You are on page 1of 50

MAGNETOMETRIA

A TERRA FUNCIONA COMO UM GRANDE IM Hiptese mais aceita: correntes eltricas originadas no ncleo da Terra produzem o magnetismo Anomalias magnticas: produzidas por corpos ou estruturas na crosta terrestre, que so objeto de medio pela magnetometria Equipamentos: magnetmetros, medem a intensidade do campo magntico em locais de interesse O magnetismo terrestre deve ser separado em duas partes: 1. campo magntico principal: produzido no ncleo; 2. campo magntico anmalo: produzido na crosta.

NATUREZA DO MAGNETISMO
A fora ( f ) atuando entre dois plos P1 e P2, separados por uma distncia r expressa, segundo a Lei de Coulomb:

1 P1 P2 f = r2

onde: a permeabilidade magntica do meio

CAMPO MAGNTICO ( H )
Definido como a fora que experimenta um plo magntico ( P1 )devido presena no espao de outro plo magntico considerado:

f 1 P2 = H = P1 r 2

onde: P1 um plo magntico fictcio no espao onde o sensor est localizado

Campo magntico entre dois dipolos

Representao vetorial do campo magntico gerado por um dipolo. A direo dos vetores aquela do campo e a intensidade representada pelo comprimento.

Representao do campo magntico entre dois dipolos por linhas de fora. A direo do campo em qualquer ponto indicado pela direo das linhas e a intensidade representada pelo espaamento entre as linhas.

INDUO MAGNTICA
Quando um material submetido ao efeito do campo H, ele adquire uma intensidade de magnetizao ou imantao M, proporcional ao campo:

M = . H

onde: K a susceptibilidade magntica do material

A susceptibilidade magntica um dos parmetros fundamentais no Mtodo Magntico. Para um mesmo valor do campo, os materiais com maior susceptibilidade esto aptos a a se magnetizarem mais fortemente. Em alguns materiais ela pode ser positiva e em outros negativa refletindo o sentido da intensidade de magnetizao, em relao ao campo. A magnetizao de um material por um campo externo, se faz atravs do alinhamento dos momentos dos dipolos internos provocando o aparecimento de um campo adicional que somado ao campo externo H gera um campo conhecido por induo magntica. O campo induo magntica B relacionado ao campo externo H da seguinte forma:

B = .H

Representao do fenomeno da induo magntica

UNIDADES DE B No Sistema Internacional Tesla ( T ) No Sistema C.G.S. Gaus ( G ) 1 G = 10-4 T Para propsitos geofsicos usa se o gamma ( ) 1 = 10-5 G 1 = 10-9 T

CAMPO MAGNTICO DA TERRA O campo magntico da Terra pode ser aproximado pelo campo

produzido por um momento de dipolo localizado no seu centro. Este momento aponta para o plo sul geogrfico e se localiza sobre um eixo que forma um ngulo de 11.5o com o eixo de rotao da Terra. O eixo do dipolo terrestre intercepta a superfcie da Terra nas coordenadas aproximadas de 78.5oN - 69oW e 78.5oS - 111oE, determinando o que se chama de plos geomagnticos. Os plos magnticos verdadeiros, definidos nas posies onde uma agulha magnetizada inclina-se com ngulo de 90o com a superfcie da Terra, localiza-se nas coordenadas: 75oN - 101oW (NE do Canad) e 67oS - 143oE (Antrtida), o que indica que no so diametralmente opostos.

O campo magntico terrestre, num determinado ponto de observao, pode ser representado na forma de um vetor, a partir da combinao de 7 quantidades, denominadas de elementos geomagnticos: - declinao magntica ( m ); - inclinao ( i ); - intensidade total do campo ( F ); - componente vertical ( Z ) - componente horizontal ( H ); - componente de intensidade ( X ); - componente de intensidade ( Y ). Combinando-se estes 7 elementos obtem-se: F2 = H2 + Z2 = X2 + Y2 +Z2 F = H/cos i = Z/sen i

Elementos geomagnticos

Mapa de intensidade do campo total (milhares de nT).

Campo magntico principal da Terra (em contornos inteiros) e variao secular anual (em contornos interrompidos) (em gammas)

Inclinao do campo magntico da Terra (em graus)

Mapa de declinao magntica.

ORIGEM DO CAMPO MAGNTICO TERRESTRE


A teoria mais moderna para explicar a parte principal do campo baseia-se no
funcionamento de um dnamo. O campo seria produzido por correntes eltricas que circulam no ncleo lquido da Terra, o qual acredita-se ser constitudo principalmente por ferro. As correntes eltricas so mantidas pelo movimento de partculas no ncleo lquido, explicando tanto a variao secular com inverses de polaridade do campo.

