You are on page 1of 54

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa.

PATRCIA LIMA QUINTO

AULA 9 EDIO DE APRESENTAES (AMBIENTE LIBREOFFICE) IMPRESS Ol, pessoal, saudaes a todo(a)s!! Chegamos finalmente ao LibreOffice Impress, software que nos permite criar apresentaes de slides profissionais que podem conter grficos, objetos de desenho, texto, multimdia e vrios outros itens. Se desejar, voc poder importar e modificar apresentaes do Microsoft PowerPoint tambm com este aplicativo! Ao final desta aula tambm teremos algumas consideraes adicionais sobre o Windows 8 e questes complementares para fixao de alguns tpicos da matria j lecionada.

Um forte abrao, Profa Patrcia Lima Quinto Instagram: patriciaquintao Facebook: http://www.facebook.com/professorapatriciaquintao (Todo dia com novas dicas, desafios e muito mais, espero vocs por l para CURTIR a pgina!) Twitter: http://www.twitter.com/pquintao Contedo desta Aula LibreOffice Impress. Windows RT e Windows 8. Questes de Provas Comentadas. Agradecimentos. Referncias Bibliogrficas. Lista das Questes Apresentadas na Aula. Gabarito. Pgina 02 22 30 48 48 49 54

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

LibreOffice Impress O Que o Impress? O Impress um software gratuito e de cdigo aberto, componente da sute freeware BrOffice.org. Trata-se de um gerenciador que permite a criao e exibio de apresentaes, cujo objetivo informar sobre um determinado tema, servio ou produto, possibilitando utilizar arquivos de imagens, sons, textos e vdeos, os quais podem ser animados de diferentes maneiras. Seu funcionamento bem semelhante ao do Microsoft PowerPoint. O Que uma Apresentao? um arquivo em que so exibidos textos, grficos, imagens, sons e animaes, que podem ser combinados com efeitos especiais de exibio na tela do computador ou em forma de slides e transparncias. Com um bom editor de apresentaes como o Impress, torna-se muito mais fcil: apresentar uma ideia ou um material didtico; divulgar um evento ou um produto. Utilizando esse programa possvel fazer: 1) Apresentao, que um conjunto de slides, folhetos, anotaes do apresentador e estruturas de tpicos, agrupados em um arquivo. 2) Slide, que uma pgina individual da apresentao. Pode conter ttulos, textos, elementos grficos, desenhos (clipart) e etc. 3) Folheto, que uma pequena verso impressa dos slides, para distribuir entre os ouvintes. 4) Anotaes do apresentador, que consistem em folhas com slide em tamanho reduzido e suas anotaes. 5) Estrutura de Tpicos, que corresponde ao sumrio da apresentao, a aparecem apenas os ttulos e os textos principais de cada slide. Por Onde Comear? Para ajud-lo a entender o Impress, veja como fazer algumas tarefas bsicas. De cara, vale reforar uma observao: ele bastante parecido com o PowerPoint do Microsoft Office. Isso quer dizer que, para a maioria das funes, voc deve tentar fazer como se estivesse no PowerPoint. Na maioria dos casos, voc ter sucesso. Ao carregar o Impress, ser aberto o Assistente de Apresentaes, similar ao Wizard do PowerPoint. um recurso bastante til para comear a desvendar o programa.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Iniciando o LibreOffice Impress Voc pode iniciar o Impress de vrias formas, como: 1) A partir da Sute de aplicaes do LibreOffice, se no houver componente aberto. Nesse caso ao iniciar o LibreOffice, escolha a opo Apresentao, destacada na figura seguinte, para j iniciar o Impress.

Nesse momento, a sua tela principal ser exibida.

2) De qualquer componente aberto do LibreOffice. Clique no tringulo do lado direito do cone Novo na barra de ferramenta principal e selecione Apresentao no menu suspenso.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

3) Escolha Arquivo -> Novo -> Apresentao na barra de menu do Libreoffice.

Nesse caso, pode-se j iniciar uma nova apresentao, ou ento basta clicar em Arquivo -> Abrir, para localizar uma apresentao criada previamente. Em Arquivo -> Documentos Recentes voc consegue visualizar/abrir as apresentaes criadas recentemente em seu computador.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Os Menus do Impress A seguir, veremos os menus do aplicativo Impress, que sero utilizados no decorrer da nossa aula. Utilizamos os menus da verso 4.0.2.2, j disponvel no site em que esse software disponibilizado, a saber: http://ptbr.libreoffice.org/.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Partes da Janela Principal do LibreOffice Impress A janela principal do Impress, conforme ilustrado na figura seguinte, tem trs partes principais que so: o Painel de Slides, rea de Trabalho, e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras de ferramentas podem ser mostradas ou ocultas durante a criao de uma apresentao.

Figura. Tela principal do Impress com a exibio de alguns slides da apresentao Introduo s Redes_Profa Patrcia Quinto.odp. Vamos ao detalhamento desses elementos da janela principal: Painel de Sllides: contm imagens em miniaturas dos slides de sua apresentao, na ordem em que sero mostrados. Clicando em um slide deste painel, isto o seleciona e o coloca na rea de Trabalho. Quando um slide est na rea de Trabalho, pode-se aplicar nele as alteraes desejadas. rea de Trabalho: apresenta cinco guias, importantes para a prova: Normal, Estrutura de tpicos, Notas, Folheto, Classificador de slides. Estas cinco guias so chamadas botes de Visualizao. A rea de Trabalho abaixo dos botes muda dependendo da visualizao escolhida.

Painel de Tarefas: tem cinco sees (Pginas Mestre, Layouts, Modelos de Tabela, Animao Personalizada, Transio de slides). Para expandir a seo desejada, clique no tringulo que aparece esquerda do nome da seo. Somente uma seo por vez pode ser expandida!

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

possvel remover o Painel de Slides ou o Painel de Tarefas a partir da visualizao, clicando o no canto superior direito. Pode-se tambm mostrar ou ocultar estes painis usando Exibir -> Painel de Tarefas ou Exibir -> Painel de Slides. Para ocultar esses painis, a fim de maximizar a rea de trabalho basta clicar no marcador Ocultar/Mostrar no meio da linha separadora vertical e restaur-los clicando novamente na mesma rea. A figura seguinte mostra o marcador em destaque com crculo vermelho em volta. No lado direito pode-se observar que o Painel de Tarefas ficou oculto. Para restaur-lo, uma das formas justamente clicando no marcador Ocultar/Mostrar.

Barra de Ttulos: mostra o nome do aplicativo e os botes para minimizar, maximizar/restaurar e fechar o aplicativo.

Barra de Menus: apresenta os nomes dos menus para acesso s listas de comandos e funes do LibreOffice Impress.

Barra de Status: localizada na parte inferior da janela do Impress, contem informaes que podem ser uteis quando trabalhamos com uma apresentao. Barra de Ferramentas: apresenta os botes para acessar os comandos bsicos do LibreOffice Impress, tais como: abrir, salvar, cortar, copiar, colar etc. Muitas Barras de ferramentas podem ser usadas durante a criao de slides, uma vez que elas podem ser mostradas ou ocultadas clicando em Exibir -> Barras de ferramentas e selecionando no menu a opo desejada, como: Padro, Apresentao, etc.
www.pontodosconcursos.com.br 8

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Barra de Ferramentas Padro

(Ctrl + N)

Novo (permite criar uma apresentao a partir de um arquivo em branco ou um modelo do LibreOffice. Permite tambm abrir um novo documento de texto, planilhas, etc.). Abrir (Permite localizar e abrir uma apresentao j existente no computador). Salnvar (salva as alteraes realizadas na Apresentao. Caso nunca tenha sido salva, a janela do comando Salvar Como ser carregada. Abre a janela de Nova Mensagem do programa cliente de correio eletrnico com o arquivo atual em anexo. Editar arquivo. Exporta o arquivo diretamente como PDF, sem caixas de dilogo. Imprimir (Imprime diretamente a apresentao configuraes j pr-definidas pela impressora padro). Verifica a Ortografia manualmente. com as

(F7) Autoverificao automtica. Verifica automaticamente os erros ortogrficos e, ento, medida que o texto digitado os erros so sublinhados. Move o contedo selecionado para a rea de transferncia. Duplica a seleo para a rea de transferncia. Insere o ltimo item enviado para a rea de transferncia no local onde estiver o cursor, ou ponto de insero. Pincel (copia a formatao de um texto ou objeto selecionado e o aplica a um texto ou objeto clicado). Para manter o comando ativo dar um duplo clique e para desativar a ferramenta pressionar ESC ou clicar novamente no boto. Desfazer: desfaz a ltima ao realizada. Refazer: refaz uma ao desfeita. Assistente de grfico: inicia o assistente de grfico. Tabela: permite inserir uma tabela no slide selecionado.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 9

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Hyperlink: permite inserir um hiperlink, que pode ser direcionado para um arquivo externo, inclusive pginas da Internet. Exibir grade: exibe a grade para auxiliar a edio da apresentao. Facilita no processo de alinhamento de elementos do slide. Navegador: exibe todos os objetos contidos em um documento. Ele fornece outra forma conveniente de se mover em um documento e encontrar itens neste.

