You are on page 1of 48

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Ol amigos, Bom dia, Boa tarde e Boa noite! Nosso objetivo de hoje:

Aula 3: Efeitos da condenao. Ao penal. Extino da punibilidade.

Efeitos da condenao. Conforme afirmamos na aula passada, no se pode confundir os efeitos da condenao com as penas acessrias, embora deva se alertar que o que tratado como efeito da condenao no direito penal comum pode ser tratado como pena acessria no direito penal militar. ttulo de exemplo, vimos que o Direito Penal Militar tratou como pena acessria a perda da funo pblica, a inabilitao da funo pblica, a suspenso de direitos polticos, etc. Contudo tais situaes, para o direito penal comum e para o direito constitucional
1

so hipteses de efeitos da condenao, o que no corresponde ao tratamento de nossa disciplina. Contudo lembramos que no fundo: A consequncia direta e imediata da sentena condenatria a sano penal. o efeito principal e de natureza penal. Existem ainda os efeitos extrapenais.1 Assim, devemos observar a literalidade do CPM ao tratar do tema: DOS EFEITOS DA CONDENAO Obrigao de reparar o dano Art. 109. So efeitos da condenao: I - tornar certa a obrigao de reparar o dano resultante do crime; Perda em favor da Fazenda Nacional II - a perda, em favor da Fazenda Nacional, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito; b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a sua prtica. Desse modo, se verifica que o Cdigo Penal Militar s prev dois efeitos extrapenais da condenao: 1) Dever de reparar o dano, e 2) Perda dos instrumentos e produtos do crime. Sobre o tema tratemos da seguinte questo:
1

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

ROSSETTO, Enio Luiz. Cdigo Penal Militar comentado. 1 edio. So Paulo: Editora RT, 2012, p. 416.

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

(10 CONCURSO PARA PROMOTOR DA JUSTIA MILITAR 2005) Com relao aos efeitos da condenao, julgue os itens a seguir: Constitui um dos efeitos da condenao, a perda, em favor da Fazenda Nacional (ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa f), dos instrumentos do crime, independentemente de consistirem, ou no, em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito. Errado Comentrio: A parte sublinhada est errada, pois para se falar na perda dos instrumentos do crime necessrio, conforme o art. 109 do CPM, que os mesmos consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito.

Ao penal. Ao penal um tema tratado tanto pelo Cdigo Penal Militar como pelo Cdigo de Processo Penal Militar, o que suscita a aceitao de alguns juristas e crtica de outros. De qualquer modo, o tratamento dado pelo Direito Penal Militar e pelo Direito Processual Penal Militar so unssonos, haja vista o instituto refletir e produzir tanto efeitos materiais quanto formais. Ao Penal Militar Conceito de Ao Penal Militar: Direito Pblico subjetivo ao exerccio da atividade jurisdicional penal2militar.

Feitoza, Denilson. Direito processual penal: teoria, crtica e prxis/ Denilson Feitoza. 7 ed., ver. e atual. Niteri, RJ: Impetus, 2010, p. 222.

O direito de ao classificado classicamente como um direito pblico, subjetivo, autnomo, abstrato e instrumental. A ao um direito pblico na medida em que se dirige contra o Estado e em face do ru; subjetivo, pois decorre da qualidade de sujeito de direitos, inerente a cidadania; autnomo, na medida em que no se confunde com o direito material violado; abstrato, porquanto independe do fim ou da sorte do processo penal, existindo, inclusive, quando negado o direito material postulado; e instrumental, por servir como instrumento de proteo ao direito material violado. No contexto da Ao Penal condenatria, deve-se inquirir sobre seus elementos. Assim, so elementos da ao penal: as partes, a causa de pedir e o pedido. Entenda-se por elementos os fatos jurdicos que esto presentes em toda Ao Penal. Para visualizao sistemtica do processo penal comum, eis o seguinte grfico:

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

CRUZ, Pablo Farias Souza. Processo Penal Sistematizado. Rio de Janeiro: Grupo Gen: Forense, 2013, no prelo a 1 edio.

Adequando ao direito penal (formal e material) militar temos o seguinte: Primeiramente importante ressaltar que no se fala na vtima como legitimada ativa principal na seara processual penal militar, j que a mesma no admite a denominada ao penal privada propriamente dita (ver art. 29 do CPPM) . Assim, s se imagina a legitimidade da vtima no processo penal militar em caso de inrcia do Ministrio Pblico, quando se vislumbrar a aplicao do princpio da inafastabilidade da jurisdio atravs da Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica, conforme sustenta a doutrina, utilizando-se a aplicao analgica do CPP comum. Outra cautela que se deve ter no mbito militar, que no se fala em contraveno penal militar, embora se utilize o termo contraventor. importante saber que no mbito militar, contraventor o militar que praticou infrao disciplinar, ou seja, praticou uma infrao de natureza administrativa e no penal. Pergunta: Existe Ao Penal no condenatria no Brasil? Resposta: SIM. So exemplos: o Habeas Corpus (ao penal liberatria), a Reviso Criminal e o Mandado de segurana em matria criminal. No contexto das aes penais no condenatrias teramos como partes no polo ativo: o ru, o advogado ou qualquer pessoa (no caso do Hbeas Corpus onde a legitimidade ativa universal); e no polo passivo o Estado (Reviso criminal) ou a autoridade coatora (HC e MS). Como causa de pedir teramos o ato ilcito ou abusivo que culminou na restrio indevida do direito fundamental. E como pedido teramos a anulao do ato processual, a declarao de inexistncia

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

da relao jurdica e consequentemente o restabelecimento do exerccio do direito fundamental violado ou ameaado de violao.4 Sobre o Habeas Corpus, no contexto do estudo da ao penal, indagou a Cespe:

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

CESPE 2011 STM ANALISTA JUDICIRIO O esgotamento das vias administrativas e ordinrias consiste em condio especfica da ao penal constitucional no condenatria de habeas corpus na esfera militar. Certo ou Errado A parte sublinhada est errada, pelas razes a seguir.

Como se sabe, o Brasil no adota o sistema da jurisdio condicionada. Sobre o tema discorremos em nosso Direito Constitucional Fundamental: O acesso justia tambm garantido atravs da assistncia jurdica integral e gratuita. Art. 5, LXXIV, CF e art. 134, CF. Quando a CF/88 diz que a lei no excluir, isso no uma mensagem s para o legislador. Serve tambm para toda e qualquer autoridade. E essa leso ou ameaa pode se dar de forma direta ou indireta. Ex.: o STF afirma, por exemplo, que quando feita a anlise da vida pregressa do candidato ao cargo em concurso pblico, sem que se revele quais so os critrios utilizados pela banca, isso inviabiliza a defesa do candidato, e assim, de forma indireta, viola o Princpio do Acesso Justia.

CRUZ, Pablo Farias Souza. Processo Penal Sistematizado. No prelo a 1 edio. Rio de Janeiro: Grupo Gen: Forense, 2013, no prelo, p. 122/123.

De acordo com o presente princpio se afirma que no preciso se esgotar a via administrativa para s depois se bater s portas do Pode Judicirio. Por isso se diz que no mais se admite no Brasil o sistema de jurisdio condicionada, pois no necessrio o prvio esgotamento das vias administrativas para a provocao da funo jurisdicional. Exceo legtima esse princpio se refere ao previsto no art. 217, 1 e 2 da CF/88. Dispe o artigo: 1 - O Poder Judicirio s admitir aes relativas disciplina e s competies desportivas aps esgotarem-se as instncias da justia desportiva, regulada em lei. 2 - A justia desportiva ter o prazo mximo de sessenta dias, contados da instaurao do processo, para proferir deciso final. A Lei 9507/97, lei do habeas data, e ainda, a Smula 2 do STJ informam que o HD s cabvel quando h recusa ou demora de determinado informao. Embora alguns autores reputem a hiptese de habeas data como uma exceo jurisdio incondicionada, entendemos que na verdade se est diante da de condio para a propositura a ao constitucional, que no caso reflete o prprio interesse processual (de agir).5 ente que preste servio pblico em fornecer a informao solicitada. Assim, no cabe HD se no houver recusa de

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

CRUZ, Pablo Farias Souza. Direito Constitucional Fundamental. 1 edio. Juiz de Fora: produo independente, 2013, p. 264/265.

Espcies de Ao Penal ao penal:

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

No mbito castrense s se admitem as seguintes espcies de 1) Ao Penal Pblica Incondicionada Regra; 2) Ao Penal Pblica Condicionada Requisio; e 3) Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica Sobre o tema indagou a Cespe:

CESPE 2004 STM ANALISTA JUDICIRIO Nos crimes militares, a ao penal , em regra, pblica, condicionada ou incondicionada e promovida pelo Ministrio Pblico Militar; excepcionalmente, privada, promovida pelo ofendido, quando a lei assim dispuser. Certo ou Errado A parte sublinha est errada, pois como se viu, no h ao penal privada propriamente dita na seara criminal castrense.

