You are on page 1of 4

Controle remoto infravermelho

Com este circuito podemos ligar ou desligar aparelhos eletrodomsticos conectados ao rel. Atravs de um transmissor de raios infravermelhos. O alcance de alguns metros, o que significa que trata de aparelho indicado para operao dentro de ambientes domsticos. Na figura 1 temos um transmissor, que alimenta o led infravermelho, que pode ser de qualquer tipo. O resistor de 22 ohms serve para limitar a corrente neste componente e o resistor juntamente com o capacitor, determina a freqncia de operao.

O receptor tem por base um foto transistor que tem o sinal gerado amplificado por dois transistores. O sinal aplicado ao pino 14 de um 4017 que tem suas 10 sadas interligadas em dois grupos, de modo a permitir uma operao biestvel, ou seja, como um flip-flop. Observe que as ligaes so alternadas, o que quer dizer que num primeiro pulso o aparelho, no seguinte desliga, e assim por diante, Num ciclo indeterminado j que ao chegar na ultima sada, o 4017 automaticamente resetado, ativando-se ento a primeira sada. Um grupo de sada ligado ao rel que controla a carga extrema, enquanto que o outro grupo ligado a um identificador (figura 2). O rel pode ser MC2RC1 ou equivalente econmico, e a alimentao pode ser feita tanto por fonte como por pilhas comuns. Para maior alcance ser interessante montar, tanto o led infravermelho do transmissor como o foto transistor do receptor, num tubo opaco dotado de uma pequena lente convergente, que deve ser posicionada de modo a proporcionar maior rendimento. Os resistores so 1/8W ou 1/4W e eventualmente o resistor de 1M no pino 14 do 4017 ser trocado por trim-pot de 1Mpara ajuste de sensibilidade.

Carregador de baterias

Neste circuito (figura) a tenso da rede reduzida, retificada e filtrada por meio de T, D, D e C R serve para limitar a corrente de D que tem por finalidade indicar que o circuito est ligado. R4 controla a corrente de carga da bateria.

A etapa de controle formada por R, R, Cl e Q alm do rel. O circuito integrado l em suas entradas as tenses da bateria em recarga, e R ajustado para que enquanto V bat for menor que VR a bateria seja recarregada. No momento em que a situao se inverte Q conduz e o rel que desliga o circuito acionado. S seleciona a tenso da rede, e S o boto que liga o circuito. O diodos D, D e D4 so retificadores, enquanto que T um transformador de 12 V/2 A. O capacitor C para 25 V, no sendo indicado valor maior. O Resistor R4 de 6,8 x 15 W, fixando a corrente de carga no valor menor a 2 A Cl um amplificador operacional, tendo sido usado um 741, e Q um transistor NPN, que pode ser da famlia BC ou BD139. Na figura 2 temos um grfico para as tenses numa bateria durante o processo de carga.

You might also like