You are on page 1of 7

Curso de Resgate em Estruturas Colapsadas Nvel Leve

Lio 2 Organizao e Incio da Resposta em Estruturas Colapsadas


ESTRUTURA COLAPSADA Refere-se condio de uma edificao que em virtude de um fenmeno natural ou um evento provocado pelo homem, sofre danos considerveis em seus elementos estruturais principais de base de sustentao, produzindo sua destruio parcial ou total. Sob essas condies, necessrio utilizar um conjunto de tcnicas apropriadas que, em conjunto com a aplicao de normas de segurana, torne possvel localizar, liberar e extrair pessoas que tenham ficado aturdidas ou semi-presas por escombros menores, seja na periferia da edificao ou na superfcie da mesma. ESTRUTURA DE UM GRUPO USAR Uma operao BREC considerada uma das mais perigosas atividades que se pode executar no processo de resgate. Os especialistas se expem a muitos perigos sobre os quais no tm controle, como por exemplo uma repetio (rplica) de um evento ssmico gerador do colapso da estrutura na qual est trabalhando. Exemplo do que foi dito o terremoto do Mxico em 1985, onde um grupo de resgatistas com pouca ou nenhuma experincia nessa especialidade, morreu durante a remoo de escombros e penetrao no interior das estruturas. Eles se afogaram quando ocorreu uma inundao por guas provenientes de nveis subterrneos que alagou o poro. Portanto, necessrio ser muito cuidadoso ao efetuar a configurao, capacitao e treinamento de um grupo cuja responsabilidade seja o trabalho em estruturas colapsadas. Definio de Grupo USAR: Um elemento ativo, estruturado e organizado de acordo com o sistema de resposta a emergncias, que tem como parte de sua base operacional o desenvolvimento de atividades dirigidas busca, localizao, estabilizao e extrao de pessoas que tenham ficado presas em uma estrutura colapsada e que utiliza como fundamento operacional o Sistema de Comando de Incidentes. Definio de um Grupo USAR Nvel Leve Elemento ativo do sistema de resposta a emergncias, que tem como finalidade desenvolver atividades dirigidas utilizao do protocolo do primeiro resgatista (Assumir o comando inicial do incidente, Avaliar a situao, Report-la, Assegurar a zona impactada, Estabelecer o PC, Transferir o comando) e as atividades de busca convencional, estabilizao e resgate de vtimas superficiais e que utiliza como fundamento operacional o sistema para comando de incidentes.

Trad. Ago 07

Material de Referncia

MR 2- 1

Curso de Resgate em Estruturas Colapsadas Nvel Leve


Classificao dos Grupos de resposta em Estruturas Colapsadas da INSARAG

Nvel
1 2 3 Leve Intermedirio Pesado

Autonomia
Apoio Dirio 8 dias 12 dias

Campo de Ao
Resgate Superficial Pacientes Presos Pacientes Complexos Presos

Equipamento
Ferramentas Bsicas e alguns equipamentos de apoio Equipamentos, Ferramentas e acessrios (eltricos, hidrulicos, pneumticos) Mquinas Pesadas, T-Sar, K-SAR

A unidade bsica operacional que constitui um Grupo USAR Leve denominada equipe e geralmente consta de cinco membros, requerendo-se um mnimo de duas equipes para poder trabalhar e descansar em rodzio nas etapas que formam uma operao de nvel leve. importante enfatizar que uma ou vrias equipes podem ser parte de um Grupo USAR, como tambm por si s pode operar dentro de sua organizao de primeira resposta como um recurso especializado a nvel leve. Para os fins deste curso, a distribuio de responsabilidades e funes do pessoal que constituir uma equipe pode ser distribuda da seguinte forma: Um lder da equipe Quatro resgatistas

Suas funes so a seguir detalhadas. 1. Lder da Equipe Assumir o Comando do Incidente (primeiro a chegar) Ligao com o superior imediato segundo o C.I. Receber as designaes de trabalho. Designar as tarefas aos resgatistas. Manter o rodzio do grupo. Decidir sobre as ferramentas a utilizar. Manter informado o superior imediato segundo o C.I. estabelecido. Velar pela segurana do grupo.