CESPE 2010 MPE/ES PROMOTOR DE JUSTIA No sistema processual penal militar, todas as aes penais so pblicas incondicionadas. Certo ou Errado A parte sublinha est errada, pois embora seja a regra a ao penal pblica incondicionada se admite no direito penal militar a ao penal pblica condicionada requisio do ministro da justia, conforme se ver agora.

Sobre o tema incide a importante leitura dos dois artigos do CPM que tratam do tema: DA AO PENAL Propositura da ao penal Art. 121. A ao penal smente pode ser promovida por denncia do Ministrio Pblico da Justia Militar. Dependncia de requisio Art. 122. Nos crimes previstos nos arts. 136 a 141, a ao penal, quando o agente for militar ou assemelhado, depende da requisio do Ministrio Militar a que aqule estiver subordinado; no caso do art. 141, quando o agente fr civil e no houver co-autor militar, a requisio ser do Ministrio da Justia. Obs.: O art. 122 do CPM, lido adequadamente, nos informa que: Nos crimes dos arts. 136 a 141, se o agente for militar a ao penal depender de requisio do Ministro da Defesa (para alguns do Comandante da Fora), se no caso do art. 141, for um civil o autor do fato, e no for o caso de concurso de agentes com um militar, a requisio ser feita pelo Ministro da Justia. Para um estudo adequado do tema, devemos primeiramente tratar dos princpios aplicveis ao penal militar.

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Princpios da Ao Penal Pblica: Obrigatoriedade

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

O Ministrio Pblico diante da convico da existncia de indcios de autoria e prova da materialidade de uma infrao penal obrigado a atuar, ofertando a denncia respectiva. 6 Enquanto o referido princpio sofre exceo da esfera processual penal comum, como o caso da transao penal, tal no ocorre na esfera castrense, haja vista a inaplicabilidade da lei 9099/95 no mbito militar. Referido princpio expressamente tratado no CPPM, conforme se verifica no seguinte artigo: Obrigatoriedade Art. 30. A denncia deve ser apresentada sempre que houver: a) prova de fato que, em tese, constitua crime; b) indcios de autoria. Oficialidade Somente rgos oficiais podem propor a Ao Penal. Obviamente tal afirmao s se aplica s aes penais pblicas, j que a ao penal privada subsidiria da pblica poder ser proposta por advogado (pessoa privada com capacidade postulatria) como regra, tambm podendo ser apresentada por defensor pblico, em caso de necessitados. Assim, no contexto do presente princpio se afirma que a ao penal pblica s pode ser promovida por rgos oficiais (MP art. 129, I, CF).

CRUZ, Pablo Farias Souza. Processo Penal Sistematizado. No prelo a 1 edio. Rio de Janeiro: Grupo Gen: Forense, 2013, no prelo, p. 170.

10

oficialidade

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

tambm

se

aplica

na

fase

preliminar

de

investigao => assim, a investigao ser promovida por rgos oficiais (polcias judicirias ou, no caso militar, encarregado militar superior hierrquico). Indisponibilidade O princpio da indisponibilidade, decorrncia da obrigatoriedade, informa que uma vez instaurada a ao penal o Ministrio Pblico no pode desistir da mesma. Destarte, caso o MP mude de opinio, entendendo que o imputado no autor da infrao penal ou de que a mesma no ocorreu, ele no deve pedir a extino do processo penal, mas sim opinar pela absolvio do ru, j que um processo penal garantista deve servir tanto para condenar o culpado como para absolver o inocente. Tal princpio decorre expressamente de duas disposies do CPPM:
Art. 32. Apresentada a denncia, o Ministrio Pblico no poder desistir da ao penal. Proibio da desistncia Art. 512. O Ministrio Pblico no poder desistir do recurso que haja interposto.

Da mesma forma que afirmamos em relao ao princpio da obrigatoriedade, no se aplica, na seara castrense, a mitigao ao princpio da indisponibilidade, de que exemplo a suspenso condicional do processo (SUSPRO), tendo em vista que tambm se trata de instituto regulado pela lei 9099/95, que no incide na esfera militar.

11

Ao Penal Pblica Condicionada Requisio Conforme Requisio. Assim, afirmamos que: O art. 122 do CPM, lido adequadamente, nos informa: Nos crimes dos arts. 136 a 141, se o agente for militar a ao penal depender de requisio do Ministro da Defesa7 (para alguns do Comandante da Fora8), se no caso do art. 141, for um civil o autor do fato, e no for o caso de concurso de agentes com um militar, a requisio ser feita pelo Ministro da Justia. Sobre o tema importante traar alguns detalhes sobre a requisio. Vejamos Requisio do Ministro da Justia: um pedido e ao mesmo tempo uma autorizao de natureza poltica que condiciona o incio da persecuo penal. Natureza jurdica: uma condio objetiva de procedibilidade. Ela uma condio para que a persecuo seja deflagrada. Sem ela no pode haver inqurito, processo, nem lavratura do flagrante. Sem ela, providncias criminais no podem ser tomadas contra o suposto infrator. - Destinatrio: o chefe do MP = Procurador Geral Republica - Legitimidade ativa: do prprio Ministro da Justia. Prazo: no tem limite de prazo, sendo possvel requisitar a qualquer tempo, desde que pretenso punitiva em relao ao crime no esteja prescrita. Logo, no h que se falar em prazo decadencial. Retratao do Ministro da Justia: a doutrina majoritria (Denilson Feitoza, Luiz Flvio Gomes e Eugnio Pacelli) vem buscando equiparar a representao com a requisio, para tambm admitir a
7 8

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

se

afirmou

anteriormente,

Direito

Penal

Processual Penal Militar admite a Ao Penal Pblica condicionada

Enio Luiz Rossetto nesse sentido. Clio Lobo nesse sentido.

12

retratao. Entretanto, longe de pacfica a questo, h entendimento mais conservador, no sentido da inadmissibilidade do referido instituto. Tourinho Filho afirma que se o Ministro da Justia se retratar porque foi precipitado. Segundo Tourinho Filho o ato irretratvel por ausncia de previso legal e tambm pelo risco que a admisso poderia gerar no sentido de demonstrar a fragilidade do Estado brasileiro. Em que pese o debate exposto acima, o STF e o STJ no julgaram a matria. Eficcia objetiva: a requisio do Ministro da Justia goza de eficcia objetiva, se restringindo aos fatos. No vinculao: esta requisio um mero pedido de providencias e no vincula o MP. Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica na esfera militar Em que pese a inexistncia de regulamentao expressa no CPM e no CPPM a respeito da conhecida ao penal privada subsidiria da pblica, a doutrina e a prpria jurisprudncia admitem a utilizao desse instrumento, que pode ser enquadrado como uma garantia individual prevista no art. 5 da Constituio Federal. Nesse sentido encontra-se a posio do Supremo Tribunal Federal, nas valorosas lies do douto ministro Celso de Mello:
Dessa forma, a vtima ou ofendido, que maior interesse tm na fiscalizao da atuao do rgo acusador, substitui o Parquet no impulso da ao penal, se dele decorrer inrcia (...). Sob esse aspecto, portanto, indiscutvel o poder da vtima ou do ofendido em mover a ao penal privada subsidiria da pblica no processo penal militar quando da omisso ministerial. (grifei) Igual percepo do tema revelada por CLIO LOBO (Direito Processual Penal Militar, p. 76, item n. 4.10, 2009, Mtodo): A norma constitucional de contedo processual penal (art. 5, LIX, da CF) estatui que ser admitida a ao privada 13

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal. Trata-se, portanto, de ao penal privada subsidiria da ao penal pblica, proposta mediante queixa. Como afirmamos (...) a lei processual penal militar ainda no se ajustou norma constitucional, logo, aplica-se, supletivamente, o disposto no CPP, relativo ao penal privada subsidiria (art. 29 do CPP, c/c o art. 3, a, do CPPM). Em nosso entendimento, no h como discutir, diante da norma constitucional expressa. No se pode pr em dvida a admisso da ao penal militar privada subsidiria, diante do enunciado claro, preciso e impositivo da norma constitucional (art. 5, LIX, da CF) (...). (grifei) Em suma: torna-se lcito concluir, considerados o magistrio da doutrina e a diretriz jurisprudencial prevalecente na matria, que o ajuizamento da ao penal privada subsidiria da pblica, mesmo em sede de crimes militares, pressupe a completa inrcia do Ministrio Pblico, que se abstm, sem justa causa, no prazo legal, (a) de oferecer denncia, ou (b) de adotar medidas que viabilizem o arquivamento do inqurito policial ou das peas de informao, ou, ainda, (c) de requisitar novas (e indispensveis) diligncias investigatrias autoridade policial ou a quaisquer outros rgos ou agentes do Estado. Deciso monocrtica Ministro CELSO DE MELLO Relator (Braslia, 10 de agosto de 2009).9