(Ctrl + Shift+F5)

Para exibir o Navegador, clique no cone na barra de ferramentas Padro, escolha Exibir Navegador na barra de menu, ou pressione CTRL + Shift + F5. Zoom: permite alterar o tamanho da visualizao dos slides. No altera as caractersticas da impresso.

Localizado na barra de status. Permite ampliar a visualizao de um elemento do slide, dentre outros. Abre a pgina principal de Ajuda do LibreOffice.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

10

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Barra de Ferramentas Apresentao

Permite inserir um novo slide em branco aps o slide selecionado.

Exibe a caixa de dilogo Layout de slides.

Modelos de slides.

Feitos os ajustes necessrios e includos os textos, figuras, tabelas e outros recursos da apresentao, basta selecionar o (F5) menu Exibir -> Apresentao de slides, ou o boto e o software mostrar o primeiro slide em tela cheia. Clicando o mouse (ou as setas do teclado), os slides so passados. Resumindo, exibe a apresentao a partir do slide atual. (Importante)

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

11

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Barra de Ferramentas Desenho

Use a barra de desenho (rodap do aplicativo) para incluir objetos no slide.

A barra Desenho contm as principais ferramentas de desenho e costuma ser bastante utilizada na construo de uma apresentao. Normalmente ela exibida na parte inferior da rea de trabalho e composta pelos seguintes cones: Seleo - seleciona objetos no slide que est ativado. Linha possibilita ao usurio a insero de linhas de ligao no slide de apresentao. Seta terminando com seta inclui uma linha com uma seta na ponta. Retngulo - desenha um retngulo preenchido no local em que voc arrastar no documento. Clique no local em que deseja colocar um canto do retngulo e arraste at o tamanho desejado. Para desenhar um quadrado, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta. Elipse - desenha uma forma oval preenchida no local em que voc arrasta no documento atual. Clique no local em que voc deseja desenhar a forma oval e arraste at o tamanho de sua preferncia. Para desenhar um crculo, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta. Texto - desenha uma caixa de texto com direo de texto horizontal no local onde arrastar o cursor no documento atual. Arraste uma caixa de texto at o tamanho desejado em qualquer lugar do documento e, em seguida, digite ou cole o texto. Gire a caixa de texto para obter texto girado.

Desenha curvas Desenha conectores. Desenha formas bsicas. Desenha formas de smbolo. Desenha setas largas. Desenha fluxogramas.

Desenha textos explicativos.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

12

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Desenha estrelas. Desenha pontos. (F8) Pontos de colagem. Galeria do Fontwork.

Inserir imagem de um arquivo. Galeria.

Modos de Exibies dos Slides na rea de Trabalho (Importante) A seguir destacamos os modos de exibio dos slides na rea de trabalho, que so:

Exibio Normal o principal modo para trabalharmos com slides individuais. Use esta exibio para projetar e formatar e adicionar texto, grficos, e efeitos de animao. Para colocar um slide na rea de projeto (Exibio Normal), clique a miniatura do slide no Painel de slides ou clique duas vezes no Navegador.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

13

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Modo de Exibio Normal Exibio Estrutura de Tpicos Contm todos os slides da apresentao em sua sequncia numerada. Mostra tpico dos ttulos, lista de marcadores e lista de numerao para cada slide no formato estrutura de tpicos. Apenas o texto contido na caixa de texto padro em cada slide mostrado, portanto se o seu slide inclui outras caixas de texto ou objetos de desenho, o texto nesses objetos no exibido. Nome de slides tambm no so includos.

Figura. Modo de Exibio Estrutura de Tpicos Exibio Notas Permite adicionar notas a um slide. Para isso: 1) Clique na guia Notas na rea de trabalho. 2) Selecione o slide ao qual se deseja adicionar notas.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

14

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Clique o slide no painel Slides, ou Duplo clique no nome do slide no Navegador. 3) Clique na caixa de texto abaixo do slide, e comece a digitar.

Figura. Modo de Exibio Notas Exibio Folheto Utilizada para configurar o layout de seu slide para uma impresso em folheto. Clique na guia Folheto na rea de trabalho, ento escolha Layouts no painel de Tarefas. Pode-se ento optar por imprimir 1,2,3,4,6 ou 9 slides por pgina.

Figura. Modo de Exibio Folheto

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

15

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Exibio Classificador de Slides Contm todas as miniaturas dos slides. Use esta exibio para trabalhar com um grupo de slides ou com apenas um slide.

Figura. Modo de Exibio Classificador de Slides

Para mover um slide no modo de exibio Classificador de Slides faa: 1) Clique no slide. Uma borda grossa desenhada em torno dele. 2) Arraste-o e solte-o no local desejado. Como exemplo, na figura seguinte, cliquei no slide 15 e estou arrastando esse slide para antes do slide 14. Observe a indicao que foi colocada neste local.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

16

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Para selecionar um grupo de slides, use um destes mtodos: Clique no primeiro slide e, mantendo a tecla Ctrl pressionada, selecione os outros slides desejados. Clique no primeiro slide e, enquanto pressiona a tecla Shift, clique no slide final do grupo. Isto seleciona todos os slides entre o primeiro e o ltimo. Use o mouse: Clique ligeiramente esquerda do primeiro slide a ser selecionado; mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse e arraste o ponteiro do mouse para o ponto um pouco direita do ltimo slide a ser includo (Pode-se tambm fazer isto da direita para a esquerda). Para mover um grupo de slides: 1) Selecione o grupo. 2) Arraste e solte o grupo na sua nova localizao. Slides e Slide Mestre

O que Slide? A definio para a palavra slide encontrada nos dicionrios dispositivo fotogrfico montado em moldura e destinado projeo fixa. No Impress, criaremos apresentaes que podero ser vistas como uma sequncia de slides exibidas em um projetor. Cada slide como uma cena, que geralmente apresenta uma imagem e passa uma mensagem. Ele pode ser impresso e agrupado com outros em uma mesma pgina. O que um Slide Mestre? O slide mestre o componente do modelo de design que guarda informaes sobre o modelo. Usamos o slide mestre para fazer alteraes que desejamos que sejam refletidas nos demais slides da apresentao, como a classificao de determinado estilo de fonte, tamanhos e posies de espaos reservados, estrutura do plano de fundo, imagens e informaes que devero aparecer em todos os slides, esquemas de cores, marcadores e numerao, para que torne a apresentao mais uniforme. Para acessarmos o slide mestre devemos ir em Exibir Mestre Slide Mestre.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

17

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

ATENO! Todas as alteraes realizadas no slide mestre sero vlidas para os seus slides. O slide mestre permite que voc defina o formato dos ttulos dos slides, dos textos e das estruturas de tpicos. H espao reservado para voc adicionar uma formatao padro para o rodap, para o nmero do slide e para a data e a hora. Voc pode fazer alteraes no slide mestre como faria em qualquer slide, lembrando que o texto no mestre somente para fins de estilo. O texto certo do slide, como ttulos e listas, deve ser inserido no slide no modo de exibio normal e o texto de cabealhos e rodaps, na caixa de dilogo Cabealho e Rodap. Escolhendo o Layout dos Slides No Painel de Tarefas, selecione a aba Layouts para exibir os layouts disponveis. O Layout difere no nmero de elementos que um slide ir conter, que vai desde o slide vazio (slide branco) ao slide com 6 caixas de contedo e um ttulo (Titulo, 6 contedos).

