You are on page 1of 9

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

O que significa pensar? Fragmento da preleo homnima de Martin Heidegger1 Roberto S. Kahlmeyer-Mertens2
1

Resumo: Trata-se da traduo do primeiro captulo da primeira parte de O que significa pensar? de Martin Heidegger (1889-1976). O texto uma preleo originalmente proferida pelo filsofo no semestre de inverno de 1951-52, na Universidade de Freiburg, e continuada no semestre de vero de 1952, na mesma universidade. Esta traduo, indita e feita imediatamente do alemo, obedece ao texto da segunda edio de Was heit Denken?, editada pela Max Niemeyer Verlag: Tbingen, 1961, compreendendo as pginas 1-8. Palavras-chave: Heidegger, metafsica, fenomenologia, interpretao heideggeriana de Hlderlin.

Abstract: This is a translation of the first chapter of the first part of What is called Thinking?, by Martin Heidegger (1889-1976). The text is a lesson originally given by philosopher in the winter semester of 1951-1952, in the University of Freiburg, and continued in the summer semester of 1952, at the same University. This translation, not yet published in Portuguese, follows the text of the second edition of Was heit Denken?, edited by Max Niemeyer Verlag: Tbingen, 1961, comprising the 1-8 pages. Keywords: Heidegger, metaphysics, phenomenology, Heidegger's interpretation of Hlderlin.

Alcanamos o que significa pensar quando propriamente pensamos. Entretanto, para que isso seja bem sucedido, precisaremos nos dispor a aprender a pensar.

Registra-se aqui um agradecimento cordial s sugestes de traduo dadas por Eduardo Henrique Silveira Kisse, revisor desta traduo. 2 Doutor em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Niteri - RJ, Brasil. Email: kahlmeyermertens@gmail.com, Currculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1160022857910767

www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

Se nos deixarmos levar por esta aprendizagem, precisaramos, antes, admitir que no seramos capazes de pensar. Mas, ora, o homem aquele que pode pensar e isso com direito, porque ele o ser vivo racional. A razo, a ratio, se desdobra em pensamento. Como ser vivo racional, o homem deve poder pensar, s dependendo de querer. De todo modo, talvez o homem queira pensar e, no entanto, no o possa. Afinal, nesse querer pensar, ele quer demais e pode menos. O homem pode pensar, conquanto ele tenha essa possibilidade. Mas, sozinha, tal possibilidade ainda no nos garante o pensamento. Isto, pelo fato de podermos apenas o que podemos.3 Mas ns podemos verdadeiramente, em compensao, apenas aquilo que, por sua vez, nos possibilita a ns mesmos e, em verdade, a ns em nossa essncia. Essncia na qual aquilo se adjudica sobre nossa essncia como o que nela nos mantm. Manter significa propriamente abrigar, deixar-se apascentar na pastagem. O que nos mantm em nossa essncia, nos mantm, apenas enquanto ns mesmos re-tenhamos em ns mesmos o mantido. Ns o re-temos, quando ns no o perdemos do pensamento. O pensamento uma coleo de pensares. Em que? Naquilo que nos mantm, enquanto for pensado por ns, considerado, a saber: o que permanece a-se-considerar. O considerado aquilo com uma recordao contemplada, porque ns o podemos. Apenas quando ns podemos o que em si o a-se-considerar, podemos propriamente pensar. Para poder pensar, ns precisamos aprend-lo. O que aprender? O homem aprende, na medida em que ele traz seu fazer e seu permitir correspondncia do que cada vez em essncia lhe adjudicado. Ns aprendemos a pensar, pensar para o qual ns atentamos quanto ao que h a se considerar. Em nossa lngua, por exemplo, tomamos a amizade como o que pertence essncia do amigo. Do mesmo modo, tomaremos agora o que em si o a-se-considerar:
3

