You are on page 1of 3

A origem da Filosofia

A palavra filosofia
A palavra filosofia grega. composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sbio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filsofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de esprito, o da pessoa que ama, isto , deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Atribui-se ao filsofo grego Pitgoras de Samos ( que viveu no sculo V antes de Cristo) a inveno da palavra Filosofia. Pitgoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desej-la ou am-la, tornando-se filsofos. Dizia Pitgoras que trs tipos de pessoas compareciam aos jogos olmpicos ) a festa mais importante da Grcia): as que iam para comerciar durante jogos, ali estando apenas para servir aos seus prprios interesses e sem preocupao com as disputas e os torneios; as que iam para competir, isto , os atletas e artistas )pois, durante os jogos tambm havia competies artsticas: dana, poesia, msica, teatro); e as que iam para contemplar os jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitgoras, como o filsofo. Com isso, Pitgoras queria dizer que o Filsofo no movido por interesses comerciais no coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; tambm no movido pelo desejo de competir no faz das idias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou atletas intelectuais; mas movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as aes, a vida; em resumo, pelo desejo de saber. A verdade no pertence a ningum, ela o que buscamos e que est diante de ns para ser contemplada e vista, se tivermos olhos ( do esprito) para v-la.

A Filosofia, entendida como aspirao ao conhecimento racional, lgico e sistemtico da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformaes, da origem e causas das aes humanas e do prprio pensamento, um fato tipicamente grego. Evidentemente, isso no quer dizer, de modo algum, que outros povos, to antigos quanto os gregos, como os chineses, os hindus, os japoneses, os rabes, os persas, os hebreus, os africanos ou os ndios da Amrica no possuam sabedoria, pois possuam e possuem. Tambm no quer dizer que todos esses povos no tivessem desenvolvido o pensamento e formas de conhecimento da Natureza e dos seres humanos, pois desenvolveram e desenvolvem. Quando se diz que a Filosofia um fato grego, o que se quer dizer que ela possui certas caractersticas, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelecer certas concepes sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ao, as tcnicas, que so completamente diferentes das caractersticas desenvolvidas por outros povos e outras culturas. Atravs da Filosofia, os gregos instituram para o Ocidente europeu as bases e os princpios fundamentais do que chamamos razo, racionalidade, cincia, tica, poltica, tcnica, arte.

O que perguntavam os primeiros filsofos


Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes do origem aos semelhantes, de uma rvore nasce outra rvore, de um co nasce outro co, de uma mulher nasce uma criana? Por que os diferentes tambm parecem surgir os diferentes: o dia parece fazer nascer a noite, o inverno parece fazer surgir a primavera, um objeto escuro clareia com o passar do tempo, um objeto claro escurece com o passar do tempo? Por que tudo muda? A criana se torna adulta, amadurece, envelhece e desaparece. A paisagem , cheia de flores na primavera, vai perdendo o verde e as cores no outono, at ressecar-se e retorcer-se no inverno. Por que um dia luminoso e ensolarado, de cu azul e brisa suave, repentinamente, se torna sombrio, coberto de nuvens, varrido por ventos furiosos, tomado pela tempestade, pelos raios e troves> Forma perguntas como essas que os primeiros filsofos fizeram e para elas buscaram respostas. Sem dvida, a religio, as tradies e os mitos explicavam todas essas coisas , mas suas explicaes

A Filosofia grega

j no satisfaziam aos que interrogavam sobre as causas da mudana, da permanncia, da repetio, da desapario e do ressurgimento de todos os seres. Havia perdido fora explicativa, no convenciam nem satisfaziam a quem desejava conhecer a verdade sobre o mundo.

Nem oriental nem milagre


Desde o final do sculo XIX da nossa era e durante o nosso sculo, estudos histricos, arqueolgicos, lingisticos, literrios e artsticos percebe-se que a filosofia tem dvidas com a sabedoria dos orientais (alm das viagens e contatos), tambm os dois maiores formadores da cultura grega antiga, os poetas Homero e Hesodo, encontraram nos mitos e nas religies dos povos orientais, bem como nas culturas que precederam a grega, os elementos para elaborar a mitologia grega, que depois, seria transformada racionalmente pelos filsofos. De fato os gregos imprimiram mudanas de qualidade to profundas no que receberam do Oriente e das culturas precedentes, que at pareceria terem criado sua prpria cultura a partir de si mesmos.

