You are on page 1of 16

Este artigo parte da publicao Turismo de Base Comunitria: diversidade de olhares e experincias brasileiras

FOMENTO AO TURISMO DE BASE COMUNITRIA: A EXPERINCIA DO MINISTRIO DO TURISMO1 Katia T. P. Silva2 Rodrigo Ramiro3 Breno S. Teixeira4 ANTECEDENTES A criao do Ministrio do Turismo, no ano de 2003, assinalou uma mudana de viso do Governo Federal com relao ao setor, terceiro maior gerador de divisas do mundo, conforme a Organizao Mundial do Turismo (OMT), ao reconhec-lo como um dos indutores do desenvolvimento do pas com potencial de contemplar crescimento econmico com distribuio de renda e reduo das desigualdades sociais e regionais. Com base nesta definio poltica, o Ministrio do Turismo implementa a segunda edio do Plano Nacional do Turismo Uma Viagem de Incluso, 2007-2010, que consiste em um instrumento de planejamento e gesto, elaborado de forma participativa, com o objetivo comum de transformar a atividade em um importante mecanismo de desenvolvimento econmico. Neste sentido o PNT configura-se como a poltica pblica de turismo do Brasil, que em consonncia com fatores econmicos, de responsabilidade da iniciativa privada, consiste em desenvolver o produto turstico brasileiro com qualidade, considerando explicitamente nossas diversidades regionais, culturais e naturais; promover o turismo como fator de incluso social, por meio da gerao de trabalho e renda e fomentar a competitividade do produto turstico nos mercados nacional e internacional.
o modelo de desenvolvimento proposto pelo governo contempla e harmoniza a fora e o crescimento do mercado com a distribuio de renda e a reduo das desigualdades, integrando solues nos campos econmicos, social, poltico, cultural e ambiental. (...) o turismo pode ser

Colaboraram com a elaborao deste texto os membros da equipe da CGPE/DCPAT/SNPDTur: Nilvana Soares, Karina Cobucci, Maria Fernanda Barrillari Fernandes e Rogrio da Silva. 2 Coordenadora Geral de Projetos de Estruturao do Turismo em reas priorizadas DCPAT/SNPDTur. 3 Coordenador de Projetos de Estruturao do Turismo em reas priorizadas DCPAT/SNPDTur. 4 Consultor DCPAT/SNPDTur/MTur.

uma

importante

ferramenta

para

alcance

dos

Objetivos

de

Desenvolvimento do Milnio, particularmente com relao erradicao da extrema pobreza e da fome, garantia de sustentabilidade ambiental e ao estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento.. (BRASIL, 2007, p.15).

No mbito do Plano, foram formuladas aes de fomento ao setor a partir da seleo de 65 destinos indutores prioritrios e da execuo de projetos de melhoria de acessos a destinos, de estruturao do desenvolvimento regional do turismo, de certificao de atividades no setor e de apoio qualificao e capacitao de produtos e de servios. O turismo uma atividade capaz de atrair divisas, gerar emprego e melhorar o nvel de vida das comunidades. Com base nas informaes Relao Anual de Informaes Sociais RAIS - e do Cadastro Geral Emprego e Desemprego do Ministrio do trabalho, de acordo com a metodologia de clculo adotada pelo MTur, entre 2004 e 2008 foram criados cerca de 1,5 milho de novos empregos e ocupaes nas Atividades Caractersticas do Turismo, conforme definido pela OMT5. Aes como o fortalecimento e o fomento dos destinos tursticos do pas, por meio principalmente do Programa de Regionalizao, do PRODETUR e de aes de infraestrutura, da promoo e marketing, com destaque promoo internacional do pas pela EMBRATUR, da qualificao profissional, entre outras iniciativas do poder pblico Federal, Estadual e Municipal, contriburam para a obteno dos resultados alcanados em termos de gerao de nos postos de trabalho no setor formal e informal. Neste cenrio positivo, identificamos que, em muitos territrios, ocorrem grandes vazamentos de renda6, precariedade de parte dos empregos gerados baixos salrios e alta instabilidade/sazonalidade - e excluso da populao local do processo de desenvolvimento turstico. Minimizar e/ou reverter os fatores negativos impe-se como um desafio que requer um diagnstico e a formulao de aes alternativas e focalizadas no territrio ou no segmento em que esta situao ocorre com maior incidncia.