2. Encarregado da Logstica um dos Resgatistas que faz rodzio com os demais como ligao com o chefe de logstica do S.C.I Recebe as necessidades de ferramentas, equipamentos e acessrios (FEA) do Lder, posiciona os recursos, mantm o inventrio, realiza a reparao bsica das FEA e coordena com o depsito a devoluo das mesmas.
3. Resgatista Receber as designaes de trabalho do lder. Utilizar as FEA de maneira correta e segura. Informar o lder do progresso da tarefa. Solicitar ao lder recursos necessrios para completar a tarefa; essa funo executada por um dos resgatistas que funciona como logstico e que deve ser designado pelo lder.

Trad. Ago 07

Material de Referncia

MR 2- 2

Curso de Resgate em Estruturas Colapsadas Nvel Leve


FASES DA MISSO DE UM GRUPO USAR LEVE 1. Fase de Preparao Contar com adequados e contnuos procedimentos de preparao, capacitao e treinamento tanto do pessoal, como dos equipamentos e ferramentas, assim como tambm das condies administrativas, pessoais e funcionais das quais se depende para poder responder eficientemente. 2. Fase de Ativao e Mobilizao Neste ponto, a idia que se consolide uma forma de manter um controle contnuo sobre o pessoal e os procedimentos que garantam a correta ativao e mobilizao de pessoal e equipamento para a zona onde so necessrios, como parte de sua atividade e equipe diria. 3. Fase de Operaes no Incidente Destaca-se a importncia de no descuidar das aes no local que garantam coordenao, suporte, logstica, controle de gesto, segurana e, logicamente, o cumprimento da misso que foi designada. 4. Fase de Desativao Desmobilizao Nesta fase so trabalhados os aspectos que sempre so esquecidos ou que no se presta maior ateno: o encerramento de operaes na rea de impacto onde estamos. Este ponto to importante como a ativao, j que aqu onde, por causa do cansao ou euforia de haver atingido o objetivo, nos esquecemos de aspectos bsicos do processo, falhando na ltima hora. 5. Fase de Atividades Ps-Misso (Avaliao e Relatrio Final) No devemos esquecer a reunio da equipe, posterior ao regresso base, a fim de avaliar, corrigir e felicitar pelo trabalho realizado. Este um exerccio fundamental para o melhoramento contnuo de uma equipe slida e comprometida, assim como a elaborao detalhada do relatrio final com as lies apreendidas.

ETAPAS DE UMA OPERAO DE BUSCA E RESGATE EM ESTRUTURAS COLAPSADAS As etapas em uma operao significam a seqncia de procedimentos para o resgate de vtimas presas em uma estrutura colapsada e est formada por seis etapas, que so: 1. Avaliao inicial para o atendimento A avaliao inicial um procedimento metdico e ordenado para recolher as informaes quando analisamos uma situao de colapso estrutural. um processo contnuo que se inicia quando nos inteiramos da emergncia, at que se complete toda a operao, sendo um dos passos fundamentais. Ao receber a chamada da emergncia d-se incio ao monitoramento das informaes do evento que vai ser atendido. Esse primeiro passo de responsabilidade do mecanismo encarregado de receber as chamadas (Sistema ou Central de Despacho) para depois transferi-lo da forma mais completa possvel ao chefe do grupo. 2. Avaliar e Assegurar a Cena Aplicao de tcnicas que permitem garantir a segurana e proteo do entorno onde se presume esteja a vtima, atravs da eliminao de perigos potenciais. Passos a) Ao chegar, estabelecer o Posto de Comando. b) Enquanto vo sendo cumpridas as aes anteriores, o lder do Grupo inicia a identificao dos objetivos da operao, tais como: condies gerais de acesso ` edificao designada plano estratgico e prioridades
Trad. Ago 07 Material de Referncia MR 2- 3

Curso de Resgate em Estruturas Colapsadas Nvel Leve


designao de recursos e pessoal manejo da operao j iniciada por vizinhos ou outros organismos c) Designar tarefas aos membros do grupo USAR. d) Reavaliar a operao e fazer os ajustes, se for necessrio.

