You are on page 1of 16

A estrutura em psicanlise: uma enunciao desde Freud

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

Glria Sadala Doutora, mestre e especialista pela UFRJ, psicanalista, coordenadora e professora do Mestrado em Psicanlise, Sade e Sociedade e do Curso de Especializao em Psicanlise da UVA. Professora do Curso de Especializao em Psicologia Clnica da PUC-Rio. Maria Helena Martinho Doutoranda e mestre pelo Programa de Ps-Graduao em Psicanlise do IP/ Uerj, psicanalista, coordenadora do SPA/UVA, professora dos Cursos de Mestrado e de Especializao em Psicanlise e do Curso de Graduao em Psicologia da UVA. Professora e supervisora Clnica do Curso de Especializao em Psicologia Clnica da PUC-Rio. Psicanalista membro da Escola de Psicanlise dos Fruns do Campo Lacaniano/Brasil. Psicanalista membro do colegiado de Formaes Clnicas do Campo Lacaniano/RJ.

RESUMO: Pretende-se abordar a importncia da noo de estrutura

no campo psicanaltico, considerando sua pertinncia nas formulaes freudianas e seus destinos no percurso terico de Lacan. O termo estrutura encontra-se implcito na obra de Freud no que tange importncia do diagnstico diferencial. Lacan se props a reler Freud a partir do estruturalismo a fim de reconduzir a experincia psicanaltica fala e linguagem. Ressaltaremos duas divergncias que marcam o afastamento incondicional de Lacan do movimento estruturalista: a concepo do sujeito e o registro do real. Palavras-chave : Psicanlise, estrutura, linguagem.
ABSTRACT: The structure in psychoanalysis: an enunciation since

Freud. This article intends to approach the importance of the notion of structure in the psychoanalytic field, considering its relevance in Freudian formulations and its destinations in the theoretical trajectory of Lacan. The term structure is implicit in the work of Freud in terms of the importance of differential diagnosis. Lacans proposal was to re-read Freud from structuralism to reconduct the psychoanalytic experience to speech and language. We emphasize two disagreements that mark the unconditional withdrawal of Lacans structuralist movement: the conception of the subject and the register of the real. Keywords : Psychoanalysis, structure, language.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

244

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

A enunciao da estrutura em Freud

Pretende-se abordar aqui a importncia da noo de estrutura no campo psicanaltico, considerando sua pertinncia nas formulaes freudianas e seus destinos no percurso terico de Lacan. Freud no utilizou com frequncia o termo estrutura e nem mencionou a expresso estruturas clnicas; contudo, estes esto implcitos em sua obra desde os seus primrdios, no que tange importncia do diagnstico diferencial para a conduo da anlise. Citamos aqui alguns exemplos, extrados da obra de Freud, nos quais o termo estrutura utilizado. Em seu texto A psicoterapia da histeria, Freud declara:
A histeria traumtica monossintomtica por assim dizer um organismo elementar, um ser unicelular, por comparao com a complexa estrutura de uma neurose histrica relativamente grave [...] O material psquico de uma histeria assim se apresenta como uma estrutura em vrias dimenses, que estratificada em pelo menos trs formas diferentes. (FREUD, 1893-1895/2004, p.293)

Em outro texto, A propsito de um caso de neurose obsessiva, conhecido como Homem dos Ratos, Freud diz:
Ainda no consegui at agora, penetrar e elucidar por completo a complicadssima estrutura de um caso grave de neurose obsessiva. Por outro lado, no me sentiria em condies de tornar clara para o leitor, pela exposio de uma psicanlise, atravs dos extratos superpostos que o tratamento percorre essa estrutura reconhecida ou pressentida pela anlise. So as resistncias dos doentes e os modos como eles se exprimem que tornam essa tarefa to penosa. (FREUD, 1909/2004, p.124, grifo nosso)

Em Sobre o incio do tratamento (1913/2004), Freud recomenda aos analistas que pratiquem o tratamento de ensaio por uma ou duas semanas antes do comeo da anlise propriamente dita, explicitando que uma das razes desta prvia seria justo a de estabelecer o diagnstico diferencial. Naquela poca, Freud se referia especificamente diferena diagnstica entre neurose e psicose. bem verdade que, no incio de suas elaboraes tericas, ele se deparou com inmeros impasses no que tange ao diagnstico diferencial. Um exemplo disso se reflete no texto As neuropsicoses de defesa (1894/2004), no qual Freud subdivide as neuropsicoses em: (neurose fobia, obsesses e histeria) e psiconeuroses narcsicas (psicose paranoia e esquizofrenia). Quatro anos j haviam se passado e Freud ainda estava s voltas com a possibilidade de encontrar marcos que delimitassem as estruturas clnicas e seus tipos clnicos.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

