You are on page 1of 13

Ata n.

8/2012 do Conselho Cientfico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

No dia 26 de setembro de 2012, pelas 15h55, teve incio a reunio do Conselho Cientfico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com a ordem de trabalhos que se anexa (Doc.1). Estiveram presentes os Professores Doutores: Marcelo Rebelo de Sousa, Fausto de Quadros, Miguel Teixeira de Sousa, Paulo Otero, Maria Fernanda Palma, Pedro Romano Martinez, que presidiu, Lus de Lima Pinheiro, Eduardo Vera-Cruz Pinto, Fernando Arajo, Drio Moura Vicente, Maria do Rosrio Palma Ramalho, Paula Costa e Silva, Vasco Pereira da Silva, Maria Lusa Duarte, Jorge Duarte Pinheiro, Ana Paula Dourado, Jorge Reis Novais, Isabel Banond, David Duarte, Miguel Moura e Silva, Slvia Alves, que secretariou, e Rute Saraiva. Justificaram a sua ausncia os Professores Doutores: Eduardo Paz Ferreira e Pedro Barbas Homem. Estiveram ainda presentes os Professores Doutores Rui Guerra Fonseca, Elsa Dias Oliveira e Pedro Infante Mota, membros da comisso de reforo de jris. Antes da ordem do dia O Presidente cumprimentou todos os Professores e informou os membros do Conselho sobre a deliberao do Conselho Cientfico em formao de catedrticos que props a abertura de concursos para professor catedrtico nas reas de Cincias Jurdico-Polticas e de Cincias Jurdicas, condicionados, face ao recente Despacho do Ministrio das Finanas, viabilidade legal de a Faculdade assumir novos compromissos de despesa. O nmero de vagas, os jris dos concursos, assim como os critrios de avaliao e de ordenao dos candidatos, sero definidos na prxima reunio. 1. Aprovao da ata da reunio anterior A Ata n 7/2012, relativa reunio de 18 de julho, foi aprovada, uma vez esclarecidas as questes colocadas quanto composio da comisso de avaliao de docentes. 2. Abertura do ano acadmico O Diretor informou o Conselho sobre o agendamento da abertura do ano acadmico, cerimnia para a qual sero convidados antigos alunos da Faculdade.

3. Concurso para professor associado Os membros do Conselho com a categoria de Professor Auxiliar ausentaram-se da sala. A Ata, na parte correspondente ausncia da Professora Secretria, foi elaborada pelo Presidente do Conselho. Depois de uma troca de impresses, nomeadamente com respeito s limitaes legais relativas a concursos acadmicos e s regras a fixar nesses concursos, foi deliberado abrir concurso para professor associado em Cincias Jurdico-Econmicas, Cincias Jurdico-Polticas e Cincias Jurdicas, cujo nmero de vagas, critrios de avaliao e de ordenao dos candidatos e composio dos jris sero definidos na prxima reunio. Foi solicitado ao Professor Miguel Teixeira de Sousa a elaborao de um projeto de critrios de avaliao e de ordenao de candidatos, a discutir na prxima reunio do Conselho. 4. Reclamaes apresentadas ao Conselho Cientfico Os Professores Auxiliares regressaram reunio imediatamente antes do incio deste ponto da ordem de trabalhos. Aps as intervenes dos Professores Marcelo Rebelo de Sousa, David Duarte, Miguel Teixeira de Sousa e Maria do Rosrio Palma Ramalho, o Conselho deliberou reapreciar a diretriz reafirmada na reunio de 9 de maio, segundo a qual o orientador de teses de doutoramento e de mestrado deve preferencialmente ser professor da Faculdade em efetividade de funes e que, por princpio, os Professores aposentados, reformados ou jubilados s integram os jris para atribuio dos graus de doutor e de mestre ou jris dos concursos previstos no Estatuto da Carreira Docente Universitria nos casos em que a sua designao tiver ocorrido em data anterior aposentao, reforma ou jubilao ou se a sua participao for essencial. (Ata 4). 5. Regras orientadoras para reforo de jris A Professora Maria do Rosrio Palma Ramalho comunicou que a totalidade dos exames da cadeira de Teoria Geral do Direito Civil foi realizada at ao final do ms de julho e portanto dentro do prazo legal, graas ao esforo da equipa de docentes que assegurou a realizao diria de dois ou trs jris. Informou depois o Conselho sobre a forma como decorreu a poca especial de setembro: se, por um lado, a maior parte dos alunos no compareceu aos exames escritos, por outro, as orais daqueles que tm acesso direto a estas provas, encontravam-se ainda a decorrer, com a consequente perturbao do incio do ano letivo. Concluiu reiterando o entendimento segundo o qual a poca especial carece de justificao nos moldes atuais, podendo coincidir com a poca normal seguinte. O Diretor manifestou a sua solidariedade e o seu agradecimento face ao sacrifcio da equipa de Teoria Geral do Direito Civil e informou que fez representar aos estudantes as

