You are on page 1of 27

INSTITUTO SUPERIOR MARIA ME DE FRICA Jornadas Cientficas 2012

A MENINA QUE APRENDEU A AJOELHAR-SE O VALOR DA VIDA NO PERCURSO LITERRIO-ESPIRITUAL DE ETTY HILLESUM

Doutor Pe. Giuseppe Meloni scj

MAPUTO, MAIO DE 2012


1

EPGRAFE

Evita o erro de creer que h privaes para aquele que tomou a determinao de ser. Fio de seda, tu entras na trama. Seja qual for a imagem qual interiormente ests unido (mesmo que seja um istante fugaz numa vida atormentada), v como est em jogo toda a tapearia, a Tapearia gloriosa (R.M. RILKE, Los sonetos a Orfeo, II, 21)
2

PREFAO Quando, para as Jornadas Cientficas 2012 do ISMMA, numa reunio da Equipa Pedaggica do Instituto, a Sra. Directora Irm Evelyn Aponte partilhou o desejo que dedicssemos tempo, pesquisa, reflexo ao Valor da vida, logo pareceu-me algo de imperioso voltar ler o Dirio e as Cartas de Esther (Etty) Hillesum, que, anos atrs, tinha sido para mim (como j para muitos jovens da Europa) uma luz fulgorante projectada sobre a vida e o seu valor. Admirei-me com consternada perplexidade, que a maioria dos meus colegas, para no falar dos estudantes, nada sabiam desta jovem mulher hebreia, da sua vida, do preciosssimo testemunho que nos deixou. Foi, ento, que tirei a deciso de escrever algo dela, sobretudo, para oferecer aos membros da grande famlia do ISMMA a possibilidade de conhecer o valor da vida pelo testemunho da Etty Hillesum. Do valor da vida podia eu tambm falar do ponto de vista teolgico, juntando uma boa poro de filosofia existencial, personalista, da alteridade, num horizonte tico-religioso devidamente restaurado. Este perfil apresentou-se na mente. Porm, achei melhor o perfil do testemunho vivente de Etty Hillesum: favorecer, portanto, um encontro, deixando depois a ela e a cada um de ns de vivenci-lo segundo as ricas possibilidades que nele se poderiam abrir. Todavia, uma ponte no todas as pontes e, nesta mediao, estou convencido que o valor indicativo o que merece ser apreciado, confiando na inteligncia espiritual de todos os destinatrios. Uma vez que a criana foi acompanhada a escola no primeiro dia e aprendeu o caminho, j no dia a seguir no precisa de assistncia: tem as suas pernas e sabe andar sozinha. Nota Bem: Infelizmente no encontrei em Maputo o Dirio e as Cartas de Etty Hillesum na traduo portuguesa. Portanto, na esperana de no trair a beleza dos pensamentos da Etty Hillesum, fiz traduo directamente das edies em italiano. Sei que no o melhor do ponto de vista cientfico, mas no tinha outras possibilidades. Peo desculpa, prometendo de fazer tudo quanto estiver ao meu alcance para conseguir minimizar este problema.

INTRODUO So 21h:30mn de 20 de Julho 1942, segunda-feira, e uma jovem hebreia, Etty Hillesum, em Amsterdo escreve no seu Dirio: A nica maneira que temos para preparar estes tempos novos de prepar-los, desde j, dentro de ns. De que tempos est a falar esta jovem? Como possvel estruturar antecipadamente o nosso futuro dentro? E qual futuro? Etty Hillesum viveu num tempo dramtico, nasceu na altura daquela feroz matana que foi a Primeira Guerra Mundial e morreu num tempo de colapse e desastre completo para a humanidade inteira: a Segunda Guerra Mundial. No fundo deste inferno ela soube ver e testemunhar o paraso. Como foi capaz disso? A lista terrvel e quase interminvel dos males que ameaam a vida em frica, assim como proposta na Exortao Post-Sinodal Africae Munus (nn. 66-87) e comentada na Lectio Sapientiae pelo Dr. Pe. Jeremias Moises no incio do Ano Lectivo 2012 do ISMMA (24.02.2012), impe uma dramtica quaestio: haver futuro para ns? Estes males to fortes e estruturais nos deixaro ainda aberta uma janela de esperana? A presena do mal no nosso meio nos interroga e nos interpela. Como arranc-lo? violncia devastadora com a qual ele se apresenta, somos tentados de nos opor com outra violncia contrria; a uma ideologia, queremos opor outra, mas a histria humana mostra que, como escrevia Primo Levi, da violncia no nasce que violncia, num pendolarismo que se exalta no tempo antes de se minimizar (Levi, 1987:819). J -nos bastante claro que a mudana do cenrio em frica no ser fruto de um conjunto de aces scio-poltico-econmicas que no passem primeiro pela mais complicada converso dos coraes, coisa que no acontece por si s, magicamente, de um dia para outro. Ser que a experincia e reflexo de uma mulher que foi morta com 29 anos de idade no inferno de Auschwitz pode ajudar as novas geraes em frica a preparar novos tempos no prprio corao, em primeiro lugar? Quando, depois de quase 40 anos, finalmente em 1981 uma antologia do Dirio e Cartas da Etty Hillesum foi publicada, brevemente tornou-se um best-seller. O livro foi traduzido em vrias lnguas, novamente editado em verses mais completas (de facto falta, hoje, o apelo, s o caderno N 7 dos 11 que constituem o seu Dirio). Pesquisou-se muito por volta dela, reconstruiu-se a sua vida, foram encontradas, ordenadas e publicadas as Cartas que a Etty escreveu do campo de concentrao e milhares de jovens na Europa beberam sua fonte.

Mas em Moambique esta jovem testemunha do valor da vida e do fundamento do Ser anda praticamente desconhecida. As Jornadas Cientficas 2012 do ISMMA, dedicadas vida e seu valor, oferecem-nos uma ocasio para comearmos a falar e pesquisar por volta da Etty Hillesum. O objectivo do presente artigo simplesmente aquele de estimular a leitura do Dirio e das Cartas da Etty Hillesum. A abordagem ser simplesmente existencial-narrativa, com a inteno de fornecer ao mesmo tempo alguns conhecimentos bsicos que permitam uma leitura proveitosa. Contemporaneamente, nossa preocupao dotar a biblioteca electrnica do ISMMA de obras, documentos e estudos que permitam aos estudantes de todos os cursos de melhor conhecer a Etty Hillesum, para um precioso enriquecimento no somente cultural.