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

18

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Layouts de slide disponveis Cada uma dessas caixas de contedo dos layouts pode ser configurada para conter um dos seguintes elementos: Texto, Filme, Imagem, Grfico ou Tabela. Pode-se escolher o tipo de contedo clicando no cone correspondente que exibido no meio da caixa de contedo, como mostrado na figura seguinte. Para texto, por exemplo, basta clicar no local indicado na caixa para se obter o cursor.

Figura. Selecionando o tipo de contedo desejado para uma caixa de contedo


Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 19

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Para selecionar ou alterar o layout, coloque o slide na rea de trabalho e selecione o layout desejado no Painel de Tarefas. Um Conjunto de Slides Vrias Apresentaes Em muitas situaes, pode-se achar que se tenha um grande nmero de slides que gastariam um tempo maior do que o que voc tem disponvel para apresent-los, ou pode-se querer dar uma viso rpida do assunto da apresentao sem se deter em detalhes. Assim, ao invs de ter que criar uma nova apresentao, pode-se usar para esses dois contextos duas ferramentas que o Impress oferece: slides escondidos e apresentao de slide personalizada. Uma das maneiras de ocultar um slide pode ser obtida clicando com o boto direito do mouse sobre a miniatura do slide, quando se usa, por exemplo, a exibio Classificador de Slide e escolhendo Ocultar slide no menu suspenso. Slides ocultos so marcados por hachuras no slide. Observe na figura seguinte que o slide 10 est oculto.

Se se deseja reordenar a apresentao, escolha Apresentao de slides -> Configurao da Apresentao de slides. Nesse momento a tela seguinte ser exibida.

Pode-se ter muitas apresentao de slides como se quer a partir de um conjunto de slides.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 20

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Transies de Slide (Importante) Permite configurar a transio de slide e a animao que reproduzida quando um slide for alterado. Pode-se configurar a transio de slide a partir da aba Transio de slides no painel de Tarefas, aqui ilustrada. Selecione a transio desejada, a velocidade/udio da animao, e se a transio deve acontecer quando se clica com o mouse (de preferncia) ou automaticamente depois de um determinado nmero de segundos. Por fim, clique em Aplicar a todos os slides, a menos que prefira ter diferentes transies na apresentao.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

21

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Sistema Operacional Windows RT Verso do Windows computadores. que executada em alguns tablets e

O Windows RT um novo sistema operacional baseado no Windows que foi otimizado para PCs leves e dinmicos com vida til da bateria estendida e projetados para serem usados em trnsito. Ele executa apenas da Windows Store. aplicativos internos ou aplicativos baixados

O Windows Update mantm automaticamente o PC atualizado e o Windows Defender oferece proteo atualizada antivrus e contra malware.

Sistema Operacional Windows 8 A nova verso do sistema operacional Windows j est disponvel aos usurios finais desde o ltimo trimestre de 2012, e j comeou a ser cobrada em prova!! Isso mesmo, pessoal, ento vamos s consideraes principais adicionais sobre esse sistema.

O Windows 8 tem o objetivo de horizontalizar a plataforma operacional da Microsoft em todos os ambientes, sejam eles tablets, smartphones ou PCs. Enquanto os principais concorrentes iOS, da Apple, e Android, do Google fornecem plataformas que rodam em smartphones e tablets, a Microsoft programou o Windows 8 para estar disponvel em PCs e tablets. Do outro lado, smartphones so atendidos pelo Windows Phone.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

22

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Algumas novidades da nova verso: Menor consumo de memria. O Windows 8 usa memria de forma mais eficiente e exige uma quantidade menor para rodar. Isso importante em sistemas como os Ultrabooks, que geralmente tem 4 GB de memria no expansvel, que devem ser divididos com o processador de vdeo. Maior eficincia. Consome menos recursos do processador do que as verses anteriores. Isso importante em ultraportteis e tablets, cujo desempenho menor que o de sistemas de mesa. Menor consumo de espao em disco. Discos de estado slido esto se tornando cada vez mais comuns, mas ainda so caros. Por isso mquinas como os Ultrabooks de menor custo tem unidades de apenas 128 GB (contra os 500 GB ou at 1 TB de espao em disco de um notebook tradicional), o que torna cada GB ainda mais valioso. Quanto menos espao o sistema consumir, mais espao o usurio ter para fotos, vdeos e msicas. Interface Metro. A tela Iniciar do Windows 8 como um mosaico composto por imagens dinmicas. Em ingls, elas so chamadas tiles, cuja traduo em portugus ladrilho ou azulejo. Cada um desses atalhos representa um aplicativo instalado no sistema. Observe que os atalhos da interface Metro so coloridos, atualizados em tempo real e de diferentes tamanhos; j os de aplicativos de verses anteriores do Windows so parecidos entre si, com o ttulo na parte de cima, um pequeno cone logo abaixo e sem variao de cores.

Figura. esquerda, atalhos da interface Metro; direita, atalhos para programas comuns. Fonte: http://www.tecmundo.com.br/
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 23

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Barra lateral direita do Windows 8 (Charm Bar). Barra vertical no lado direito da tela que d acesso a funcionalidades importantes do sistema, mas que NO fica visvel o tempo todo. Para v-la, basta aproximar o cursor do mouse do canto direito inferior/superior ou apertar, ao mesmo tempo, as teclas Windows e C.

Nesse momento, cinco botes aparecem na lateral direita do Windows 8 e o fundo da barra ficar escuro quando voc aproximar o cursor de qualquer um deles. So eles: Ao clicar em , o Windows mostrar uma tela de busca. Nela, pode-se procurar por arquivos, aplicativos ou configuraes existentes no computador, fazer buscas dentro de determinados programas (Exemplo:procurar por uma foto que esteja dentro da sua conta no SkyDrive).

Pesquisar

Como o Windows 8 um sistema operacional bastante Compartilhar integrado s nuvens, permite, por exemplo, enviar por e-mail uma foto que estiver visualizando ou publicar um recado no Facebook, dentre outros. Uma forma de alternar entre a tradicional rea de Trabalho e a Tela Inicial. Essa opo bem interessante para quem utiliza dispositivos com tela sensvel ao toque, uma vez que para os demais casos possvel realizar esta tarefa mais rapidamente apertando o boto Windows no teclado. Permite acesso rpido a dispositivos conectados ao computador no momento, como impressoras, cmeras fotogrficas, etc. Nesta opo, tambm possvel configurar
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 24

Iniciar

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Dispositivos

uma segunda tela, como um projetor ou um monitor adicional.

Permite personalizar o sistema, gerenciar usurios, mudar a sua senha, verificar atualizaes, alterar o volume do udio, ajustar conexes Wi-Fi, adequar o brilho da tela de um Configuraes laptop, entrar no Painel de Controle e at mesmo acessar opes de configurao de outros programas. Uma das principais novidades do Windows 8 a possibilidade de realizar muitas aes por meio de gestos. Os comandos de gestos podem ser feitos com o mouse (no caso do PC) ou, diretamente, deslizando o dedo na tela (caso voc estiver usando o Windows 8 em um tablet). Principais opes: Acessar Charm Bar Aproxime o cursor do mouse do topo superior ou inferior da lateral direita para a Charm Bar aparecer. Em tablets e afins arraste o dedo da borda direita da tela em direo o centro desta. Verificar quais aplicativos que utilizam a interface do Windows 8 esto abertos No Windows 8, voc pode executar aplicativos tradicionais e que, portanto, ficam ativos a partir da rea de Trabalho ou utilizar programas compatveis com a nova interface do sistema (como a loja padro do Windows 8, o Skype, o cliente de e-mail, etc.). Para visualizar quais destes aplicativos esto abertos no momento, leve o cursor do mouse para o canto superior esquerdo da tela e o movimente rapidamente para baixo. Tambm pode-se fazer o contrrio: levar o cursor para o canto inferior direito e arrast-lo para cima. Nesses 2 casos, uma barra aparecer no lado esquerdo exibindo miniaturas dos programas aberto. Clique em qualquer um para deix-lo em primeiro plano. No caso de telas sensveis ao toque, basta arrastar o dedo da borda esquerda em direo ao centro para obter o mesmo efeito. Abrir aplicativo Clicar no quadrado correspondente no painel Metro. No tablet, tocar no quadrado correspondente no painel Metro. Clicar com o mouse ou tocar na barra superior do programa e arrast-la at a parte inferior da tela. Voc j sabe que pode alternar entre a Tela Inicial e a rea de Trabalho usando a tecla Windows, mas tambm possvel executar o mesmo procedimento levando o
www.pontodosconcursos.com.br 25