dificuldades da Escola na concretizao da poca especial. Lembrou os regimes legais e regulamentares em vigor e o empenho dos vrios Presidentes do Conselho Pedaggico no sentido de proceder alterao do Regulamento de Avaliao. A Professora Isabel Banond, presidente da comisso de reforo de jris, agradeceu a presena e o trabalho dos membros da comisso e sumariou as propostas das Bases para um Regulamento de Servio de Reforo de Jris, oportunamente divulgado. Os Professores Fernando Arajo, Jorge Duarte Pinheiro, Drio Moura Vicente, Maria do Rosrio Palma Ramalho, Marcelo Rebelo de Sousa, Paulo Otero, Lus de Lima Pinheiro e Maria Lusa Duarte saudaram o trabalho da comisso, destacaram a solidariedade institucional como o pilar de resoluo do problema de reforo dos jris e pronunciaram-se sobre o documento, apresentando concretas sugestes para a sua reforma. A necessidade de reavaliar o Regulamento de Avaliao foi novamente assinalada e o Professor Marcelo Rebelo de Sousa props a realizao de uma reunio com todos os Assistentes, antes do incio da nova poca de exames, a convocar pelo Presidente do Conselho e com a presena da Professora presidente da comisso de reforo dos jris. 6. Comisso de Estudos Ps-Graduados O Professor Lus de Lima Pinheiro, Coordenador do Gabinete de Estudos PsGraduados, submeteu ao Conselho a proposta de composio do Gabinete, que foi unanimemente aprovada. O Gabinete de Estudos Ps-Graduados passou a ser integrado pelos Professores Rute Saraiva (Grupo de Cincias Jurdico-Econmicas); Elsa Dias Oliveira (Grupo de Cincias Jurdicas); Pedro Caridade de Freitas (Grupo de Cincias Histrico-Jurdicas); e Cludio Monteiro (Grupo de Cincias Jurdico-Polticas). 7. Doutoramento e ps-doutoramento a) Admisso a doutoramento e ps-doutoramento O Conselho admitiu a doutoramento Tiago Vinicius Zanella, na rea de Cincias Jurdico-Internacionais, com o tema A proteo do ambiente marinho e os limites liberdade de navegao: Contributo para a anlise das restries navegao martima internacional criadas para a proteo do meio ambiente marinho e sob a orientao do Professor Doutor Fernando Loureiro Bastos.