I - O CORAO PENSANTE DA ETTY HILLESUM NOTAS BIOGRFICAS Etty: aos 29 anos de idade, deixou 11 cadernos de Dirio, algumas Cartas a familiares e amigos e aquele ltimo incrvel bilhete que deixou cair do comboio que a transportava do campo de recolha e discernimento de Westerbork (Holanda) ao campo de extermnio de Auschwitz (Polnia): Deixamos o campo...cantando (Hillesum, 2001:149). Esther (Etty) Hillesum, nasceu a 15 de Janeiro 1914 a Middelburg. Em 1924 a sua famlia transferiu-se para Deventer (Holanda oriental) onde o seu pai, Dr. Louis Hillesum, ensinava Latim e Grego e se tornou depois Director da escola secundria daquela cidade. A me da Etty, a sra. Rebecca Bernstein tinha fugido da Rssia por causa do pogrom antihebrico de Fevereiro de 1907 e refugiou-se na Holanda. Depois da escola secundria, Etty transferiu-se a estudar em Amsterdo. Licenciou-se em Direito e depois dedicou-se s lnguas eslavas e, no princpio da Segunda Guerra Mundial, psicologia. Nos finais de Janeiro de 1941, Etty conheceu Julius Spier que se tornou para ela uma figura de referncia fundamental. Spier, animado pelo seu mestre Carl Gustav Jung, tinha dado impulso cientfico a uma nova disciplina da anlise psicolgica: a psicoquirologia, que atravs da leitura, do estudo e da classificao das linhas da mo traava um primeiro mapa da vida psquica da pessoa acompanhando-a num percurso de anlise. O talento e o carisma do Spier eram notrios e por volta dele reuniram-se vrios discpulos e admiradores, entre os quais a Etty, que se tornou sua assistente e com a qual viveu uma relao afectiva muito intensa. Julius Spier, chamado simplesmente S no Dirio, acompanhou a Etty num caminho de incansvel busca do essencial, do verdadeiramente humano, em aberto contraste com a inumanidade que a rodeava (Gaarlandt, 1996: 12). A mesma Etty atribuiu ao Spier o mrito de ter-lhe livrado as foras e de ter mediado entre ela e Deus. Nesta mesma altura houve em Amsterdo uma greve contra a represso e o pogrom activado pelos nazistas contra os hebreus. A resposta nazi foi dura e comearam a prender e internar os hebreus nos campos de trabalho (ou de concentrao). exactamente nesta altura que a Etty comeou a escrever o seu Dirio, a 09 de Maro 1941, idade de 27 anos. Um ano depois, na primavera de 1942 comearam as deportaes de massa. Os hebreus holandeses, primeiro eram transferidos para um campo de discernimento em Westerbork e depois, com comboios semanais, para o inferno de Auschwitz. No seu Dirio, Etty assinala todas as mudanas que vo acontecendo no seu mundo interior, as reflexes e escolhas que ela vai amadurecendo. O resultado de 11 cadernos
6

densissimamente escritos, aos quais podemos acrescentar as cartas que ela escreveu durante o perodo passado em Westerbork (Agosto de 1942 Setembro de 1943). O Corpus Hillesumiano constitui o testemunho de uma autntica revoluo interior, de uma extraordinria aventura humana. Etty profundamente guiada por uma convico: a verdadeira oposio aos acontecimentos histricos (o extermnio dos hebreus) consiste numa resistncia existencial que envolve a si mesma, a prpria humanidade e as relaes pessoais. No Dirio, assistimos a um movimento contrrio: enquanto os espaos de liberdade exterior vo se reduzindo para a Etty e todos os hebreus em Amsterdo, Etty ganha horizontes abertos e claros dentro de si num contraste dramtico e de altssimo perfil humano-teolgico. Em 15 de Julho 1942, Etty, apoiada por uns amigos, consegue uma vaga como dactilgrafa no Conselho Hebraico de Amsterdo. Este organismo, assim como os que se encontravam noutras cidades ocupadas, tinham sido criados com particular esperteza pelos mesmos nazistas com finalidades de mediao para o alcance dos seus interesses. Criaram assim em muitos hebreus a iluso de que podiam escapar do pior, afiaram um instrumento de descriminao que favorecia temporariamente os hebreus ricos, alto locados ou famosos, abandonando a massa ao seu destino de morte. Este Conselho Hebraico nada mais era que uma arma subtil nas mos dos Nazistas que, desta maneira, conseguiram mais facilmente organizar as deportaes e controlar o seu fluxo at a assim chamada soluo final. Etty, intuitivamente e criticamente, tinha entendido bem o teor da situao, a ambiguidade do Conselho Hebraico e trabalhou no Departamento dos assuntos culturais somente por 15 dias, que foram suficientes para traar um juzo sem apelo daquele Conselho Hebraico: um inferno. No final do mesmo ms de Julho, houve a primeira grande redada. Etty decidiu espontaneamente pedir a transferncia para Westerbork com os outros hebreus presos, em qualidade de assistente social. Apesar de ter a possibilidade de se escapar e at de fugir para o estrangeiro, ela no quis se subtrair ao destino comum. Decidiu de partilhar a dor e o sofrimento da sua gente e de usar a sua fora interior para sustentar e dar luz aos outros que andavam desesperados e esmagados. Desceu voluntariamente ao inferno. Etty ficou no campo de discernimento de Westerbork por 13 meses, trabalhando no hospital do campo e mantendo os contactos com o Conselho Hebraico de Amsterdo. Gozava de uma licena especial em qualidade de enfermeira e, uma vez por ms, voltava para Amsterdo, levando cartas dos presos aos familiares e transportando medicamentos para o campo. Nesta altura, Etty continua a escrever o seu Dirio em condies sempre mais difceis.

Com grande lucidez, Etty sabia que a situao ia para o pior e, em Junho 1943, entregou os cadernos do seu Dirio sua amiga Maria Tuinzing com o recado de os entregar ao escritor Klaas Smelik para que os publicasse depois da guerra. Em Setembro 1943, Etty encontra-se pela ltima vez em Amsterdo com permisso especial. Nesses dias o seu mestre Spier, ele mesmo hebreu, morre de cncer no dia anterior data marcada para a sua deportao. Poucos dias depois, Etty voltou a Westerbork onde j se encontrava quase toda a sua famlia. No voltou como assistente social mas como deportada (tinha de facto comeado a assim chamada soluo final, isto o extermnio total e completo dos hebreus pelos nazistas). de sublinhar que, nessa altura, vrias vezes os amigos da Etty tentaram persuad-la a fugir, criando-lhe as ideais condies de segurana. Fizeram tambm planos de a sequestrar. Porm, Etty sempre recusou: tinha decidido de no se subtrair ao destino do seu povo e sempre, ao longo dos 13 meses em Westerbork ela foi pessoa de luz, que ajudava a todos no campo e sustentava os que podia. Queria ser, como ela mesma escreveu, o corao pensante da baracca, o corao pensante de todo o campo de concentrao (Hillesum, 2001:196; 230). Queria ser um blsamo para muitas feridas (Hillesum, 2001:239), e so estas as ltimas palavras do seu Dirio. No dia 7 de Setembro a Etty, juntamente com a sua famlia, foi carregada no comboio para Auschwitz. Antes de sair da fronteira, Etty conseguiu lanar do comboio um bilhete para a sua amiga Christine Van Nooten. Uns camponeses recolheram o bilhete e o enviaram destinatria: Deixamos o campo cantando. Entende-se o campo de Westerbork, com destino a Auschwitz, mas sendo as ltimas palavras da Etty, gosto de pensar a este campo como sua vida e como vida em geral. Etty morreu cantando! Mais nada sabemos destas viajem para o inferno. Sabemos que a famlia Hillesum chegou em Auschwitz e que os pais da Etty foram directamente transferidos do comboio para as cmaras de gs. A Etty foi morta no dia 30 de Novembro, segundo o relatrio da Cruz Vermelha.