Minimizar a janela de um aplicativo Alternar rapidamente entre a Tela


Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Inicial e a rea de Trabalho Voltar janela anterior

cursor do mouse at o canto inferior esquerdo e clicando na miniatura que exibida. Em telas sensveis ao toque, basta levar o dedo ao mesmo ponto. Para ver a janela aberta anteriormente quando estiver na Tela Inicial, basta conduzir o cursor do mouse at o canto superior esquerdo e clicar na miniatura que mostrada. No caso de toques, arraste o dedo do canto esquerdo superior at o centro da tela. Por padro, os aplicativos desenvolvidos especialmente para o Windows 8 so exibidos em tela cheia. Mas possvel fazer com que um segundo aplicativo aparea no lado esquerdo ou no lado direito do programa principal. Para isso, clique na borda superior do aplicativo e a arraste para a esquerda ou para a direita at que uma grossa linha vertical aparea. Quando isso acontecer, solte o boto. O aplicativo em questo aparecer na rea menor da tela. Basta clicar na linha divisria e arrast-la para o lado oposto para tornar a sua rea maior e diminuir a outra.

Fazer dois aplicativos aparecerem lado a lado na tela

Figura. Desktop e mapas Repare que se voc quiser fazer isso com um aplicativo aberto na rea de Trabalho, precisa minimizar este e outros programas que estiverem ali para exibir o desktop. Quando este estiver aparecendo, basta arrastar a sua borda superior, tal como explicado no pargrafo anterior. Depois, basta clicar no programa em questo para exibi-lo no espao da tela destinado rea de Trabalho. Em dispositivos com tela sensvel ao toque, basta arrastar a janela do aplicativo a partir de sua borda superior para o lado desejado at a divisria aparecer.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 26

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Para remover a exibio lado a lado, arraste a divisria para qualquer lado at faz-la desaparecer. Encerre um aplicativo que no tenha o X de fechamento Basta arrastar a sua borda superior em direo parte inferior da tela. Voc notar que o cursor se transformar em uma mozinha fechada enquanto estiver fazendo isso.

Modo Deus (GodMode) do Windows 8 (tambm existe no Windows 7).

Modo "escondido" de acessar quase todas as suas configuraes. Para ativ-lo v rea de Trabalho, clique com o boto direito do mouse em um ponto vazio, selecione Novo e, depois, escolha Pasta. Voc dever dar exatamente o seguinte nome a esta pasta: GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C} Agora ele estar ativo e voc poder explor-lo!

Integrao com HyperV. Recurso crucial para empresas que usam mquinas virtuais para executar aplicativos essenciais em um mundo em que as pessoas querem levar seus prprios aparelhos para o trabalho. Novo gerenciador de tarefas, com mais abas e muito mais detalhado.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

27

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Integrao com o SkyDrive. Com o Windows 8 e o Windows RT, voc j tem o SkyDrive e 7 GB de armazenamento de arquivos gratuito na nuvem. Sua conta da Microsoft conecta seu computador diretamente ao SkyDrive e permite acesso imediato aos seus arquivos na nuvem. Com o aplicativo SkyDrive para Windows 8 e Windows RT, possvel: Exibir seus arquivos no SkyDrive, incluindo arquivos compartilhados com voc, e documentos do Office abertos recentemente. Carregar os arquivos do seu computador para o SkyDrive a fim de acess-los em outros computadores ou no seu smartphone. Baixar arquivos do SkyDrive para seu computador. Compartilhar arquivos do SkyDrive ou para ele usando o boto Compartilhar. Por exemplo, voc pode escolher o aplicativo Email para enviar uma mensagem de email com um link para uma foto que se encontra no SkyDrive.

No sistema operacional Windows 8, h a possibilidade de integrar-se denominada nuvem de computadores que fazem parte da Internet (Caiu em prova/Cespe-2013). Voc conectado pela NUVEM!! (Importante)

Antes de continuar, importante destacar aqui a conta da Microsoft, que a conta do Windows Live - a mesma que era utilizada no antigo MSN e, agora, no Skype, ok? Pois bem, quando voc entra no Windows 8 ou no Windows RT com uma conta da Microsoft, formada por um endereo de email e uma senha, o dispositivo que voc usou para entrar na nuvem (que pode ser por exemplo: computador desktop, notebook, tablet, etc.) conectado nuvem e tudo o que importante para voc fica disponvel onde quer que voc esteja localizado.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

28

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Em outras palavras, quando se est conectado nuvem muitas das configuraes, preferncias e aplicativos associados sua conta da Microsoft podem "SEGUIR" voc entre computadores diferentes. Exemplos de atividades relacionadas a esse contexto: As informaes de contato e o status de seus amigos so atualizados automaticamente de lugares como Hotmail, Outlook, Facebook, Twitter e LinkedIn. Pode-se acessar e compartilhar suas fotos, documentos e outros arquivos de lugares como SkyDrive, Facebook e Flickr. Pode-se comprar e baixar aplicativos da Windows Store e us-los em at cinco computadores executando Windows 8 ou Windows RT. Recapitulando... Suas configuraes pessoais so sincronizadas automaticamente online e entre os computadores Windows 8 e Windows RT que voc usa. Isso inclui itens como temas, preferncias de idioma, favoritos e histrico do navegador e contedo para aplicativos e servios da Microsoft. Seus amigos, contatos, emails e fotos de todos os diferentes servios da Internet reunidos no Windows 8 e no Windows RT.

Fonte: (Microsoft,2013) Conecte suas contas do Facebook, do Flickr, do Twitter, do Hotmail, do Google e outras sua conta da Microsoft, e seus arquivos, fotos, emails e informaes de contato dessas contas sero integrados aos seus aplicativos como Fotos, Pessoas, Calendrio e Email. Como exemplo, se voc j estiver conectado s contas do Flickr e do Facebook, poder encontrar rapidamente uma foto no Flickr e compartilh-la no Facebook diretamente, sem entrar em vrios sites. Seus aplicativos funcionam em conjunto, portanto, quando voc compartilhar do aplicativo Fotos, poder escolher com quem compartilhar na sua lista de contatos unificada no aplicativo Pessoas. Vamos s questes agora!!
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 29

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

QUESTES DE PROVAS COMENTADAS BrOffice/LibreOffice Impress 1. (CESPE/TELEBRS/Conhecimentos Bsicos Nvel Mdio/Adaptada/2013) No BrOffice/LibreOffice Impress, caso se selecione o modo de exibio de eslaides em estrutura de tpicos, apenas os textos dos eslaides sero exibidos. Comentrios A visualizao Estrutura de tpicos contm todos os slides da apresentao em uma sequncia numerada. Mostra tpico dos ttulos, lista de marcadores e lista de numerao para cada slide no formato estrutura de tpicos. Apenas o texto contido na caixa de texto padro em cada slide mostrado , portanto se o seu slide inclui outras caixas de texto ou objetos de desenho, o texto includo nesses objetos no exibido. Nome de slides tambm no so includos. Para acessar esse modo de exibio escolha o menu Exibir -> Estrutura de tpicos. A figura seguinte mostra um exemplo de viso que se tem no modo de Estrutura de Tpicos.

Figura. Exibio Estrutura de Tpicos Gabarito: item correto. 2. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) Na sute BrOffice o programa Pointer equivalente, em termos de finalidade, ao PowerPoint da sute Microsoft Office 2010, assim como o BrOffice Writer equivalente ao Word. Comentrios O Impress o aplicativo do pacote funcionalidades ao Microsoft Powerpoint. Gabarito: item errado.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 30

BrOffice/LibreOffice

similar

em

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

3. (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) No aplicativo Impress, do pacote BrOffice.org, para se inserir um novo eslaide na apresentao que esteja sendo editada, necessrio realizar a seguinte sequencia de aes: clicar o menu Arquivo, clicar a opo Novo, e, por fim, clicar opo Slide. Comentrios Basta acessar o menu Inserir -> Slide para realizar a ao.