O Conselho admitiu a doutoramento Marcela Campos Jabor, com o tema Os procedimentos pr-contratuais complexos como corolrio da Administrao Pblica Dialgica e sob a orientao do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. O Conselho admitiu a doutoramento Mateus Schaeffer Brando, na rea de Cincias Jurdico-Empresariais, com o tema A regulao da indstria petrolfera no Brasil e o seu impacto internacional e sob a orientao do Professor Doutor Lus Menezes Leito. O Conselho admitiu a doutoramento Ado Francisco Correia de Almeida, na rea de Cincias Jurdico-Polticas, com o tema O Sistema Eleitoral na Nova Constituio Angolana e sob a orientao do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. O Conselho admitiu a doutoramento Joo Alexandre Pateira Ferreira, na rea de Cincias Jurdico-Econmicas, com o tema A abordagem mais econmica ao Direito europeu da concorrncia Acordos entre empresas, restries concorrenciais por objeto e a anlise dos efeitos na aplicao do artigo 101., n.1 do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia e sob a orientao do Professor Doutor Miguel Moura e Silva. O Conselho admitiu a doutoramento Marta Andrea dos Santos Marques da Silva, na rea de Cincias Jurdico-Internacionais e Europeias, com o tema O carter multilingustico do Direito da Unio Europeia tradues, conceitos e terminologias jurdicas; direitos lingusticos e harmonizao, interpretao e uniformizao e sob a orientao do Professor Doutor Fausto de Quadros. O Conselho manifestou a inteno de no admitir a doutoramento Miguel da Costa Antnio Carvalho que, tendo frequentado a parte letiva do mestrado cientfico com a classificao final de 17 valores, requereu a admisso a doutoramento com dispensa de realizao da dissertao de mestrado e da fase letiva do curso de doutoramento. O Conselho entendeu no estarem reunidas as condies de admisso a doutoramento, considerando em particular a regra aprovada a 28 de maro, segundo a qual A Faculdade s recomenda a preparao da dissertao de doutoramento a candidatos que no tenham concludo o mestrado ou equivalente quando, por verificao consensual dos professores do Grupo de Disciplinas pertinente, eles tenham obtido classificao mdia no inferior a 18, na parte escolar ou demonstrem, por outra via, um nvel compatvel com essa classificao.. Ao requerente dever, em consequncia, ser comunicada a inteno de indeferimento, para se pronunciar, se assim o entender. O Conselho adiou a apreciao do requerimento em que Caetano Fernandes Augusta Silveira, licenciado em Direito e em Cincias Militares Navais, pede admisso ao curso de doutoramento, na rea de Cincias Jurdico-Polticas.

O Conselho deferiu o requerimento em que Marlcia Lopes Ferro, admitida preparao de dissertao de doutoramento, na rea das Cincias Jurdico-Polticas, com o tema A responsabilidade do Estado pela funo jurisdicional, sob orientao do Professor Jorge Miranda, pede a designao da Professora Germana de Oliveira Moraes como Co-Orientadora. De acordo com a orientao geral definida pelo Conselho, a designao de um CoOrientador estrangeiro no implica a respetiva presena no jri das provas do candidato. O Conselho deferiu o requerimento em que Bleine Queiroz Cala, matriculada no curso de doutoramento, com o tema A in(aplicabilidade) de um regime prprio para as normas constitucionais do ambiente luz dos ordenamentos jurdicos brasileiro e portugus e sob orientao do Professor Doutor Jorge Miranda, pede a prorrogao por um ano do prazo de entrega da sua dissertao. O Conselho delegou no seu Presidente os assuntos relativos a ps-doutoramentos. b) Constituio de jris O Conselho aprovou a constituio do jri das provas de doutoramento de Antonio Carlos Fontes Cintra, que apresentou a dissertao de doutoramento intitulada Imputao do Erro Mdico, Ponderao dos Riscos e Prova por Inferncias, na rea das Cincias JurdicoCivis, integrado pelos Professores Doutores: Jos de Oliveira Ascenso (Orientador); Miguel Teixeira de Sousa; Paulo Otero; Paula Costa e Silva; Jorge Sinde Monteiro (Universidade de Coimbra); e Joo Loureiro (Universidade de Coimbra). O Conselho tomou conhecimento do requerimento em que Teresa Maria Quintela de Brito Prazeres da Silva, tendo apresentado a sua dissertao de doutoramento intitulada Domnio da organizao para a execuo do facto: responsabilidade penal de entes coletivos, dos seus dirigentes e atuao em lugar de outrem, na rea das Cincias Jurdico-Criminais e sob orientao da Professora Doutora Maria Fernanda Palma, pede admisso prestao de provas de defesa, bem como o agendamento das mesmas. O jri ser constitudo na prxima reunio do Conselho. O Conselho tomou conhecimento do requerimento em que Ana Margarida Pires Seixas apresenta a sua dissertao de doutoramento intitulada Pessoa e Trabalho no Direito Portugus (1750-1878): escravo, liberto e servial e aprovou a constituio do jri das respetivas provas, integrado pelos Professores Doutores: Jos Duarte Nogueira; Pedro Barbas Homem; Eduardo Vera-Cruz Pinto (Orientador); Maria do Rosrio Palma Ramalho; Isabel Banond; Rui de Figueiredo Marcos (Universidade de Coimbra); e Jos Arcilla-Bernal (Universidade Complutense de Madrid).