Neste perodo, Heidegger usa dois vocbulos alemes diferentes, os verbos vermgen e mgen. Enquanto o segundo significa um poder, o primeiro no somente poder, mas um possuir, um ter, sendo essa palavra associada ao substantivo das Vermgen, que quer dizer bens ou fortuna. Optamos pelo uso de poder para traduzir ambos os vocbulos, para manter a repetio de termos feita por Heidegger (Denn wir vermgen nur das, was wir vermgen. ), mesmo que isso no chegue a mostrar qualquer diferena substancial.

www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

o considervel. Todo considervel d a pensar. Mas sempre existe esse dom, somente contanto que o considervel j seja desde si o a-se-considerar. Tomamos agora e na sequncia aquilo que, por ser originalmente e antecipadamente, permanece o a se considerar: o considervel. O que o considervel? Como ele se mostra em nossa poca? O considervel o que ainda no pensamos; um sempre e ainda no, apesar do estado do mundo ser requerido consideravelmente. Esse processo antes aparece livremente a sustentar o fato de que o homem prioritariamente est na lida, sem demora, em vez de dar conferncias em congressos e se movimentar em meras apresentaes daquilo que deveria ser e como deveria ser feito. E, no obstante, talvez o homem de at ento h sculos j tenha lidado demais e pensado muito pouco. Mas como algum pode hoje afirmar que ns ainda no pensamos, quando por toda a parte o interesse pela filosofia vive cada vez mais ruidoso, quando todo homem quer saber sobre o que, afinal, a filosofia. Os filsofos so os pensadores. Assim eles se chamam, pois na filosofia que acontece o pensar. Ningum quer ser contestado sobre a subsistncia de um interesse pela filosofia. Mas ainda haveria algo hoje pelo qual o homem no se interessa no sentido mesmo de como ele entende interessar? Inter-esse significa: estar sob e entre as coisas, deter-se em meio s coisas e permanecer nelas. Para o interesse atual, vige somente o interessante. Isso de um tal modo que permite ser, no momento seguinte, j equivalente e, atravs de outros, descolado, o que ento diz respeito a um tanto quanto ao anterior. Julga-se hoje frequentemente, por meio disso, apreciar-se algo de especial que se acha interessante. Na verdade, por conta deste julgamento, lanou-se o interessante diretamente no que equivalente e imediatamente entediante. Um enftico interesse pela filosofia ainda no testemunha uma predisposio ao pensar. Com certeza h por toda a parte uma sria ocupao com a filosofia e suas perguntas; ainda, h um elogivel esforo de erudio pela pesquisa de sua histria. Aqui existem tarefas teis e louvveis para as quais apenas as melhores foras so
www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013
3

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

suficientes em sua realizao, sobretudo quando ela traz aos nossos olhos uma imagem dos grandes pensadores. Mas mesmo o fato de que ns nos entreguemos insistentemente ao longo dos anos a tratados e escritos dos grandes pensadores no garante que ns mesmos pensemos ou estejamos prontos para aprender a pensar. Em contrapartida: a ocupao com a filosofia pode nos simular at mesmo a aparncia mais slida de que pensamos por meio do filosofar ininterruptamente. No obstante, continua estranho e parece presuno afirmar que o mais considervel seja que ns ainda no pensamos. Da, termos que comprovar esta afirmativa. Ainda mais oportuno seria, no entanto, esclarecer a afirmativa somente uma vez. Poderia mesmo acontecer a exigncia de uma comprovao mnima, assim que se clarifique com suficincia o que a afirmativa diz. Segundo ela:
4

