You are on page 1of 7

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

CIDADE DE DEUS: DO MALANDRO AO MARGINAL


Prof. Janete Terezinha Ferron1

Resumo:
O objetivo desta comunicao fazer uma reflexo acerca da representao do marginalizado, dos chamados excludos a partir da temtica da violncia urbana. Para isso optou-se pela anlise de Cidade de Deus (1997), obra do escritor Paulo Lins. As noes sobre dialtica da malandragem de Antonio Candido (1993) so empregadas como ponto de partida para o desenvolvimento dessa temtica e confrontadas com os argumentos de Joo Csar Castro Rocha (2004) referente dialtica da marginalidade. Castro Rocha prope uma nova abordagem, cuja proposta a de que a dialtica da malandragem e a ordem relacional esto sendo substitudas pela dialtica da marginalidade e pela ordem conflituosa. Para o terico, a dialtica da marginalidade pressupe uma nova forma de relacionamento entre as classes sociais, em que a figura em destaque no mais o malandro, mas sim o marginal, aquele que foi excludo pela sociedade e que assume uma nova postura: de objeto, para sujeito do discurso. Nesse sentido, busca-se investigar como as personagens e os elementos da narrativa contribuem para a lgica do sistema das relaes sociais e de que forma esses dados se articulam para a representao desse brasileiro. Palavras-chave: 1.Literatura Brasileira, 2.Dialtica da Malandragem, 3.Dialtica da Marginalidade, 4.Violncia Urbana.

Introduo
Esteretipo do brasileiro, cantado em samba e verso, a figura-sntese da representao nacional de uma personagem nica: o malandro. Trata-se, pois, segundo Roberto DaMatta2,de um jeito nico, singular, profundamente original e brasileiro de viver, e s vezes sobreviver (...). Presentemente, na literatura, no folclore, no cinema etc., o malandro certamente no reconhecido somente pela sua linguagem ou vestimenta, mas a sua personalidade e todo um discurso em torno desta personagem fazem parte do imaginrio brasileiro. a que se estabelece uma identificao com o modo de ser do brasileiro, ou seja, em que medida possvel associar o brasileiro aos traos do malandro. Para DaMatta, alm de ser uma personagem nacional, o malandro seria um profissional do jeitinho e da arte de sobreviver em situaes mais difceis(p. 102). E acrescenta:
A possibilidade de agir como malandro se d em todos os lugares. Mas h uma rea onde certamente ela privilegiada. Quero referir-me regio do prazer e da sensualidade, zona onde o malandro o concretizador da bomia e o sujeito especial da boa vida. Aquela existncia que permite desejar o mximo de prazer e bem-estar, com um mnimo de trabalho e esforo. (...) um papel social que est nossa disposio para ser vivido no momento em que acharmos que a lei pode ser esquecida ou at mesmo burlada com certa classe ou jeito. (DAMATTA, 1984. p. 103).

Este malandro, muitas vezes, representado como um sujeito oriundo das classes populares bem sucedido nas situaes em que percebe que pode tirar proveito. O conforto que goza advm dos pequenos golpes que aplica, da sua habilidade em envolver os otrios com sua conversafiada, da sua flexibilidade e seu charme com o sexo oposto.
1

Professora do Departamento de Comunicao da UTFPR. Mestre em Letras e Doutoranda em Estudos Literrios (UFPR). 2 DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984. p. 104.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

No entanto, esta imagem de pas colorido, tropical de malandro vivendo s custas de pequenos golpes, aos poucos d lugar a uma nova paisagem: o caos urbano das favelas e o inevitvel surgimento de outra representao do brasileiro vinculado a esse universo. Refugiada em favelas, onde a presena do mundo das normas estabelecidas cada vez mais rara, a populao isolada propicia a substituio do discurso de cordialidade e harmonia. Essa excluso d o tom do comportamento adotado para o perfil da nova imagem e linguagem do brasileiro, a da violncia e do confronto. o que ser abordado neste texto. Antes, porm, preciso retomar a questo do malandro para, na seqncia, abordarmos o conceito da Dialtica da Marginalidade, bem como a anlise de como a representao da identidade brasileira encontra-se em transformao dos traos do malandro ao marginal a partir das personagens de Cidade de Deus.