Figura. BrOffice Ou

Figura. LibreOffice Gabarito: item errado. 4. (CESPE/Tcnico Administrativo Nvel Mdio PREVIC/2011) No LibreOffice Impress, ao se pressionar simultaneamente as Teclas CTRL e Insert, estando o cursor aps o ltimo eslaide de uma apresentao, insere-se um novo eslaide aps o atual. Comentrios A utilizao da tecla de atalho Ctrl + Insert equivalente ao Ctrl + C, que nos permite copiar o contedo selecionado para a rea de transferncia. Gabarito: item errado. 5. (CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXANM1/2010) Nos slides elaborados por meio do Impress, possvel incluir notas para edio de textos que orientem a interpretao do contedo do slide. O texto da nota no fica visvel para a audincia quando os slides esto sendo exibidos no modo apresentao de slides.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 31

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Por meio do menu Inserir -> Anotao possvel incluir notas em um slide no LibreOffice/BrOffice. Essas notas no so exibidas no modo apresentao de slides. Gabarito: item correto. 6. (CESPE/Tcnico Administrativo- MPU/2010) A opo Estrutura de tpicos do menu Exibir do Impress permite fazer a converso de um texto que foi digitado em forma de pargrafos dentro da caixa para a exibio em forma de tpicos, construdos a partir de cada frase isolada por um ponto final. Comentrios A opo Estrutura de tpicos uma forma de visualizao do documento em que a organizao se d por meio de nveis. Assim, possvel digitar o texto j definindo o que ser ttulo do slide e demais tpicos. Alm disso, possvel reordenar slides e editar os ttulos e cabealhos dos slides. Esta forma de visualizar o documento no altera a formatao dos pargrafos e assume o ponto final como um marcador de tpico e sim a marca de fim de pargrafo (enter). A diviso de tpicos feita em pargrafos, no em frases. Gabarito: item errado. 7. (CESPE/Tcnico Administrativo- MPU/2010) Para facilitar a publicao de arquivos na Internet, usurios do aplicativo Impress podem visualizar uma apresentao de slides em forma de arquivo HTML por meio da opo Visualizar no Navegador da Web, disponvel no menu Arquivo. Comentrios A opo Visualizar no Navegador da Web, presente no menu Arquivo, cria uma cpia temporria do documento atual no formato HTML e abre o navegador Web padro do seu sistema para exibir o arquivo HTML. A cpia formatada em HTML ser gravada na pasta padro de arquivos temporrios e, ao sair do BrOffice/LibreOffice, o arquivo HTML ser excludo. Gabarito: item correto.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

32

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

8. (CESPE/NM2/ Tcnico Bancrio Novo -CAIXA/2010) recomendado utilizar o Impress para a criao de bancos de dados em ambiente eletrnico. Comentrios Utilizamos o LibreOffice Base para a criao de bancos de dados em ambiente eletrnico. Gabarito: item errado. 9. (CESPE/ Tcnico de Nvel Superior - UERN/Adaptada/2010) Impress o software da sute BROffice/LibreOffice utilizado para criao de imagens vetoriais. Comentrios O Draw a ferramenta do LibreOffice destinada criao de imagens vetoriais, e no o Impress! Gabarito: item errado. 10. (CESPE/ Tcnico de Nvel Superior - UERN/2010) O Impress disponibiliza a opo de criar grficos vetoriais, slides, objetos em trs dimenses, com o auxlio de grades e guias. Comentrios o aplicativo LibreOffice Draw, (e no o Impress!), que nos permite criar desenhos simples e complexos e export-los em diversos formatos de imagem comuns. Voc tambm pode inserir nos seus desenhos tabelas, grficos, frmulas e outros itens criados em programas do BrOffice.org. O LibreOffice Draw cria grficos vetoriais usando linhas e curvas definidas por vetores matemticos. Os vetores descrevem linhas, elipses e polgonos, de acordo com a geometria de cada forma. No LibreOffice Draw, voc pode criar objetos 3D simples (cubos, esferas e cilindros, por exemplo), bem como modificar a fonte de luz desses objetos. As grades e guias fornecem um auxlio visual para ajud-lo a alinhar objetos no desenho. Voc tambm pode alinhar um objeto a uma linha de grade, a uma guia ou borda de outro objeto. Gabarito: item errado. 11. (CESPE/NM1/Tcnico Bancrio Novo-CAIXA/2010) No Impress, a opo de duplicar slide permite que seja inserido um novo slide em branco imediatamente aps o slide em edio.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 33

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios No Impress, a opo de duplicar slide, disponvel a partir do menu Inserir --> Duplicar Slide, ir criar um novo slide idntico ao que encontrava-se selecionado, e a cpia ser inserida aps o slide em edio.

Gabarito: item errado. 12. (CESPE/Agente Administrativo-DPU/2010) O Impress permite a criao de imagens vetoriais (desenhos), as quais podem ser impressas por meio de qualquer aplicativo do BrOffice. Comentrios O LibreOffice Impress utilizado para a criao de apresentaes eletrnicas. Ele similar ao Powerpoint, da Microsoft. Gabarito: item errado. 13. (CESPE/Analista Tcnico Administrativo-DPU/2010) No Impress, possvel criar uma nova apresentao de slides e salv-la no formato padro nativo de arquivos para esse aplicativo. Comentrios Impress um aplicativo da sute BrOffice/LibreOffice, multi-plataforma, ou seja, pode ser executado em plataformas como: Windows, Linux e Mac OS X, destinado a produzir apresentaes de slides, que podem ser salvas no formato padro nativo de arquivos para esse aplicativo, conforme ilustrado na tela seguinte.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

34

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item correto. 14. (FCC/Escriturrio Banco do Brasil/2011) No BrOffice.org/LibreOffice Impress o comando Duplicar, disponvel no menu Editar, faz uma ou mais cpias de um objeto selecionado. Comentrios Exatamente como descrito na ajuda do LibreOffice Impress. O comando Duplicar faz uma ou mais cpias de um objeto selecionado. Para acessar este comando... Escolha Editar Duplicar ou utilize a tecla de atalho: Shift+F3. Com o uso da tecla de atalho, a tela seguinte exibida:

Gabarito: item correto.


Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 35

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Questes Complementares 15. (CESPE/2013/CNJ/Tcnico Judicirio: Programao de Sistemas) No sistema operacional Windows 8, h a possibilidade de integrar-se denominada nuvem de computadores que fazem parte da Internet. Comentrios Quando voc entra no Windows 8 com uma conta da Microsoft, formada por um endereo de email e uma senha, o dispositivo que voc usou para entrar na nuvem (que pode ser por exemplo: computador desktop, notebook, tablet, etc.) conectado nuvem e tudo o que importante para voc fica disponvel onde quer que voc esteja localizado. Gabarito: item correto. 16. (CESPE/2013/CNJ/Tcnico Judicirio: Programao de Sistemas) Para acelerar o processo de navegao e, ao mesmo tempo, aproveitar melhor o sistema, o ambiente Windows 8 disponibiliza o acesso por meio da utilizao de gestos (para telas sensveis ao toque), alm dos movimentos para o mouse e dos atalhos para o teclado. Assim, para minimizar a janela de um aplicativo, suficiente clicar com o mouse ou tocar na barra superior do programa e arrast-la at a parte inferior da tela. Comentrios Isso mesmo! Uma das principais novidades do Windows 8 a possibilidade de realizar muitas aes por meio de gestos. Na nova interface Metro, cada toque que voc d na tela desse sistema operacional ativa uma funo diferente: abrir um aplicativo, desligar a mquina, acessar o menu de configuraes de um programa, bloquear ou desbloquear a sua sesso no Windows 8, etc. Estes comandos de gestos podem ser feitos com o mouse (no caso do PC) ou, diretamente, deslizando o dedo na tela (caso voc estiver usando o Windows 8 em um tablet). Para minimizar a janela de um aplicativo, suficiente clicar com o mouse ou tocar na barra superior do programa e arrast-la at a parte inferior da tela. Gabarito: item correto. 17. (CESPE/TELEBRS/Especialista em Gesto de Telecomunicaes Analista Superior/Subatividade Comercial/2013) No Writer, admissvel continuar a pesquisa de determinada palavra em um documento, utilizando, simultaneamente, as teclas CTRL+ ALT +F. Comentrios
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 36

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A opo de Localizar no Writer pode ser obtida no menu Editar -> Localizar (CTRL + F). Para continuar a pesquisa de determinada palavra em um documento, sem necessidade de abrir a caixa de dilogo Localizar e Substituir novamente, basta pressionar a combinao de teclas CTRL+SHIFT+F. Gabarito: item errado. 18. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) A opo navegador presente na barra de ferramentas padro do BrOffice Calc 3 permite acessar uma URL contida em uma clula, a partir do navegador de Internet configurado como padro no sistema operacional. Comentrios O navegador utilizado para navegar pelo documento, utilizando como referncia os elementos controlados automaticamente pelo Writer, tais como ttulos, tabelas, figuras, sees, indicadores, hiperlinks, etc.

