You are on page 1of 11

Universidade Estadual de Santa Cruz UESC Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas - DCET Bacharelado em Qumica

Caroline Santos Santana Cainne Alves Guimares

SNTESE E CARACTERIZAO DO CIDO m-NITROBENZICO

Ilhus-Bahia Setembro/2013

Caroline Santos Santana Cainne Alves Guimares

SNTESE E CARACTERIZAO DO CIDO m-NITROBENZICO

Relatrio de aula prtica, apresentado com fins avaliativos, como partes das exigncias da disciplina Qumica de coordenao [CET 672], ministrada pelo professor: Reinaldo Gramacho

Ilhus Bahia Setembro/2013

RESUMO Experimento tem por finalidade a sntese e caracterizao do cido mnitrobezico, atravs do m-nitrobenzoato de metila. Aps a obteno do produto o mesmo foi purificado utilizando a tcnica de recristalizao, para ser removido as impurezas e para se ter a certeza que o produto obtido era o m-nitrobenzico foi feito o teste para o ponto de ebulio.

INTRODUO Sntese qumica o processo de obter compostos qumicos a partir de substncias mais simples. O objetivo principal da sntese qumica, alm de produzir novas substncias qumicas, o desenvolvimento de mtodos mais econmicos e eficientes para sintetizar substncias naturais j conhecidas.[7] Na indstria, geralmente, se opta por mtodos de sntese que possam ser realizados com o menor custo possvel, a partir de matrias primas baratas, e tambm que possam ser efetuados em processos contnuos e automatizados.O cido benzoico muito utilizado pela indstria alimentcia para conservao de alimentos e pela indstria farmacutica na produo de cosmticos e

medicamentos, principalmente de antifngicos. H outros processos em que esse cido aplicado como a sntese de corantes, produo de resinas alqulicas, produtos plastificantes, componente de cremes dentais, etc.[7] O cido benzico um composto aromtico, de frmula qumica C7H6O2, pertencente ao grupo dos cidos carboxlicos. Os cidos carboxlicos tambm so produtos importantes da bioqumica em condies de oxidao, e por isso so encontrados em todos os seres vivos. Provavelmente da se deve ter encontrado garrafas de vinho que se transformou em vinagre, o resultado da oxidao enzimtica do etanol a cido actico.Os cidos carboxlicos se caracterizam pela presena do grupo carboxila, um grupo funcional formado por uma unidade hidrxi ligada ao carbono de uma carbonila. Este substituinte normalmente escrito como COOH ou CO2H. Estes cidos alm de estarem muito dispersos na natureza, tambm so produtos qumicos importantes na natureza.[8]

A recristalizao um mtodo de purificao de compostos orgnicos que so slidos a temperatura ambiente. O princpio deste mtodo consiste em dissolver o slido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre formao de cristais ento chamamos de cristalizao, se for rpida chamamos de precipitao. O crescimento lento dos cristais, camada por camada, produz um produto puro, assim as impurezas ficam na soluo. Quando o esfriamento rpido as impurezas so arrastadas junto com o precipitado, produzindo um produto impuro. O fator crtico na recristalizao a escolha do solvente. O solvente ideal aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente. [9] Espera-se sintetizar e caracterizar o cido m-nitrobezico, atravs do mnitrobenzoato de metila.

PROCEDIMENTOS Foi colocado 5,145g de m-nitrobenzoato de metila e uma soluo de 2,26g de hidrxido de sdio em 12mL de gua em um balo de fundo chato de 100 mL, equipado com um condensador de refluxo. Aqueceu-se a mistura at ebulio por 5 a 10 minutos at que o ster desaparecesse. Diluiu-se a mistura reacional com um volume igual de gua. Ao esfriar, despejou-se o produto reacional diludo, com agitao vigorosa, em 9 mL de cido clordrico concentrado. Deixou-se esfriar a temperatura ambiente, e em seguida foi filtrado em funil de buchner o cido impuro e foi lavado com pouca gua.

Purificao

O produto foi secado sobre papel de filtro.

E ento foi feita a

recristalizao, que procedeu-se da seguinte forma: Inicialmente, colocou-se o funil para filtrao, a quente, na estufa. O slido obtido no procedimento anterior foi solubilizado com 30 mL de etanol 2:1 em aquecimento. Em seguida foi preparado o papel pregueado e montou-se um sistema de filtragem (Figura 01). O funil foi retirado com cuidado da estufa, o papel de filtro foi molhado com o

solvente quente e filtrou-se a soluo. Esperou-se o filtrado resfriar at o aparecimento de cristais. Aps a cristalizao (formao dos cristais no filtrado), selecionou-se o papel de filtro, o mesmo foi umedecido com o solvente a frio e ento filtrou-se a soluo contendo os cristais, utilizando o sistema de vcuo (Figura 02). Os cristais foram secos e o slido foi pesado.