No que se refere ao mercado de trabalho, as atividades caractersticas do turismo definidas pela OMT so: alojamento, alimentao, agncias de viagens, transportes, aluguel de transporte, auxiliar de transporte, cultura e lazer.
6

Os vazamentos de renda no turismo (financial leakages) ocorrem quando as receitas advindas de atividades econmicas relacionadas ao setor dos pases-destino no se tornam disponveis para (re)investimento ou para o consumo de bens e servios nesses mesmos pases.

No Departamento de Qualificao, de Certificao e de Produo Associada ao Turismo (DCPAT), da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (SNPDTur), por meio da Coordenao-Geral de Projetos de Estruturao do Turismo em reas Priorizadas (CGPE), pretende-se enfrentar o desafio de promover o desenvolvimento local por meio da execuo de aes com foco no territrio e nos seus potenciais endgenos relacionados com a cadeira produtiva do turismo. Neste contexto, apiam-se a formulao e a implementao de projetos que valorizam identidades culturais e, tambm, o incremento do capital social para a promoo do desenvolvimento sustentvel. Para tanto, concentra suas aes em reas de menor dinamismo econmico e reconhecido potencial turstico, bem como regies afetadas por grandes investimentos privados relacionados infraestrutura turstica. Desse modo, prope-se a utilizao, de forma sinrgica, das potencialidades do atrativo para a melhoria dos resultados econmicos e da qualidade de vida local, com a valorizao da cultura e a preservao do meio ambiente, evitando que o crescimento do turismo provoque uma concentrao desordenada do capital produtivo e social, promovendo o acesso a bens e a servios pblicos bem como a integrao com outros setores. A ttulo de ilustrao, destacamos a formulao e implementao do Projeto de Desenvolvimento Sustentvel do Turismo, nas regies do Parque Nacional dos Lenis Maranhenses - MA, de Jijoca de Jericoacoara - CE, da Reserva Extrativista do Delta do Parnaba e do Parque Nacional da Serra da Capivara - PI, no mbito da cooperao com a Agncia Espanhola de Cooperao Internacional para o Desenvolvimento AECID, por meio do qual realizamos a incubao de cooperativas populares em atividades econmicas da cadeia produtiva do turismo, em parceria com a Incubadora Tecnolgica de Cooperativas Populares da Coordenao de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnolgicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ITCP/COPPE/UFRJ).

TURISMO DE BASE COMUNITRIA (TBC) O crescimento da atividade turstica, assim como de outras atividades econmicas, requer planejamento e ordenamento para minimizar os impactos negativos e, principalmente, potencializar os positivos. Entretanto, em diversas regies do pas, observamos que a expanso desordenada resultou na sobreposio dos impactos negativos, inclusive com prejuzo no mdio prazo para a preservao da imagem do destino. A prioridade para a dimenso estritamente mercadolgica, em detrimento dos princpios da sustentabilidade social, cultural, ambiental, provoca a desestruturao da cultura local, eleva os ndices de vazamentos de renda,