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Nesse contexto indagou a Cespe:

CESPE 2010 DPU DEFENSOR PUBLICO FEDERAL Considere que, diante de crime impropriamente militar, cuja ao pblica e incondicionada, o Ministrio Pblico, mesmo dispondo de todos os elementos necessrios propositura da ao, tenha deixado, por inrcia, de oferecer a denncia no prazo legal. Nessa situao, no obstante se tratar de delito previsto em legislao especial castrense, o ofendido ou quem o represente legalmente encontra-se legitimado para intentar ao penal de iniciativa privada subsidiria.
9

Transcries do Informativo 556 do STF. Disponvel http://www.stf.jus.br/arquivo/informativo/documento/informativo556.htm

em:

14

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Certo ou Errado

No mesmo concurso indagou a banca examinadora:

CESPE 2010 DPU DEFENSOR PUBLICO FEDERAL Considere a seguinte situao hipottica. A Associao Nacional de Sargentos do Exrcito (ANSAREX), em nome prprio e na defesa estatutria de seus associados, ofertou representao ao Ministrio Pblico Militar (MPM) em face da conduta de um oficial que era comandante de batalho de infantaria motorizada, superior hierrquico de 20 sargentos desse batalho, todos associados ANSAREX, uma vez que ele, diuturnamente, tratava seus subordinados com rigor excessivo; punira alguns militares com rigor no permitido por lei; ordenara que dois militares em priso disciplinar ficassem sem alimentao por um dia; e ofendia os subordinados, constantemente, com palavras. Decorridos dois meses da representao, sem que tivesse havido manifestao do MPM, a associao promoveu ao penal privada subsidiria da pblica perante a Justia Militar da Unio, pedindo conhecimento da demanda e, ao final, a total procedncia dos pedidos, com consequente aplicao da pena correspondente pelos delitos, alm da anulao das sanes disciplinares injustamente aplicadas, com a respectiva baixa nos assentamentos funcionais. Considerando essa situao, correto afirmar que da Justia Militar da Unio a competncia para julgar aes judiciais contra atos disciplinares militares e que, mesmo sem previso no CPM e CPPM, se admite a ao penal privada subsidiria da pblica no processo penal militar, bem como seu exerccio pela pessoa jurdica, no interesse dos associados, com legitimao concorrente nos crimes contra a honra de servidor militar. Certo ou Errado
15

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Nesse ltimo questionamento, a afirmativa se encontra errada por dois motivos: 1) Apesar do STF admitir a Ao penal privada subsidiria da pblica o mesmo no reputa vivel a legitimao de pessoas jurdicas para tal ato, conforme se percebe na deciso abaixo:
EMENTA: AO PENAL PRIVADA SUBSIDIRIA DA PBLICA (CF, ART. 5, LIX). HIPTESE EXCEPCIONAL DE DERROGAO DO MONOPLIO QUE A CONSTITUIO OUTORGOU AO MINISTRIO PBLICO QUANTO TITULARIDADE DA AO PENAL PBLICA (CF, ART. 129, I). CRIMES MILITARES: POSSIBILIDADE, EM TESE, QUANTO A ELES, DE AJUIZAMENTO DE QUEIXA SUBSIDIRIA. AUSNCIA, NO CASO, DOS PRESSUPOSTOS AUTORIZADORES DA UTILIZAO DA AO PENAL PRIVADA SUBSIDIRIA. OPO DO MINISTRIO PBLICO PELO ARQUIVAMENTO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DE INVESTIGAO PENAL. MEDIDA QUE SE CONTM NA ESFERA DE PODERES DO PROCURADOR-GERAL DA REPBLICA (RTJ 57/155 RTJ 69/6 ... ... QUANTO FEBRACTA, A SUA QUALIDADE PARA AGIR EM SEDE DE QUEIXA SUBSIDIRIA. INEXISTNCIA, NO ORDENAMENTO POSITIVO BRASILEIRO, DA AO PENAL POPULAR SUBSIDIRIA. MAGISTRIO DA DOUTRINA. PRECEDENTES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. JURISPRUDNCIA DOS TRIBUNAIS EM GERAL. CONTROLE PRVIO DE ADMISSIBILIDADE DAS AES NO MBITO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. COMPETNCIA MONOCRTICA DO RELATOR. LEGITIMIDADE (RTJ 139/53 RTJ 168/174-175). INOCORRNCIA DE OFENSA AO PRINCPIO DA COLEGIALIDADE (RTJ 181/1133-1134). AO PENAL SUBSIDIRIA NO CONHECIDA. ... esta Suprema Corte no tem reconhecido, a entidades civis e sindicais, legitimao ativa ad causam para, agindo em sede penal, ajuizarem, em substituio processual ou em representao de seus associados, ao penal, inclusive aquelas de natureza cautelar ou tendentes a uma sentena condenatria

16

2) O segundo erro da questo que, conforme se ver na aula 4, sobre competncia da justia militar, a justia militar da Unio no tem competncia para julgar atos disciplinares militares. Desse modo, Justia Militar da Unio s compete processar e julgar os crimes militares definidos em Lei. Constituio compete Federal: Art. e 124. os Justia crimes Militar processar julgar militares

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

definidos em lei. Somente a justia Militar Estadual competente para julgar as aes judiciais contra atos disciplinares militares. CF: Justia Militar Estadual Constituio Federal: Art. 125........... 4 Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas. Para demonstrar como o assunto Ao penal Privada Subsidiria tem sido frequente, colaciono mais uma afirmao da Cespe sobre o tema na seara militar:

CESPE 2010 MPE/ES PROMOTOR DE JUSTIA A ao penal privada subsidiria poder ser intentada, ainda que no prevista no sistema processual castrense, desde que preenchidas as condies de admissibilidade, entre elas a inrcia do titular da persecuo penal em juzo. Certo ou Errado Comentrio: Da mesma forma que na seara penal comum, para se admitir a ao penal privada subsidiria da
17

pblica, necessria a caracterizao da inrcia do ministrio pblico. Ser considerado inerte o Ministrio pblico se, esgotado o prazo para a denncia, no a ofereceu, no pediu mais diligncia e nem pediu arquivamento do IPM ou das peas de informao.

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Vejamos mais algumas questes sobre Ao Penal Militar:

(CESPE_POLICIA MILITAR DO DF_2009) Julgue os itens subsequentes, de acordo com a doutrina e a jurisprudncia dominantes no mbito do direito penal militar. Em regra, tratando-se de crimes militares, a ao penal pblica incondicionada e deve ser promovida por denncia do Ministrio Pblico Militar, todavia, tratando-se de crime militar contra a honra de oficial superior, a ao penal, em qualquer hiptese, passa a exigir requerimento do ofendido, sendo de natureza privada. Errado Comentrio: A parte sublinhada est errada, pois no se fala em ao penal privada propriamente dita na esfera militar.

(CESPE DEFENSOR PBLICO DA UNIO 2007) Com base no direito penal militar, julgue os seguintes itens. No CPM, h crimes em que se procede somente mediante representao. Errado Comentrio: A parte sublinhada est errada, pois no se fala em ao penal pblica condicionada representao na esfera militar, mas se poderia falar da ao penal pblica condicionada requisio (art. 122, CPM requisio ministerial e no representao).

18

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

(CESPE - Defensor Pblico da Unio_DPU_2004) Julgue os seguintes itens, relativos s penas e extino da punibilidade no mbito do direito penal militar. A prescrio da ao penal dos crimes aos quais cominada pena de morte se d em vinte anos. Errado Comentrio: A parte sublinhada est errada, pois a prescrio ocorrer em 30 anos, conforme dispe o CPM: Art. 125. A prescrio da ao penal, salvo o disposto no 1 dste artigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: I - em trinta anos, se a pena de morte. Embora no seja muito tcnico falar em prescrio da ao, pois o que prescreve a pretenso punitiva, o CPM ainda utiliza essa expresso.

(STM Analista Judicirio Execuo de Mandados 2004). Nos crimes militares, a ao penal , em regra, pblica, condicionada ou incondicionada e promovida pelo Ministrio Pblico Militar; excepcionalmente, privada, promovida pelo ofendido, quando a lei assim dispuser. Errado Comentrio: A parte sublinhada est errada, pois no se fala em ao penal privada propriamente dita na esfera militar.

