You are on page 1of 9

Tabela Peridica dos Elementos

medida que se foram descobrindo e estudando novos elementos, foi possvel verificar a existncia de grupos de elementos com propriedades fsicas e qumicas parecidas, notando-se variaes regulares de propriedades quando se passava de uns grupos para outros.

De modo a organizar e apresentar os elementos, vrios cientistas apresentaram propostas para a classificao de elementos
As Trades de Dbereiner, 1829

O Parafuso Telrico de Chancourtois, 1862

A Lei das Oitavas de Newlands, 1864

A Classificao de Mendeleev, 1871 Uma prova da grande coerncia da Tabela Peridica criada por Mendeleev foi a descoberta posterior de novos elementos, cujas posies ele tinha previsto e deixado em branco.

Tabela Peridica dos Elementos


A Tabela Peridica formada por: Sete linhas, que se designam perodos. Em cada perodo os elementos so colocados por ordem crescente do nmero atmico.

Dezoito colunas, que se designam grupos.


Em cada grupo, os elementos tm propriedades qumicas semelhantes.

Algumas classificaes: Metais No metais (ou ametais) Semimetais (ou metalides) Gases nobres Hidrognio (ver Tabela Peridica da pgina anterior) Elementos representativos Elementos de transio Elementos de transio interna Gases nobres

Composio das substncias As frmulas qumicas


As substncias apresentam propriedades diferentes umas das outras no s porque podem ter elementos distintos na sua constituio, mas tambm porque estes se podem associar de diversas formas. Exemplo: grafite e diamante. Ambos so constitudos por tomos de carbono mas esto ligados formando redes com estruturas diferentes. As substncias so representadas simbolicamente por frmulas qumicas. As frmulas qumicas do informao: Qualitativa Os elementos qumicos que entram na sua constituio.

Quantitativa Quantos tomos de cada elemento entram na constituio da unidade estrutural da substncia. Elemento oxignio

H 2O
Elemento hidrognio 2 tomos de hidrognio

Composio das substncias

Substncias atmicas O nome da substncia corresponde ao nome do elemento. A frmula qumica corresponde ao smbolo qumico do elemento. Exemplo: Hlio (He); Non (Ne).

Substncias moleculares A nomenclatura destas substncias indica o nmero de tomos de cada elemento que est presente na molcula.
Exemplo: Dioxignio (O2); Dixido de carbono (CO2); gua (H2O); Monxido de carbono (CO).

Composio das substncias


Os ies tm origem nos tomos, quando estes captam ou perdem eletres. Quando um tomo perde eletres (fica com mais protes do que eletres) forma-se um catio (io positivo). Quando um tomo capta eletres (fica com mais eletres do que protes) forma-se um anio (io negativo). Substncias inicas As frmulas destas substncias so obtidas por uma combinao dos ies cumprindo as seguintes regras: A soma das cargas dos ies deve ser nula. Colocam-se primeiro os smbolos ou frmulas qumicas dos caties e s depois os dos anies. Se a substncia for constituda por mais do que um catio ou anio, estes so colocados na frmula respeitando a sua ordem alfabtica.

Quanto ao nome destas substncias faz-se primeiro a leitura do anio e s depois do catio.

Exemplo: NaCl Ies constituintes: Na+ (io sdio) e Cl (io cloreto) Nome: cloreto de sdio. Al2O3 Ies constituintes: Al3+ (io alumnio) e O2 (io xido) Nome: xido de alumnio.

Exerccios
1. Escreva as frmulas qumicas das substncias inicas: sulfato de potssio e xido de ferro (III), indicando os ies que as constituem. 2. Escreva o nome das substncias inicas: Na2SO4 e BaCl2.

Nome do io
Io alumnio Io clcio Io ferro (II) Io ferro (III) Io potssio Io prata Io sdio Io brio Io amnio

Representao Simblica Al 3+ Ca2+ Fe2+ Fe3+ K+ Ag+ Na+ Ba2+ NH4+

Nome do io
Io brometo Io cloreto Io iodeto Io xido Io carbonato Io fosfato Io nitrato Io sulfato

Representao Simblica Br Cl IO2CO32PO43NO3 SO42-

Resoluo dos exerccios


1. Sulfato de potssio: composto pelos ies potssio, K+, e sulfato, SO42 frmula qumica: K2SO4

xido de ferro (III):


composto pelos ies ferro (III), Fe3+, e xido, O2 frmula qumica: Fe2O3 2. frmula qumica: Na2SO4

composto pelos ies sdio, Na+, e sulfato, SO42 nome do composto inico: sulfato de sdio composto pelos ies brio, Ba2+, e cloreto Cl nome do composto inico: cloreto de brio

frmula qumica: BaCl2

You might also like