Figura. Tela Navegador cone: (verses antigas), (verso atual). Atalho: F5.

Clique no cone Ativar/Desativar Navegador para ocultar ou mostrar o Navegador. Voc tambm pode invocar o Navegador ao selecionar Exibir -> Navegador. Gabarito: item errado.

19. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) A funcionalidade validao no BrOffice Calc 3.3 permite definir as entradas de dados que
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 37

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

sero vlidas para uma determinada clula, permitindo configurar, inclusive, alerta de erro e ao que rejeita a entrada invlida de dados. Comentrios Isso mesmo! Selecione as clulas para as quais voc deseja definir uma nova regra de validao e escolha em seguida o menu Dados -> Validao para configurar as entradas que sero permitidas para os novos valores que sero inseridos nessas clulas, bem como os alertas de erro e aes que sero executadas em caso de rejeitar uma determinada entrada que no esteja em conformidade com o que foi liberado para a(s) clula(s).

Figura. Tela Validao de Dados Gabarito: item correto. 20. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) possvel configurar e gerenciar o cabealho e rodap no BrOffice Writer e no Microsoft Word, assim como no BrOffice Calc, mesmo esse ltimo sendo utilizado para criao de planilhas eletrnicas. Comentrios possvel configurar e gerenciar o cabealho nos trs aplicativos (Word, Writer e Calc) sendo que no Calc, os contedos do cabealho e rodap aparecem apenas na impresso da pgina. Para configurar um cabealho ou um rodap no Calc: 1) V para a folha na qual queira configurar o cabealho ou rodap. Clique em Formatar Pgina. 2) Na caixa de dilogo Estilo de Pgina, selecione a aba Cabealho (ou Rodap).
Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

38

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

3) Selecione a opo Ativar cabealho. Em seguida, pode-se ajustar as margens, o espaamento e a altura do cabealho ou do rodap. possvel marcar a caixa Autoajustar Altura para ajustar automaticamente a altura do cabealho ou do rodap.

Na tela anterior, clique no boto Editar, para inserir as suas informaes do cabealho:

Figura. Tela Cabealho do Calc Gabarito: item correto. 21. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) No BrOffice Calc 3 existe uma funcionalidade que possibilita comparar verses de um

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

39

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

documento identificando as diferenas entre elas, sendo possvel verificar as inseres e excluses de passagens de texto. Comentrios Para acessar essa funcionalidade escolha o menu Editar -> Comparar documento. Assim, pode-se comparar o documento atual com um documento que voc seleciona, sendo possvel verificar as inseres e excluses de passagens de texto entre eles. Gabarito: item correto. 22. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) No BrOffice Calc 3 possvel formatar automaticamente os estilos de uma clula, como a cor do texto, dependendo do valor presente nessa clula. Comentrios Com a formatao condicional, possvel configurar o formato da clula para mudar dependendo de certas condies que forem especificadas. Por exemplo, numa tabela de notas de alunos de uma Faculdade, voc pode exibir todos os valores acima da mdia na cor verde, e todos os valores abaixo da mdia na cor vermelha. Para acessar este comando... Escolha Formatar - Formatao condicional Gabarito: item correto. 23. (CESPE/FNDE/Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais/2012) O aplicativo em questo oferece um conjunto de funes, incluindo funes lgicas, estatsticas e financeiras, para possibilitar a insero de frmulas que executem clculos complexos em seus dados. Considerando que, nesse aplicativo, a funo lgica E retorna o valor VERDADEIRO se todos os argumentos forem verdadeiros, ou retorna o valor FALSO se um dos elementos for falso, correto afirmar que a frmula =E(12<13;14>12;7<6) retornar o valor FALSO. Comentrios Como 12 <13 verdadeiro, 14 > 12 verdadeiro e 7 < 6 falso, o resultado final da frmula ser falso, conforme visto a seguir.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

40

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item correto. 24. (CESPE/CNJ/Analista Judicirio/2013) O Safe Search um recurso configurvel do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de stios suspeitos. Comentrios Os filtros do SafeSearch do Google permitem alterar as configuraes do seu navegador (Browser) a fim de impedir que sites com contedos adultos apaream em seus resultados de pesquisa. Trata-se portanto de um filtro de contedo censurvel, bastante interessante principalmente se tiver crianas usando o computador em que o filtro ser aplicado, ajudando a famlia a pesquisar na web de maneira mais segura. Para ativar o filtro do SafeSearch no Google: 1. Acesse a pgina de preferncias de pesquisa do Google (http://www.google.com), clique no boto , e, em seguida, clique em Definies de pesquisa, conforme ilustrado a seguir.

Figura. Seleo de Opes -> Definies de Pesquisa


Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 41

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Observe as opes que iro aparecer na tela de Configuraes de pesquisa, listada a seguir.

2. Na seo Filtros do SafeSearch, escolha o nvel de filtro que deseja usar, entre Restrito, Moderado e Sem Filtro:

3. Clique em Salvar no final da pgina quando tiver finalizado de configurar suas preferncias. Se o SafeSearch estiver definido como "Moderado" ou "Restrito" e ainda assim voc encontrar resultados de pesquisa com contedo explcito, pode-se denunciar a imagem. Nota: O SafeSearch permanecer configurado, desde que os cookies estejam ativados em seu computador. No entanto, suas configuraes podem ser redefinidas se voc excluir esses cookies. Gabarito: item errado.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

42

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

25. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) No ambiente Windows, a ferramenta Opes da Internet permite a configurao da homepage que ser automaticamente aberta toda vez que o navegador de Internet for executado, sendo possvel tanto digitar o endereo de uma pgina quanto usar o endereo da pgina atual ou de uma pgina padro, ou, ainda, deixar a opo em branco. Comentrios justamente esse o objetivo da ferramenta mencionada na questo. Observe que todas as funcionalidades aqui listadas podem ser configuradas pela tela ilustrada a seguir.

A ferramenta Opes da Internet pode ser acessada de duas formas: uma pelo painel de controle e a outra pelo item do menu Ferramentas do Internet Explorer. Gabarito: item correto. 26. (CESPE/Cmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros/2012) No Internet Explorer 8, possvel configurar vrias pginas como home pages, de maneira que elas sejam abertas automaticamente quando ele for iniciado. Comentrios Para isso, na tela Opes da Internet, voc deve entrar na aba Geral. Em seguida, tudo o que voc precisa fazer digitar os endereos desejados no
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 43

