You are on page 1of 33

Oxum Oxum a poderosa Rainha Me, a mais perigosa das Deusas Africanas e uma das mais temidas.

Poderosa Bruxa que encanta e enfeitia a todos, a senhora do mel e da magia, da vaidade e da riqueza, da persuaso e da seduo responsvel por todo o processo de gestao. a senhora das guas doces, senhora das guas que proporcionam a vida. Possui estreita ligao com a Iami Oxorong. Criadora do Candombl, Oxum se destaca como a Rainha do Candombl. uma das Principais Esposas de Xang, no Brasil Oxum considerada a Deusa do ouro, mas na frica antiga o metal que lhe pertencia era o cobre, pois na poca era o metal mais valioso e por esta razo o ouro por ser extremamente valioso lhe atribuido nos dias de hoje. Oxum, a primognita de Iemanj, mostrou aos boras que a menstruao, em vez de constituir motivo de vergonha e de inferioridade s mulheres, na realidade motivo de orgulho. A fecundidade e fertilidade feminina lhe pertence. Oxum uma das Deusas do Amor, dividindo essa regncia com a Deusa Ob. Oxum rege o amor bonito e sincero, o sentimento mgico que perdura para sempre, mas tambm rege o superficial e interesseiro, enquanto Ob rege o amor descontrolado, a paixo devastadora de onde sempre sai um ferido e outro aniquilado, rege o amor cego e incondicional.

O orix da beleza usa toda sua astcia e charme extraordinrio para conquistar os prazeres da vida e realizar proezas diversas. Amante da fortuna, do esplendor e do poder, Oxum no mede esforos para alcanar seus objetivos, ainda que para isso utilise artifcios e cometa atos extremos contra quem est em seu caminho. Poderosa guerreira no entra em uma batalha para perder. a senhora da viso e conhecedora dos segredos da advinhao e os segredos do Jogo de Bzios.

Orix amante ataca as concorrentes, para que no roubem sua cena, pois ela deve ser a nica capaz de centralizar as atenes. Na arte da seduo no pode haver e no existe ningum superior a Oxum. No entanto ela se entrega por completo quando perdidamente apaixonada afinal o romantismo outra

marca sua. Da frica tribal sociedade urbana brasileira, a musa que dana nos terreiros de espelho em punho para refletir sua beleza estonteante to amada quanto divina me que concede a valiosa fertilidade e se doa por seus filhos. Por todos seus atributos a belssima Oxum no poderia ser menos admirada e amada, no por acaso a cor dela o reluzente amarelo ouro. Sua responsabilidade em ser me se restringe s crianas e bebs. Comea antes, at, na prpria fecundao, na gnese do novo ser, mas no no seu desenvolvimento como adulto.

Qualidades de Oxum

Oxum Ominibu - Longe de ser uma qualidade, um ttulo que ela carrega por reger tambm as guas frias e profundas.

Oxum Kar - um ttulo que quer dizer aquela que pode nos fazer felizes ou a que pode cuidar de ns.

Oxum Ipond - Ttulo que diz, me que o vale de onde convergem as guas da criao

Oxum Abot - Ttulo que diz, aquela que nos d cobertura, que nos cobre em todas as nossas necessidades.

Oxum Ijimum - Ijumum apenas o nome de uma das cidades onde o cultu a Oxum predominante.

Oxum Oxogb - Tambm o nome de uma das cidades onde o culto de Oxum predominante.

ODI ONA KU ITA RUN (ela fecha o caminho da morte)

Aspectos Gerais

Dia: Sbado Data: 8 de Dezembro Metais: Cobre, lato e ouro Cor: Amarelo- ouro Smbolo: Leque com espelho (abeb) Elemento: gua doce (rios, cachoeiras, nascentes, lagoas etc.) Regio da frica: Ijes, Ijebu e Osogbo Pedra: Topzio Folhas: Macaca, baronesa, vitria-rgia, oripep, oj-oro, oxibat, oriri, vassourinha-de-igreja Odu que rege: Os

A saudao de Oxum, "Ora Iei" pode ser traduzida como Graciosa me.