3. Reconhecer o Nvel de danos da edificao Quando ocorre o colapso de uma estrutura, a avaliao dos danos uma ao fundamental para a tomada adequada de decises que implica no s na valorao da populao que pode ter ficado afetada, como tambm nas condies fsicas da edificao que, em definitivo, exporo os aspectos quantitativos e qualitativos que se tomaro para o cumprimento das etapas seguintes . 4. Realizar a Busca e Localizao de Vtimas Aplicao de tcnicas visando obter respostas ou indcios da existncia de vtimas com vida em algum espao vital da estrutura colapsada. 5. Proceder a Remoo dos Escombros para ter Acesso ao Paciente Procedimentos desenvolvidos com o fim de abrir, atravs de tcnicas apropriadas, uma via segura para o ponto onde foi localizado o paciente. 6. Estabilizao do Paciente Aes e procedimentos de suporte bsico de vida que se aplica ao paciente com o fim de garantir sua sobrevivncia, enquanto dura sua liberao e posterior entrega a um servio mdico especializado. 7. Resgate Superficial do Paciente Procedimentos e tcnicas aplicadas a um paciente a fim de garantir sua integridade fsica e conseguir extra-lo do espao vital onde havia ficado preso at um ponto de atendimento fora da estrutura colapsada. A seqncia mencionada busca obter uma ordem que permita definir dentro do plano que estabelece o SCI, aes que se designem equipes de trabalho dedicadas a tais fainas especficas. Outro ponto importante, dentro das etapas operacionais e cujo conceito ser base deste curso, a diferena entre vtima e paciente, entendendo-se por vtima qualquer pessoa que presumimos encontre-se presa em uma estrutura colapsada, a qual se converte em paciente uma vez que entremos em contato com ela, seja via voz, som ou tato. SISTEMA DE COMANDO DE INCIDENTES (SCI) Um dos produtos de um adequado processo administrativo, alcanar um conveniente nvel operacional, o qual deve ser entendido como a estrutura de mando operacional que se estabelea no pas ou na regio para o atendimento de um evento particular e que estar configurada em dependncia dos organismos atuantes e da magnitude e efeito do evento. Assim, deve-se contar com uma organizao que proporcione os elementos necessrios para administrar adequadamente uma operao CRECL, conhecida como o Sistema de Comando de Incidentes SCI. O SCI uma ferramenta organizacional que proporciona um sistema padronizado para manejar recursos, coordenar operaes entre as diferentes unidades e dar prosseguimento ao desenvolvimento e a segurana em cena.

Trad. Ago 07

Material de Referncia

MR 2- 4

Curso de Resgate em Estruturas Colapsadas Nvel Leve


Esta metodologia gerencial flexvel em sua aplicao e deve ser utilizada para todos os tipos e tamanhos de eventos. Em essncia, a estrutura fundamental do SCI permanece igual para todos os tipos de incidentes, incluindo incndios, SME, Resgate tcnico ou eventos com produtos perigosos, permitindo a um responsvel na cena controlar todo o desenvolvimento atravs de quatro sees, como mostrado na figura 1. Essas sees crescero em responsabilidades ou se reduziro, em virtude do tamanho e da natureza do caso atendido; Para cada situao, sero ativados somente os componentes da estrutura que sejam necessrios. (Documentar-se com documentos relacionados ao SCI). Para o caso de um incidente nvel leve a estrutura permanece em seu nvel bsico, como poderemos ver na figura 2, enquanto que em casos de maior envergadura, pode ser designado um setor dentro da seo de operaes.

Comandante de Incidente
Oficial de Informacin Oficial de Seguridad Oficial de Enlace Seccin de Operaciones Seccin de Planificacin Seccin de Logstica Seccin de Finanzas/ Administracin

FIGURA 1

O sistema de comando de Incidente est formado como o observamos no grfico, por um comandante de Incidente, que no incio das operaes assume todas as responsabilidades que a organizao requer, e conforme o evento aumenta o comandante do incidente delegar algumas de suas funes. Dentro das funes que delega, esto as de: - Gerente (Oficial) de segurana - Gerente de Informao Pblica - Gerente de Ligao Cada um dos gerentes tem uma funo especfica, a qual devero desempenhar no momento que recebam essa designao por parte do Comandante do Incidente. - Gerente de segurana: Avalia situaes perigosas e detm e previne as aes inseguras - Gerente de ligao: Contata com os representantes das instituies envolvidas - Gerente de informao pblica: Formula e emite as informaes com relao ao incidente Adicionalmente, o grfico apresenta quatro sees, que so: - Planejamento - Operaes - Logstica - Administrao e finanas Assim como os gerentes do Staff, cada uma das sees tem uma funo especfica dentro da organizao.