1. As dialticas
O malandro bem como a representao do modo se ser do brasileiro so amplamente discutidas por Antonio Candido em seu clssico ensaio Dialtica da Malandragem Caracterizao das Memrias de um Sargento de Milcias3. Analisando a forma do romance, Candido encontra um princpio mediador, cujas caractersticas estariam presentes tanto na fico quanto na sociedade da segunda metade do sculo XIX. Para ele, tal princpio pode ser ilustrado, no romance de Manuel Antonio de Almeida, atravs de um jogo dialtico da ordem e da desordem, funcionando como correlativo ao que manifestava na sociedade daquele tempo (CANDIDO, 1978. p. 336). Mais especificamente, Candido nota que o autor das Memrias, ao suprimir os escravos e as classes dirigentes de sua fico, evidencia um setor social intermedirio e annimo na sociedade, representado pela figura do malandro. Tal personagem circula livremente pelas esferas sociais da ordem e da desordem e espera ser absorvido pelo plo positivo. A dialtica da malandragem seria, ento, esse princpio mediador que resume a regra de um setor capital da sociedade brasileira (CANDIDO, 1978. p. 329-337). Em Carnavais, Malandros e Heris, Roberto DaMatta dialoga com a proposta de Candido a respeito da formao histrica brasileira, com base no jogo de relaes entre as esferas representativas da ordem e da desordem. DaMatta afirma que o dilema brasileiro estaria na oscilao das leis e do universo das relaes pessoais. A organizao da cultura brasileira obtida atravs da relao entre trs espaos, a saber: o mundo do cotidiano, o mundo das festas e o mundo oficial, os quais manteriam uma unidade em forma de mosaico, ocultando as falhas do sistema social. Nesse universo, tambm na base da malandragem, no jogo do deixa disso, que a sociedade brasileira funcionaria (DAMATTA, 1997. pp. 222-36). Portanto, esses dois conceitos apontados at ento, ou seja, o da dialtica da malandragem e o mundo da ordem relacional justificam-se por apresentarem subsdios investigativos das representaes culturais da sociedade brasileira atual. No entanto, acrescentaremos mais um conceito, e fundamental, para o propsito deste trabalho. Trata-se da Dialtica da Marginalidade4. Nesse ensaio, Joo Csar Castro Rocha prope uma nova abordagem, cuja proposta a de que a dialtica da malandragem e a ordem relacional esto sendo substitudas pela dialtica da marginalidade e pela ordem conflituosa. Para o terico, a dialtica da marginalidade pressupe uma nova forma de relacionamento entre as classes sociais, em que a figura em destaque no mais o malandro, mas sim o marginal, aquele que foi excludo pela sociedade e que assume uma nova postura: de objeto, para sujeito do discurso. Ele inaugura um ponto de vista renovado sobre a misria e a violncia, pois, diferente do olhar da ideologia dominante, (no) se trata de conciliar as diferenas (sociais), mas de evidenci-las. (ROCHA, 2004. p. 5).
3

CANDIDO, Antonio. Dialtica da Malandragem (Caracterizao das Memrias de um Sargento de Milcias). In: ALMEIDA, Manoel Antnio. Memrias de um Sargento de Milcias. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1978. 4 ROCHA, Joo Csar Castro. Dialtica da Marginalidade: caracterizao da cultura brasileira contempornea. Folha de So Paulo. So Paulo, 29 fev. 2004. Folha Mais!