Os valores normais do campo recebem adio, localmente das concentraes de minerais magnticos que ocorrem nos primeiros 5 km da crosta as quais constituem-se nas anomalias do campo magntico objeto de prospeco pelo Mtodo Magnetomtrico.

A esses dois efeitos superpem-se campos produzidos por fontes externas Terra, cuja caracterstica bsica a rpida variao com o tempo. A causa desses campos so as correntes eltricas que fluem na ionosfera[1] ; (colocadas em movimento pela tidal force) e resultantes da interao entre o campo magntico principal com a ionosfera a magnosfera[2] e o vento solar
[1] Camada gasosa parcialmente ionizada situada entre 60 e 1000 km acima da superfcie da Terra. [2] Camada de gs completamente ionizada portadora de campo magntico, que situa-se entre 1.000 e 64.000 km acima da superfcie da Terra.

Mecanismo gerador do campo geomagntico


Fonte: Decifrando a Terra, So Paulo, Of. Textos, 2000

VARIAES DO CAMPO MAGNTICO DA TERRA Variaes seculares: so as variaes que sofrem o campo magntico da Terra, e seus elementos, ao longo de um tempo grande. Estas variaes foram constatadas no sculo XV atravs de medidas da declinao magntica na cidade de Londres. Alm disso foram tambm constatadas inverses de polaridade do campo, isto , mudanas de 180 no sentido do momento do dipolo. Nos dias atuais estas variaes so acompanhadas por redes de informaes de vrios observatrios, produzindo mapas de contorno que representam as mudanas. Variaes diurnas: so pequenas variaes que o campo magntico da Terra sofre ao longo do dia. A quantidade destas mudanas da ordem de poucas dezenas de gammas sendo mais pronunciada nas regies equatoriais e diminuindo nas altas latitudes. Observa-se tambm uma variao sazonal uma vez que a variao diurna maior no vero do que no inverno.

Escala de inverses de polaridade ou reverses do campo magntico nos ltimos 80 milhes de anos. Faixas escuras representam a polaridade norma e faixas claras a polaridade inversa.

Padro zebrado de anomalias magnticas no assoalho ocenico.

A medida que novas pores de basalto so adicionados ao fundo ocenico nas cadeias meso-ocenicas, eles so magnetizados de acordo com o campo magntico da Terra existente na poca.

Esquema mostrando a reverso do campo magntico preservada em fluxos de lavas de vrias idades em vulces.

Variaes Diurnas

PROPRIEDADES MAGNTICAS DOS MATERIAIS GEOLGICOS


propriedade de alguns minerais de adquirirem magnetizao de intensidade fraca e cujos momentos magnticos tendem a se opor polaridade de um campo indutor aplicado. A fraca intensidade da magnetizao provm do pequeno valor da susceptibilidade magntica destes materiais, enquanto que o sentido contrrio do campo resulta em valores negativos de susceptibilidade. Exemplos: quartzo, calcita, halita. propriedade de alguns minerais cujos momentos atmicos tendem a se alinhar com a polarizao do campo indutor, embora a magnetizao ainda seja fraca em funo de sua baixa susceptibilidade, que no entanto positiva. Exemplos: silicatos, olivinas, piroxnios, anfiblios. as substncias ferromagnticas tem susceptibilidade magntica muito elevada e positiva, o que lhes permite uma magnetizao com intensidade muito forte, no mesmo sentido do campo. O valor da susceptibilidade nestas substncias dependem da intensidade do campo externo. Suportam 3 classificaes:

Diamagnetismo:

Paramagnetismo:

Ferromagnetismo:

ferromagnetismo verdadeiro:
apresentam momento magntico com a mesma orientao (ferro, cobalto, nquel);

antiferromagnetismo:

os momentos magnticos no so igualmente orientados e possuem uma resultante nula (hematita, troilita, ilmenita);

ferrimagnetismo: os momentos no

so igualmente orientados mas existe uma resultante em alguma direo (magnetita, titanomagnetita, maghemita e pirrotita). Para a prospeco magntica este o grupo mais importante

MAGNETIZAO DAS ROCHAS


A magnetizao observada nas rochas, como resultado da presena de minerais magnticos na sua composio, pode ser classificada em dois tipos: Magnetizao induzida e Magnetizao remanente Magnetizao induzida: provocada pelo campo atual da Terra Magnetizao remanente: adquirida ao longo da histria geolgica da rocha

