You are on page 1of 10

Diagnstico Oriental

Como que funciona um diagnstico? Quais so os princpios? Um dos princpios bsicos a ideia de que tudo est ligado, todos os fenmenos esto ligados, sempre. Dentro desta ligao existe polaridade e o diagnstico funciona por polaridade. Existem relaes entre diversas partes do corpo. As polaridades bsicas so: 1. superior e inferior: se surgir um sintoma na parte do tronco visvel na zona da cabea. 2. esquerda e direita 3. periferia e centro: observando braos, mos, dedos, pernas, podemos saber o que se passa com certos rgos. 4. frente e dorso 5. parte e todo Objectivo do diagnstico: ajudar as pessoas a encontrarem o seu caminho, a serem felizes.

Ordem do Diagnstico, por Michio Kushi


1. Destino: se a pessoa ou no feliz e se se tornar ou no feliz. 2. Personalidade: que tipo de ideais, viso da vida, personalidade e carcter tem. 3. Constituio: que tipo de constituio fsica e mental tem. 4. Desordens: que tipo de desordens desenvolveu e de que sofre actualmente. 5. Recomendaes: que mudanas so necessrias para transformar as desordens em sade e bemestar. 6. Orientao: Para que tipo de futuro deve ser orientada para realizar a felicidade. 7. Inspirao: que encorajamento lhe deve ser dado para que possa desenvolver a sua capacidade infinita de alcanar a felicidade.

Tipos de Diagnstico:
I. Diagnstico do ambiente total: 1. fenmenos celestes (tem-so) 2. condies terrestres (chi-so) 3. tempo estaes do ano e hora do dia (ji-so)
1

1. Relao com o meio nossa volta. Ex: h mais partos, ataques epilcticos, cardacos, durante a lua cheia. A lua cheia Yang (mais activa), a lua nova Yin (menos activa) Dificuldade em levantar de manh e comear o dia significa que estamos mais Yin. Quando esses sintomas so ao final da tarde, so mais yang. II. Diagnstico do ambiente mais imediato: Tem a ver com o Feng Shui, a casa onde se vive. A energia Ki, as influncias espirituais, as influncias ancestrais (Ex: diagnstico do Michio Kushi ao menino que perdeu a me) III. Diagnstico do pensamento e imagens: IV. Diagnstico da expresso *V. Diagnstico visual (Bo Shim) Tudo o que se consegue ver *VI. Diagnstico auditivo (Bum Shim) A forma como a pessoa fala, a fluidez do discurso, o ritmo. VII. Diagnstico olfactivo Cada um de ns tem um cheiro caracterstico. Os chineses dizem que h 5 cheiros: 1. cheiro fragrante adocicado (como o cheiro de um croissant) bao, pncreas, estmago 2. cheiro cido (ou oleoso) fgado e vescula 3. cheiro a queimado corao e intestino delgado 4. cheiro a peixe pulmo e intestino grosso 5. cheiro a podre rins e bexiga *VIII. Diagnstico dos Meridianos IX. Diagnstico dos pontos de presso (shoku-shin) Exemplo: ponto central da palma da mo denota problemas de rins; 4 dedos acima do tornozelo o ponto onde se cruzam 3 meridianos Yin (san in ko) bao, fgado e rins. *X. Diagnstico do pulso Na medicina Tradicional Chinesa h 12 pulsos, com uma preciso muito certa. Cada um dos pulsos tem um toque superficial e outro profundo. Pulso direito com pulsao mais activa significa que estamos a comer mais Yin, a activar mais a Fora do Cu. Se for o pulso esquerdo com a pulsao mais activa, significa que estamos a comer mais Yang, a activar mais a Fora da Terra. *XI. Diagnstico atravs da colocao de questes XII. Diagnstico da eliminao Condio das fezes pouco cheiro, bem moldadas, no se agarram sanita, quase no necessrio papel para limpar, sensao de que saiu tudo) Condio da urina cor de cerveja, sai com boa presso, cheiro pouco intenso, 3 ou 4 vezes por dia. Menstruao deve ser um ciclo de 28 30 dias, suave, sem dores. *XIII. Diagnstico pelo toque
2