descaracteriza ambientes naturais, estimula a especulao imobiliria e excluso territorial de residentes. Esses impactos so ainda mais deletrios nas localidades mais pobres onde a expanso do turismo apresentada como alternativa de melhoria das condies sociais, mas se transforma em fator de agravamento da situao social. Para se contrapor aos impactos negativos do turismo e aproveitar os benefcios da atividade, observamos que em algumas localidades, de diferentes pases, por meio da mobilizao e organizao da sociedade civil, surgiram diversas iniciativas diferenciadas, baseadas nos modos de vida locais. Nestas experincias as dimenses da sustentabilidade so pr-requisitos para a estruturao da oferta das atividades tursticas, como as redes de comrcio justo no turismo, as aes ligadas ao pro-poor tourism e ao turismo responsvel, aes de desenvolvimento local endgeno e o fomento a prticas de economia solidria na cadeia produtiva do turismo. Nesta perspectiva, estruturaram-se as prticas de turismo de base comunitria, tambm conhecidas como turismo comunitrio, solidrio, de conservao, entre outras denominaes. Este tipo de organizao e oferta do produto turstico possui elementos comuns como a busca da construo de um modelo alternativo de desenvolvimento turstico baseado na autogesto, no associativismo/cooperativismo, na valorizao da cultura local e, principalmente, no protagonismo das comunidades locais, visando apropriao, por parte destas, dos benefcios advindos do desenvolvimento do setor. A discusso sobre TBC no mbito do MTur est relacionada segmentao da atividade turstica, e, em geral, so os representantes das comunidades locais que trabalham com turismo de base comunitria que provocam os diferentes setores do MTur para se posicionar no debate e/ou estabelecer uma diretriz de poltica pblica para o fortalecimento destas oferta no mercado turstico. Assim, para discutir a proposta de mapeamento de experincias de TBC, submetida ao MTur pelo Laboratrio de Tecnologia e Desenvolvimento Social LTDS, da UFRJ, que tem como uma das linhas de pesquisa o TBC, em 2007, realizamos uma reunio tcnica sobre este tema no 35 Congresso Brasileiro de Agncias de Viagens. Participaram desta discusso: tcnicos do Governo Federal, MTur (DCPAT e Departamento de Estruturao, Articulao e Ordenamento Turstico - DEAOT), Ministrio do Desenvolvimento Agrrio - MDA, Ministrio do Meio Ambiente MMA; e representantes das iniciativas de TBC Acolhida na Colnia, Projeto Bagagem e Fundao Casa Grande. Um dos resultados deste debate foi a avaliao da equipe tcnica do MTur de

reconhecer a importncia do tema como de competncia da rea de Segmentao do Turismo.

Assim, em consonncia com as atribuies da CGPE/DCPAT de apoiar a formulao de projetos em que o turismo indutor do desenvolvimento local e da gerao de emprego e renda, decidiu-se por fomentar iniciativas de TBC, promover o conhecimento do tema, avaliar a viabilidade socioeconmica destas iniciativas por meio de um Edital de Chamada Pblica de Projetos. No edital da chamada pblica, face diversidade conceitual e das experincias referentes ao TBC, o MTur privilegiou a dimenso do protagonismo local. Entende-se que TBC so como iniciativas de estruturao e/ou organizao de produtos e servios tursticos protagonizados pelas comunidades receptoras, como alternativa de gerao de trabalho e renda para os residentes. O fomento s iniciativas de TBC ao mobilizar, organizar e fortalecer os atores locais residentes de destinos para a gesto e a oferta de bens e servios tursticos visa tanto atrair turistas que demandam especificamente este segmento turstico, como agregar valor a destinos tursticos de cunho mais tradicional, por meio da oferta deste segmento, cujos elementos de preservao e valorizao da cultura local, sua identidade e produo so de interesse dos visitantes. A interao entre a comunidade fortalecida em todos os aspectos da sustentabilidade e os visitantes externos que pode gerar ganhos de bem-estar para a populao local, assim como na experincia do visitante. O produto turstico de base comunitria se diferencia por incorporar o modo de viver e de representar o mundo da comunidade anfitri. Desta forma, prev na sua essncia um intercmbio cultural com a oferta dos produtos e servios tursticos, em que h oportunidade para o visitante vivenciar uma cultura diferente da sua e comunidade local de se beneficiar com as oportunidades econmicas geradas e tambm pelo intercmbio cultural. Ao considerar a organizao da produo turstica com base territorial e protagonizado pelas comunidades locais, o apoio s iniciativas de TBC visa: contribuir para a gerao de emprego e renda locais, fortalecer a governana local, em articulao com os demais atores envolvidos na atividade turstica, diminuir os vazamentos de renda e fomentar o adensamento do mercado local, estruturar este segmento turstico, face a crescente demanda turstica em nveis nacional e internacional, agregar valor a destinos tursticos, por meio da diversificao dos segmentos a serem ofertados,

promover padres de qualidade e de segurana da experincia turstica, tanto para a comunidade anfitri quanto para os visitantes.