(CESPE_Defensor

Pblico

da

Unio_DPU_2004)

Considere que um tenente, estando em servio, em rea fora da administrao militar, tenha constrangido uma mulher prtica de conjuno carnal, mediante grave ameaa, e por isso tenha sido preso em flagrante e denunciado pela prtica do crime previsto no art. 232 do CPM (estupro). Considere ainda que, durante o processo, tenha sido juntada aos autos
19

certido de casamento do referido tenente com a vtima, fato ocorrido aps o dia do delito. Em face dessas consideraes e com base no CPM, julgue os itens que se seguem. A ao penal militar ser pblica e condicionada representao da vtima. Errado Comentrio: No se fala em ao penal pblica condicionada representao da vtima na esfera militar, pois a nica ao penal pblica condicionada, no direito penal e processual penal castrense, a condicionada requisio do ministro da justia (ou comandante da fora em alguns casos).

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

(OFICIAL DE POLCIA MILITAR/SC ACAFE 2009) Segundo o Direito Penal Militar, assinale a alternativa correta. Os crimes militares de difamao e injria so de ao penal pblica incondicionada. Certo Comentrio: Conforme j afirmamos como no se fala em ao penal privada propriamente dita na esfera militar, a ao penal ser pblica incondicionada.

(CESPE_ADVOGADO_BOMBEIROS_DF_2007) Sendo pblica a ao penal militar, imprescindvel a instaurao de IPM para a apurao preliminar dos fatos, o que assegura ao representante do Ministrio Pblico (MP) as provas e os subsdios necessrios ao oferecimento da denncia. Errado Comentrio: A parte sublinhada est errada, pois em que pese a ao penal militar ser pblica, o inqurito policial militar

20

dispensvel, podendo o promotor ofertar a denncia com base em peas de informao.

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

(DEFENSOR Pblico De UNIO DE 2a primeiro-tenente da Marinha, em

CATEGORIA

2002) No atividade,

dia 28/9/1999, no interior de uma unidade militar, um situao de agrediu, com socos e pontaps, um cabo, na mesma situao, causando-lhe leses corporais de natureza leve. Ao tomar conhecimento da infrao penal, o comandante da unidade delegou a um capito-tenente a instaurao do inqurito policial militar (IPM). Aps instaurar o procedimento inquisitrio, ouvir testemunhas, determinar a realizao do exame de corpo de delito e elaborar relatrio, a autoridade delegada encaminhou os autos ao juiz-auditor da Circunscrio Judiciria Militar, que abriu vista ao Ministrio Pblico Militar (MPM). O rgo do MPM apresentou denncia contra o oficial, que foi aceita. Instalado o Conselho Especial de Justia, o MPM apresentou um aditamento denncia, que foi rejeitado. Diante dessa situao hipottica, julgue os itens a seguir. A ao penal pblica incondicionada, tendo o MPM

legitimidade ativa ad causam. Certo Caso o rgo do MPM no oferecesse denncia no prazo legal nem pedisse a sua prorrogao ao juiz-auditor, bem como no requeresse diligencias ou o arquivamento dos autos, ficando inerte, caberia ao ofendido ou ao seu representante legal intentar a ao penal privada subsidiria. Certo
21

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Comentrio: Conforme afirmamos, em que pese ausncia de previso legal, doutrina e jurisprudncia admitem a ao penal privada subsidiria da pblica.

(STM 2004 Analista Judicirio rea judiciria) Julgue os itens a seguir, relativos a partes do processo, denncia e competncia da justia militar federal, medidas assecuratrias e preventivas, citao, notificao e intimao no processo penal militar. No processo penal militar, a acusao cabe ao Ministrio Pblico Militar, que a exerce por intermdio dos procuradores e promotores de justia militar, sendo-lhe vedado desistir da ao penal e pedir absolvio do acusado. Errado Comentrio: A parte sublinhada est errada, pois embora seja vedado ao promotor militar desistir da ao penal, no h impedimento para que o mesmo pea absolvio, que, contudo, no vincular o magistrado, que poder condenar o ru mesmo assim.

CESPE STM 2011 ANALISTA JUDICIRIO Ainda com relao ao direito penal militar, julgue os seguintes itens. No sistema penal militar, a ao penal deve ser, via de regra, pblica incondicionada, salvo em relao a determinados crimes, previstos de forma expressa e excepcional, que impem a observncia da requisio ministerial; admite-se, ainda, a ao penal privada subsidiria da pblica. GABARITO: C (arts. 29, 31 e 33, CPPM, arts. 121 e 122, CPM e Informativo 556 do STF).

22

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Magistratura de SC, Direito Militar, 2.008, Execuo TJ/SC A ao penal militar : a) Pblica incondicionada, privada ou privada subsidiria da pblica. b) Pblica incondicionada, pblica condicionada representao ou pblica condicionada requisio. c) Pblica incondicionada, pblica condicionada representao, pblica condicionada requisio, privada ou privada subsidiria da pblica. d) Pblica incondicionada, pblica condicionada requisio ou privada subsidiria da pblica. e) Exclusivamente publica incondicionada. GABARITO: D

CESPE 2010 DPU DEFENSOR PBLICO FEDERAL Considere que, diante de crime impropriamente militar, cuja ao pblica e incondicionada, o Ministrio Pblico, mesmo dispondo de todos os elementos necessrios propositura da ao, tenha deixado, por inrcia, de oferecer a denncia no prazo legal. Nessa situao, no obstante se tratar de delito previsto em legislao especial castrense, o ofendido ou quem o represente legalmente encontra-se legitimado para intentar ao penal de iniciativa privada subsidiria. Certo
10

10

Esse entendimento do STF (Informativo 556, STF - Queixa Subsidiria - Crime Militar -

Admissibilidade - Pressupostos Legitimao (Transcries) Pet 4281/DF): (...) Em nosso entendimento, no h como discutir, diante da norma constitucional expressa. No se pode pr em dvida a admisso da ao penal militar privada subsidiria, diante do enunciado claro, preciso e impositivo da norma constitucional (art. 5, LIX, da CF) (...). (grifei). Em suma: torna-se lcito concluir, considerados o magistrio da doutrina e a diretriz jurisprudencial prevalecente na matria, que o ajuizamento da ao penal privada subsidiria da pblica, mesmo em sede de crimes militares, pressupe a completa inrcia do Ministrio Pblico, que se abstm, sem justa causa, no prazo legal, (a) de oferecer denncia, ou (b) de adotar medidas que viabilizem o arquivamento do inqurito policial ou das peas de informao, ou, ainda, (c) de requisitar novas (e

23

Extino da punibilidade.

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

A punibilidade o quarto e ltimo degrau de avaliao do fato punvel. o requisito final para que um agente que pratique um ato reprovado pela lei penal seja responsabilizado. No constitui elemento do delito, mas dele uma consequncia.11 Dessa forma, praticada uma infrao penal (fato tpico, ilcito e culpvel12) nasce para o Estado a pretenso punitiva, que, contudo, se encerra (se extingue) nos casos previstos em lei. Vejamos as hipteses: Parte Geral Causas extintivas13 Art. 123. Extingue-se a punibilidade: I - pela morte do agente; II - pela anistia ou indulto; III - pela retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso; IV - pela prescrio; V - pela reabilitao;

indispensveis) diligncias investigatrias autoridade policial ou a quaisquer outros rgos ou agentes do Estado. Deciso monocrtica Ministro CELSO DE MELLO Relator (Braslia, 10 de agosto de 2009).

COIMBRA NEVES, Ccero Robson e STREIFINGER, Marcello. Manual de Direito Penal Militar. So Paulo: Saraiva, 3 edio, 2013, p. 584. 12 Temas da prxima aula. 13 O CPM no prev, como previa o CP comum, o casamento como causa extintiva de punibilidade nos crimes sexuais. Sobre o tema indagou a Cespe:
(CESPE_Defensor Pblico da Unio_DPU_2004) Considere que um tenente, estando em servio, em rea fora da administrao militar, tenha constrangido uma mulher prtica de conjuno carnal, mediante grave ameaa, e por isso tenha sido preso em flagrante e denunciado pela prtica do crime previsto no art. 232 do CPM (estupro). Considere ainda que, durante o processo, tenha sido juntada aos autos certido de casamento do referido tenente com a vtima, fato ocorrido aps o dia do delito. Em face dessas consideraes e com base no CPM, julgue os itens que se seguem. O casamento do autor com a vtima no causa de extino da punibilidade do crime. Certo

11

24

VI - pelo ressarcimento do dano, no peculato culposo (art. 303, 4). Registre-se ainda a hiptese de outra causa extintiva de punibilidade prevista na parte especial (alm da mencionada pela prpria parte geral no inciso VI no artigo supracitado). Trata-se da causa extintiva de punibilidade concernente ao perdo judicial no caso de receptao culposa: Parte Especial Art. 255. Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela manifesta desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: Pena - deteno, at um ano. Pargrafo nico. Se o agente primrio e o valor da coisa no superior a um dcimo do salrio mnimo, o juiz pode deixar de aplicar a pena. Sobre o tema indagou a Cespe:

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

(CESPE DEFENSOR PBLICO DA UNIO 2007) Com base no direito penal militar, julgue os seguintes itens. No peculato culposo, a reparao do dano, antes da sentena irrecorrvel, acarreta a extino da punibilidade do agente, tanto no CP como no CPM. Certo Comentrio: Trata-se de questo que avaliou o conhecimento da literalidade do Art. 123, VI, 303, 4 do CPM e sua correspondncia como o art. 312, 3 do CP comum.

