You are on page 1of 12

PLANO DE AULA: CONTOS DE FADAS

CONTEDO Leitura; Escrita; Coordenao motora; Valores; OBJETIVOS Possibilitar o contato com o conto de fadas e as historias fantsticas; Desenvolver a seqncia lgica do pensamento infantil; Desenvolver a capacidade de ateno e socializao; Estimular a capacidade criativa e enriquecer a imaginao; Ordenar conceitos e formar idias; Despertar o interesse dos alunos para os contos de fadas e as historias fantsticas. PBLICO ALVO Crianas entre quatro seis anos. RECURSOS DVD com o conto de fadas; Livros de Contos de Fadas; Lpis, papel, borracha, lpis de cor, giz de cera, hidrocor, tinta guache, pincel, cola, revistas, retalho de pano, tesoura sem ponta; Computador, aparelho de DVD, televiso, Data Show. METODOLOGIA Exibir o DVD com o conto escolhido; Exposio do livro com o conto;

Socializao de idias; Trabalho individual ou em grupo; Exposio do trabalho desenvolvido pelas crianas; PROCEDIMENTOS Incentivao inicial Apresentaes da historia infantil atravs do DVD de desenho animado. Movimento 1 Exposio e socializao do livro de conto de fadas escolhido para mostrar as crianas outra forma de se conhecer as historias com o intuito de despertar nelas o interesse pelos livros. Movimento 2 As crianas analisam e debatem a historia apresentada para desenvolver o seguinte atividade: Recontar a historia da maneira que desejarem, escrita, oral, teatral, em forma de desenho ou colagens. Movimento 3 Desenvolvimento da atividade criativa. Movimento 4 Troca de vivencia. Aps a concluso da atividade, as crianas que assim desejarem contaram o que aprenderam ou o que sentem em relao a historia apresentada, como foi recont-la e o que acharam da atividade feita por seus companheiros de sala. Movimento 5 Exposio do trabalho desenvolvido para os pais e os outros alunos da escola. TEMPO DE DURAO

03 (trs ) 04 ( quatro) horas.


. BETTELHEIM, Bruno. A Psicanlise dos Contos de Fadas. Traduo de Arlene Caetano 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 366 p.

Os sons do cotidiano
Bloco de Contedo

Arte
Contedo

Linguagem Musical
CONTEDO

Escuta atenta dos sons do cotidiano (inclusive o silncio) Conceitos musicais (timbre, altura, durao, intensidade e ritmo) Funcionamento dos instrumentos musicais Mecanismos de propagao sonora e acstica dos materiais.

ANOS 1 e 2

TEMPO 4 meses

OBJETIVO

Desenvolver a acuidade auditiva nas crianas e coloc-las em contato com o sistema de produo de sons
MATERIAL NECESSRIO

Rdio e gravador de som, instrumentos musicais, caixas de

papelo, pedras, conchas, talheres, pregos, tubos de papelo, bambu, garrafas de vidro e garrafes de gua
DESENVOLVIMENTO

1 etapa

Reserve duas aulas para as crianas ouvirem atentamente os sons de diferentes locais dentro da escola (sala, cozinha, ptio) e fora dela (ruas movimentadas, parques). Em outra aula, proponha que as crianas transformem o que ouviram. Elas podem fazer isso ao desenhar e imitar. A inteno mostrar onde h sons estridentes, suaves, bonitos, repetitivos etc. possvel tambm gravar os sons do ambiente e reproduzi-los em classe.

2 etapa

Prepare quatro aulas de investigao e diferenciao dos sons. Com uma boa variedade de materiais em mos (talheres, pedras, conchas, pedaos de madeira etc.), faa barulhos e pea que os alunos digam o que ouvem e depois classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a durao. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se algum bater mais forte? O acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelo? H tambm outras estratgias interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade" (timbre). Toque instrumentos musicais ou reproduza CDs com sons de instrumentos diferentes em cada faixa, caso do CD que acompanha o livro Orquestra Tintim por

Tintim.

3 etapa

o momento de entender o funcionamento dos instrumentos na prtica. Para a produo de sons, sugira a montagem de chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. Qual deles produz um som melhor? Voc pode ir alm e propor a construo de instrumentos simples. Basta a garotada trazer de casa materiais de sucata. As garrafas de vidro produzem diferentes sonoridades conforme a quantidade de gua colocada dentro. Bambus ou tubos podem virar instrumentos de sopro, e garrafes de gua, tambores.
AVALIAO

Verifique se a turma diferencia e classifica os sons durante as atividades e avalie se, na hora de produzir os instrumentos, todos entenderam seus princpios bsicos de funcionamento.

E os bichos? Ser que tm profisses?


Faixa etria

4 e 9 anos
Contedo

Natureza e sociedade
Objetivos

- Utilizar procedimentos de pesquisa para a busca de informaes

em fontes variadas como livros, revistas, enciclopdias, sites da Internet, visitas a campo etc. - Utilizar diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos. - Fazer uso da Biblioteca buscando autonomia nos procedimentos de pesquisa. - Produzir cartazes com pequenos figuras e textos que apiem a exposio do que sabem sobre as profisses. - Utilizar a linguagem oral para expor o que aprenderam. - Utilizar recursos de produo de imagens relacionados aos cartazes preparados para a exposio final.
Contedo

- Definio do que inseto e de quais deles mantm uma organizao hierrquica em suas colnias. - Comparao de semelhanas e diferenas entre. - Estudo de tpicos relacionados organizao da colnia, funes de cada membro, alimentao, reproduo, partes do corpo de cada inseto etc.
Tempo previsto

6 meses
Materiais necessrios

- Diferenciadas fontes de informao: de informaes em fontes variadas como livros, revistas, enciclopdias, sites da Internet, visitas a campo etc.