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

Em, Dialtica da marginalidade, Rocha tambm destaca o livro Cidade de Deus e aponta escritores como Paulo Lins e Ferrz, dentre outros, que vm emergindo no cenrio cultural contemporneo. Tais autores tm como tema o cotidiano dos bairros de periferia das grandes cidades, cujo alvo o dilema coletivo. Ou seja, eles se empenham em tentar interpretar e simbolizar as diferenas sociais representando os indivduos que se encontram margem da sociedade. Para Rocha, o livro Cidade de Deus inicia uma explicitao maior das contradies da dialtica da malandragem e do sistema social brasileiro, inaugurando uma radiografia da desigualdade (ROCHA, 2004. p. 8). Em Cidade de Deus, Rocha observou uma representao simblica da sociedade brasileira que possibilita uma outra interpretao da identidade brasileira: a marginalidade, a ruptura. Pode-se afirmar que essa representao simblica decorrente de outro fenmeno intimamente relacionado s manifestaes culturais propriamente ditas, a representao do excludo, do marginal.

2. Uma leitura de Cidade de Deus


Para indicar os novos tempos, em Cidade de Deus, Lins fala em neofavela, em contraposio a uma concepo tradicional de favela, indicando, assim, o espao dominado pela guerra entre os traficantes de droga; e entre eles e a polcia. Conforme Lins:
O pensamento, na Cidade de Deus, que um condomnio, urbanizado. Mas a linguagem o favelesco. Da se define o que uma favela. O tipo de vida o mesmo das favelas. onde moram os negros, os nordestinos, a misria. onde tm bocas de fumo, onde se improvisa sempre. onde est o que no presta na sociedade. (LINS, 1997a. p. 4)

Nesse sentido, ao se estabelecer uma inquietante ambivalncia entre malandros, bandidos, bichos soltos e vagabundos, Paulo Lins consegue acompanhar a transformao do malandro (figura tpica do Rio de Janeiro) no marginal, personagem ligada ao esquema do trfico. Segundo Ferno Ramos5, a palavra marginal, socialmente falando, possui pelo menos dois significados:
O primeiro se refere a estar margem de, beira de, ao lado de alguma coisa, ou seja, prximo e relativo significao da palavra margem [...]. O segundo significado exprime uma postura ideolgica de nossa sociedade com relao a estar margem de contido na primeira definio. A prpria disposio das palavras j significativa: pessoa que vive margem da sociedade ou da lei, vagabundo, mendigo ou delinqente, fora da lei. Junta-se, ento, ao significado estar margem de[...] a carga pejorativa contida em delinqente e vagabundo. (RAMOS, 1987. pp. 15-16).

A partir do segundo significado da palavra marginal, deve-se, conforme Rocha, ressaltar a ambigidade do termo: o marginal pode ser tanto o excludo quanto o criminoso, e at os dois simultaneamente (ROCHA, 2004, 8). Torna-se necessrio estabelecer essas definies, pois a palavra marginal, no presente texto, ser usada para caracterizar grupos de indivduos que foram excludos da sociedade. E o discurso que expe o conflito e a ruptura na sociedade brasileira contempornea vem suplantando a harmonia e a conciliao que do a tnica da dialtica da malandragem. Em Cidade de Deus, Rocha observa a violncia explcita da dialtica da marginalidade, em que facilmente se reconhece o discurso dominante e dominado. Se, outrora o malandro conciliava; agora, o marginal quer confronto, guerra. Deste modo, a dicotomia que havia na dialtica da malandragem entre ordem e desordem, dissolveu-se. A marginalidade d lugar outra ordem. Policiais representantes da lei e da ordem
5