25

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

CESPE STM 2011 ANALISTA JUDICIRIO Ainda com relao ao direito penal militar, julgue os seguintes itens. As causas extintivas de punibilidade, previstas na parte geral do CPM, incluem a reabilitao, o ressarcimento do dano no peculato culposo e o perdo judicial. Errado Comentrio: O perdo judicial, como visto, causa de extino de punibilidade, mas previsto na parte especial e no na parte geral conforme afirma a questo (art. 123, CPM).

O Cdigo Penal Militar prev a anistia e o indulto como causas de extino da punibilidade. Nesse ambiente deve-se lembrar que os institutos da anistia, graa e indulto implicam em formas de renuncia estatal ao direito de punir. Embora a graa seja reconhecida como gnero do qual o indulto seria espcie, a mesma (graa) no tem sido aceita em provas como causa extintiva de punibilidade, haja vista a tendncia pela cobrana da literalidade do art. 123 do CPM. Em uma anlise doutrinria, ambos os institutos teriam a mesma natureza e deveriam ser admitidos. No que tange reabilitao tratada pelo CPM como causa de extino da punibilidade, verifica-se que se trata de tema relacionado pena de inabilitao. Para que tal reabilitao seja vivel, o indivduo deve aguardar o prazo de cinco anos. Sobre o tema destaco o seguinte artigo:

26

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

CPM: Art. 134. A reabilitao alcana quaisquer penas impostas por sentena definitiva. 1 A reabilitao poder ser requerida decorridos cinco anos do dia em que fr extinta, de qualquer modo, a pena principal ou terminar a execuo desta ou da medida de segurana aplicada em substituio (art. 113), ou do dia em que terminar o prazo da suspenso condicional da pena ou do livramento condicional, desde que o condenado: a) tenha tido domiclio no Pas, no prazo acima referido; b) tenha dado, durante sse tempo, demonstrao efetiva e constante de bom comportamento pblico e privado; c) tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre absoluta impossibilidade de o fazer at o dia do pedido, ou exiba documento que comprove a renncia da vtima ou novao da dvida.

Sobre a reabilitao na seara militar indagou a Cespe:

CESPE - 2007 - DPU - Defensor Pblico Julgue os itens a seguir, relativos disciplina legal do direito processual militar. O prazo para requerer a reabilitao, aps o cumprimento ou a extino da pena, idntico no processo penal comum e no processo penal militar. Errado Comentrio: Na seara penal militar o prazo para requerer a reabilitao, que causa de extino de punibilidade, de 5 anos (art. 134, CPM). No direito penal comum o prazo para requerer a reabilitao, de 2 anos (art. 94, CP). A reparao do dano no peculato culposo tambm figura como causa de extino da punibilidade, devendo ocorrer antes do trnsito em julgado para que produza tal efeito. Se a reparao se der aps o transito em julgado, a mesma ter o condo de reduz a pena pela metade. Na parte especial tambm h a previso de causas de extino da punibilidade. Uma delas o perdo judicial, previsto para o crime

27

de receptao culposa. Trata-se do nico caso de perdo judicial previsto no CPM. Art. 255. Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela manifesta desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: Pena - deteno, at um ano. Pargrafo nico. Se o agente primrio e o valor da coisa no superior a um dcimo do salrio mnimo, o juiz pode deixar de aplicar a pena. Passemos agora anlise da causa extintiva de punibilidade mais frequente em concursos, a Prescrio. Conceito de prescrio penal militar: a perda da pretenso punitiva do Estado em razo de seu no exerccio dentro do lapso temporal previamente fixado no art. 125 do CPM. Espcies de prescrio: Do mesmo modo que no CP comum, o CPM distingue a prescrio executria. A prescrio da pretenso punitiva envolve o prazo que o Estado tem para proferir uma sentena penal condenatria. J a prescrio da pretenso executria envolve o prazo que o Estado tem para executar, para cumprir o comando que emerge de uma sentena penal condenatria definitiva. De forma atcnica o CPM afirma que a prescrio atinge a ao penal. Vejamos a disposio do art. 124 do CPM: A prescrio refere-se ao penal ou execuo da pena. da pretenso punitiva da prescrio da pretenso

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

28

Nesse dispositivo o legislador faz meno duas espcies de prescrio: prescrio da pretenso punitiva da prescrio da pretenso executria. Sintetizando o j dito: Na prescrio da pretenso punitiva o Estado perde a possibilidade de formar seu ttulo executivo. Na prescrio da pretenso executria o Estado apenas perde o direito de executar a pena. Assim, na prescrio da pretenso punitiva no se poder considerar o ru reincidente, logo ele manter seu status de primariedade. J na prescrio da pretenso executria, a condenao, embora sem exequibilidade penal, viabilizar o reconhecimento da reincidncia e possibilitar a execuo no civil pela vtima (art. 475N, II, CPC). Prazos Prescricionais: O art. 125 do CPM apresenta os prazos prescricionais: Art. 125. A prescrio da ao penal, salvo o disposto no 1 dste artigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: I - em trinta anos, se a pena de morte; II - em vinte anos, se o mximo da pena superior a doze; III - em dezesseis anos, se o mximo da pena superior a oito e no excede a doze; IV - em doze anos, se o mximo da pena superior a quatro e no excede a oito;

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

29

V - em oito anos, se o mximo da pena superior a dois e no excede a quatro; VI - em quatro anos, se o mximo da pena igual a um ano ou, sendo superior, no excede a dois; VII - em dois anos, se o mximo da pena inferior a um ano. Diferentemente do Direito Penal comum, em que se apresenta como prazo prescricional mximo o perodo de 20 anos, o Cdigo Penal Militar apresenta um prazo mximo de 30 anos, aplicado pena de morte. No que tange ao perodo mnimo, o CPM continua prevendo o prazo de dois anos, diversamente do CP comum, no qual o prazo mnimo de trs anos (aps alteraes ocorridas em 2010). exceo desses prazos, os demais se assemelham ao dispositivo do Cdigo Penal comum. Sobre o tema j questionou a Cespe:

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

(CESPE_Defensor Pblico da Unio_DPU_2004) Julgue os seguintes itens, relativos s penas e extino da punibilidade no mbito do direito penal militar. A prescrio da ao penal dos crimes aos quais cominada pena de morte se d em vinte anos. Errado Comentrio: Conforme se viu, o prazo prescricional da pena de morte de 30 anos art. 125, I do CPM.

Termo

Inicial

para

Contagem

da

Prescrio

da

Pretenso Punitiva O termo inicial para a contagem da prescrio est presente no art. 125, 2 do CPM.
30

Art. 125, 2 A prescrio da ao penal comea a correr: a) do dia em que o crime se consumou; b) no caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa; c) nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia; d) nos crimes de falsidade, da data em que o fato se tornou conhecido. Peculiaridade bastante explorada em provas de concursos se refere ao crime de Desero: Incio do Prazo Prescricional na Desero: O crime de desero, conforme entendimento do STM, de natureza permanente. Assim, enquanto o desertor estiver ausente, o delito estar se consumando. Explicitando o entendimento do STM, indagou a Cespe:

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

CESPE 2011 STM ANALISTA JUDICIRIO Considere que um militar em atividade se ausente de sua unidade por perodo superior a quinze dias, sem a devida autorizao, sendo que, no decorrer de sua ausncia, lei nova, mais severa e redefinindo o crime de desero, entre em vigor. Nessa situao, ser aplicada a lei referente ao momento da conduta de se ausentar sem autorizao, porquanto o CPM determina o tempo do crime de acordo com a teoria da atividade. Certo ou Errado14
14

