedo em dimenses ambientalistas (...). A produo de acar pode ser estudada de forma que seja associada aos hbitos de consumo alimentar da sociedade europia dos sculos XVI ao XVIII e s transformaes ocorridas na Europa com a introduo de novos produtos americanos (...). O conhecimento sobre a sociedade colonial pode ser ampliado e renovado com interpretaes sobre a criao de mitos e rituais religiosos construdos nessa poca, como os alimentos tpicos regionais, as curas advindas do uso de ervas medicinais.
(Circe M. F. Bittencourt. Ensino de Histria: fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez, 2004, p. 268-269)

62.

Segundo a autora, num trabalho interdisciplinar sobre educao ambiental, o conhecimento das relaes dos homens com a natureza, a que o texto faz referncia, (A) possibilita a incorporao memria individual e coletiva das imagens construdas pelos homens sobre a natureza num tempo relativo e num espao especfico. busca compartilhar espao e tempo, a fim de estabelecer alguns mtodos que possibilitem um entrelaamento entre as paisagens e o homem na atualidade. favorece a compreenso das noes de tempo histrico, mostrando os vnculos do passado cultural com a vida presente e a permanncia dele na atualidade. pretende criar uma aprofundada reflexo, nas escolas brasileiras, sobre a importncia de um ensino temtico para a compreenso do processo histrico. fornece ao aluno uma viso segmentada do objeto do conhecimento, permitindo um domnio aprofundado de noes importantes para a compreenso da Histria.

(B)

(C)

(D)

(E)

63.

O conhecimento histrico sobre a sociedade colonial e as informaes do texto, permitem afirmar que, para a adaptao do europeu natureza tropical, a sabedoria indgena foi de fundamental importncia, pois, (A) os europeus ampliaram seu conhecimento e corrigiram erros e preconceitos sobre a populao indgena, chamada por muito tempo de primitiva e considerada parada no tempo e incapaz de fazer histria. os primeiros portugueses que chegaram a esta parte da Amrica foram obrigados a abandonar certos hbitos da cultura europeia e assimilar a cultura dos ndios, como condio de sobrevivncia no novo meio. as formas de utilizao da fauna, da flora e dos recursos naturais pelos nativos reduziram os conflitos e as diferenas entre os indgenas e os europeus, no processo de ocupao das terras portuguesas na Amrica. os indgenas haviam desenvolvido atividades como a agricultura, a criao de pequenos animais e a cermica, que constituram a base para a ocupao e a permanncia dos colonizadores portugueses na Amrica. o contato dos indgenas com os europeus, no incio da colonizao das terras brasileiras, fez surgir a conscincia da necessidade de preservao da natureza como meio de explorao econmica das novas terras.

(B)

(C)

(D)

(E)

64.

Assinale a alternativa que pode ser associada s transformaes na Europa, decorrentes da introduo de novos produtos americanos, referidas no texto. (A) A mecanizao da produo, ainda que vagarosa, as inovaes no plantio e o melhor aproveitamento do solo implicaram o aumento da produo de alimentos, destinados s cidades em vias de industrializao, ganhando a terra aspectos comerciais, integrados ao capitalismo. O estmulo produo com tcnicas e instrumentos inovadores e o fortalecimento dos pequenos proprietrios integraram o trabalho rural ao sistema capitalista em desenvolvimento, o que gerou as riquezas necessrias expanso do comrcio internacional. O impulso dado produo de matrias-primas nas regies tropicais desviou a acumulao de capitais da atividade comercial para o setor de produo, possibilitou o desaparecimento de restos do feudalismo e a definitiva implantao do modo de produo capitalista. A concentrao da propriedade agrcola impulsionou o xodo, pois no havia muito trabalho para o homem livre no campo, fazendo acumular grande quantidade de mo de obra disponvel, o que contribuiu para o desenvolvimento industrial nas cidades inglesas. A burguesia europeia pde acumular riquezas por meio da explorao das riquezas minerais da Amrica, das matriasprimas dos imprios coloniais e do trfico de escravos, o que gerou a acumulao primitiva de capitais e contribuiu com a Revoluo Industrial inglesa. 19

(B)

(C)

(D)

(E)