RAMOS, Ferno. Cinema Marginal (1968-1973): a representao em seu limite. So Paulo: EMBRAFILME/ MinC/ Brasiliense, 1987.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

fazem parte da nova indstria do trfico e fomentam grande parte da economia global. Da mesma forma que o malandro o representante da dicotomia ordem/desordem, o marginal pode ser considerado, na cultura atual, o smbolo desta dissoluo. Se antes o caminho escolhido pela malandragem era a transgresso atravs de atividades entendidas como vadiagem, hoje o trfico de drogas uma opo preferencial para os indivduos que vivem na marginalidade. Nesse aspecto, Cidade de Deus exemplifica os processos constitutivos do trfico no Rio e explora os possveis motivos que levam jovens ao caminho da marginalidade e do uso ilegal de drogas. Em Vidas Arriscadas O cotidiano dos jovens trabalhadores do trfico, Marisa Feffermann explica esse processo: Alguns estudos procuram mostrar que no a pobreza, mas a prpria estrutura do trfico e o uso abusivo de drogas que geram os comportamentos violentos. Dessa forma, a pobreza no est associada violncia, mas, em conjugao com as falhas do Estado, pode permitir a escolha ou a adeso por subculturas marginais ao uso de drogas ilcitas. Na formao dessas subculturas influi o preconceito de agentes governistas e da sociedade em relao aos usurios de drogas. No entanto, os dados conduzem desigualdade social que, (...) componente determinante da exploso da violncia. (FEFFERMANN, 2006. p. 54). Assim, em Cidade de Deus pode-se perceber, inicialmente, que a falta de leis do Estado dentro do espao narrativo provoca a emergncia de uma violncia sem regras, marcada pela individualidade. Na seqncia, uma violncia intersubjetiva, em que assassinatos justificam-se por cdigos de honra e vingana, como nas histrias do serto brasileiro. Alm disso, maridos trados, mulheres que no suportam mais o cnjuge embriagado dentro do lar, delatores de bandidos, o assaltante que tem raiva do policial negro, tratando-se todos de indivduos que executam as maiores atrocidades com as prprias mos. Com o desenrolar do tempo, o trfico de drogas confere poder a alguns lderes e promove o aumento do comrcio de armas, o que, por sua vez, aumenta o nmero de assassinatos. Qualquer tipo de banalidade, qualquer impulso de ira ou vingana pessoal justificam a violncia: o policial que est insatisfeito com a vida, o traficante que implica com o parceiro de contrabandos, acessos de dio ou desequilbrios decorrentes da droga. A violncia, ao longo das trs partes do romance, acelera em ritmo crescente, e toma forma de uma interioridade, inespacial e psicolgica, conduzida cegamente por desespero e angstia sem que o alvo exterior seja justificvel. Atravs das vrias identidades que vo sendo construdas, o romance consegue dar forma a uma coletividade ao mesmo tempo localizada, mas tambm identificvel, fora de seu contexto de origem. Retomando a dialtica da malandragem, Candido aproxima os romances do gnero picaresco representao malandra de Manoel Antnio de Almeida. Ao faz-lo, o crtico constata que, tanto os pcaros quanto a personagem Leonardo Pataca, vivem um pouco ao sabor da sorte sem que reflitam sobre as situaes que os rodeiam. A diferena essencial entre os dois estaria no desfecho, pois nas narrativas picarescas h um amadurecimento possibilitado pela experincia. No entanto, em Memrias de um sargento de milcias, o malandro no consegue chegar a uma reflexo acerca dos processos relacionados s experincias anteriores, ou seja, no h passagem para o mundo adulto proporcionada pela aprendizagem. Esta caracterstica melhor perceptvel nas narraes em terceira pessoa em que o narrador se abstm de reflexes morais. Dessa forma, os personagens de Almeida so manipulados como fantoches do destino. Em Cidade de Deus, as centenas de personagens que circulam pelo espao ficcional do livro parecem tambm ser guiadas pela estrutura social fraturada capaz de lev-las aos embates brutais de seu cotidiano. Similares, nesse sentido, ao malandro Leonardo das Memrias, elas no tm conscincia dessa exterioridade que as leva ora para o campo da ordem, ora para o da desordem. Mas a diferena essencial estaria na relao das personagens com o contexto social, pois elas se