A parte sublinhada est errada. Apesar de se adotar a Teoria da Atividade para definir o Tempo do Crime, deve-se ter cautela com os crimes permanentes e com os crimes continuados. Em relao eles, a nova lei que entra em vigor antes de cessada a continuidade ou permanncia, ser aplicada ao caso, mesmo que seja mais grave. Tal concluso decorre do seguinte verbete sumular: STF, Smula 711 - A lei penal mais grave

31

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

A grande maioria da doutrina tambm entende assim, embora respeitveis doutrinadores, como Claudio Amin e Ione Cruz discordem desse entendimento, sustentado que a desero seria um crime instantneo de efeitos permanentes. No que tange reduo dos prazos prescricionais, dispe o art. 129 do CPM: Reduo da Prescrio - Art. 129. So reduzidos de metade os prazos da prescrio, quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de vinte e um anos ou maior de setenta. Confirmando o entendimento da Desero como crime permanente e trabalhando a reduo dos prazos prescricionais do dispositivo citado acima, o STF decidiu recentemente: STF, Informativo 682 - Desero e crime permanente A natureza do crime de desero, previsto no art. 187 do CPM, permanente e o marco prescricional inicia-se com a cessao da referida permanncia, ou seja, com a captura ou a apresentao voluntria do militar. Com base nesse entendimento, a 2 Turma denegou habeas corpus em que se pleiteava o reconhecimento da prescrio por possuir o paciente menos de 21 anos quando se afastara das fileiras do Exrcito. Consignou-se que o ru teria mais de 21 anos quando se apresentara ao batalho e, portanto, no haveria direito reduo do prazo prescricional do art. 129 do CPM (So reduzidos de metade os prazos da prescrio, quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de vinte e um anos ou maior de setenta). HC 112511/PE, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 2.10.2012. (HC-112511)

aplica-se ao crime continuado ou a crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. O crime de desero, conforme entendimento do STM, de natureza permanente. Assim, enquanto o desertor estiver ausente, o delito estar se consumando.

32

Dessa forma, o prazo se inicia quando o indivduo desertor capturado15 ou quando se apresenta para o servio. Sobre a prescrio no crime de desero deve-se atentar ainda para o disposto no seguinte artigo do CPM: Prescrio no caso de desero Art. 132. No crime de desero, embora decorrido o prazo da prescrio, esta s extingue a punibilidade quando o desertor atinge a idade de quarenta e cinco anos, e, se oficial, a de sessenta.

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Sobre o tema indagou a Cespe: Magistratura de SC, Direito Militar, 2.008, Execuo TJ/SC No crime de desero, embora decorrido o prazo de prescrio, esta s extingue a punibilidade quando o agente: a) No for reincidente em crime doloso. b) Contar com pelo menos 30 (trinta) anos de idade quando do incio do fluxo do prazo prescricional. c) Atingir a idade de 45 (quarenta e cinco anos), e, se oficial, a de 60 (sessenta) anos. d) Permanecer incorporado s foras armadas. e) Cumprir a pena acessria que tenha sido aplicada. GABARITO: C Comentrio: Expressa disposio legal - Art. 132 do CPM.

No mesmo sentido, avaliando o mesmo dispositivo legal, se verificam as seguintes questes:


Sobre o tema indagou a Cespe: CESPE DEFENSOR PBLICO FEDERAL - 2004 Se um oficial da Aeronutica desertasse aos 25 anos de idade e fosse capturado 25 anos depois, a ao penal j se encontraria prescrita em abstrato, pois o crime de desero possui pena mxima de 2 anos. Errado
15

33

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

(OFICIAL DE POLCIA MILITAR/PR 2009) Julgue os itens: No crime de desero, embora decorrido o prazo da prescrio, esta s extingue a punibilidade quando o desertor atinge a idade de quarenta e cinco anos, e, se oficial, a de sessenta. Certo

CESPE CBM/DF 2011 OFICIAL COMBEIRO MILITAR Julgue os prximos itens, relativos a institutos diversos de direito penal militar. No crime de desero, embora decorrido o prazo da prescrio, esta s extinguir a punibilidade quando o desertor atingir a idade de quarenta e cinco anos, e, se oficial, a de sessenta. Essa regra aplicase apenas aos desertores foragidos16.
Certo

Incio do Prazo Prescricional no Falso: Nos crimes de falsidade, lembre-se sempre que a prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido.

"EMENTA: PRESCRIO EM DELITO DE DESERO I - O sistema do CPM configura duas hipteses para a questo da prescrio, em caso de delito de desero, a saber: - a primeira se refere ao trnsfuga, ou seja, aquele que permanece no estado de desero. A ele aplicvel a norma especial do art. 132, do CPM, da qual destinatrio especfico. Nessa situao, s usufruir da extino da punibilidade ao atingir os limites de idade; e - a segunda dirigida ao militar que deserta e posteriormente reincorporado, em decorrncia de sua apresentao voluntria ou captura. A este aplicvel a norma geral alusiva prescrio nsita no art. 125, do CPM. II - No caso vertente, a prescrio de ser observada to-s pela regra geral do art. 125/CPM, dado que o desertor apresentara-se, voluntariamente, a 15.01.02, data em que cessou a permanncia da prtica do delito de desero, passando, da, a correr o lapso prescricional nos exatos termos do art. 125, 2, c, do CPM. III - Preliminar de no conhecimento do Pedido Correicional rejeitada. IV - No mrito, foi deferida a Correio Parcial para, desconstituindo-se a Deciso guerreada, determinar-se a remessa dos autos da IPD n 253/98 Procuradoria-Geral da Justia Militar para que proceda como entender de direito. IV - Deciso por maioria." (STM. Cparfe 2002.01.001814-4/DF, Relator: Min. Expedito Hermes Rego Miranda, Julgamento: 21/03/2002)

16

34

Causas Suspensivas da Prescrio:

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

O rol do art. 125, 4 do CPM taxativo. Art. 125, 4 A prescrio da ao penal no corre: I - enquanto no resolvida, em outro processo, questo de que dependa o reconhecimento da existncia do crime; II - enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro. Sendo taxativo, se conclui que no se fala da suspenso do processo e da prescrio no caso de citao por edital onde o ru no comparece nem constitui advogado, pois no se aplica ao processo penal militar a previso contida no art. 366 do CPP nem por analogia. Cobrando o referido entendimento, a Cespe considerou errada a seguinte afirmao: No processo penal militar, efetivada a citao por edital, no comparecendo o ru, nem constituindo advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada de provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar a priso preventiva. O inciso do artigo 125, 4 do CPM trata das chamadas questes prejudiciais previstas dos arts. 122 a 127 do CPPM. Quanto situao descrita no inciso II, afirma-se que a razo reside na impossibilidade de extradit-lo; logo, no h culpa do Estado e a prescrio no corre aqui no Brasil. Importante registrar a diferena entre a suspenso e a interrupo da prescrio. Vejamos: A suspenso envolve um congelamento do prazo, de modo a se considerar, no reinicio da contagem, o lapso que foi transcorrido at o momento da causa suspensiva. J na interrupo se zera o prazo, de modo a se reiniciar a contagem total, independentemente do tempo transcorrido at a
35

causa interruptiva. Sobre o tema dispe o art. 128 do CPM: Interrompida a prescrio, salvo o caso do 3, segunda parte, do art. 126, todo o prazo comea a correr, novamente, do dia da interrupo. Causas Interruptivas O art. 125, 5 do CPM trata das causas interruptivas da prescrio. O Cdigo apresenta duas causas apenas: 1) instaurao do processo, (que se d com o recebimento da denncia ou da queixa subsidiria); 2) sentena condenatria recorrvel. Dispe o aludido artigo: Art. 125, 5 O curso da prescrio da ao penal interrompese: I - pela instaurao do processo; II - pela sentena condenatria recorrvel. O Cdigo Penal Militar, diferentemente do Cdigo Penal comum, no prev a publicao do acrdo recorrvel como hiptese de interrupo. Assim, surgiu a discusso a respeito de se poder aplicar a disposio do Cdigo Penal comum seara militar por analogia. Sobre o tema o STF, em 2012, manifestou-se, afirmando que levar para o direito penal militar o marco interruptivo do direito penal comum configuraria analogia in malam partem. No caso em anlise, havia se utilizado o acrdo condenatrio como marco interruptivo. Nesse contexto imprescindvel a leitura do informativo 687 do STF. Vejamos: Justia militar e causa interruptiva da prescrio