II - AS EDIES DA OBRA DE ETTY HILLESM Etty Hillesum quis testemunhar o valor da vida mesmo no tempo de Auschwitz. Judia mas pouco religiosa, desejosa de ser verdadeiramente livre, com um comportamento sexual que escandalizava os seus amigos mais liberais teve relaes sentimentais com dois homens, fez um aborto o carto de identidade da holandesa Esther (Etty) Hillesum remete para o Dirio intenso que escreveu nos dois ltimos anos da sua vida, antes de morrer em Auschwitz. Nos seus textos, ela exprime uma religiosidade radical, entre a descoberta pessoal de Deus e o limite do sofrimento e da morte num campo de concentrao. nesse limite de quem recusa as ofertas de fuga, que Etty redige 11 cadernos, 700 pginas densas do dirio (mais as Cartas, escritas no campo de Westerbork, onde Etty trabalhou entre 1942 e 43)1. Segundo o recado da Etty, a sua amiga Maria Tuinzing entregou o material recebido ao escritor Klaas Smelik para que providenciasse a publicao. Ao longo dos anos 50 e 60 o Sr. Smelik foi batendo vrias portas de casas editoras mas no achou algum que estivesse disponvel para a publicao. Foi s no ano de 1979 que o seu filho (homnimo do pai Klaas) conseguiu o apoio de um editor, J.G. Gaarlandt, o qual considerou demasiado arriscado publicar todo o material assim como era, e decidiu publicar uma antologia tirada do Dirio e das Cartas da Etty Hillesum. Havia uns problemas: em primeiro lugar no era coisa fcil transcrever o original sendo que a grafia da Etty era de difcil compresso. Mais do que isso, dois cadernos do dirio tinham desaparecido, o 6 e 7 da srie. Dia aps dia, o grupo de trabalho liderado pela Johanna Smelik irm do Klaas Smelik (filho) familiarizou-se com a grafia da Etty, enquanto o editor fazia uma escolha, apostando sobretudo em trechos tirados dos ltimos cadernos. O resultado das colectas feitas dos cadernos da Etty, foi publicado pelo Gaarlandt com o ttulo Uma vida disturbada e apresentado ao pblico no dia 1 de Outubro 1981 em Amsterdo. Ningum podia imaginar o enorme sucesso que o livro encontrou logo na Holanda e depois na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil a casa Editora Record de Rio de Janeiro publicou a traduo desta antologia com o ttulo: Uma vida interrompida. Os Dirios de Etty Hillesum, 1941-1943. Logo a seguir, em 1982, Gaarlandt publicou uma colheita de cartas que a Etty Hillesum escreveu no campo de concentrao de Westerbork, dando-lhe o ttulo: O corao
1

Para a reconstruo do percurso que conduziu publicao dos escritos da Etty Hillesum fizemos um resumo e a traduo do texto lido por Klaas A.D. Smelik ao encontro internacional sobre Etty Hillesum, Roma, 4 e 5 de Dezembro de 1988. As intervenes feitas nesse encontro foram depois publicadas com o ttulo; Lesperienza dellAltro, Apeiron Editori, SantOreste 1990. O texto do Smelik, As edies da obra de Etty Hillesum, encontrase nas pginas 121-125 da publicao atrs referenciada.

pensante da barraca. E tambm desta antologia de cartas logo apareceram tradues em vrios pases. Em breve a Etty se tornou um fenmeno literrio, companhia de caminho para muitos jovens. A sua vida, pessoa, escritos comearam a ser objecto de grandes e diferentes interesses. No entanto, foi reencontrado o 6 caderno do dirio que juntamente com outros trechos tirados dos outros cadernos foi publicado com o ttulo: Em mil doces braos. A 17 de Outubro de 1983, tendo como fim de administrar de maneira correcta a herana da Etty Hillesm, foi constituda a Fundao Etty Hillesum. Primeiro desafio e importante tarefa para a Fundao era de providenciar uma edio integral, crtico-cientfica, acessvel a todos, da obra de Etty. At ento, as edies nada mais eram do que colheitas de trechos escolhidos, antologias acompanhadas por poucas notas. Alm disso, a transcrio digital dos escritos da Etty tinha sido feita por pessoas de boa vontade, mas para uma edio crtica era necessrio o trabalho de profissionais. Um grupo de sete (7) jovens pesquisadores, liderado pelo mesmo Klaas Smelik, fizeram todo o trabalho desde o princpio, decifraram, catalogaram, procuraram e encontraram novos documentos, novas cartas da Etty, novos dados para a reconstruo histrica. Infelizmente, o caderno n 7 perdeu-se. Este grande trabalho teve como xito a publicao integral dos escritos da Etty Hillesum, acompanhada por cerca de 100 pginas de notas explicativas, nas quais encontram-se notcias sobre as pessoas nomeadas pela Etty, as circunstncias histricas, os lugares etc...informaes todas que ajudam o leitor a entender melhor o contexto histrico no qual o texto foi redigido pela Etty. O Klaas Smelik e os seus colaboradores fizeram um trabalho excelente, dando teor cientfico tambm s inmeras citaes de vrios autores cuja fonte era indicada pela Etty s genericamente. assim que cinco anos depois da publicao de Uma vida disturbada (primeira antologia) foi publicada a edio integral dos escritos da Etty Hillesum. Em 1987 saiu a segunda edio revista e corrigida e uma terceira edio apareceu no 1991. A 13 de Junho 2006 na Universidade de Gent (na Blgica) foi aberto o Etty Hillesum Onderzoekscentrum (EHOC). Visitando o web-site do Centro de Estudos sobre a Etty Hillesum, possvel acompanhar de perto a evoluo dos estudos, pesquisas, publicaes, encontros, mesas redondas etc...que so feitos para compreender a riqueza que Etty quis deixar no seu dirio ou textos (http://www.ehoc.ugent.be/).

10

III - O CAMINHO DA VIDA EST NO SER Lendo e relendo o Dirio da Etty Hillesum, meditando nalgumas pginas de incomparvel intensidade, parece sempre de encontrar um anjo que te conduz pela mo numa longa caminhada, que de um lado desce no teu ntimo mas que, doutro lado, abre-te horizontes luminosos e inexplorados. Claro que, neste momento, a linha de leitura privilegiada existencial, segundo um perfil psicolgico e teolgico, tentando extrair o testemunho da Etty acerca do valor da vida, do valor que a vida. Algo disso se encontra no precioso livro da Sylvie Germain, Etty Hillesum, publicado em Francs (Germain, 1999) do qual temos na biblioteca electrnica do ISMMA a traduo em Espanhol, com o ttulo Etty Hillesum, Una vida (Germain, 2004). Refiro-me em particular ao pargrafo A.6. que se encontra nas pginas 52ss: La determinacin de ser. Este ttulo parece-me fotografar nitidamente a progressividade do caminho que a Etty fez, com sempre mais forte determinao, rumo ao Ser-Deus-Vida, na procura incessante do tesouro escondido e da prola preciosa de evanglica memria.