importante ressaltar que, para o alcance destes objetivos, necessrio obter um grau de qualidade na oferta de produtos e servios tursticos que viabilizem a venda destes, bem como a sua consolidao no mercado. Este pressuposto orientou a formatao do Edital de Chamada Pblica, ao definir linhas temticas de apoio como a estruturao, promoo e comercializao, de acordo com a singularidade deste segmento. EDITAL DE CHAMADA PBLICA DE SELEO DE PROJETOS DE TBC Tendo em vista a organizao de algumas comunidades em uma Rede de Turismo de Comunitrio, a minuta do Edital de Chamada Pblica de Seleo de Projetos de TBC foi submetida a uma consulta pblica durante o II Seminrio Internacional de Turismo Sustentvel, realizado nos dias 12 e 15 de maio de 2008, na cidade de Fortaleza Cear, bem como aos parceiros institucionais do Ministrio do Meio Ambiente, para discusso, reformulao e adequao. O Edital foi publicado no Dirio Oficial no dia 4 de junho de 2008, com data limite para o recebimento de propostas por e-mail e postagem para o dia 18 de julho de 2008. Esforos tcnicos e operacionais resultaram em ampla divulgao do edital em diversos veculos de comunicao, como os sites institucionais do MTur e MMA, sites de notcias, como o Ambiente Brasil, e apresentao no Ncleo do Conhecimento do III Salo de Turismo, realizado em So Paulo . Outro importante mecanismo foi a divulgao realizada pelos representantes da rede de interlocutores do Programa de Regionalizao do Turismo nos Estados. De acordo com o edital, foram selecionados projetos de apoio realizao de atividades nas cinco linhas temticas: 1) produo associada ao turismo; 2) qualificao profissional; 3) planejamento estratgico e organizao comunitria; 4) promoo e comercializao; e, 5) o fomento s prticas de economia solidria. Os projetos poderiam se adequar em uma ou mais linhas temticas, sendo que a solicitao de apoio financeiro poderia ser de R$ 100.000,00 a R$ 150.000,00 com prazo de execuo de at 18 meses. Processo de seleo O previso inicial era o recebimento de cerca de 100 projetos, com a seleo de 10 a 15 para apoio financeiro. Esta expectativa foi amplamente superada, com recebimento de mais de

500 projetos, distribudos pelas macrorregies brasileiras, de acordo com o grfico abaixo. As regies Sudeste (34%), Sul (23%) e Nordeste (22%) foram as que mais enviaram propostas, totalizando 80% dos projetos recebidos.

Projetos Recebidos por Regio

SUL 23%

OUTROS 1%

NORDESTE 22%

CENTRO OESTE 11% SUDESTE 34%

NORTE 9%

Todas as Unidades da Federao e o Distrito Federal enviaram propostas, sendo que os estados de Minas Gerais, So Paulo, Paran, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia foram os que enviaram maior nmero de propostas conforme grfico abaixo.

15 maiores proponentes
70 60 50 40 30 20 10 0 MG SP PR RJ RS BA GO SC CE PE PA MT AL AM RN 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Observamos uma grande variedade de instituies que apresentaram propostas entre elas o poder pblico municipal e estadual, organizao sem fins lucrativos de naturezas diversas como ONGs representativas da organizao do turismo de fundaes de instituio de ensino superior, associaes, cooperativas e diversas entidades comunitrias.