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

campo presente em Home Page. No exemplo da figura anterior, foram destacados trs home pages. Quando todas as pginas desejadas estiverem presentes na lista, utilize o boto Aplicar e clique em OK para confirmar as suas mudanas. Gabarito: item correto. 27. (Cespe/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) No Internet Explorer, a opo de armazenamento de histrico de navegao na Web permite o armazenamento de informaes dos stios visitados e selecionados pelo usurio, de modo que, em acesso futuro, elas sejam encontradas diretamente a partir do menu Favoritos. Comentrios A opo de armazenamento de histrico de navegao na Web no permite que determinados sites sejam encontrados diretamente a partir do menu Favoritos, a opo que permite isso a opo Favoritos da barra de menu, item Adicionar a barra de Favoritos. Gabarito: item errado. 28. (Cespe/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Uma lista de distribuio, ou mailing list, um recurso da Internet que permite, por meio de correio eletrnico, que diversos usurios recebam e enviem mensagens para uma lista, cujas assinaturas so gerenciadas por um servidor de listas. Comentrios A lista de distribuio (Mailing list) uma coleo de nomes e endereos utilizados por um indivduo ou organizao para enviar material a mltiplos usurios receptores. Gabarito: item correto. 29. (Cespe/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Uma URL contm o nome do protocolo utilizado para transmitir a informao ou arquivo e informaes de localizao da mquina onde esteja armazenada uma pgina web. Comentrios Uma URL (UniformResourceLocator) o endereo de um recurso qualquer (arquivo, impressora, entre outros) que se encontram disponveis na rede (esta rede pode ser corporativa, intranet ou mesmo a internet). A estrutura de uma URL a seguinte: protocolo://maquina/caminho/recurso
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 44

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: item correto. 30. (CESPE/MPE-PI/Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/2012) Uma das principais caractersticas de uma intranet o fato de ela ser uma rede segura que no requer o uso de senhas para acesso de usurios para, por exemplo, compartilhamento de informaes entre os departamentos de uma empresa. Comentrios A intranet uma rede privada que necessita ser gerenciada, logo, deve-se buscar o controle de acesso atravs de permisses de uso, e uma forma de fazer isso com a utilizao de login/senha. Gabarito: item errado. 31. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Autenticidade um critrio de segurana para a garantia do reconhecimento da identidade do usurio que envia e recebe uma informao por meio de recursos computacionais. Comentrios A autenticidade a certeza de que uma informao o que ela passa, garantindo que ela no foi alvo de mutaes ao longo do processo de transmisso da mesma. Por exemplo quando um usurio diz que ele ele, e se essa informao for autntica, significa que ele quem diz ser. Gabarito: item correto. 32. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) Worm um software que, de forma semelhante a um vrus, infecta um programa, usando-o como hospedeiro para se multiplicar e infectar outros computadores. Comentrios Um worm um software semelhante a um vrus de computador, no entanto ele no infecta um programa e o usa como hospedeiro, ele auto-replicante (cria cpias autnomas funcionais de si mesmo e infecta outros computadores vulnerveis). Gabarito: item errado. 33. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) A autoridade certificadora, que atua como um tipo de cartrio digital, responsvel por emitir certificados digitais.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 45

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Uma Autoridade Certificador (AC) responsvel por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais. Alm disso, ela verifica se o titular do certificado possui a chave privada que corresponde chave pblica que faz parte do certificado. Gabarito: item correto. 34. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) Firewall um equipamento para redes que armazena e gerencia o software de antivrus, para garantir que toda a rede estar isenta de ataques maliciosos realizados por programas de computador. Comentrios Firewalls so aplicativos ou equipamentos de rede que ficam entre links e computadores, de modo a filtrar e checar todo o fluxo de dados que transita entre as redes com necessidades de segurana distintas. Gabarito: item errado. 35. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa)A criptografia, mecanismo de segurana auxiliar na preservao da confidencialidade de um documento, transforma, por meio de uma chave de codificao, o texto que se pretende proteger. Comentrios A Criptografia uma cincia de escrever mensagens cifradas ou em cdigo, sendo muito utilizada como mecanismo de segurana de informao, de modo a auxiliar na minimizao dos riscos associados ao uso da Internet para troca de informao. Gabarito: item correto. 36. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Backdoor uma forma de configurao do computador para que ele engane os invasores, que, ao acessarem uma porta falsa, sero automaticamente bloqueados. Comentrios O backdoor uma falha de segurana de um dado programa ou sistema operacional que permite a invaso de um dado sistema por um hacker de modo que ele obtm total controle do computador. Gabarito: item errado.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 46

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

37. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) No Windows XP, a funo de gerenciamento do computador permite que diversas atividades de manuteno em computadores locais e remotos sejam realizadas, como, por exemplo, gerenciar recursos compartilhados, visualizar usurios conectados e interromper servios do sistema. Comentrios No caso est sendo mencionado o aplicativo Gerenciamento do Computador ou Console de Gerenciamento Microsoft (MMC), que permite as funes listadas no enunciado da questo. Gabarito: item correto. 38. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) No Windows, quando um cone associado a um arquivo for arrastado para um disco diferente do atual, ser criada uma cpia do arquivo, sendo mantido o arquivo no disco de origem. Comentrios Observe que quando falado de cone do arquivo, no est sendo falado de um atalho para o arquivo. Esta questo est falando especificamente do modo de gerenciamento de arquivos e pastas do Sistema Operacional Windows, e quando se arrasta um cone do arquivo entre unidades de disco diferentes, por padro o Sistema Operacional Windows cria uma cpia do mesmo na unidade de disco destino. No entanto, se a questo estivesse falando de arrastar o cone entre pastas diferentes em uma MESMA unidade de disco, no seria criada uma cpia do arquivo, no caso ele seria movido da pasta origem para a pasta destino. Gabarito: item correto. 39. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Nobreak um equipamento que mantm, durante determinado tempo, em caso de falta de energia eltrica na rede, o funcionamento de computadores que a ele estiverem conectados. Comentrios O nobreak um equipamento semelhante ao estabilizador, uma vez que desempenha as mesmas funes, no entanto ele possui uma bateria que carregada enquanto o computador est em uso, de modo que, quando ocorre uma queda de energia o nobreak pode manter o computador ligado por at 30 minutos, aproximadamente. Gabarito: item correto.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 47

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

AGRADECIMENTOS Chegamos ao final do nosso curso!!! Agradeo a todos pela excelente parceria. Ficarei feliz em saber que voc conseguiu sua aprovao! Estarei torcendo e desejando muita fora para voc continuar na trilha do sucesso. Que Deus os acompanhe e ilumine nos estudos! Um forte abrao, Profa Patrcia Lima Quinto Maio/2013

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Notas de aula da disciplina de Sistemas de Informaes Gerenciais, profa Patrcia Lima Quinto. 2012/2013. Informtica-FCC-Questes Comentadas e Organizadas por Assunto, de Patrcia Lima Quinto, 2012. 2. Edio. 2. Tiragem. Ed. Gen/Mtodo. 1001 Questes Comentadas CESPE Em fase final de criao, isso mesmo pessoal!! Patrcia Lima Quinto, 2013. 1. Edio. Ed. Gen/Mtodo.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

48

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA BrOffice/LibreOffice Impress 1. (CESPE/TELEBRS/Conhecimentos Bsicos Nvel Mdio/Adaptada/2013) No BrOffice/LibreOffice Impress, caso se selecione o modo de exibio de eslaides em estrutura de tpicos, apenas os textos dos eslaides sero exibidos. 2. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) Na sute BrOffice o programa Pointer equivalente, em termos de finalidade, ao PowerPoint da sute Microsoft Office 2010, assim como o BrOffice Writer equivalente ao Word. 3. (CESPE/ECT/Analista Correios/Administrador/2011) No aplicativo Impress, do pacote BrOffice.org, para se inserir um novo eslaide na apresentao que esteja sendo editada, necessrio realizar a seguinte sequencia de aes: clicar o menu Arquivo, clicar a opo Novo, e, por fim, clicar opo Slide. 4. (CESPE/Tcnico Administrativo Nvel Mdio PREVIC/2011) No LibreOffice Impress, ao se pressionar simultaneamente as Teclas CTRL e Insert, estando o cursor aps o ltimo eslaide de uma apresentao, insere-se um novo eslaide aps o atual. 5. (CESPE/Tcnico Bancrio/Carreira administrativaCAIXANM1/2010) Nos slides elaborados por meio do Impress, possvel incluir notas para edio de textos que orientem a interpretao do contedo do slide. O texto da nota no fica visvel para a audincia quando os slides esto sendo exibidos no modo apresentao de slides. 6. (CESPE/Tcnico Administrativo- MPU/2010) A opo Estrutura de tpicos do menu Exibir do Impress permite fazer a converso de um texto que foi digitado em forma de pargrafos dentro da caixa para a exibio em forma de tpicos, construdos a partir de cada frase isolada por um ponto final. 7. (CESPE/Tcnico Administrativo- MPU/2010) Para facilitar a publicao de arquivos na Internet, usurios do aplicativo Impress podem visualizar uma apresentao de slides em forma de arquivo HTML por meio da opo Visualizar no Navegador da Web, disponvel no menu Arquivo.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