O mais considervel em nossa poca que ns ainda no pensemos. Com a expresso o mais considervel, o que deveria ser compreendido j foi esclarecido. o que nos faz pensar. Ns o observamos bem sopesamos cada palavra. H aqueles que nos do a pensar desde si mesmos, como que a partir de seu lar. H aqueles que, por conseguinte, nos pedem que os consideremos, e que ns, pensando, a ele nos dediquemos. O mais considervel, o que nos d a pensar, no , portanto, de modo algum fixado por ns, composto por ns ou representado por ns. O que na maioria se d a pensar desde si, o mais considervel, , segundo a afirmao, isto: que ns ainda no pensamos. Isso quer dizer que, ns ainda no chegamos ao mbito daquilo que quer ser considerado a partir de si, em sentido essencial. A causa disso provavelmente ser o fato de ns, homens, ainda no nos dedicarmos o suficiente ao que deve ser considerado. Ento seria isso, o que ns ainda no pensamos, meramente um atraso, um retardo no pensar ou, quando muito, um descuido por parte do homem? Da poderia tal lentido humana ser remediada atravs de medidas convenientes em sentido humano. O descuido
www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

humano na verdade daria a pensar, mas ainda apenas de modo passageiro. Que ns ainda no pensemos seria, em verdade, considervel, mas o mais considervel no deveria nunca ser tomado como essa situao momentnea e remedivel do homem atual. Entretanto, ns o tomamos assim e insinuamos, por meio disso, o seguinte: o fato de ainda no pensarmos, de modo algum tem sua causa no fato do homem ainda no dedicar-se suficientemente ao que quer ser considervel por si, porque isso permanece como a essncia do a-se-pensar. Que ns ainda no pensemos tem sua origem muito mais no fato de que esse a-se-pensar mesmo se desvie do homem, j h muito desviado. Na sequncia, vamos querer saber quando isso aconteceu. Vamos, antes disso, perguntar avidamente como afinal podemos saber, em geral, de um tal acontecimento. Perguntas de tal espcie espreita precipitam-se de todo, quando ns ainda pouco dissemos a este respeito: o que propriamente nos d a pensar no se desviou em qualquer instante do homem para uma poca historicamente datada, mas o propriamente a-se-pensar mantm-se originariamente em tal desvio. Por outro lado, o homem sempre pensou nossa histria de algum modo; ele at mesmo pensou o mais profundo e o confiou ao pensamento. Como o assim pensado, ele permaneceu e permanece relacionado ao a-se-pensar. No obstante, o homem no pode propriamente pensar, conquanto se subtraia o a-se-pensar. Ento, quando ns, assim como estamos aqui agora, no nos deixamos precaver, temos que rejeitar o at agora dito como apenas uma cadeia de proposies vazias e, alm disso, explicar que o que se disse nada tem a ver com cincia. Seria bom se persistssemos to longamente quanto possvel em defesa do j dito, pois ns nos mantemos na distncia necessria para o arranque, a partir do qual o salto para o pensar talvez d bom resultado. mesmo verdade, que o at aqui dito e toda a discusso seguinte com a cincia nada tem a ver, justamente, quando a discusso deveria ser um pensamento. O motivo disso reside no fato da cincia, por sua vez, no pensar e no poder pensar e, em verdade, para sua sorte, o que significa aqui para a segurana de seu prprio caminho estabelecido. A cincia no pensa. Isso uma sentena escandalosa. Deixemos sentena entregue ao ser carter de escndalo
www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013
5