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


65. Ao tomar a Pennsula Ibrica como ncleo gerador da conscincia histrica a respeito da Idade Mdia, o ensino de Histria cumpriria melhor o seu papel de revelar aos estudantes aspectos de nosso passado que continuam a interagir no presente (...). No mesmo sentido, compreender o papel desempenhado por grupos de diferentes etnias no processo de formao medieval da Pennsula Ibrica poderia nos ajudar a compreender traos da colonizao Ibrica posterior e da constituio de identidades coletivas na Amrica Latina, inclusive no Brasil.
(Jos Rivair Macedo. Repensando a Idade Mdia no ensino de Histria. In. Leandro Karnal (org.). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2005, p.116)

Assinale a alternativa que identifica a posio do autor em relao importncia do ensino da histria da Pennsula Ibrica. (A) (B) (C) (D) (E) Na realidade, embora ao se ensinar Pennsula Ibrica, pretenda-se tratar da realidade europeia, os fatos evocados dizem respeito apenas parte na qual se situam povos de posio hegemnica no continente. No ensino dos povos que se estabeleceram na Pennsula Ibrica que se encontram os traos originais das naes contemporneas, a diversidade tnico-cultural e os problemas de delimitao de fronteiras. Na descrio rigorosa de prticas crists Ibricas que se encontram as causas explicativas do por qu a Portugal e Espanha foi reservado o papel de articular o saber e a tcnica naval nas grandes navegaes. Na especificidade da formao dos reinos cristos ibricos que se encontram os elementos explicativos do por qu a Portugal e Espanha foi reservado o papel de alargamento martimo do mundo europeu. No estudo da Histria Ibrica o que interessa em ltima instncia valorizar o modelo de governo contemporneo, ou seja, a repblica e sua capacidade de oferecer paz e segurana social as cidados.

66.

Observe a pintura.

Jean-Baptiste Debret. c. XIX. http://www.imagememalta.com.br/resultados/mostrar.asp? Acesso em 05/11/2010

No que se refere ao estudo da histria da sociedade brasileira, a obra de Debret, ao reproduzir os vrios tipos de negras africanas que o artista encontrou no Rio de Janeiro, (A) (B) (C) (D) (E) representa um importante recurso para enriquecer os livros de histria com obras consagradas. constitui-se em um testemunho exemplar da diversidade tnica e cultural dos africanos no Brasil. permite compreender a organizao social e poltica da sociedade brasileira no perodo colonial. apontada como instrumento didtico para concretizar noes abstratas sobre o tempo histrico. realiza uma transposio do saber artstico para o saber escolar no processo ensino-aprendizagem.

67.

(...) essa corrente historiogrfica defendia que toda a Histria era uma histria dos homens no tempo e, com ela, a organizao da pesquisa histrica passou a ser definida mais pelos seus objetos do que pela cronologia dos fatos polticos e institucionais.
(Marcos Napolitano. Pensando a estranha Histria sem fim. In. Leandro Karnal (org). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2005, p.165)

Considerando as diversas tendncias historiogrficas do sculo XX, o texto identifica a (A) (B) (C) (D) (E) 20 Histria do Tempo Presente. Histria da Vida Privada. Histria Metdica. Escola Positivista. Escola dos Annales.
SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


Ateno: Utilize o texto para responder s questes de nmeros 68 e 69. As trs revolues Revoluo Russa, Revoluo Chinesa e Revoluo Cubana so movimentos ocorridos no sculo

XX, com algumas caractersticas comuns (...), apesar de suas particularidades, e podem ser estudadas juntas sob o ttulo Revolues do sculo XX. Este um contedo importante em sala de aula porque diz respeito a acontecimentos que marcaram o sculo XX com
consequncias e desdobramentos at os dias de hoje.
(Adaptado de: Jaime Pinsky e Carla B Pinsky. Poe uma Histria prazerosa e consequente. In. Leandro Karnal (org). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2008, p. 30)

68.

As caractersticas comuns s trs revolues citadas no texto so identificadas como (A) (B) (C) (D) (E) defesa do direito de igualdade baseado nos ideais marxistas, nacionalismo poltico exacerbado, implantao acelerada da reforma agrria no campo. redistribuio equitativa da propriedade em ritmo acelerado, defesa de princpios marxista-stalinista, distribuio dos bens privados de produo ao povo. estruturao acelerada da economia de mercado, nacionalismo poltico exacerbado, difuso dos ideais marxistas pelo governo revolucionrio. mudana de estrutura econmica e poltica em ritmo acelerado, filiao marxista-leninista, eliminao da propriedade particular de bens de produo. remoo rpida dos resqucios econmicos e sociais do capitalismo, filiao marxista-trotskista, nacionalismo econmico e poltico exacerbado.