XIV. Diagnstico abdominal (* Os tipos de diagnstico mais usados pelo Francisco Varatojo)

Constituio:
A herana, estrutura, moldura bsica, aquilo com que nascemos. Loiros, ruivos ou morenos; olhos azuis ou castanhos; altos ou baixos so aspectos que no mudam ou mudam muito pouco. A constituio adquire-se na gravidez. Constituio forte: pessoas fortes tendem a abusar, quando adoecem o caso mais grave, pis caem a pique. Constituio fraca: se bem tratada, pode durar mais tempo. Exemplo: uma vela dura tanto mais quanto menor for a rapidez com que se queima. Quando abusamos, no temos cuidado com o que comemos, quando ns temos tempo para nada, queimamos mais rapidamente. Constituio mais Yang: pessoas mais resistentes, mais prticas, mais fsicas. Constituio mais Yin: pessoas mais sensveis, intuitivas, artsticas. Pessoa com boa qualidade Yang: forte, activa, bom humor, trabalhadora, relativa. Pessoa com m qualidade Yang: bruta, agressiva Pessoa com boa qualidade Yin: sensvel, artstico, intuitivo, espiritual Pessoa com m qualidade Yin: depressivo, preguioso Produtos animais (muito Yang) criam m qualidade Yang. Acar, drogas e lcool (muito Yin) criam m qualidade Yin. Se comermos vegetais e cereais, a tendncia adquirir boa qualidade Yin ou boa qualidade Yang, dependendo da nossa constituio. O mais saudvel ser Yin por fora e Yang por dentro. a combinao que d mais longevidade. Os seres humanos so, segundo os orientais, a combinao de 3 aspectos: - O Cu: o destino, o karma, a vontade de deus, a astrologia os aspectos que a cincia no pode provar e aos quais no d importncia. - A Terra: aspectos biolgicos, prticos, materiais, palpveis: os genes, a comida, a bebida. - A Humanidade (est entre o cu e a Terra): a educao, o local onde nascemos. A Hereditariedade pode ser alterada pela combinao de 2 elementos: - ambiente - alimentao Por exemplo, o povo japons tem poucos casos de cancro na mama, clon e pulmes. Do ponto de vista hereditrio, os japoneses tm esses genes que do origem a esses cancros porque quando emigram para os EUA, alteram os hbitos alimentares e o ambiente e acabam por contrair esses cancros.
3

Factores que formam a constituio:


I. Condio dos pais e antepassados II. Qualidade das clulas reprodutoras: A polaridade entre o espermatozide e o vulo determinam: 1. O sexo da criana (quando o pai mais yang, dominante, saem mais raparigas, quando a me saem mais rapazes). Os militares so muito Yang e tm, tendencialmente, mais raparigas. No incio de uma relao, o homem , normalmente, mais apaparicado pela mulher e os casais tm mais raparigas como primeiro filho. 2. Sistemas principais na criana: o vulo, herana da me, reflecte-se mais no sistema digestivo. O espermatozide, a herana do pai, influencia mais o sistema nervoso. 3. Os rgos principais da criana: a me influencia mais os rgos do lado direito do corpo, o pai os do lado esquerdo. 4. a natureza fsica e mental da criana: a me influencia mais as capacidades emocionais, o pai as capacidades intelectuais. TAI KYO: Educao embrionria, ouvindo msica, lendo poesia, comendo bem. mais importante cuidar do beb antes de ele nascer do que depois coloc-lo numa boa escola. III. Data da concepo e nascimento: Nascidos em Outubro, Novembro e Dezembro: a maior parte da gravidez ocorreu no Vero, a me comeu mais Yin. H mais filsofos nascidos nesta altura. Nascidos na Primavera so mais yang. IV. Local de nascimento e de crescimento: Pessoas nascidas no campo so mais robustas, mais conservadoras, pessoas nascidas na cidade so mais dbeis e liberais. V. alimentao durante a gravidez e o crescimento: Um dia de gravidez corresponde a 10 milhes de anos de evoluo biolgica. VI. Influncias familiares, sociais e culturais

Estudo da Constituio
1. Proporo entre a cabea e o corpo:
de 1 para 7 (o mais equilibrado) Se for inferior (1/6) mais Yang, se for superior (1/8) mais Yin. Pessoas com a cabea grande, de uma forma geral, tm capacidade de liderana. Se comerem muitos produtos animais (Yang) ficam lderes em reas fsicas, se comerem vegetais (mais Yin) ficam lderes em reas mais espirituais.