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

tambm quando, logo a seguir, juntarmos a segunda parte; esta, segundo a qual a cincia, no obstante, constantemente e a seu prprio modo, tem a ver com o pensamento. Esse sentido , contudo, apenas srio e frtil, se o abismo entre o pensamento e a cincia se tornar visvel, e isto em sua irreconciliabilidade. Deste modo, no h aqui qualquer ponte, mas um salto. Da ser um mal as pontes emergenciais, que querem instituir justamente hoje um cmodo trfego entre o pensamento e a cincia. Da, termos agora de suportar o escandaloso e o estranho do pensamento [afirmar] que estamos prontos a aprender a pensar. Aprender significa: trazer nosso fazer e nosso deixar ser em correspondncia do que nos adjudica essencialmente a cada vez. Para tal, temos que nos pr a caminho. Se aprendermos a pensar, no devemos nos enganar afobadamente sobre as perguntas crticas, sobretudo, pelo caminho que percorramos, mas sim nos admitirmos s perguntas procuradas por aquilo, que no pode ser achado por meio de qualquer inveno. Ns, especialmente hoje, apenas podemos aprender se, concomitantemente, tambm desaprendermos. Para o caso do qual tratamos: ns podemos apenas aprender o pensar, caso desaprendamos sua essncia de at agora a partir do fundamento. Mas, para isso, necessrio que ns a aprendamos ao mesmo tempo. Ns dizamos: o homem ainda no pensa e, em verdade, porque o a-se-pensar desvia-se dele; ele no pensa de modo algum apenas porque o homem volta-se de modo insuficiente ao a-se-pensar. O a-se-pensar desvia-se do homem. Ele o evita. Ento como podemos ns nomear ou tambm saber mesmo o mnimo de algo que desde sempre se desvia de ns? O que se desvia, nega a chegada. Sozinho o desviar-se no nada. Desvio acontecimento. O que se desvia pode at mesmo tocar o homem em sua essncia e requisit-lo como todo o presente que vem ao seu encontro e a ele se refere. Essa referncia atravs do real tida como o que constitui a realidade do real. Mas a referncia atravs do real pode bloquear o homem contra o que o toca, e o toca na essncia de certa maneira enigmtica, escapando-o ao desviar-se. O acontecimento do desvio poderia ser o mais
6

www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

presente em todos os agora presentes e assim exceder sem fim a atualidade de todo atual. O que se desvia de ns, move-nos em conjunto, percebendo-o imediatamente, de modo geral ou no. Quando chegamos ao impulso do desvio, estamos de modo bem diverso ao dos pssaros migratrios no impulso que nos atrai enquanto nos desvia. Quando estamos com o atrado, o impulso nos atrai; ento a nossa essncia est j caracterizada atravs desse impulso a.... No impulso ao se-desviando indicamos a ns mesmos no desviar-se. Ns somos ns, enquanto assim nos indicarmos; no posteriormente e no adicionalmente, mas sim: esse no impulso a... em si um indicar essencial e da constante do se-desviando. No impulso a... j diz: mostrando o se-desviando. Conquanto que o homem esteja neste impulso, ele se mostrar, como o que atrai, o que se desvia. Enquanto mostra isso, o homem o que mostra. Entretanto, com isso, o homem no momentaneamente homem e ento, ainda, alm disso, e ocasionalmente, aquele que mostra, mas sim: atrado pelo se-desviando, no impulso a ele e, consequentemente, mostrando o desvio, o homem , antes de tudo, homem. Sua essncia reside em ser este que mostra. O que em si, segundo sua essncia, o que mostra. No impulso ao se-desviando, o homem um sinal. Porque esse sinal indica o se-desviando e, no entanto, no subministra muito do que a se des-via, do se-desviando. O sinal permanece sem interpretao. assim que nos diz Hlderlin nos esboos para um hino: Um sinal somos ns, indecifrado .
7

E prossegue com outros dois versos: Indolores somos ns e quase perdemos a lngua no desconhecido.