A estrutura em psicanlise: uma enunciao desde Freud

245

No texto A sexualidade na etiologia das neuroses (1898/2004), Freud separa as psiconeuroses (histeria e neurose obsessiva) das neuroses atuais (neuroses de angstia e neurastenia). Ao longo de sua obra, verifica-se o esforo em alcanar uma preciso diagnstica. Os prprios termos pinados por Lacan da obra freudiana Verdrngung, Verwerfung, Verleugnung so muitas vezes utilizados por Freud como verbos (verdrngen, verwerfen, verleugnen), e no como marcos divisrios. Entretanto, com o passar do tempo, esses termos vo adquirindo certas preponderncias de uso, ou, melhor dizendo, se articulam mais claramente modalidade de defesa do sujeito. Se essa tese freudiana for traduzida nos termos lacanianos, pode-se dizer que o determinante de uma estrutura clnica se situa do lado das defesas do sujeito. Com Lacan, l-se o diagnstico diferencial enunciado por Freud como estrutural, demonstrando assim que sua abordagem estrutural retirada da obra de Freud. Na Conferncia XXXI (A decomposio da personalidade psquica), Freud apresenta a metfora do cristal, referindo-se noo de estrutura:
Onde ela mostra uma brecha ou uma rachadura, ali pode normalmente estar presente uma articulao. Se atirarmos ao cho um cristal, ele se parte, mas no em pedaos ao acaso. Ele se desfaz, segundo linhas de clivagem, em fragmentos cujos limites, embora fossem invisveis, estavam predeterminados pela estrutura do cristal. Os doentes mentais so estruturas divididas e partidas do mesmo tipo. (FREUD, 1933 [1932]/2004, p.54, grifo nosso)

De fato, Freud no utiliza com frequncia o termo estrutura em sua obra; contudo, o discurso freudiano apresenta conceitos que podem ser inseridos na categoria de estrutura. Birman, em seu texto Entre o inconsciente e a pulso, explicita tal hiptese: ... nos seus enunciados o discurso freudiano no um discurso estruturalista, mas as suas enunciaes podem permitir a interpretao de sua racionalidade pela leitura estrutural (1991, p.28). At mesmo Lacan s passou a utilizar este termo quando oficializa o seu ensino em 1953, influenciado pela trade estruturalista Saussure, Jakobson e Lvi-Strauss. Entretanto, antes do seu ensino oficial, em uma publicao de 1938, intitulada Complexos familiares, Lacan j havia mostrado que falar de complexo falar de estrutura: a famlia no dominada por comportamentos biolgicos, mas estruturada por complexos simblicos (1938/2002, p.19). Faz o significante complexo operar, tal como Freud o fizera no complexo de dipo, como um antecedente do conceito de estrutura. Existe, de fato, certa equivalncia entre a definio de complexo e de estrutura. Sendo assim, as trs formas de negao da castrao explicitadas por Freud Verdrngung, Verwerfung, Verleugnung passam a ter um valor estrutural.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

246

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

O termo complexo (do latim complexu) definido no dicionrio da lngua portuguesa como circunstncias ou atos que tm entre si qualquer ligao ou relao (Wikipedia). A partir dessa definio pode-se verificar que tanto em um complexo quanto em uma estrutura os elementos do conjunto tm uma relao entre si. Embora o conceito de estrutura em Lacan se distancie radicalmente daquele dos estruturalistas, a seguinte proposio mantida: ao se alterar um elemento do conjunto provoca-se a alterao de todos os outros. O termo estrutura foi consagrado por Durkheim em Les rgles de la mthode sociologique (1895); empregado por Saussure no Curso de lingustica geral ministrado entre 1907 e 1911; e difundido por Jakobson no I Congresso Internacional de Lingustica realizado em Haia, em 1928. De acordo com as formulaes de diversos estruturalistas, pode-se afirmar que uma estrutura implica uma conjuno de elementos, a posio de cada um no interior do conjunto e suas relaes mtuas. As leis vlidas para o conjunto o so tambm para cada um de seus elementos isoladamente (COELHO, 1976, p.XXI). Pouillon (1976 [1968]) conceitua estrutura a partir do que revelado pela anlise interna de uma totalidade, considerando seus elementos e suas relaes. Mas afinal, o que o termo estrutural estaria acrescentando aos ensinamentos de Freud sobre o diagnstico diferencial? Por que Lacan constri a noo de estrutura em psicanlise? Para melhor delimitar essas questes propomos retomar as consideraes lacanianas acerca da funo da fala e da linguagem.

O inconsciente estruturado como uma linguagem

O fato de Lacan ter se apropriado de alguns termos e conceitos lingusticos no incio dos anos 1950 pode ser explicado pelo momento crucial que a psicanlise estava vivendo, ou seja, naquela poca os analistas ps-freudianos estavam desviando a psicanlise dos fundamentos de Freud. Alguns de seus discpulos acabaram por contribuir largamente para que a psicanlise se confundisse com uma psicologia evolutiva. Tanto a psicologia do ego (Anna Freud, Bruno Bettelheim e Ren Spitz, entre outros) quanto os tericos da relao de objeto (Karl Abraham, Melanie Klein e Donald W. Winnicott e outros) propuseram a existncia de um estgio final de desenvolvimento psicossocial, o estgio genital, em que o sujeito chegaria a uma relao madura com o objeto e cuja disseminao levaria Lacan a denunciar o genital love. Lacan observa que esse tipo de tratamento de conteno imaginria baseado no moralismo delirante dos ideais da pretensa relao de objeto ilustra o desconhecimento da importncia do desejo (LACAN, 1959/1998, p.723). Verifica ainda que naquela poca nem se fazia cerimnia em declarar que, sob