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

36

Ante

princpio

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

da

especialidade,

no

possvel

estender-se disciplina militar o disposto no inciso IV do art. 117 do CP (Art. 117 - O curso da prescrio interrompe-se: ... IV pela publicao da sentena ou acrdo condenatrios recorrveis) para considerar, em prejuzo do ru, como marco interruptivo, acrdo que lhe majore a pena imposta. Essa a concluso da 1 Turma ao conceder habeas corpus para declarar extinta a punibilidade do paciente. Assentou-se que, em matria castrense, o acrdo no interromperia a prescrio, somente a sentena (CPM: Art. 125. ... 5 O curso da prescrio da ao penal interrompe-se: ... II - pela sentena condenatria recorrvel). Observou-se a pena concretizada e o tempo transcorrido entre a publicao da sentena condenatria e a data do trnsito em julgado da apelao perante o STM, para se reputar consumada a prescrio intercorrente da pretenso punitiva do Estado. O Min. Luiz Fux enfatizou que a criao por analogia de causa interruptiva de prescrio no campo do direito penal seria in malam partem. HC 111653/SP, rel. Min. Dias Toffoli, 6.11.2012. (HC-111653) Sobre a disposio do art. 125, 5 do CPM, indagou a Cespe:

CESPE 2004 STM ANALISTA JUDICIRIO A extino da punibilidade d-se, entre outras causas, pela prescrio, a qual, no curso da ao penal, interrompida pela instaurao do processo, pela sentena condenatria recorrvel e pela prtica de outro crime pelo acusado. Errada Comentrio: A parte sublinha est errada, pois a prtica de outro crime no causa suficiente para a interrupo da prescrio (art. 125, 5, CPM).

37

Causas Modificativas do Prazo Prescricional (art. 125, 3 do CPM) Dispe o CPM: Art. 125, 3 No caso de concurso de crimes ou de crime continuado, a prescrio referida, no pena unificada, mas de cada crime considerado isoladamente. Trata-se de disposio semelhante prevista no art. 119 do CP comum que afirma: No caso de concurso de crimes, a extino da punibilidade incidir sobre a pena de cada um, isoladamente. O tema ainda tratado pela smula 497 do STF que afirma: Quando se tratar de crime continuado, a prescrio regula-se pela pena imposta na sentena, no se computando o acrscimo decorrente da continuao. O que se est afirmando que no caso de concurso de crimes no se consideram o aumento decorrente do sistema da acumulao material e do sistema da exasperao. Ainda no contexto do art. 129 do CPM, h outra causa modificativa do prazo prescricional que merece sua ateno em provas objetivas, que a reduo do prazo prescricional em crime cometido por menor de 21 anos. Vejamos a disposio legal: Art. 129. So reduzidos de metade os prazos da prescrio, quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de vinte e um anos ou maior de setenta. O CPM adota como parmetro a data do crime, exclusivamente, no adotando a data da sentena com faz o CP comum. No que tange essa reduo no mbito do crime de desero remetemos o estudante deciso do informativo 682 do STF citado na pgina 30 da presente aula. Caso importante, tambm relacionado ao crime de desero, e que foi tratado pelo STF recentemente o seguinte: STF, Informativo 652 - A prtica de segundo crime de desero no suspende nem interrompe o prazo prescricional
38

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

quanto ao penal movida em decorrncia de anterior delito militar de desero. Com esse entendimento, a 2 Turma deferiu habeas corpus impetrado em favor de militar condenado como incurso no art. 187 do CPM (Ausentar-se o militar, sem licena, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias: Pena - deteno, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena agravada). Restabeleceu-se o julgado que declarara extinta a punibilidade do paciente pela prescrio da pretenso punitiva, nos termos do art. 123, IV (Art. 123. Extingue -se a punibilidade: ... IV - em doze anos, se o mximo da pena superior a quatro e no excede a oito) e do art. 125, VI, (Art. 125. A prescrio da ao penal, salvo o disposto no 1 dste artigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: ... VI - em quatro anos, se o mximo da pena igual a um ano ou, sendo superior, no excede a dois), ambos do CPM. Precedentes citados: HC 79432/PR (DJU de 15.10.99); HC 106545/RJ (DJe de 12.4.2011); HC 100802/RJ (DJe de 7.6.2011). HC 102008/RJ, rel. Min. Ayres Britto, 13.12.2011. (HC-102008) Com base no art. 132 do CPM, para a segunda desero, aplicase a regra especial: Art. 132. No crime de desero, embora decorrido o prazo da prescrio, esta s extingue a punibilidade quando o desertor atinge a idade de quarenta e cinco anos, e, se oficial, a de sessenta. Sobre o tema indagou a Cespe:

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

CESPE STM 2011 ANALISTA JUDICIRIO Julgue os itens a seguir, acerca das condutas definidas como crimes militares e dos seus efeitos. A prescrio da ao penal militar, de regra, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, possuindo
39

natureza jurdica de causa extintiva da punibilidade. Entretanto, no crime de desero, o sistema do CPM configura duas hipteses para a questo castrense. Certo Fundamento: art. 125 c/c 132, CPM Tambm fundamenta a correo da presente afirmao o seguinte precedente:
"EMENTA: PRESCRIO EM DELITO DE DESERO I - O sistema do CPM configura duas hipteses para a questo da prescrio, em caso de delito de desero, a saber: - a primeira se refere ao trnsfuga, ou seja, aquele que permanece no estado de desero. A ele aplicvel a norma especial do art. 132, do CPM, da qual destinatrio especfico. Nessa situao, s usufruir da extino da punibilidade ao atingir os limites de idade; e - a segunda dirigida ao militar que deserta e posteriormente reincorporado, em decorrncia de sua apresentao voluntria ou captura. A este aplicvel a norma geral alusiva prescrio nsita no art. 125, do CPM. II - No caso vertente, a prescrio de ser observada to-s pela regra geral do art. 125/CPM, dado que o desertor apresentara-se, voluntariamente, a 15.01.02, data em que cessou a permanncia da prtica do delito de desero, passando, da, a correr o lapso prescricional nos exatos termos do art. 125, 2, c, do CPM. III - Preliminar de no conhecimento do Pedido Correicional rejeitada. IV - No mrito, foi deferida a Correio Parcial para, desconstituindo-se a Deciso guerreada, determinar-se a remessa dos autos da IPD n 253/98 Procuradoria-Geral da Justia Militar para que proceda como entender de direito. IV - Deciso por maioria." (STM. 2002.01.001814-4/DF, Relator: Min. Expedito Hermes Rego Miranda, Julgamento: 21/03/2002)

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

da

prescrio,

ora

aplicando

norma

geral,

ora

estabelecendo norma especial, previstas igualmente no estatuto

40

No crime de insubmisso, tambm h regra especial no que tange prescrio. O insubmisso aquele jovem que foi convocado, mas no se apresenta para a incorporao ou deixa de se apresentar no ato oficial. O crime de insubmisso est delimitado pelo CPM da seguinte forma: Art. 183. Deixar de apresentar-se o convocado incorporao, dentro do prazo que lhe foi marcado, ou, apresentando-se, ausentar-se antes do ato oficial de incorporao. Pena - impedimento, de trs meses a um ano. Como a pena mxima para o crime de 1 ano, o prazo prescricional ser de 4 anos. O jovem insubmisso submetido a exame de sade, ao ser apresentado ou capturado e, se considerado apto, ser includo no servio. Isso, alis, condio de procedibilidade da ao penal. Sobre o tema vale a leitura de duas smulas do STM: STM, smula 8. O desertor sem estabilidade e o insubmisso que, por apresentao voluntria ou em razo de captura, forem julgado em inspeo de sade, para fins de reincluso ou incorporao, incapazes para o Servio Militar, podem ser isentos do processo, aps o pronunciamento do representante do Ministrio Pblico. STM, smula 12. A praa sem estabilidade no pode ser denunciada por desero sem ter readquirido o status de militar, condio de procedibilidade para a persecutio criminis, atravs da reincluso. Para a praa estvel, a condio de procedibilidade a reverso ao servio ativo. Na insubmisso, se o sujeito est presente, o prazo

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

prescricional de 4 anos. Se era menor de 21 anos, ter o benefcio do redutor do prazo prescricional.

41

H uma regra especial para esse crime, presente no art. 131 do CPM, segundo a qual o prazo prescricional s comea a correr para o insubmisso ausente quando ele atinge 30 anos. Art. anos. Prescrio das Penas Acessrias O CPM prev regra especial para a Prescrio das Penas Acessrias em seu art. 130 do CPM: Art. 130. imprescritvel a execuo das penas acessrias. Registre-se que a imprescritibilidade tratada nesse artigo se refere somente execuo das penas acessrias. Assim, se percebe que o CPM no segue a regra geral do CP comum, onde as penas mais leves sempre prescrevem com as mais graves. Prescrio pela Pena Ideal (Smula 438 do STJ) Trata-se de prescrio que se baseia na pena que 131. A prescrio comea a correr, no crime de insubmisso, do dia em que o insubmisso atinge a idade de trinta

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

hipoteticamente seria aplicada ao agente e, com suporte na mesma (pena, em tese, futura, eventual, aplicada) calcula-se o prazo prescricional. No se utiliza, portanto, a pena em abstrato (mximo da pena cominada), mas a pena em concreto, ainda que virtual, hipottica, ou, em perspectiva. Aqueles que defendem sua aplicao se baseiam sobretudo na ausncia de interesse de agir (condio da ao penal), pois no haveria utilidade uma ao penal, se se permitisse vislumbrar que a pena a ser aplicada fatalmente oportunizaria um prazo prescricional j decorrido poca em que a sentena ser proferida.