Determinao do ponto de fuso Usando o bico de Bunsen, fechou-se uma das extremidades de um tubo capilar. E ento foi colocado uma pequena quantidade (aproximadamente 0,5 cm de altura) do solido obtido aps a recristalizao em um tubo capilar para ponto de fuso. Compactou-a o solido, deixando o tubo cair de uma altura de aproximadamente 30 cm (para isso foi usado um condensador reto). Ajustou-s o tubo capilar a um termmetro, utilizando um anel de borracha, de modo que sua base ficou mesma altura do bulbo do termmetro. Prendeu-se o conjunto a um suporte, mergulhando-o em um banho de gua, contida em um bquer, colocado-se sobre uma tela de amianto e um trip (Figura 03).
Banho

Cuidou-se para que o conjunto termmetro e capilar no tocasse o fundo do recipiente. Aqueceu-se lentamente o lquido-banho e o capilar foi observado, anotando a temperatura em que a fuso se iniciou e quando terminou.

Figura 03

Ensaio de Confirmao

Foi dissolvido uma pequena poro da amostra em 1 mL de etanol. Adicionou-se gua, lentamente e com agitao, at turvao da soluo. Em seguida acrescentou-se etanol, gota a gota, at que a soluo ficasse lmpida, e ento a soluo foi testada com papel indicador universal de pH. Em um tubo de ensaio, dissolveu-se uma pequena poro da amostra em etanol, foi acrescentado, gota a gota, soluo de bicarbonato de sdio a 5%.

RESULTADOS E DISCUSSO

O preparo do cido 3-nitrobenzico a partir de 5,145 g de m-nitrobenzoato de metila, recm-produzido, aconteceu em meio bsico a princpio, por isso utilizouse o NaOH, uma base nucleoflica forte, capaz de deslocar o grupo metxi presente, inicialmente, como ster no m-nitrobenzoato de metila. No processo, alguns fatores foram fundamentais para o acontecimento da reao, tais como o resfriamento da mistura reacional antes desta ser adicionada ao cido clordrico concentrado, o que possibilitou a protonao do hidrognio presente no cido cloridrico por parte do metxido de sdio presente no meio, sendo produzido assim o metanol em estado lquido.

Equao Geral:
NaOH

NO2

CH3

NO2 cido 3-nitrobenzico

m-nitrobenzoato de metila

A reao aconteceu de acordo com o mecanismo abaixo descrito:

Mecanismo: Etapa 1)
NO2 CH3 OH

NO2

O-

CH3

m-nitrobenzoato de metila

Etapa 2)
OH NO2 OCH3 Na+ -OCH3 NO2 H

cido 3-nitrobenzico

Etapa 3) CH3O Na+ +


H H H

Cl HCl /H2O

CH3OH(aq) + NaCl(aq) + H2O(l)

Nesta sntese, a utilizao da gua na lavagem do produto foi imprescindvel para a efetiva purificao do cido 3-nitrobenzico, uma vez que esta (a gua), por meio das ligaes de hidrognio, foi capaz de interagir com o metanol presente no meio, arrastando-o medida que a filtrao a vcuo era realizada, o que possibilitou a remoo deste resduo.

Alm disso, na recristalizao do cido 3-nitrobenzico, o solvente ideal foi soluo aquosa de cido clordrico 1%, uma vez que este dissolve pouco a frio e muito a quente, tornando assim possvel a formao dos cristais puros atravs do resfriamento do material dissolvido. [2]

Uma das maneiras encontradas para se averiguar a formao do cido 3nitrobenzico foi determinao do seu ponto de fuso, uma vez que este se encontra entre 140-142C, segundo o Vogel (1978). De acordo a tcnica do capilar, foi possvel encontrar o ponto de fuso do material produzido em torno de 139-140C, estando na faixa aceitvel.

Ainda assim, foi realizado o ensaio de confirmao, com a finalidade de se comprovar se o produto se tratava realmente de um cido. Sendo assim, dissolvendo-se uma poro da amostra em etanol e gua, e medindo com uma fita indicadora o pH da soluo, observou-se que este se encontrava em torno de pH = 4, denotando acidez.

A segunda parte do processo de confirmao do cido foi realizada acrescentando amostra o bicarbonato de sdio a 5%. Notou-se a efervescncia imediata da soluo e deste modo pde-se concluir que a amostra se tratava sim de um cido, uma vez que somente cidos so capazes de reagirem com o bicarbonato de sdio, produzindo o cido carbnico (H2CO3), que em seguida, se decompe formando a gua e o CO2(g), sendo este ltimo o responsvel pela efervescncia da soluo.

Alguns clculos foram realizados a fim de que se pudesse calcular o rendimento da sntese do cido 3-nitrobenzico. Na tabela 1.0 esto presentes os valores encontrados a partir destes clculos, que podem ser observados a seguir:

m-nitrobenzoato de metila: 181,144g -------- 1 mol 5,145 g ---------- x x = 0,028 mol cido 3-nitrobenzico e mnitrobenzoato de metila esto numa proporo terica de 1:1, logo: 167,127 g ------------ 1 mol x ----------- 0,028 mol x = 4,679 g Rendimento terico

NaOH: 2,26 g ---------- x 40 g ------------ 1 mol x = 0,056 mol

Rendimento prtico: 4,679 g ----------- 100% 3,99 g ------------ x x = 63,9 %

A realizao destes clculos possibilitou a confeco da tabela 1.0 com alguns dados recolhidos a partir da prtica.