Oxum - Os filhos de Orix Oxun, so pessoas graciosas, elegantes com

paixo por joias e coisas caras. So carinhosos, interesseiros, dengosos, sensveis, chantagistas e temperamentais, geralmente gostam de crianas. So pessoas de rara beleza. Considerados como smbolo de charme, beleza e sensualidade, sempre arrumam algum para fazer as coisas por elas. Sob a aparncia graciosa e sedutora escondem um forte desejo de ascenso social. Vaidosos ao extremo, pessoas com mo de feitio, pessoas perigosas, vingativas, podem vir a ser cruis, dissimulados e superficiais. Pessoas de gnio difcil.

Adur de Oxum

Osun mo p o!

N' p o s'Ik en kankan

Bn n' s'rn en kankan

Mo p o nn ow

Mo p o nn om

Mo p o s nn alfa

Mo p o s oro

K aw m rij am o

Oddn n a m orgb

Oddn n m ob lor at o

Oddn n k wn m r w o

Bi a s, y j bay l, n mdn

sn s w, k o m s wbal lrn aw om r

K il m j w

K na m n w o

Ps as fn w o

En as amd ar

Fn n alfa o

Ok ob, ad ob, k m s w ls o

K aw m r gn idl!

Traduo

Oxun eu te chamo

No te chamo por causa da morte,

No te chamo por causa da doena de algum.

Eu te chamo para que tenhamos dinheiro.

Eu te chamo para que tenhamos filhos.

Eu te chamo para que tenhamos sade.

Eu te chamo para que tenhamos uma vida serena.

Para que no sejamos vitimados pela ira das guas.

Dizem que anualmente h orobs na feira.

Dizem que anualmente h obs novos na feira.

Que as pessoas nos vejam todo o ano.

Do mesmo modo que fizemos tua festa, que possamos fazer outra melhor, no prximo ano.

Oxun, nos proteja, para que no haja problemas entre ns, teus filhos.

Para que haja paz em nosso lar.

Que nossos objetivos no se voltem contra ns.

D-nos ax!

quem estiver doente,

D sade!

Que as leis dos homens no sejam infringidas por ns.

Que no haja problemas em nossa famlia!

Ork fn sun

ba sun sekese ba sun olodi Latojoki awede wemo ba sun ibu kole Yeye kari

Latokoko awede wemo Yeye opo O san rere o se

Ork para sun

Eu elogio a deusa do mistrio, esprito que limpa de dentro para fora, Eu elogio a deusa do rio Esprito que limpa de dentro para fora Eu elogio a deusa da seduo Me do espelho Esprito que limpa de dentro para fora Me da abundncia Ns cantamos seus elogios Ax

Ork fn sun

Obnrin b oknrin n sun A j sr b g. Yy olomi tt. Opr j bri kalee. Agb obnrin t gbogbo ay n'pe sn. b Snpnn j ptk. O b algbra ranyanga dde.

Ork para sun

sun uma mulher com fora masculina. Sua voz afinada como o canto do ega. Graciosa me, senhora das guas frescas. Opr, que ao danar rodopia como o vento, sem que possamos v-la. Senhora plena de sabedoria, que todos veneramos juntos. Que como ptk com Xapan. Que enfrenta pessoas poderosas e com sabedoria as acalma.