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

encontram imersas em uma grande rede que as perpassa: a rede do trfico e, conseqentemente, da violncia, da qual no tm como escapar. Nesse tecido, as dicotomias lei e transgresso j no se encontram bem definidas. So, ao contrrio, categorias que se misturam e se diluem. O carter polifnico e a escassez de aprofundamentos morais no romance Paulo Lins contribuem para a aproximao dos personagens a marionetes sociais. De acordo com Rocha, as equivalncias entre malandros, bandidos, bicho-soltos, vagabundos presentes em Cidade de Deus revelam um gesto fundamental, pois em lugar da idealizao do malandro (...) Paulo Lins revela o lado oculto de sua ginga, ou seja, esclarece que o malandro somente pode existir custa de um otrio; via de regra, algum do povo, um entre tantos dos inmeros excludos (ROCHA, 2004. p. 6). H outras caractersticas presentes em Cidade de Deus as quais podem ser destacadas segundo a representao do malandro e do marginal. Uma delas refere-se personagem que tradicionalmente reconhecida por ser freqentadora da favela, e, ao mesmo tempo, estava presente nos locais privilegiados, reservados classe mdia ou aos detentores do poder. J o malandro de Lins, todavia, mais um dentre os vrios excludos da sociedade. Suas personagens caracterizadas pela malandragem, no entanto, no podem ser dissociadas daquelas como bandidas. Dito isto, pode-se citar algumas expresses da malandragem bandidesca parodiadas em Cidade de Deus:
(...) bandido que bandido no pode ser sugestionado. (p. 99) Malandro que malandro tem que saber chegar e saber sair, esperar a hora certa para tomar as atitudes. (p.128) T vendo s como so esses malandro! Parceiro do meu marido e me cantando na maior! (...) no existe mulher difcil e sim cantada mal dada. (p. 137) Malandro que malandro no volta pelo mesmo caminho. Malandro s passa uma vez, malandro est sempre indo. (p. 147) Bandido sem revlver como puta sem cama. (LINS, 1997. p. 159)

Ou, ento, a seguinte passagem:


Todos o respeitavam (...) Nunca levantariam a voz para o malandro mais conhecido nos morros cariocas. At o Grande, bandido mais perigoso da cidade do Rio de Janeiro, tinha-lhe considerao. Atenderiam qualquer pedido de Salgueirinho. (Idem. p. 32)

Estes trechos, muitas vezes, servem como justificativas das aes empreendidas pelas personagens, ou mesmo se tratam de esteretipos que no fazem seno estigmatizar mais o marginalizado. O marginal de Cidade de Deus encontra-se representado pelos traficantes dos bandos de Z Pequeno e Man Galinha. A principal caracterstica que diferencia o marginal do malandro, nesse caso, quanto ao grau de periculosidade do primeiro, sendo este, portanto, mais violento. Assim, se o malandro de Candido estava inclinado a ser absorvido pelo lado positivo da ordem, em Cidade de Deus a violncia e o isolamento como sustentao das relaes sociais evidenciada pelo poder na mo dos bandidos mirins. Por outro lado, a ausncia e inoperncia do Estado na favela e a rara convivncia com membros de outras classes sociais no exclusivamente a justificativa para o comportamento dos personagens centrais. Em Z Pequeno, por exemplo, pode-se ver uma transformao, pois ao contrrio de Leonardo Pataca (malandro clssico) ele um brasileiro que planeja seu futuro, toma decises e tem iniciativa. Alm disso, possui traos de personalidade que, a princpio, so condizentes com o homem de seu tempo, no entanto, tudo em Z Pequeno exacerbado, com doses de hiper-realismo. Por outro lado, Z Pequeno no possui uma relao de dependncia e desejo de aceitao da sociedade em cujas circunstncias de desigualdade pudesse encontrar a justificativa para seu carter. No sua inteno dominar o mundo, ele quer dominar Cidade de Deus mais

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

uma clara referncia do isolamento provocado pela excluso. Por estar margem das regras de convivncia estabelecidas no mbito da ordem da sociedade, Z Pequeno manifesta seu discurso pela violncia e no se importa por ser absorvido pelo outro lado de Cidade de Deus.