3.1 A resistncia existencial Esta caminhada pode ser lida como a resposta que a Etty deu ao drama que estava a viver em solidariedade com o povo hebraico, cujo total e completo extermnio tinha sido decretado por Hitler. Mas em geral, como a luta que a vida trava diariamente contra a morte que a ameaa sempre, segundo diferentes perspectivas (fsicas, psicolgicas, morais, espirituais, sociais e econmicas). Segundo a tica existencial da Etty Hillesum, o ser no mundo que caracteriza a vida das pessoas cria uma dupla tenso ou dialctica: de um lado o mundo transforma as pessoas, os valores e hbitos da vida delas (pensamos, hoje, no fenmeno da globalizao); doutro lado so as mesmas pessoas que transformam o mundo, lhe do sentido, direco, forma e contedos. O que fazer quando a primeira fora, aquela que o mundo exerce sobre a vida das pessoas, alcana nveis to dramticos concretizando-se numa autntica ameaa para a sobrevivncia das mesmas? Isso o que aconteceu com o nazismo para a Etty e o seu povo. Como reverter a situao, como resistir, como mudar, transformar esse mundo? A Etty nunca se deixou prender pela iluso e disse o seu men, negando-se s possibilidades de fuga que lhe foram oferecidas. Tinha descoberto um outro caminho: enfrentou o inimigo dentro de si, lanou em si as bases da viragem, de ultrapassagem, da converso.
11

Etty para transformar o mundo, comea a partir de si mesma, sabendo lucidamente que a mudana exterior possvel na medida na qual estamos disponveis a operar a mesma mudana dentro de ns. Merece ateno esta dinmica existencial (no s terica) da Etty, porque revela criticamente um dos principais limites da poltica em geral (e Moambique no foge!): as pessoas que habitualmente se empenham na aco poltica e social, pela maioria das vezes, no se do conta de quanto, com o prprio modo de ser e estilo de vida, contribuem para a determinao, construo e mantimento daquele mundo que pretendem mudar com a prpria aco. Etty nos ensina que a verdadeira aco social e poltica est, primariamente, no empenho e determinao, na transformao de si, das prprias relaes, capacidades, intenes. Se o mundo no muda antes dentro de mim, nunca vai mudar fora de mim. Etty Hillesum tinha bem percebido o desafio radical do nazismo que representava uma cultura precisa, uma ideia de civilizao com os seus mitos e ideologias fundantes: o puder, a ordem, a hierarquia, a glria, a comunidade de sangue, a intolerncia pelo diferente, o culto da violncia, a banalizao da morte dos considerados no puros. A mesma fora do nazismo no derivava somente das suas armadas militares, mas tambm da sua capacidade de dominar as pessoas, as conscincias, incutindo o dever da obedincia absoluta autoridade preestabelecida. Ou por convico ideolgica ou pelo medo da morte, o importante era que as pessoas e as conscincias se dobrassem autoridade do Frer/deus. Isso desfazia o tecido social, fomentando o egosmo, a competio (mesmo para a sobrevivncia), a procura de privilgios custe o que custar. A Etty intuiu que, frente desta mquina de dominao e morte, quaisquer resposta individualista, como por exemplo o se esconder, ou fugir, ou tentar agarrar privilgios para escapar do destino comum, revelavam-se inadequados e at funcionais lgica de dominao do puder nazista. Ela recusou trilhar o caminho da sada individualista: fugir ou se esconder no faz sentido nenhum...no h sadas e melhor permanecer com os outros e tentar ser para eles o que ainda somos capazes de ser (Hillesum, 1996:161). Isso, para a Etty, no significa resignao ou falta de coragem, como podemos ler:
Ainda h espao para o elementar desdm moral contra um regime que trata assim os seres humanos. Mas o que se passa grande demais, demais diablico para se puder reagir com rancor ou amargura pessoal Dizem-me: uma pessoa como tu tem dever de se salvar, tens muito a fazer na vida, tens ainda muito para dar. Mas aquele pouco ou muito que tenho para dar, posso d-lo em qualquer caso, seja aqui num pequeno grupo de amigos, ou noutro lugar, num campo de concentrao

(Hillesum,
12

1996:167-168).

Etty radicalmente recusou tambm a escolha daqueles que para se salvar confiavam em privilgios, posies, troca de favores, imploraes. Ao longo daquele ms no qual trabalhou no Conselho Hebraico, ela ficou com a impresso de que nas pessoas que l trabalhavam quase nunca se ampliava o horizonte interior para as experincias que aconteciam: No sofrem no profundo. Odeiam e so cegamente optimistas quando se trata da sua pequena pessoa, e ainda tm ambies para o seu pequeno emprego; uma grande porcaria (Hillesum, 1996:183). palpvel a amargura com a qual a Etty tira a sua concluso: Muitos daqueles que hoje em dia se indignam por certas injustias, se olharmos bem, indignam-se s porque essas injustias lhes tocam a eles: portanto, a deles, no indignao radicada e profunda (Hillesum, 1996:146). A consequncia desta concluso ressoa assim dum ponto de vista ticopoltico: A rebelio que nasce s quando a misria comea a tocar-nos pessoalmente no verdadeira rebelio e nunca dar bons frutos (Hillesum, 1996:51). Eis como a Etty considera negativamente a atitude de uma pessoa que trabalhava com ela no Conselho Hebraico:
A coisa que mais me impressiona dele o seu pescoo direito e rijo. Odeia os seus perseguidores com um dio que suponho seja justificado. Mas tambm ele homem cruel. Seria um perfeito chefe de um campo de concentrao...aquele homem estava cheio de dio para com aqueles que poderamos chamar nossos carnefices, mas tambm ele poderia ser um perfeito carnefice e perseguidor de homens indefesos (Hillesum,

1996:210-211).

O horror nazista, portanto, no estava to longe ou incompreensvel: todos estes horrores no so como um perigo misterioso e longe fora de ns, mas esto pretssimos e nascem dentro de ns. Portanto, so muito mais familiares e muito menos terrificantes (Hillesum, 1996:101-102). Segundo a Etty devemos fazer clareza e entender que o mal ou os males no esto simplesmente fora de ns, mas tambm dentro de ns. E neste difcil trabalho dentro de ns podemos descobrir que ns no somos unicamente ou vtimas ou carnefice, mas tambm espectadores indiferentes, colaboradores, burocratas, especuladores, actores involuntrios, vtimas que colaboram com o carnefice, vtimas que se podem transformar amanh em carnefice. Frente da posio de resistncia existencial da Etty, podemos nos perguntar: ser que a Hillesum viu bem dentro da histria? O certo que o problema no foi resolvido vencendo Hitler, as suas armadas, o seu sistema nazista. De facto, a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial no eliminou o racismo, o fascismo, a violncia em geral. Limpezas tnicas, extermnios, apartheid, ditaduras violentas e repressivas, divinizaes de lderes polticos... no desapareceram da face da terra.
13

Aconteceu e, portanto, pode voltar acontecer. Pode acontecer, em qualquer lugar, escrevia o Primo Levi (1996:819). A Etty tinha notado como a violncia acordava dentro das pessoas uma idntica e oposta violncia. Por isso que ela, frente da violncia nazista, decidiu partir do seu corao, da sua vida interior, das relaes mais prximas para tentar mudar ela mesma de mentalidade, de atitudes, de comportamentos e modos/estilos de se relacionar. No renunciou mudar o mundo, mas achou um caminho diferente: a via de fazer a mudana est no ser diferente e esta a posio daquele que escolhe habitar no corao da realidade...o corao pensante na barraca.