2. Robustez da estrutura ssea:


Verifica-se pela robustez do pulso, por exemplo. Nomboku Mizuno: estudava a personalidade das pessoas atravs da estrutura ssea.
4

3. Olhos, sobrancelhas e orelhas:


Olhos: - Olhos mais pequenos so mais Yang: homens de negcios - Olhos maiores so mais Yin: artistas, pessoas mais sensveis O espao entre os olhos: o normal caber um olho entre os olhos. Se o espao maior mais Yin, se for menor mais Yang. - Olhos mais juntos: problemas nos rgos centrais (fgado, vescula), pessoas com capacidade de anlise, de ver o pormenor, perdendo a viso do todo mais Yang - Olhos mais separados. Problemas por excesso de Yin, tambm na zona central. No Oriente os olhos separados so chamados olhos de viva, ou seja, olhos com tendncia separao. - Olhos mais para cima: mais Yang (carcter mais activo, mais tenso, eventualmente mais agressivo) - Olhos para baixo mais Yin - Cor dos olhos: cores mais claras so mais Yang, mais escuras so mais Yin. Sobrancelhas: mostram o nosso potencial de longevidade, a nossa sociabilidade, vitalidade. - Sobrancelhas longas e fortes mostram vitalidade e facilidade em fazer amigos, particularmente se forem redondas, em forma de arco. - Sobrancelhas unidas mostram um Yang muito forte. O ngulo das sobrancelhas mostra o percurso da vida. Se o ngulo for harmonioso, a vida harmoniosa. - Sobrancelhas subidas: pessoas muito tensas, stressadas, o que levar a problemas nervosos, digestivos, etc. Mostram que o percurso da vida no harmonioso. Pode ser tambm sinal de autoritarismo. mais Yang, tem a ver com o consumo desproporcional de produtos de origem animal. - Sobrancelhas descadas: Natureza mais Yin, ar mais calmo e pacfico. Orelhas: quanto maiores e mais espessas, melhor. Mostram a constituio bsica. Pessoas com orelhas fortes tm facilidade em obter sucesso, tm vitalidade. No Oriente, o lbulo grande sinal de sabedoria (ex: Buda) As orelhas mostram tambm a constituio dos nossos rins. Pessoas com orelhas muito fortes tambm se tornam, frequentemente, preguiosas, porque no precisam de se esforar. A felicidade a realizao infinita de um sonho sem fim Ohsawa

4. ngulo dos ombros:


- ombros mais horizontais so mais Yang. - ombros mais descados so mais Yin.

5. Mos e ps:
- mos grandes mostram uma constituio robusta - mos pequenas mostram uma constituio sensvel. - a palma mostra as capacidades prticas. Os dedos mostram as capacidades artsticas, estticas: palma maior do que os dedos mais Yang e dedos maiores do que as palmas mais Yin.

- Monte de Vnus carnudo significa bons pulmes, muita vitalidade. Se a zona estiver azulada, significa que a condio intestinal dbil. - dedos mais quadrados so mais Yang.

Linhas da palma da mo: 1. Linha da vida: responsvel pelo sistema digestivo. O nosso sistema digestivo responsvel pela nossa longevidade. Nas mulheres, a mo direita representa primeira metade da vida e a mo esquerda a segunda metade. Nos homens ao contrrio. Nas mulheres, o que vemos na mo direita aquilo com que viemos, na esquerda aquilo que fazemos. 2. Linha da cabea: responsvel pelo sistema nervoso. Se for muito curta Yang, mostra pessoas determinadas. Se for mais comprida e descendente, mostra pessoas mais flexveis (yin). 3. Linha do corao: responsvel pelo sistema circulatrio. Se for comprida, quase at ao indicador, mostra um sistema circulatrio dbil. Pessoas com palmas fortes e linhas bem definidas so simples, prticas e fortes. Linha da vida e linha da cabea separadas mostram pessoas independentes, que seguem o seu caminho na vida. Quando h uma linha vertical que cruza o centro, significa linha do sucesso, da sorte.