ISURE RS SUN

IBA SUN

ORE YEYE O

SUN IWO WE OMO YE,

OMI, ARIN-MA-SUN,

YEYE WEMO YE GBOMO FUN MI JO,

AYILA, GBA MI O, ENI

A NI NII GBA NI,

MO PE O SOWO, MO PE O SOMO,

MO PE O SI AIKU, EMI, FE IYE, ATI ORO,

ENITI NWA OMO KO FUN LOMO,

OMO DARADARA NI KI O FUN WON,

SUN, TO MI SI ONA ORO ATI ALAFIA,

SE TI ELEDUNMARE

ELEDUNMARE SE

sun eu te sado

sun, voc cheio de idias,

Pessoa que nada consegue destruir,

Pessoa que faz as coisas sem que seja questionada,

Voc que no cansa de usar bronze ornamentais,

Mulher forte que nunca seja atacada,

Pessoa que sentou em cima da cesta na profundeza do rio,

Ore yeye (me graciosa)

Ore yeye imole (mo graciosa rs),

Voc que acalma as crianas com o seu bronze ornamental,

Voc que tem trono calmo,

Me graciosa, a rainha do rio,

Me graciosa,

sun me proteja e meu filho com o banho,

Voc que d vidas s crianas, me d filhos para mim cuidar,

Ayila (sun) me proteja, eu espero salvao de voc,

Eu te chamo para Ter dinheiro e filho,

Eu te chamo para no morrer, mas para Ter a vida e prosperidade.

D filhos para quem precisa Ter,

D eles filhos saudveis,

sun, me caminhe para o caminho da prosperidade e a paz.

Ax do Senhor Supremo.

Beno do Senhor Supremo

Of de Oxum

Oxum o iei ni im

Amo aw ma r

Iei onik Obalad

Traduo

Oxum a graciosa, repleta de sabedoria

Aquela que no revela seus segredos

Graciosa me

A graciosa senhora do culto, rainha do rio.

Opar Opar, tambm chamada de Apar, assim como todas as Iyagbs, tambm uma divindade das guas, confundida como uma qualidade de Oxum devido a similaridade dos cultos, mas na realidade se trata de uma divindade a parte. Opar nasce da unio de Xang com Ob, uma divindade muito perigosa. A maternidade que umas das marcas de Oxum no existe em Opar. Era Oxum quem se encarregava de cuidar da prole do Deus das Tempestades, enquanto ele guerreava. o caso de Opar ocorreu o mesmo, ela foi criada por Oxum, j que Ob, assim como Oy Ians, acompanhava Xang em suas contendas. Opar herda o temperamento e a agressividade natural de Ob e a malcia e a vaidade de Oxum. Tornando-se assim a mais quente e agressiva de todas as Iyagbs superando at mesmo a prpria me, Opar a divindade feminina equivalente a Ex. uma Deusa da Guerra, indomvel, uma poderosa amazona que une fora e vaidade, rege os ventos da noite, a umidade do ar e as guas puras que se intercalam entre abundncia e escassez absoluta, seu fundamento maior quando o Raio(Xang) toca as guas(Ob). Opar impiedosa, arrogante e de carcter punitivo, mas apesar das desavenas entre Oxum e Ob, muito prxima de Ob bem como de Oxum, de quem recebeu o Espelho de Ik( uma espcie de espelho encantado que traz a morte para que o olhar). Asim como os pais Opar possui forte ligao com a morte e, assim como Oxum, possui ligao com as Eleys.