3.2 Fazer paz consigo mesmo No prximo 04 de Outubro 2012, Moambique vai celebrar o XX Aniversrio da Assinatura do Acordo de Paz em Roma (1992). Certamente e justamente esta ocasio ser acompanhada por muitas palavras, ritos, mitos ao limite do fingimento, sendo que poucos dias depois as coisas voltaro a ser as mesmas para a maioria dos moambicanos diariamente empenhados na dificlima arte de juntar o mata-bicho com a janta. O testemunho da Etty Hillesum nos oferece uma oportunidade para celebrarmos o Dia da Paz de verdade. O difcil caminho interior que a Etty percorreu e que, inevitavelmente, somos convidados a percorrer lendo o seu Dirio, aquele de se interrogar no sacrrio da prpria conscincia, de habitar as prprias tenes, frustraes, emoes, ambiguidades e contradies. No foi fcil para ela e, tambm, no vai ser fcil para ns ganhar aquele olhar sem falsas piedades e superficiais justificaes, para descobrir que talvez no somos aquelas pessoas que gostvamos pensar de ser. Todavia, este realismo lcido em no atribuir-nos nada mais e nada menos do que de facto somos, abre-nos a nica possibilidade que temos...no vejo alternativas. Cada um de ns deve recolher-se e destruir em si mesmo tudo quanto acha de dever destruir nos outros. E devemos estar convencidos que cada tomo de dio que acrescentamos no mundo torna-o mais inhospital (Hillesum, 1996:212). Somos conduzidos raiz do problema: quem quer a paz deve calar os proclamas e construir a paz consigo mesmo, dentro de si: uma paz futura poder ser verdadeiramente paz s quando ter sido encontrada por todos dentro de si se todo homem ter tirado de si o dio contra o prximo, seja qual for o povo ou a raa, se ter ultrapassado este dio e se o ter transformado nalgo de diferente, talvez em amor, se no pedir demais (Hillesum, 1996:127).
14

Para a Etty, neste assunto, nunca podemos ser condenados inexpressividade e passividade total; mesmo no inferno de um campo de concentrao, podemos viver a nossa diferena, agir a nossa singularidade para fazer nascer novos pensamentos, novos conhecimentos, novas linguagens:
Quem me dera puder transmitir aos tempos futuros toda a humanidade que tenho em mim mesma, apesar das experincias quotidianas. A nica maneira que temos para preparar estes tempos novos de prepar-los deste j dentro de ns. Num certo modo sinto-me ligeira, sem amarguras e com muita fora de amor. Quem me dera de ajudar a preparar estes tempos novos: certamente ho-de vir, no os percebo crescer dentro de mim a cada dia? (Hillesum,

1996:179).

3.3 Salvar aquela nascente profunda Na leitura do Dirio da Etty Hillesum, percebe-se com nitidez a sua determinao em escavar dentro dos acontecimentos, dentro de si, numa progressiva descida rumo nascente da vida que, com a sua frescura, libera o nimo da tentao sempre presente da superficialidade. Etty estava convencida que o pior erro que se pode cometer na vida aquele de deixar-se viver, como se da vida fssemos observadores e no actores protagonistas. Ao passo que os acontecimentos, para ela, devem ser interrogados, deixando as perguntas cair dentro de ns, participando deles conscientemente: Se esta dor toda no amplia os nossos horizontes e no nos torna mais humanos, libertando-nos das pequenezas e das coisas inteis desta vida, ento foi toda intil (Hillesum, 1996:185). O percurso da Etty na tentativa de se livrar da superficialidade e das coisas fteis anda junto ao esforo de encontrar a paz verdadeira. nesta descida e nesta reduo ao essencial que a Etty encontra Deus: Este mim mesma, a parte mais profunda e mais rica de mim na qual encontro descanso, eu chamo-a de Deus (Hillesum, 1996:201). Faz-nos lembrar as primeiras linhas das Confisses de Santo Agostinho: Fizeste-nos para ti, e inquieto est o nosso corao, enquanto no repousa em ti (Agostinho de Hipona, 2005:5). Foi Julius Spier que indicou Etty que esta nascente, este Arqu criador e criativo que todos temos l dentro uma parte de Deus, a sua assinatura deixada na sua criatura e que devia-se somente ter a coragem de diz-lo (Hillesum, 1996:87). maravilhoso, surpreendente ver como pgina aps pgina Etty abandona e transforma o seu agnosticismo, reencontrando-se numa percepo de Deus interior, inter-humano, pequeno e frgil, que precisa da nossa ajuda e do qual somos ns os responsveis, como um pai para com o seu filho pequeno. Certas frases da Etty tocam a mesma msica da Santa Teresinha do Menino Jesus, alcanam o estatuto da mstica no codificada numa religio ou confisso:
15

Uma coisa torna-se sempre mais evidente para mim. isto: que tu no podes nos ajudar, mas que somos ns que te devemos ajudar, e que neste modo ajudamo-nos a ns. A nica coisa que podemos salvar nestes tempos, que de facto a nica que verdadeiramente conta, um pequeno pedao de ti dentro de ns, meu Deus (Hillesum,

1996:169).

Assim como a Etty via e entendia Deus no fundo do prprio ser, assim acreditava que Deus estivesse no fundo de cada pessoa e que fosse necessrio desenterr-lo. Seria interessante aprofundar a mstica da Etty Hillesum. Apesar de no ser este o objectivo desta abordagem, podemos indicar o campo de trabalho. Para a Etty chega-se a Deus com esforo e duro trabalho. A ascese consiste numa descida, despojando-se de toda exterioridade e da superficialidade individualista do prprio ego. Mas para Etty a unio mystica no se alcana perdendo-se a si mesma como uma gota no oceano de Deus, mas enraizando-se na parte mais profunda e autntica de si, isto , conquistando-se numa mais firme autenticidade. Deus portanto algo-algum que se enaltece a partir de dentro. No faltam na mstica da Etty, tambm, expresses ou imagens de Deus como algo que acolhe, que te carrega nos seus braos, ao qual se dirige com pedidos de ajuda etc...mas o que resulta mais original na sua mstica, a capacidade que a Etty tem de ultrapassar as clssicas categorias de oposio religiosa: interno/externo, cu/terra, puro/impuro, corpo/esprito etc...A sua uma mstica fsica, encarnada, afectiva, na qual paixes e oraes sabem conviver, permitindo-lhe uma penetrao mais profunda da realidade histrica e humana.

3.4 A virtude da temperana J falamos dos tempos duros, dramticos que a Etty e o seu povo hebraico se encontraram a viver e padecer naquela altura. Ela enfrentou-os com uma grande coragem e firmeza de alma que lhe nasceram dentro e que esto ligados sua atitude frente a dor e ao sofrimento:
O sofrimento nunca est abaixo da dignidade humana. Pois, possvel sofrer de modo digno ou indigno do homem. Quero dizer: a maior parte dos ocidentais no entende a arte da dor, assim vive obcesionada por mil medos. E a vida que a gente vive agora j no verdadeira vida, feita como de medo, resignao, amargura, dio, desespero (Hillesum,

1996:173).

Etty constatava que nela a amargura no vencia a sua vitalidade e que mesmo os momentos de profunda tristeza, at desespero, deixavam pegadas positivas, tornando-a mais forte. Ateno porm: aceitar a dor e o sofrimento no significa para ela rebaixamento da prpria sensibilidade: H diferena entre temperado e endurecido. Frequentemente, hoje em

16

dia, no se repara nisso. Creio, a cada dia que passa, de tornar-me mais temperada, endurecida jamais (Hillesum, 1996:191). Etty ensina-nos como a nossa relao com a dor e o sofrimento fundamental na orientao e determinao do nosso agir. Se pensamos na dor como nalgo de totalmente negativo, intil, destruidor, que devemos fugir sempre que possvel, como algo a devermos expulsar do nosso horizonte de vida, ento, o nosso agir ser de certa forma enfraquecido pelo medo de sofrer. Etty testemunha-nos que podemos olhar para a dor no como a algo de absolutamente negativo e destruidor, antes como a uma experincia de conhecimento e transformao do mundo e de ns mesmos no sofrimento. s vezes, at escolhemos de fazer algo que sabemos que nos vai arrecar dor para vivermos mais dignamente. Esta coragem, esta janela aberta sobre a dor, de facto aquela postura que nos permite encontrar e partilhar o sofrimento dos outros. possvel sofrer com os outros e para os outros s passando pelo sofrimento para o lado mais indefeso de ns mesmos. Entende-se muito bem, lendo a Etty, a diferena entre o viver, o sobreviver, o deixarse viver. Para ela a regra da vida no aquela de viver custe o que custar. A quem diz: custe o que custar pode-se perguntar: qual vida? Qual vida queremos salvar custe o que custar?
Se ns salvarmos os nossos corpos e basta dos campos de concentrao, para onde quer que estejam , ser pouco demais. Pois, no se trata de conservar esta vida custe o que custar, mas de como a conservar...bvio que no coisa simples, talvez sobretudo para ns hebreus; mas se no sabermos oferecer ao mundo empobrecido que vem depois da guerra mais nada do que os nossos corpos salvos custe o que custar e no um novo sentido das coisas, tirado dos poos mais profundos da nossa misria e desespero ento no bastar (Hillesum,

2001:45).