Vrios processos podem produzir magnetizao remanente: Magnetizao termo-remanente: desenvolve-se a partir do resfriamento da rocha abaixo da temperatura de Curie, na presena do campo magntico terrestre da poca. Magnetizao isotrmica: campo magntico aplicado ao material e depois retirado aparecendo uma magnetizao residual; localmente queda de raios por exemplo. Magnetizao qumica: transformaes qumicas ou crescimento de gros ferromagnticos (ainda que abaixo da temp. de Curie), durante a formao de rochas metamrficas e sedimentares. Magnetizao deposicional: ocorre durante a deposio de sedimentos finos Magnetizao piezo-remanente: ocorre como resultado da aplicao conjunta de presso e de um campo magntico (fenmeno de magnetostrio); rochas submetidas a esforos tectnicos

Susceptibilidade magntica de alguns minerais


Susceptibilidade magntica de alguns minerais

Susceptibilidade magntica de algumas rochas

MAGNETOMETRO DE PRTONS
Sensor contendo fonte de prtons Baseia-se no movimento de precesso Sensor submetido a um campo artificial muito mais so dos forte que o terrestre segundo e a perpendicular Prtons resultante polarizados campos virtualmente

paralela ao artificial Remoo do campo artificial prtons voltam a se orientar pelo campo terrestre Nmero de ciclos do spin por tempo = freqncia de precesso (f)

M GF f = = 2L 2

onde G (raio giromagntico) = 0.2675

2f F= G

F = 23,4874 x f

TCNICAS DE LEVANTAMENTO MAGNETOMTRICO


As medidas magnticas so normalmente realizadas na superfcie do terreno ou com o auxlio de aeronaves. Com menor freqncia so efetuadas medidas em poos ou na superfcie marinha. Os levantamentos terrestres aplicam-se a trabalhos de maior detalhe, auxiliando o mapeamento geolgico e trabalhos de prospeco mineral.

Os levantamentos areos so empregados nos trabalhos de reconhecimento regional em auxlio por exemplo prospeco de petrleo ou a trabalhos que visem a delineao de grandes estruturas uma vez que as fontes destas anomalias so de grandes dimenses.

Levantamento terrestre

Representao esquemtica do levantamento aeromagnetomtrico

Magnetometria aerotransportada

TRATAMENTO DOS DADOS


1.correes para eliminar as variaes devidas a causas no geolgicas (variao diurna e o desnvel dos pontos) 2.filtragem profundas) correo da variao diurna com 2 magnetmetros: um registra numa estao base e o outro nas estaes de interesse -com um magnetmetro:estao base deve ser reocupada periodicamente correo topogrfica correo de latitude remoo do IGRF reduo ao polo para eliminao de efeitos geolgicos indesejveis

(heterogeneidades prximas da superfcie ou interferncia de fontes rasas ou

Representao vetorial da soma do campo magntico da Terra com um campo anmalo

Representao esquemtica da soma vetorial do campo magntico principal da Terra com um campo anmalo e a respectiva anomalia

INTERPRETAO DE DADOS MAGNETOMTRICOS A interpretao pode variar desde a simples identificao de locais anmalos em termos de contrates entre propriedades fsicas, em subsuperfcie, at a completa caracterizao da fonte da anomalia, em termos de modelos tridimensionais. SEQUNCIA 1. utilizao de tcnicas para localizar as anomalias residuais, de eventual interesse. A interpretao qualitativa esgotar-se-ia aqui; 2. uso de tcnicas para destacar e isolar uma eventual anomalia residual; 3. proceder a uma aproximao preliminar, para uma primeira caracterizao das fontes; 4. emprego de ambos os modelamentos direto e inverso, com iteraes sucessivas, para a determinao das caractersticas fsicas da fonte da anomalia; 5. traduo, em termos geolgicos, das caractersticas computadas.

Representao esquemtica da forma das anomalias do campo magntico total de diferentes corpos em diferentes latitudes

AEROMAG SUDESTE DO BRASIL

Anomalia magntica de intensidade total gerada por concentrao de minerais magnticos em corpo gneo intrusivo na regio de Juqui SP

Fonte: Decifrando a Terra, So Paulo, Of. Textos, 2000.

Exemplo de modelamento de dados magnetomtricos e gravimtricos - Geosoft

Exemplo de modelamento de dados magnetomtricos e gravimtricos - Geosoft

You might also like