69.

Alm da importncia referida no texto, para os autores, esse contedo (A) (B) (C) (D) (E) permite apresentar e discutir a idia de continuidade e de ruptura histrica. leva os alunos a entender e combater preconceitos dentro e fora da escola. impede o estudo da importncia atual da Histria Social e Histria Poltica. revela contradies entre interesses e vises sociais e polticas na atualidade. contribui para abordar e refletir sobre valores morais historicamente construdos.

70.

Um professor utilizou o mapa abaixo, para discutir com os alunos a expanso das ferrovias brasileiras no sculo XIX. Expanso das ferrovias brasileiras no sculo XIX

Bebedouro Jaboticabal Araraquara

Franca Ribeiro Preto

Agudos

So Carlos Mogi-Mirim Ja Botucatu Campinas Itatiba

Casa Branca Poos de Caldas Pinhal Cruzeiro Itapira

Avar

Itapetininga

Sorocaba

Sul a do arab Rio P Serra Negra Barra Amparo Bananal Bragana Pindamonhangaba Jundia Jacare Trpico de So Paulo Capricrnio

Santos

OCEANO ATLNTICO

Expanso das ferrovias


Existentes em 1870 Construo na dcada de 1870 Construo na dcada de 1880 Construo na dcada de 1890

Adaptado de Flvio de Campos e Miriam Dolhnikoff. Atlas histria do Brasil. So Paulo: Scipione, 1998, p.25)

A observao do mapa e a discusso proposta pelo professor permitiram aos alunos apontarem que, no sculo XIX, (A) (B) (C) (D) (E) o crescimento do sistema ferrovirio no interior paulista possibilitou a criao de um mercado interno da provncia. a expanso do sistema ferrovirio foi responsvel pela instalao de fazendas produtoras de acar no Sudeste. o transporte ferrovirio estimulou o processo de ruralizao das fazendas de caf e a ocupao do norte paulista. o surgimento da economia cafeeira dependeu da instalao de rede de transporte ferrovirio na regio metropolitana. o desenvolvimento do sistema ferrovirio paulista acompanhou a rota de expanso da economia cafeeira. 21

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


71. Considere os textos abaixo. (...) aqui entendido especificamente como a prtica docente que visa ao desenvolvimento de competncias e de habilidades, necessria e efetiva associao entre ensino e pesquisa, ao trabalho com diferentes fontes e diferentes linguagens, suposio de que so possveis diferentes interpretaes sobre temas/assuntos. (...) entendido como o trabalho de atribuir sentido e significado aos temas e aos assuntos no mbito da vida em sociedade.
(Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio, p. 68-69)

Em relao aos eixos estruturadores do currculo de Histria, os textos fazem referncia, respectivamente (A) (B) (C) (D) (E) interdisciplinaridade e contextualizao. conceitos bsicos e interdisciplinaridade. contextualizao e a objetivos da educao. multidisciplinaridade e a conceitos bsicos. objetivos da educao e multidisciplinaridade.

72.

(...) foi elaborada a presente proposta para o ensino de Histria, a partir da considerao inicial de que a disciplina deve funcionar como instrumento capaz de levar o aluno a perceber-se como parte de um amplo meio social. Assim, mesmo partindo das relaes mais imediatas, como a famlia, por meio do estudo da Histria, o aluno poder compreender as determinaes sociais, temporais e espaciais presentes na sociedade.
(Proposta Curricular do Estado de So Paulo Histria, p. 43)

Para que o ensino de Histria funcione, conforme descrito no texto, faz-se necessrio que o desenvolvimento de (A) (B) (C) (D) (E) aprendizagem significativa, por meio de leitura, debates e discusso de temas do passado, utilize o mtodo de memorizao de contedos histricos relacionados ao presente. pesquisas de diferentes fontes, escrita ou oral, partam da anlise do objeto em relao poca e sociedade que a gerou, para a apropriao do conhecimento histrico. competncias de compreenso e anlise partam da observao do passado, para propiciar maior acesso e melhor interpretao das informaes no contexto social. habilidades de interpretao e anlise do processo histrico utilizem os recursos da linguagem para confrontar opinies e pontos de vista e respeitar as diferenas sociais. capacidades de leitura, reflexo e escrita, partam de situaes cotidianas, para avaliar as influncias histricas que condicionam as formas de convivncia social.