A organizao dos procedimentos para a seleo foi coordenada pelo Comit de Avaliao da Chamada Pblica de Projetos MTur/n. 001, institudo por portaria ministerial. O processo de seleo das propostas ocorreu em duas etapas: (i) etapa de pr-seleo realizada por tcnicos do MTur, com representantes do DCPAT, do PRODETUR e da Coordenao de Segmentao do Turismo, entre os dias 24 e 30 de julho de 2008, a qual resultou na seleo de 140 projetos. (ii) A etapa de avaliao de mrito foi de responsabilidade de uma banca de avaliao composta por tcnicos representantes do Governo Federal do: MTur, MMA, MDS, MDA e MTE, especialistas das Universidades: da UFRJ, UnB e UEMS, e tcnicos da rea de turismo representantes da Empresa Brasiliense de Turismo (BrasiliaTur) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econmico e Social (Ipardes). Dentre os critrios de avaliao das propostas foram priorizadas aquelas que apresentaram experincias anteriores com TBC, com recorte territorial bem definido, foco em grupos organizados j relacionados ao turismo e participao da comunidade local, seja como proponente, seja como parceiro, com o intuito de privilegiar o fomento ao desenvolvimento local. A seleo de mrito foi concluda em 01 de agosto de 2008, com a reunio da Banca em Braslia por 02 dias para avaliao final das 140 propostas, das quais foram selecionada 50. Tendo em vista, a disponibilidade oramentria e capacidade tcnica e operacional do MTur, decidiu-se por apoiar 25 projetos com recursos do exerccio de 2008 e o 25 para o apoio com recursos do oramento de 2009. Resultados Finais Os resultados finais foram divulgados no site do MTur em agosto de 2008, com abertura de prazo para questionamento dos concorrentes at 22 de agosto, sendo recebido alguns poucos pedidos de esclarecimentos de proponentes no contemplados, sem alterao da relao dos 50 projetos selecionados. Embora no houvesse compromisso, a priori, de selecionar um nmero mnimo de projetos por regio ou proporcional ao nmero de propostas recebidas, a distribuio geogrfica dos projetos seguiu a distribuio proporcional dos projetos recebidos. Houve predominncia das regies Sudeste, Nordeste e Sul que responderam a 80% dos projetos selecionados, sendo que as regies Nordeste e Sudeste tiveram 16 projetos aprovados cada, o que era esperado, pois

so as regies com maior histrico de experincias em TBC. A tabela abaixo apresenta um comparativo entre os projetos enviados e os selecionados, por macrorregio. As propostas selecionadas esto distribudas em 19 Unidades da Federao, os estados do Rio de Janeiro e do Cear concentram o maior nmero de propostas aprovadas, 6 cada um. Estes estados possuem longa tradio em iniciativas de base comunitria, principalmente no litoral e regio do Cariri, no Cear, e comunidades da capital carioca, Serra da Bocana e litoral sul, do Rio de Janeiro. O quadro abaixo apresenta os projetos selecionados divididos por Estado.

Projetos selecionados por estado


7

importante ressaltar que houve um elevado percentual de projetos (60%) que envolvem destinos que pertencem s regies tursticas dos 65 municpios indutores do desenvolvimento do turismo priorizados pelo Programa de Regionalizao do Turismo. Outro ponto em destaque se refere interiorizao dos projetos selecionados, dado que 82% dos projetos selecionados no se localizam em capitais ou regies metropolitanas. O espectro das atividades das propostas varia entre realizao de planejamento estratgico e mobilizao das atividades de TBC nas Comunidades, estruturao e oferta de cursos de qualificao e oficinas, fortalecimento de redes de turismo solidrio, melhoria da qualidade da oferta dos produtos e servios tursticos, promoo e divulgao de produtos e servios tursticos, bem como realizao de eventos, feiras e seminrios voltados ao TBC.

A etapa seguinte divulgao dos resultados consistiu no trabalho da equipe tcnica da CGPE/MTur com as instituies proponentes para a adequao das propostas aos requerimentos formais de transferncia voluntrias de recursos, o que coincidiu com a implantao de novas regras com o Portal do Sistema de Convnios - Siconv, para a formalizao de convnios com o Governo Federal. Esta circunstncia exigiu uma fora tarefa composta pela equipe tcnica do MTur e de representantes dos proponentes, para aprender a utilizar o novo sistema e se adaptar ao estabelecido na legislao vigente. Apesar desta circunstncia de ordem burocrtica, 22 processos foram concludos no SICONV, com a formalizao dos convnios e o comprometimento financeiro de R$3.3 milhes no exerccio de 2008. Estes recursos financeiros foram transferidos, quase que integralmente, para as contas dos proponentes no primeiro trimestre de 2009, o que viabilizar a execuo destes projetos no prazo de 12 a 18 meses. A programao prev a formalizao de 28 outros projetos em 2009, dependendo da capacidade tcnica e operacional dos proponentes em adequar as propostas selecionadas aos requisitos legais e a disponibilidade oramentria do MTur, sendo que os procedimentos para o cumprimento desta programao iniciaram-se em fevereiro. Dessa forma, paralelamente ao cumprimento das formalidades legais para o apoio das iniciativas de turismo de base comunitria, por meio da implementao destes projetos, temos o desafio de acompanhar e avaliar a viabilidade socioeconmica destas experincias, no cenrio de desenvolvimento do turismo no pas. Assim, acreditamos que a participao colaborativa neste debate com estudiosos do tema de diferentes perspectivas, contribuir para a construo de um modelo diferenciado de acompanhamento e avaliao destes projetos apoiados, em que fatores qualitativos so considerados com os quantitativos na mensurao da efetividade e eficcia. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Ministrio do Turismo. Diretrizes Polticas Programa de Regionalizao do Turismo Roteiros do Brasil. Braslia: Ministrio do Turismo, 2004. BRASIL. Ministrio do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2007/2010 Uma Viagem de Incluso. Braslia: Ministrio do Turismo, 2006.

