You are on page 1of 14

1

Srie Comentrio Bblico

Epstola Universal de Judas

Crispim

JUDAS, servo de Jesus Cristo, e irmo de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: Misericrdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.

Judas identifica-se com os destinatrios da carta e demonstra ser irmo na carne de Jesus. Perceba que ele no utiliza o fato de ter sido irmo na carne de Cristo para se arrogar no direito de escrever na qualidade de apstolo. Judas e Tiago eram filhos de Maria e Jos e, por sua vez, irmos de Cristo "No este o filho do carpinteiro? e no se chama sua me Maria, e seus irmos Tiago, e Jos, e Simo, e Judas?" (Mt-13.55). Observe que Judas no se arroga no direito de ser tido por apstolo de Cristo (v.17), porm demonstra que submeteu-se ao senhorio de Cristo, como todos os outros cristos "Judas, servo de Jesus Cristo..." (v. 1). Foi na condio de servo (um dos seguidores de Cristo), que Judas escreveu aos 'chamados', ou seja, queles que ouviram a mensagem do evangelho. Atravs da mensagem do evangelho, os cristos foram chamados para pertencer ao Senhor (Rm. 1:6). Por pertencerem ao Senhor Jesus, os cristos passaram a ser nomeados santos, nome este que decorre da nova condio em Cristo (Rm. 1.7). Os homens que aceitam a proposta do evangelho (chamados) por intermdio da f, so santificados em Deus Pai. Como se d a santificao em Deus Pai? Os que so chamados, ou seja, que ouvem a mensagem do evangelho, recebem poder para serem feitos (criados) filhos de Deus J. 1.12. Esta nova criatura proveniente do poder criativo de Deus pertence e de uso exclusivo de Deus (Ef. 4, 24; 2^Co. 5.17. Enquanto a velha criatura proveniente da semente corruptvel de Ado toda em pecado, a nova criatura proveniente da semente incorruptvel, que a palavra de Deus, toda em justia e santidade (1^Pe. 1.23; Ef. 4.24). A raiz da qual se origina a palavra 'santificados', e outras correlatas, proveniente do vocbulo grego "hgios", e significa 'o sublime', 'o consagrado', 'o venervel', sem qualquer referncia moral ou ao comportamento. Quando o 'servo' de Jesus, Judas, escreveu que os cristos 'so santos', ele utilizou a raiz do vocbulo grego 'hagios', demonstrando que os cristos eram verdadeiramente santos, por terem sido de novo criados participantes da natureza divina (2^Pe. 1.4), em verdadeira justia e santidade.

4
Em momento algum vemos a idia de gradao na santificao, ou que a santificao um processo. A idia de que a santificao um processo decorre do trabalho de lexicgrafos, que, ao longo dos anos vm 'amalgando' ao significado da palavra santidade 'aquilo que merece e exige reverncia moral e religiosa'. Na salvao no h qualquer participao do homem, visto que, para a salvao, preciso nascer de novo. Para ser salvo, basta ao homem crer na mensagem do evangelho, e Deus h de operar o milagre da Regenerao, a sua obra perfeita (Jo-6.29). Desta forma, segue-se que os de novo nascidos, segundo a semente de Deus, so guardados em Jesus Cristo, como bem demonstrou o apstolo Paulo: "E o Deus de toda a graa, que em Cristo Jesus vos chamou sua eterna
glria,depois de haverdes padecido um pouco,ele mesmo vos aperfeioar, confirmar, fortificar e fortalecer" (1^Pe. 5.10).