So palavras difceis, sobretudo numa altura como a nossa, na qual o ponto de vista quantitativo j domina tudo, incluindo a nossa filosofia de vida. Palavras que podem ressoar de forma estranha numa cultura globalizada, com o hbito de medir a qualidade da vida com os ndices da esperana da vida. Mas exactamente por isso que essas palavras nos interrogam e nos convidam a fazer perguntas de sentido antes de outras coisas.

3.5 O nascimento da autoridade interior A postura assumida pela Etty muito difcil. De um lado defendeu o valor e a beleza da vida mesmo frente do holocausto e da soluo final decretada pelos nazis, doutro lado quis testemunhar que h algo que vale mais na vida, algo que no se pode renunciar sem se condenar ao auto-desprezo ou a uma vida miservel, a uma morte na vida. O irrenuncivel, para a Etty, a dignidade humana, o respeito para consigo mesmos e para a beleza da vida.
17

Isto significa que se honra a vida postando na dignidade e no na sobrevivncia custe o que custar. Assim a Etty saiu, escapou, emancipou-se do horizonte angustiado da sobrevivncia imposto pelo poder nazista lutando, antes, pela dignidade e vitalidade. Uma tentativa radical de afirmar a vida mesmo frente da concreta possibilidade de perd-la. Para Etty, a vida prevalece sobre a morte. Nesta pscoa interior, Etty foi muito ajudada pela relao profunda e ntima com o seu mestre Juliu Spier. Inicialmente viveu esta relao de maneira possessiva e dependente. Devagar conseguiu ganhar mais liberdade interior, mantendo viva em si a humanidade do Spier, chegando a sentir dentro de si a vida dele. Quando o Spier morreu, Etty escreveu as seguintes palavras: Queria juntar as mos e dizer: hepa, sou to feliz e agradecida e acho a vida to bela e rica de sentido...Continuarei a viver com aquela parte do homem que vive eternamente e acordarei vida o que est morto nos vivos e assim no haver mais nada do que vida, meu Deus (Hillesum, 1996:200). Etty chegou, assim, a perceber que a nossa humanidade no morre connosco, transmite-se a outros, s pessoas que nos quereriam bem e que vo manter viva em si a lembrana. de facto o que acontece tambm ao leitor do Dirio da Etty: encontra e sente uma humanidade viva e palpitante, rica e bela mesmo se a vida da Etty foi breve e cortada dramaticamente: a verdadeira fora, aquela primria, consiste nisto: mesmo sucumbindo miseramente, at ao fim sente-se que a vida bela e rica de sentido, que se realizou tudo quanto dentro de si e que a vida era boa (Hillesum, 1996:150). Verdade que da morte no podemos fugir nem nos livrar, mas possvel vencer a angstia da morte: se excluirmos a morte, nunca teremos uma vida completa; aceitando-a na nossa prpria vida, amplia-se e enriquece-se esta ltima (Hillesum, 1996:140). S na aceitao da morte que se d verdadeira liberdade, vida e aco. Tambm vice-versa: s na conscincia de estarmos a viver uma vida plena e digna que temos a possibilidade de aceitar a nossa morte. Temos o dever de vivermos na melhor maneira possvel e com o mximo de conscincia, at ao ltimo sopro (Hillesum, 1996:139).

18

CONCLUSO A feliz ocasio das Jornadas Cientficas 2012 do ISMMA apresentou-nos um espao propcio para encostarmos uma grande testemunha da vida e do seu valor: Etty Hillesum. Abrindo e, infelizmente, s voando pelas pginas do seu Dirio e das Cartas que ela escreveu nos ltimos meses da sua vida, encontramos o seu corao pensante. Com a Etty aprendemos que saber e saborear so as duas faces da mesma moeda e que uma boa filosofia de vida, para ser tal, precisa do nosso empreendimento, empenho, constncia e disponibilidade ao sofrimento. No tudo na vida da Etty foi segundo os cnones da moral, doutro lado no era nossa inteno propor a Etty como exemplo a seguir. Simples e pobremente, tentamos abrir uma janela, para que um raio da luz que pervade as pginas escritas pela Etty chegasse nesta terra moambicana, onde, no prximo 04 de Outubro, celebraremos o XX aniversrio da assinatura do Acordo da Paz. Etty Hillesum construiu a paz em tempo de guerra, construiu-a primeiro dentro de si, para ser, fora de si, um blsamo para muitas feridas. Feridas que nunca faltam no mundo, na vida das pessoas que nos rodeiam e tambm na nossa. Para onde quer que se olhe, sempre encontram-se feridas. Etty nos estimula a responder, trilhando um caminho no fcil, aquele da determinao do ser.

Ser: simplesmente, sem discurso suprfluo de algum tipo. Ser, sem recurso nem apoio algum por parte do verbo ter. Ser, no absoluto da indigncia, da pobreza absoluta, do no poder fazer nada, do no saber como. Ser tanto ligeiro como uma frgil espiga de trigo, como um chuviscar fininho, tanto imenso como o cu azul, como o oceano. Ser: aventurar-se no horizonte em expanso deste verbo, o mais exigente e difcil de todos os verbos, junto o verbo amar; o qual implica soltar realmente as correntes e algemas, comeando pelas paixes que alienam, os medos que bloqueiam e humilham, a clera e o esprito de vingana, de rivalidade, que consomem inutilmente as foras de que dispomos; o desprezo e a indiferena, que nada so mais do que vildade disfarada; e, finalmente, o dio, que encancrena o corao e o esprito, que os endurece e acaba convertendo-os em dura pedra. Ser: simplesmente, sem medida. (Germain, 1999:55)