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

A estrutura em psicanlise: uma enunciao desde Freud

247

o nome de psicanlise, estava-se empenhado numa reeducao emocional do paciente (LACAN, 1958/1998, p.391). Os prprios psicanalistas acabaram por tirar a mscara, denunciando o que tinham de antifreudiano (idem, p.592), pois abriram mo da linguagem e a substituram pelas experincias das emoes, uma verdadeira heresia doutrina de Freud. Lacan desabafa: preciso que haja ao menos trs faces em uma pirmide, ainda que seja de heresia (LACAN, 1958/1998, p.613); e localiza em cada vrtice da pirmide trs analistas Anna Freud, Abraham e Ferenczi na medida que as suas flagrantes incertezas da leitura dos grandes conceitos freudianos so correlatas s fraquezas que oneram o labor prtico (LACAN, 1958/1998, p.618). nesse contexto que Lacan se empenha em formular uma tica que integre as conquistas freudianas sobre o desejo, reconduzindo a experincia psicanaltica funo da fala e ao campo da linguagem como seus fundamentos. Lacan chama a ateno da comunidade psicanaltica da poca para o fato de que ao se interessar pela elaborao do sonho, Freud explicita a sua estrutura de linguagem. Ele se pergunta:
Como teria Freud reparado nela, uma vez que essa estrutura, por Ferdinand Saussure, s depois foi articulada? Se ela recobre os seus prprios termos, s faz ser mais espantoso que Freud a tenha antecipado. Mas, onde foi que ele a descobriu? Num fluxo significante cujo mistrio consiste em que o sujeito no sabe sequer fingir que seu organizador. (LACAN, 1958/1998, p.629)

Lacan batiza de trilogia do significante trs textos de Freud justamente porque eles demonstram que o inconsciente estruturado como uma linguagem A interpretao dos sonhos (1900), Psicopatologia da vida cotidiana (1901) e Os chistes e sua relao com o inconsciente (1905). No texto de 1901, Freud prope utilizar um diagrama na anlise do esquecimento de um nome prprio, Signorelli, demonstrando brilhantemente a lgica do inconsciente. Pode-se verificar que Lacan se props a reler Freud, a partir de uma nova cincia o estruturalismo a fim de que a experincia psicanaltica fosse reconduzida fala e linguagem. Lacan no pode ficar indiferente lingustica, porque esta lhe serviu de guia (1953/1998, p.286). Entretanto, embora tenha se apropriado de alguns conceitos fundamentais do domnio estruturalista lingustico significante e significado, cadeia significante, signo, metfora e metonmia Lacan trabalhou durante dcadas na reconstruo desses conceitos. Para que melhor possamos delimitar os dois campos de saber estruturalismo lingustico e psicanlise e identificar no que consiste exatamente a

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

248

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

subverso lacaniana de alguns desses conceitos, vejamos de forma sumria qual foi a grande descoberta de Saussure. Para Saussure, a lingustica constituda inicialmente por todas as manifestaes da lngua humana, quer se trate de povos selvagens ou de naes civilizadas, de pocas arcaicas, clssicas ou de decadncia, considerando-se em cada perodo no s a linguagem correta e a bela linguagem, mas todas as formas de expresso (SAUSSURE, 1916/2006, p.13). O objeto de estudo da lingustica a linguagem, sendo que a lngua uma parte da linguagem. Contudo, para o estruturalista ambas merecem ser diferenciadas. A lngua um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenes necessrias, adotadas pelo corpo social para permitir o exerccio dessa faculdade dos indivduos (SAUSSURE, 1916/2006, p.17). Enquanto a linguagem , ao mesmo tempo, fsica, fisiolgica e psquica, ela pertence alm disso ao domnio individual e ao domnio social; no se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos humanos, pois no se sabe como inferir sua unidade (idem, ibidem). Sob o ponto de vista de Saussure, a lngua delimitada no conjunto dos fatos de linguagem, classificvel entre os fatos humanos, enquanto a linguagem no o (idem, p.23). Enumeramos com base no estudo de Prado Coelho (1976), algumas dualidades da linguagem propostas por Saussure: emissor-receptor; som-sentido; indivduo-sociedade; lngua-fala; paradigma-sistema; sincronia-diacronia. Colocaremos aqui em destaque apenas a dualidade entre a lngua e a fala, com o propsito de que se possa identificar um dos fatores determinantes da ruptura que Lacan promove entre o estruturalismo saussuriano e a psicanlise. Saussure distingue a lngua da fala, alegando que a lngua um objeto que se pode estudar separadamente; e com isso, ele tambm separa o que social do individual; o que essencial do que acessrio e mais ou menos acidental (idem, p.22). Ao distinguir a lngua da fala, declara:
A lngua um objeto bem definido no conjunto heterclito dos fatos da linguagem. Pode-se localiz-la na poro determinada do circuito em que uma imagem auditiva vem associar-se a um conceito. Ela parte social da linguagem, exterior ao indivduo, que, por si s, no pode nem cri-la nem modific-la; ela no existe seno em virtude duma espcie de contrato estabelecido entre os membros da comunidade. Por outro lado, o indivduo tem necessidade de uma aprendizagem para conhecer-lhe o funcionamento; somente pouco a pouco a criana a assimila. A lngua uma coisa de tal modo distinta que um homem privado do uso da fala conserva a lngua, contanto que compreenda os signos vocais que ouve. (SAUSSURE, 1916/2006, p.22)