Deus quem chamou os cristos sua eterna glria, por intermdio do evangelho de Cristo, e ele mesmo h de conserv-los irrepreensveis, at a vinda de Cristo (1Hs. 5.23 e 24). Quando Judas saudou os cristos nos mesmos moldes que os apstolos, ele o fez confiado em que Deus haveria de multiplicar misericrdia, paz e amor. A misericrdia, a paz e o amor decorrem do evangelho de Cristo. Quando Judas solicita a Deus que se multipliquem estas benesses presentes no evangelho, ele tem em mente a mesma orao do apstolo Paulo: "E oro
para que, estando arraigados e fundados em amor, possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade"

(Ef. 3. 18). O amor de Cristo j foi derramado sobre os cristos em misericrdia, paz e caridade, porm, preciso compreender qual a dimenso deste amor. A compreenso revelar as benesses que foram concedidas sem medida.
"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligncia acerca da salvao comum,tive por necessidade escrever-vos,e exortar-vos a batalhar pela f que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que j antes estavam escritos para este mesmo juzo, homens mpios, que convertem em dissoluo a graa de Deus, e negam a Deus, nico dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo".

Judas demonstra que a sua epstola fruto de uma necessidade. Por causa de alguns homens mpios, ele viu-se obrigado a concitar os cristos a lutarem incessantemente pelas verdades do evangelho. Atravs destas frases fica demonstrado que, por ser irmo na carne de Cristo, Judas no se considerava privilegiado quanto salvao. A salvao algo comum a todos quantos, em todos os lugares, invocaram a Cristo como Senhor " igreja de Deus que est em Corinto, aos
santificados em Cristo Jesus,chamados santos,com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:" (1^Co. 1. 2).

5
Judas sentiu a necessidade de concitar os cristos a batalharem pela f, ou seja, a lutarem pela doutrina do evangelho, quando percebeu que algumas pessoas que se diziam crists estavam pervertendo a mensagem do evangelho. Estes indivduos que se introduziram em meio ao ajuntamento solene dos que professavam a f em Cristo e que estavam ensinando doutrinas provenientes de uma concepo mpia, jamais conseguiriam conspurcar a Igreja de Deus. No podemos confundir o ajuntamento solene de pessoas, onde os mpios tambm podem comparecer, com a Igreja de Deus, que formada somente por aqueles que se tornaram membros do corpo de Cristo pela f. Os homens que comparecem ao ajuntamento solene dos cristos, fazem isso dissimuladamente, procurando transtornar o evangelho, impondo a libertinagem, e negam a Cristo, nico Senhor e Deus. Desde que iniciou-se a proclamao do evangelho aos povos, os seguidores de Jesus foram perseguidos e confrontados com outras doutrinas. Num primeiro momento, os cristos foram atacados pelos judaizantes, que alegavam ser necessrio aos cristos circuncidarem- se e guardar a lei, embora Jesus no tenha dado mandamento algum: "Porquanto
ouvimos que alguns que saram dentre ns vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, no lhes tendo ns dado mandamento" (At. 15.24).

Os judaizantes queriam deitar fermento massa: "Um pouco de fermento leveda toda a massa" (Gl. 5.9), e concitava os cristos a se circuncidarem. Paulo, porm, alerta que tal apelo fruto de um outro evangelho (Gl. 1.6,7), que tal chamado no proveniente de Cristo (Gl. 5.8), e que estes homens querem submeter novamente os cristos escravido. Os judaizantes queriam fazer os cristos voltarem a confiar na carne, ou seja, em elementos provenientes da origem em Abrao e na lei (Gl. 5.13). O apstolo Paulo, que poderia e tinha elementos para confiar na sua carne, deixou de faz-lo para ganhar a Cristo (Fl. 3.4). Porm, o amado irmo Judas estava enfrentando uma outra categoria de indivduos dissimulados. O modo como Judas os descreve, aparenta tratar-se de indivduos dentre os gentios, que ouviram a mensagem do evangelho, porm preferiram a libertinagem como o proceder. Temos de Judas uma confisso da deidade de Cristo, quando ele se refere a Cristo como Senhor, o nico Deus anunciado no A. T., o Salvador (Rm. 10.9). O intuito dos que querem transtornar o evangelho uma flagrante ao do anticristo, visto que a ao dele negar a Cristo, comprometendo a verdade do evangelho "Quem o mentiroso,seno aquele que nega que Jesus o Cristo? o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho" (1^Jo. 2.22).