Tabela 1.0: Clculos das quantidades dos reagentes e produtos. Reagentes e Massa molar Massa Usada Proporo Produtos g/mol g mol Terica Prtica mnitrobenzoato 181,144 5,145 0,028 1 1 de metila NaOH 40 2,26 0,056 1 2 cido 3167,127 4,67 0,028 1 1 nitrobenzico Rendimento terico: 4,679 g Rendimento prtico: 63,9% Fonte: Dados recolhidos e calculados ao longo da aula prtica.

Com o intuito de conhecer o composto formado, se certificando de que este realmente se tratava do cido 3-nitrobenzico, foi realizado a espectometria no infravermelho do composto formado para determinar a estrutura da sua molcula.

Os grupos a serem identificados foram o OH, C=O e NO2. De acordo com os resultados obtidos, na identificao do grupo OH, os dmeros dos cidos carboxlicos produziram uma absoro de deformao axial de O-H intensa e muito larga na regio de 3300-2500 cm-1, podendo ser claramente notvel a presena deste grupo na estrutura.

As bandas de deformao axial de C=O dos cidos carboxlicos alifticos saturados dimricos aparece na regio de 1720-1706 cm-1. No caso deste produto, as bandas absorvem em frequncias mais baixas nesta regio, indicando que o composto se trata de um cido carboxlico aliciclico insaturado dimrico. O cido saliclico, por exemplo, absorve em 1665 cm-1, enquanto que o cido phidrxibenzico absorve em 1680 cm-1, neste caso, observa-se a absoro nas proximidades desta regio em 1701 cm-1. [1]

A existncia de insaturao em conjugao com o grupo carbonila doa cidos carboxlicos diminui muito pouco a frequncia (aumenta o comprimento de onda)

da absoro do monmero e do dmero. Em geral, os cidos aril-conjugados e , -insaturados mostram absoro para o dmero na regio de 1710-1680 cm-1, como pode ser observado no espectro.[1]

Uma das bandas caractersticas do espectro dos cidos carboxilicos dimricos provm da deformao angular fora do plano do grupo O-H em ligao de hidrognio. A banda aparece prxima a 920 cm-1 e larga e de intensidade mdia. A banda de deformao angular C-O-H na regio 1440-1395 cm-1 de intensidade moderada.

As bandas de deformao axial do C-H de aromticos ocorrem entre 3100 e 3000 cm-1, e neste caso foi observado absoro nesta faixa, confirmando que o produto um composto aromtico.

Os nitrocompostos mostram absores provenientes das deformaes axiais assimtricas e simtricas do grupo NO2.. A absoro simtrica provocou banda forte na regio 1389-1259 cm-1. A posio exata das bandas depende da substituio e insaturao na vizinhana do grupo NO2.[1] Os grupos nitro aromticos absorvem aproximadamente nas mesmas frequncias dos nitrocompostos alifticos. E apresentaram uma vibrao de deformao axial prxima C-N prxima de 870 cm-1. O espectro do cido 3nitrobenzico seguir, ilustra a interpretao aqui dada.

CONCLUSO

Com o desenvolvimento da pratica obtivemos conhecimento de como feita a sntese e purificao do acido m-nitrobenzoico atravs do m-nitrobenzoato de metila, podendo compreender tambm como ocorre a reao de sintese. Medindo somente o ponto de fuso do material foi possvel a garantia de que o produto formado foi de fato o acido m-nitrobenzoico, pois o ponto de fuso pratico foi detectada em uma faixa aceitvel em relao ao terico, se certificando de que este realmente se tratava do cido 3-nitrobenzico, foi realizado a espectometria

no infravermelho do composto formado para determinar a estrutura da sua molcula. Outras informaes foram aderidas com o desenvolvimento da pratica como sabe que imprescindvel que se controle a temperatura do sistema, pois esse descuidado pode acarretar na formao de outros produtos devido energia de ativao. Obtivemos uma rendimento bom do produto inicial de 63,9%.

BIBLIOGRAFIA

1. SILVERSTEIN, R. M.; BASSLER, G.C.; MORRILL, T. C; Identificao espectromtrica de compostos orgnicos, 5 ed., Guanabara Koogan, RJ, 1994. 2. SOLOMONS, T. W. G. Qumica Orgnica, 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. 3. VOGEL, A. I. Qumica Orgnica: Anlise Orgnica Qualitativa, 3. ed. Rio de Janeiro: Ao livro tcnico S.A., 1978. 4. STOCK, L. M. Reaes de substituio aromticas, So Paulo: Editora Edgard Blcher LTDA, 1969. 5. MCMURRY, J. Qumica Orgnica, 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1997 6. BRESLOW, R. Mecanismos de reaes orgnicas: Uma introduo, 2. ed. So Paulo: EDART, 1973. 7. MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Qumica Orgnica. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1986. 8. VOLLHARDT, K. Peter C; SCHORE, Neil E. Qumica orgnica: estrutura e funo. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 1112 9. [1]- Recristalizao disponvel em: <www.pucrs.br/qumica> acesso em 25 agosto 2013.

You might also like