BRASIL. Ministrio do Turismo. Edital MTur n. 001/2008. Seleo de Propostas de Projetos para Apoio s Iniciativas de Turismo de Base Comunitria. Braslia: Ministrio do Turismo, 2008.

No final do artigo, depois das referncias bibliogrficas, incluir uma pgina dupla com: do lado esquerdo o mapa do brasil com os projetos aprovados em cada estado; e do lado direito a lista dos projetos por estado aprovados para as duas fases. PROJETOS SELECIONADOS NO MBITO DO EDITAL DE CHAMADA PBLICA MTur/n. 001/2008

FASE 01 Projetos conveniados em 2008 (22 projetos)

FASE 02 - Exerccio de 2009 (28 projetos) NACIONAL Apoio ao Turismo de Base Comunitria (Associao Projeto Bagagem)

SUDESTE Espirito Santo Nossa Terra Nossa Arte (Movimento Vida Nova Vila Velha MOVIVE) Ecobase Ilhas Caieiras (Instituto Capixaba de Ecoturismo ICE) Fortalecimento da rede de produo comunitria para o turismo em Brumadinho (Instituto Cultural Inhotim) Boas Prticas para o Turismo Comunitrio (Centro de Pesquisas e Promoo Cultural CEPEC) Implantao do Turismo de Vilarejo no Distrito de Cuiab Gouveia Circuito dos Diamantes (Associao dos Moradores da Comunidade de Cuiab) Rio de Janeiro Promoo do turismo de base comunitria em Paraty/RJ: capacitao em gesto sustentvel e qualificao profissional em meios de hospedagem (Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica IA-RBMA) Vila Solidria (Ao Comunitria do Brasil ACB) O povo aventureiro: fortalecimento do turismo de base comunitria (Fundao de Apoio Pesquisa Cientfica e Tecnolgica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro FAPUR) Caiaras, indgenas e quilombolas: construindo juntos o turismo cultural da regio costa verde (Associao dos Moradores do Campinho AMOC) Consolidao do Ecoturismo de Base Comunitria da Regio da Trilha do Ouro (Sociedade Angrense de Proteo Ecolgica SAPE) Tecendo redes de turismo solidrio (Associao das Costureiras Autnomas do Morro do Cantagalo) Turismo no Morrinho (Morrinho) Reviver Paquet (Casa de artes Paquet) Projeto: Turismo com base comunitria em Juquitiba (Vale do Ribeira/SP): conciliando a preservao da mata atlntica com gerao de renda e trabalho (Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz - VITAE CIVILIS)

Minas Gerais

So Paulo

Centro de capacitao em turismo e hospitalidade de base comunitria da vila da Prainha Branca, Guaruj (Prefeitura Municipal de Guaruj) Turismo Sustentvel de base Comunitria na RDS da Barra do Una (Associao Amigos de Bairro da Vila Barra do Uma)