- Vdeos informativos - Sucata, diferenciados papis e recursos de informtica para preparar a exposio para a Feira de Cincias.
Desenvolvimento das atividades

1. Assistir ao vdeo Vida de inseto, ou Lucas, um intruso no formigueiro; Formiguinhas. 2. Introduza a discusso perguntando: Ser que os bichos tm profisses? Que profisses seriam estas? Como cada um sabe o que deve fazer dentro de uma colnia? O que ser ou quem ser que define cada tarefa? 3. Faa um levantamento do que sabem a respeito. Voc poder criar um quadro de informaes: O QUE J SABEMOS, O QUE QUEREMOS DESCOBRIR, O QUE APRENDEMOS. 4. Planeje o estudo de cada um dos insetos num ms diferente: abelhas, formigas e cupins. Lembre-se que o objetivo comparar semelhanas e diferenas entre estes seres vivos que se organizam em colnias. 5. Solicite s crianas que tragam material de pesquisa para descobrir informaes sobre os insetos. 6. Buscar informaes sobre as abelhas, formigas e cupins relacionadas s profisses existentes na colmia, formigueiro e

cupinzeiro: a diviso das tarefas, comida, trabalho, rainha, reproduo etc. 7. Listar tpicos mais importantes para direcionar a pesquisa destes 3 grupos de insetos: organizao da colnia, funes de cada membro, alimentao, reproduo, partes do corpo de cada inseto etc. 8. Agendar estudos do meio para aprender novas informaes sobre o que est sendo estudado. Na cidade de So Paulo, sugerimos Cidade das Abelhas Emb das Artes e Zoolgico de So Paulo formigueiro. 9. Entrevistar um apicultor, um mirmeclogo e um especialista em cupins a partir de uma entrevista planejada previamente. 10. Buscar na Internet informaes sobre estes insetos que complementem as pesquisas. 11. Aprender a partir da observao de legendas em jornais, revistas e outras fontes o uso e funo da mesma: textos curtos, objetivos, com informaes principais. 12. Tirar fotos dos estudos do meio e deixar que as crianas escrevam legendas explicando aspectos importantes que foram aprendidos.

13. Criar ambientes caractersticos das colnias de insetos para auxiliar a exposio oral na feira de Cincias: colmia com caixa de ovos, abelhas com massa de porcelana fria, formiga gigante de jornal, fita crepe e cola (utilizar tcnicas de empapelamento), caminhos de um formigueiro e/ou cupinzeiro etc. 14. Dividir as crianas em trs grupos para preparar a feira de Cincias (um grupo para cada inseto). 15. As crianas devero se subdividir e escolher o que expor sobre cada inseto, planejando o texto oral e a apresentao aos pais ou crianas de outras classes, ou toda a comunidade escolar. 16. Produzir cartazes que complementem a exposio oral (os grupos podero optar por transparncias e/ou slides criados no Power point ao longo do semestre). 17. Fazer receitas utilizando mel, escrev-las e criar um pequeno informativo para ser distribudo na Feira de Cincias com receitas e benefcios do mel sade. 18. Escrever informativos e curiosidades (de uma folha) sobre cupins e formigas tambm para serem distribudos na Feira de Cincias. 19. Comparar semelhanas e diferenas entre a organizao e profisses de cada uma destas colnias de insetos.

Avaliao

A Feira de Cincias ser o momento de avaliar se a criana: - Tm domnio do contedo aprendido. - Reconta, resume e explica o que foi aprendido a partir das leituras. - Tm clareza ao explicitar suas idias. - Faz uso adequado da oralidade para explicar o que aprendeu e se consegue transmitir as informaes de maneira objetiva e articulada, demonstrando domnio do contedo. - Faz uso dos cartazes e outros recursos visuais como recurso para suas explicaes.
Quer saber mais?

- Enciclopdias, dicionrios de todos os tipos (ilustrados ou no) relacionados ao assunto, banco de imagens dos insetos estudados. Denise Maria Milan Tonello Pedagoga, Orientadora da Educao Infantil e 1 ano do Ensino Fundamental do Colgio Miguel de Cervantes, em So Paulo, SP.

Quanta profisso legal!


Objetivos

Desenvolver conhecimentos sobre a vida social. Buscar informaes em fontes variadas. Ano Pr-escola. Tempo estimado Quatro meses. Contedos Conhecimento sobre profisses e suas caractersticas, curiosidades e importncia na sociedade. Planejamento de entrevistas. Utilizao de linguagem oral. Escrita. Materiais necessrios Ba com instrumentos usados em diversas ocupaes; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confeco dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profisses. Organizao da sala Em roda nos momentos de leitura. Desenvolvimento 1 ETAPA Faa uma roda de conversa e pergunte sobre os ofcios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espao para complementar as informaes ao longo do projeto. Em outra aula, apresente turma o ba ou uma caixa grande , tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianas os relacionem com as ocupaes listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotgrafo, por

exemplo, pea que todos tentem l-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade. 2 ETAPA Ajude a turma a elaborar um questionrio para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve trs ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas e obras de arte (Cndido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos), para identificar as ocupaes que aparecem nessas produes. Organize um painel de registro com textos coletivos. 3 ETAPA Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponveis no material pesquisado e fazer desenhos de observao. Eles serviro de referncia na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentao, proponha a elaborao de uma explicao para cada atividade. Produto final Desfile de uniformes Convide os familiares e outras turmas para o evernto. Voc mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupao e a importncia dela para a sociedade. Avaliao No faz-de-conta, observe se as crianas enriqueceram o jogo simblico e utilizaram o conhecimento adquirido.

You might also like