6
A exortao de Judas idntica que Paulo escreveu aos Filipenses: "O que mais importante, deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo.Ento,quer v e vos veja,quer esteja au-sente, oua acerca de vs que estais firmes em um mesmo esprito, combatendo juntamente com o mesmo nimo pela f do evangelho" (Fl. 1.27).
"Mas quero lembrar-vos, como a quem j uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que no creram; e aos anjos que no guardaram o seu principado, mas deixaram a sua prpria habitao, reservou na escurido e em prises eternas, at ao juzo daquele grande dia; Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue fornicao como aqueles, e ido aps outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno".

Embora os cristos j soubessem da necessidade de estarem engajados na defesa da verdade do evangelho, Judas escreveu para reavivarlhes a lembrana. Para relembr-los da necessidade de perseverarem na f, Judas apresenta trs exemplos: a libertao de Israel do Egito, os anjos que no guardaram a sua posio e as cidades de Sodoma e Gomorra. O mesmo Senhor, que os homens mpios estavam negando, o Senhor que resgatou o povo de Israel da escravido no Egito "E beberam todos de uma
mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo" (1^Co. 10.4).

Atravs desta pequena referncia ao povo de Israel, Judas quer trazer lembrana dos irmos uma lio que eles j haviam aprendido. Sobre Israel e os que foram destrudos, podemos nos socorrer dos ensinamentos de Paulo. Embora tenha sido resgatado do Egito um povo, nem todos eram israelitas de fato "No que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que so de Israel so israelitas" (Rm. 9.6). Da mesma forma, nem todos que se apresentavam na assemblia dos cristos eram verdadeiramente membros do corpo de Cristo. Os que pereceram no deserto eram descendentes de Abrao, porm, pela incredulidade que havia neles, no vieram a ser contados como filhos de Abrao. Na condio de povo eram israelitas, porm, por no crerem individualmente, no puderam ser contados como filhos de Deus. Atravs desta pequena referncia a Israel, Judas esperava que os cristos considerassem que Deus resgatou Israel da escravido do Egito para tornar conhecido o seu nome em toda a terra, fazendo de Israel sua propriedade particular, dentre todos os povos da terra "Mas, deveras, para isto
te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra" (Ex. 9.16).

Embora houvesse um povo livre do Egito, individualmente eles no confiavam em Deus, e foram destrudos. A exemplo, deveriam considerar que, para serem participantes do corpo de Cristo preciso crer na verdade do evangelho.

7
Da mesma forma que foram destrudos os que no creram dentre o povo de Israel, os mpios haveriam de ser destrudos conforme a condenao para a qual haviam sido destinados, ao nascerem segundo a semente corruptvel de Ado. De igual modo, no foram poupados os anjos que deixaram o seu principado. Eles esto debaixo de priso eterna, visto que, para eles no h redeno. A certeza do juzo deve soar como alerta para os incautos e impenitentes, para os que no se submetem ao Senhorio de Cristo e que querem transtornar o evangelho. Os cristos que considerarem que as cidades circunvizinhas a Sodoma e Gomorra tambm foram punidas, por se entregarem as mesmas prticas, haveriam de seguir a recomendao de Paulo: "Mas agora vos escrevi que no
vos associeis com aquele que,dizendo-se irmo,for devasso,ou avarento,ou id-latra, ou maldizente, ou beberro, ou roubador; com o tal nem ainda comais" (1^Co. 5.11).

Estas trs pequenas citaes de eventos do A.T. devem ser analisadas e tidas como lembrete, para que os que seguem a Cristo no venham a ser enganados por homens, que se introduzem dissimuladamente, mas que tm por objetivo transtornar a doutrina do evangelho.