SUL Paran Turismo solidrio - conservando a Floresta com Araucria (Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort IAF) Fortalecimento do TBC na conservao de modos de vidas de comunidades tradicionais e preservao da biodiversidade nas comunidades de Rio Sagrado, Morretes,PR (Fundao Universidade Regional de Blumenau - FURB Prefeitura Municipal de Morretes) Deslocamentos: ecoturismo de base comunitria no litoral norte do PR (Sociedade de pesquisa em vida selvagem e educao ambiental SPVS) Santa Catarina Turismo: estratgia de sustentabilidade para o sul de SC (Associao dos Colonos Ecologistas do Vale Mampituba ACEVAM) Destino referncia em Turismo Rural de Base Comunitria (Associao Acolhida na Colnia) Saberes e fazeres artesanais das mulheres rurais de Joinville e Regio de Santa Catarina (Fundao Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho) Rio Grande do Sul Estruturao do roteiro caminhos rurais (Cooperativa de Formao e Desenvolvimento do Produto Turstico Ltda. COODESTUR) Turismo rural solidrio - Promovendo Desenvolvimento Comunitrio Sustentvel (Grupo Interdisciplinar Ecopolis) NORTE Amazonas Fortalecendo o TBC na RESEX do Rio Unini Barcelos/AM (Fundao Vitria Amaznica FVA) Par TBC no baixo Rio Negro: bases para o desenvolvimento scio-ambiental (Instituto de Pesquisas Ecolgicas IP)

Ecoturismo de Base Comunitria no Plo Tapajs (Centro de Estudos Avanados de Promoo Social e Ambiental - Projeto Sade e Alegria) Projeto VEM: Viagem Encontrando Maraj (Associao das Mulheres do Pesqueiro ASMUPESQ) Cooperativa de Ecoturismo Comunitrio de Curu (Instituto Peabiru) Plano de Apoio ao Turismo de Base Comunitria em Taquaruu/TO (Prefeitura Municipal de Palmas)

Tocantins

CENTRO-OESTE Gois Valorizao da Cultura Popular para o turismo em Pirenpolis (Comunidade Educacional de Pirenpolis COEPI) Um Vale Verde de Verdade (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado IPEC)

Mato Grosso Guardies do Pantanal (Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistncia Social - SETECS MT) NORDESTE Alagoas Bahia Projeto Trilhas Gris de Lenis (Associao Gro de Luz) Base Local Ecoturismo - Promovendo o Turismo de Base Comunitria na Costa do Cacau-BA (Instituto de Turismo de Itacar ITI) Aes prioritrias para a organizao e insero comunitria na implantao e gesto de atividades econmicas no complexo estuarino do Cassurub (Associao de Estudos Costeiros e Marinhos ECOMAR) Cear Apoio ao Turismo de Base Comunitria (Associao de Condutores de Visitantes de Lenis ACVL) Tramas em Riacho Doce (Instituto Magna Mater IMM) Projeto Plano de Desenvolvimento Estratgico (Associao dos Moradores e Amigos do Pontal da Barra AMAPO)

AYTY Turismo de base comunitria do povo Tapeba (Associao para Desenvolvimento Local Co-produzido ADELCO) Promoo do Turismo Social e Cultural de Base Comunitria no Serto do Cariri (Fundao Casa Grande - Memorial Homem do Kariri) Turismo Comunitrio: Afirmando Identidades e construindo sustentabilidade (Instituto Terramar) Turismo rural comunitrio do assentamento rural Tijuca Boa Vista (Centro Ecolgico Aroeira) Rede de ecoturismo para a vida! (Instituto Ambiental Vira Mundo / Instituto Brasileiro de Tecnologias Sociais IBTS) Turismo Comunitrio e Solidrio no Assar de Patativa (Universidade Patativa do Assar)

Maranho Central de Turismo do Municpio de Santo Amaro/MA (Prefeitura Municipal de Santo Amaro) Pernambuco Potencializao do Turismo de Base Comunitria no Porto de Galinhas (Instituto de Apoio Tcnico Especializado Cidadania IATEC) Rio Grande do Norte Outro Turismo acontece: Turismo solidrio e cultura popular nordestina (Associao para Equidade de Gnero e Transformao Social Zuleika Angel Jones - Associao Zuzu Angel) Sergipe Estruturao e Fortalecimento do Turismo de Base Comunitria do Povoado Terra Cada (Sociedade de Estudos Mltiplos, Ecolgica e de Artes - Sociedade Semear)

You might also like