19

DIRIO DA ETTY HILLESUM (1996): PENSAMENTOS E AFORISMAS O mundo desenrola melodiosamente da mo de Deus. [...] Tambm eu queria desenrolar melodiosamente da mo de Deus. (28) Aceitei com alegria a beleza deste mundo de Deus, apesar de tudo. (33) Vivo e respiro com a minha alma. (35) Fazem-se perguntas sobre o sentido da vida, pergunta-se se a vida faz sentido: mas por isso necessrio fazer contas exclusivamente consigo mesmo e com Deus. (48) Devo recuperar uma antiga sabedoria: quem descansa em si mesmo no faz conta do tempo; um verdadeiro amadurecimento no pode fazer conta do tempo. (50) Devo estar agradecida pelo tempo todo da minha disposio: us-lo bem em nome de Deus. (55) s vezes penso que a minha tarefa esta: esclarecer na minha cabea e, com o tempo, descrever tudo quanto se passa por volta de mim. Pobre cabea e pobre corao, quantas coisas deveis digerir! Rica cabea e rico corao tendes, porm uma vida bela! (57) Ultimamente acontece-me frequentemente de achar que no viver mais fcil do que viver. (63) O nascimento de uma autntica autonomia interior um longo e difcil caminho. (68) A vida no pode ser presa em poucas frmulas [...] No possvel. A vida extremamente rica de esfumaturas, no pode ser presa nem simplificada. Mas simples poderia ser tu! (69) giro! Escreveria pginas e pginas da novela: a rapariga que no queria ajoelhar-se [...] Queria puder apresentar em todas as suas esfumaturas este processo interior, a histria da rapariga que aprendeu a ajoelhar-se [...] a rapariga que no sabia ajoelharse e que, porm, o aprendeu. (70-73) Ontem noite, antes de deitar-me, encontrei-me de repente de joelhos [...] um gesto extemporneo: empurrada a terra por algo mais forte do que eu. Esitava ainda demais frente deste gesto to ntimo como os gestos de amor. (87) Na cinzenta madrugada, numa moto de inquietao, encontrei-me de repente na terra, de joelhos [...] com a cabea que tocava no cho. Talvez um gesto para extorquir a paz. (90)

20

Agora acontece-me de me dever ajoelhar de repente, mesmo numa noite fria de inverno. Escutar-se dentro. J no se deixa guiar pelo que se aproxima de fora, mas pelo que se enaltece de dentro. (93) Tive que percorrer uma caminhada cansativa para reencontrar aquele gesto ntimo para com Deus e puder dizer: agradeo-te, Senhor. No meu mundo interior reinam tranquilidade e paz. Foi de verdade uma caminhada cansativa. (97-98) Ameaas e terror crescem a cada dia que passa. Enalteo por volta de mim a orao, como um muro obscuro que oferece abrigo, reencontro-me na orao como na cela de um mosteiro, e saio dela mais recolhida, centrada e forte [...] E poderia imaginar um tempo no qual estaria ajoelhada por dias e dias, at sentir estes muros por volta de mim a me impedirem de desmoronar-me, perder-me, arruinar-me. (111) s vezes penso: a minha vida est completamente errada [...] mas isso acontece s quando h uma determinada ideia da vida, frente da qual pode parecer errado como realmente vivemos. (75) Devagar entendi que nos dias nos quais percebemos contrariedade para o prximo, no fundo sentimos adverso para ns mesmos [...] Ama o teu prximo como a ti mesmo [...] Quando queremos moldar o outro segundo as nossas ideias, vamos sempre bater contra um muro e ficamos sempre decepcionados, no pelo outro, mas pelas nossas pretenses insatisfeitas. (76) No deveria deixar-se paralisar por uma s coisa, por grave que seja. O grande fluxo da vida deve continuar a correr. (83) Nada se vai perder. As pessoas voltam, e interiormente podes continuar a viver com elas at que, anos mais tarde, esto novamente unidas a ti. (103) No fim de cada dia sinto a necessidade de dizer: a vida verdadeiramente bela. (105) Nos dias de grande cansao e tristeza, j no me deixo rebaixar. A vida permanece uma corrente constante, talvez nesses dias um pouco mais lenta ou obstaculizada, todavia continua a escorrer (112) Detesto os acmulos de palavras. Pois, para dizer aquelas quatro coisas que verdadeiramente contam na vida, necessitamos de poucas palavras [...] A coisa mais importante ser estabelecer a justa relao entre palavras e silncio [...] As palavras serviro s para dar ao silncio a sua forma e os seus contedos. (116-117) No te deixes apanhar por uma atmosfera, por um momento, sobretudo de indolncia, mas firma as grandes linhas e as grandes direces. E seja l tambm triste, simples e

21

sinceramente triste, mas no constris nisso dramas. Uma pessoa deve ser triste mesmo na sua tristeza, seno a sua nada mais que histeria. (124) As coisas devem ser chamadas pelo nome e, se depois desta prova no ficarem, no tm direito de existir. Frequentemente tenta-se de salva-las com uma espcie de vago misticismo. O misticismo deve fundar-se numa honestidade cristalina: portanto, antes preciso ter reduzido as coisas prpria nua realidade. (125) Aquele pedao de eternidade que temos dentro pode ser exprimido numa palavra como em dez volumes. Sou uma pessoa feliz e louvo esta vida, de verdade lovou-a, no ano do Senhor 1942, mais um de guerra. (127) Melhor habituar-se a uma certa abstinncia em perodos de relativa riqueza do que serlhes constrangidos em momentos de real necessidade. Pois, o que obtemos espontaneamente de ns mesmos tem bases mais slidas e duradouras do que quando o realizamos constrangidos. (128) Deus no responsvel para connosco, somos ns a sermos responsveis para com Ele. (134) Creio em Deus mesmo se em breve os piolhos ter-me-o devorada na Polnia. (136) Deve-se ter a fora de sofrer sozinhos e de no pesar nos outros com os prprios medos e fardos. Devemo-lo ainda aprender e deveramos educar-nos uns aos outros a isso, se possvel com doura, seno severamente. (136) Pode-se estar cansados como ces depois de ter feito uma longa caminhada ou uma longa fila, mas isso faz parte da vida, e dentro de ti h algo que nunca te abandonar. (137) E se devemos ir para o inferno, que seja com a maior graa possvel. (138) verdade, temos dentro de ns tudo, tudo: Deus e o cu e o inferno, a terra e a vida, a morte e os sculos, muitos sculos. (139) De repente a morte grande, simples e natural entra, quase calada, a fazer parte da minha vida. E agora eu sei que ela pertence vida. (141) Nos tornamos mais fortes se aprendemos a conhecer e aceitar as nossas foras e as nossas insuficincias. (142) Reconhecer as prprias fraquezas no significa lament-las: esta sim que seria misria, tambm para os outros. (145) No preciso algo para fazer uma figura corajosa, tenho a minha fora e isto me basta, o resto irrelevante. (147)

22

Hoje quero retirar-me e descansar no meu silncio: no espao do meu silncio interior ao qual peo hospitalidade por um dia inteiro. (148) Devemos abandonar as nossas preocupaes para pensar nos outros, que amamos [...] Devemos estar na disposio daqueles que encontramos no nosso caminho e dar-lhe toda a fora e o amor e a confiana em Deus que temos em ns. (155) A maior parte das pessoas tem na cabea ideias estereotipas sobre esta vida. Devemos no nosso ntimo livrar-nos de tudo, de toda ideia existente, palavra de ordem, segurana; devemos ter a coragem de abandonar tudo, toda norma e ponto de apoio convencional, devemos ousar o grande salto no cosmo, e ento, ento sim que a vida se torna infinitamente rica e abundante, tambm nas suas profundas dores. (158) Temos recebido em ns todas as possibilidades para desenvolver os nossos talentos, deveremos ainda aprender a fazer bom uso dessas possibilidades. (160) Palavras como Deus e Morte e Dor e Eternidade devem ser esquecidas de novo. preciso se tornar outra vez to simples e sem palavras como o gro que cresce ou a chuva que cai. preciso simplesmente Ser. (160) Deveramos falar das questes mais graves e importantes desta vida somente quando as palavras nos saem simples e naturais como a gua que brota duma nascente. (163) E se Deus j no me ajudar, ento serei eu a ajudar a Ele. (163) Talvez mais fcil rezar de longe que ver sofrer de perto. (166) Se Deus decide que eu tenha muito a fazer, ento vou faz-lo (168) Cada um deve viver com o seu prprio estilo. (171) Uma vez que se comea a caminhar com Deus, continua-se simplesmente a caminhar e a vida se torna um nico, longo passeio. Como singular tudo isto! (172) Parece-me que h um exagero no temer pelo nosso corpo. Entretanto, o esprito fica esquecido, envolve-se e apodrece num cantinho. Vivemos de modo errado, sem dignidade e tambm sem conscincia histrica. [...] Eu por mim no odeio a algum, no estou amargurada. Uma vez que o amor para com todos os homens comea a desenvolver em ns, torna-se infinito. (172) Quando rezo, nunca rezo para mim mesma, rezo sempre para os outros, ou dialogo de maneira loca, infantil ou serssima com a parte mais profunda de mim que por convenincia chamo de Deus. No sei, acho to infantil rezar para obter algo para si. (176) Sou uma entre os teus eleitos, meu Deus, porque me concedes de tomar parte nesta vida e porque me deste fora suficiente para suportar tudo quanto. (178)
23