Ateno:

Utilize o texto para responder s questes de nmeros 73 a 75. Essa tendncia passou a ser denominada de historicismo, cuja metodologia conhecida como positivista, por basear-se nos

princpios da objetividade e da neutralidade no trabalho do historiador. Os seguidores dessa corrente terica dedicaram-se ao estudo da individualidade irreproduzvel e nica dos atos humanos, destacando figuras das elites e suas biografias (...). O Estado ou os chefes polticos e militares, cabe lembrar, eram o motor das transformaes e do progresso da histria, considerando que o sculo XIX foi o momento da criao e consolidao dos Estados Nacionais e da elaborao das histrias nacionais, de carter poltico e militar.
(Circe M. F. Bittencourt. Ensino de Histria: fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez, 2005, p. 141)

73.

Um dos pressupostos da tendncia, a que o texto faz referncia, que (A) (B) (C) (D) (E) o historiador tem como princpio o carter cientfico do conhecimento histrico, e o enfoque da pesquisa e anlise so a estrutura e a dinmica das sociedades humanas. a conscincia da pluralidade temporal e o carter cientfico da Histria devem ser preocupao do historiador nos trabalhos de pesquisa para a construo do passado. cada fato histrico nico e sem possibilidade de repetio, devendo a construo de um passado ter como base a objetividade, para ser histria verdadeira. o fato histrico deve ser interpretado no contexto em que ocorreu, devendo a construo do passado ter como base a subjetividade do historiador, para ser histria verdadeira. h o abandono da histria centrada em fatos isolados e a formulao de uma sntese histrica global, entendida como cincia do passado e cincia do presente, simultaneamente.
SECSP-At.Aulas-Histria

22

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


74. No contexto da Proclamao da Repblica, alguns aspectos do positivismo corrente de pensamento cujos princpios bsicos foram formulados pelo francs Augusto Comte foram absorvidos pelo Exrcito brasileiro, tais como, a defesa de (A) uma diviso harmnica dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio; separao da Igreja e do Estado e a preferncia por um regime poltico baseado na soberania popular. uma nova ordem, necessariamente mais justa e igualitria, capaz de promover o desenvolvimento do pas; reduo da dependncia externa e a preferncia pelos ideais democrticos. uma ampla participao popular nas decises polticas; preferncia pela autonomia poltica dos Estados e a adoo de um regime constitucional e descentralizado no pas. um Executivo forte e intervencionista, capaz de modernizar o pas; a separao da Igreja e do Estado e a preferncia pela formao tcnica, pela cincia e pelo desenvolvimento industrial. um Estado do bem-estar e autoritrio, capaz de promover o desenvolvimento do pas; separao dos poderes e a preferncia pela formao militar, pela tcnica e pela abertura da economia.

(B)

(C)

(D)

(E)

75.

Com base no conhecimento histrico, correto afirmar que, embora os nacionalismos assumam, por vezes, caractersticas de hostilidade ao estrangeiro, favorecendo conflitos armados, os Estados, a que o texto faz referncia, (A) defenderam de forma intransigente a liberdade poltica e a construo de uma sociedade verdadeiramente livre, sem impor quaisquer restries jurdica liberdade do ser humano. emergiram como o espao para a convivncia entre atores polticos de interesses divergentes e para o desenvolvimento de prticas democrticas como o voto secreto e universal. dificultaram a adoo de normas democrticas no jogo poltico e a conquista e efetivao de direitos individuais e coletivos de cidadania em muitos pases do continente africano. abandonaram toda e qualquer forma de interveno na economia como meio de reduzir as desigualdades sociais e de implementar uma poltica de estabilidade econmica e social. contriburam para o fracasso de projetos de unificao poltica dos grandes imprios e das pequenas repblica e principados, especialmente nas regies da Europa ocidental.

(B)

(C)

(D)

(E)

76.

Segundo Boris Fausto (2008), o perodo regencial foi um dos mais agitados da histria poltica do Pas e tambm um dos mais importantes, pois naqueles anos esteve em jogo a (A) unidade territorial do Brasil e o centro do debate poltico foi dominado pelos temas da centralizao ou descentralizao do poder, do grau de autonomia das provncias e da organizao das Foras Armadas. estabilidade administrativa dos estados e o centro do debate poltico foi dominado pelos temas do autoritarismo ou democratizao, da extino do poder Moderador e da criao do Exrcito Nacional. legitimidade do poder central e o centro do debate poltico foi dominado pelos temas da organizao liberal ou conservadora do Estado, do grau de autonomia do Executivo e a formao das Assembleias Provinciais. reforma destinada a dar ampla flexibilidade ao sistema poltico e o centro do debate poltico foi dominado pelos temas da adoo do regime baseado nos princpios republicanos, e da criao da Guarda Nacional. consolidao da Independncia e o centro do debate poltico foi dominado pelos temas do papel de um Estado liberal ou autoritrio, da reduo da autonomia das provncias e da revogao do Cdigo Civil.

