You are on page 1of 3

Canal a cu aberto provoca transtornos

Mau cheiro, proliferao de mosquitos e a falta de proteo so algumas das queixas de vizinhos a um canal

O canal localizado no conjunto Almirante Tamandar motivo de transtorno e muitas queixas por partes dos moradores da localidade. Populares reclamam que residir em frente ao canal um desafio sade e um risco constante, por falta de uma mureta de proteo. A aposentada Josefina dos Santos, conhecida como Dona J, que mora na localidade h mais de 25 ano,s conta que principalmente no perodo de chuva o problema agravado. Esse canal um transtorno para todos os moradores, aqui no tem uma proteo, muitas crianas j caram aqui e o pior que quando chove alaga tudo, reclama. Para a comerciante Adilma dos Santos o transtorno gera prejuzo financeiro. As clientes vem aqui e reclamam do mau cheiro e dos mosquitos que invadem o comrcio. A comunidade reclama, mas at agora nada foi feito, diz. O acmulo de lixo, colocado pelos prprios moradores em torno do canal provoca o aparecimento de ratos e baratas. A dona de casa Mrcia Regina dos Santos lamenta a falta de limpeza de alguns moradores e diz que a sujeira provoca doenas, principalmente em crianas que ficam expostas na frente de casa. Rato aqui passa toda hora, uma situao lamentvel. As crianas, que no podem ficar trancadas em casa, ficam mais doentes porque esto expostas a toda essa sujeira, lamenta.

Links: - http://www.pousadajardimdoeden.com.br/ecologia/rede_de_esgotos.php - http://www.profotos.com.br/Olhar_Ambiental/ProblemasSolucoes.htm -http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma13.htm -http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/esgoto-e-o-maior-vilao-ambiental-brasileiro-dizpesquisador -http://www.ricardomarques.com.br/?p=2392

PROBLEMTICA
Para a maioria, rede de esgotos sinal de progresso e pronto! Alguns at acreditam que, havendo tratamento do esgoto, os problemas desaparecem. Outros apenas consideram ser um mal inevitvel Rede de esgotos um conjunto de canalizaes subterrneas que atravessam a cidade, recolhendo as guas servidas de cada habitao. Por gravidade, essas guas so despejadas em rios, lagos ou no mar. Nesse caminho deveria existir uma estao de tratamento, mas infelizmente, isso o que menos acontece. O "normal", o mais comum, o esgoto ser descartado in natura, despejado parcial ou integralmente onde for mais fcil.

Nos dias ensolarados, parte desse "rio" de lodo se transforma em p que o vento se encarrega de espalhar, misturando-o ao ar que todos respiram. Quando chove, esse esgoto democraticamente distribudo pelas ruas de toda a cidade

comum as cidades que tm redes de esgotos viverem imersas em gigantescas e infindveis obras de manuteno e ampliao desses servios. Mas, apesar de todo esse empenho e pedidos de desculpas pelo transtorno, continuam a vomitar esgoto por todo lado A rede de esgotos o paraso (com p minsculo) para a proliferao de ratos, baratas, lacraias, escorpies e toda espcie indesejvel de transmissores de doenas A rede de esgotos, esta sim sujeita ao ataque de inimigos naturais, entre eles:

enxurradas, que carregam terra, paus, folhas etc, de algum modo penetrando nas tubulaes, obstruindo-as; razes de rvores, que penetram aos poucos, rachando os tubos, criando cabeleiras nos interiores, at danific-los seriamente; caminhes pesados que, ao passarem, quebram as galerias criando gargalos e/ou afundam tubules, causando vazamentos que contaminam o solo e as guas subterrneas.

O aumento do nmero de carros circulando nas cidades gerou maiores congestionamentos e maiores emisses de gases poluentes, fazendo com que se discutisse mais a situao atual e futura das cidades. Dentre as vrias alternativas normalmente sugeridas para minimizar esses problemas est o incentivo ao uso da bicicleta, mas para que os ciclistas se sintam confortveis e seguros necessrio prover locais apropriados para a sua circulao. E, como na grande maioria das cidades, as vias foram planejadas apenas para o trfego motorizado, a implantao de ciclovias e ciclofaixas fica dependente das caractersticas de trfego e das condies virias. Tendo este contexto em vista, o presente trabalho analisa e discute os critrios que justificam a localizao e implantao de ciclovias ou ciclofaixas, no meio urbano e tambm quando a implantao das mesmas se faz de fato necessria. Necessita-se ter um entendimento de quais espaos a bicicleta pode usufruir e onde pode ser implantado um espao exclusivo, como as caractersticas virias influem na sua escolha de um ou outro espao ciclovirio, bem como o nvel de segurana de cada um deles. Mas, antes mesmo de se escolher qual alternativa utilizar, entre ciclovia, ciclofaixa ou trfego compartilhado,

primeiramente necessrio determinar quais vias so adequadas ao trfego de bicicleta. Esses critrios so uteis no s da escolha das vias, como tambm servem de pr-requisito para a escolha de uma ciclovia ou ciclofaixa. Existem outros critrios que auxiliam na escolha dos espaos ciclovirios propriamente ditos. Tambm no existe uma ordem especifica de qual critrio analisar primeiro, e alguns deles devem, inclusive, serem verificados paralelamente. Com base nas caractersticas virias, trfego, vantagens e desvantagens de ciclovias e ciclofaixas se pode chegar prximo uma soluo que contemple tanto as necessidades de trfego motorizado j existente quanto as dos ciclistas.

Uso das ciclovias: Menores emisses de gases poluentes; Melhora da equidade social; melhor uso do espao publico; Boa combinao com o transporte publico; promove maior segurana na vias.

O despejo de esgoto nas praias, rios, valas ou canais; O ndice de coliformes fecais nas praias deve ser abaixo de 1000 por 100 ml, em tempo seco;

You might also like