You are on page 1of 12

Fundamentos de Sociologia do Direito

Fundamentos de Sociologia do Direito

Introduo

A Sociologia Juridica examina a influncia dos fatores sociais sobre o Direito e as incidncias deste na sociedade. Assim esta unidade prope a sua definio terica, campo de investigao e mtodo.

Objetivo

Aprimoramento da reflexo crtica e anlise textual. Aperfeioamento da argumentao escrita e oral. Capacidade de problematizao das noes trabalhadas durante o curso. Conhecimento das noes fundamentais da Sociologia e do Pensamento sociolgico aplicado ao Direito. Reflexo das noes sociolgicas, polticas e histricas com questes contemporneas da Sociologia Jurdica.

Tpicos Abordados

Definio; Aplicao e mtodo.

Introduo Sociologia Jurdica

Fundamentos de Sociologia do Direito

Definio

A Sociologia Juridica um ramo da sociologia que busca descrever e explicar o fenmeno jurdico como parte da vida social, ou ainda, que exprime a a relao interativa entre o social e o jurdico.

O Direito, como afirmava Eugen Erhlich1 , nasce no meio social, criado, interpretado e aplicado por membros da sociedade e persegue objetivos sociais, influenciando o comportamento de seus membros, sendo parte e produto do meio social.

Introduo Sociologia Jurdica

Fundamentos de Sociologia do Direito

Importante Glossrio

1 Eugen Ehrlich descende de uma categoria de juristas que se ocuparam da concepo sociolgica do Direito, considerando-o como realidade social, de forma a estar indissociavelmente ligado sociedade concreta em que se insere e da qual dependente. Dessa forma, o estudo e a aplicao do Direito devem tomar por base os dados sociais como objetivos materiais a alcanar ou os valores sociais que devem ser respeitados. Entretanto, apesar de ser discpulo de Savigny, Ehrlich, ao contrrio daquele, no pertence ao historicismo conservador, assumindo uma posio bem diferente, visto que sua obra foi marcada pela abordagem sociolgica e, dessa maneira, o ponto de vista histrico no apresentado de forma absoluta. Ehrlich pertenceu Escola Livre do Direito, tendo sido sua grande contribuio o embasamento sociolgico s idias centrais da Escola, vislumbrando a existncia de um Direito da sociedade, independente do Direito legislado. O Direito da sociedade era constitudo por suas instituies bsicas (matrimnio, famlia, posse, contrato, sucesso), que eram anteriores a toda e qualquer funo legislativa. Assim, este Direito da sociedade deveria prevalecer sobre o Direito legislado nas decises judiciais. Segundo Erhlich, a realidade jurdica divide-se em trs categorias: a) o Direito da sociedade; b) as regras de deciso em caso de conflito; c) as proposies abstratas do Direito, que costumam ser chamadas de leis. Dentre estas, a principal categoria a primeira, que nada tem a ver como o governo do Estado, visto que a sociedade humana um conjunto enorme de associaes, as quais criam suas prprias ordenaes jurdicas, internas e autnomas. Portanto, a Escola do Direito Livre aperfeioou a crtica da Escola Histrica, opondo-se ao exegetismo e criticando fortemente o formalismo jurdico. Entretanto, esta crtica no pretende desconsiderar por completo o elemento formal, mas possibilitar a insero de outros elementos, tambm fundamentais interpretao e compreenso do fenmeno jurdico. Disponvel em <http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index. php/buscalegis/article/view/25427/24990>. Acessado em 17 de jul. de 2010

Introduo Sociologia Jurdica

Fundamentos de Sociologia do Direito

A Sociologia Juridica analisa o processo de criao do Direito e sua aplicao na Sociedade, considerando o Direito como fato social e examinando a sua eficcia. Como Erhlich afirmava, o centro de gravidade do desenvolvimento do Direito est na prpria sociedade. Postura ligada a sua Escola do Direito Vivo, ou seja, do Direito colhido nos prprios fatos, porque deve ser nas relaes sociais que o direito encontra a explicao dos seus fenmenos, o que permite reconhecer e interpretar o Direito a partir de sua correlao com os fatos sociais. Dessa forma, os estudos de Sociologia do Direito so estudos sempre complexos, necessariamente crticos, evidenciando efeitos sociais e institucionais. George Gurvitch2 , em 1948, escreveu que a Sociologia Jurdica estava em plena formulao e a definio de seu objeto, ainda em processo de identificao. Este formulador da Sociologia Jurdica admitia, em seus trabalhos, a seguinte subdiviso:

Veja a Subdiviso: Sociologia jurdica sistemtica, que tambm chamava de micro-sociologia do direito, que teria como tarefa o estudo da relao funcional entre a realidade social e as espcies de Direito; Sociologia jurdica diferencial, que estudaria o Direito correspondente s formas de sociabilidade, o Direito das sociedades organizadas; o Direito positivo e sua flexibilidade; Sociologia jurdica gentica, voltada para a macro-sociologia dinmica do Direito, analisaria as regularidades da sociedade e os fatores de transformao, de desenvolvimento e de decadncia do Direito no interior de cada tipo particular de sociedade. GURVITICH, Georges. Elementos da sociologia jurdica. Mxico: Puebla,1948.

Introduo Sociologia Jurdica

Fundamentos de Sociologia do Direito

Aplicao e mtodo

Introduo Sociologia Jurdica

Fundamentos de Sociologia do Direito

A dificuldade encontrada pela Sociologia jurdica, enquanto cincia jurdica, a de que os fatos e as relaes sociais so dinmicas e contraditrias, diferentemente das prescries normativas que so estveis e pretendem harmonia da convivncia social.

