You are on page 1of 3

Confisso

O que ? a declarao voluntria do ru que est sofrendo a acusao, lembrando que ele deve ser imputvel, a declarao feita a respeito de fato pessoal e prprio, sendo desfavorvel e sua renncia suscetvel. A confisso est ligada a diversos fatores, tanto externos ou internos ao ru, como religio, remorso, diminuio da pena, vaidade, medo fsico e outros... Quais as suas espcies? Pode ser: A) Simples: Quando o confesso reconhece as prticas dos delitos e atribui a apenas ele mesmo os fatos. B) Qualificada: Ele confirma ao que foi acusado, porm se opem a determinado fato impeditivo ou modificativo, dessa forma ele busca excluir a antijuricidade e ou culpabilidade. C) Complexa: O confesso reconhece de forma simples, diversas imputaes. D) Judicial: Feita dentro do processo, feita frente ao juiz, de forma prevista e no atingida por nulidade. E) Extrajudicial: So aquelas produzidas nos inquritos ou fora dos autos da ao penal. F) Explcita: O confesso, reconhece espontaneamente e expressamente, ser o autor da infrao penal. G) Implcita: Quando o autor confesso busca ressarcir de alguma forma, o ofendido.

A confisso constitui prova plena? No, por mais que em tempos passados a confisso fosse motivo de prova plena hoje deixou de ser. A confisso judicial s pode ser considerada livremente feita caso no haja nada que indique o seu teor falso mediante prova idnea. Cabe ao magistrado, no momento de apreciao da confisso, fazer uso das outras provas produzidas no processo, visando ter a maior certeza da deciso que ser proferida. Na atualizao mais recente do CPP, limitou-se o livre convencimento do Juiz na apreciao de provas, vedou a fundamentao da deciso com base exclusiva nos elementos informativos colhidos na investigao, exigindo-se agora a prova produzida em contraditrio judicial. O legislador tem se mostrado favorvel a jurisprudncia que j est sedimentada no fato de que a prova do inqurito no bastaria exclusivamente para a condenao, devendo ser confirmada por outras provas produzidas em

contraditrio judicial.

Quais so as caractersticas da confisso? A) Retratabilidade: A confisso pode ser retratada, a confisso no ir produzir efeitos se estiver viciada. B) Divisibilidade: A confisso pode ser feita por completo ou em partes, relacionando ao crime. Ex: Sendo acusado de homicdio eu informo que foi para legitima defesa, o juiz analisando os fatos poder mudar a sua deciso. O que confisso ficta? TIVE DUVIDAS QUANTO A ISSO, ALGUM ME AJUDA?

O que delao? atribuio de um crime a terceiro, feita pelo acusado. Presumindo que o delator tambm assume a sua participao. Tem valor de prova testemunhal e admite reperguntas pelo lado delatado (De acordo com a Sumula 65 da MPP da USP )

OFENDIDO

o polo passivo da infrao, aquele que sofre o delito, que tem o direito vilipendiado... Mesmo no tendo o compromisso com a verdade, ele pode falsear, sem praticar o crime de falso testemunho Responder por denncia caluniosa, caso ocorra a investigao policial ou processo judicial, imputando algum a crime, de que o sabe inocente. De valor probatrio relativo, deve ser aceito com reservas, exceto em crimes praticado s ocultas. No h necessidade do ofendido ser arrolado pelas partes para ser ouvido, deve-se ao juiz determinar, de ofcio, o seu dever jurdico. Caso seja intimado e no venha a comparecer, sem motivo justo, o ofendido poder ser conduzido presena da autoridade. Sua falta no implica em nulidade. Com a redao atualizada do art 473 do CPP, passou a ser permitido, no procedimento do jri, a formulao de perguntas ao ofendido pelas partes.

Com a Lei n. 11.690/2008 a figura do ofendido recebeu tratamento especial, como: (a)Ser comunicado dos atos processuais relativos ao ingresso e sada do acusado da priso, designao de data para audincia e sentena e respectivos acrdos que a mantenham ou modifiquem (CPP, art. 201, 2). As comunicaes ao ofendido devero ser feitas no endereo por ele indicado, admitindo-se, por opo do ofendido, o uso de meio eletrnico (CPP, art. 201, 3). (b) Antes do incio da audincia e durante a sua realizao, ser reservado espao separado para o ofendido (CPP, art. 201, 4). (c) Se o juiz entender necessrio, poder encaminhar o ofendido para atendimento multidisciplinar, especialmente nas reas psicossocial, de assistncia jurdica e de sade, a expensas do ofensor ou do Estado (CPP, art. 201, 5). Obviamente que o ofensor somente poder arcar com tais despesas aps o trnsito em julgado da sentena condenatria, sob pena de ofensa ao princpio da presuno de inocncia. (d) O juiz tomar as providncias necessrias preservao da intimidade, vida privada, honra e imagem do Ofendido, podendo, inclusive, determinar o segredo de justia em relao aos dados, depoimentos e outras informaes constantes dos autos a seu respeito para evitar sua exposio aos meios de comunicao (CPP, art. 201, 6). (e) Se o juiz verificar que a presena do ru poder causar humilhao, temor, ou srio constrangimento testemunha ou ao ofendido, de modo que prejudique a verdade do depoimento, far a inquirio por videoconferncia e, somente na impossibilidade dessa forma, determinar a retirada do ru, prosseguindo na inquirio, com a presena do seu defensor (CPP, art. 217).

A lei 11.900/2009, modificando o art 185 do CPP, colocou que o interrogatrio por videoconferncia, autorizou utilizao do mesmo para realizao de outros atos processuais que dependem da participao da pessoa que esteja presa, como acareao, reconhecimento de pessoas e coisas.

You might also like