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

A estrutura em psicanlise: uma enunciao desde Freud

249

Para Saussure a lngua no constitui, pois, uma funo do falante: o produto que o indivduo registra passivamente. Enquanto a fala , ao contrrio: Um ato individual de vontade e inteligncia, no qual convm distinguir: as combinaes pela quais o falante realiza o cdigo da lngua no propsito de exprimir seu pensamento pessoal; o mecanismo psico-fsico que lhe permite exteriorizar essas combinaes (SAUSSURE, 1916/2006, p.23). Seno vejamos, para Saussure a lngua o sistema de regras que determina o emprego de sons, das formas e meios de expresso. A lngua o lado social que vive no plano do contrato coletivo e preexiste a todo ato de comunicao, enquanto a fala a utilizao prtica, concreta e individual dessa lngua. A linguagem a soma da lngua e da fala. Vimos que para o estruturalista h uma distino fundamental entre a fala e a linguagem. A fala a presentificao da palavra na linguagem. Enquanto Saussure abole de seu campo de estudo o sujeito da fala, privilegiando a lngua, a psicanlise dispe apenas da fala do paciente. Para Lacan toda fala pede uma resposta (LACAN, 1953/1998, p.237), ela implica o sujeito dirigir-se ao Outro, implica o reconhecimento do Outro e a articulao em palavras da demanda e do desejo em relao ao Outro.
Mostraremos que no h fala sem resposta, mesmo que depare apenas com o silncio, desde que ela tenha um ouvinte, e que esse o cerne de sua funo na anlise. Mas, se o psicanalista ignorar que isso que se d na funo da fala, s far experimentar mais fortemente seu apelo, e, se o vazio que nela se faz ouvir inicialmente, em si mesmo que ele o experimentar, e para-alm da fala que ir buscar uma realidade que preencha esse vazio. (LACAN, 1953/1998, p.249)

Quando Lacan se refere linguagem, trata-se da articulao dos significantes entre si com suas leis: a metfora e a metonmia. isso que ele quer dizer com o seu aforisma: o inconsciente estruturado como uma linguagem. Essa diferena entre linguagem e fala essencial para manter a distino entre as leis que regem a fala e as que regem a linguagem. As leis da fala implicam a mensagem do sujeito e seu reconhecimento pelo Outro.
A fala, com efeito, um dom de linguagem, e a linguagem no imaterial. um corpo sutil, mas corpo. As palavras so tiradas de todas as imagens corporais que cativam o sujeito; podem engravidar a histrica, identificar-se com o objeto de Penis-neid, representar a torrente de urina da ambio uretral, ou o excremento retido do gozo do avarento. (LACAN, 1953/1998, p.302)

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

250

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

Em Funo e campo da fala e da linguagem (1953), Lacan, ao contrrio de Saussure, enfatiza a importncia da fala para a psicanlise:
justamente a assuno de sua histria pelo sujeito, no que ela constituda pela fala endereada ao Outro, que serve de fundamento ao novo mtodo a que Freud deu o nome de psicanlise em 1895, seus meios so os da fala [...]; seu campo o do discurso concreto; suas operaes so as da histria. (LACAN, 1953/1998, p.258)

Lacan ressalta aquilo que encontramos nos textos de Freud: em Interpretao dos sonhos (1900), o sonho tem a estrutura de uma frase. Em Psicopatologia da vida cotidiana (1901), est claro que todo ato falho um discurso bem sucedido, e que no lapso, a mordaa que gira em torno da fala para que um bom entendedor encontre ali sua meia palavra (LACAN, 1953/1998, p.269). Lacan deu estrutura da palavra uma formalizao no estruturalista. Por um lado, toma emprestado de Saussure e de Jakobson sua estrutura de linguagem. Por outro, toma emprestado de Hegel, via Kojve, a estrutura da palavra, quer dizer: que no h simetria entre o locutor e o auditor, seno que o auditor est em uma posio de senhor porque decide o sentido do que o locutor pode dizer.
O que essa estrutura da cadeia significante revela a possibilidade que eu tenho, justamente na medida em que sua lngua me comum com outros sujeitos, isto , em que essa lngua existe, de me servir dela para expressar algo completamente diferente do que ela diz. Funo mais digna de ser enfatizada na fala que a de disfarar o pensamento (quase sempre indefinvel) do sujeito: a saber, a de indicar o lugar desse sujeito na busca da verdade. (LACAN, 1957/1998, p.508)

Esse um ponto decisivo porque, contrariamente a Saussure, Lacan no estrutura a palavra com uma relao simtrica entre um e outro. E a partir daqui, da estrutura da palavra, que o Outro se impe. Lacan chama de palavraverdadeira, uma palavra pela qual o sujeito no se designa a si mesmo mais que por aluso, quer dizer, situando o Outro que o escuta para encontrar em seu retorno seu prprio estatuto, como por exemplo, tu s meu mestre, que a nica maneira verdadeira de dizer eu sou teu discpulo.
A ao da fala, na medida em que o sujeito entende fundar-se nela, tal que o emissor, para comunicar sua mensagem, tem que receb-la do receptor, e ainda por cima s consegue emiti-la sob a forma invertida [...] Ela aparece vivamente no s minha mulher ou no s meu senhor com que o sujeito d mostras de no poder empenhar na primeira pessoa seu preito de fidelidade e servido no casamento
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