Dedos das mos: Polegar: pulmes e ovrios Indicador: intestino grosso Mdio: governador do corao Anelar: triplo aquecedor, metabolismo Mnino: corao e intestino delgado (pais) (os outros) (ns mesmos) (a famlia) (filhos)

O maior dedo o mdio. Se o indicador for do mesmo tamanho ou se for torto mostra debilidade intestinal. Se o dedo mnimo for torto tambm demonstra debilidade intestinal ou tendncia para este tipo de problemas. Ps: Em termos de diagnstico, a mo mais fivel do que o p. P-chato Yin. Quanto mais forte for o arco do p, mais Yang. O peiro do p alto Yang (um Yang provocado pelo excesso de produtos animais) O p 1/7 da cabea. Ps grandes mostram rgos centrais do corpo mais activos e tendncia para problemas nesses rgos: pncreas, vescula, fgado e rins. Ps pequenos mostram rgos superiores e inferiores mais activos e tendnsica para problemas: corao, pulmes, intestinos, rgos reprodutores. Dedos dos ps: - grande: lado de fora representa o bao e o sistema linftico, do lado de fora o fgado. - 2 dedo: estmago - 3 dedo: estmago - 4 dedo: vescula biliar - 5 dedo. Bexiga

6. Forma da cara:

+ Yin

+ Yang

Com muitas ideias, dispersa-se facilmente.

Exigente, com ideias, trabalhador, controlado.

Uma ideia, que espalha (ex: vendedores)

Poucas ideias, uma de cada vez.

A forma como temos as feies (mais juntas ou separadas) mostra o nosso grau de abertura em termos emocionais.

Zona ligada ao Sistema Nervoso: as nossas capacidades intelectuais e espirituais.

Zona ligada ao Sistema Circulatrio: as nossas capacidades emocionais, tem a ver com o expressar e no o sentir.

Zona ligada ao Sistema Digestivo: quanto mais forte o queixo mais consistente o Sistema Digestivo.

MAPA DA FACE (pg.47)


Na boca podemos ver aspectos: 1. da constituio (constitucionais) 2. da condio

1. Constituio:
- Tamanho da boca: Boca grande mais Yin, mostra um sistema digestivo mais dbil: pessoas mais simples, contidas Boca pequena mais Yang, mostra um sistema digestivo mais compacto: pessoas que gostam de gozar a vida, menos disciplinadas. A boca foi um dos aspectos que mais mudou em termos anatmicos, tendo vindo a aumentar. - Grau de tenso da boca: Boca mais tensa mais yang: pessoas que falam com a boca praticamente fechada ( o mais saudvel) Boca menos tensa mais Ying. O grau de tenso da boca est relacionado com o sistema digestivo, respiratrio e circulatrio. Boca tensa mostra tenso no fgado e na zona genital. Boca menos tensa (mais aberta) mostra problemas intestinais, respiratrios e nervosos. - Lbios: O lbio superior mostra o estmago. O lbio inferior mostra os intestinos (a parte superior o delgado, a parte inferior o grosso). Feridas nos cantos dos lbios mostram problemas no duodeno. Cieiro denota problemas de bao e estmago. A cor dos lbios deve ser cor-de-rosa. Lbios vermelhos mostram um problema inflamatrio e provocado por excesso de Yin (acar, alimentos refinados). Lbios muito escuros mostram acumulao de gordura (colesterol, triglicerdeos, etc). Lbios brancos mostram anemia. Se o branco for uma mancha localizada pode ser clon descendente (mancha no lado esquerdo) ou clon ascendente (mancha no lado direito). Lbios com muitas riscas verticais surge nas pessoas de mais idade e mostra que a actividade sexual est a desaparecer. Lbios mais cheios mais Yin, mostra pessoas mais emocionais, com menos vitalidade fsica. Lbios finos so mais Yang, pessoas que
8