Ob e Opar - Me e Filha

Opar - Xang e Ob

A unio de Xang e Ob Transcorre um culto nos arredores da cidade, eleko. Uma sociedade restrita, onde apenas mulheres realizam o culto. Que possue como matriarca a temida Ob, a fundadora desta sociedade que cultua a ancestralidade feminina individual. Nem um homem poderia sequer assistir o ritual do segredo, sendo punido por Ob com sua prpria vida. Certo dia, em uma das noites de culto, Xang caminhava alegremente e danava ao som do bat. Quando percebe, ao longe um aglomerado de mulheres, realizando uma cerimnia sob as ordens da enrgica Ob. Xang era muito curioso e no se conteve aproximando-se da cena, ficando a espreita. Xang encantou-se com a rara beleza de Ob, que apesar de no ser to jovem era a mais bela mulher que ele j vira. No momento de distrao, Xang foi percebido e cercado pelas mulheres, foi levado a presena da grande deusa, que lhe falou o preo que haveria de pagar por sua audcia em violar o culto sagrado de Elek. Mas a prpria Ob que encantou-se com a inigualvel beleza de Xang apaixonando-se de imediato, relutou em aplicar a sentena de morte e usou de sua supremacia no culto para ditar nova regras, dando nova chance a Xang: "Todo homem, que violar o culto, se for do agrado, da senhora do culto, dever unir-se a ela como marido ou aceitar a pena de morte" Xang no pensou duas vezes, seria poupado da sentena e ainda sim possuiria a grande deusa por quem havia se apaixonado. A cerimnia de unio de Xang e Ob foi realizada dentro dos limites de Elek. Foi o inicio de uma grande paixo, nunca se viu tanto amor. A deusa guerreira e justiceira que pune os homens que maltratam as mulheres, descobriu um sentimento novo por um homem alm do dio. Descobriu todo o amor que um homem pode dar. A grande rainha de Elek, a rainha de Xang aprendeu a amar e ser amada. Nasce, dessa grande paixo, uma criana, uma menina, nasce Opar, nasce a mais bela, justiceira e feroz guerreira. Herdou o melhor do pai e da me e prosseguiu com o culto.

Logun Ed Ao contrrio do muitos pensam, Logun ed no possui caractersticas masculina e feminina nem homossexual ou bissexual. Na verdade possui uma grande relao com Oxum, sua me, e com Erinl, seu pai, trazendo com sigo as caractersticas desses dois Orixs e algumas caractersticas marcantes, mas nada que o transforme em um hermafrodita que durante seis meses Abor e seis meses Iyagb como algumas pessoas dizem e usam esse artifcio para o homossexualismo. Existem templos para Logun Ed em Ilex, seu lugar de origem, onde em alguns itans citado como um corajoso e poderoso caador, que tamanha coragem relacionada ao leopardo. De culto diferenciado e totalmente ligado ao culto de Oxum, um Orix de extremo bom gosto. Seus objetos devem permanecer junto aos de Oxum e sempre que for agradado ela tambm deve ser agradada. Tem predileo pelo dourado, um Orix vaidoso e considerado o mais elegante de todos os Orixs. Cultuado em territrio Ilex, mais especificamente na regio de Ijex, Iw, Oxogb e em Ed na Nigria, Ed a cidade da qual ele herda o nome. Logun considerado o Prncipe de todos os Orixs, o mais feroz de todos os guerreiros, o mais audaz de todos os caadores e o mais belo dos belos.

Conhecido em Cuba como Laro ou Larooy, seu culto em Cuba se perdeu mas no Brasil seu culto amplamente difundido.

Qualquer oferenda realizada a Logun deve conter instrumentos que faam referncia a beleza e a sorte. Logun filho de Oxun e de Erinl, de Erinl herdou o carter selvagem, a arte da caa, o poder sobre a medicina, a pacincia do pescador e a astcia do caador, assim como de sua Me Oxun, Logun, herdou a beleza, o poder de seduo, o encanto, a doura, o poder da feitiaria e a riqueza.

Logun Ed tem estas caractersticas, um Orix guerreiro, mas a sua caracterstica guerreira prpria, mas no o de guerra no sentido fsico da palavra e sim a da luta pela conservao da criao.

Conta um antigo itan que todos os rs estavam reunidos em uma aldeia, e de repente passa a chover muito e a terra comea a afundar causando grande pnico. Todos tentam faz-la subir novamente mas , ningum consegue, por ltimo aquele jovem caador chamado e usando um poder que herdou da me sun, logun-od entoa o Oriki: "AWO NBE O, AWO NBE O....ARA NBE O, ARA NBE O" Eis o iniciado, o forte, eis o misterioso, aqui se fez o milagre