A estrutura em psicanlise: uma enunciao desde Freud

251

ou na disciplina, sem investir o outro como tal da fala em que ele se funda, pelo menos durante o tempo necessrio a este para repudiar sua promessa. (LACAN, 1953/1998, p.162)

No comeo do ensino de Lacan se delineiam duas estruturas: a estrutura da linguagem e a estrutura da fala. O esforo de Lacan fazer dessas duas estruturas uma nica. Com o grafo do desejo em andares, Lacan reduz a uma s essas duas estruturas: o conjunto dos significantes (a estrutura da linguagem) deve ser situado no lugar do Outro (na estrutura da fala); que a dissimetria no s implica que este Outro decide o sentido do que digo, mas porque o destinatrio da mensagem, deve ser tambm o lugar do cdigo que permite decifr-lo.
esse patamar superposto da estrutura que levar nosso grafo sua forma completa, por a se introduz, antes de mais nada, como o desenho de um ponto de interrogao plantado no crculo do A maisculo do Outro, simbolizando com uma homografia desconcertante a pergunta que ele expressa [...] Che Vuoi? (LACAN, 1960/1998, p.830)

Isso implica tambm que o grafo concerne ao sujeito. O sujeito est situado na estrutura da palavra. O que produz esse sujeito que no encontra sua identidade a no ser pela via da palavra dirigida ao Outro? No comeo, no nada. Posto que no se funda na palavra seno pela via do Outro, no mais do que um significante do Outro nesse sentido, um processo de identificao. Ao final, leva um significante do Outro: esposa, marido, discpulo. Quer o que se cr ser, cr ter uma propriedade ou um atributo que, desde o ponto de vista da hiptese estruturalista, um significante. A escritura mais simples que se pode dar a esse sujeito no comeo desse circuito de palavras $: esse um termo estrutural fundamental. Isso obriga a algo que excede a perspectiva estruturalista, a qual requer que o conjunto dos significantes os inclua a todos, que seja completo, que represente a todos e de certo modo possa nomear tudo.

A estrutura, o sujeito e o real

Duas divergncias marcam o afastamento incondicional de Lacan do movimento estruturalista. Tomaremos aqui a primeira ruptura radical que faz com que os caminhos do estruturalismo e os da teoria psicanaltica lacaniana tomem rumos diferentes: a concepo do sujeito. Essa concepo , sem sombra de dvida, o ponto central de um afastamento incondicional, pois aos olhos dos estruturalistas, a estrutura estritamente incompatvel com o sujeito. Para Lacan, no entanto, a psicanlise no poderia prescindir dele.
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

252

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

Para Saussure, a lingustica s tem acesso ao estatuto de cincia na condio de delimitar muito bem o seu objeto especfico a lngua e a consequncia disso a eliminao da fala e do sujeito. Verifica-se, assim, que o sujeito expulso na perspectiva cientfica saussuriana, vtima de uma reduo formalista na qual no tem mais seu lugar. Para Lacan, o sujeito afetado pela estrutura que obedece a uma lgica: os significantes que o determinam e o gozo do sexo que o divide, fazendo-o advir como desejo. Sujeito e estrutura so categorias coextensivas, pois como ele mesmo diz: se mantenho o termo sujeito em relao ao que essa estrutura constri, para que no persista nenhuma ambiguidade quanto ao que se trata de abolir (LACAN, 1966/2003, p.231). Para a psicanlise, no se trata em absoluto de abolir o sujeito da fala. Desde Freud, o mtodo psicanaltico a associao livre privilegia justamente o lugar do sujeito da fala, colocando-o para falar, para dizer o que lhe vem cabea, pois por meio da fala que o sujeito do inconsciente emerge. A anlise revela a verdade do sujeito precisamente no intervalo entre significante e significado, nos furos de sentido que determinam o seu discurso.
O corte da cadeia significante nico para verificar a estrutura do sujeito como descontinuidade no real. Se a lingustica nos promove o significante, ao ver nele o determinante do significado, a anlise revela a verdade dessa relao, ao fazer dos furos do sentido os deteminantes de seu discurso. (LACAN, 1960/1998, p.815)

Tentaremos indicar aqui como Lacan deduziu a incidncia do sujeito na estrutura. O seu pensamento a esse respeito se encontra muito claramente expresso em Subverso do sujeito e a dialtica do desejo no inconsciente freudiano (1960): uma vez reconhecida a estrutura da linguagem no inconsciente, que tipo de sujeito podemos conceber-lhe? (p.814). No podemos conceber-lhe um sujeito mais do que respondendo a essa inscrio na falta. Na cadeia significante, podese reconhec-lo, por exemplo, no intervalo entre os significantes e identific-lo descontinuidade da cadeia significante.
Nossa definio de significante (no existe outra) : um significante aquilo que representa o sujeito para outro significante. Esse significante, portanto, ser aquele para o qual todos os outros significantes representam o sujeito: ou seja, na falta desse significante, todos os demais no representariam nada. J que nada representado seno para algo. Ora, estando a bateria dos significantes, tal como , por isso mesmo completa, esse significante s pode ser um trao que se traa por seu crculo, sem poder ser includo nele. Simbolizvel pela inerncia de um (-1) no conjunto dos significantes (LACAN, 1960/1998, p.833)