O Conselho tomou conhecimento, nada tendo a opor, do requerimento em que Maria de Lurdes Viegas Marques Pereira solicita a readmisso a doutoramento, bem como autorizao para circunscrever o objeto da sua dissertao de doutoramento ao tema A indemnizao de despesas inutilizadas. O Conselho tomou conhecimento do requerimento em que Maria de Lurdes Viegas Marques Pereira apresenta a sua dissertao de doutoramento intitulada A indemnizao de despesas inutilizadas na responsabilidade obrigacional e aprovou o jri das respetivas provas, integrado pelos Professores Doutores: Jos de Oliveira Ascenso (Orientador); Antnio Menezes Cordeiro; Lus Menezes Leito; Fernando Arajo; Antnio Pinto Monteiro (Universidade de Coimbra); e Paulo Mota Pinto (Universidade de Coimbra). O Conselho tomou conhecimento do requerimento em que Domingos Miguel Soares Farinho, tendo apresentado a sua dissertao intitulada Direito Administrativo Fundacional Enquadramento Dogmtico Contributo para o estudo da influncia do conceito normativo de interesse pblico sobre o espectro de administratividade do direito fundacional portugus, no ramo de Cincias Jurdico-Polticas, especialidade em Direito Administrativo, pede a constituio de jri, a marcao de provas de defesa e a alterao do ttulo antes registado, Direito Pblico fundacional. O Conselho tomou conhecimento do requerimento em que Ana Gouveia e Freitas Martins, tendo apresentado a dissertao intitulada Contributo para uma desconstruo dogmtica do facto do prncipe, pede admisso prestao de provas e ainda a alterao do ttulo inicialmente registado, A modificao dos contratos da administrao. O Conselho tomou conhecimento do requerimento em que Rui Paulo Coutinho de Mascarenhas Atade, tendo apresentado a dissertao intitulada Responsabilidade civil por violao de deveres no trfego, pede admisso prestao de provas. 8. Mestrado a) Reestruturao do Mestrado no prximo ano b) Organizao do Mestrado em curso O Professor Lus de Lima Pinheiro, Coordenador do Gabinete de Estudos PsGraduados, comeou por examinar a situao dos mestrados no presente ano letivo, apresentando alguns dados concretos quanto ao nmero de alunos inscritos nos cursos de doutoramento e nos cursos de mestrado, cientfico e profissionalizante. Submeteu depois ao Conselho algumas propostas, destinadas nomeadamente viabilizao de algumas reas de especialidade.