49

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

8. (CESPE/NM2/ Tcnico Bancrio Novo -CAIXA/2010) recomendado utilizar o Impress para a criao de bancos de dados em ambiente eletrnico. 9. (CESPE/ Tcnico de Nvel Superior - UERN/Adaptada/2010) Impress o software da sute BROffice/LibreOffice utilizado para criao de imagens vetoriais. 10. (CESPE/ Tcnico de Nvel Superior - UERN/2010) O Impress disponibiliza a opo de criar grficos vetoriais, slides, objetos em trs dimenses, com o auxlio de grades e guias. 11. (CESPE/NM1/Tcnico Bancrio Novo-CAIXA/2010) No Impress, a opo de duplicar slide permite que seja inserido um novo slide em branco imediatamente aps o slide em edio. 12. (CESPE/Agente Administrativo-DPU/2010) O Impress permite a criao de imagens vetoriais (desenhos), as quais podem ser impressas por meio de qualquer aplicativo do BrOffice. 13. (CESPE/Analista Tcnico Administrativo-DPU/2010) No Impress, possvel criar uma nova apresentao de slides e salv-la no formato padro nativo de arquivos para esse aplicativo. 14. (FCC/Escriturrio Banco do Brasil/2011) No BrOffice.org/LibreOffice Impress o comando Duplicar, disponvel no menu Editar, faz uma ou mais cpias de um objeto selecionado. Questes Complementares 15. (CESPE/2013/CNJ/Tcnico Judicirio: Programao de Sistemas) No sistema operacional Windows 8, h a possibilidade de integrar-se denominada nuvem de computadores que fazem parte da Internet. 16. (CESPE/2013/CNJ/Tcnico Judicirio: Programao de Sistemas) Para acelerar o processo de navegao e, ao mesmo tempo, aproveitar melhor o sistema, o ambiente Windows 8 disponibiliza o acesso por meio da utilizao de gestos (para telas sensveis ao toque), alm dos movimentos para o mouse e dos atalhos para o teclado. Assim, para minimizar a janela de um aplicativo, suficiente clicar com o mouse ou tocar na barra superior do programa e arrast-la at a parte inferior da tela.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br
50

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

17. (CESPE/TELEBRS/Especialista em Gesto de Telecomunicaes Analista Superior/Subatividade Comercial/2013) No Writer, admissvel continuar a pesquisa de determinada palavra em um documento, utilizando, simultaneamente, as teclas CTRL+ ALT +F. 18. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) A opo navegador presente na barra de ferramentas padro do BrOffice Calc 3 permite acessar uma URL contida em uma clula, a partir do navegador de Internet configurado como padro no sistema operacional. 19. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) A funcionalidade validao no BrOffice Calc 3.3 permite definir as entradas de dados que sero vlidas para uma determinada clula, permitindo configurar, inclusive, alerta de erro e ao que rejeita a entrada invlida de dados. 20. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) possvel configurar e gerenciar o cabealho e rodap no BrOffice Writer e no Microsoft Word, assim como no BrOffice Calc, mesmo esse ltimo sendo utilizado para criao de planilhas eletrnicas. 21. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) No BrOffice Calc 3 existe uma funcionalidade que possibilita comparar verses de um documento identificando as diferenas entre elas, sendo possvel verificar as inseres e excluses de passagens de texto. 22. (CESPE/TJ-AC/Tcnico em Informtica/2013) No BrOffice Calc 3 possvel formatar automaticamente os estilos de uma clula, como a cor do texto, dependendo do valor presente nessa clula. 23. (CESPE/FNDE/Tcnico em Financiamento e Execuo de Programas e Projetos Educacionais/2012) O aplicativo em questo oferece um conjunto de funes, incluindo funes lgicas, estatsticas e financeiras, para possibilitar a insero de frmulas que executem clculos complexos em seus dados. Considerando que, nesse aplicativo, a funo lgica E retorna o valor VERDADEIRO se todos os argumentos forem verdadeiros, ou retorna o valor FALSO se um dos elementos for falso, correto afirmar que a frmula =E(12<13;14>12;7<6) retornar o valor FALSO. 24. (CESPE/CNJ/Analista Judicirio/2013) O Safe Search um recurso configurvel do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de stios suspeitos.
Profa Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br
51

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

25. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) No ambiente Windows, a ferramenta Opes da Internet permite a configurao da homepage que ser automaticamente aberta toda vez que o navegador de Internet for executado, sendo possvel tanto digitar o endereo de uma pgina quanto usar o endereo da pgina atual ou de uma pgina padro, ou, ainda, deixar a opo em branco. 26. (CESPE/Cmara dos Deputados/Arquiteto e Engenheiros/2012) No Internet Explorer 8, possvel configurar vrias pginas como home pages, de maneira que elas sejam abertas automaticamente quando ele for iniciado. 27. (Cespe/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) No Internet Explorer, a opo de armazenamento de histrico de navegao na Web permite o armazenamento de informaes dos stios visitados e selecionados pelo usurio, de modo que, em acesso futuro, elas sejam encontradas diretamente a partir do menu Favoritos. 28. (Cespe/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Uma lista de distribuio, ou mailing list, um recurso da Internet que permite, por meio de correio eletrnico, que diversos usurios recebam e enviem mensagens para uma lista, cujas assinaturas so gerenciadas por um servidor de listas. 29. (Cespe/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Uma URL contm o nome do protocolo utilizado para transmitir a informao ou arquivo e informaes de localizao da mquina onde esteja armazenada uma pgina web. 30. (CESPE/MPE-PI/Tcnico Ministerial/rea: Administrativa/2012) Uma das principais caractersticas de uma intranet o fato de ela ser uma rede segura que no requer o uso de senhas para acesso de usurios para, por exemplo, compartilhamento de informaes entre os departamentos de uma empresa. 31. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Autenticidade um critrio de segurana para a garantia do reconhecimento da identidade do usurio que envia e recebe uma informao por meio de recursos computacionais.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

52

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

32. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) Worm um software que, de forma semelhante a um vrus, infecta um programa, usando-o como hospedeiro para se multiplicar e infectar outros computadores. 33. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) A autoridade certificadora, que atua como um tipo de cartrio digital, responsvel por emitir certificados digitais. 34. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) Firewall um equipamento para redes que armazena e gerencia o software de antivrus, para garantir que toda a rede estar isenta de ataques maliciosos realizados por programas de computador. 35. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa)A criptografia, mecanismo de segurana auxiliar na preservao da confidencialidade de um documento, transforma, por meio de uma chave de codificao, o texto que se pretende proteger. 36. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Backdoor uma forma de configurao do computador para que ele engane os invasores, que, ao acessarem uma porta falsa, sero automaticamente bloqueados. 37. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) No Windows XP, a funo de gerenciamento do computador permite que diversas atividades de manuteno em computadores locais e remotos sejam realizadas, como, por exemplo, gerenciar recursos compartilhados, visualizar usurios conectados e interromper servios do sistema. 38. (CESPE/TJ-DFT/2013/Nvel Superior) No Windows, quando um cone associado a um arquivo for arrastado para um disco diferente do atual, ser criada uma cpia do arquivo, sendo mantido o arquivo no disco de origem. 39. (CESPE/TJ-DFT/2013/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Nobreak um equipamento que mantm, durante determinado tempo, em caso de falta de energia eltrica na rede, o funcionamento de computadores que a ele estiverem conectados.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

53

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ MPU PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

GABARITO 1. Item correto. 2. Item errado. 3. Item errado. 4. Item errado. 5. Item correto. 6. Item errado. 7. Item correto. 8. Item errado. 9. Item errado. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Item errado. Item errado. Item errado. Item correto. Item correto. Item correto. Item correto. Item errado. Item errado. Item correto. Item correto. Item correto. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. Item correto. Item correto. Item errado. Item correto. Item correto. Item errado. Item correto. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. Item errado. Item correto. Item correto. Item correto.

Profa Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

54

You might also like