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

A estrutura em psicanlise: uma enunciao desde Freud

253

Assim, esse sujeito no tem nada em comum com a conscincia ou com o que seria ali completado, a tal ponto que Lacan constri o desejo como esse sujeito mesmo que transporta a cadeia significante. Esse sujeito no causa, efeito dessa cadeia, efeito da emergncia do significante, e por isso Lacan, em seu grafo, lhe d o mesmo lugar que ao significado. Ento o que diferencia, decididamente, a estrutura lacaniana daquela proposta pelos estruturalistas que, para Lacan, ela no uma construo. A estrutura da linguagem preexiste a cada sujeito, a cada nascimento daqueles que vo falar, e, enquanto tal, causa, quer dizer, produz efeitos. O que marca a inscrio do sujeito na estrutura culmina, para Lacan, no matema S(A ). o significante do Outro barrado, ponto culminante com que tenta responder dificuldade de forjar um significante que responda a esse sujeito incontvel. Com efeito, se todo significante remete a outro significante, e isso nos d uma estrutura de cadeia que no circular, mas linear, necessrio situar um significante ltimo, falta do qual os outros no representam nada. Estamos aqui diante de um paradoxo. A maneira como Lacan escreve esse paradoxo S (A ), isto , significante da falta no Outro, que constitui ento uma reelaborao da hiptese estruturalista, porque tenta com isso escrever, ao mesmo tempo, a linguagem e a fala, ou seja, no somente a organizao sincrnica dos significantes, mas tambm sua sucesso diacrnica em uma estrutura de remisso. Um primeiro ponto de divergncia radical entre o estruturalismo e a psicanlise , portanto, a excluso do sujeito; um segundo ponto, no menos radical, refere-se ao lugar que Lacan d ao registro do real. Ao real cabe aquilo que resiste simbolizao. Nem tudo pode ser simbolizvel, explicvel, articulvel, dizvel, o real o impossvel, no cessa de no se escrever (LACAN, 19721973/1985, p. 198). O real como impossvel no faz parte do conceito lingustico de estrutura. Para os estruturalistas o conceito de estrutura est ligado ideia de totalidade. Para a psicanlise, o real tem como estatuto o impossvel e se inscreve na estrutura sob a forma de furo no imaginrio e falta no simblico. A letra minscula a o recurso utilizado por Lacan para escrever esse resto que ficou sem ser simbolizado, e que, justamente por isso, se torna o sustentculo de toda ao desejante. Desejar est sempre articulado a esse resto no simbolizvel. Vimos que, por um lado, Lacan participa do movimento estruturalista, pois sua noo de estrutura da extrada; mas, ao mesmo tempo, dele se dissocia, porque a estrutura dos estruturalistas coerente, completa, ao passo que a lacaniana antinmica e descompletada, incluindo em seu campo uma impossibilidade: nem tudo ser explicvel. Pode-se, portanto, assinalar a distino entre um estruturalismo baseado na completao e o ensino de Lacan, que se assenta na incompletao, segundo as expresses utilizadas por Dosse (1992/2007, p.175). possvel tambm, no obstante,
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

254

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

observar que no enfoque estruturalista o sujeito est reduzido insignificncia, ele abortado, enquanto que, e, no enfoque lacaniano, ao contrrio, o sujeito valorizado. Nos ltimos momentos do ensino de Lacan, a prpria categoria de estrutura ser reinterrogada no meio analtico, a ponto de se indagar se as estruturas clnicas ainda ocupam um lugar de destaque na psicanlise lacaniana. Por essa razo, tomamos aqui o ensino de Lacan dos anos 1970, mais especificamente O Seminrio, livro 23: o sinthoma (1975-1976/2007), na inteno de interrogar: a teoria lacaniana sobre o sinthoma descarta o diagnstico diferencial estrutural, imprimindo uma modificao na direo do tratamento analtico? Antes, porm, de tratar dessa questo, convm lembrar que o ensino de Lacan pode ser lido segundo trs perodos, que se diferenciam da seguinte maneira: o primeiro, chamado o campo da linguagem, corresponde ao seu ensino nos anos 1950 e identifica-se primazia dada linguagem e fala. O segundo corresponde aos anos 1960, e a se encontra a inveno do objeto a. O terceiro, chamado o campo do gozo, batizado por Lacan de campo lacaniano, corresponde aos anos 1970 (MILLER, 1996, p.102). A dimenso do real estava presente em seu ensino desde 1953, mas seu avano terico se deu somente a partir de 1971, com a escrita do n borromeano. Nos anos 1950-1960, Lacan afirmava a primazia do simblico; j nos anos 1970, ele afirma a equivalncia entre as trs dimenses: real, simblico e imaginrio, fazendo do n borromeano alguma coisa que preciso manipular, na tentativa de tocar o real. importante chamar a ateno para o fato de que, assim como a segunda tpica freudiana no exclui a primeira, o campo do gozo no exclui o campo da linguagem. Contudo, efetua-se no ensino de Lacan um deslocamento terico-clnico que precisa ser verificado, na medida em que toca diretamente na problemtica da estrutura. No final de seu ensino, Lacan acentua uma diferena entre os termos sintoma e sinthoma. O primeiro, definido como metfora, concebido como efeito de estrutura que vem suprir a metfora do pai, responde questo do inconsciente estruturado como uma linguagem. O sintoma uma mensagem cifrada, lida em termos de traos que se deixa traduzir, interpretar. O segundo, o sinthoma com th, sustentado na letra, na escrita do n borromeano, surge com outra envoltura formal e faz mostrao do real, ultrapassa os limites do significante e enuncia a ex-sistncia, o no cessa de no se escrever, o real da estrutura; ele da ordem da inveno, cuja funo , segundo Lacan, ilustrada por Joyce atravs de sua arte de escrever. Enquanto o sintoma no campo da linguagem uma metfora que contm uma mensagem vinda do Outro, da outra cena, do inconsciente, o sinthoma no campo do gozo definido por Lacan como a letter a litter letra-resto-lixo , aquilo que no diz nada para ningum, no uma mensagem cifrada a qual pode ser
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