"E, contudo, tambm estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominao, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moiss, no ousou pronunciar juzo de maldio contra ele; mas disse:O Senhor te repreenda. Estes, porm, dizem mal do que no sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prmio de Balao, e pereceram na contradio de Cor. Estes so manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; so nuvens sem gua, levadas pelos ventos de uma para outra parte; so como rvores murchas,infrutferas,duas vezes mortas, desarraigadas;"

Judas passa a descrever os homens mpios que haviam se infiltrado entre os cristos, dissimuladamente. Eles queriam se firmar entre os cristos como mestres. Eram sonhadores, porm, tudo que viam em sonhos no passava de alucinaes. Voltaram condio de carnais, destitudos do Esprito de Deus. Como resultado das suas pretenses, rejeitavam toda autoridade e blasfemavam das dignidades. Acerca destes impuros, bem falou o apstolo Paulo a Timteo: "Ningum vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que no viu; estando debalde inchado na sua carnal compreenso" (Cl. 2.18). Os falsos mestre queriam a posio de mestres, para poderem dominar os cristos. Atravs do pretexto de humildade e reverncia ao que diziam ser sagrado, anunciavam ter sonhos e vises, porm, tudo era fruto de uma carnal compreenso.

8
Judas demonstra que os falsos mestres no observam o que preceitua a Escritura, quando ela demonstra que o arcanjo Miguel no ousou pronunciar juzo de maldies contra o diabo (Zc. 3.2). Embora tenhamos uma aluso ao nome do arcanjo Miguel em uma suposta disputa pelo corpo de Moiss proveniente de uma antiga tradio judaica, podemos compar-la com o texto de Zacarias, onde temos: "Mas o
SENHOR disse a Satans: O SENHOR te repreenda, Satans, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalm, te repreenda; no este um tio tirado do fogo?" (Zc. 3.2).

Talvez Judas tenha se equivocado ao citar a tradio judaica, sendo que o texto base que queria citar fosse o de Zacarias. Ou, de igual modo, algum que tenha copilado a carta, tenha substitudo o texto de Zacarias pelo texto da tradio judaica. Porm, a idia que o texto procurou transmitir foi preservada, mesmo com a aluso tradio judaica, visto que o Senhor no proferiu juzo infamatrio contra Satans, quando este se opunha acerca do Sumo Sacerdote Josu, antes disse: "O Senhor te repreenda, Satans, sim, o Senhor que escolheu Jerusalm..." Zc. 3.2. Devemos ter em mente que Miguel um dos anjos de Deus, porm, no podemos confundi-lo com o Anjo do Senhor que Cristo "O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Sl. 34.7). Diferente de Miguel, o Anjo do Senhor onipresente (acampa-se ao redor de todos que o temem, e deve ser temido (o temem). de Cristo que Paulo disse: "Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo" (At. 27.23). Os pretensos mestres no consideravam nem mesmo o exemplo do Senhor quando Satans se opunha a Ele acerca de Josu. Eles difamavam o que no entendiam por se arrogarem mestres. At mesmo o que possvel compreender naturalmente, pervertem. O escritor declina trs 'ais' sobre os seguidores do anticristo. Atravs das heresias que estavam introduzindo dissimuladamente, os falsos mestres estavam percorrendo o caminho de Caim, que matou o seu irmo. Atravs das heresias, procuravam matar os que alcanaram vida em Cristo. A ganncia cegou-lhes o entendimento, e seguiram o mesmo erro de Balao. Em busca de recompensas materiais, resolveram transtornar a verdade do evangelho. Ao falarem contra as autoridades superiores, agiram da mesma forma que Cor, atitude que os condenou a perecer conforme os revoltosos, que se levantaram contra Moiss. Embora estes homens estivessem se reunindo com os cristos, na verdade eram pastores de si mesmos. So os mesmos que tm o ventre na conta de seu deus: "Cujo fim a perdio;cujo deus o v. entre, e cuja glria para

9
confuso deles, que s pensam nas coisas terrenas" (Fp-3.19).