42

Segundo entendimento prevalente, no se aplica a prescrio pela pena ideal, nem no direito penal militar, nem no direito penalcomum. STJ, smula 438. inadmissvel a extino da punibilidade pela prescrio penal. Prescrio Retroativa A prescrio retroativa leva em considerao a pena aplicada, in concreto, na sentena condenatria, contrariamente prescrio in abstrato, que tem como referncia o mximo de pena cominada ao delito. A prescrio retroativa subespcie da prescrio da pretenso punitiva, pois embora se paute na pena concretiza na sentena avaliada antes do transito em julgado da mesma para a defesa. Segundo Damsio de Jesus tem por fundamento o princpio da pena justa, significando que, ausente recurso da acusao ou improvido este, a pena aplicada na sentena era, desde a prtica do fato, a necessria e suficiente para aquele caso concreto. Em razo disso deve servir de parmetro para a prescrio, desde a consumao do fato, inclusive. Nesses termos, a prescrio retroativa pode ser considerada entre o recebimento da denncia e a sentena condenatria (no havendo mais que se falar em prescrio entre a data do fato e o recebimento da denncia, situao que decorria de analogia a favor do ru feita com base no direito penal comum que, no entanto, aboliu esse tipo de prescrio retroativa). Para a caracterizao da prescrio retroativa deve-se observar o seguinte: 1) Pressupostos da prescrio retroativa: a) Inocorrncia da prescrio abstrata
43

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

da

pretenso

punitiva

com

fundamento

em

pena

hipottica, independentemente da existncia ou sorte do processo

b) Sentena penal condenatria recurso.

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

c) Trnsito em julgado para a acusao ou improvimento de seu 2) Como encontrar o prazo prescricional Para se encontrar o prazo prescricional, na modalidade retroativa, deve-se adotar as seguintes providncias: a) Tomar a pena concretizada na sentena condenatria. b) Verificar qual o prazo prescricional correspondente (art. 125 do CPM). c) Analisar a existncia de causa modificadora do lapso prescricional. Termo Inicial (olhando do fim para o incio do processo): Sentena Condenatria. Termo final (olhando do fim para o incio do processo): Recebimento da Denncia. Visualizando: Prescrio Retroativa

Recebimento da Denncia

Sentena Condenatria

Exemplo: em um crime cuja pena mxima em abstrato seja de 2 anos o indivduo, regularmente processado foi condenado somente a 6 meses. Nesse caso, a pena de 6 meses tem prazo prescricional de 2 anos. Dessa forma, deve-se calcular a prescrio retroativa da sentena at o recebimento da inicial acusatria.
44

Cuidado: At a edio da Lei 12.234/10, alteradora do Cdigo Penal comum, era possvel a analogia in bonam partem, pois, como no direito penal comum era possvel retroagir at a data do fato, tambm adotava-se esse marco temporal para a contagem do prazo prescricional. No entanto, a citada lei acabou com essa modalidade de prescrio retroativa, no mais se admitindo retroao da contagem momento anterior ao recebimento da denncia. Prescrio Superveniente ou Intercorrente A prescrio intercorrente, superveniente ou subsequente, se inicia a partir da sentena condenatria, e vai at o trnsito em julgado para a acusao e defesa. A prescrio intercorrente, a exemplo da prescrio retroativa, leva em considerao a pena aplicada in concreto na sentena condenatria. Assim, as prescries retroativa e intercorrente assemelham-se, com a diferena de que a retroativa volta-se para o passado, isto , para perodos anteriores sentena, e a intercorrente dirige-se para o futuro, ou seja, para perodos posteriores sentena condenatria recorrvel. Pressupostos da prescrio intercorrente: 1) Pressupostos da prescrio intercorrente a) Inocorrncia retroativa. b) Sentena condenatria. c) Trnsito em julgado para a acusao ou improvimento de seu recurso. 2) Como encontrar o prazo prescricional: a) Tomar a pena concretizada na sentena condenatria. da prescrio abstrata e da prescrio

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

45

b) Verificar qual o prazo prescricional correspondente (art. 125 do CPM). c) analisar a existncia de causa modificadora do lapso prescricional. Visualizando: Prescrio Superveniente

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

Sentena Condenatria Comparando:

Trnsito em Julgado

Prescrio Retroativa

Prescrio Superveniente

Recebimento da Denncia

Sentena Condenatria

Trnsito em Julgado

Prescrio da Pretenso Executria Nesse tipo de prescrio, o pressuposto o trnsito em julgado para acusao e para defesa. Ela est prevista no CPM da seguinte forma:

46

Art. 126. A prescrio da execuo da pena privativa de liberdade ou da medida de segurana que a substitui (art. 113) regula-se pelo tempo fixado na sentena e verifica-se nos mesmos prazos estabelecidos no art. 125, os quais se aumentam de um tro, se o condenado criminoso habitual ou por tendncia. A doutrina considera que o aumento de 1/3 se d somente pela reincidncia, sendo inadequada a expresso criminoso habitual ou por tendncia. Assim, afirma-se que o art. 78 do CPM no foi recepcionado pela Constituio de 1988. Vejamos a disposio tida por no recepcionada:
Criminoso habitual ou por tendncia Art. 78. Em se tratando de criminoso habitual ou por tendncia, a pena a ser imposta ser por tempo indeterminado. O juiz fixar a pena correspondente nova infrao penal, que constituir a durao mnima da pena privativa da liberdade, no podendo ser, em caso algum, inferior a trs anos.

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

A prescrio comea a correr do dia em que passa em julgado a sentena condenatria; que revoga a suspenso condicional da pena; ou que revoga o livramento condicional. O prazo tambm poder ser iniciado no caso de interrupo do cumprimento da pena por fuga, por exemplo. Sobre o tema dispe o CPM, da mesma forma que o Cdigo Penal comum (art. 113 do CP): CPM, Art. 126, 2: No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento ou desinternao condicionais, a prescrio se regula pelo restante tempo da execuo. Assim, se h interrupo da pena por internao, quando h doena superveniente, no sendo hiptese de suspenso da pena por medida de segurana, esse tempo computado como cumprido. Se sobrevier a cura, o indivduo retorna ao cumprimento da pena.
47

Diversamente, se o laudo demonstra que ele no reverte mais ao seu estado de sade, a pena ser substituda por medida de segurana e ele no volta mais a cumpri-la. Considerando que a pena cumprida pena extinta. Isso significa que, no caso de evadir-se o condenado, a prescrio regulada pelo tempo restante de pena. O CPM, em seu art. 126, 3, afirma que o curso do prazo prescricional fica suspenso enquanto o condenado estiver preso em cumprimento de outra condenao e interrompe-se em caso de incio ou continuao do cumprimento da pena em questo. Vejamos: Art. 126, 3 O curso da prescrio da execuo da pena suspende-se enquanto o condenado est prso por outro motivo, e interrompe-se pelo incio ou continuao do cumprimento da pena, ou pela reincidncia. Ateno: a reincidncia s influencia a prescrio da pretenso executria, e no a prescrio da pretenso punitiva. Conforme j havamos afirmado: O art. 128 do CPM informa que a interrupo da prescrio retorna o prazo prescricional ao seu incio: Art. 128. Interrompida a prescrio, salvo o caso do 3, segunda parte, do art. 126, todo o prazo comea a correr, novamente, do dia da interrupo. O art. 127 do CPM afirma: Verifica-se em quatro anos a prescrio nos crimes cuja pena cominada, no mximo, de reforma ou de suspenso do exerccio do posto, graduao, cargo ou funo. Trata-se de crimes em que no haja previso de pena privativa de liberdade. Exemplo o crime previsto no art. 204 do CPM que trata do exerccio de comrcio por oficial. A pena mais grave a reforma. Como no h pena privativa de liberdade, aplica-se o art. 127 do CPM, prescrevendo assim em 4 anos.
Grande abrao e at a prxima aula! Prof. Pablo Farias Souza Cruz 48

Curso de Direito Penal Militar para Analista do Ministrio Pblico da Unio

You might also like