Considerando a deliberao genrica de 13 de julho de 2011, segundo a qual: No podem funcionar cursos de mestrado profissionalizante com menos de quinze alunos regularmente inscritos, sem prejuzo do direito de reinscrio noutro mestrado e, Salvo razes ponderosas e excecionais, como tal reconhecidas pelo Conselho Cientfico, no podem funcionar cursos de mestrado cientfico com menos de cinco alunos regularmente inscritos, sem prejuzo do direito de reinscrio noutro mestrado (Ata 6), o Conselho deliberou: a) Excetuando a situao referida na alnea c), no funcionaro as unidades curriculares optativas do mestrado profissionalizante com menos de quinze alunos inscritos e as unidades curriculares optativas do mestrado cientfico com menos de cinco alunos inscritos; b) As unidades curriculares obrigatrias do mestrado profissionalizante com menos de quinze alunos inscritos e as unidades curriculares obrigatrias do mestrado cientfico com menos de cinco alunos inscritos funcionaro sempre que uma das restantes unidades curriculares obrigatrias registe o nmero mnimo de inscritos; c) As unidades curriculares que no registem o nmero mnimo de inscritos funcionaro sempre que os respetivos regentes exercerem a faculdade de as lecionar, sem que essa lecionao releve para efeitos de carga horria de servio letivo legalmente exigida. d) Nos casos em que a lecionao de uma unidade curricular se encontre repartida por mais de uma turma, proceder-se- respetiva fuso sempre que uma delas no conte com o nmero mnimo de inscritos; e) Nos casos em que, no registando o nmero mnimo de inscritos, no funcionar alguma unidade curricular ou alguma rea de especialidade, proceder-se- ao encaminhamento dos alunos em causa para unidade curricular ou rea de especialidade afins. O Conselho reiterou a exceo longamente estabelecida para os Mestrados do Grupo de Cincias Histrico-Jurdicas e para a unidade curricular de Filosofia do Direito, sem prejuzo de outras situaes que venham a ser consideradas relevantes. O Conselho debateu depois amplamente o quadro da oferta atualmente existente e o quadro da oferta resultante das propostas entregues por vrios Grupos, com particular destaque para os cursos que, tendo um plano curricular diferente ou semelhante aos cursos acreditados, necessitariam de acreditao prvia. Depois da interveno do Professor Lus de Lima Pinheiro, Coordenador do Gabinete de Estudos Ps-Graduados, tomaram sucessivamente a palavra os Professores Paulo Otero, Miguel Teixeira de Sousa, Drio Moura Vicente, Paula Costa e Silva, Fernando Arajo, Jorge Reis Novais, Maria Fernanda Palma, Maria Lusa Duarte, Miguel Moura e Silva, Marcelo Rebelo de Sousa, Eduardo Vera-Cruz Pinto e Rute Saraiva. O debate enfatizou o problema da escassez de recursos; as manifestas dificuldades de gesto administrativa; a difcil articulao entre a semestralizao das unidades curriculares e o modelo de avaliao atravs de relatrios; a comunicabilidade das unidades curriculares; a necessidade de encontrar uma soluo futura coerente para evitar a situao atual em que um numerus clausus elevado

convive com turmas de escassos alunos; a premncia da reforma dos mestrados profissionalizantes; o risco de quebra no nmero de alunos; e a necessria articulao da reforma com o Conselho Universitrio e o Conselho Pedaggico. O Conselho deliberou que os mestrados devero continuar a ser objeto de ampla reflexo destinada a preparar uma reforma de fundo, que dever iniciar-se nos mestrados profissionalizantes, procedendo-se desde j a uma eficaz monitorizao dos problemas existentes, em articulao e concertao entre o Conselho Cientfico e o Conselho Pedaggico, sem prejuzo da adoo de todas as medidas que de modo mais imediato se destinem ao aperfeioamento do modelo atual. O Conselho aprovou o novo Mestrado em Direito e Interioridade (Doc.2). O Conselho aprovou o I Curso de Ps-Graduao de Atualizao em Histria do Direito e o respetivo Regulamento (Doc.3). O Conselho aprovou os jris de mestrado em Cincias Jurdico-Empresariais Mestrado Cientfico 2009/2010 (Doc.4); em Direito Administrativo Profissionalizante (Doc.5); e em Direitos Fundamentais (Doc.6). O Conselho aprovou ainda as vrias modificaes de jris propostas (Doc.7). O Conselho deferiu o requerimento de Tatiana Lucia Serrato Diaz, designando a Professora Rute Saraiva como nova Professora Orientadora. O Conselho ratificou a data de 7 de novembro como data final de entrega dos relatrios dos Mestrados em Cincias Jurdicas e em Direito Constitucional, no mbito do Acordo de Cooperao entre a Faculdade e a ESMAPE (Escola de Magistratura do Estado de Pernambuco), coincidindo deste modo com o prazo de um ano aps o incio do perodo letivo. c) Regulamentos do Mestrado O Professor Lus de Lima Pinheiro considerou que, existindo desde maro um novo Regulamento de Estudos Ps-Graduados da Universidade de Lisboa, se justifica que a Faculdade proceda elaborao de um Regulamento unitrio para os Estudos Ps-Graduados, tarefa que dever ser preparada pelo Gabinete agora eleito, em articulao com o Conselho Pedaggico. Tomaram a propsito a palavra os Professores Drio Moura Vicente, Maria Fernanda Palma, Fernando Arajo e Paula Costa e Silva. O Conselho deliberou que o futuro Regulamento de Estudos Ps-Graduados dever ter por objeto os ciclos de estudos conducentes obteno de um grau acadmico (mestre e doutor), no abrangendo portanto os ciclos de estudos conducentes a modalidades diversas de