Judas demonstra que tais homens banqueteavam-se nas festas fraternas dos cristos, porm, sem recato algum. Nada se deveria esperar deles. Alguns telogos classificam estes homens, a quem Judas fez referncia, como sendo apstatas gnsticos, denominados antinominianos ou libertinos. de consenso comum que a legalidade promovida pelos judaizantes contrria graa de Deus. Porm, tambm temerrio dizer, conforme J. I. Packer: "Essa a resposta final ao antinomianismo: a graa estabelece a lei" (Vocbulos de Deus, Packer, J. I, Editora Fiel). No af de combater os herticos que acham por bem cometerem toda sorte de torpeza, no podemos nos socorrer da lei Mosaica, como se ela complementasse a graa de Cristo, ou o que a graa a estabelece. de conhecimento que Paulo apregoava a moderao em tudo, sem fazer qualquer referncia lei Mosaica, como parmetro de conduta. Para saber qual a relao entre graa e lei, leia os artigos: "Vinho Novo somente em Odres Novos, Lei e Graa e O Evangelho anunciado". "Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominaes; estrelas errantes, para os quais est eternamente reservada a negrura das trevas. E destes profetizou tambm Enoque, o stimo depois de Ado, dizendo: Eis que vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juzo contra todos e condenar dentre eles todos os mpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram,e por todas as duras palavras que mpios pecadores disseram contra ele.Estes so murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscncias, e cuja boca diz coi-sas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse". Judas compara os homens que se introduziram entre os cristos com as ondas do mar. Da mesma forma que as ondas do mar, quando em fria, eles so agitados, tornando evidente a sujidade que contm. O apstolo Tiago compara os duvidosos com a onda do mar que impelida e agitada pelo vento (Tg.1.6). Paulo falou do mesmo assunto: "Para
que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astcia enganam fraudulosamente." (Ef.

4.14).

A astcia e o engano provenientes da doutrina errnea dos fraudadores da palavra so comparados com o vento, revelando inconstncia e sujidade. Eles so comparados a estrelas errantes, ou seja, embora percorram um caminho, eternamente permanecem nas trevas. Assim so os homens sem Deus; percorrem caminhos que aos seus olhos parecem conduzir a Deus, porm, ainda permanecem no caminho largo, que conduz perdio. Por no nascerem de novo, seguem caminhos variados, porm, por

10
serem descendentes de Ado, o caminho largo, todos os caminhos que seguem so contemplados pela perdio. Continuam errantes, pois para eles est reservada a perdio eterna, decorrente da natureza pecaminosa herdada em Ado. Judas lembra que, acerca dos homens mpios, profetizou Enoque, o stimo aps Ado: "E andou Enoque com Deus; e no apareceu mais,porquanto Deus para si o tomou" (Gn-5.24). No Cnon sagrado, no encontramos qualquer referncia a esta profecia de Enoque. Porm, no podemos inferir que o Esprito de Deus no tenha inspirado o teor desta carta a Judas. Como sabido, tal profecia aparece inclusa localizado em uma bblia Etope, por volta de 1773, Enoque'. H na literatura do segundo sculo d.C., Enoque, porm, tal livro perdeu-se no decurso pequenos fragmentos. em um livro, que foi chamado de 'Livro de referncia ao livro de do tempo, sobrando