Tocando o cho com sua flecha, e a terra comea a subir novamente at voltar a sua posio normal, a partir de ento, ele passou a ser reconhecido como um grande guerreiro osiwaju Lder entre os Orixs. Em Cuba, sempre era citado mas sem mencionar seu verdadeiro nome: O filho perdido de Oxun, muitos afirmam que ele a contrapartida masculina de Oxun, dizem que Logun e Oxun so personificaes da mesma divindade, a masculina e a feminina. Essa comparao muito comum em Cuba, no s com Oxun e Logum mas com todos os demais Orixs como Olokun e Yemanj, Obatal e Odudu, Obaluai e Nan, Oxssi e Otin, Oxumar e Eu, Xang e Ob, Ogun e Ians, Ex e Opar, Osse e Ajaa, Erinl e Abat, Iroko e Apaoka, Oko e Onil etc.

Este Orix chamado em alguns orikis como Omo Alad ( Prncipe coroado) e Oba l'ogu ( o que se veste bem) dentre seus ttulos chamado de Loci loci, Ibain, Aro aro, estes ttulos so mencionados em suas cantigas como complementos de seu nome.

Logun-Ed, chamado geralmente apenas de Logun, o ponto de encontro entre os rios e as florestas, as barrancas, beiras de rios, e tambm o vapor fino sobre as lagoas, que se espalha nos dias quentes pelas florestas. Logun representa o encontro de natureza distintas sem que ambas percam suas

caractersticas. filho de Oxossi com Oxum, dos quais herdou as caractersticas. Assim, tornou-se o amado, doce e respeitado prncipe das matas e dos rios, e tudo que alimenta os homens, como as plantas, peixes e outros animais, sendo considerado ento o dono da riqueza e da beleza masculina. Tem a astcia dos caadores e a pacincia dos pescadores como principais virtudes.

Seu emblema ou ossun so cinco flechas em um mesmo arco que apontam para cima e oito folhas de variadas, suas cores so o azul turquesa de Erinl e o amarelo ouro de Oxun.

Logun Ed considerado um Orix infantil e por sua vez controla o elo central em qualquer unio ou frmula neutra ou resultante o equilbrio da natureza, a energia do pndulo, o equilbrio do peso e da fora, ao e reao, a oscilao de energia entre as duas polaridades atravs do controle, a dimenso entre a vida e a morte, entre Orun e Ai o fator hbrido, o dono da harmonia, equilbrio dinmico, o Orix de tudo o que perfeito e bonito. Logun somente come aps Oxun.

Diz o mito que Logun tinha tudo, menos o amor das mulheres, pois mesmo Ians, quando roubada de Ogum por Xang, abandona Logun com seu tio, criando assim um profundo antagonismo entre Xang e Logun, j que por duas vezes Xang lhe tira a me.

Em outro episdio Logun vai brincar nas guas revoltas (a deusa Ob, tambm esposa de Xang) e esta tenta mata-lo como vingana contra Oxum que lhe fizera uma enorme falsidade. Oxum, vendo em seu jogo de bzios o que estava sucedendo com seu filho abandonado, pede a Orunmil que o salve e este, que sempre atendia s preces da filha de Oxal, faz uma oferenda a Ob que permite ento que os pescadores salvem Logun-Ed, encarregando-o de proteger, a partir daquele dia,os pescadores, as navegaes pelos rios e todos os que vivessem beira das guas doces.

Qualidades ou ttulos de Logun Ed

Apan - Pode ser traduzido como Aquele que mata no caminho.

Lok - Pode ser traduzido como Senhor da colheita.

Ibain - de um outro caador homenageado e cultuado como Logun, esse caador inclusive o verdadeiro proprietrio dos chifres to importantes no culto.