A estrutura em psicanlise: uma enunciao desde Freud

255

dissolvida graas interpretao; o sinthoma uma cifra de gozo que escreve o irredutvel da estrutura. Em quaisquer das articulaes, seja no recurso gramtica ou topologia, o sintoma traa um caminho na teorizao e prxis lacaniana que reconhece um alm, enquanto marca de um gozo no assimilvel. Em uma srie de seminrios proferidos pelo Programa de Ps-Graduao em Psicanlise da Uerj no curso avanado intitulado O sujeito e a sexualidade na aurora do sculo XXI, realizado em agosto de 2007, a psicanalista francesa Genevive Morel afirma que o sinthoma um conceito que subsume teoricamente o Nome-do-Pai:
Essa teoria evidentemente altera nossa maneira de considerar as estruturas clnicas em psicanlise (neurose, psicose e perverso), uma vez que ela prope uma nova abordagem da loucura. Isso no quer dizer que essas estruturas sejam inteis nem que seja preciso substituir o velho paradigma do Nome-do-Pai pelo novo paradigma do sinthoma, porque essas estruturas valem sempre em relao s referncias clssicas, Nome-do-Pai e falo, que permanecem preciosas em inmeros casos; mas as contingncias dessas referncias impem um estudo do caso que privilegia a singularidade dos sintomas e sua transformao em sinthoma sobre as classificaes gerais. Se relativizarmos o valor absoluto desse quadro clssico de referncia e os preconceitos que o acompanham, vemos aparecer um grande nmero de casos de exceo que se adequam bem mal a ele e implicam prestar uma ateno especial nos elementos contingentes que contribuem para o sinthoma, que podem ser sociais e no apenas familiares. (MOREL, 2007)

Nosso propsito em tomar as elaboraes feitas por Lacan sobre o sinthoma, no final de seu ensino, o de salientar a reviravolta que essas elaboraes imprimiram na transmisso da psicanlise. No seminrio dedicado a Joyce, Lacan desenvolve, com a topologia dos ns, uma anlise detalhada da funo sintomtica da escrita de Joyce. Isto o leva a formular a hiptese de que Joyce era psictico, mas que sua psicose era compensada pela inveno de sua escrita. Para Lacan, a escrita de Joyce ilustra um tipo de suplncia carncia da funo paterna. Sua arte tem funo equivalente ao quarto termo do n borromeano, eleva-se categoria de sinthoma, se equipara ao Nome-do-Pai; a verso do pai ( pre-version) construda para sustentar-se com alguma eficcia no campo do Outro, do qual o sujeito poder cair. Com Joyce temos o nome como paradigma de uma particular inveno. Joyce descreve um sujeito que, em resposta s emendas mal feitas em seu ego, um ego mal costurado, produziu um texto, uma escrita particular, no lugar em que o inconsciente fracassa.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

256

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

estranho que se possa tambm chamar desabonado do inconsciente algum que joga estritamente apenas com a linguagem [...] pois a sua justamente uma lngua apagada do mapa [...] isso que se constata no que faz de Joyce o sintoma, o sintoma puro do que concerne relao com a linguagem, na medida em que ela reduzida ao sintoma [...] O sintoma puramente o que lalngua condiciona, mas de certa maneira Joyce o eleva potncia da linguagem, sem torn-lo com isso analisvel. (LACAN, 1975-1976/2007, p.162) justamente com uma lngua apagada do mapa, uma lngua feita de enigmas elevados potncia de escrita, uma escrita que no do significante, mas do real, que se constata no que faz de Joyce o sinthoma, o impossvel de ser analisado. Lacan apresenta o termo alngua pela primeira vez em O saber do psicanalista, na sesso de 2 de dezembro de 1971. Ele reconhece que escolheu a palavra lalangue por sua proximidade com a palavra lallation (lalao), que designa o falar infantil. Pelo termo alngua, Lacan designa o que d suporte ao saber inconsciente. Alngua relacionada a um conjunto de fonemas prprios a uma lngua, que pode ser delimitado na fala, e que destitudo de sentido. Nessa substncia sonora que se podem pensar as marcas fundadoras do desejo, a partir do desejo do Outro. O balbucio e a tagarelice do beb j esto estruturados pela lngua materna e pelas trocas que permitem, com o adulto, suas escanses, sua prosdia. Em O Seminrio, livro 20: Mais ainda (1972-1973/1985), Lacan diz: Alngua serve para coisas inteiramente diferentes da comunicao... O inconsciente efeito de alngua que eu escrevo numa s palavra para designar alngua materna (p.188). Mais adiante, ainda diz: O Um encarnado na alngua algo que resta indeciso entre o fonema, a palavra, a frase, mesmo todo pensamento. o de que se trata no que chamo de significante-mestre (p.196). Na Conferncia de Genebra sobre o sintoma (1975), Lacan diz que a alngua a primeira marca do ser falante. Se a lngua a condio do inconsciente, a alngua a lngua particular e nica para cada ser falante. Alngua a lngua do inconsciente de cada um. Tomando a cadeia significante, podemos dizer que S1 ainda no comunicao, nem sentido. So as lalaes, o balbucio, alngua, puro gozo que se articula com o objeto voz. Esse gozo se tornar sentido, articulado com outro significante, o S2, que desloca o gozo puro som para o sentido, momento em que o simblico advm pela metfora paterna. Ao mudar a ortografia do termo sintoma para sinthoma, Lacan quis, provavelmente, sublinhar a diferena entre o sintoma com estrutura de metfora, que vem suprir a metfora paterna, que se oferece ao deciframento, e o sinthoma, que da ordem da inveno a partir da irredutvel pre-version que compensa a carncia da funo do pai. Joyce cifra-decifra seu enigma atravs de sua escrita. No se
gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