mostram menos as suas emoes. Lbios quase ausentes mostram um grau de tenso interna, fisicamente muito fortes, mas mais inflexveis. - Zona volta da boca (buo e queixo): mostra os rgos reprodutores. O espao entre o nariz e a boca, se for grande, mostra pessoas muito frteis e criativas. rgos reprodutores fortes, simpatia para com o sexo oposto, fertilidade e criatividade. Mostra tambm pessoas que gostam de qualidade. - Queixo: Cova no meio do queixo mostra pessoas muito yang. Ruga horizontal no queixo mostra problemas renais, bexiga, rgos reprodutores. Duplo queixo mostra, em geral, formao de miomas no tero e prstata inchada. Nomboko Misuno: Ho rei = linha do destino: rugas de expresso, ao lado da boca, mostram o tamanho da nossa casa, do negcio, a forma como vivemos a nossa vida. Se as linhas forem grandes significa que a casa grande (ou usada grande, h sempre espao para mais algum, est sempre aberta). Se o ngulo for muito aberto significa que h ou haver chances de ter sucesso. - Bochechas: Mostram os pulmes, devem ter um ar saudvel, ter boa cor. Bochechas vermelhas so problemas respiratrios. Quando existe cancro no pulmo as bochechas ficam esverdeadas. A cor cinzenta revela problemas de fgado, hepticos, insuficiente exposio ao ar puro, poucos vegetais frescos, etc. A zona das bochechas pode mostrar tambm os seios. - Nariz: As narinas, do ponto de vista orgnico mostram os brnquis, a oxigenao, a rapidez de pensamento, a coragem verbal. Quanto mais abertas forem, mais se manifestam estas caractersticas. A ponta do nariz mostra o corao. Se estiver inchada revela acumulao de gordura no corao. Se tiver uma fenda mostra arritmia cardaca. Quando mentimos, h mais fluxo sanguneo no nariz, este cresce umas dcimas de milmetros, e temos tendncia para tocar no nariz e para fechar as mos. A cana do nariz mostra o estmago e o pncreas, mas mais este ltimo. Mudana de cor revela problemas: esverdeada diabetes, azulada perto da morte, acastanhada hipoglicmia. A cana do nariz tambm representa, segundo algumas escolas, o Ego. O ceptro nasal desviado mostra uma diferena entre pai e me, um desequilbrio, e pode mostrar uma desordem pancretica. A zona de dentro da parte superior do nariz (junto ao nariz) mostra pncreas, bao e sistema linftico - Olhos Debaixo dos olhos mostra os rins e/ou os rgos reprodutores: ovrios e testculos. Um pouco mais abaixo mostra o intestino grosso. O canto interno do olho, junto sada do vaso lacrimal, mostra as glndulas renais. - Tmporas: Cor azulada consumo elevado de acar. Cor acastanhada consumo de secos e queimados, falta de frescura na alimentao.

- Dores de cabea: Na zona frontal mostram sistema digestivo desequilibrado, passam rapidamente quando se muda a alimentao. Na zona lateral esto relacionadas com a vescula biliar, as causas so gorduras e doces. Na zona occipital, as dores de cabea so mais Yang e esto relacionadas com os rins e a bexiga, revela excesso de sal e produtos animais. No interior da cabea so resultado de alimentos fumados, caviar. Dores de cabea vasculares (que latejam) esto ligadas vescula biliar. - Plpebra: Reflecte a condio dos rgos ocos, como a vescula biliar, o estmago, os intestinos e a bexiga. A zona entre os olhos mostra o fgado. A zona da testa mostra os intestinos, a bexiga e os rgos sexuais. As rugas horizontais e paralelas da testa demonstram uma forma de pensar ordenada. A ruga inferior mostra o sistema digestivo, a do meio o sistema nervoso e a superior o sistema circulatrio.

Sampaku:
Co ndio em que se observam 3 partes brancas no olho. Um beb saudvel, quando nasce, tem os olhos para baixo, observando-se a parte branca do olho em cima (yang), Quando morremos, vemos a parte branca do olho em baixo e a ris para cima (Sampaku Yin) George Ohsawa disse que o presidente Kennedy tinha Sampaku Yin e , passada uma semana, este foi assassinado. Quando estamos Sampaku no estamos a cem por cento. A nossa capacidade de reaco e de adaptao no a melhor. Segundo Ohsawa, se no formos Sampaku, estamos sempre bem, tudo corre bem. Os ratos abandonam os navios antes de estes afundarem, no so Sampaku. No tsunami que atingiu a sia, os animais fugiram antes da tragdia, pois tm um instinto que lhes permite sentir isso. Pessoas Sampaku Yang: fundamentalistas islmicos, criminosos procurados, etc.

10

You might also like