Aspectos Gerais

DIA: Quinta-feira DATA: 19 de abril METAIS: Ouro e bronze CORES: Azul-turquesa e Amarelo-ouro COMIDAS: Axox e Omolocum SMBOLOS: Balana, of, abeb e cavalo-marinho ELEMENTOS: Terra (floresta) e gua (de rios e cachoeiras) REGIO DA FRICA: Iles PEDRAS: Topzio e Turquesa FOLHAS: Oripep e todas as folhas de Oxssi e Oxum ODU QUE REGE: Obar

Arqutipo - Logun Ed - Os filhos de Logun Ed, so vaidosos e graciosos como Oxum gostam de coisas caras, so preguiosos, considerados o bero da preguia, joviais e alegres. Por vezes falantes e comunicativos como Oxum e em outros momentos reservados como Erinl, gostam de mandar, geralmente trazem a rara beleza de Oxum, espertos, apegados a famlia gostam do conforto do lar e por mais idade que tenham sempre conservam o jeito moleque de ser, geralmente so mimados e dengosos, gostam de tudo na mo.

Orin de Logun Ed

O igb Logun a od k igb n b ig

Igb ew of r n igb Logun od, Logun od, Logun od

Of r n igb Logun od.

Traduo

Oh! floresta, oh! Logun o nosso caador que est na floresta ele derruba folhas

na floresta com seu arco e flecha, ele est na floresta, o guerreiro caador seu arco e flecha

esto na floresta, guerreiro caador.

Ork fn Lgn Ede

Ganagana bi ninu elomi ninu A se okn soro sinsin Tima li ehin yeye re Okansoso gudugu Oda di ohn O ko ele p li aiya Ala aiya rere fi ow kan Ajoji de run idi agban Ajongolo Okunrin Apari o kilo k tmotmo O ri gb t sn li egan

O t bi won ti ji re re A ri gbamu ojiji Okansoso Orunmila a wa kan m dahun O je oruko bi Soponna Soro pe on Soponna e ni hun Odulugbese gun ogi run Odolugbese arin here here Olori buruku o fi ori j igi odiolodi O fi igbegbe l igi Ijebu O fi igbegbe l gbegbe meje Orogun olu gbegbe o fun oya li o Odelesirin ni ki o w on sila kerepa Agbopa sn kakaka Oda bi odundun Jojo bi agbo Elewa ejela O gbewo li ogun o da ara nu bi ole O gbewo li ogun o kan omo aje niku A li bilibi ilebe O ti igi soro soro o fibu oju adiju Koro bi eni l o gba ehin oko m se ole O j ile onile b ti re lehin A li oju tiri tiri O r saka aje o d lebe O je ow baludi O k koriko lehin

O k araman lehin O se hupa hupa li ode olode lo jo p gbodogi r woro woro O p oruru si ile odikeji O k ara si ile ibi ati nyimusi Ole yo li ero O dara de eyin oju Okunrin sembeluju Ogbe gururu si ob olori A m ona oko ko n l A mo ona runsun rdenreden O duro ti olobi k r je Rere gbe adie ti on ti iye O b enia j o rerin sn O se adibo o rin ngoro yo Ogola okun k ka olugege li rn Olugege jeun si okur ofun O j gebe si orn eni li oni O dahun agan li ohun kankan O kun nukuwa ninu rere Ale rese owuro rese / Ere meji be rese Koro bi eni lo Arieri ewo ala Ala opa fari Oko Ahotomi Oko Fegbejoloro

Oko Onikunoro Oko Adapatila Soso li owuro o ji gini mu rn Rederede fe o ja knle ki agbo Oko Ameri ru jeje oko Ameri Ekn o bi awo fini Ogbon iyanu li ara eni iya ti n je O wi be se be Sakoto abi ara fini

Ork para Lgn Ede

Um orgulhoso fica infeliz que um outro esteja contente difcil fazer um corda com as folhas espinhosas da urtiga Montado de cavalinho sobre as costas de sua me Ele sozinho, ele muito bonito At a voz dele agradvel No se coloca as mos sobre o seu peito Ele tem um peito que atrai as mos das pessoas O estrangeiro vai dormir sobre o coqueiro Homem esbelto O careca presta ateno pedra atirada certeiramente Ele acha duzentas esteiras para dormir na floresta Acord-lo bem o suficiente