A estrutura em psicanlise: uma enunciao desde Freud

257

trata de autobiografia, mas de um sinthoma. Tenta fazer histria da relao faltosa do amor ao pai, do amor do pai. Ao querer fazer um nome, Joyce compensa a carncia da funo paterna e inscreve-se numa linhagem. Joyce inventa a partir de pedaos de real uma escrita que faz um nome e que sustenta o seu ego. Para concluir, retomamos aqui a questo do incio: a teoria lacaniana sobre o sinthoma descarta o diagnstico diferencial estrutural imprimindo uma modificao na direo do tratamento analtico? Sob o nosso ponto de vista, a clnica do sinthoma, como prope Lacan ao inserir a psicanlise no campo do gozo, permite um acrscimo clnica das estruturas subjetivas ordenadas pelo complexo de dipo, e no a excluso desta. Trata-se de investigar no s a relao estrutural do sujeito e suas estratgias para lidar com o desejo e o gozo do Outro, mas tambm a maneira singular de o sujeito se inserir ou deixar de se inserir nos laos sociais.
Recebido em 13/4/2009. Aprovado em 18/11/2009.

Referncias

BARTHES, R. (s/d) A atividade estruturalista, in Estruturalismo antologia de textos tericos, Portuglia: Editora Martins Fontes. BIRMAN, J. (1991) Entre o inconsciente e a pulso, in Estrutura em Psicanlise, Rio de Janeiro: Dumar Distribuidora de Publicaes Ltda. COELHO, E. Prado (Org.) (1976) Estruturalismo antologia de textos tericos, Portuglia: Martins Fontes. . (1976) Introduo a um pensamento cruel: estruturas, estruturalidade e estruturalismos, in Estruturalismo antologia de textos tericos. Portuglia: Martins Fontes. DOSSE, F. (1992/2007) Histria do Estruturalismo, So Paulo: Edusc. DURKHEIM, E. (1895/1967) Les rgles de la mthode sociologique. Paris: Le presses universitaires de France, 16 ed. FREUD, S. Obras completas, Buenos Aires: Amorrortu.
(1893-1895/2004) Sobre la psicoterapia de la histeria, v. II, p.293. (1909/2005) A propsito de un caso de neurosis obsesiva, v. X, p.124. (1933 [1932]/2004) La descomposicin de la personalidad psquica, v. XXII, p.54.

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

258

Glria Sadala e Maria Helena Martinho

LACAN, J. (1938/2002) Os complexos familiares. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1953/1998) Funo e campo da fala e da linguagem em

psicanlise, in Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (1957/1998) A instncia da letra no inconsciente ou a razo desde Freud, p.508.
(1958/1998) A direo do tratamento e os princpios de seu poder,

p.613.
(1959/1998) memria de Ernest Jones: Sobre sua teoria do simbolismo, p.723. (1960/1998) Subverso do sujeito e dialtica do desejo no inconsciente freudiano (1960, p.815. (1953/2003) Discurso de Roma, in Outros escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1966/2003) Pequeno discurso no ORTF, in Outros escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1971-1972) O saber do psicanalista, indito. . (1972-1973/1985) O Seminrio, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1973/1993) Televiso. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1975/1988) Conferncia de Genebra sobre o sintoma, in Intervenciones e textos. Buenos Aires: Manantial. . (1975-1976/2007) O Seminrio, livro 23: o sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. MILLER, Jacques-Alain (1996) Matemas I. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. . (1998) STruc Dure, in Matemas II. Buenos Aires: Ediciones Manantial. MOREL, G. (2007) Curso avanado: O sujeito e a sexualidade na aurora do sculo XXI, realizado em agosto de 2007. Programa de PsGraduao em Psicanlise da Uerj. POUILLON, Jean. (s/d) Uma tentativa de definio, in Estruturalismo antologia de textos tericos. Portuglia: Editora Martins Fontes. SAUSSURE, F. (1916/2006) Curso de lingustica geral. So Paulo: Cultrix.
Glria Sadala gloriasadala@uva.br; mestradopsi@uva.br Maria Helena Martinho mhmartinho@yahoo.com.br

gora (Rio de Janeiro) v. XIV n. 2 jul/dez 2011 243-258

You might also like