You are on page 1of 2

Um sentido do Real? Manifestaes polticas, cura gay, e etc.

Uma das questes mais complexas e importantes do ponto de vista da filosofia a do sentido da realidade: o que a realidade, pois em ltimo caso, eu vivo nela, estou diante dela. H o sentimento de que, pelo fato de estar nela ou, dito de outro modo, de permanentemente estar em relao com ela, ser afetado por ela, preciso compreend-la (ainda que ela, a realidade, ultrapasse toda compreenso). Podemos consider-la inicialmente sem problemas, para que possamos realizar nossas aes cotidianas. Porm, a filosofia como pensamento crtico quer ir alm das certezas cotidianas, problematizando o sentido imediato da realidade cotidiana: problematiza as percepes e afirmaes do senso comum. As manifestaes atuais, de Julho de 2013, nos deixam perplexos, confusos, pois no compreendemos profundamente o que ocorre e tem uma relao direta com nossas vidas, embora, o que elas expressam, o que elas tm a nos dizer, no se refira imediatamente s repeties de nossa vida cotidiana. Elas extrapolam a nossa vida cotidiana e expressam um descontentamento com a ordem pr-estabelecida, com a ordem dada. Elas seriam um caos, uma realidade sem sentido, portanto catica? Ou apenas a forma com a qual se manifesta que se mostra catica? Ou ela, esta realidade atual, seria uma nova forma de ordenamento, ou, ao menos, tentativa de ordenamento? As manifestaes de violncia da ultra-direita (neo-nazifascistas), como poderiam ser compreendidas? Tambm como uma forma de ordem? De que tipo? E dos anarquistas? Como se pode perceber, a realidade cotidiana apenas uma forma de manifestao desta rede (ou teia) feita de vrias camadas umas mais imediatas e visveis e outras mais complexas, invisveis, no imediatas; camadas jamais acabadas definitivamente, pois histricas. Assim a realidade pode ser compreendida tanto do ponto de vista realista quanto do ponto de vista relativista.

***
Segundo o realismo, o real um todo, uma totalidade, um cosmos, uma ordem nica: a realidade tem uma dimenso absoluta, concreta. O cotidiano est repleto de exemplos dessa natureza. As vezes certas formas de religiosidade ou moral. (Exemplo: a cura de gays, como prega um deputado conservador, pois haveria um padro universal para a sexualidade humana masculina/feminina). A subjetividade humana ou o contexto histrico-social no so decisivos para a compreenso do real, pois o real e uma estrutura independente do ser humano, ou melhor, das interpretaes humanas: o real tem uma essncia universal que precisamos compreender (linguagem adequada) de forma correta, devemos saber nos adequar (harmonizar) com este real em sua essncia (e no em sua aparncia, onde h o erro, o engano); esse ir ao encontro da verdade do real conhecer (ou dizer) a verdade. A temos a importncia da linguagem para o realismo: pois ela tem uma objetividade, ela diz o que a realidade desse encontro harmnico e convergente entre linguagem e realidade a Verdade. Por isso a linguagem do cotidiano torna a vida cotidiana objetiva. Isto significa que a verdade no resultado de uma criao pela qual a linguagem produziria realidades, mas apenas a descoberta (a compreenso) das leis do real, da estrutura do real.

Descobrimos a verdade uma vez que a realidade tem algo de imutvel, de eterno. Ns que somos mutveis e finitos. Por um lado, o realismo favorece os consensos e, assim, uma estabilidade; por outro, se for dogmtico, ele dificulta a expresso dos conflitos das interpretaes.

You might also like