(B)

(C)

(D)

(E)

77.

A expresso nacional desenvolvimentismo, em vez de nacionalismo, sintetiza pois uma poltica econmica que tratava de combinar o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com nfase na industrializao.
(Boris Fausto. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 2008, p. 427)

Segundo o autor, quanto aos aspectos do modelo a que o texto faz referncia, o governo Juscelino Kubitschek prenunciou os rumos da poltica econmica realizada, em outro contexto, (A) (B) (C) (D) (E) pelas reformas de base, em 1963. pelos governos militares aps 1964. pelos governos democrticos, aps 1982. pelo plano de estabilizao, em 1986. pela poltica neoliberal dos anos 1990. 23

SECSP-At.Aulas-Histria

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 2200, Tipo 001


78. Boris Fausto, ao analisar as rebelies do final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, afirma: Podemos mesmo dizer que foram movimentos de revolta regional e no revolues nacionais. Esse foi o trao comum de episdios diversos (...) as conspiraes e revolues ocorridas nos ltimos decnios do sculo XVIII e nos primeiros do sculo XIX so frequentemente apontadas como exemplos afirmativos da conscincia nacional. Se possvel dizer que eles indicam essa direo, devemos lembrar que at a independncia, e mesmo depois, a conscincia nacional passa pela regional. Os rebeldes do perodo se afirmam como mineiros, baianos, pernambucanos e, em alguns casos como pobres, tanto ou mais do que brasileiros.
(Boris Fausto. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 2008, p. 113-14)

Assim, os movimentos emancipacionistas, dos perodos indicados no texto, (A) (B) (C) (D) (E) no refrearam o desenvolvimento da conscincia de ser brasileiro. foram exemplos concretos da existncia da conscincia nacional. no pensavam o Brasil como uma unidade diversa de Portugal. tinham em comum as idias francesas como fonte inspiradora. no visavam a tornar independente toda a colnia portuguesa.

79.

(...) Estabeleceu-se um nmero fixo de senadores: trs para cada Estado e para o Distrito Federal. Esse critrio favorecia os Estados menos significativos em termos populacionais, que teria o mesmo nmero de senadores representantes dos Estados maiores.(...) A Constituio de 1946 reproduziu um artigo da Constituio de 1934, em que se determinava que o nmero de deputados seria fixado em lei, de acordo com a seguinte proporo: um para cada 150 mil habitantes at vinte deputados e, alm desse limite, um para cada 250 mil habitantes.
(Boris Fausto. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 2008, p. 400)

Segundo o autor, como nas unidades menores o clientelismo imperava com mais fora, a inteno da maioria dos constituintes em aprovar o critrio descrito no texto foi a de (A) (B) (C) (D) (E) consolidar princpios democrticos, contrrios ao autoritarismo dos grupos locais, sobretudo, do Nordeste. suprimir a representao do poltico profissional, marcada pelo corporativismo, sobretudo, no Sudeste. ampliar a participao da populao nas decises polticas dos pequenos estados do Centro-Oeste do pas. dar maior peso aos redutos eleitorais controlados pelas oligarquias locais, sobretudo no Nordeste. acabar com a hegemonia poltica dos grandes proprietrios de terras locais do interior do Sudeste.

80.

Adriana M. Almeida e Camilo de M. Vasconcelos em O saber histrico em sala de aula, no item: Por que visitar Museus, afirma que o discurso museogrfico permite (...) comunicar os resultados da produo de um certo conhecimento e no consideram que a ao educativa em um museu deva estar centrada apenas nas exposies. O contato com os documentos materiais, a partir do suporte comunicativo da exposio, permite ao professor inserir questes relativas (A) (B) (C) (D) (E) clareza dos cdigos da exposio e da organizao dos objetos. proteo e valorizao do patrimnio e da diversidade temporal. constituio de uma memria e da preservao de um passado. importncia de um fato histrico e da observao da arte antiga. interligao da pesquisa e educao e do passado e a histria.
SECSP-At.Aulas-Histria

24

www.pciconcursos.com.br

You might also like