O nascimento da Filosofia
Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do sculo VII e incio do sculo VI antes de Cristo, nas colnias gregas da sia Menor (particularmente as que formavam uma regio denominada Jnia), na cidade de Mileto. E o primeiro filsofo foi Tales de Mileto. Alm de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a Filosofia tambm possui um contedo preciso ao nascer: uma cosmologia. A palavra cosmologia composta de duas outras: cosmos, que significa mundo ordenado e organizado, e logia, que vem da palavra logos, que significa pensamento racional, conhecimento. Assim, a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza, donde, cosmologia. Durante muito tempo considerou-se que a Filosofia nascera por transformaes que os gregos operaram na sabedoria oriental (egpcia, persa, caldia e babilnica). Assim, filsofos como Plato e Aristteles afirmavam a origem oriental da Filosofia. Os gregos, diziam eles, povo comerciante e navegante, descobriram, atravs das viagens, a agrimensura dos egpcios (usada para medir as terras, aps as cheias do Nilo), a astrologia dos caldeus e dos babilnicos (usada para prever grandes guerras, subida e queda de reis, catstrofes como peste, fome, furaces), as genealogias dos persas (usadas para dar continuidade s linhagens e dinastias dos governantes), os mistrios religiosos orientais referentes aos rituais de purificao da alma (para livr-la da reencarnao contnua e garantir-lhe o descanso eterno), etc. A filosofia teria nascido pelas transformaes que os gregos impuseram a esses conhecimentos. Dessa forma, da agrimensura, os gregos fizeram nascer duas cincias: a aritmtica e a geometria; da astrologia, fizeram surgir tambm duas cincias: a astronomia e a meteorologia; das genealogias, fizeram surgir mais uma outra cincia: a histria; dos mistrios religiosos de purificao da alma, fizeram surgir as teorias filosficas sobre a natureza e o destino da alma humana.

Mito e Filosofia
Filosofia nasceu realizando uma transformao gradual sobre os mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos? O que mito? Um mito uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da terra , dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da gua, dos ventos, do bem e do mal, da sade e da dona, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raas, das guerras, do poder, etc.). A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos; do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; uma narrativa feita em pblico, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que est narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados. Quem narra o mito? O poeta-rapsodo. Quem ele? Por que tem autoridade? Acredita-se que o poeta um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra o mito - sagrado porque vem de uma revelao

divina. O mito , pois, incontestvel e inquestionvel. Como o mito narra a origem do mundo e de tudo o que nele existe? De trs maneiras principais: 1. Encontrando o pai e a me das coisas e dos seres, isto , tudo o que existe decorre de ralaes sexuais entre foras divinas pessoais. 2. Encontrando uma rivalidade ou uma aliana entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo. 3. Encontrando as recompensas ou castigos que os deuses do a quem os desobedece ou a quem os obedece. Vemos portanto, que o mito narra a origem das coisas por meio de lutas, alianas e relaes sexuais entre foras sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens. A Filosofia, ao nascer, , como j dissemos, uma cosmologia, uma explicao racional sobre a origem do mundo e sobre as causas das transformaes e repeties das coisas; para isso, ela nasce de uma transformao gradual dos mitos ou de uma ruptura radical com os mitos? Duas foram as respostas dadas. A primeira delas foi dada nos fins do sculo XIX e comeo do sculo XX, quando reinava um grande otimismo sobre os poderes cientficos e capacidades tcnicas do homem. Dizia-se, ento, que a Filosofia nasceu por uma ruptura radical com os mitos, sendo a primeira explicao cientfica da realidade produzida pelo Ocidente. A Segunda resposta foi dada a partir de meados do nosso sculo, quando os estudos dos antroplogos e dos historiadores mostram a importncia dos mitos na organizao social e cultural das sociedades e com os mitos esto profundamente entranhados nos modos de pensar e de sentir de uma sociedade. Por isso, dizia-se que os gregos, como qualquer outro povo, acreditavam em seus mitos e que a Filosofia nasceu, vagarosa e gradualmente, do interior dos prprios mitos, como uma racionalizao deles. Quais so as diferenas entre Filosofia e mito? Podemos apontar trs como as mais importantes: 1. O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longnquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A Filosofia, ao contrrio, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no

presente e no futuro (isto , na totalidade do tempo), as coisas so como so; 2. O mito narra a origem atravs de genealogias e rivalidades ou alianas entre foras divinas sobrenaturais e personalizadas, enquanto a Filosofia, ao contrrio, explica a produo natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. O mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a filosofia fala em cu, mar e terra. O mito narra a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A Filosofia explica o surgimento desses seres por composio, combinao e separao dos quatro elementos mido, seco, quente e frio, ou gua, terra, fogo e ar. 3. O mito no se importava com condies, com o fabuloso e o incompreensvel, no s porque esses eram traos prprios da narrativa mtica, como tambm porque a confiana e a crena no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A Filosofia, ao contrrio, no admite contradies, fabulao e coisas incompreensveis, mas exige que a explicao seja coerente, lgica e racional; alm disso, a autoridade da explicao no vem da pessoa do filsofo, mas da razo, que a mesma em todos os seres humanos.

You might also like