Trad. Ago 07

Material de Referncia

MR 2- 5

Curso de Resgate em Estruturas Colapsadas Nvel Leve


- Planejamento: - Operaes: - Logstica: - Administrao e finanas: Prev as necessidades e planeja as etapas futuras do evento. Maneja todas as operaes de resposta. Proporciona apoio aos que respondem no incidente. Mantm o controle contbil do incidente.

muito importante reforar que os grupos no nvel leve dentro das operaes esto includos na seo de operaes, como um recurso simples, com seu lder e com uma funo especfica e que, eventualmente, como primeiros respondedores, devemos assumir todas as responsabilidades previstas no Sistema de Comando de Incidentes.
COMANDANTE de INCIDENTE

RESCATISTA 1

RESCATISTA 2

RESCATISTA 3

RESCATISTA 4

FIGURA 2

COORDENAO E MANEJO DO CENRIO DE RESGATE importante que se obtenha o manejo efetivo de cada cenrio de resgate; portanto, as aes a serem ali desenvolvidas devem estar sob a responsabilidade de um oficial a fim de manter a unidade de comando no local e exercer a autoridade sobre todo o pessoal BREC e sua misso, incluindo os membros de outras disciplinas que estejam envolvidos na operao, sempre que se esteja desenvolvendo qualquer das etapas que formam o ciclo de atividades BREC. Esse oficial dever tambm manter uma avaliao contnua das oportunidades de resgate determinando e priorizando as operaes de busca, localizao, acesso, estabilizao e extrao que envolvam a atividade BREC. A esse oficial, responsvel e com autoridade sobre a operao de resgate, se lhe d o ttulo de Comandante de Incidente (CI) e pode ser definido como o lder sobre o qual recai a responsabilidade total do comando no evento atendido. Sua funo primordial est dirigida ao comando e no ao, ou seja, trabalhar a nvel de estratgia e no no de tarefa, o que deve ser coordenado a partir de seu Posto de Comando (PC). Em conformidade com o que foi dito, se destaca a importncia de um Posto de Comando, que deve ser entendido como o ponto estratgico de um cenrio e o podemos definir como o espao fsico, no necessariamente estrutural, onde convergem todos os oficiais ou funcionrios de comando dos diferentes organismos atuantes em um cenrio, a partir de onde se manter o controle e coordenao das operaes e tarefas cumpridas e por cumprir e que estar sob a responsabilidade do Comandante de Cenrio. NVEIS DE UMA REA DE IMPACTO Conhecendo as caractersticas, funes e enfoques do Comandante e seu Posto de Comando, necessrio compartilhar a forma organizacional que se deve dar a uma rea afetada; assim temos quatro nveis a considerar e que permitiro organizar o desenvolvimento da etapa de atendimento e recuperao, da melhor maneira: rea de impacto: Refere-se s reas onde so registrados os diferentes graus de afetao ocasionados por um evento destruidor. Assim, temos:
Material de Referncia MR 2- 6

Trad. Ago 07

Curso de Resgate em Estruturas Colapsadas Nvel Leve


Cenrio: Espao definido de uma rea de impacto, cujo grau de afetao exige mltiplos esforos de ateno e pode estar constitudo por vrias cenas. Cena: Espao do cenrio onde se desenvolve um esforo pontual de atendimento. rea de trabalho: Espao definido fisicamente e que est includo na cena e os espaos vizinhos onde se localizam os recursos e atividades de apoio a um esforo pontual de atendimento.

Trad. Ago 07

Material de Referncia

MR 2- 7

You might also like