Da o questionamento aos fundamentos da correlao entre fato social e normas, ou seja, como relacionar um objeto cuja estrutura de manifestao esttica e cuja aplicao est presidida pela ao da autoridade que trabalha com prescries temporariamente imutveis (norma) com um outro, cuja infra-estrutura de ocorrncia dinmica e historicamente contraditria (fato).

Aplicao
Os estudos de Renato Trves, que coletou e sistematizou a evoluo internacional dos estudos sobre o objeto da Sociologia Jurdica, permite afirmar que a Sociologia do Direito pode verificar as correlaes entre o fato social e as normas em trs especificas dimenses de estudos.

A eficcia das normas jurdicas.

Os agentes de implementao da ordem jurdica e suas funes.

Opinio do pblico sobre a ordem, os agentes e os institutos jurdicos.

Esses trs nveis de estudos, isolados ou conjuntamente, constituem o objeto de conhecimento da Sociologia Jurdica.

TREVES, Renato. Sociologia do Direito: origens, pesquisas e problemas. Trad. Marcelo Branchini. Barueri, SP: Manole, 2004.

Introduo Sociologia Jurdica

Fundamentos de Sociologia do Direito

Aplicao e Mtodo
No sculo XIX, a humanidade passou por grandes modificaes sociais, polticas e econmicas. Surgiram novas tendncias e doutrinas, assim como movimentos sociais reformistas e revolucionrios. Todas essas transformaes geraram o desenvolvimento de pressupostos e tcnicas especficas para a interpretao da norma jurdica, tendo em vista as mltiplas implicaes do Direito como produto social. Com a frase famosa de Machado de Assis a sociedade modifica as leis, porm nunca as vi modificarem a sociedade explica-se uma das premissas tericas do mtodo sociolgico: o Direito e a normatividade emanam do grupo social, ambos expressando a forma pela qual a sociedade estabelece as relaes entre os seus componentes. Dessa forma, a sociedade modifica as leis, pois de forma incessante, a estrutura social cria, modifica e suprime normas, respondendo a condies diversas, a necessidades cambiantes e a mltiplos interesses em conflito que, por sua vez, expressam-se de maneira especfica e diferenciada no ordenamento jurdico. Como conseqncia dessa premissa do mtodo sociolgico, importante frisar que a normatividade no tm carter estvel ou perptuo, ou seja, se a sociedade muda deve mudar tambm o Direito. Em decorrncia, o alcance da norma e o significado de seus termos no podem ser estabelecidos a no ser em funo da estrutura social. Assim, o Direito ou a normatividade seriam um instrumento pela sociedade para atingir seus objetivos. Quando no se verifica essa relao, as normas jurdica tm a tendncia de tornarem-se ineficazes, como ser posteriormente visto. essa necessidade, de circunscrever as suas prprias contradies em limites suportveis que evitem a desagregao da prpria sociedade, que provoca a definio de preceitos jurdicos e de funes de autoridades para aplic-los. Entretanto, as leis no modificam a sociedade, isto , o Direito no transforma a sociedade, no lhe prescreve o caminho, nem constitui uma fonte de metas comuns, so afirmaes, como tambm veremos em outra oportunidade, que contrariam uma das funes que lhe atribuda, ou seja, a sua funo transformadora.

Introduo Sociologia Jurdica

Fundamentos de Sociologia do Direito

Avaliao a Distncia

1 - hora de fazer um exerccio para fixar o que voc aprendeu at o momento. Escolha dentre as alternativas abaixo a que apresenta a questo correta. I - A Filosofia do Direito assim como a Sociologia do Direito interessam-se pelos valores morais e ticos presentes na sociedade. II - A Sociologia do Direito tem como objeto a validade da norma, ou seja, a maneira como ela foi elaborada. A - As afirmaes I e II so verdadeiras. B - As afirmaes I e II so falsas. C - Somente a afirmao I verdadeira. D - Somente a afirmao II verdadeira.

2 - hora de fazer um exerccio para fixar o que voc aprendeu at o momento. Escolha dentre as alternativas abaixo a que apresenta a questo correta. A sociedade modifica as leis, porm nunca as vi modificarem a sociedade. O que essa frase de Machado de Assis quer afirmar? A - que o Direito emana exclusivamente do Estado B - que o Direito est desvinculado da sociedade C - que o Direito depende exclusivamente da competncia tcnica dos legisladores D - que o Direito mais transformado pela sociedade, do que esta transformada por aquele.

Respostas - 1 - B, 2 - D

Introduo Sociologia Jurdica

Fundamentos de Sociologia do Direito

3 - hora de fazer um exerccio para fixar o que voc aprendeu at o momento. Escolha dentre as alternativas abaixo a que apresenta a questo correta. I - As leis no podem se alterar, mesmo que ocorram mudanas sociais. II. O direito e a normatividade so meios para a sociedade realizar as suas metas. A - As duas afirmaes esto de acordo com o mtodo sociolgico B - Somente a afirmao I est de acordo com o mtodo sociolgico C - Somente a afirmao II est de acordo com o mtodo sociolgico D - Nenhuma das afirmaes est de acordo com o mtodo sociolgico

Respostas - 3 - D

Introduo Sociologia Jurdica

10

Fundamentos de Sociologia do Direito

Atividade Complementar

Para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto proposto aqui visite o site de Sociologia Geral, clicando no link http://www.socioweb.com/

Introduo Sociologia Jurdica

11

Fundamentos de Sociologia do Direito

Sntese
A sociedade mutvel e com ela tambm muda o Direito. O papel da Sociologia Jurdica de auxiliar o Direito na assimilao dessas mudanas, auxiliando-o no processo de percepo dessas alteraes sociais.

Bibliografia Recomendada

SABADELL, Ana Lcia. Manual de Sociologia Jurdica: Introduo uma leitura externa do Direito. 3 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

Introduo Sociologia Jurdica

12

You might also like