Ns somente o vemos e o abraamos como se ele fosse uma sombra Somente em Orunmila ns tocamos, mas ele no responde Ele tem um nome como Soponna / difcil algum mau chamar-se Soponna Devedor que faz pouco caso Devedor que anda rebolando displiscentemente Ele um louco que quebra a cerca com a cabea Ele bate com seu papo numa rvore Ijebu Ele quebrou sete papos com o seu papo A segunda mulher diz ao papo para usar um pente (para desinchar o papo) Um louco que diz que o procurem l fora na encruzilhada Aquele que tem orquite ( inflamao dos testculos) e dorme profundamente Ele fresco como a folha de odundun Altivo como o carneiro Pessoa amvel anteontem Ele carrega um talism que ele espalha sobre o seu corpo como um preguioso Ele carrega um talism e briga com o filho do feiticeiro dando socos Ele veste boas roupas Com um pedao de madeira muito pontudo ele fere o olho de um outro Rpido como aquele que passa atrs de um campo sem agir como um ladro Ele destroi a casa de um outro e com o material cobre a sua Ele tem olhos muito aguados Ele acha uma pena de coruja e a prende em sua roupa Ele ciumento e anda "rebolando" displicentemente Ele recolhe as ervas atrs Ele recolhe as ervas atrs

Ele anda "rebolando" desengonado para ir ao ptio interior de um outro A chuva bate na folha de cobrir telhados e faz rudo Ele mata o malfeitor na casa de um outro Ele recolhe o corpo na casa e empina o nariz O preguioso est satisfeito entre os passantes Ele belo at nos olhos Homem muito belo Ele coloca um grande pedao de carne no molho do chefe Ele conhece o caminho do campo e no vai l Ele conhece o caminho runsun redenreden Ele est ao lado do dono dos obi e no os compra para comer O gavio pega o frango com as penas Ele briga com qualquer um e ri estranhamente Ele tem o hbito de andar como a um bbado que bebeu Sessenta contas no podem rodear o pescoo de um papudo O papudo come no inchao de sua garganta Ele quebra o papo do pescoo daquele que o possui Ele d rapidamente crianas s mulheres estreis Ele guarda seus talisms numa pequena cabaa A noite coisa sagrada, de manh coisa sagrada / Duas vezes assim coisa sagrada Rpido como algum que parte A proibio do pssaro branco o pano branco Ele mexe os braos fantasiosamente Marido de Ahotomi Marido de Fegbejoloro

Marido de Onikunoro Marido de Adapatila Bem desperto, ele acorda de manh j com o arco e flecha no pescoo Como um louco ele se debate para colocar os joelhos no cho, como o carneiro Marido de Ameri que d mdo Leopardo de pele bonita Ele expulsa a infelicidade do corpo de algum que tem infelicidade Assim ele diz e assim ele faz Orgulhoso que possui um corpo muito belo

Ibeji

So os Orixs protetores dos gmeos, na mitologia Yorub. O nome deles Taiwo e Kheinde, so filhos de Xang com Oy e foram criados por Oxum. Os Yorubs acreditam que era Kheinde quem mandava Taiwo supervisionar o mundo, onde a hiptese de ser aquele o irmo mais velho cada gmeo representado por uma imagem, os Yorubs colocam oferendas diante de suas imagens para invocar a benevolncia dos Ibeji. Os pais de gmeos costumam fazer sacrifcios a cada oito dias em honra a Ibeji.O animal tradicionalmente associado a Ibeji o macaco kolobo polykomos ou kolobo real, que acompanhado por uma grande lenda mstica entre os africanos. Eles possuem colorao preta, com detalhes brancos, pelas manhs eles ficam acordados em silncio na copa das rvores, como se estivessem em orao ou contemplao, dai eles serem considerados por vrios povos como o mensageiro dos Deuses ou tendo a habilidade de escutar os Deuses. Ibeji, o nico Orix permanentemente duplo, aproxima-se de Exu pelo seu comportamento arquetpico independente. formado por duas entidades distintas e sua funo bsica indicar a contradio, os opostos que coexistem. Num plano mais terreno, por ser criana. A ele associado a tudo

o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano. Mostram um temperamento infantil, brincalho, sorridentes, irrequietas, de muita energia nervosa. So muito cativantes e carinhosos, com uma sensibilidade sempre flor da pele; por isso mesmo, magoam-se com facilidade, exageram as contrariedades e agresses que recebem e se deixam levar por mal-entendidos.