No alvo deste estudo tentar descobrir a origem desta citao de Judas; porm, podemos analis-la atravs de outros textos bblicos, verificando a sua veracidade. Sobre Enoque, o escritor aos Hebreus nos disse: "Pela f Enoque foi trasladado para no ver a morte, e no foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladao alcanou testemunho de que agradara a Deus" (Hb. 11.5). Perceba que o escritor da carta aos Hebreus infere do texto de Gnesis que Enoque andou com Deus atravs da f, pois s pela f possvel 'andar' com Deus. De igual modo, ele foi tirado da terra dos viventes, e no foi mais localizado, por ao exclusiva de Deus. O testemunho das Escrituras de que Enoque andou com Deus um testemunho do prprio Deus de que Enoque O agradara. Primeiro a Escritura diz que Enoque andou com Deus "Andou Enoque com Deus..."(Gn. 5.22), para depois Enoque ser tomado: "...e j no era, porque Deus para si o tomou" (Gn. 5.24). Ou seja, isto demonstra que Enoque agradou a Deus. Atravs da revelao do N.T., sabemos que o homem tornou-se desagradvel a Deus por causa da queda de Ado, ou seja, todos os homens gerados de Ado so filhos da desobedincia e da ira. Porm, aqueles que crem em Deus so de novo gerados segundo a Sua palavra, tornando-se agradveis. A profecia de Enoque uma exortao: "Vede...". Ora, os seus ouvintes deveriam manter-se alerta, pois o Senhor estava por vir, juntamente com os seus milhares anjos. A Bblia um compndio de livros que enfatizam a vinda de Deus acompanhado de Seus anjos, e a necessidade do homem aguardar a Sua vinda "Ento vir o Senhor meu Deus e todos os santos com Ele" (Zc. 14.5b). A profecia de Enoque aponta o motivo da vinda do Senhor: "... para fazer juzo contra todos, e para fazer convictos todos os mpios..." (Jd. 15). Do mesmo modo, disse o Senhor ao povo de Israel: "Se eu afiar a minha espada reluzente, e

11
se a minha mo travar o juzo, retribuirei a vingana sobre os meus adversrios, e recompensarei aos que me odeiam" (Dt. 32.41). O apstolo Paulo enfatiza: "Deus recompensar a cada um segundo as suas obras" (Romanos 2: 6). Ora, sabemos que toda a humanidade foi julgada e

condenada em Ado, mas os mpios pecadores no sabem desta verdade. Porm, no dia da ira de Deus, ele tornar manifesto o Seu juzo. Dar vida eterna aos que procuraram honra e glria e perseveraram fazendo o bem. Mas, trar indignao e ira aos desobedientes verdade, e que obraram o mal (Rm. 2.7a10. Ao retribuir a cada um segundo as suas obras, Deus far juzo (Ap20.12), e conhecero (convictos) que estavam condenados segundo a condenao de Ado (Rm. 5.18). Perceba que a profecia de Enoque no destoa do restante das Escrituras, sendo assente que uma profecia verdadeira. A citao de Judas no contradiz as Escrituras.
"Mas vs, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais vos diziam que nos ltimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas mpias concupiscncias. Estes so os que causam divises, sensuais, que no tm o Esprito. Mas vs, amados, edificando-vos a vs mesmos sobre a vossa santssima f, orando no Esprito Santo..."

Judas refora o seu posicionamento de servo de Cristo (Judas 1), quando aponta a necessidade de terem na lembrana as predies dos apstolos. Atravs deste posicionamento, Judas demonstrou que as palavras anunciadas pelos apstolos so equivalentes ao anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Observe que ele apresentou vrios personagens do A.T., para dar peso aos seus argumentos, e, por fim, demonstrou que as suas palavras no destoam dos apstolos. Ora, mesmo sendo irmo de Jesus na carne, irmo de Tiago, ele no se arrogou no direito de se auto-intitular apstolo, ou utilizar de uma autoridade que no possua. Em nossos dias h inmeros lideres que se auto-intitulam apstolos, e no consideram o exemplo de Judas. Se considerassem o exemplo de Judas e o de Paulo, jamais utilizariam este ttulo que inspira autoridade "Porque eu sou
o menor dos apstolos, que no sou digno de ser chamado apstolo, pois que persegui a igreja de Deus" (1^Co. 15.9).

Ao fazer referncia as palavras dos apstolos, Judas no as cita 'ipsi literis', e nem atribui a idia a algum apstolo especfico. Isso demonstra que as palavras preditas pelos apstolos eram de consenso comum, e que no consideravam um apstolo superior aos outros. O alerta especfico: "No ltimo tempo haver escarnecedores, andando segundo as suas mpias concupiscncias" (Jd. 18). Tal alerta foi feito por Pedro:

12
"Sabendo primeiro isto, que nos ltimos dias viro escarnecedores, andando segundo as suas prprias concupiscncias" (2Pe. 3.3).