certificao que no conferem grau acadmico (cursos ps-graduados de atualizao e de aperfeioamento; cursos ps-graduados de especializao; e programas de ps-doutoramento). 9. Distribuio de servio docente (ajustamentos) Face aos ajustamentos do servio docente entretanto se revelaram inevitveis, o Conselho deliberou propor a contratao de trs assistentes convidados para o Grupo de Cincias Jurdico-Polticas; dois assistentes convidados para o Grupo de Cincias JurdicoEconmicas; e um assistente para o Grupo de Cincias Jurdicas. O Grupo de Cincias Histrico-Jurdicas apresentou a sua distribuio do servio docente atualizada (Doc.8). O Conselho aprovou a introduo, no curso de licenciatura (1 ciclo), da cadeira extracurricular de Direito Privado Romano, proposta pelo Professor Eduardo Vera-Cruz Pinto. A cadeira extracurricular de Direito Privado Romano funcionar no primeiro semestre e a cadeira extracurricular de Direito Pblico Romano, aprovada em reunio de 2 de junho de 2010 (Ata 6), funcionar no segundo semestre. O Conselho deliberou propor a concesso de dispensa de servio docente para o primeiro semestre do ano letivo de 2012/2013 ao Professor Gonalo Sampaio e Melo, atendendo ao trabalho de arquivo que atualmente desenvolve na Sala Museu Professor Paulo Cunha. O Professor David Duarte pediu informao sobre o processo de designao dos jris das provas do Centro de Estudos Judicirios publicados em Dirio da Repblica, atendendo a que os referidos jris integram o nome de vrios Professores, incluindo o seu, que manifestaram oportunamente a sua indisponibilidade. O Presidente do Conselho esclareceu que se verificaram algumas dificuldades na centralizao das respostas enviadas pelos Professores, sendo entretanto promovida a substituio de todos aqueles que no deram a sua anuncia para participar nos mesmos jris. 10. Academia Militar 11. Centenrio da Faculdade 12. Regimento do Conselho Cientfico O Conselho no tratou estes pontos da ordem de trabalhos. 13. Relaes internacionais O Professor Fernando Arajo, Presidente do Instituto do Direito Brasileiro, deu nota da publicao, a partir de setembro, da Revista do Instituto do Direito Brasileiro, recebendo as

unnimes felicitaes do Conselho. Informou depois sobre os projetos em desenvolvimento de cooperao com algumas das mais prestigiadas Universidades brasileiras. O Professor Vasco Pereira da Silva, Coordenador do Gabinete Erasmus, apresentou o Relatrio de Atividades. Ano Letivo 2011/2012 (Doc.9) e o Regulamento do Curso de PsGraduao Erasmus de atualizao em Direito Europeu, Global e Comparado/ Erasmus Postgraduation Studies on European, Global and Comparative Law (Doc.10), unanimemente aprovados pelo Conselho. Deu depois breve nota do sucesso do curso lecionado pelo Professor Balaguer Callejn, da Universidade de Granada (Direito Constitucional Europeu: Crise Econmica e Globalizao), que ser seguido pelo Professor Patrick Ryan Hugg, da Loyola University (Introduo ao Direito Norte-americano). 14. Cooperao O Professor Drio Moura Vicente, Presidente do Instituto de Cooperao Jurdica, apresentou as Atividades de Cooperao 2012/2013 (Doc.11), submetendo depois ao Conselho: o II Curso de Doutoramento em Direito Maputo - em colaborao com a Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane. maro a novembro de 2013 (Doc.12); o II Curso de PsGraduao sobre Direito da Energia em colaborao com a Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane. abril a outubro de 2013 (Doc.13); e a Lista dos Professores Coordenadores da Faculdade de Direito de Bissau. Ano letivo de 2012/2013 (Doc.14). As propostas foram unanimemente aprovadas pelo Conselho. 15. Pessoal O Conselho delegou no seu Presidente os assuntos relativos ao pessoal. O Presidente do Conselho deu por terminada a reunio s 18.45h.