Consideraes finais
Na sua reflexo acerca das representaes do universo brasileiro, Rocha, como afirmamos, sugere a suplantao, ao menos parcial, da dialtica da malandragem pela dialtica da marginalidade: o confronto em oposio conciliao. O crtico divide em dois grupos distintos os opositores do que denominou batalha simblica entre dois modos de ver o brasileiro: atravs da crtica certeira da desigualdade social e da conciliao das diferenas. (ROCHA, 2004). O que se pode afirmar que em Cidade de Deus os mecanismos de mediao social encontram-se fraturados. Se ao malandro permitido o trnsito na sociedade, as personagens (socialmente excludas), no encontram mais por onde dar vazo sua presena na sociedade. Assim, o excludo, ou seja, o marginal segundo Rocha, passa a perder as vias de insero social, personificando outro tipo de esteretipo de brasileiro que precisa de mais elementos para ser compreendido. O tom conciliador inerente ao malandro, alternativa para a soluo dos mais variados problemas, j no mais suficiente por si mesmo e gera os primeiros sinais de sua ineficincia para interpretao da dinmica social aqui representada. Os artifcios utilizados pelo malandro para atenuar a violncia sutil do seu cotidiano j no so suficientes diante dos percalos sofridos por ele. Esse dado novo a violncia na representao do brasileiro no contempla o perfil do malandro de Candido (1978). Por fim, uma outra possibilidade vislumbrada por Rocha a respeito do romance Cidade de Deus, do texto marginal6 em si, algo que vai alm da percepo do esteretipo do carter brasileiro aqui abordado. O texto marginal para Rocha um indicador de uma tentativa do Brasil, que est margem, falar sobre o que estar margem. O crtico tambm encontra na figura do marginal uma resposta dialtica ao malandro, num sistema complexo, que mescla a origem e o destino das personagens que tentam encarnar uma imagem do carter brasileiro. As personagens de Cidade de Deus ainda tm outros elementos determinantes; elas so contemporneas e urbanas o prprio termo marginal, que inmeras vezes permeia esse tema, refere-se distribuio geogrfica e econmica da sociedade contempornea. marginal quem est margem do centro industrializado e desenvolvido da sociedade.

Referncias Bibliogrficas
[1] CANDIDO, Antonio. Dialtica da Malandragem: Caracterizao das Memrias de um Sargento de Milcias. In: ALMEIDA, Manoel Antnio. Memrias de um Sargento de Milcias. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1978. [2] DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heris: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. [3] __________. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984. [4] FEFFERMANN, Marisa. Vidas arriscadas: o cotidiano dos jovens trabalhadores do trfico. Petrpolis, Vozes, 2006. [5] FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder.13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998. [6] HOLANDA, Srgio Buarque de. Raizes do Brasil. 26. ed. So Paulo: Companhia das letras, 1995.
6

A precursora Carolina de Jesus, Paulo Lins, Ferrz, dentre outros, so considerados pela crtica como autores de Literatura Marginal.

XI Congresso Internacional da ABRALIC Tessituras, Interaes, Convergncias [7]

13 a 17 de julho de 2008 USP So Paulo, Brasil

LINS, Paulo. Cidade de Deus. So Paulo: Campinas, Companhia das Letras, 1997.

[8] __________. Cidade de Deus, o livro, d voz a quem no tem mais nada. Folha de So Paulo . So Paulo, 16 ago. 1997a. Ilustrada. Entrevista concedida a Marcelo Rubens Paiva. [9] RAMOS, Ferno. Cinema Marginal (1968-1973): a representao em seu limite. So Paulo: EMBRAFILME/ MinC/ Brasiliense, 1987. [10] ROCHA, Joo Csar Castro. Dialtica da Marginalidade: caracterizao da cultura brasileira contempornea. Folha de So Paulo. So Paulo, 29 fev. 2004. Folha Mais! [11] SCHWARZ, Roberto. Cidade de Deus. Seqncias brasileiras: ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 1999.

You might also like