"Ajub Ibeji or, Xang d'Ibeji, Oxum d'Ibeji, Oi n'Ibeji, gbogb ou fum u ox Ibeji, Ibeji or!"

"Nossos respeitos a Ibeji, Deuses to importantes quanto Xang e Oxum, Ibeji filhos de Oi, Deuses que trazem a riqueza para todos, Deuses Gmeos!"

Como a maior parte das crianas, gosta de estar em meio a muita gente. As pessoas freqentemente temem Ibeji: poderoso como todo o Orix, a crianadivindade, entretanto, entende os pedidos de maneira simplista, o que pode levar a conseqncias no previstas pelas entidades em geral. Por outro lado, tm a reputao de ser extremamente fiis s pessoas que conquistam sua confiana.

Ibeji

O preto e o branco A areia e o mar O sol e a lua O inverno e o vero O outono e a primavera Terra e fogo gua e ar O liquido e o slido O visvel e o invisvel O concreto e o abstrato A tristeza e a felicidade A sade e a doena O alto e o baixo A vida e a morte O dia e a noite Razo e emoo O liso e o estampado O quente e o frio O velho e o novo O cu e o inferno 1 minuto e a eternidade O prazer e dor

O real e a iluso O norte e o sul O leste e o oeste O progresso e a o retrocesso O homem e a mulher O amor e o dio

To opostos, to perfeitos Esto sempre lado a lado Em perfeita sintonia Juntos, esto em todas as coisas E em todos os lugares Embora no sejam sempre concretos Podem ser vistos na pratica a cada momento Representados pelo Ying-Yang... Opostos, juntos, um no outro Em perfeita harmonia.

Qualquer participao de Ibeji em cerimnias, d um toque alegre e inconseqente ela, sendo freqente que as comidas ritualsticas a eles oferecidas recebam enfeites como fitas de cetim em cores vivas. A Ibeji se oferece todas as cores vivas e as roupas de seus filhos, em cerimnia, so multicoloridas. So homenageados aos domingos, recebendo como comidas rituais, doces, bolinhos, balas, e refrigerantes.

dur Ibej

Igb rs

(Orix eu te sado)

rs Ibj

(Orix Ibeji)

Dakn dab, ma jk a r Ik Omod,

(No permita que haja a morte de crianas)

Ma jk a r Ik agb,

(No permita que haja a morte de adultos)

Enit b, m jk sokn,

(Quem tem para no chorar)

M jk a k Ik airotl,

(No deixe acontecer a morte imprevista)

Fun mi low lat s nkan gbgb,

(Me d dinheiro para minhas necessidades)

Iw ti s alakis di alas, jow s akis mi di as,

(Voc que torna o pobre rico, me torne rico)

Iw to ti ess mej ji b sil alakis, jow b sil mi,

(Voc que entrou na casa do pobre, peo entre na minha)

rs Ibej, pel ,

(Orix Ibeji eu te sado)

Ejir ra isokn,

(Ejir de Issokun)

Jow s mi di olor.

(Peo, me torne prspero).

Ork fn Ibeji

B'eji B'eji're B'eji B'eji'la B'eji B'ejiwo Igb omo ire Ax

Ork para Ibeji

Dar a luz aos gmeos traz fortuna boa Dar a luz aos gmeos traz abundncia Dar a luz aos gmeos traz dinheiro Saudar as crianas das coisas boas Ax

You might also like