www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

Os esboos ao hino foram, ao lado de ttulos como A serpente (Die Schlange), O sinal (Die Zeichen), A ninfa (Die Nymphe), igualmente chamados de Mnemosyne. Podemos traduzir esta palavra grega por: memria 4. Nossa lngua diz: a memria; mas ela diz tambm: o conhecimento (Die Erkenntnis) e, por outro lado: o acontecimento. Kant, p.ex., diz com sua linguagem prpria: o conhecimento. Devemos, assim, traduzir sem violentar o vocbulo feminino grego correspondente: Die Gedchtnis (A Memria). que Hlderlin toma a palavra grega mnemosine como o nome da filha de tits. Ela , de acordo com o mito, filha do Cu e da Terra. Mito quer dizer: a palavra dizente. Dizer para os gregos: manifestar, fazer aparecer, a saber: o brilho e o no brilho, sendo em sua epifania. Mito o sendo em seu dizer: o manifestar no desvelamento de sua evocao. O mito a evocao tocante a toda a essncia do homem j e desde o fundamento, evocao esta que faz pensar no que se manifesta. Lgos diz o mesmo; mitos e lgos no seguem nenhum itinerrio, como muito comum a histria da filosofia crer, atravs da filosofia como tal em uma oposio, mas sim j os primeiros pensadores dos gregos (Parmnides, fragmento 8) usavam mitos e lgos com o mesmo significado; mitos e lgos caminham a apenas e de modos opostos, onde nem mitos nem lgos possam guardar sua essncia inicial. Isto j acontecia em Plato. um preconceito, herdado na base do platonismo e do racionalismo moderno, que a histria e a filologia acreditem que os mitos sejam destrudos atravs do lgos. O religioso no nunca destrudo pela lgica, a menos que um deus se desvie. Mnemosyne, a filha do Cu e da Terra, fora desposada por Zeus em nove noites, sendo a me das musas. Jogo e msica, dana e poesia pertencem ao seio de Mnemosyne, da memria. Notoriamente essa palavra quer dizer outra coisa do que somente a faculdade determinvel pela psicologia, a conservao do passado na representao. A memria pensa no pensado. Mas, como o nome da me das musas, memria no quer dizer um pensar qualquer pensamento. Memria a reunio do
4

A palavra memria em alemo traduzida por das Gedchtnis com gnero neutro. No entanto, Heidegger sugere traduzir mnemosyne por die Gedchtnis, que seria memria no gnero feminino, tal como j encontrada na lngua portuguesa.

www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013

ISSN: 19837429

n.11 maro de 2013 -

Traduo

pensar naquilo que por toda a parte j quer ser considerado antecipadamente. Memria a reunio do recordar. Ela salva consigo e oculta em si o a se pensar a cada vez antecipadamente em tudo o que essencia e se adjudica como o que , o que segue sendo: memria, a me das musas: o recordar sobre o a-se-pensar a fonte do poetar. O poetar , por isso, as guas que, de vez em quando, refluem para o manancial, para o pensar como recordar. Contanto que ns livremente creiamos que a lgica nos d uma explicao sobre o que seja pensar, no poderemos considerar, em que medida todo poetar reside no recordar. Todo poema provm da de-voo da recordao. Sob o ttulo de Mnemosyne, Hlderlin diz: Um sinal somos ns, indecifrado ...
9

Ns quem? Ns, os homens de hoje. Os homens de um hoje que de j h muito e que ainda perdurar por um longo tempo, para o qual nenhum calendrio da histria obteve uma medida. No mesmo hino, Mnemosyne diz o seguinte: Longo o tempo a saber, aquele no qual ns somos um sinal sem interpretao. Isso no d o suficiente a pensar quanto a sermos um sinal e, em verdade, um sinal sem interpretao? Talvez isso que o poeta diz nessas e naquelas palavras, pertena quilo no qual o considervel se mostre a ns, a aquele mais considervel, no qual a afirmao procura pensar sobre nosso tempo considervel. Talvez essa afirmao traga, quando ns apenas a discutirmos de modo suficiente, alguma luz sobre a palavra do poeta; talvez tambm nos chame pretensiosamente mais uma vez a palavra de Hlderlin, por ela ser potica, e da indicadora do caminho de um pensar sobre o mais considervel. No obstante, permanece, at aqui, obscuro o que a indicao palavra de Hlderlin possa significar. Continua questionvel com que direito ns tomamos o caminho da tentativa de pensar um poeta, e principalmente este. Continua inexplicado tambm em que solo e dentro de quais limites a indicao do potico tem que ficar.

www.revistaliteris.com.br ISSN: 19837429 Maro de 2013

You might also like