O Presidente do Conselho

(Professor Doutor Pedro Romano Martinez)

A Secretria do Conselho

(Professora Doutora Slvia Alves)

10

ANEXO Ata n. 8/2012 do Conselho Cientfico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa I. 1. Ps-doutoramentos Tendo em conta o trabalho final de ps-doutoramento intitulado Breves Consideraes sobre a Estrutura Jurdica do Gabinete e do Conselho de Segurana e Defesa Cibernticas no Brasil e a Ata das provas de discusso conduzidas pelo jri presidido pelo Professor Eduardo Vera-Cruz Pinto (Orientador) e integrado ainda pelo Professor Jos Bonifcio Ramos e pelo Vice-Almirante Jos Torres Sobral (Doc.1), foi atribuda a classificao de Muito Bom ao estgio de Ps-Doutoramento do Doutor Augusto Eduardo de Souza Rossini. 2. Tendo em conta o Parecer do Professor Doutor Fernando Arajo (Doc.2), foi atribuda a classificao de Muito Bom ao estgio de Ps-Doutoramento do Doutor Weimar Freire da Rocha Jnior.

3. Tendo em conta o Parecer do Professor Doutor Pedro Romano Martinez (Doc.3), foi atribuda a classificao de Muito Bom ao estgio de Ps-Doutoramento da Doutora Leda Maria Messias da Silva, que apresentou um relatrio de Ps-Doutoramento intitulado O assdio moral no ambiente de trabalho: estudo comparado entre o Brasil e Portugal. II. 1. Pessoal Nada se ope ao requerimento em que a Professora Doutora Carla Amado Gomes solicita autorizao para exercer, em regime de acumulao, funes docentes na Faculdade de Direito da Universidade Nova, durante o primeiro semestre. 2. Nada se ope ao requerimento em que Rui Manuel Tavares Lanceiro pede autorizao para acumular as funes docentes com as funes de assessor do Gabinete dos Juzes do Tribunal Constitucional, com efeitos a partir de 17 de setembro. 3. Nada se ope ao requerimento em que Maria Cristina Miguns de Sousa Machado pede autorizao para acumular as funes docentes com as funes de assessora do Gabinete dos Juzes do Tribunal Constitucional, com efeitos a partir de 17 de setembro.

11

4. O requerimento em que Ana Margarida Pires Seixas, tendo entregue a sua dissertao de doutoramento, pede a prorrogao do respetivo contrato at a discusso da mesma, foi deferido. 5. O requerimento em que Domingos Miguel Soares Farinho, tendo entregue a sua dissertao de doutoramento, pede a prorrogao do respetivo contrato at a discusso da mesma, foi deferido. 6. O requerimento em que Lus Artur Almeida Rocha Gonalves Silva, tendo entregue a sua dissertao de doutoramento, pede a prorrogao do respetivo contrato at a discusso da mesma, foi deferido. 7. O requerimento em que Ana Gouveia e Freitas Martins, tendo entregue a sua dissertao de doutoramento, pede a prorrogao do respetivo contrato at a discusso da mesma, foi deferido. 8. O requerimento em que Cludia Sofia Oliveira Dias Monge, tendo entregue a sua dissertao de doutoramento, pede a prorrogao do respetivo contrato at a discusso da mesma, foi deferido. 9. O requerimento em que Rui Paulo Mascarenhas Atade, tendo entregue a sua dissertao de doutoramento, pede a prorrogao do respetivo contrato at a discusso da mesma, foi deferido. 10. O requerimento em que Ana Isabel Cruz Soares Pinto, cujo contrato termina a 14 de dezembro de 2012, pede a prorrogao do mesmo at ao final do ano letivo, foi deferido.

O Presidente do Conselho

(Professor Doutor Pedro Romano Martinez)

A Secretria do Conselho

(Professora Doutora Slvia Alves)

12

13

You might also like