Se tu afirmas de acreditar em Deus, deves tambm ser coerente, deves abandonar-te completamente e ter confiana. Tambm, no deves preocupar-te pelo amanh. (180) preciso poupar mais e mais as palavras inteis para puder encontrar as poucas que nos so necessrias. (187) preciso ser disponvel para rever a prpria vida, a comear de novo tudo num lugar diferente. (187) Acho que tenho dentro uma espcie de regulador: um mal humor adverte-me todas as vezes que ando pelo caminho errado, e se continuo a ser honesta e aberta, se conservo a minha vontade de me tornar o que devo ser e de fazer o que a minha conscincia me prescreve de fazer, nestes tempos, ento, tudo se encaixar no seu prprio lugar. (189) Deixarei a ti as tuas decises, meu Deus. (189) So 16 horas: tornou-se um dia muito diferente de como o tinha imaginado. (190) Talvez tudo foi demais, meu Deus. Sou constrangida a lembrar que um ser humano tambm tem um corpo. Pensei que o meu esprito e o meu corao pudessem suportar tudo sozinho. Mas o meu corpo levanta um protesto e diz: Pra! (193-194) Hoje, baralha-se e brinca-se com as coisas grandes, com as coisas ltimas desta vida. (197) s vezes, inesperadamente, algum ajoelha-se num cantinho de mim mesma: quando caminho pela rua ou estou a falar com uma pessoa. E esse algum que se ajoelha sou eu. (200) A minha vida um constante escutar dentro de mim mesma, os outros, Deus. E quando digo que escuto dentro, de facto Deus que escuta dentro de mim. A parte mais essencial e profunda de mim que escuta, a parte mais essencial e profunda do outro. Deus a Deus. (201-202) No suficiente apregoar-te, meu Deus, no suficiente desenterrar-te nos coraes dos outros. preciso abrir-te o caminho, meu Deus e para fazer isso preciso ser um grande conhecedor do nimo humano. (202) Muitas pessoas so ainda jeroglfico para mim, mas devagar aprendo a decifr-los. a coisa mais linda que conheo: ler a vida das pessoas. (204) O meu corao uma barragem que a cada vez para um fluxo constante de dor. (205) Depois da guerra dois correntes atravessaro o mundo: uma de humanssimo e a outra de dio. Ento, eu soube novamente que terei tomado posio contra aquele dio. (207)

24

preciso viver consigo mesmo como com um povo inteiro: ento, que se conhecem todas as qualidades dos homens, boas e ms. E se queremos perdoar aos outros, devemos antes perdoar a ns mesmos os nossos defeitos. Talvez seja a coisa mais difcil [...]: saber-se perdoar pelos prprios defeitos e pelos prprios erros. Coisa que significa, antes do que tudo sab-los, generosamente, aceitar. (207) Ser fiis a tudo quanto comeou espontaneamente. (222) Florescer e dar frutos, seja qual for o terreno no qual estamos plantados (226) A idade da alma diferente daquela registrada no municpio (236) preciso ter a coragem de aceitar os momentos no criativos; mas os aceitamos honestamente e mais rapidamente passam. preciso ter a coragem de parar, de ser s vezes vazios e sem coragem (237) Despedacei o meu corpo como se fosse po e entreguei-o aos homens. Porque no? Estavam to famintos e a tanto tempo! (238)

Oraes da Etty Hillesum (1996) Meu Deus, conduz-me pela mo, e eu seguir-te-ei dcil, no vou opor resistncia demais. No me vou subtrair a nenhuma das coisas que me cairo contra nesta vida, tentarei aceitar tudo e de maneira melhor. Mas concede-me de vez em quando um breve momento de paz. Nunca mais pensarei, na minha ingenuidade, que tal momento dure eternamente, saberei aceitar o caos e a luta. Gosto de calor e segurana, mas no serei rebelde se dever ficar ao frio sempre que Tu me tenhas pela mo. Ento andarei por qualquer lugar e tentarei de no ter medo. E seja qual for o lugar onde me encontrar, tentarei irradiar um pouco daquele amor, verdadeiro amor para os homens que trago dentro [...] E farei isso apesar do cansao e da rebelio que s vezes me apanham. Prometo viver esta vida at ao fim, de ir a frente [...] Deixar-me-ei confundir, para alcanar talvez sempre maior segurana. At que j no poderei perder-me, e ter-se- estabelecido um profundo equilbrio pelo qual todas as direces sero sempre possveis. (74-75) Mais uma vez ajoelho-me com as mos que me cobrem o rosto e rezo: Senhor, faz-me viver um nico, grande sentimento. Faz que eu cumpra amoravelmente as mil pequenas aces de cada dia, e ao mesmo tempo conduz essas aces todas a um nico centro, a um profundo sentimento de disponibilidade e amor. Ento, o que farei ou onde estarei no ter muita importncia (82) Deus meu, agradeo-te por me ter criado assim como sou. (87)
25

Prometo-te uma coisa Deus, somente uma coisa: tentarei de no agravar o hoje com os fardos das minhas preocupaes para o amanh [...] cada dia tem a sua parte. (169)

N.B. Praticamente as ltimas pginas do Dirio da Etty Hillesum so um constante dilogo com Deus, uma constante orao. Como escrevia ela: Nunca se devia ficar, sequer um minuto, sem orao (231)

26

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Hillesum, E. (1996). Dirio 1941-1943, Milano: Adelphi.

Hillesum, E. (2001). Lettere 1942-1943, Milano: Adelphi. Gaarlandt, J.G. (1996). Introduo ao Dirio de Etty Hillesum, Milano: Adelphi.

Germain, S. (1999). Etty Hillesum, Pars: Editions Pygmalion. Traduo em Espaol (2004), Etty Hillesum, Una vida, Maliao - Cantabria: Editorial Sal Terrae.

Levi, P. (1987). I sommersi e i salvati, in Opere, Torino: Einaudi.

Rilke, R.M. (2003). Los sonetos a Orfeo, Madrid: Ediciones Hiperin.

Agostinho de Hipona, Santo. (2005). Confisses, So Paulo: Paulus. Smelik, K.A.D. (1990), As edies da obra de Etty Hillesum, in VV.AA. (1990) Lesperienza dellAltro, SantOreste: Apeiron Editori. Etty Hillesum Onderzoekscentrum (EHOC). disponvel em http://www.ehoc.ugent.be/

27

You might also like