Os escarnecedores promovem divises entre os cristos. O que se observa que, quem no compreende (discernir) o que o Corpo do Senhor (unio de servos, livres, judeus, gregos, pobres, ricos), acaba promovendo diviso como a que Paulo teve que abordar com a igreja de Corntios (1Co. 6.1-8;11.18). As pessoas que causam divises so carnais, ou seja, no tm o Esprito. Somente aqueles que tm o Esprito de Deus so espirituais. Ou seja, para ter o Esprito de Deus preciso ser nascido dele (Jo- 3.6), pois ele habita somente o novo homem criado em Cristo, em verdadeira justia e santidade (Ef. 2. 21; 4.24; 1^Pe. 2.5). Para ser Espiritual preciso to somente cumprir com o mandamento de Deus, que : "...que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou" (1^Jo. 2.3,23). Basta crer em Cristo, conforme dizem as Escrituras, que o homem gerado de novo, deixa de ser carnal, pois o velho homem crucificado com Cristo (sensual) e passa a ser Espiritual por ressurgir com Cristo. Judas encera a exortao acerca da necessidade de se batalhar pela f que uma vez foi dada aos santos, e passa a falar da f que lhes comum, o que inicialmente ele queria fazer diligentemente "Amados, enquanto eu empregava toda diligncia para vos escrever acerca da salvao que nos comum..." (Jd. 3). Os homens mpios, que foram descritos at aqui, todos so carnais: destitudos de Deus. Diferentemente dos homens mpios que convertem em dissoluo a graa de Deus, os cristos precisam crescer no conhecimento da graa de Deus contida no evangelho. Enquanto os mpios transtornam o evangelho, os cristos devem se inteirar para defend-lo.
"Mas vs, amados, edificando-vos a vs mesmos sobre a vossa santssima f, orando no E.Santo. Conservai-vos a vs mesmos no amor de Deus, esperando a misericrdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando at a tnica manchada da carne. Ora, quele que poderoso para vos guardar de tropear, e apresentar-vos irrepreensveis, com alegria, perante a sua glria, Ao nico Deus sbio, Salvador nosso, seja glria e majestade, domnio e poder, agora, e para todo o sempre. Amm".

Judas recomenda aos cristos crescerem na graa e no conhecimento quando diz: "...edificando-vos sobre a vossa santssima f..." (Jd. 20). No verso 3, f significa o evangelho que foi entregue aos santos. Todos quantos receberam o evangelho (f) da graa devem continuar construindo sobre o que firme e permanente, a f que nos foi entregue. Sobre o evangelho, Pedro demonstra que cada cristo pedra viva, e que so edificados como casa espiritual sobre a Pedra de Esquina, que Cristo (1Pe. 2.4,5). Cristo, o Verbo Eterno, a Pedra de Esquina, anunciado

13
atravs do evangelho, e recebido (f) de uma vez por todas. Ora, primeiro Deus edifica a casa para Ele, ou seja, a igreja, onde temos a cabea e os membros; a Pedra de Esquina e as pedras vivas edificadas como casa Espiritual. Porm, cada cristo, que foi constitudo pedra viva, precisa deixar toda malcia, todo engano, todo fingimento e toda maledicncia, desejando como as crianas recm nascidas, o puro leite espiritual. Embora os cristos j sejam idneos para participar da herana dos santos na luz (Cl. 1.12), precisavam ser cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus. Ele est recomendando aos cristos serem exercitados na palavra da verdade, que a f que foi dada aos santos, sobre a qual preciso crescer (construir) todos os dias. Sabemos tambm que o evangelho poder de Deus para os que crem (Jo.1.12; Rm. 1.16; 1Co. 1.24), e quando lemos que preciso aos cristos fortalecerem-se na fora do seu poder "No demais, irmos meus, fortalecei-vos no Senhor e na fora do seu poder" (Ef. 6.10), percebemos que necessrio os cristos crescerem no conhecimento da palavra da verdade, que o poder de Deus. A nica forma dos cristos se conservarem fiis, permanecendo no evangelho, o amor de Deus. Sobre esta necessidade escreveu Tiago:
"...sabendo que a prova da vossa f desenvolve a perseverana. Ora, a perseverana deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, no tendo falta de coisa alguma " (Tg. 1.4, 5).

