You are on page 1of 4

1 AGRAVO - continuao. Recapitulando... O agravo cabvel contra todas as decises interlocutrias.

. O CPC adotou o princpio da recorribilidade destas decises, submetendo-as a precluso. No processo penal, a regra, a irrecorribilidade das interlocutrias. Decises extintivas do processo tm natureza de sentena, sendo impugnveis por apelao. Despachos de mero expediente, so irrecorrveis, salvo quando tumultuarem o andamento do processo, quando ser cabvel correio parcial ou mandado de segurana (quando houver ilegalidade ou abuso de poder a direito lquido e certo).

ESPCIES DE AGRAVO. O agravo gnero recursal, que se desdobra em vrias espcies. Em relao s decises de primeiro grau, h duas formas de agravo; a) Agravo Retido b) Agravo de Instrumento J as decises proferidas em segundo grau, h as seguintes formas: a) Agravo interno b) Agravo regimental c) Agravo de instrumento contra deciso denegatria do processamento do recurso especial ou recurso extraordinrio.

A finalidade do agravo impedir a precluso da deciso.

CABIMENTO INSTRUMENTO

DO

AGRAVO

RETIDO

DO

AGRAVO

DE

O agravo de instrumento cabvel em 3 hipteses: a) deciso suscetvel de causar parte leso grave ou de difcil reparao; b) deciso que no admite apelao; c) deciso referente aos efeitos em que a apelao recebida Nestas hipteses, o agravante tem a opo de agravar de instrumento ou na forma retida, seja a deciso proferida antes ou durante a audincia de instruo e julgamento ou ainda posteriormente sentena (artigo 523, 4). Algumas vezes, porm, a lei somente permite o ingresso do agravo retido: a) decises proferidas em audincia de instruo e julgamento;

2 b) decises proferidas aps a sentena, salvo nos casos de dano de difcil reparao, incerta reparao; nos de inadmissibilidade da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida. c) decises que tenham por objeto tutelas de urgncia (liminar e tutela antecipada)

AGRAVO RETIDO. Recurso cabvel contra deciso interlocutria de primeiro grau. dirigida ao prprio juzo prolator da deciso. S ser apreciado pelo Tribunal se futuramente houve apelao (o agravo deve ser reiterado em razes ou contrarazes de apelao). Se a apelao no for interposta, o agravo fica sem efeito. O prazo de 10 dias. No depende de preparo. A finalidade propiciar a reconsiderao da deciso recorrida e evitar que ela seja atingida pela precluso. Obs: 1) juiz no obrigado a dar vista dos autos para a outra parte apresentar contrarrazoes, salvo quando pretender se retratar. Por ocasio do julgamento da apelao, o agravo retido ser julgado em primeiro lugar no mesmo acrdo que julgar a apelao. A apelao o meio de transporte do agravo retido para o Tribunal. Se a apelao no for conhecida, o agravo retido perder seu objeto. H relao de prejudicialidade entre o agravo retido e a apelao. Se o tribunal der provimento ao agravo retido, em regra, a sentena ser anulada, gerando a perda do objeto da apelao. Se o juiz se retratar, esta deciso passvel de agravo retido. Obs: 1) O agravo retido tem efeito devolutivo imprprio ou imperfeito: o seu conhecimento depende de outro recurso (apelao). 2) o agravo retido no tem efeito suspensivo. Ele pode ser interposto oralmente, quando se tratar de deciso interlocutria proferida em audincia. Constar do termo de audincia as razes do agravante. Caso no agrave oralmente, haver precluso.

AGRAVO DE INSTRUMENTO

3 o agravo dirigido diretamente ao tribunal, por meio de petio com os requisitos: i) exposio dos fatos e do direito ii) razes do pedido de reforma de deciso iii) nome e endereo dos advogados constantes do processo O instrumento do agravo deve conter as seguintes peas: i) cpia da deciso agravada: visa a analisar o cabimento do recurso ii) cpia da certido da intimao: analisar a tempestividade. iii) cpia das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado iv) comprovante do pagamento do preparo

Com a interposio do agravo, opera-se a precluso consumativa, no se permitindo a juntada posterior das peas. A ausncia das peas obrigatrias gera tambm o no conhecimento do recurso. Prazo do agravo de instrumento de 10 dias. A petio protocolizada no Tribunal ou postada no correio, sob registro de aviso de recebimento. Interposto o recurso, o agravante, no prazo de 3 dias, dever juntar aos autos do processo, cpia da petio do agravo de instrumento, o comprovante de sua interposio no tribunal e a relao dos documentos que instruram o recurso. No cumprida esta providncia, desde que argido e provado pelo agravado, importar na inadmissibilidade do agravo ( nico do artigo 526). OBS: No agravo retido existe o juzo de retratao. No de instrumento no existe esta possibilidade. Se o juiz reconsiderar sua deciso, ele comunica o tribunal, sendo certo que o relator considerar prejudicado o agravo. Recebido o agravo de instrumento no tribunal e distribudo incontinenti,o relator poder adotar uma das seguintes posturas: i) negar seguimento liminarmente (art.557 vide) ii)convert-lo em agravo retido: o tribunal remete os respectivos autos ao juzo de primeiro grau e l ele ser apensado aos autos principais. Neste caso, o juiz de primeiro grau poder manter ou reformar a deciso agravada. A converso do agravo de instrumento em retido irrecorrvel. Convertido em retido, os autos so remetidos ao juzo da causa, seguindo o procedimento do agravo retido, de modo que este exigir, para seu conhecimento, a interposio de apelao e sua ratificao expressa nas razes ou contrarrazoes. iii) receb-lo no efeito suspensivo (quando a deciso agravada houver deferido algum pedido) ou deferir em antecipao de tutela a pretenso recursal (quando a deciso agravada houver denegado algum pedido). iv) requisitar informaes ao juiz da causa; v) intimar o agravo para apresentar contrarrazoes no prazo de 10 dias; a intimao na pessoa do advogado ou por publicao no DO.

4 Em regra, o agravo de instrumento no tem efeito suspensivo. O relator pode conceder este efeito, a requerimento do agravante nas hipteses do artigo 558. O agravo de instrumento deve ser julgado antes da apelao.

AGRAVO DE INSTRUMENTO CONTRA DECISO DENEGATRIA DE RECURSO ESPECIAL OU RECURSO EXTRAORDINRIO vide art.544.

You might also like