A f proveniente da mensagem do evangelho, a f (evangelho) que realiza a sua obra (Jo. 6.29), criando o novo homem, segundo Deus, em verdadeira justia e santidade (Ef. 4.24), constituindo filhos para Si, segundo o Seu eterno poder (Jo. 1.12). Porm, a prova da f desenvolve a perseverana, e a perseverana conclui a obra, que teve inicio na f. Ora, a f sem perseverana morta, ou seja, a f sem obra morta "Porque necessitais de pacincia, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcanar a promessa" (Hb. 10.36). Ora, aps receber a palavra da f, preciso perseverar (pacincia), esperando a misericrdia de nosso Senhor para a vida eterna. Judas recomenda, aos que crem, a terem piedade dos vacilantes na f. A ordem, 'salvai-os', deve ser cumprida do modo que o escritor aos Hebreus prescreveu: "Porque, devendo j ser mestres pelo tempo, ainda necessitais
de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite,e no de slido mantimento" (Hb.

5.12).

Aos que esto na dvida preciso tornar a ensin-los quais so os primeiros rudimentos das palavras de Deus, pois estes precisam de leite e no de alimento slido.

14
Aos que so contradizentes, existe a necessidade de discernimento para orient-los "Retendo firme a fiel palavra, que conforme a doutrina, para que
seja poderoso, tanto para admoestar com a s doutri-na,como para convencer os contradizentes" (Tt. 1.9). Aos vacilantes preciso admoestar com a s dou-

trina, mas os contradizentes devem ser identificados, para ser possvel convenc-los. Porm, dos contradizentes preciso rejeitar tudo o que professam, at mesmo as suas roupas manchadas da carne. Primeiro, um contradizente ainda carnal, pois carece do Esprito de Deus (v. 19). Pelo que professam possvel verificar que no nasceram de novo, visto que contradizem a f. Estes devem ser instrudos; porm, tudo o que dizem deve ser rejeitado. Somente aps professarem a verdade do evangelho segundo as Escrituras, possvel dizer que tal mente foi conduzida cativa obedincia de Cristo "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o
conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento obedincia de Cristo"

(2Co. 10.5). Alm de ser necessrio nascerem de novo atravs da gua (palavra da f) e do Esprito (Deus) (Joo 3: 5), preciso tambm rejeitar o comportamento deles, que a roupa manchada da carne "Agora, porm, despojai-vos tambm de tudo... " (Cl. 3.8). Quando Paulo fala em se despir, ele faz referncia morte do velho homem (natureza pecaminosa). A dizer, despojar, ele recomenda a se desfazer das tnicas do velho homem (comportamento) (Cl. 3.8-9). Na doxologia, Judas demonstra que Cristo poderoso para guardar os cristos irrepreensveis e radiantes de alegria. A divindade de Cristo demonstrada, com todas as letras, principalmente porque quem afirma o irmo de Tiago, um dos servos de Cristo "Porque nem mesmo seus irmos criam nele" (Jo. 7.5); "Ora, quele (o Cristo)
sendo poderoso para vos guardar de tropear e vos apresentar perante a Sua glria irrepreensveis e em exultao, Ao nico Deus sbio (isto , ao nosso Salvador), sejam (dados) glria e majestade, domnio e autoridade, tanto agora como para todo o sempre. Amm!" (Jd. 24- 25) (Bblia Literal do Texto Tradicional).

A doxologia da Epstola de Judas unssona com o que foi dito pelos apstolos (1Co. 1.8; Fp. 1.10; 1Ts. 5.23e24;1Pe-5.10). Esta epstola demonstra que a palavra de um servo de Cristo precisa ser a mesma palavra dos apstolos-(Judas-1).

http://www.bibliacomentada.net/article/a-epstola-de-judas-60-6.html

You might also like